ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 30 09 19

-MAGISTRADOS VÃO AO STF CONTRA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE

-NOVO AEROPORTO DA CAPITAL ENTRA EM OPERAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA

-ACISMO DIVULGA FINALISTAS DO PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL

-DIRETOR DA PEPERI É UM DOS ESCOLHIDOS NA CATEGORIA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

-VEREADORES ENTREGAM EMENDAS IMPOSITIVAS AO PREFEITO ALFREDO SPIER

-PM ATENDE TRÊS OCORRÊNCIAS DE POSSE DE DROGAS NO FINAL DE SEMANA

-ÁRBITRO DE FUTEBOL É AGREDIDO POR TORCEDOR E VAI PARAR NO HOSPITAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Cerca de 20 mil manifestantes foram às ruas de Moscou neste domingo para exigir a libertação de manifestantes presos em protestos que ocorreram em julho, quando políticos da oposição foram barrados nas eleições locais, marcadas pela derrota dos candidatos pró-Kremlin. Várias pessoas foram condenadas a até quatro anos de prisão e outras estão sendo processadas por crimes como violência contra policiais. As prisões que motivaram o protesto deste domingo vem acontecendo desde agosto.

Subiu para 30 o número de mortos pelo terremoto que atingiu na quinta-feira o arquipélago das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia. O dado foi atualizado pelaagência de gerenciamento de catástrofes do país. O tremor, de seis graus e meio de magnitude, afetou muitos edifícios, incluindo uma universidade, e provocou deslizamentos de terra. O fenômeno foi seguido por dezenas de tremores secundários. 156 pessoas ficaram feridas.

O Partido Popular da Áustria venceu as eleições para o novo Parlamento do país. À frente da sigla conservadora, o ex-chanceler SEBASTIAN KURZ, de 33 anos, obteve 37 por cento votos e deve ser reconduzido ao cargo. Em maio, ele desfez a coalizão com o Partido da Liberdade de Áustria, de extrema direita, por causa de um vídeo em que o antigo líder de legenda, HEINZ-CHRISTIAN STRACHE, prometia contratos governamentais a um suposto investidor russo próximo de VLADIMIR PUTIN. Agora, KURZ terá que compor novas alianças para reassumir o cargo.

O governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, disse neste domingo que vai recorrer à ONU para combater a violência no Rio, que chamou de "genocídio". Em fala a jornalistas durante o Rock in Rio, ele afirmou que vai pedir sanções aos países vizinhos que vendem armas ao Brasil, como Paraguai, Bolívia e Colômbia. WITZEL defendeu o fechamento de fronteiras e que a ONU deveria impor sanções aos países por venderem armas ao Brasil. Ele quer defender essa medida no Conselho de Segurança da ONU.

A Associação de Magistrados Brasileiros entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal questionando a lei de abuso de autoridade, aprovada pelo Congresso Nacional. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi protocolada na noite deste sábado e divulgada pela AMB neste domingo. A lei, sancionada no início do mês com mais de 30 vetos, define as condutas de agentes públicos, como policiais, promotores e juízes, que poderão ser enquadradas no crime de abuso de autoridade. A AMB entende que a leideve prejudicar o trabalho de investigadores e juízes no combate à corrupção por conter alguns pontos considerados subjetivos e que poderão intimidar a atuação deles.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, participará na próxima quarta-feira, pela primeira vez, de uma sessão no Supremo Tribunal Federal como chefe do Ministério Público. Será na sessão que deve concluir o julgamento – que já tem maioria formada – para que réus delatados falem por último em processos como os da Operação Lava Jato. Ele antecipou, em entrevista ao site G1, que entende que a decisão do STF sobre delatados não deve ser aplicada a processos concluídos. O ex-presidente LULA, por exemplo, seria beneficiado no caso do sitio de Atibaia. Para ARAS, é preciso definir o alcance da decisão para evitar insegurança e incertezas jurídicas.

Um ato em frente à Arena Condá, na tarde deste domingo, reuniu familiares das vítimas do avião da Chapecoense para reforçar o protesto marcado para esta segunda, em Londres, com presença do zagueiro NETO, um dos sobreviventes, e viúvas. A manifestação em Chapecó aconteceu no Átrio Davi Barella Dávi e contou ainda com a presença de JACKSON FOLLMANN, outro sobrevivente da tragédia aérea. Em quase três anos após a queda do avião, os familiares lutaram para juntar documentos que pudessem apontar os culpados pela tragédia. Eles encontraram, segundo advogados, uma cadeia de fatores que culminou com o desfecho e por isso, tentam na justiça, serem indenizados.

A força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina inspecionou cinco museus nas cidades de Tijucas, São José, Balneário Piçarras e Itajaí na última semana. A maioria das instituições encontra-se em boas condições físicas e estruturais, mas alguns problemas relativos, sobretudo, à documentação foram constatados. Em Santa Catarina, a primeira etapa da força-tarefa ocorreu no final de 2018. Na primeira etapa das vistorias, que envolvem foram inspecionadas 14 instalações em diferentes regiões do estado.

Foi inaugurado na noite deste sábado o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Com dois andares, um para embarque e outro para desembarque e uma área comercial de aproximadamente cinco mil metros quadrados, ele é quatro vezes maior que o antigo. O investimento na obra foi de aproximadamente 550 milhões. Ao todo, são 13 portões de embarque, sendo dois internacionais e 11 domésticos. Além disso, o novo terminal terá capacidade para oito milhões de passageiros por ano. A estrutura começa a funcionar oficialmente amanhã.

Centenas de fiéis acompanharam, neste domingo, as comemorações do Dia do Padroeiro São Miguel Arcanjo. Ontem, os católicos participaram da procissão que saiu da Gruta Nossa Senhora de Lourdes as dez horas da manhã e foi até a Igreja Matriz. Às dez e meia ocorreu Celebração Eucarística do Padroeiro e abertura do Ano Jubilar, referenciando os 70 anos de instalação da Paróquia. Depois da missa, houve almoço no salão paroquial, seguido de bingo e matiné. O sorteio da ação entre amigos ocorreu às quatro da tarde. As fotos da celebração e das festividades do dia do padroeiro estão no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil está finalizando o ciclo de palestras da Semana Nacional do Trânsito 2019. Neste ano, a semana teve como tema “no trânsito, o sentido é a vida”. As palestras foram ministradas pela agente de Polícia CLAUDIA TOFOLLI e pelo Escrivão de Polícia JOSÉ TUNI. Ao longo da última semana, foram ministradas palestras nas escolas Itajubá de Descanso, Brasinha Dias de Belmonte, São Miguel e Santa Rita de São Miguel do Oeste. Neste ano, a campanha atendeu escolas da rede estadual nos municípios de São Miguel do Oeste, Paraiso, Descanso, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte e Guaraciaba. Ao todo, foram beneficiados mais de cinco mil alunos de 19 escolas.

A Polícia Militar Ambiental promoveu no último sábado a segunda edição do Encontro Regional de Protetores Ambientais. Segundo o Sargento da Polícia Militar Ambiental, GILBERTO PILLA, o evento reuniu os adolescentes que passaram pelo programa implantado na região em 2009. Ele explicou que a iniciativa formou cerca de 500 jovens ao longo desses 10 anos. PILLA lembrou que o programa é uma extensão do que os adolescentes aprendem em casa e na escola com o foco voltado para a proteção e preservação do meio ambiente. Mais de 300 pessoas participaram do encontro realizado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Na parte da tarde, os protetores ambientais participaram de atividades no parque de Exposições Rineu Gransotto.

A JCI Câmara Junior vai realizar hoje à noite a final do concurso de oratória nas escolas. O evento vai acontecer as sete e meia da noite na câmara de vereadores. De acordo com o coordenador do concurso de oratória, ISMAEL GREGORI, as escolas promoveram as etapas internas e escolheram os vencedores para a etapa municipal de hoje à noite. Neste ano, nove unidades de ensino participaram do concurso. O evento de hoje terá a apresentação de nove estudantes do ensino fundamental e três do ensino médio. Os vencedores vão representar o município na fase regional do concurso de oratória nas escolas.

O tema do Oratória nas Escolas de 2019 é Igualdade de gênero. De acordo com o coordenador do concurso de oratória, ISMAEL GREGORI, o assunto é definido pela JCI Nacional. Neste anos, mais de 140 mil estudantes devem participar do concurso. A final da etapa municipal na noite de hoje será aberta para a comunidade. GREGORI disse que a edição deste ano é uma das maiores que a JCI já realizou. O evento de hoje deve durar cerca de duas horas e meia. A fase regional deve ocorrer apenas em 2020. O campeão regional de 2017 é a estudante ANA CLARA BARP. Ela está classificada para a etapa nacional que vai acontecer em São Paulo no mês que outubro.

Apesar de contar com 35 assinaturas, a PEC que torna crime de responsabilidade o não cumprimento das emendas impositivas está gerando polêmica na Assembleia Legislativa. Na última sexta-feira, o programa Boa Tarde Peperi ouviu a opinião de deputados estaduais sobre o assunto. A PEC está tramitando nas comissões da Assembleia Legislativa e é mais uma forma de obrigar o governador a pagar as emendas impositivas incluídas pelos deputados no orçamento de Santa Catarina. Segundo a deputada LUCIANE CARMINATTI do PT, a PEC foi elaborada porque o governo costuma não atender os pedidos que vem da Assembleia Legislativa, mesmo sendo uma obrigação. Se a PEC for aprovada, o governador que não cumprir as emendas pode responder a um processo por ato de improbidade administrativa.

Existe a necessidade de destinar mais recursos para os municípios e as emendas parlamentares são importantes para isso. A opinião é da deputada estadual do PT, LUCIANE CARMINATTI. Ela disse que, muitas vezes, o dinheiro das emendas é o único investimento que vem do estado para além dos repasses obrigatórios previstos na Constituição. LUCIANE citou que o valor das emendas corresponde a apenas um por cento da Receita Corrente Líquida, índice que não interfere no poder que o executivo tem para definir onde será aplicado o dinheiro do estado. Na visão da parlamentar, a PEC que torna crime de responsabilidade o não cumprimento das emendas impositivas é legal e não engessa os atos do governador.

A PEC que torna crime de responsabilidade o não cumprimento das emendas impositivas é injusta e inconstitucional. A posição é do líder do governo na Assembleia, MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que os crimes de responsabilidade só podem ser definidos por uma lei federal. Dessa forma, a Assembleia Legislativa não pode legislar sobre esse assunto. Além disso, ESKDULARK afirmou que a criação de uma lei desse tipo nesse momento é injusta com o governador CARLOS MOISÉS que está iniciando o mandato. Ele disse que outros governadores não cumpriram as emendas impositivas, mas o novo governo já começou a cumprir essa obrigação.

O município está em uma situação financeira de equilíbrio e isso permite investimentos importantes na cidade. A afirmação foi feita pelo prefeito em exercício de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que o município está conseguindo manter uma despesa menor do que as receitas porque trabalha com o recurso que efetivamente ingressa nos cofres públicos e não com os valores orçados. SPIER comentou que o governo municipal adotou uma política de contenção de gastos e cortes de despesas desnecessárias e isso está surtindo efeitos importantes nas contas do município. O prefeito ressaltou que o equilíbrio financeiro é fundamental para fazer os investimentos que a cidade precisa.

A prefeitura está executando obras importantes para resolver algumas necessidades da população, especialmente nas áreas de saúde, educação e infra-estrutura. Segundo o prefeito em exercício, ALFREDO SPIER, um exemplo disso é a obra de construção do novo posto de saúde no bairro São Sebastião. Depois de um atraso por conta de problemas no repasse recursos no governo federal, o espaço deve ficar pronto até o início de 2020. Na educação, ele citou os investimentos na ampliação de vagas nas creches e a construção de uma nova unidade no prédio do antigo Besc. Na visão de SPIER, uma das obras mais importantes do governo é o projeto de pavimentação de cerca de 40 quadras com recursos obtidos via financiamento na Caixa Econômica Federal.

O prefeito em exercício, ALFREDO SPIER, está buscando uma aproximação com os vereadores para a aprovação do projeto que autoriza a cedência do parque de exposições para a realização da Faismo. Ele disse que existe uma cerca preocupação em razão de algumas posições emitidas pelos vereadores. Recentemente, a câmara aprovou requerimentos de informações sobre os investimentos públicos para a realização da feira. SPIER disse que a feira beneficia o município e confia na aprovação do projeto. Ele explicou que a prefeitura não repassa dinheiro para a organização da Faismo e que a polêmica sobre o tema não deve atrapalhar a feira de novembro.

O presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI, entregou agora à pouco as emendas impositivas no orçamento municipal ao prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. O ato foi realizado na prefeitura. De acordo com lei aprovada pela câmara, os vereadores tem direito a apresentar emendas ao orçamento no limite de um por cento da receita corrente líquida. O índice equivale a cerca de um milhão e cem mil reais. Desse total, 50 por cento devem ser destinados para a saúde. Sábado, no Peperi Rádio Repórter, o prefeito SPIER disse que o executivo vai cumprir as emendas dos vereadores.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste divulgou, na manhã de sexta-feira, a lista dos finalistas do Destaque Empresarial 2019. A iniciativa irá premiar empresários da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, nas categorias pequeno, médio e grande porte. Dos 27 nomes, nove serão receberão o troféu. A entrega seráem solenidade de comemoração aos 50 anos da entidade, no dia 18 de outubro, no Clube Comercial. A definição dos agraciados de cada categoria será em votação on-line, durante o evento, podendo ser acessada pelo celular ou totten, que será disposto no evento. A programação começaráàs sete horas da noite. O início da cerimônia está marcado para às oito horas com jantar, premiação e show com Cadica Danças e Ritmos.

O diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA, é um dos finalistas da categoria prestação de serviços. Ele disputa o Destaque Empresarial de grande porte com MAGNOS FRANZEN da MKA Telecom e com JEFERSON GOMES do Hospital Regional. Os finalistas de médio porte são MARCOS SABEDOTT da Gambatto Seguros, DANIEL DE SOUZA da Habiteto e SANDRA CARON da CDI Vision. Entre os prestadores de serviços de pequeno porte estão DANIEL FOPPA da Foppa Seguros, ADEMIR ORSO da Orso Contabilidade e CLEOMAR ZACCHI do Despachante 001.

Os finalistas da categoria Indústria de Grande porte são CLAUDIOMAR BORTOLIN da Torfresma, DIOVANA SCHACKER da Big John Cervejaria e VOLMIR MEOTTI da Dipães. Disputam o prêmio de Destaque Empresarial Indústria de médio porte os empresários IRTON LAMB da FTA Indústria e Comércio de Confecções, VITOR VALAR da Valar Alimentos e VICTÓRIO BOLFE da Bolfe Empreendimentos. Entre as indústrias de pequeno porte estão CACIANO VIDOR da Móveis Nei, SAMOEL CARON da Fibras Caron e CESAR TELÓ da Teló Móveis Planejados. Os três vencedores serão escolhidos no dia 18 de outubro em evento no Clube Comercial.

No setor do comércio, os finalistas da subcategoria de grande porte são GLADECIR TREVISAN do Super Treviso, ROGÉRIO VIDOR da Farmácia São Miguel e CLEUZE PINTO da Afubra. Entre os comerciantes de médio porte estão TIAGO SABEDOTT da Sabedott Materiais de Construção, DANIEL BEDIN da Piscinas São Miguel e JOSÉ CARLOS GERHARDT da Gerbran Representação. Os finalistas da categoria Comércio de Pequeno Porte são JULIMAR STOLARSKI da Bavihaus, JUARES SOARES DOS SANTOS JUNIOR da Swell Óptica e Joalheria e PAULO ERLO da Divina Terra. O evento de escolha do Destaque Empresarial da Acismo, marcado para o dia 18 de outubro, será transmitido ao vivo pela rádio Peperi.

O delegado WESLEY ANDRADE vai assumir a delegacia regional da Polícia Civil a partir desta terça-feira. Ele vai ficar no lugar de ADRIANO BINI. WESLEY confirmou a informação na manhã de hoje e disse que a portaria com a nomeação deve ser publicada hoje no Diário Oficial do Estado desta segunda-feiar. Ele estava na coordenação da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste e foi promovido para o cargo. WESLEY retorna de férias amanhã e assume o comando regional da Polícia Civil. BINI, que estava no cargo desde abril do ano passado, vai assumir outras funções da Polícia Civil. Ele deve convocar uma coletiva de imprensa para explicar os motivos da mudança na delegacia regional. O nome do novo titular da DIC deve ser confirmado nesta semana.

A Polícia Militar atendeu três ocorrências de posse de drogas neste final de semana na região. Um dos casos aconteceu em Mondaí e os outros dois em São Miguel do Oeste. No sábado a tarde, a PM abordou um homem em atitude suspeita na Rua Marco Domenico Orso, Bairro São Gotardo. Dentro do carro, os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha. Já na madrugada de domingo, a PM abordou um veículo em mau estado de conservação na Estrada geral da linha Santa Catarina no Bairro São Luiz. Os policiais aprenderam uma pedra de crack e o homem vai responder a um termo circunstanciado por posse de drogas.

Um árbitro de futebol foi agredido neste final de semana durante uma partida dos Jogos Abertos de Descanso. Um jogo das finais do campeonato de futsal terminou em confusão com torcedores invadindo a quadra. Um vídeo feito por um morador da cidade mostra o momento em que um torcedor acerta um soco no árbitro SEDI TREVISAN que caiu, bateu a cabeça em uma parede e ficou desacordado por vários minutos. Ele foi amparado por colegas, atletas e dirigentes até a chegada do socorro. Logo após, ele foi encaminhado inicialmente ao Hospital de Descanso e posteriormente transferido para o Hospital Casa Vitta, em São Miguel do Oeste. A Liga Descansense de Desporto emitiu uma nota repudiando a agressão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.