ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-09-2019 Segunda-Feira

-MAGISTRADOS VÃO AO STF CONTRA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE

-NOVO AEROPORTO DA CAPITAL ENTRA EM OPERAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA

-DESCANSO DEFINE CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E OUTUBRO ROSA

-SÃO JOÃO DO OESTE REALIZA SEGUNDA SEMANA DA BIBLIOTECA E FEIRA DO LIVRO

-CAMINHADA PELA SAÚDE DA MULHER E BINGO ROSA MARCAM PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

-ATENDIMENTO ESTENDIDO NA SECRETARIA DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS TEM BOA ACEITAÇÃO DOS MUNÍCIPES

-CAMINHONEIRO MORRE E MULHER FICA FERIDA EM TOMBAMENTO NA BR 282

-ÁRBITRO É AGREDIDO POR TORCEDOR EM DESCANSO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.


Cerca de 20 mil manifestantes foram às ruas de Moscou neste domingo para exigir a libertação de manifestantes presos em protestos que ocorreram em julho, quando políticos da oposição foram barrados nas eleições locais, marcadas pela derrota dos candidatos pró-Kremlin. Várias pessoas foram condenadas a até quatro anos de prisão e outras estão sendo processadas por crimes como violência contra policiais. As prisões que motivaram o protesto deste domingo vem acontecendo desde agosto.


Subiu para 30 o número de mortos pelo terremoto que atingiu na quinta-feira o arquipélago das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia. O dado foi atualizado pela agência de gerenciamento de catástrofes do país. O tremor, de seis graus e meio de magnitude, afetou muitos edifícios, incluindo uma universidade, e provocou deslizamentos de terra. O fenômeno foi seguido por dezenas de tremores secundários. 156 pessoas ficaram feridas.


O Partido Popular da Áustria venceu as eleições para o novo Parlamento do país. À frente da sigla conservadora, o ex-chanceler SEBASTIAN KURZ, de 33 anos, obteve 37 por cento votos e deve ser reconduzido ao cargo. Em maio, ele desfez a coalizão com o Partido da Liberdade de Áustria, de extrema direita, por causa de um vídeo em que o antigo líder de legenda, HEINZ-CHRISTIAN STRACHE, prometia contratos governamentais a um suposto investidor russo próximo de VLADIMIR PUTIN. Agora, KURZ terá que compor novas alianças para reassumir o cargo.


O governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, disse neste domingo que vai recorrer à ONU para combater a violência no Rio, que chamou de "genocídio". Em fala a jornalistas durante o Rock in Rio, ele afirmou que vai pedir sanções aos países vizinhos que vendem armas ao Brasil, como Paraguai, Bolívia e Colômbia. WITZEL defendeu o fechamento de fronteiras e que a ONU deveria impor sanções aos países por venderem armas ao Brasil. Ele quer defender essa medida no Conselho de Segurança da ONU.


A Associação de Magistrados Brasileiros entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal questionando a lei de abuso de autoridade, aprovada pelo Congresso Nacional. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi protocolada na noite deste sábado e divulgada pela AMB neste domingo. A lei, sancionada no início do mês com mais de 30 vetos, define as condutas de agentes públicos, como policiais, promotores e juízes, que poderão ser enquadradas no crime de abuso de autoridade. A AMB entende que a lei deve prejudicar o trabalho de investigadores e juízes no combate à corrupção por conter alguns pontos considerados subjetivos e que poderão intimidar a atuação deles.


O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, participará na próxima quarta-feira, pela primeira vez, de uma sessão no Supremo Tribunal Federal como chefe do Ministério Público. Será na sessão que deve concluir o julgamento – que já tem maioria formada – para que réus delatados falem por último em processos como os da Operação Lava Jato. Ele antecipou, em entrevista ao site G1, que entende que a decisão do STF sobre delatados não deve ser aplicada a processos concluídos. O ex-presidente LULA, por exemplo, seria beneficiado no caso do sitio de Atibaia. Para ARAS, é preciso definir o alcance da decisão para evitar insegurança e incertezas jurídicas.



Um ato em frente à Arena Condá, na tarde deste domingo, reuniu familiares das vítimas do avião da Chapecoense para reforçar o protesto marcado para esta segunda, em Londres, com presença do zagueiro NETO, um dos sobreviventes, e viúvas. A manifestação em Chapecó aconteceu no Átrio Davi Barella Dávi e contou ainda com a presença de JACKSON FOLLMANN, outro sobrevivente da tragédia aérea. Em quase três anos após a queda do avião, os familiares lutaram para juntar documentos que pudessem apontar os culpados pela tragédia. Eles encontraram, segundo advogados, uma cadeia de fatores que culminou com o desfecho e por isso, tentam na justiça, serem indenizados.


A força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina inspecionou cinco museus nas cidades de Tijucas, São José, Balneário Piçarras e Itajaí na última semana. A maioria das instituições encontra-se em boas condições físicas e estruturais, mas alguns problemas relativos, sobretudo, à documentação foram constatados. Em Santa Catarina, a primeira etapa da força-tarefa ocorreu no final de 2018. Na primeira etapa das vistorias, que envolvem foram inspecionadas 14 instalações em diferentes regiões do estado.


Foi inaugurado na noite deste sábado o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Com dois andares, um para embarque e outro para desembarque e uma área comercial de aproximadamente cinco mil metros quadrados, ele é quatro vezes maior que o antigo. O investimento na obra foi de aproximadamente 550 milhões. Ao todo, são 13 portões de embarque, sendo dois internacionais e 11 domésticos. Além disso, o novo terminal terá capacidade para oito milhões de passageiros por ano. A estrutura começa a funcionar oficialmente amanhã.


-DESCANSO DEFINE CAMPANHAS DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E OUTUBRO ROSA

-SÃO JOÃO DO OESTE REALIZA SEGUNDA SEMANA DA BIBLIOTECA E FEIRA DO LIVRO

-CAMINHADA PELA SAÚDE DA MULHER E BINGO ROSA MARCAM PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

-ATENDIMENTO ESTENDIDO NA SECRETARIA DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS TEM BOA ACEITAÇÃO DOS MUNÍCIPES


Coordenador da DIC assume a delegacia regional a partir dos próximos dias. Em portaria publicada na última quinta-feira o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, PAULO KOERICH, designou WESLEY ANDRADE para exercer o cargo de delegado regional de Polícia Civil do Extremo Oeste, no lugar de ADRIANO BINI, que assumiu o cargo em abril de 2018. WESLEY atuava como delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal de Fronteira. Os efeitos da portaria valem a partir de hoje, porém, ele está de férias e deve retornar ao trabalho amanhã quando iniciará o processo de transição do cargo. O novo delegado regional disse que é uma grande honra receber essa nova função e vai se manifestar oficialmente nos próximos dias.


Segunda Semana da Biblioteca e Feira do Livro de São João do Oeste será realizada de dois a cinco de outubro. Conforme a secretária da educação, SILVANE BAUMGARTEN, a programação será na Sociedade Aliança e na biblioteca. A abertura no dia dois terá apresentação cultural do grupo vocal Gold Stimem e palestra com a bibliotecária e doutora em ciência da informação FELÍCIA FLECK. Ela vai falar sobre como selecionar bons livros para crianças. A palestra será a partir das 19 horas, na Sociedade Aliança. O evento é aberto à comunidade. Já no dia três a programação será voltada aos estudantes do ensino médico com o primeiro circuito de escritores locais, arte da palavra e da escrita. SILVANE destaca que estarão presentes os escritores PAULINO EIDT, ROQUE JUNGBLUT, DOUGLAS ORESTES FRANZEN e LEANDRO MAYER. Eles vão ter um bate papo com os alunos sobre os procedimentos de pesquisa e escrita de um livro.


A Semana da Biblioteca e Feira do Livro, prossegue no dia quatro com atrações voltadas aos alunos da educação infantil e ensino fundamental. Conforme a secretária da educação, terá apresentação teatral com a ST Produções Teatrais de Curitiba, com a peça: Norman, Comedor de Livros. SILVANE BAUMGARTEN destaca que no encerramento sábado, dia cinco de outubro, a partir das oito horas, haverá apresentação do balé Raio De Luz, contação de história, pintura facial e surpresas para as crianças. SILVANE salienta que durante o mês de outubro a biblioteca terá atendimento especial das 7h40 às 11h40 e das 13h20 até às 18 horas e 30 minutos e ainda estará aberta nos sábados dias 19 e 26. A secretária considera que o público terá oportunidade de conhecer a nova brinquedoteca, reformas e ampliações da biblioteca com novidades no acervo de livros. Toda programação é organizada pela Biblioteca Pública Municipal Padre Afonso Hansen em parceria com secretaria de educação e cultura.


Campanhas de vacinação contra o sarampo e Outubro Rosa em Descanso terão atenção especial em outubro. Além da campanha nacional de vacinação contra sarampo, o Outubro Rosa reforça a importância da conscientização e prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. A campanha nacional contra o sarampo será de sete a 25 de outubro. Neste primeiro momento, a imunização atingirá crianças não vacinadas de seis meses a cinco anos incompletos. O Dia D de mobilização nacional acontecerá em 19 de outubro somente no Centro Municipal de Saúde, das oito às 17 horas sem fechar ao meio-dia. O horário de vacinação nos demais dias ocorrerá das sete e 30 as 11 e 30 e das 13 às 17 horas. A técnica de enfermagem, DIRVÂNIA WRONSKI, os pais ou responsáveis devem comparecer com suas crianças, levando o cartão SUS e a caderneta de vacinação para avaliação e registro.


Restrita às usuárias de cada ESF, as mulheres de suas respectivas unidades de saúde terão atenção especial e são convocadas para fazer a coleta de preventivo pela campanha Outubro Rosa. Mulheres com idade entre 20 a 65 anos também vão receber orientações de auto-exame de mama. Dia cinco de outubro serão atendidas as mulheres da ESF 2, dia 19 as mulheres da ESF Um e dia 26 para as usuárias da ESF 3. O atendimento acontecerá das sete e 30 às 11 e 30 e das 13 às 17 horas. A abertura oficial da campanha Outubro Rosa será na terça-feira, primeiro de outubro, no Clube SAD, às 19 horas e 30 minutos, com apoio do Sicredi. Na ocasião haverá palestra para as mulheres com o tema “Entre a maternidade e a feminilidade, fique com as duas” ministrada pelo professor ALAIN BADERHA KALEMA.


Caminhada pela saúde da mulher e bingo rosa marcam programação do outubro rosa em Iporã do Oeste. Os eventos são organizados e promovidos pelo Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste. Conforme a consultora do programa Empreender, SIMONE KLUNK, a caminhada pela saúde da mulher será realizada nesta terça-feira, dia primeiro de outubro, em parceria com a secretaria de saúde. O trecho percorrido será da loja de Elmo A Kist, com saída às 18 horas, em direção a praça do Imigrante, no trevo de acesso a Iporã do Oeste. SIMONE pede que todos os participantes vistam uma camisa rosa, cor que simboliza a data e a proteção a mulher. O evento contempla também uma atividade de alongamento, coordenada pela professora do projeto primeiros Passos, ADRIANE LORENZATTO.


A programação do outubro rosa terá continuidade com a realização do tradicional bingo rosa. A consultora do programa Empreender ressalta que todos os anos o recurso arrecadado com o evento beneficiauma entidade, e este ano, a contemplada será a APAE. Nos últimos dois anos a entidade contemplada foi o hospital. SIMONE KLUNK explica que os ingressos para o bingo estarão a venda a partir do dia primeiro de outubro com as nucleadas. Além da premiação do próprio bingo, também haverá o sorteio de prêmios em dinheiro entre todos os participantes. SIMONE lembra que também serão comercializadas mesas fechadas, de no mínimo oito ingressos. O bingo rosa será realizado no dia 23 de outubro, no pavilhão católico. Ainda para o mês de outubro, a ACIIO/CDL e as empresas associadas estão organizando o festival das crianças, com o cadastro das promoções voltadas a data.E no dia 12 de outubro será realizada mais uma edição do piquenique na praça.


Atendimento estendido na secretaria de saúde de Tunápolis tem boa aceitação dos munícipes. Conforme o vice-prefeito e secretário de saúde, AQUILES BAMBERG, o horário estendido, das 12 horas e 30 minutos às 13 horas e 15 minutos, foi implantado no mês de abril. Neste horário são disponibilizadas em média seis consultas. O secretário destaca que a aceitação na ampliação do atendimento foi bem recebida pela população, pois permite que os trabalhadores procurem a unidade de saúde no horário que não prejudique seu serviço. BAMBERG enfatiza que estes 45 minutos que os funcionários da saúde trabalham a mais não são ressarcidos, mas sim, compensados em hora extra.


O mês de setembro está fechando com quase 40 atendimentos no horário do meio dia. Segundo o secretário de saúde, já houve meses com 60 atendimentos somente neste horário estendido. AQUILES BAMBERG lembra que dois médicos ficam disponíveis para os atendimentos, a grande maioria deles, feitos mediante agendamento dos pacientes. A maior procura é para consultas em que o médico avalia exames feitos pelo paciente. Segundo o secretário, no horário de meio dia, bem como a noite, também é disponibilizado plantão médico no hospital. AQUILES BAMBERG cita que os pacientes idosos ou acamados que não tem condições de buscar o atendimento na unidade de saúde, recebem o atendimento domiciliar da equipe. Havendo a necessidade de transferência a ambulância da secretaria faz o transporte até a unidade. BAMBERG chama atenção para os casos de emergência em que o correto é acionar os bombeiros pelo 193.


Em função da grande demanda, a secretaria de saúde de Tunápolis passou a disponibilizar atendimento de dentista também aos sábados. AQUILES BAMBERG ressalta que o programa saúde bucal na escola gerou uma grande demanda e não foi possível fazer todos os atendimentos durante a semana. O secretário ressalta que o fator positivo é que os pais ou responsáveis estão preocupados em garantir a saúde bucal dos filhos e a partir da avaliação dos dentistas fizeram o encaminhamento dos estudantes para a unidade de saúde. BAMBERG lembra que além dos sábados, a equipe do ESF Um já estende o atendimento diário após o horário normal das 17 e 15. O secretário enfatiza ainda que na quinta-feira foi realizado o primeiro encontro do programa “além do chá da vovó”, reunindo mais de 60 voluntários. Inicialmente serão 20 plantas multiplicadas, por meio da pastoral da saúde, na casa dos próprios voluntários. Na sequência serão oferecidas capacitações para o cultivo e manuseio das plantas medicinais.


-CAMINHONEIRO MORRE E MULHER FICA FERIDA EM TOMBAMENTO NA BR 282

-ÁRBITRO É AGREDIDO POR TORCEDOR EM DESCANSO


Polícia Civil deflagra Operação e prende uma pessoa com arma de fogo. De acordo com o delegado da comarca de SJCedro, SANDRO ZANCANARO, a operação foi deflagrada nesta madrugada, com cumprimento de mandados de busca e apreensão no interior de São José do Cedro e de Guaraciaba. Ele detalhou que por volta de quatro horas e 30 minutos foram cumpridos quatro mandados na região do Distrito de Padre Réus e da linha Ouro Verde. A ação decorre de investigações feitas pela Polícia Civil a partir de denúncias de furtos e roubos praticados naquela região de divisa entre os dois municípios. O delegado adiantou que uma pessoa foi presa e uma arma de fogo foi apreendida. Também foram apreendidos diversos objetos, que seriam produtos de crime. O flagrante está sendo lavrado na Central de Flagrantes de São José do Cedro. Participaram da Operação Guaraciaba, policiais civis e militares de Cedro, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira e SMOeste.


Carro de São José do Cedro se envolve em capotamento na BR 282. O acidente ocorreu na manhã de sábado, na rodovia federal, em Pinhalzinho. O acidente envolveu um Corolla com placas de São José do Cedro. Os bombeiros e a PRF foram chamados para atendimento de uma saída de pista seguida de capotamento na margem da rodovia. Ao chegar ao local as guarnições encontraram o veículo caído em um barranco de aproximadamente sete metros, parando nas árvores. Havia quatro ocupantes no carro que não se feriram.


Mulher fica ferida em capotamento de veículo no interior de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das nove horas e 20 minutos de ontem, na linha Baú, interior de Itapiranga. O veículo capotou e ficou em cima da estrada. A motorista foi encontrada pelos bombeiros consciente, confusa, sinais vitais estáveis e deitada ao lado do veículo. Ela relatou ter saído sozinha de dentro do carro. A mulher apresentava ferimentos cortantes nas mãos, ocasionados pelos estilhaços de vidro do veículo. Relatava ainda dores na coluna. Após atendimento dos bombeiros ela foi encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Sagrada Família.


Vereadora e ex-prefeito de Xaxim viram réus do caso Montagna. Uma vereadora de Xaxim e o marido dela, ex-prefeito da mesma cidade, tornaram-se réus no caso de homicídio do advogado de Guaraciaba. O processo tramita na comarca de SMOeste. O juiz da Vara Criminal, MÁRCIO CRISTOFOLI, aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público a partir de investigação da Polícia Civil de SMOeste. O casal é apontado como mandante do crime. De acordo com o delegado WESLEY ANDRADE, da DICFron, e o delegado Regional de SMOeste, ADRIANO BINI, o homicídio doloso teria sido ordenado em razão da atuação profissional da vítima como representante de parte contrária em processo cível integrado pelos dois suspeitos e por outros familiares. O processo aguarda as defesas dos acusados para, em seguida, designar audiência de instrução e julgamento.


Esta é a segunda fase do inquérito. Em julho, cinco acusados de executar o crime foram condenados. Foram três dias de julgamento que resultaram na soma de 138 anos de prisão. De acordo com a denúncia, no dia 13 de agosto de 2018, dois acusados saíram de carro de Chapecó para Guaraciaba. Um terceiro foi de motocicleta cuja placa era clonada e o número do motor adulterado. Nas proximidades do trevo de Guaraciaba, o executor embarcou na moto e os dois foram até o escritório da vítima. Sem retirar o capacete, ele teria anunciado um "assalto" para as funcionárias do escritório e pedido para levá-lo ao "doutor". Quando todos deitavam no chão, o acusado teria atirado na cabeça do advogado que faleceu no local. Os acusados teriam fugido de moto, que foi abandonada no interior de Guaraciaba. Depois, eles teriam voltado de carro para Chapecó. O contratante teria pago pelo crime sete mil e 500 reais em dinheiro, além de uma arma de fogo.


Árbitro é agredido por torcedor em Descanso. A Liga Descansense de Desporto, através de sua diretoria e dos árbitros filiados, emitiu neste domingo, em sua página no Facebook, uma nota de repúdio após um árbitro sofrer agressão de um torcedor. Conforme a nota, na noite de sábado, após o fim da partida, um torcedor, que já foi identificado, entrou na quadra e desferiu um soco no rosto do árbitro, que acabou caindo, bateu a cabeça em uma parede e ficou desacordado por vários minutos. Conforme mostra o vídeo, o profissional foi amparado por colegas, atletas e dirigentes até a chegada do socorro. Logo após, ele foi encaminhado inicialmente ao Hospital de Descanso e posteriormente transferido para o Hospital Casa Vitta, em São Miguel do Oeste. O árbitro, segundo a nota, também foi encaminhado ao Hospital Regional, onde passou por exames e ficou internado. A agressão ocorreu após a partida pelas finais do JADES, Jogos Abertos de Descanso.


Caminhoneiro morre e mulher fica ferida em tombamento na BR 282. Um homem de 47 anos morreu e uma mulher também de 47 anos ficou ferida após a carreta onde eles estavam tombar no início da tarde deste sábado, na BR 282, em Pinhalzinho. O cavalinho tem placas de Barracão/PR e a carroceria tem placas de Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada no local conhecido como Curva da Morte, localizado após a ponte sobre o Rio Saudades. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta, identificado como SERGIO ALEJANDRO ROJAS, foi encontrado inconsciente e apresentava ferimentos graves. Ele foi encaminhado à Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho, mas acabou não resistindo aos ferimentos. Já a passageira apresentava fraturas. Ela também foi encaminhada para o hospital de Pinhalzinho e posteriormente transferida para o Hospital Regional do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.