ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 30/09/2019

-MAGISTRADOS VÃO AO STF CONTRA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE
-NOVO AEROPORTO DA CAPITAL ENTRA EM OPERAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA
-EMPRESA DE ARTESANATO EM MADEIRA BUSCA APOIO PARA EXPANDIR
-CENTRO EDUCACIONAL FADA MADRINHA RECEBE MÓVEIS E REFORMA
-SAÚDE AMPLIA INVESTIMENTOS PARA OFERECER EXAMES E CIRUGIRIAS GRATUITAS
-MUNICÍPIO OFERECE MAIS DE 200 MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA BÁSICA
-PROBLEMA COM EQUIPAMENTO DEIXA MAIS DE 200 RESIDÊNCIAS SEM LUZ
-COORDENADOR DA DIC É NOMEADO DELEGADO REGIONAL DO EXTREMO OESTE
-ÁRBITRO FICA INCONSCIENTE APÓS SER AGREDIDO POR TORCEDOR
-CAMINHONEIRO MORRE E MULHER FICA FERIDA EM TOMBAMENTO

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Cerca de 20 mil manifestantes foram às ruas de Moscou neste domingo para exigir a libertação de manifestantes presos em protestos que ocorreram em julho, quando políticos da oposição foram barrados nas eleições locais, marcadas pela derrota dos candidatos pró-Kremlin. Várias pessoas foram condenadas a até quatro anos de prisão e outras estão sendo processadas por crimes como violência contra policiais. As prisões que motivaram o protesto deste domingo vem acontecendo desde agosto.

Subiu para 30 o número de mortos pelo terremoto que atingiu na quinta-feira o arquipélago das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia. O dado foi atualizado pela agência de gerenciamento de catástrofes do país. O tremor, de seis graus e meio de magnitude, afetou muitos edifícios, incluindo uma universidade, e provocou deslizamentos de terra. O fenômeno foi seguido por dezenas de tremores secundários. 156 pessoas ficaram feridas.

O Partido Popular da Áustria venceu as eleições para o novo Parlamento do país. À frente da sigla conservadora, o ex-chanceler SEBASTIAN KURZ, de 33 anos, obteve 37 por cento votos e deve ser reconduzido ao cargo. Em maio, ele desfez a coalizão com o Partido da Liberdade de Áustria, de extrema direita, por causa de um vídeo em que o antigo líder de legenda, HEINZ-CHRISTIAN STRACHE, prometia contratos governamentais a um suposto investidor russo próximo de VLADIMIR PUTIN. Agora, KURZ terá que compor novas alianças para reassumir o cargo.

O governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, disse neste domingo que vai recorrer à ONU para combater a violência no Rio, que chamou de "genocídio". Em fala a jornalistas durante o Rock in Rio, ele afirmou que vai pedir sanções aos países vizinhos que vendem armas ao Brasil, como Paraguai, Bolívia e Colômbia. WITZEL defendeu o fechamento de fronteiras e que a ONU deveria impor sanções aos países por venderem armas ao Brasil. Ele quer defender essa medida no Conselho de Segurança da ONU.

A Associação de Magistrados Brasileiros entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal questionando a lei de abuso de autoridade, aprovada pelo Congresso Nacional. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi protocolada na noite deste sábado e divulgada pela AMB neste domingo. A lei, sancionada no início do mês com mais de 30 vetos, define as condutas de agentes públicos, como policiais, promotores e juízes, que poderão ser enquadradas no crime de abuso de autoridade. A AMB entende que a lei deve prejudicar o trabalho de investigadores e juízes no combate à corrupção por conter alguns pontos considerados subjetivos e que poderão intimidar a atuação deles.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, participará na próxima quarta-feira, pela primeira vez, de uma sessão no Supremo Tribunal Federal como chefe do Ministério Público. Será na sessão que deve concluir o julgamento – que já tem maioria formada – para que réus delatados falem por último em processos como os da Operação Lava Jato. Ele antecipou, em entrevista ao site G1, que entende que a decisão do STF sobre delatados não deve ser aplicada a processos concluídos. O ex-presidente LULA, por exemplo, seria beneficiado no caso do sitio de Atibaia. Para ARAS, é preciso definir o alcance da decisão para evitar insegurança e incertezas jurídicas.

Um ato em frente à Arena Condá, na tarde deste domingo, reuniu familiares das vítimas do avião da Chapecoense para reforçar o protesto marcado para esta segunda, em Londres, com presença do zagueiro NETO, um dos sobreviventes, e viúvas. A manifestação em Chapecó aconteceu no Átrio Davi Barella Dávi e contou ainda com a presença de JACKSON FOLLMANN, outro sobrevivente da tragédia aérea. Em quase três anos após a queda do avião, os familiares lutaram para juntar documentos que pudessem apontar os culpados pela tragédia. Eles encontraram, segundo advogados, uma cadeia de fatores que culminou com o desfecho e por isso, tentam na justiça, serem indenizados.

A força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina inspecionou cinco museus nas cidades de Tijucas, São José, Balneário Piçarras e Itajaí na última semana. A maioria das instituições encontra-se em boas condições físicas e estruturais, mas alguns problemas relativos, sobretudo, à documentação foram constatados. Em Santa Catarina, a primeira etapa da força-tarefa ocorreu no final de 2018. Na primeira etapa das vistorias, que envolvem foram inspecionadas 14 instalações em diferentes regiões do estado.

Foi inaugurado na noite deste sábado o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Com dois andares, um para embarque e outro para desembarque e uma área comercial de aproximadamente cinco mil metros quadrados, ele é quatro vezes maior que o antigo. O investimento na obra foi de aproximadamente 550 milhões. Ao todo, são 13 portões de embarque, sendo dois internacionais e 11 domésticos. Além disso, o novo terminal terá capacidade para oito milhões de passageiros por ano. A estrutura começa a funcionar oficialmente amanhã.

Empresários de SJCedro investem na técnica do entalhe em madeira. Este tipo de artesanato utilizado para expressar a cultura e tradição de determinadas regiões é feito pelos empreendedores FERNANDO CRISTANI e MARCELO BECKENKAMP. A partir do domínio da técnica, que começou a ser utilizada pelos índios que precisavam fabricar seus utensílios, os dois formaram a empresa "Arte do Entalhe", localizada na linha Derrubada Baixa. A fábrica tem apenas um ano de funcionamento. Mas, segundo FERNANDO, já tem uma grande de demanda de pedidos, o que exige trabalho de segunda a sexta-feira. O sócio MARCELO salienta que tudo é feito de forma manual, sem auxílio de máquinas. Eles fabricam porta espetos, relógios, cachepôs e nichos. Tudo é feito apenas por encomenda, já que o entalhe é feito conforme o pedido do cliente. Em média, cem peças são entalhadas por mês e enviadas para diversas cidades do país. Devido à demanda crescente, agora, os dois querem ampliar as instalações e, por isso, solicitaram auxílio do município. O secretário de Planejamento, DOUGLAS PATEL, visitou a empresa para avaliar a possibilidade de incentivos dentro da Lei.

Centro Educacional Fada Madrinha de Palma Sola recebe melhorias. Conforme a secretária de Educação, ROSA DE LARA VARGAS, o investimento na ordem de 50 mil reais na escola do Bairro Palmares foi feito com recursos próprios do município. Ela destaca que a Administração busca economizar onde é possível para poder ter recursos e aplicar nestas obras reivindicadas há mais tempo, tanto na educação como em outros setores. Ela detalha que nas salas de educação infantil foram colocadas mesinhas com seis lugares. Para a cozinha foi adquirido um freezer, uma geladeira duplex, um fogão industrial, um forno elétrico e microondas. Já na reforma da estrutura foram trocadas as abas da escola, feito o conserto de paredes, portas e janelas, além da pintura do prédio, do muro e cercas. A solenidade aconteceu durante o Dia da Família na Escola que contou ainda com uma gincana envolvendo pais e alunos. Conforme a secretária, outras escolas devem receber reformas e melhorias, entre elas, o jardim Menino Deus e o núcleo Libório Kuhn.

Além da estrutura física, a rede municipal busca lançar projetos de ensinoaprendizagem. A secretária da educação em Palma Sola, ROSA VARGAS lembra que a equipe está há alguns anos trabalhando a consciência ambiental, desde a reciclagem, os cuidados com a casa e o bairro, para tentar melhorar cada vez mais o ambiente do bairro Palmares. Dessa forma, acredita ela, mesmo com pequenas ações aos poucos já se conquista grandes resultados. Seguindo essa linha, a escola Fada Madrinha tem em parceria com a Polícia Civil, um projeto do qual participam os alunos do terceiro e quarto ano, chamado Delegado Mirim. Na última ação do projeto, foram distribuídos 21 tonéis para a coleta de lixo reciclável. ROSA lembra que os tonéis estão cheios e serão trocados por ração de cachorro, para alimentar os animais de rua, e também por flores que serão plantadas em vários jardins ao redor do bairro. ROSA cita também a parceria com a Coopertradição que visita a escola regularmente para colaborar com o paisagismo e na horta.

Município oferece mais de 200 tipos de medicamentos através da Farmácia Básica. Conforme a farmacêutica da saúde em SJCedro, KAROLINE LAZAROTTO, são 231 itens oferecidos gratuitamente aos pacientes e no momento não há falta de nenhum deles. São comprimidos, frascos, ampolas e outros modelos disponíveis aos pacientes e também para os profissionais no uso ambulatorial. Ela afirma que tem planejado novas compras para evitar a falta de algum tipo, gerando transtornos às pessoas que precisam e cobrança ao poder público. A previsão é fazer um estoque no mês que vem que dure até o começo do ano. A farmacêutica explica que são remédios destinados as mais diferenças doenças. Ela percebe que há uma busca intensa de antidepressivos e somente no primeiro semestre foi contabilizada a entrega de 300 mil compridos para essa doença. Outra demanda em nível local é por anti-inflamatórios e analgésicos. KAROLINE lembra que há muitas pessoas que não fazem a retirada e compram de forma particular, aumentando ainda mais a quantidade.

Medicamentos das farmácias básicas são entregues mediante a receita e recomendação médica. A farmacêutica em SJCedro, KAROLINE LAZAROTTO esclarece que o objetivo é dar segurança ao paciente. São fornecidos remédios prescritos tanto por médicos do Sus nas unidades de saúde e hospital, como também aqueles solicitados em consultas particulares.Ela observa que essa é uma dúvida dos pacientes que consultam com especialistas de forma particular e não sabem se tem o direito em retirar o item da farmácia básica. A profissional esclarece que os cerca de 230 tipos de substâncias são previstas no Rename que é a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e são responsabilidade dos municípios. Já alguns itens de média e alta complexidade são responsabilidade do estado ou governo federal. No caso do Estado estão previstos no Ceaf, o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Guarujá do Sul amplia percentual investido em saúde para possibilitar mutirão de consultas, exames e cirurgias. Conforme o secretário, VOLNEI GOSSLER, o novo investimento em procedimentos de média e alta complexidade iniciou ainda em agosto com 50 consultas de oftalmologia e depois a realização de cirurgias de catarata. Ele cita também a realização de 20 exames de colonoscopia, consultas de otorrinolaringologia para posterior encaminhamento de cirurgias e também mais 35 ressonâncias. Todos os exames, consultas e cirurgias são custeados pelo município. O secretário ressalta que o investimento obrigatório no setor perante a Lei é de 15 por cento do orçamento, no entanto, em Guarujá do Sul o percentual chega a 25. GOSSLER lembra que a responsabilidade de custear esses procedimentos é do Estado, porém, a prefeitura tem feito mais do que a obrigação para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ele ressalta que uma das alternativas para beneficiar a população e economizar recursos tem sido a participação no Cis Ameosc, no qual Guarujá do Sul contribui com 12 mil mensais. Por meio do consorcio uma ressonância que custa 600 reais é adquirida por 268. A administração busca credenciamento semelhante para tomografia.

Município tem apenas quatro candidatos aptos a concorrer às eleições do Conselho Tutelar. Conforme a presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Anchieta Afirmação é de IONE PRESSOTO, a legislação permite até dez, mas apenas quatro passaram pelas etapas e foram aprovados para concorrer no dia seis de outubro. A votação vai ocorrer no Centro Municipal de Educação das oito até as 17 horas. Ela comenta que apesar de o município não ter atingido o número mínimo de concorrentes, os eleitores precisam votar e escolher os representantes dos direitos das crianças e adolescentes. Ao todo são cinco vagas, mas quatro concorrem e são eles: CASSIANO DOS SANTOS; CRISTIANE PROVINCI; MARTA DE OLIVEIRA e NANCI VIDORI. Devido a necessidade em compor o quadro será aberto um novo edital para eleição suplementar. Além dos eleitos, a legislação prevê que tenham os suplentes para cobrir férias ou se ausentar por outros motivos. As eleições suplementares vão acontecer no dia 15 de dezembro.

Eleições para conselheiros tutelares serão no domingo. A votação acontece das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia, na escola Padre Alfredo Kasper. Conforme a secretária de Assistência Social, IDIONE FABBI, são 13 candidatos que participaram da capacitação, prova e foram aprovados para concorrerem aos Cargos. Ela explica ainda que destes, cinco serão eleitos, e os demais serão suplentes. Os novos Conselheiros assumem no dia 10 de janeiro por quatro anos. IDIONE explica que os candidatos aptos a concorrer são: ANDRÉ BARIVIEIRA, ANGELICA ROMIO , ANTONIO SPERANSA, BEATRIZ DA CUNHA, CASSIANA PRIMAZ e DHENIFER STUANI. Concorrem ainda os candidatos FABIANO FONTOURA , FABIO SCAPIN, FÁTIMA HOFFMANN, ISALETE DOS SANTO, MADALENA TURANI, SIMONE GUZZOeSIMONE FINATO.

Equipe de governo participa de reunião com produtores nesta semana. A associação de agricultores familiares dos assentamentos Barra Escondida e Lajeado Grande e a secretaria de agricultura estão organizando para quarta-feira o encontro. O presidente do grupo MARCOS DIAS revela que a reunião será às 14 horas no clube de São Mateus reunindo também os moradores da Linha Imperatriz e da 21 de Novembro. Haverá prestação de contas e assuntos gerais dos programas oferecidos pelo município.

IBGE realiza reunião técnica em Princesa. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Agência Regional, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR e pela agente de pesquisa e mapeamento RUDIMARA ALBREISCH. O prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, o secretário de Administração, CLAUDINEI MORCH, e funcionários públicos participaram do encontro. A agente explica que a ação teve por objetivo iniciar os preparativos para o Censo Demográfico 2020 no município. Foi a décima primeira realizada, num total de 19 mapeadas para a região. Ela lembra que o Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. RUDIMARA também destaca que com os dados a sociedade pode executar com eficácia as ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro. A pesquisa deve ser realizada entre os meses de agosto e outubro.

Problema em isolador de poste causa queda de energia no interior. Algumas unidades consumidoras de energia elétrica da Celesc em Dionísio Cerqueira estão sem energia desde as 10 horas da manhã desta segunda-feira. A queda ocorreu devido a problemas com uma peça responsável por isolar os fios da rede de alta tensão uns dos outros e da terra. O isolador prende o cabo de energia em outra peça, que é presa ao poste. Com o problema, há um curto-circuito e a queda de energia. Assim, cerca de 285 unidades no Distrito de Idamar, e outras 34 unidades no acesso à cidade estão sem luz. Alguns locais no centro da cidade também tiveram as quedas. Conforme o gerente regional da Celesc, JOSÉ REINALDO VOLKWEIS, no sábado houve uma queda similar e, por isso, já estava programada a inspeção de toda a rede, desde São José do Cedro até Dionísio Cerqueira. Segundo ele, o reparo do isolador deve estar solucionado nesta tarde quando o fornecimento de energia será reestabelecido.

Suplente tem aproveitado os meses que assume a vaga na câmara para apresentar pedidos e fiscalizar ações públicas. CLÓVIS FLORES do Partido Progressista esteve por duas oportunidades assumindo uma cadeira no legislativo ano passado e mais três meses neste ano no lugar de JORGE JUNIOR. Ele revela que na última sessão houve aprovação apenas de um projeto visando remanejar recursos de três setores para pasta de Obras no valor de aproximadamente 60 mil reais. O vereador comenta que os pedidos apresentados são diversos e parte dos moradores da cidade e interior. Uma das demandas apresentadas por CLÓVIS foi relativa a melhoria necessária na estrada da Linha Flores, sentido Linha Gaúcha. O local, segundo ele, precisa de cascalhamento e também alargamento da via em trechos menores. Outro reparo solicitado foi na região da linha Caravaggio até a Possatto Baixo. Lembra que a comunidade será sede da festa da padroeira mês que vem. FLORES solicitou ainda passeios públicos no prolongamento da Avenida João Pessoa sentido Norte, e sentido Sul, na Vila Sulina. O vereador participou ainda de um encontro com a Casan. Na oportunidade foi reivindicada ampliação na rede de água e investimentos em saneamento.

Secretaria da Fazenda alerta empresas e contribuintes para mudanças em sistemas. O fiscal de obras em SJCedro, CASSSIANO SCHNEIDER afirma que nos últimos três meses o poder público promoveu várias mudanças em programas e softwares. Em um dos casos houve alteração porque encerrou o contrato com a empresa que prestava o serviço e outra venceu a licitação, fazendo necessária a migração dos dados. Também foi mudado o sistema de emissão de notas eletrônicas para as empresas e acrescentado o livro eletrônico. O servidor afirma que desde julho a equipe está passando por treinamentos visando conhecer e mexer nos dados do sistema. CASSIANO informa que outro avanço será na renovação dos alvarás que ocorre todos os anos entre janeiro e março. Além dos documentos serem protocolados on line, a guia para pagamento da taxa também poderá ser impressa, assim como o documento. A baixa d empresas e CNPJs, do mesmo modo, poderá ser feita pelo site.

Coordenador da DIC assume a delegacia regional a partir dos próximos dias. Em portaria publicada na última quinta-feira o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, PAULO KOERICH, designou WESLEY ANDRADE para exercer o cargo de delegado regional de Polícia Civil do Extremo Oeste, no lugar de ADRIANO BINI, que assumiu o cargo em abril de 2018. WESLEY atuava como Delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal de Fronteira. Os efeitos da portaria valem a partir de hoje, porém, ele está de férias e deve retornar ao trabalho amanhã quando iniciará o processo de transição do cargo. O novo delegado regional disse que é uma grande honra receber essa nova função e vai se manifestar oficialmente nos próximos dias.

Motoristas são flagrados embriagados durante operação de trânsito. A primeira ocorrência foi registrada por volta das 21 horas de sábado na Avenida João Pessoa, próximo a gruta no Bairro sulina, em Guarujá do Sul. A guarnição estava em operação de trânsito quando abordou um Logus emplacado em ManfrinópolisPR. Na abordagem foi oferecido o teste do bafômetro ao condutor de 25 anos, que constatou a embriagues de 0,49 mgl,.Ao consultar no sistema os policiais constataram que ele estava com a CNH vencida. O veículo estava com o lacre da placa violado, pneus lisos e não possuía estepe. O veículo foi recolhido devido as sete irregularidades constatadas. Já segunda ocorrência foi as 22h na Rua Otavio Diehl. A PM abordou um Vectra dirigido por um homem de 38 anos. No carro foi localizada uma garrafa de cachaça. Ao se questionado, o homem negou ter consumido bebida alcoólica, mas o bafômetro constatou a ingestão. Ambos os motoristas foram presos e os veículos recolhidos.

Colisão entre moto e caminhão deixa duas pessoas feridas em Romelândia. Duas pessoas ficaram feridas em um abalroamento longitudinal envolvendo moto e caminhão por volta das 19h20 deste sábado no km 65 da SC-161. O jovem de 21 anos pilotava Honda XRE 300 de Romelândia que se chocou com um Ford Cargo 815 também emplacado no município. Segundo os Bombeiros de Anchieta, o motociclista apresentava ferimentos leves, com suspeita de fratura na perna esquerda. A passageira ficou ferida com maior gravidade. Ela teve fratura na região femoral esquerda, na boca com pequena hemorragia e escoriações na perna direita. O caminhoneiro de 60 anos saiu ileso. A Polícia Militar Rodoviária foi acionada para o registro da ocorrência. As causas do acidente não foram informadas.

Homem é ameaçado com faca pelo vizinho. A Polícia Militar de Guarujá do Sul foi chamada volta de 14 horas e 15 minutos para atender uma ocorrência de ameaça na rua Antônio Bavaresco, bairro Sulina. A guarnição foi ao local para conversar com a vítima, um homem de 60 anos. Ele relatou estar sendo ameaçado por seu vizinho. No local foi conversado com o morador que relatou que seu vizinho ameaçou com uma faca, mas já havia saído do local. Os policiais fizeram buscas nas proximidades, mas o suspeito não foi encontrado. Foi confeccionado um boletim de ocorrência sobre o caso.

Árbitro é agredido por torcedor em Descanso. A Liga Descansense de Desporto, através de sua diretoria e dos árbitros filiados, emitiu neste domingo, em sua página no Facebook, uma nota de repúdio após um árbitro sofrer agressão de um torcedor. Conforme a nota, na noite de sábado,após o fim da partida, um torcedor, que já foi identificado, entrou na quadra e desferiu um soco no rosto do árbitro, SADI TREVISAN, que acabou caindo, bateu a cabeça em uma parede e ficou desacordado por vários minutos. Conforme mostra o vídeo, o profissional foi amparado por colegas, atletas e dirigentes até a chegada do socorro. Logo após, ele foi encaminhado inicialmente ao Hospital de Descanso e posteriormente transferido para o Hospital Casa Vitta, em São Miguel do Oeste. O árbitro, segundo a nota, também foi encaminhado ao Hospital Regional, onde passou por exames e ficou internado.

Colisão frontal deixa seis pessoas feridas com gravidade na BR-280. O acidente foi por volta das 14 horas de sábado, nas proximidades do trevo de Salgado Filho, em Flor da Serra do Sul. No local houve uma colisão frontal envolvendo um Siena de Bandeirante e um Corsa de Flor da Serra do Sul. O Siena era ocupado por quatro pessoas. Neste veículo ficaram feridos o condutor de 28 anos, uma adolescente de 17 anos, um homem de 29 e uma criança, de apenas dois meses, que teria ficado desacordada e foi reanimada. O motorista do carro de Bandeirante apresentava ferimentos na face e suspeita de traumatismo craniano. Um dos passageiros do mesmo carro, um homem de 29 ano apresentava escoriações e suspeita de traumatismo craniano. Ambos foram levados ao hospital de Palma Sola. O Corsa era conduzido por um idoso de 72 anos, acompanhado de uma mulher de 69, ambos com suspeita de TCE e hemorragia interna. Após os procedimentos no local as vítimas foram conduzidas ao Hospital de Palma Sola e de Dionísio Cerqueira.

Operação de combate aos furtos e roubos prende duas pessoas. Conforme o delegado da comarca de SJCedro, SANDRO ZANCANARO, a operação foi deflagrada as seis horas da manhã com cumprimento de mandados de busca e apreensão no interior de São José do Cedro e de Guaraciaba. Ele explica que foram cumpridos quatro mandados na região do Distrito de Padre Réus e da linha Ouro Verde de pessoas conhecidas e com parentesco. A ação decorre após dois meses de investigações a partir de denúncias de furtos de carros, celulares, relógios, armas, dinheiro e produtos agrícolas. Mas, o delegado revela que há três semana houve registro de roubo, onde a vítima foi amarrada e agredida. Devido a gravidade do crime foi intensificadas as investigações para coleta de provas e prisões. Ele esteve no Cedro Entrevista agora pouco e detalhou que foram apreendidas duas armas e várias munições. Foram encontrados ainda vários produtos que seriam produtos de crime. Um dos presos tem relação direta com os crimes contra o patrimônio. SANDRO destaca que o inquérito ainda não foi concluída e pode ocorrer novas prisões.O outro foi flagrado com uma espingarda de pressão modificada e vai responder pelo porte ilegal, já que não havia registro. O grupo possui cerca de sete integrantes que poderão ser enquadrados também no crime de associação criminosa.

Caminhoneiro morre e mulher fica ferida em tombamento na BR-282. Um homem de 47 anos morreu e uma mulher também de 47 anos ficou ferida após a carreta onde eles estavam tombar no início da tarde deste sábado, em Pinhalzinho. O cavalinho tem placas de BarracãoPR e a carroceria tem placas de Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada no começo da tarde, no local conhecido como Curva da Morte, localizado após a ponte sobre o Rio Saudades. Segundo o Corpo de Bombeiros o motorista da carreta, identificado como SERGIO ROJAS, foi encontrado inconsciente e apresentava ferimentos graves. Após ser estabilizado foi encaminhado à Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho, mas acabou não resistindo aos ferimentos. Já a passageira identificada apresentava fraturas e foi encaminhada para a Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho e posteriormente transferida para o Hospital Regional do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.