ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 30/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimo. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Cerca de 20 mil manifestantes foram às ruas de Moscou neste domingo para exigir a libertação de manifestantes presos em protestos que ocorreram em julho, quando políticos da oposição foram barrados nas eleições locais, marcadas pela derrota dos candidatos pró-Kremlin. Várias pessoas foram condenadas a até quatro anos de prisão e outras estão sendo processadas por crimes como violência contra policiais. As prisões que motivaram o protesto deste domingo vem acontecendo desde agosto.

Subiu para 30 o número de mortos pelo terremoto que atingiu na quinta-feira o arquipélago das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia. O dado foi atualizado pelaagência de gerenciamento de catástrofes do país. O tremor, de seis graus e meio de magnitude, afetou muitos edifícios, incluindo uma universidade, e provocou deslizamentos de terra. O fenômeno foi seguido por dezenas de tremores secundários. 156 pessoas ficaram feridas.

O Partido Popular da Áustria venceu as eleições para o novo Parlamento do país. À frente da sigla conservadora, o ex-chanceler SEBASTIAN KURZ, de 33 anos, obteve 37 por cento votos e deve ser reconduzido ao cargo. Em maio, ele desfez a coalizão com o Partido da Liberdade de Áustria, de extrema direita, por causa de um vídeo em que o antigo líder de legenda, HEINZ-CHRISTIAN STRACHE, prometia contratos governamentais a um suposto investidor russo próximo de VLADIMIR PUTIN. Agora, KURZ terá que compor novas alianças para reassumir o cargo.

O governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL, disse neste domingo que vai recorrer à ONU para combater a violência no Rio, que chamou de "genocídio". Em fala a jornalistas durante o Rock in Rio, ele afirmou que vai pedir sanções aos países vizinhos que vendem armas ao Brasil, como Paraguai, Bolívia e Colômbia. WITZEL defendeu o fechamento de fronteiras e que a ONU deveria impor sanções aos países por venderem armas ao Brasil. Ele quer defender essa medida no Conselho de Segurança da ONU.

A Associação de Magistrados Brasileiros entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal questionando a lei de abuso de autoridade, aprovada pelo Congresso Nacional. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi protocolada na noite deste sábado e divulgada pela AMB neste domingo. A lei, sancionada no início do mês com mais de 30 vetos, define as condutas de agentes públicos, como policiais, promotores e juízes, que poderão ser enquadradas no crime de abuso de autoridade. A AMB entende que a leideve prejudicar o trabalho de investigadores e juízes no combate à corrupção por conter alguns pontos considerados subjetivos e que poderão intimidar a atuação deles.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, participará na próxima quarta-feira, pela primeira vez, de uma sessão no Supremo Tribunal Federal como chefe do Ministério Público. Será na sessão que deve concluir o julgamento – que já tem maioria formada – para que réus delatados falem por último em processos como os da Operação Lava Jato. Ele antecipou, em entrevista ao site G1, que entende que a decisão do STF sobre delatados não deve ser aplicada a processos concluídos. O ex-presidente LULA, por exemplo, seria beneficiado no caso do sitio de Atibaia. Para ARAS, é preciso definir o alcance da decisão para evitar insegurança e incertezas jurídicas.

Um ato em frente à Arena Condá, na tarde deste domingo, reuniu familiares das vítimas do avião da Chapecoense para reforçar o protesto marcado para esta segunda, em Londres, com presença do zagueiro NETO, um dos sobreviventes, e viúvas. A manifestação em Chapecó aconteceu no Átrio Davi Barella Dávi e contou ainda com a presença de JACKSON FOLLMANN, outro sobrevivente da tragédia aérea. Em quase três anos após a queda do avião, os familiares lutaram para juntar documentos que pudessem apontar os culpados pela tragédia. Eles encontraram, segundo advogados, uma cadeia de fatores que culminou com o desfecho e por isso, tentam na justiça, serem indenizados.

A força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina inspecionou cinco museus nas cidades de Tijucas, São José, Balneário Piçarras e Itajaí na última semana. A maioria das instituições encontra-se em boas condições físicas e estruturais, mas alguns problemas relativos, sobretudo, à documentação foram constatados. Em Santa Catarina, a primeira etapa da força-tarefa ocorreu no final de 2018. Na primeira etapa das vistorias, que envolvem foram inspecionadas 14 instalações em diferentes regiões do estado.

Foi inaugurado na noite deste sábado o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Com dois andares, um para embarque e outro para desembarque e uma área comercial de aproximadamente cinco mil metros quadrados, ele é quatro vezes maior que o antigo. O investimento na obra foi de aproximadamente 550 milhões. Ao todo, são 13 portões de embarque, sendo dois internacionais e 11 domésticos. Além disso, o novo terminal terá capacidade para oito milhões de passageiros por ano. A estrutura começa a funcionar oficialmente amanhã.

Secretaria de assistência social de Campo Erê, realiza festa para o dia do Idoso. ADEMAR ALBERTON, secretário da assistência de Campo Erê, conta que é importante organizar atividades desta natureza para os idosos. Afirma que a festa de sexta-feira reuniu pelo menos 300 pessoas para o almoço. Avalia que o número de participantes superou as expectativas. O secretário agradece pelos esforço de todos os grupos do município em participar do evento.

Mais de 160 pessoas já realizaram avaliações para cirurgias de hérnia e vesícula. Através da secretaria de saúde, de São Lourenço do Oeste foi realizado novas avaliações para futuros procedimentos de colecistectomia e hernioplastia conhecida como vesícula e hérnia, no Hospital da Fundação. ADRIANE DE JESUS, secretária de saúde, conta que as consultas e cirurgias são custeadas pelo município e realizadas através do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Santa Catarina o CIS-Amosc.

Neste ano, já foram 165 consultas de avaliação para pacientes de São Lourenço do Oeste. A secretária de Saúde, ADRIANE DE JESUS, revela que acompanhou a movimentação no Hospital da Fundação, conversando com os pacientes e também com os profissionais de saúde. Somente na semana passada, por exemplo, foram 46 pessoas atendidas. A secretária lembra que as cirurgias são feitas, em sua maioria, por vídeo, procedimento muito menos invasivo e faz com que o paciente tenha uma recuperação mais rápida.

Hospital da Fundação faz melhorias na estrutura. Conforme o presidente da Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste VALENTIM DE MACEDO, uma reunião discutiu e foi definida a construção e ampliação do espaço dedicado a recepção dos pacientes atendidos nos mutirões de cirurgias. Conta que a etapa com obra física foi finalizada. Agora o esforço é para mobiliar o espaço com cadeiras, mesas e demais assessórios. Embora não exista data definida para o próximo mutirão de cirurgias, o presidente afirma que o espaço estará apto para o uso.

Maior preocupação é poder dar condições de atendimento aos pacientes. A obra para atendimento dos mutirões de cirurgias contempla uma área nova de 65 metros quadrados e readequação de uma área existente de cerca de 100 metros quadrados. O investimento também contempla um acesso de aproximadamente 300 metros quadrados com paver. Alteração garante melhor acessibilidade. O novo espaço tem sala de recepção, pré e pós-operatório e acesso ao centro cirúrgico. Em dois anos, junho de 2017 a maio de 2019, a entidade sediou mais de seis mil e quatrocentos procedimentos oftalmológicos.

Prazo de entrega da Declaração do ITR acaba hoje. Os proprietários rurais de todo o país têm até hoje, para entregar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. O prazo acaba às 23 horas e 59 minutos. A Receita está recebendo o documento desde 12 de agosto. Neste ano, o Fisco espera receber cinco milhões e setecentas mil declarações. LIZETE BERNARDI do Sintraf de Campo Erê, lembra que o produtor rural que entregar a declaração depois do prazo pagará multa de um por cento ao mês sobre o imposto devido ou 50 reais, prevalecendo o maior valor.

Se o contribuinte constatar erros ou inconsistências depois de apresentar a declaração, poderá enviar declaração retificadora, sem a interrupção do pagamento do imposto apurado na declaração original. A sindicalista ressalta que o Sintraf de Campo Erê, está fazendo o serviço, os agricultores interessados devem procurar o Sindicato ainda hoje.

Convênios assinados durante Congresso de Prefeitos garantem recursos para os municípios catarinenses. O ato aconteceu no segundo dia do Congresso de Prefeitos realizado pela Federação Catarinense de Municípios FECAM, em Florianópolis, de acordo com relato de chefes de executivos essa ação, marcou um novo momento para os municípios catarinenses.

Presidente da FECAM está entusiasmado com convênios. Prefeito de Tubarão, JOARES PONTICELLI mediou as assinaturas de dois importantes convênios com o Banco Mundial, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e BRDE e Governo do Estado onde os recursos serão destinados para atender os municípios catarinenses.

Convênios celebrados já tem destinos para serem usados. O presidente da FECAM explica que além da assinatura com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul BRDE com municípios, para o repasse no valor de 82 milhões para 19 prefeituras, também foi realizado a assinatura do Termo de Cooperação entre o Banco Mundial, BRDE e Defesa Civil para o Programa SC Resiliente.

Santa Catarina é um Estado muito atingido por eventos climáticos extremos. Recursos para o Programa SC Resiliente é para os casos de enchentes, deslizamentos, ressacas, estiagens, tornados e até furacão. Eventos que deixaram um prejuízo 10 bilhões nas duas últimas décadas, considerando estragos em residências e em infraestrutura. Isso sem contar os prejuízos na economia e as centenas de vidas que se perderam.

O recurso total é de 125 milhões de dólares para os três Estados do Sul. Santa Catarina irá contar com 175 milhões de reais. Com isso os municípios poderão acessar verbas, liberadas mediante análise técnica da Defesa Civil. Prefeitos e autoridades da região oeste estiveram presentes no ato. A região teve vários registros de estado de emergências causados pela falta de chuva.

Ciclista fica gravemente ferido em colisão. Um acidente ocorreu por volta da meia noite e 15 de ontem, na Rodovia SC 480, entre São Lourenço do Oeste sentido a Júpia. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço foi quem prestou atendimento à vítima. O ciclista foi atingido por um veículo que se evadiu do local antes da chegada da guarnição dos bombeiros e polícia. Em estado grave, a vítima foi levada pelos socorristas até o Hospital da Fundação em São Lourenço do Oeste.

Acidente deixa um morte e um ferido. Um homem de 47 anos morreu e uma mulher também de 47 anos ficou ferida após a carreta onde eles estavam tombar no início da tarde de sábado, na BR-282, em Pinhalzinho. O cavalinho tem placas de Barracão e a carroceria tem placas de Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada no começo da tarde, no local conhecido como Curva da Morte. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta, identificado como SERGIO ROJAS, foi encontrado inconsciente e apresentava ferimentos graves.

Após ser estabilizado, o motorista foi encaminhado à Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho, mas não resistiu aos ferimentos. Já a passageira, apresentava fraturas. Ela também foi encaminhada para a Associação Hospitalar e depois transferida para o Hospital Regional do Oeste.

Motoqueiro morre em acidente na SC 157. Um grave acidente deixou uma pessoa morta e outra ferida por volta das 16 horas de sábado. O Corpo de Bombeiros de Quilombo foi acionado para atendimento da ocorrência, na SC 157. Uma motocicleta de Chapecó colidiu na proteção lateral da rodovia. O motoqueiro de 26 anos, apresentava múltiplas fraturas com traumatismo craniano. Ele morreu no local. Os bombeiros atenderam a caroneira da moto, de 27 anos, com suspeita de fratura no fêmur. Após procedimentos de primeiros socorros, a vítima foi imobilizada e encaminhada ao Hospital de Coronel Freitas.

Briga termina com um morto e um ferido. Após várias ligações, ontem por volta das 20 horas e 35 minutos, a polícia militar de Marmeleiro foi informada de que estaria ocorrendo disparos de arma de fogo no morro do rato e que teria uma pessoa baleada. A equipe foi até a Rua Nelson Rosalino Sandini, e avistou uma Strada de cor preta, em alta velocidade, que chamou atenção da equipe pela forma como dirigia e foi abordado. No interior do veículo estava uma pessoa com ferimento no pescoço e em estado grave. O condutorinformou a equipe que estaria levando para casa hospitalar e que em outro carro estaria outra pessoa baleada.

De posse das informações, a equipe se deslocou até o local do crime, onde havia uma aglomeração de pessoas. Em buscas, a PM encontrou um revólver calibre .38, marca taurus, com 4 munições deflagradas e uma picotada que não disparou. Populares disseram a Polícia que o autor estaria na casa quando dois homens chegaram armados com uma espingarda e apontaram para ele, momento em que revidou com os disparos na direção dos agressores e em seguida jogou a arma e correu tomando rumo ignorado. Foram realizadas buscas, porém, sem êxito. Após, a equipe se deslocou até a UPA – Unidade Prisional Avançada de Francisco Beltrão, e confirmou com a equipe que uma vítima havia morrido e a outra transferida para o hospital São Francisco.

Colisão deixa vítima fatal na PR-180. Por volta das 19 horas e 30 minutos de sábado, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para prestar apoio numa ocorrência de acidente de trânsito, no Km 26, em Marmeleiro. Foi uma colisão frontal entre um Uno e um Gol, ambos emplacados em Marmeleiro. Caído na rodovia, os socorristas encontraram um homem de 67 anos, já sem os sinais vitais. A segunda vítima, um homem de 28 anos, estava próximo ao Gol, sentada e amparada por populares. Ele estava consciente , com possível fratura fechada no joelho.

No Gol, os bombeiros atenderam um homem de 55 anos, consciente , apresentando possível fratura fechada no fêmur. A guarnição realizou técnicas de resgate veicular com auxílio ferramenta combinada e cilindro expansor, além da serra sabre à bateria. Os feridos foram conduzidos pelo SAMU e guarnição dos Bombeiros Militares de Francisco Beltrão.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.