ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-08-2019 Sexta-feira

-PIB DO BRASIL CRESCE 0,4% E AFASTA RISCO DE RECESSÃO TÉCNICA

-TJ JULGA MAIS DE 800 MIL PROCESSOS EM SANTA CATARINA EM 2018

-CAMINHADA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO LARANJA NA APAE CAMINHO DE LUZ

-CRAS ESCLARECE DIFERENÇAS ENTRE O QUE É OU NÃO CONSIDERADO TRABALHO INFANTIL

-ALIMENTAÇÃO VEGANA GERA OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO NO MERCADO PARA EMPRESA

-RESPONSÁVEL PELOS SHOWS DA FAIC ESCLARECE DÚVIDAS NA COMPRA DE MEIO INGRESSOS PARA ESTUDANTES

-HOMEM MORRE ESMAGADO POR TRATOR

-CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO CENTRO DE SÃO JOÃO DO OESTE

-DELEGADO APONTA MANDANTES E MOTIVAÇÃO DA MORTE DE ADVOGADO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


A alta corte da Escócia rejeitou nesta sexta-feira um recurso para impedir a suspensão do Parlamento britânico até 14 de outubro, de acordo com a imprensa internacional. Essa é a primeira decisão judicial a respeito da polêmica iniciativa do primeiro-ministro BORIS JOHNSON para impedir que os parlamentares consigam barrar a saída da União Europeia sem acordo. Essa ação na justiça foi proposta por um grupo de 70 parlamentares que buscavam uma liminar contra a suspensão do Parlamento até que uma decisão final fosse tomada. O bloqueio do Parlamento começa a valer entre os dias nove e 12 de setembro e acaba em 14 de outubro.


O presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, pediu calma, nesta quinta-feira, diante das tensões provocadas pelo anúncio feito na véspera de que o país vai iniciar um processo para estender os prazos de vencimento de sua dívida com credores privados e decidiu renegociar o vencimento dos seus empréstimos com o Fundo Monetário Internacional. As medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, HERNAN LACUNZA, buscam prorrogar os prazos da dívida de curto e longo prazo nas mãos de investidores institucionais e os bônus emitidos no mercado interno e internacional. MACRI disse que “está em nossas mãos contribuir para a tranquilidade sem gerar medos nem sustos".


O secretário-geral das Nações Unidas, ANTONIO GUTERRES, levantou nesta quinta-feira a possibilidade de se organizar, à margem da Assembleia Geral da ONU, em setembro, uma reunião lateral específica sobre a mobilização para ajudar a combater os incêndios na Amazônia. GUTERRES disse que a situação da Amazônia é muito séria e que a comunidade internacional deve se mobilizar fortemente para apoiar os países com o objetivo de acabar com os incêndios o mais rápido possível. O tema deve ser discutido na Assembleia Geral da ONU que será realizada de 20 a 23 de setembro em Nova York.


-PIB DO BRASIL CRESCE 0,4% E AFASTA RISCO DE RECESSÃO TÉCNICA


O secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, PAULO UEBEL, afirmou que o governo JAIR BOLSONARO avalia flexibilizar as regras de contratação de novos servidores públicos. Segundo ele, está em estudo, por exemplo, a contratação de celetistas e de funcionários temporários via concurso. A flexibilização deve constar da proposta reforma administrativa a ser enviada ao Congresso Nacional. De acordo com o secretário, o governo não quer abrir mão de concursos públicos, mas, sim, dar maior agilidade na demissão de funcionários quando houver necessidade de cortar gastos. Segundo o secretário, não haverá estabilidade para os funcionários públicos celetistas que forem contratados, de modo que eles poderão ser demitidos mais facilmente.


O ministro LUIZ EDSON FACHIN, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, negou nesta quinta-feira conceder uma liminar para soltar o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A defesa citou como argumento a atuação dos procuradores da República no Paraná nos processos contra LULA. Os advogados do ex-presidente pediram a soltura de LULLA por conta da suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO com base nos diálogos entre o ex-juiz e procuradores da Lava Jato. O ministro também negou pedido da defesa de acesso a mensagens supostamente trocadas pelos procuradores da Lava Jato e que foram divulgadas pelo site "The Intercept Brasil".


O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu zero vírgula quatro por cento no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, segundo divulgou nesta quinta-feira o IBGE. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2019 totalizou um trilhão 780 bilhões de reais. O resultado, embora reforce a leitura de maior fraqueza da economia em 2019, veio um pouco acima do esperado pelo mercado e afastou o risco de entrada do país em uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB. O produto interno bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.


-TJ JULGA MAIS DE 800 MIL PROCESSOS EM SANTA CATARINA EM 2018


Itapema, Camboriú e Porto Belo, no Litoral Norte, concentram quase 65 por cento do número de casos de dengue registrados em Santa Catarina neste ano. As três cidades vivem uma epidemia da doença. O estado está com mil 788 casos confirmados de dengue, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. A maioria dos pacientes foi infectada dentro de Santa Catarina. Em 2018, nesse mesmo período, haviam sido confirmados 55 casos de dengue, conforme a Dive-SC. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.


A ministra DAMARES ALVES, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, está nesta quinta-feira em Florianópolis. Durante a manhã, ela participou de um seminário sobre prevenção ao suicídio e automutilação na Assembleia Legislativa. Antes do evento, a ministra comentou sobre a polêmica envolvendo os deputados estaduais, que pediram a retirada do tema identidade de gênero da base curricular do ensino infantil e fundamental em Santa Catarina. Na quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS afirmou que o tema não será tratado nas escolas. DAMARES disse que o assunto se trata de uma promessa de campanha do governador e do presidente JAIR BOLSONARO.

A Justiça catarinense julgou 848 mil e 600 processos em todas as esferas do Poder Judiciário de Santa Catarina em 2018. Segundo o órgão, é o maior volume registrado pelo Tribunal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Conselho Nacional de Justiça no Relatório Justiça em Números 2019. O crescimento foi de 13 e meio por cento em relação ao ano anterior, quando foram julgados 747 mil 296 ações. Os julgamentos de primeiro grau somaram 538 mil 547 sentenças em 2018 e os de segundo grau, 113 mil 106. De acordo com o TJ, os números podem estar relacionados com iniciativas para modernizar o órgão. Uma delas é o eproc, sistema de movimentação processual, que oferece agilidade à tramitação de processos eletrônicos.

-CAMINHADA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO LARANJA NA APAE CAMINHO DE LUZ

-CRAS ESCLARECE DIFERENÇAS ENTRE O QUE É OU NÃO CONSIDERADO TRABALHO INFANTIL

-ALIMENTAÇÃO VEGANA GERA OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO NO MERCADO PARA EMPRESA

-RESPONSÁVEL PELOS SHOWS DA FAIC ESCLARECE DÚVIDAS NA COMPRA DE MEIO INGRESSOS PARA ESTUDANTES


O diretor do CEJA de Itapiranga aponta evolução no investimento em educação em Santa Catarina. PAULINO EIDT cita vários benefícios e diz que o apoio em 2019 por parte do governo do estado é elogiável. Ele salienta que o Ensino de Jovens e Adultos costumava ter um olhar secundário. Já as novas políticas públicas do estado apoiam este sistema de formação visando dar oportunidade para maior número de pessoas concluírem seus estudos. Segundo o diretor, escolas regulares e o CEJA tiveram incremento de recursos financeiros e investimentos em tecnologias em computadores, aparelhos de som e outros equipamentos. Considera ainda que as novas propostas são animadoras. PAULINO EIDT ainda aguada maior valorização dos professores que estão em sala de aula, principalmente com aumento de remuneração.

O diretor chama atenção para o curso de português básico para estrangeiros implantado no segundo semestre deste ano. São mais de 80 venezuelanos que passaram a residir em Itapiranga, contratados pelas agroindústrias da JBS aves e suínos. São quatro turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno. O grupo com mais de 80 homens e mulheres matriculados apresenta falta de regularidade na frequência nas aulas. PAULINO EIDT aponta como motivos para a instabilidade, ajustes nos turnos de trabalho e troca de moradia. O diretor considera que o curso é fundamental para os estrangeiros dominarem a linguagem e escrita do português para evoluírem no convívio no local de trabalho e também na rotina diária na sociedade. O CEJA recebeu recursos para adequações na estrutura de salas de aula e também conta com nova mobília e contratação de professores, merendeira e servente.

CEJA de Itapiranga mantém turmas em quatro municípios. No momento o município de Tunápolis não possui aulas do Centro de Educação de Jovens e Adultos. O diretor PAULINO EIT lembra que a iniciativa deve partir do município e o CEJA viabiliza aulas no ensino fundamental e médio. O diretor cita turmas em Itapiranga, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste. PAULINO EIDT também chama atenção para o projeto bem sucedido em dois cursos técnicos em convênio com o Instituto Federal. Ele considera que as turmas em Iporã do Oeste e Cristo Rei possuem alto rendimento. EIDT lembra que está em fase final uma turma do ensino médio com formação em agropecuária no CIER de linha Esperança, Iporã do Oeste, e o curso técnico concomitante de ensino fundamental na escola de Cristo Rei.


Cerca de mil metros quadrados de calçadas já foram construídos em Tunápolis pelo programa Calçada para Todos. O município faz parceria com proprietários de terrenos para construção de passeios públicos. Conforme o secretário da indústria e comércio, VOLMIR LAWISCH, objetivo é construir rampas em todos os acessos das calçadas, principalmente nas esquinas, garantindo acessibilidade às pessoas idosas ou com necessidades especiais. Segundo LAWISCH, o município registra aumento na adesão ao programa e a equipe está empenhada para atender a demanda. O pagamento dos materiais pode ser feito em até dez vezes. A mão de obra é por conta da equipe de urbanismo. Os interessados em aderir ao programa precisam fazer a solicitação na prefeitura. O secretário informa que o programa já fez próximo de mil metros quadrados e já tem pedidos de mais 300 metros de passeio público.

Informativo do MMC orienta camponesas para o cultivo com base nas fases da lua. A integrante do Movimento das Mulheres Camponesas e uma das líderes do MMC, IRACI COLOMBO, destaca que o foco da atuação no movimento é o trabalho com as sementes, plantas medicinais e alimentação saudável. Ela lembra que no estado, o Movimento das Mulheres Camponesas mantém um informativo em que são divulgadas as fases da lua e o alimento ideal para o cultivo em cada fase. IRACI comenta que são informações antigas, mas muitas famílias ainda se baseiam nestes dados, e tem registrado resultados positivos na produção. A líder cita que no momento a terra está sendo preparada para o plantio da melancia, amendoim, pepino e arroz. O MMC também mantém os quintais produtivos, em que as integrantes fazem a troca de sementes e plantas entre si. IRACI lembra que além das agricultoras, o movimento tem a participação de muitas mulheres da cidade, pois os assuntos trabalhados são de interesse de todos.

Pontos públicos de Descanso recebem melhorias. Conforme o secretário de obras e serviços urbanos, GIOVANE BUSNELO VIEIRA, na última semana a equipe realizou a limpeza e nova pintura da estátua do Cristo Redentor. O secretário cita também a pintura do letreiro no trevo, com as descrições “bem-vindo” e “boa viagem”. No local também foi feito o corte da vegetação.GIOVANE ressalta que nesta quinta-feira iniciaram as melhorias na praça, com pintura nos bancos e do monumento dos pioneiros. No local a prefeitura pretende instalar um novo playground, mas no momento está sendo feita a limpeza da estrutura já existente. O material para as obras é licitado pela prefeitura. O secretário ressalta que os serviços contemplam também melhorias com pintura de postes e meio-fio na linha Itajubá, onde também iniciou nesta semana uma obra de calçamento.

Caminhada encerra programação do Agosto Laranja na APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste. A caminhada foi realizada na tarde desta quinta-feira, pela avenida Gustavo Fetter, reunido professores e alunos da escola especial e da escola Padre Vendelino Seidel. O Agosto Laranja tem como principal objetivo conscientizar, desenvolver e difundir ações de prevenção as deficiências. Na semana de 21 a 28 de agosto também é comemorada a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 70% das deficiências podem ser prevenidas, o que justifica a importância das ações de prevenção mesmo antes da mulher engravidar. Conforme a diretora, ELIANE BRUGNEROTTO, as atividades alusivas ao Agosto Laranja iniciaram no dia 10 com a tradicional galinhada, dia 15 foi realizado o pedágio educativo para divulgar o projeto de prevenção, houve festa dos aniversariantes do primeiro semestre e palestra no dia 21 sobre benefício do BPC.

A programação do Agosto Laranja teve sequencia com a participação da APAE de Iporã do Oeste na feira regional do conhecimento na escola de linha Pitangueira, participação no seminário de prevenção as deficiências em São José do Cedro, o dia da beleza na escola, o festival da canção com a dupla FELIPE e FERNANDO, algodão doce com Piazito Recreações, visita ao Cine Peperi para assistir o filme “O Rei Leão”, e ontem foi realizada a segunda caminhada do Agosto Laranja. A diretora agradece a todos que contribuíram com a realização dos eventos. ELIANE BRUGNEROTTO reforça o pedido de contribuição da comunidade para a venda de números do show de prêmios, em que os três primeiros prêmios são um carro e uma TV LED de 50 polegadas, cada prêmio. Números podem ser adquiridos a dez reais na escola, com profissionais, diretoria e com pais dos alunos. Do valor de cada número, 10% é repassado para a Federação das APAEs, que organiza a campanha de prêmios, e o restante fica para a escola especial.

Associação comercial e industrial de São João do Oeste oferece novo serviço de divulgação de empregos. De acordo com a secretária executiva da Acisjo, GIANE FINGER, o serviço foi discutido e aprovado em assembleia, e iniciou efetivamente na última semana. Ela explica que as vagas de emprego, ofertadas por empresas do município, são divulgadas nas redes sociais da Acisjo, pelo Facebook e Instagram. GIANE cita que além da vaga ofertada, são divulgados também os requisitos e os interessados encaminham o currículo pelo email ou diretamente na sede da associação. A partir disso os currículos são selecionados, levando em conta os requisitos exigidos pelo contratante, e encaminhados à empresa que finaliza a contratação. A secretária diz que anteriormente os currículos eram coletados, mas quando abriam vagas, estes currículos estavam desatualizados. Em uma semana que o serviço é ofertado, quatro vagas já foram divulgadas e vários currículos entregues.

Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil continua funcionando em Santa Helena, mas com nova denominação. Conforme a coordenadora do CRAS, ANDRESSA FILIPINI, devido a mudanças em nível federal houve alteração na nomenclatura do serviço popularmente conhecido como PET. Ela explica que o serviço ainda existe, mas agora é denominado de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, oferecido pelo CRAS, e que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, que sofreram abuso ou foram vitimas de trabalho infantil. ANDRESSA lembra que estes usuários não tem os nomes expostos, e por isso, são mantidos em sigilo. A coordenadora cita que os casos de trabalho infantil reduziram significativamente, o que ela atribui ser resultado de todo trabalho de divulgação e conscientização que foi feito.

A coordenadora do CRAS de Santa Helena esclarece diferenças entre o que é ou não considerado trabalho infantil. ANDRESSA FILIPINI explica que os pais ou responsáveis devem ensinar seus filhos a ter responsabilidades desde cedo, e serviços como lavar louça, organizar roupas, calçados ou brinquedos são é considerado trabalho infantil. Ela afirma que uma mãe que leva seu filho para acompanhar os serviços na horta está ensinando ele a cultivar e como plantar seu próprio alimento. ANDRESSA afirma que se a criança participa regularmente na escola, possui tempo para brincadeiras e lazer, pode sim auxiliar a família nos afazeres domésticos. A coordenadora enfatiza que é considerado trabalho infantil a exposição da criança a agrotóxicos, a atividades no meio rural que possam causar ferimentos, e que afetem sua saúde e o seu tempo de estudos e lazer.


Alimentação vegana gera oportunidade de expansão no mercado para empresa de Iporã do Oeste. De acordo com proprietário da empresa Casa da Cuca, GILBERTO SCHNEIDER, devido a demanda do mercado, o investimento e o foco tem sido cada vez maior na busca por conhecimento e na produção de alimentos saudáveis. Ele comenta que a empresa tem apostado na produção de biscoitos veganos há cerca de dois anos, e na Naturaltec, feira realizada no mês de junho em São Paulo, ficou evidente que essa forma de alimentação está vindo das cidades maiores também para as menores. O vegetariano não consome carne, apenas derivados de animais como ovo e leite. Já o vegano não consome nenhum produto de origem animal. GILBERTO cita que na linha de produtos veganos a Casa da Cuca tem produzido biscoitos de batata doce, abóbora com coco, açafrão e orapronóbis, todos ingredientes com alto teor de nutrientes e proteínas que substituem a carne.

A dificuldade na produção, segundo o empresário, é encontrar matéria prima local. O orapronóbis e o açafrão, que são plantas, são encontrados na agrofloresta em Beato Roque, mas em pequena quantidade. GILBERTO SCHNEIDER cita a necessidade de importar grande parte dos ingredientes da China. Ele considera que a demanda está fazendo com que mais pessoas invistam na produção destas plantas. Na região oeste e no estado de maneira geral, o empresário comenta que a aceitação pelos produtos veganos ainda é reduzida devido as características culturais de consumo de carne e derivados de animais. Em função disso maior parte da produção é comercializada para cidades maiores como Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. A linha vegana representa 10% das vendas da empresa, com tendência de crescimento. Os produtos da Casa da Cuca estarão disponíveis para degustação e compra na feira FAIC, de cinco a oito de setembro.

Responsável pelos shows da feira FAIC esclarece dúvidas na compra de ingressos com desconto para estudantes. A reportagem da Rádio Oeste foi procurada por um ouvinte de Tunápolis, que manifestou dúvidas sobre a compra de ingresso pela sua filha, que é estudante do ensino médio da escola Balduíno Rambo. A adolescente comprou o ingresso com desconto, apresentando a carteirinha de estudante, mas após a compra a estudante recebeu informações de que esta carteirinha não terá validade e não seria aceita no dia do show. O diretor de eventos e responsável pelos shows, KAMIL SARQUIS, explica que o meio ingresso em eventos culturais para estudantes está previsto em lei nacional. O desconto é concedido por meio da apresentação da carteira de identificação estudantil, que deve conter foto, prazo de validade, carimbo ou emissão de órgão representativo.

Os órgãos oficiais que validam a carteirinha do estudante são como Umes, Ubes, União dos Estudantes tanto em nível municipal como nacional, ou dos Diretórios Centrais dos Estudantes, DCEs. KAMIL SARQUIS afirma que a fiscalização para identificar se a carteirinha é válida ou não será feita na portaria de entrada para os shows, e não na compra do ingresso. Ele diz que o objetivo é evitar que uma pessoa se beneficie do direito que não tem. O diretor de eventos e responsável pelos shows reforça que o estudante que comprou a meia entrada terá que apresentar uma carteirinha válida no dia seis de setembro para acessar ao show de JOÃO BOSCO e VINÍCIUSe no dia sete para o show do MC KEVINHO. Dessa forma, KAMIL SARQUIS diz que também se evita fraudes em que a mesma carteirinha seja utilizada para compra de ingressos e acesso aos shows por mais de uma pessoa.

Independente de terem a carteirinha de estudante ou não, adolescentes menores de 18 anos tem garantido em lei o direito ao meio ingresso, pois perante a legislação presume-se que são estudantes. O diretor de eventos e responsável pelos shows lembra que neste caso a fiscalização da idade que dá direito ao meio ingresso também será feira no acesso ao evento. KAMIL SARQUIS acrescenta que a FAIC 2019 está cumprindo com tudo o que diz a lei, para garantir descontos nos ingressos a todos que tem direito. Segundo a direção da escola Balduíno Rambo de Tunápolis, a qual atende a estudante que apresentou as dúvidas na compra do meio ingresso, a carteirinha do educandário é emitida pelo sistema do estado, e contem dados do estudante, da escola, código de barras, QR CODE e a assinatura da diretora. A direção acrescenta que o documento é renovado todos os anos e é utilizado pelos estudantes para o acesso de eventos, como cinema.

-HOMEM MORRE ESMAGADO POR TRATOR

-CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO CENTRO DE SÃO JOÃO DO OESTE

-DELEGADO APONTA MANDANTES E MOTIVAÇÃO DA MORTE DE ADVOGADO

Motociclista fica ferido em colisão contra carro. O acidente ocorreu por volta das 19 horas desta quinta-feira, no cruzamento das ruas Waldemar Rangrab com a Jhon Kennedy, proximidades da Praça Belarmino Anoni, centro de São Miguel do Oeste. Segundo informação do motorista do carro envolvido, um Focus, ele descia pela Jhon Kennedy quando ao atravessar, um outro carro cortou sua frente e ele ficou parado no meio da rua, momento em que houve a colisão com a moto, uma Factor. Os dois veículos tem placas do município. A moto era conduzida por uma jovem, que segundo os Bombeiro,s teve escoriações pelo corpo, foi imobilizada e conduzida ao hospital regional. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos necessários.

Homem morre esmagado por trator no interior de Caibi. A vítima conduzia um trator, aparentemente em condições ruins, na Linha Aparecida, interior de Caibi, proximidades da propriedade rural, quando acabou atingindo alta velocidade. A polícia ainda não sabe se faltou freio ou houve falha humana. A máquina agrícola acabou atingindo um barranco e caindo parcialmente em uma ribanceira.Conforme os socorristas, a retirada do veículo e do corpo foi muito difícil, sendo necessário um guincho para realizar o trabalho. O agente responsável pela delegacia de Caibi esteve no local, juntamente com um policial civil de Palmitos, PM de Caibi, Bombeiros, IML e IGP, que realizou a perícia. Segundo informações apuradas pelo Portal Peperi a vítima foi identificada como Charles Becker, de 60 anos. Foi instaurado um inquérito policial para apurar os fatos e testemunhas já foram intimadas.

Delegado aponta mandantes e motivação da morte de advogado. As prisões de uma vereadora e do marido, ex-prefeito de Xaxim, realizadas nesta quarta-feira pela Divisão de Investigação Criminal, fazem parte da segunda etapa da investigação do assassinato do advogado de Guaraciaba JOACIR MONTAGNA. Na primeira fase, a polícia identificou e prendeu cinco pessoas suspeitas de envolvimento no crime. Elas foram julgadas em julho e condenadas pela morte do advogado. Estão na cadeia ADELINO DALA RIVA, que é o homem que contratou o atirador, os irmãos LUCAS, ABEL e DAVID GOMES DOS SANTOS e JOSÉ DE ALMEIDA, o tio que prestou auxílio ao trio. As prisões desta semana são fruto do segundo inquérito, que foi aberto para apurar a autoria intelectual do crime.

De acordo com delegado WESLEY ANDRADE, a polícia conseguiu apontar a relação entre o casal suspeito de ser o mandante e o núcleo executor do crime. O delegado concedeu entrevista ontem e disse que a motivação do assassinato de JOACIR MONTAGNA teve relação com as atividades profissionais desenvolvidas pelo advogado. Ele explicou que MONTAGNA tinha relações profissionais e pessoais com a vereadora e o marido dela, que é ex-prefeito de Xaxim. Segundo o delegado, MONTAGNA atuou como advogado da família e também em processos contra um deles. WESLEY contou que o fato que teria motivado o crime foi exatamente a participação do advogado em uma ação contra um dos suspeitos presos nesta semana. O processo em questão envolvia altos valores e o advogado "estava bastante contundente nas petições para provocar o cumprimento do acordo feito entre as partes".

Para a Polícia Civil, existem fortes indícios de que essa atuação do advogado foi o motivo que ensejou o mando do crime. Além disso, o delegado WESLEY ANDRADE destacou que também foram reunidas provas da ligação entre o casal preso nesta semana e ADELINO DALA RIVA, o homem que contratou o atirador que matou o advogado. A vereadora MARIA DE LOURDES FONINI, de 65 anos, e o ex-prefeito de Xaxim, CEZAR FONINI, devem ser indiciados pela Polícia Civil por homicídio qualificado.

Casa é destruída por incêndio no centro de São João do Oeste. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste, por volta das 19 horas da noite de ontem, na Rua Rio Pardo, na saída para o Termas, centro de São João do Oeste. A casa mista, de dois pisos, media cerca de 250 metros quadrados. Quando os bombeiros de Itapiranga chegaram ao local à guarnição de Iporã do Oeste já efetuava o primeiro combate as chamas com o objetivo de preservar as residências próximas. A edificação atingida já estava completamente tomada pelas chamas. No local moravam quatro casais e um deles com uma filha de um ano e meio. No momento do incêndio apenas o casal com a criança estavam na residência. Eles relataram aos bombeiros que perceberam barulho na parte superior do imóvel e ao saírem da casa o teto logo desabou não sendo possível retirar os móveis e outros bens. Cerca de 28 mil litros de água foram utilizados para combate e rescaldo.

Uma segunda casa também foi atingida pelas chamas. Após a chegada da guarnição de Itapiranga ao local, um morador vizinho informou aos bombeiros que outra residência na Rua Estrela, medindo cerca de 100 metros quadrados, também estava com princípio de incêndio. Esta segunda casa estava completamente tomada pela fumaça proveniente do fogo na região da cozinha, onde provavelmente iniciou o foco de incêndio. A energia elétrica foi desligada e os bombeiros atuaram no combate e rescaldo do forro da cozinha. O morador não soube informar a origem do sinistro, sendo que maior parte das chamas já haviam sido controladas com uso de uma mangueira de jardim.

Vakinha online arrecada recursos para vítimas de incêndios em São João do Oeste. Campanha iniciou ainda na noite de ontem. O link foi criado com objetivo de arrecadar 12 mil reais. O valor deve ser atingido facilmente. Na manhã de hoje as doações já somavam quase oito mil reais. O CRAS de São João do Oeste também divulgou uma lista de roupas e materiais mais necessários para ajudar as famílias. Essa lista pode ser conferida na página do facebook do CRAS SJO. Os dois incêndios mobilizam várias equipes de trabalho na noite de quinta-feira. Os bombeiros utilizados cerca de 28 mil litros de água no combate às chamas. Foram utilizados três viaturas, sendo dois caminhões de Itapiranga e um do quartel de Iporã do Oeste. Trabalham 10 bombeiros entre militares e comunitários com a conclusão por volta das 23 horas. Guarnições da Polícia Militar de Itapiranga e São João do Oeste e ainda equipe da Celesc estiveram presentes auxiliando na ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.