ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 30/08/2019

GLOBO EM FOCO – 300819

-PIB DO BRASIL CRESCE 0,4% E AFASTA RISCO DE RECESSÃO TÉCNICA

-TJ JULGA MAIS DE 800 MIL PROCESSOS EM SANTA CATARINA EM 2018

-MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS ORIENTA SOBRE CULTIVO ORGÂNICO

-ACISJO OFERECE NOVO SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO DE EMPREGOS

-INCENTIVOS AGRICOLAS EM ITAPIRANGA SÃO REFERÊNCIA REGIONAL

-EDUCAÇÃO ANUNCIA INVESTIMENTO SUPERIOR A 300 MIL REAIS

-HOMEM MORRE ESMAGADO POR TRATOR

-BOMBEIROS COMBATEM DOIS INCÊNDIOS EM SÃO JOÃO DO OESTE

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A alta corte da Escócia rejeitou nesta sexta-feira um recurso para impedir a suspensão do Parlamento britânico até 14 de outubro, de acordo com a imprensa internacional. Essa é a primeira decisão judicial a respeito da polêmica iniciativa do primeiro-ministro BORIS JOHNSON para impedir que os parlamentares consigam barrar a saída da União Europeia sem acordo. Essa ação na justiça foi proposta por um grupo de 70 parlamentares que buscavam uma liminar contra a suspensão do Parlamento até que uma decisão final fosse tomada. O bloqueio do Parlamento começa a valer entre os dias nove e 12 de setembro e acaba em 14 de outubro.


O presidente da Argentina, MAURICIO MACRI, pediu calma, nesta quinta-feira, diante das tensões provocadas pelo anúncio feito na véspera de que o país vai iniciar um processo para estender os prazos de vencimento de sua dívida com credores privados e decidiu renegociar o vencimento dos seus empréstimos com o Fundo Monetário Internacional. As medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, HERNAN LACUNZA, buscam prorrogar os prazos da dívida de curto e longo prazo nas mãos de investidores institucionais e os bônus emitidos no mercado interno e internacional. MACRI disse que “está em nossas mãos contribuir para a tranquilidade sem gerar medos nem sustos".


O secretário-geral das Nações Unidas, ANTONIO GUTERRES, levantou nesta quinta-feira a possibilidade de se organizar, à margem da Assembleia Geral da ONU, em setembro, uma reunião lateral específica sobre a mobilização para ajudar a combater os incêndios na Amazônia. GUTERRES disse que a situação da Amazônia é muito séria e que a comunidade internacional deve se mobilizar fortemente para apoiar os países com o objetivo de acabar com os incêndios o mais rápido possível. O tema deve ser discutido na Assembleia Geral da ONU que será realizada de 20 a 23 de setembro em Nova York.


O secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, PAULO UEBEL, afirmou que o governo JAIR BOLSONARO avalia flexibilizar as regras de contratação de novos servidores públicos. Segundo ele, está em estudo, por exemplo, a contratação de celetistas e de funcionários temporários via concurso. A flexibilização deve constar da proposta reforma administrativa a ser enviada ao Congresso Nacional. De acordo com o secretário, o governo não quer abrir mão de concursos públicos, mas, sim, dar maior agilidade na demissão de funcionários quando houver necessidade de cortar gastos. Segundo o secretário, não haverá estabilidade para os funcionários públicos celetistas que forem contratados, de modo que eles poderão ser demitidos mais facilmente.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, negou nesta quinta-feira conceder uma liminar para soltar o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A defesa citou como argumento a atuação dos procuradores da República no Paraná nos processos contra LULA. Os advogados do ex-presidente pediram a soltura de LULLA por conta da suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO com base nos diálogos entre o ex-juiz e procuradores da Lava Jato. O ministro também negou pedido da defesa de acesso a mensagens supostamente trocadas pelos procuradores da Lava Jato e que foram divulgadas pelo site "The Intercept Brasil".


O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu zero vírgula quatro por cento no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, segundo divulgou nesta quinta-feira o IBGE. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2019 totalizou um trilhão 780 bilhões de reais. O resultado, embora reforce a leitura de maior fraqueza da economia em 2019, veio um pouco acima do esperado pelo mercado e afastou o risco de entrada do país em uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB. O produto interno bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.


Itapema, Camboriú e Porto Belo, no Litoral Norte, concentram quase 65 por cento do número de casos de dengue registrados em Santa Catarina neste ano. As três cidades vivem uma epidemia da doença. O estado está com mil 788 casos confirmados de dengue, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira. A maioria dos pacientes foi infectada dentro de Santa Catarina. Em 2018, nesse mesmo período, haviam sido confirmados 55 casos de dengue, conforme a Dive-SC. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.


A ministra DAMARES ALVES, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, está nesta quinta-feira em Florianópolis. Durante a manhã, ela participou de um seminário sobre prevenção ao suicídio e automutilação na Assembleia Legislativa. Antes do evento, a ministra comentou sobre a polêmica envolvendo os deputados estaduais, que pediram a retirada do tema identidade de gênero da base curricular do ensino infantil e fundamental em Santa Catarina. Na quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS afirmou que o tema não será tratado nas escolas. DAMARES disse que o assunto se trata de uma promessa de campanha do governador e do presidente JAIR BOLSONARO.

A Justiça catarinense julgou 848 mil e 600 processos em todas as esferas do Poder Judiciário de Santa Catarina em 2018. Segundo o órgão, é o maior volume registrado pelo Tribunal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Conselho Nacional de Justiça no Relatório Justiça em Números 2019. O crescimento foi de 13 e meio por cento em relação ao ano anterior, quando foram julgados 747 mil 296 ações. Os julgamentos de primeiro grau somaram 538 mil 547 sentenças em 2018 e os de segundo grau, 113 mil 106. De acordo com o TJ, os números podem estar relacionados com iniciativas para modernizar o órgão. Uma delas é o eproc, sistema de movimentação processual, que oferece agilidade à tramitação de processos eletrônicos.

A falta de chuva nos municípios do Extremo Oeste preocupa a Epagri. De acordo com o gerente regional da empresa de pesquisa e extensão rural, SIDINEI SIMON, alguns produtores já entraram em contato com os escritórios municipais para relatar as dificuldades nesse período. Conforme ele, o volume de chuva dos últimos dois meses acabou sendo abaixo do esperado para a época do ano. SIMON explica que volume de chuva registrado até o momento está entre apenas 20 e 25 por cento do total esperado para os meses de inverno. A situação provocada pelo baixo volume de chuva já é crítica e pode ficar ainda pior. Ele comentou que o período de estiagem impede o estoque de água nos reservatórios, ampliando os riscos de dificuldades e prejuízos por um período ainda maior. SIMON citou que alguns agricultores já indicam a necessidade de transporte de água para as propriedades rurais.

Apesar da preocupação com a estiagem, a situação melhorou muito ao longo dos últimos anos. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele lembrou que há cerca de 20 anos os problemas eram mais graves do que nos dias atuais. O profissional disse ainda que a tendência é o volume de chuvas deste ano fique abaixo da média. SIMON revelou que até o momento as perdas mais significativas estão ocorrendo no plantio do fumo e do milho. O volume de chuva foi insuficiente para o desenvolvimento dessas culturas. Há também problemas com as pastagens e sanitários. Ele lembra que como o leite é praticamente formado por água, ocorre a redução na quantidade e na qualidade do produto SONORA. SIMON exemplifica que nos dias muito quentes sequer a irrigação é suficiente para manter a umidade, já que nestes períodos a evaporação é grande.

Alunos da Escola São Vicente de Itapiranga desenvolvem aplicativo para divulgação de ações do tempo integral. Acesso está disponível para usuários de celulares em qualquer lugar do mundo. Conforme a professora de geografia da escola São Vicente, VERA SCHNEIDER, o aplicativo foi desenvolvido com auxilio de professores do curso de GTI da Uceff. Ela destaca que está previsto uma ampla divulgação para popularizar o aplicativo EMTI, pois o projeto foi patenteado com custos patrocinados pela escola e empresas. As pessoas podem acessar para conferir ações desenvolvidas por escolas com Ensino Médio em Tempo Integral.

Itapiranga lança Campanha Itapiranga Legal. O ato de apresentação teve transmissão da Rádio Itapiranga na manhã de hoje, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Conforme a secretária CARLISE WERLANG, a iniciativa tem por finalidade estimular a emissão de nota fiscal nas compras e na prestação de serviços pelas empresas do município, valorizando assim o comércio local. A secretária explica que a troca de notas por cupons inicia na próxima terça-feira e prossegue até dia 31 de dezembro. Serão aceitas notas a partir de primeiro de janeiro deste ano.

Informativo do MMC orienta camponesas para o cultivo com base nas fases da lua. A integrante do Movimento das Mulheres Camponesas e uma das líderes do MMC, IRACI COLOMBO, destaca que o foco da atuação no movimento é o trabalho com as sementes, plantas medicinais e alimentação saudável. Ela lembra que no estado, o Movimento das Mulheres Camponesas mantém um informativo em que são divulgadas as fases da lua e o alimento ideal para o cultivo em cada fase. IRACI comenta que são informações antigas, mas muitas famílias ainda se baseiam nestes dados, e tem registrado resultados positivos na produção. A líder cita que no momento a terra está sendo preparada para o plantio da melancia, amendoim, pepino e arroz. IRACI lembra que além das agricultoras, o movimento tem a participação de muitas mulheres da cidade, pois os assuntos trabalhados são de interesse de todos.

Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste oferece novo serviço de divulgação de empregos. De acordo com a secretária executiva da Acisjo, GIANE FINGER, o serviço foi discutido e aprovado em assembleia, e iniciou efetivamente na última semana. Ela explica que as vagas de emprego, ofertadas por empresas do município, são divulgadas nas redes sociais da Acisjo, pelo Facebook e Instagram. GIANE cita que além da vaga ofertada, são divulgados também os requisitos e os interessados encaminham o currículo pelo email ou diretamente na sede da associação. A partir disso os currículos são selecionados, levando em conta os requisitos exigidos pelo contratante, e encaminhados à empresa que finaliza a contratação. A secretária diz que anteriormente os currículos eram coletados, mas quando abriam vagas, estes currículos estavam desatualizados.

Responsável pelos shows da feira FAIC esclarece dúvidas na compra de ingressos com desconto para estudantes. O diretor de eventos e responsável pelos shows, KAMIL SARQUIS, explica que o meio ingresso em eventos culturais para estudantes está previsto em lei nacional. O desconto é concedido por meio da apresentação da carteira de identificação estudantil, que deve conter foto, prazo de validade, carimbo ou emissão de órgão representativo. Os órgãos oficiais que validam a carteirinha do estudante são como Umes, Ubes, União dos Estudantes tanto em nível municipal como nacional, ou dos Diretórios Centrais dos Estudantes. KAMIL SARQUIS afirma que a fiscalização para identificar se a carteirinha é válida ou não será feita na portaria de entrada para os shows, e não na compra do ingresso. Ele diz que o objetivo é evitar que uma pessoa se beneficie do direito que não tem.

O diretor de eventos e responsável pelos shows reforça que o estudante que comprou a meia entrada terá que apresentar uma carteirinha válida no dia seis de setembro para acessar ao show de JOÃO BOSCO e VINÍCIUSe no dia sete para o show do MC KEVINHO. Dessa forma, KAMIL SARQUIS diz que também se evita fraudes em que a mesma carteirinha seja utilizada para compra de ingressos e acesso aos shows por mais de uma pessoa. Independente de terem a carteirinha de estudante ou não, adolescentes menores de 18 anos tem garantido em lei o direito ao meio ingresso, pois perante a legislação presume-se que são estudantes. O diretor de eventos e responsável pelos shows lembra que neste caso a fiscalização da idade que dá direito ao meio ingresso também será feira no acesso ao evento. KAMIL SARQUIS acrescenta que a FAIC 2019 está cumprindo com tudo o que diz a lei, para garantir descontos nos ingressos a todos que tem direito.

Parcerias viabilizam avanço na construção de passeios públicos. O resultado positivo é registrado em Tunápolis com o Programa Calçada para Todos. O município faz parceria com proprietários de terrenos e incentiva a construção de passeios públicos. Nos últimos dias foram mais de 500 metros quadrados de calçadas em diversas ruas do centro da cidade. Conforme o secretário da Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH, objetivo é construir rampas em todos os acessos das calçadas, principalmente nas esquinas. Resultado é positivo em oferecer acessibilidade às pessoas idosas ou com necessidades especiais. Segundo LAWISCH, o município registra aumento na adesão ao programa e a equipe está empenhada para atender a demanda.

O secretário de Industria e Comércio explica que o programa incentiva os proprietários a construir o passeio em frente aos seus imóveis. O pagamento dos matérias pode ser feito em até dez vezes. A a mão de obra é por conta da equipe de urbanismo de Tunápolis. VOLMIR LAWISCH também chama atenção para a readequação das bocas de lobo com limpeza e reestruturação para garantir a passagem da água da chuva. Segundo LAWISCH, os interessados em aderir ao programa precisam fazer a solicitação na prefeitura. O secretário informa que o programa já fez próximo de mil metros quadrados e já tem pedidos de mais 300 metros de passeio público.

Itapiranga recebeu ontem uma comitiva do município de Riqueza. Conforme o prefeito JORGE WELTER, o objetivo foi de obter detalhes sobre investimentos feitos para incentivo a produção agrícola. O prefeito de Riqueza, RENALDO MUELLER, esteve acompanhado de uma equipe técnica formada por servidores públicos e profissionais do Sebrae. O foco principal está nos programas de inspeção municipal e de melhoramento genético. JORGE WELTER considera que Itapiranga tem projetos bem-sucedidos e que servem de referência para outros municípios. Também cita a importância da troca de experiencia para aperfeiçoar a prestação de serviços. WELTER informa que a secretaria da Agricultura está ampliando o auxílio para produtores que estão investindo em rebanho de gado de corte.

O município registra agricultores que estão migrando da atividade leiteira para a criação de gado de corte e buscam capacitação. De acordo com o prefeito de Itapiranga, outra referência estadual está na certificação de propriedades livres de tuberculose e brucelose. Está em desenvolvimento a segunda etapa do programa para certificar mais de 100 propriedades. JORGE WELTER reforça a necessidade de ter foco na qualidade do pequeno, médio e grande produtor.

Itapiranga anuncia novos investimentos na Educação. São recursos próprios do município que fazem parte do Planejamento da secretaria de Educação. Serão 320 mil reais em projetos de uniforme escolar e de investimento em cozinhas dos 12 educandários mantidos pela prefeitura. O secretário de Educação, NELSON KLEIN, informa que está em processo de aquisição materiais e equipamentos especialmente para as cozinhas escolares. O secretário detalha que serão cinco fornos elétricos industriais, 10 geladeiras, liquidificadores e batedeiras, além das escolas receberem novos kits de pratos e talheres de inox. Nas aquisições constam ainda nova remessa de colchonetes. O secretário diz que os investimentos fazem parte de melhorias que foram estabelecidas e também para tender exigências da legislação.

dois mil alunos de quatro creches, duas escolas de educação infantil e mais seis educandários do ensino fundamental. O secretário relata investimentos feitos em praticamente todas as edificações e considera necessário atenção maior para as creches. Demanda por vagas e melhor estrutura exige obras constantes . Aliado a esta aquisição de equipamentos, NELSON KLEIN, ressalta o investimento de mais 120 mil que irá beneficiar diretamente os estudantes da rede municipal. Na próxima semana inicia a entrega de novo conjunto de uniforme escolar de verão, composto por bermuda, camiseta e regata, para mil e 600 estudantes.

Motociclista tem frente cortada e fica ferida em acidente no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 19 horas de ontem no cruzamento das ruas Waldemar Rangrab com a John Kennedy, proximidades da Praça Belarmino Anoni, centro de São Miguel do Oeste. Segundo informação do condutor do carro envolvido, um Focus, ele descia pela John Kennedy quando ao atravessar, um outro carro cortou sua frente e ele ficou parado no meio da rua, momento em que houve a colisão com a motocicleta, uma YamahaFactor. Ambos os veículos tem placas do município. A moto era conduzida por uma jovem, que segundo o Corpo de Bombeiros teve escoriações pelo Corpo, foi imobilizada e conduzida até o Hospital Regional. O estado de saúde é estável. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos necessários.

Homem morre esmagado por trator. Um homem morreu após ser atropelado por um trator que ele mesmo manobrava, no município de Caibi, nesta quarta-feira. A vítima estava conduzindo um trator na Linha Aparecida Caibi, proximidades de propriedade rural, quando acabou atingindo alta velocidade.A polícia ainda não sabe se faltou freio ou foi falha humana. O implemento acabou atingindo um barranco e caindo parcialmente em uma ribanceira. O trator era conduzido por CHARLES BECKER, que morreu na hora.Conforme os socorristas, a retirada do veículo e do corpo foi muito difícil, sendo necessário um guincho para realizar o trabalho. O Agente responsável pela Delegacia de Caibi esteve no local, juntamente com um policial civil de Palmitos, PM de Caibi, Bombeiros, IML e IGP, que realizou a perícia. Será instaurado um inquérito policial para apurar melhor os fatos e testemunhas já foram intimadas.

Bombeiros combatem dois incêndios em São João do Oeste. Uma residência foi completamente destruída. Guarnições de Itapiranga e Iporã do Oeste foram acionadas por volta das 19 horas de ontem. O primeiro incêndio ocorreu na Rua Rio Pardo, centro da cidade de São João do Oeste. Uma edificação multifamiliar de dois pisos medindo cerca de 250 metros quadrados foi completamente destruída pelas chamas. Nada foi salvo da casa que era mista, tendo como moradores fixos quatro casais e um deles com uma filha de um ano e meio. No momento do incêndio apenas o casal com a criança estavam na residência. Eles relataram aos bombeiros que perceberam barulho na parte superior do imóvel e ao saírem da casa o teto logo desabou não sendo possível retirar os móveis e outros bens.

Durante o combate ao incêndio em São João do Oeste os bombeiros foram alertados da ocorrência de fogo em outra casa. Morador vizinho veio ao encontro da guarnição informando que outra residência na Rua Estrela medindo cerca de 100 metros quadrados também estava com princípio de incêndio. Os bombeiros constataram que a casa estava completamente tomada pela fumaça proveniente de fogo localizado na área da cozinha onde provavelmente se iniciou o foco de incêndio. Após efetuar o desligamento da energia elétrica, foi montado uma linha de ataque e efetuado o rescaldo do forro da cozinha, além de abrir as janelas da residência para ventilar o local. O morador não soube informar qual foi a origem do sinistro sendo que já haviam controlado maior parte das chamas com uma mangueira de jardim. Nas duas ocorrências não teve feridos.

Vakinha online arrecada recursos para vítimas de incêndios em São João do Oeste. Campanha iniciou ainda na noite de ontem. O link foi criado com objetivo de arrecadar 12 mil reais. O valor deve ser atingido facilmente. Na manhã de hoje as doações já somavam sete mil reais. Os dois incêndios mobilizam várias equipes de trabalho na noite de quinta-feira. Os bombeiros utilizados cerca de 28 mil litros de água no combate às chamas. Foram utilizados três viaturas, sendo dois caminhões de Itapiranga e um do quartel de Iporã do Oeste. Trabalham 10 bombeiros entre militares e comunitários com a conclusão por volta das 23 horas. Guarnições da Polícia Militar de Itapiranga e São João do Oeste e ainda equipe da Celesc estiveram presentes auxiliando na ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.