ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 30/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

O número de brasileiros que receberam cidadania alemã cresceu 369 por cento entre 2002 e 2017. Os dados são do Eurostat, órgão que reúne as estatísticas oficiais da União Europeia. Apenas em 2017, forammil 169 passaportes concedidos. Em 15 anos, de 2002 a 2017, 13 mil 328 brasileiros receberam o certificado de nacionalidade alemã, que permite requisitar outros documentos civis do país, como cartão de identidade e passaporte. Nos anos mais recentes, entre 2008 e 2017, a maioria dos beneficiados eram mulheres e tinham entre 30 e 49 anos de idade.

Pelo menos 19 pessoas morreram e oito ficaram feridas em um acidente de micro-ônibus na noite de domingo em uma estrada na província de Canta, cerca de 100 quilômetros a nordeste de Lima. De acordo com a polícia, o veículo bateu em um morro. Segundo o jornal local "El Comercio", o excesso de velocidade e a neblina teriam causado o acidente, que ainda está sendo investigado pela Polícia Nacional. O condutor foi identificado como JONATHAN ALEJANDRO RÍOS, de 25 anos.

Quatro membros do alto escalão do governo paraguaio renunciaram aos cargos nesta segunda-feira, incluindo o embaixador do Paraguai no Brasil, HUGO SAGUIER, e o ministro de Relações Exteriores, LUIS ALBERTO CASTIGLIONI. O motivo apontado para as renúncias é a assinatura, em maio, de uma ata bilateral sobre o cronograma de compra de energia de Itaipu até 2022. O documento, assinado sem consulta à opinião pública pelos governos de Brasil e Paraguai, causou grande repercussão no vizinho latinoamericano a ponto de o agora ex-chanceler, LUIS ALBERTO CASTIGLIONI, anunciar no domingo que o Paraguai pedirá ao Brasil para cancelar o documento.

Um confronto entre facções criminosas dentro do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, nesta segunda-feira, deixou 57 detentos mortos. Este é um dos maiores massacres em presídios desde o ocorrido no Carandiru, em 1992. Na época, 111 detentos foram mortos na Casa de Detenção, na Zona Norte de São Paulo. Em Altamira, nesta segunda-feira, líderes do Comando Classe A incendiaram cela onde estavam internos do Comando Vermelho. De acordo com a Susipe, 41 morreram asfixiados e 16 foram decapitados. O Gabinete de Gestão da Segurança Pública determinou a transferência imediata de 46 presos envolvidos no confronto.

A presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, EUGÊNIA GONZAGA, afirmou considerar "extremamente grave" a declaração do presidente JAIR BOLSONARO sobre a morte de FERNANDO AUGUSTO DE SANTA CRUZ OLIVEIRA, opositor do regime militar. FERNANDO é pai de FELIPE SANTA CRUZ, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. BOLSONARO disse que ele foi morto pelo grupo de esquerda Ação Popular, chamado pelo presidente de "grupo terrorista". A Comissão da Verdade, porém, diz que ele foi morto pela ditadura. FELIPE SANTA CRUZ disse que BOLSONARO é cruel e que vai acionar o Supremo Tribunal Federal para pedir que o presidente conte o que ele sabe sobre a morte do pai.

A pedido da Polícia Federal, o Ministério Público Federal em Brasília prorrogou as investigações sobre a ação de hackers suspeitos de invadir celulares do ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, procuradores e outras autoridades dos três poderes. A prorrogação foi pedida uma semana antes da prisão de quatro suspeitos, que aconteceu na semana passada. Um do suspeitos, WALTER DELGATTI NETO já admitiu à PF que entrou nas contas de procuradores da Lava Jato e confirmou que repassou mensagens ao site The Intercept Brasil. Desde junho, o site publica reportagens com trechos de diálogos atribuídos ao ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, ex-juiz federal, e a integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato.

Com a participação recorde de 159 CDLs, a nona edição do concurso de educação ambiental vai abordar, neste ano, a Biodiversidade. Esta edição do concurso apresenta o tema "O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?". O concurso vai abranger 191 mil 649 alunos do ensino fundamental. Os estudantes do primeiro ao quinto ano vão elaborar desenhos e os alunos do sexto ao nono ano farão redações sobre o assunto. O CDL na Escola tem dois níveis de premiação: a fase municipal e a estadual, onde serão destacados os cinco melhores trabalhos de cada modalidade. A premiação é um tablet para o aluno e seu professor orientador.

As inscrições para os dois principais editais da Fundação Catarinense de Cultura estão abertas a partir desta terça-feira. Os interessados em receber recursos do estado para projetos culturais podem acessar o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e o Prêmio Catarinense de Cinema. No total, investimento chega a quase 25 milhões de reais. O lançamento foi anunciado pelo governador CARLOS MOISÉS e pela presidente da Fundação, ANA LÚCIA COUTINHO, no fim da tarde desta segunda-feira. MOISÉS disse que o governo vai reforçar o investimento na cultura neste ano para fomentar as produções catarinenses. As inscrições serão totalmente digitais e podem ser feitas até o dia 12 de setembro.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina determinou, em sessão nesta segunda-feira, que o governo do estado regulamente a forma de ressarcimento a servidores com gastos de combustíveis. O prazo dado pelo TCE é até 30 de setembro. O governo de Santa Catarina diz em nota que já foram adotas medidas ao longo do primeiro semestre para a regulamentação do pagamento e que "o assunto segue em análise por uma comissão criada para este fim". Segundo o TCE, foi verificado um desvirtuamento no pagamento da Indenização pelo Uso de Veículo Próprio em Serviço. O governo paga, por mês, mais de três milhões relativos a isso.

Comissão da Trilha Serra da Fartura intensifica trabalho nesta semana. O tradicional evento de Campo Erê, que também faz parte das atividades em alusão aos 61 anos do município, está marcado para o próximo domingo. Segundo AGNALDO BIANCHI – presidente do Grupo Gaiolama que está à frente da organização desse evento, o encontro será ás 6 horas da manhã no Pavilhão Comunitário do Bairro São Cristóvão para o café da manhã. A saída está agendada para as 7 horas e 30 minutos. Nesta edição, a expectativa é fazer um evento forte e com muita emoção.

Trilha da Serra da Fartura terá vários desafios. BIANCHI explica que nos anos anteriores era mais um passeio. Neste, a ideia é dar mais emoção aos gaioleiros que gostam de aventura. Por isso, alguns desafios foram estrategicamente montados na trilha. Haverá caminhos alternativos até a chegada na comunidade de São Brás, mas para quem quiser aventura também terá a opção. Ao meio dia, na Linha São Brás será servido almoço, organizado pela comunidade em parceria com o Gaiolama.

Trilha da Serra da Fartura terá participação de grupo de estados e cidades vizinhos. A ideia, segundo AGNALDO BIANCHI – presidente do Gaiolama de Campo Erê, é reunir muita gente no domingo. Por isso, vários contatos foram feitos e já tiveram a confirmação de um grupo do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Argentina. A expectativa é de 80 gaiolas e 30 motos.

Eventos de comemoração dos 61 anos de Campo Erê atingiram as expectativas. O comentário é de ODILSON LIMA- Prefeito de Campo Erê. Segundo ele, o público participou de forma positiva na Taça Turim, Festerê, corte de bolo, dia do evangélico, feira do empreendedor e em todas as ações que celebraram o aniversário do município. Salienta que isso os impulsiona a continuar com calendário extenso no mês de julho, dando opções no esporte, cultura, religião e mesclando as mais diversas opções.

Prefeito comemora o empenho de todas as pessoas que auxiliaram para a realização dos eventos. ODILSON LIMA enfatiza o agradecimento aos funcionários da prefeitura, vice-prefeito, secretários municipais, CCO, câmara de vereadores, entidades e a todas as pessoas que acompanharam as ações in loco, ou através da rádio Atalaia. Ressalta que ainda há mais atividades dentro do calendário de aniversário do município que seguem nos próximos dias.

Secretaria Social de Campo Erê promove campanha para ajudar família que perdeu tudo em incêndio. Quem informa é o responsável pela pasta em Campo Erê, ADEMAR ALBERTON. Ele relata que a casa que queimou foi no interior do município vizinho: Linha Manjolinho São Bernardino, porém essa parceria é importante, pois em outras oportunidades quando o município precisou São Bernardino ajudou da mesma forma. Por volta das 03 horas da madrugada de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê atender ao incêndio.

Família perde tudo no incêndio. ADEMAR ALBERTON, destaca que quando os bombeiros chegaram no local, o fogo já havida tomado toda a residência de aproximadamente 100 metros quadrados. Não sendo possível salvar nenhum objeto da família. Pessoas de toda região podem ajudar a família. ADE, ressalta que além dos materiais para doação também será aberta uma conta bancária para que as pessoas que tiverem interesse deem também sua ajuda em dinheiro. Os dados podem ser adquiridos na Secretaria Social.

As pessoas interessadas em ajudar, podem entrar em contato com assistência social de Campo Erê ou então de São Bernardino. O secretário da pasta de Campo Erê, comenta que são aceitos qualquer tipo de mantimento, desde roupa, calçados até utensílios domésticos. Os donativos são para um casal e uma menina de quatro anos.

Celesc alerta produtores catarinenses para Recadastramento Rural. Ainformação é do gerente regional JOSÉ VOLKWEIS. Ele diz que os produtores rurais de Santa Catarina devem realizar o recadastramento de suas unidades consumidoras de energia elétrica Celesc, para garantir o benefício da Tarifa Rural, até dia 13 de dezembro. A determinação é da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Objetivo é manter o benefício aos consumidores que tenham direito às reduções cumulativas a agricultores, que vão de 10 a 30 por cento.

Com o recadastramento, subsídio será mantido por mais três anos aos consumidores rurais. ZECA, explica, que só após esse período eles deverão fazer um novo recadastramento. Quem tem direito ao benefício deve enviar a documentação através do endereço de e-mail: [email protected] ou então levar até a Celesc. Para ter direito a esse benefício, a unidade consumidora precisa estar em área rural, e comprovar atividade agropecuária na unidade.

Alguns documentos são necessários para fazer o recadastramento rural. Segundo o gerente regional, para pessoa física são necessários: CPF; Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com foto; Registro Administrativo de Nascimento Indígena no caso de indígenas. Já para pessoa jurídica: Cartão do CNPJ; Última alteração do Contrato Social Consolidado ou Contrato Social e as alterações existentes. Para empresa individual: Formulário de Empresário Individual; Para AssociaçãoCondomínioSociedades Anônimas: Estatuto Social e Ata com eleição da última diretoria.

Cidasc realiza capacitação para veterinários responsáveis por estabelecimentos de serviço de inspeção estadual. MILTON KASPER – médico veterinário da Cidasc Regional de São Lourenço do Oeste, destaca que essa é uma medida muito importante, pois a todo momento surgem novas legislações sobre inspeção, e os responsáveis pela área precisam estar a par de tudo. A capacitação ocorre hoje em Campo Erê num frigorifico da cidade, e reúne médicos veterinários de toda região, além de funcionários da empresa e estudantes de veterinária.

Técnicas de abate de bovinos são destaque de capacitação de veterinários. KASPER explica que, como o treinamento de hoje está ocorrendo num frigorifico, pela manhã foi repassado a parte teórica, e a tarde a prática, onde os presentes vão utilizar o ensinamento adquirido no abate de animais. O profissional orienta que todos tenham o conhecimento necessário para evitar problemas futuros. Ele fala que a inspeção e a defesa sanitária não andam separadas, por isso toda legislação gira em torno disso, e só ganha quem estiver capacitado.

Abertas inscrições para CFBC – Curso de Formação de Bombeiros Comunitários. A informação é do coordenador de serviços comunitários de Campo Erê ELTON DA SILVA ALVES. Ele explica que existem requisitos para fazer esse curso. É necessário que o interessado tenha feito o CBAE – Curso Básico de Atendimento a Emergências do Bombeiro de Santa Catarina, e ter sido aprovado com pelo menos média sete. As inscrições vão até dia nove de agosto, e as aulas já iniciam no dia 12. Elas podem ser feitas no quartel em Campo Erê.

CFBC tem carga horária de 344 horas-aulas. ELTON, salienta que é um curso bastante amplo e com duração maior que o Básico. Além da instrução prática e teórica, que envolve 104 horas-aulas, os alunos passaram por estágio operacional num total de 240 horas. A ideia cita o coordenador, é que as aulas sejam ministradas três vezes por semana, igual ocorreu no CBAE.

Curso de Formação de Bombeiro Comunitário tem limite de vaga. Ao todo, menciona o coordenador são 30 vagas, para quem atender aos requisitos solicitados. Lembra que além de Campo Erê, município sede do quartel, tem pessoas de São Bernardino e Saltinho que fizeram o CBAE em anos anteriores, que também podem se inscrever. Frisa que o preenchimento das vagas vão respeitar a classificação de cada um, que é feita através da maior nota conquistada pelo aluno durante o primeiro curso.

Após aulas teóricas e práticas e estágio operacional, aprovados podem atuar como bombeiros comunitários. ELTON DA SILVA ALVES – bombeiro militar coordenador de serviços comunitários em Campo Erê, explica que para isso, o aluno precisa passar por todas as etapas, Curso Básico, Curso de Formação; Estágio e daí sim pode atuar em ocorrências do dia a dia junto as guarnições do bombeiro militar de Santa Catarina.

Homem tem celular roubado e é agredido. A vítima de 55 anos foi vítima de roubo de celular no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o homem contou que a ex-companheira foi a autora do roubo, juntamente com dois homens que ele não conhece. A vítima disse ainda aos policiais que os homens lhe agrediram com chutes e socos e usaram um pedaço de madeira para feri-lo. Ele foi levado ao pronto-atendimento e, até o momento, os autores do roubo não foram localizados.

Polícia apreende droga na SC 157. Ontem no Km 05 da rodovia SC-157, no município de São Lourenço do Oeste -SC, a guarnição do décimo sétimo Grupo de Polícia Militar Rodoviária ao realizar fiscalização de trânsito abordou um CitroenC3 emplacado do município de Xaxim, conduzido por um homem de 38 anos. Após verificação dos documentos do condutor e de seus passageiros bem como revista veicular foi encontrado de posse de um dos passageiros, de 36 anos, quase duas gramas de maconha. A droga foi apreendida e tomado as providências ao caso.

Grande apreensão de maconha é feita em Renascença. A Polícia Militar realizou mais uma grande apreensão de droga ontem. Os policiais abordaram um Vectra que transitava em atitude suspeita pela rodovia PR-280. Após fugir por cerca de 1 km, com apoio da equipe de Marmeleiro o condutor foi abordado. Ele entrou em contradições quanto o seu destino, e apresentou nervosismo, levantando mais suspeitas. Durante buscas no veículo, foram localizados no porta malas vários fardos de maconha, que após pesados totalizaram 200 quilos.

Motorista de 43 anos foi encaminhado à delegacia para os demais procedimentos. Em consulta no sistema da polícia foi constatado que ele estava em liberdade provisória, também por tráfico de drogas e havia saído da prisão no mês de junho. No domingo a PM de Marmeleiro e Renascença haviam apreendido mil e quinhentos quilos de maconha no fundo falso de um caminhão que foi abordado na área central da cidade de Marmeleiro.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.