ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-06-2020 Terça-Feira

-PROGRAMA QUE PERMITE A REDUÇÃO DE JORNADA E SALÁRIO DEVE SER PRORROGADO

-CONTROLADOR GERAL DO ESTADO PEDE EXONERAÇÃO DO GOVERNO MOISÉS

-RETOMADA DOS ATENDIMENTOS DO FÓRUM SÃO PRORROGADOS PARA AGOSTO

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS COM ENSINO HIBRIDO

-APÓS PERÍODO DE PREJUÍZOS, MERCADO DE LÁCTEOS TEM REAÇÃO POSITIVA

-AEST FINALIZA DEVOLUÇÃO DE VALORES DE INGRESSOS PARA SHOW CANCELADO DA EFACITUS

-POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA RECEBE DOAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS E ARMAMENTO

-HOMEM É PRESO APÓS EFETUAR DISPAROS DE ARMA DE FOGO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 10 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O Irã emitiu um mandado de prisão contra o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, pelo assassinato do general iraniano QASSEM SOLEIMANI no Iraque, em janeiro de 2020. O promotor de Teerã diz que TRUMP e outras 35 pessoas são acusados de assassinato e terrorismo, e que a Interpol foi instada a ajudar a detê-los. No entanto, a Interpol disse que não levaria em conta o pedido iraniano. O representante especial dos Estados Unidos para o Irã disse que o mandado era uma propaganda que ninguém levaria a sério. SOLEIMANI morreu em um ataque feito por um drone perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, ordenado por TRUMP.


O presidente do governo chavista, NICOLÁS MADURO, ordenou nesta segunda-feira que a embaixadora da União Europeia na Venezuela, ISABEL BRILHANTE PEDROSA, deixe o país em até 72 horas. Segundo o próprio MADURO, a decisão foi tomada após o bloco europeu determinar sanções a aliados do regime, inclusive o deputado LUIS PARRA, chefe do parlamento paralelo venezuelano estabelecido pelo governo chavista. A União Europeia aplicou nesta segunda-feira sanções a 11 aliados de MADURO, que incluem restrição de viagens aos afetados pela medida. O bloco alegou ameaças à democracia e aos direitos humanos na Venezuela.


Técnicos da Argentina começaram nesse fim de semana o controle da nuvem de gafanhotos que está passando pelo país e que se aproxima do Brasil e do Uruguai. De acordo com o último boletim do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar, a nuvem está localizada a 55 quilômetros na cidade de Curuzú Cuatiá, dentro da província de Corriente, e a pouco mais de 100 quilometros do território brasileiro e do uruguaio. No sábado, equipes avaliaram os resultados da pulverização de inseticidas realizadas na tarde do dia anterior e segundo a Confederação Rural da Argentina, que atua em conjunto com o Senasa, essa medida reduziu em 15 por cento a quantidade de insetos que está se afastando do Brasil.


O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta segunda-feira, com um veto, o projeto de lei aprovado na Câmara e no Senado que prevê a destinação de três bilhões de reais para o setor cultural. O texto foi publicado no "Diário Oficial da União" na madrugada desta terça-feira. O objetivo é ajudar profissionais da área e os espaços que organizam manifestações artísticas que, em razão da pandemia do novo coronavírus, foram obrigados a suspender os trabalhos. O texto aprovado pelo Congresso define ainda que caberá à União repassar, em parcela única, os três bilhões a estados e municípios. Também prevê o pagamento de três parcelas de 600 para os artistas informais, a exemplo do auxílio emergencial pago a trabalhadores informais. O setor emprega mais de cinco milhões de pessoas.


O ministro da Educação, CARLOS ALBERTO DECOTELLI, afirmou nesta segunda-feira que se reuniu com o presidente JAIR BOLSONARO e que, no encontro, BOLSONARO fez questionamentos sobre o currículo dele. Em entrevista na porta do ministério após o encontro com o presidente, DECOTELLI negou que tenha cometido plágio na dissertação do mestrado. Questionado se continuará no cargo, respondeu que sim. Ele foi anunciado na semana passada e, desde então, surgiram três polêmicas:denúncia de plágio na dissertação de mestrado da Fundação Getúlio Vargas; declaração de um título de doutorado na Argentina, que não teria obtido e pós-doutorado na Alemanha, não realizado. BOLSONARO disse ontem que vê 'inadequações' em currículo, mas diz que DECOTELLI tem 'capacidade' para ser ministro.


O secretário especial de Previdência e Trabalho, BRUNO BIANCO, afirmou nesta segunda-feira que o programa do governo que permite a redução de jornada e salário será prorrogado. De acordo com o secretário, a prorrogação será feita por meio de decreto presidencial. Segundo BIANCO, a proposta é que a suspensão do contrato seja prorrogada por mais dois meses e a redução da jornada por mais um mês. Ele afirmou, no entanto, que os termos da prorrogação ainda estão em estudo. BIANCO afirmou que o benefício de redução de salário e jornada vai ser prorrogado e vai vir por meio de decreto presidencial. Os números do Ministério da Economia mostram que, até a última sexta-feira, mais de 11 milhões e 600 mil trabalhadores estavam no programa.


O governo estadual deverá ter 107 novos funcionários na Secretaria da Fazenda e na Procuradoria Geral do Estado que vão aumentar em três milhões 870 mil reais mensais a folha de pagamento do funcionalismo do Poder Executivo Catarinense. A chamada dos concursados foi autorizada pelo grupo gestor do governo e o ato já se encontra na Gerência de Ingresso e Atos de Pessoal da Secretaria de Administração, mas ainda depende da assinatura do governador CARLOS MOISÉS. Serão 90 novos auditores fiscais na Fazenda e 17 procuradores do Estado, categorias com salários acima dos 30 mil mensais. As contratações são justificadas pelo alto volume de aposentadorias nas duas categorias e acúmulo de trabalho dos atuais servidores efetivos.De acordo com a Secretaria da Fazenda, o último ingresso de auditores na carreira foi há mais de 10 anos.


Desde o início da pandemia do coronavírus, as demissões superaram as contratações em 249 das 295 cidades de Santa Catarina, em balanço para o período entre março e maio. Assim, em 84 por cento dos municípios do Estado, o mercado de trabalho formal tem um contingente menor de trabalhadores em relação ao registrado no final de fevereiro. Em 20 cidades, o corte passou de mil vagas. Em maio, foram fechadas 22 mil e 700 vagas de trabalho. Como Santa Catarina teve boa arrancada no emprego no ano, com abertura de postos de trabalho, o acumulado de 2020 está com 55 mil vagas a menos, impedindo déficit ainda maior com as demissões durante a pandemia.


O Controlador-Geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA, escreveu um ofício em que pede demissão do cargo nesta segunda-feira. Procurado, o governo do Estado diz que a informação ainda não é considerada oficial. Segundo o jornal DIARIO CATARINENSE, FERREIRA negou que tenha assinado o pedido. Ele diz que há um pedido dos servidores para a sua permanência e afirmou que está avaliando. O pedido foi protocolado no sistema interno do governo no começo da noite, com destinatário o governador. Segundo o documento, "os motivos deste pleito são de caráter pessoal". Na última sexta-feira, nove servidores pediram exoneração de cargos de confiança e chefia da CGE, incluindo a controladoria-geral adjunto, SIMONE BECKER. As saídas ocorrem em meio à polêmica sobre a falta de ação do órgão no processo de compra dos 200 respiradores que é investigada por uma força-tarefa e uma CPI na Alesc.


-RETOMADA DOS ATENDIMENTOS DO FÓRUM SÃO PRORROGADOS PARA AGOSTO

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS COM ENSINO HIBRIDO

-APÓS PERÍODO DE PREJUÍZOS, MERCADO DE LÁCTEOS TEM REAÇÃO POSITIVA

-AEST FINALIZA DEVOLUÇÃO DE VALORES DE INGRESSOS PARA SHOW CANCELADO DA EFACITUS


Pescador relata rotina e desafios do profissional. Neste dia 29 de junho foi lembrado o Dia do pescador. Segundo o presidente da Associação de Pescadores de Mondaí, EGON ULRICH, a pesca surgiu como uma profissão em sua vida, a partir da necessidade que sentiu de legalizar a atividade que vinha exercendo informalmente. Ele comenta que sempre atuou na atividade, e a partir da obtenção da carteirinha de pescador profissional, foram possíveis alguns direitos como a venda dos peixes e o auxílio financeiro nas épocas de piracema. ULRICH conta que sua rotina diária inicia com a colocação das redes no rio, e no dia seguinte a conferência para identificar se algum peixe ficou no local. Ele lembra que é preciso respeitar os lugares onde é proibido colocar as redes, a exemplo das corredeiras. A comercialização é feita na própria residência e também venda direta na cidade. ULRICH diz que com dedicação, é possível sobreviver e obter renda com a pesca.


Centro de Arrecadação de donativos de Belmonte será desativado nesta terça-feira. A central de coleta foi instalada no dia 11 de junho, no ginásio municipal, um dia após a ocorrência do evento meteorológico que causou danos em mais de 200 imóveis. Desde então, centenas de itens chegaram para atender as famílias atingidas pelo tornado, como vestuário, higiene pessoal e limpeza, alimentos não perecíveis, água potável, colchões, móveis e roupa de cama e banho. A secretária de Educação e coordenadora do Centro, DILVANE SCHIRMANN, destaca que o município agradece o gesto de solidariedade de todos que doaram. Ela cita que de acordo com a necessidade relatada por cada família, os donativos foram entregues a fim de suprir a demanda e amenizar os danos. Donativos que não forem retirados até hoje serão destinados às famílias do município em situação de vulnerabilidade social.


Munícipes podem optar por dois modelos de lajotas para padronização das calçadas em Descanso. O secretário de Administração, PAULO LAUXEN, explica que a atenção maior a padronização dos passeios públicos ocorreu em função de que em alguns locais as calçadas estavam bastante debilitadas. Ele comenta que o primeiro passo foi à discussão para melhorar a legislação referente à mobilidade urbana. O secretário cita que as melhorias iniciaram a partir dos prédios públicos, com a instalação de lajotas padrão ou paver. LAUXEN diz que praticamente 90% dos prédios públicos estavam com os passeios em desacordo, e hoje, quase todos estão adequados. Em locais particulares, a exemplo de residências, o secretário afirma que a calçadas precisam estar finalizadas para a liberação do habite-se pelo setor de Tributos. Ele lembra que o município também presta auxílio aos moradores na retirada ou colocação de terra, ou transporte de pedra.


Lions Clube prestam auxílio aos atingidos pelo temporal com trabalho voluntário e recursos. Conforme a vice-governadora eleita do distrito LD8 do Lions Clube, ILENI MARIA ROYER, o ano Leonístico inicia a partir do dia primeiro de julho. Ela explica que o distrito LD8 contempla entidades desde Dionísio Cerqueira até Campos Novos, e são mais de dois mil associados. A nova vice-governadora comenta que Lions Clube de toda região, especialmente o Lions Clube Mulher de Descanso, atuaram de maneira significativa no auxílio às famílias de Descanso e Belmonte, atingidas pelo tornado do dia dez de junho. ILENI ressalta que a fundação do Lions internacional disponibilizou 10 mil dólares para o auxílio emergencial aos atingidos, conforme levantamento feito pelo Lions Mulher de Descanso. Ela cita que também foi importante o apoio emocional que os voluntários prestaram logo após o ocorrido.


Câmara de Vereadores de São João do Oeste realiza sessão presencial na noite de hoje. O legislativo mantém rotina de reuniões no auditório da câmara. O presidente da casa, ERNI JUVER, destaca que são respeitadas as exigências de distanciamento e medidas de prevenção. Para a sessão desta terça-feira, já foram protocolados pedidos de providências e de informações, além de moções. De acordo com ERNI JUVER, hoje também será analisado o projeto do executivo que solicita aprovação dos vereadores para a prefeitura ceder máquinas e outras formas de ajuda a municípios vizinhos em caso de algum desastre natural. O objetivo é legalizar em projeto de lei qualquer auxilio que São João do Oeste realizar em casos de emergência.


Salários do executivo e legislativo de São João do Oeste não terão reajuste nos próximos quatro anos. Projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores congelando os subsídios dos agentes políticos. Conforme o presidente da Câmara, ERNI JUVER, o cenário atual e incerteza para o futuro exigem medidas de contenção de despesas. Salienta que até 31 de dezembro de 2024 o salário bruto para o cargo de vereador será de três mil e 39 reais. Já o presidente do legislativo vai receber quatro mil 559 reais. ERNI JUVER cita ainda a manutenção do salário do prefeito no valor bruto de 15 mil 198 reais e do vice-prefeito em sete mil 599 reais. Os secretários municipais manterão salário de sete mil e 92 reais. JUVER diz que desta forma executivo e legislativo estão fazendo sua parte na contribuição no equilíbrio das contas públicas.


Retomada dos atendimentos do fórum são prorrogados para agosto. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina emitiu na última sexta-feira nova resolução que trata da suspensão de prazos e atendimentos dos fóruns. De acordo com secretário do fórum da comarca de Mondaí, RICARDO CONTER, com a nova resolução a suspensão do atendimento presencial foi prorrogada mais uma vez para dia dois de agosto. Fica mantido o atendimento por telefone ou email, no horário das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O contato é o 3631 8900, e o email é o [email protected] O secretário do fórum explica que a apresentação mensal dos apenados também está suspensa até dia dois de agosto. RICARDO comenta que com a impossibilidade dos encontros presenciais, na última semana realizou duas audiências de medição através do WatsApp, em que é marcado horário com as partes e os grupos são organizados com o número do processo.


São João do Oeste projeta retomada das aulas presenciais com ensino hibrido. Na avaliação da secretária de Educação as aulas não presenciais estão cumprindo com seu propósito. SILVANE BAUMGARTEN destaca que os 19 municípios da Ameosc discutem medidas que serão adotadas de forma coletiva na região. Ações desenvolvidas no momento permitem estudos na forma remota aguardando novos protocolos estabelecidos pela secretaria de Estado da Educação. A secretária projeta a retomada das aulas no sistema hibrido, com conteúdos presenciais e outros online. SILVANE avalia como maior possibilidade a presença de alunos em sala de aula de forma escalonada, mantendo também estudos em casa com orientações dos professores. Ela avalia que é preciso uma readequação dos professores com novos métodos em busca de atingir as metas de qualidade no ensino aprendizagem.


Famílias estão sendo importantes no atual sistema de ensino. A secretária de Educação de São João do Oeste diz que conta com um respaldo muito grande por parte dos pais e estudantes. A entrega de apostilas ocorre a cada 14 dias, além dos estudos viabilizados em plataforma online desenvolvida pelos técnicos de informática do município para alunos do quarto e quinto ano. SILVANE BAUMGARETEN chama atenção para a possibilidade de videoaulas disponibilizadas para os estudantes desenvolverem atividades em suas casas com avaliações orais e outras formas de avaliar o desempenho dos alunos. A plataforma possibilita que os professores disponibilizem conteúdos, realizem avaliações e disponibilizem outros links para estudos. De acordo com SILVANE, o envolvimento dos professores e alunos continua sendo o principal ingrediente para manter a educação de qualidade que sempre foi prioridade no município.


Professores seguem a Base Nacional Comum Curricular. Ensino a distância mantém a regra das habilidades exigidas para cada faixa etária e cada série que o aluno está inserido. A secretária de Educação diz que foi uma condição muito bem aceita pelos professores que toparam o desafio de se reinventar. SILVANE BAUMGARTEN afirma que o modelo de ensino remoto prova a importância do professor no processo de ensino aprendizagem. Ela observa que os pais e estudantes relatam diariamente a importância de ter convívio com os professores e elogiam inclusive as videoaulas, oportunidade para os alunos tem maior convívio com os professores. SILVANE afirma que a pandemia já tem um legado certo que é a importância do uso das tecnologias para o ensino, despertando novos métodos para passar conhecimentos. A secretária salienta que diariamente a equipe pedagógica está analisando o cenário e novas possibilidades neste processo de ensino aprendizagem.


Após período de prejuízos, mercado de lácteos tem reação positiva. Segundo o administrador da Cooperativa da Micro Bacia do lajeado Perau de Tunápolis, JANDIR WESCHENFELDER,com o fechamento e depois a restrição de atendimento de restaurantes e outros estabelecimentos similares devido a pandemia, o consumo de lácteos reduziu de forma significativa. A retração do mercado também ocorreu porque o consumidor reduziu as compras com o intuito da economia. O administrador da Comilp comenta que gradativamente o mercado vem tendo uma melhora significativa na retomada do consumo, o que representa o aumento no faturamento para o produtor. JANDIR lembra que o momento ainda é de cautela, considerando que o ano está sendo de várias dificuldades para a atividade leiteira, com estiagem e pandemia, o que torna o mercado imprevisível e sujeito a mudanças a qualquer momento.


Outro fator positivo para atividade leiteira, segundo o administrador da Comilp, é que historicamente no início do inverno o consumo costuma aumentar. JANDIR WESCHENFELDER enfatiza que neste período a expectativa também é por preços melhores, considerando a demanda que normalmente aumenta nesta época do ano. Ele chama atenção que com a mudança de hábitos do consumidor neste período de isolamento em que as pessoas saem menos de casa, outros derivados além do próprio leite, passaram a ter consumo maior devido à praticidade. O administrador comenta que o maior mercado de consumo da Comilp são estabelecimentos, como restaurantes, que adquirem derivados prontos para o preparo das refeições. De forma em geral, JANDIR considera que atividade leiteira vive um bom momento com a valorização dos produtos e melhora na remuneração dos produtores.


AEST finaliza devolução de valores de ingressos para show cancelado da Efacitus. Conforme a secretária executiva da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, JAQUELINE EPPING, foram cerca de dois meses fazendo as devoluções dos valores as pessoas que haviam feito a compra de ingressos para o show da Efacitus, feira que estava prevista para abril, mas que foi cancelada devido a situação da pandemia e da estiagem. Ela comenta que a devolução ocorreu em etapas, para evitar o acumulo de pessoas, mediante apresentação do comprovante do ingresso. Inicialmente foram devolvidos ingressos para quem havia comprado espaço na pista, e depois VIP, mesa e camarote. JAQUELINE cita que na última semana a devolução foi finalizada, totalizando um valor de quase 20 mil reais. A secretária comenta que valores dos estandes que as empresas haviam alocado também já haviam sido devolvidos logo após o cancelamento da feira.


A secretária executiva da AEST explica que no final de março, logo após o início da pandemia, a entidade fez uma pesquisa com os associados para identificar as principais demandas por capacitação. JAQUELINE EPPING cita que a maior demanda apresentada foram dúvidas quanto a situação financeira das empresas, considerando os prejuízos causados com a imposição de restrições de atendimento devido a pandemia. JAQUELINE enfatiza que a partir disso foi lançada uma nova edição do pró-empresa de forma emergencial, conforme lei já existente em Tunápolis, para auxiliar financeiramente as empresas na preservação dos empregos. Ela cita também a opção do Pronamp, programa de auxílio do governo federal, e a parceria feita pela AEST o Sebrae para disponibilidade de mentoria financeira e horas de consultoria para as empresas. A AEST também busca parcerias para disponibilizar de mentoria na área de marketing digital.


-POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA RECEBE DOAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS E ARMAMENTO

-HOMEM É PRESO APÓS EFETUAR DISPAROS DE ARMA DE FOGO


Menor com mais de 30 passagens é apreendido com carro furtado. Após tomar conhecimento de que um Gol havia sido furtado no interior de Dionísio Cerqueira, as equipes da PM de Barracão receberam a informação de que o carro teria sido visto na zona rural do município. Em buscas no perímetro urbano os policiais avistaram o suspeito e o automóvel, próximo a um posto de combustível. Em abordagem foi constatado ser o Gol com registro de furto. Ainda no local foram identificados os ocupantes do carro como sendo dois menores de idade, um deles de 16 anos, o qual possui pelo menos 30 passagens pela prática de vários crimes, como furtos de veículos, roubos, latrocínio e tráfico de drogas. Com ele estava outro menor, de 17 anos, natural de Pato Branco, portando uma porção de maconha com 130 gramas. Sobre a droga os menores disseram que tiraram o som do carro e o aerofólio, e trocaram pelo entorpecente.


Polícia Militar Rodoviária recebe novos materiais e armamento doados pela Receita Federal.A terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste recebeu diversos itens de informática, comunicação, drones e armas de airsoft doados pela Receita Federal. Os materiais foram destinados a terceira companhia de Iporã do Oeste e serão compartilhados entre os diversos postos da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina. Conforme o comandante da PMR, capitão DEIBER HAEFLIGER, os materiais vem para reforçar as ações de prevenção e repressão realizados pela polícia nas rodovias estaduais, entre elas a prevenção a acidentes e a repressão a crimes em especial ao contrabando, ao descaminho e ao tráfico de drogas e armas, característicos da região de fronteira.


O capitão da Polícia Militar Rodoviária explica que as armas de Airsoft são uma modalidade recente de armamento e que vem sendo amplamente divulgada e implantada nos treinamentos policiais e militares por conta do seu alto grau e nível e realismo envolvido nos combates. O comandante DEIBER HAEFLIGER acrescenta que o policial exposto a um treinamento com estas armas passa por um nível muito próximo ao encontrado em um embate real, o aprimorando para as atividades de enfrentamento ao crime. O treinamento é de baixo custo.As armas e materiais serão disponibilizados para uso ou treinamento das demais forças de segurança de nossa região.


Homem é preso após efetuar disparos de arma de fogo. Na noite de domingo, por volta das 22 horas, a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo e 50 munições em SMOeste. O fato ocorreu na estrada Geral, acesso à Linha Filomena, quando a guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático foi informada que um veículo estaria vindo em direção ao bairro São Gotardo e que o condutor estaria efetuando diversos disparos com arma de fogo em via pública. Em abordagem ao veículo, o condutor resistiu a prisão e tentou fuga. Com ele foi localizada a arma e as munições. A pistola, calibre 40, marca GLOCK foi apreendida com um carregador e 50 munições. O homem havia feito pelo menos 13 disparos de arma de fogo em via pública. Os objetos foram apreendidos e o homem foi preso por posse irregular de arma de fogo, munição, disparo de arma de fogo em via pública, dirigir sob efeito de álcool ou droga e dirigir veículo com a CNH suspensa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.