ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-05-2019 Quinta-feira

-GUEDES ADMITE “MEIO TERMO” PARA APROVAR REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-IPVA EM ATRASO PODE SER PAGO COM DESCONTO DE JUROS E MULTA

-SÃO JOÃO DO OESTE ABRE CREDENCIAMENTO PARA FORNECIMENTO DE CASCALHO

-FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL FASE MUNICIPAL SERÁ REALIZADO HOJE

-CRAS DE SÃO JOÃO DO OESTE ORGANIZA MUDANÇA PARA NOVO ESPAÇO

-CIDASC APONTA CONQUISTAS DO ESTADO APÓS 12 ANOS LIVRE DE FEBRE AFTOSA SEM VACINAÇÃO

-IDOSO É AGREDIDO DURANTE ROUBO EM PROPRIEDADE NO INTERIOR

-JUSTIÇA CONFIRMA CONDENAÇÃO DE PROFESSORA QUE PRATICAVA BULLYING EM SALA DE AULA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


O Parlamento de Israel aprovou, nesta quarta-feira, a própria dissolução e a convocação de novas eleições. A medida acontece menos de dois meses depois de os israelenses terem ido às urnas para escolher os novos parlamentares. O primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU votou a favor da medida. A dissolução foi aprovada porque NETANYAHU perdeu o apoio do partido nacionalista que integraria a coalizão governista. Assim, das 65 cadeiras previstas inicialmente, o premiê ficaria apenas com 60, uma a menos do que o necessário para formar maioria absoluta.


O presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, anunciou nesta quarta-feira que apresentará moção de confiança para aprovar projeto de reforma política bloqueado pelo partido fujimorista Força Popular. Se a proposta for rejeitada, ele poderá dissolver o Congresso, como manda a Constituição. Esta será a terceira questão de confiança de VIZCARRA, que assumiu o poder em março de 2018 após a renúncia de PEDRO PABLO KUCYZNSKI. O ex-presidente já havia sofrido uma derrota ao fazer uma manobra similar à de VIZCARRA em setembro de 2017.


As conversas entre representantes de NICOLÁS MADURO e JUAN GUAIDÓ na Noruega terminaram sem um acordo, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pela autoproclamada presidência interina. A equipe de GUAIDÓ disse que, após o encontro, confirmou o posicionamento de exigir "o fim da usurpação, governo de transição e eleições livres". NICOLÁS MADURO, por outro lado, afirmou que as conversas em Oslo foram construtivas, mesmo sem terem alcançado acordo.



O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira que o ministro SÉRGIO MORO determinou à Polícia Federal a abertura de um inquérito para apurar as mortes nesta semana no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Amazonas. Desde o último fim de semana, 55 presos foram encontrados mortos em presídios de Manaus. Diante desse cenário, o governo federal anunciou o envio da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária ao complexo. Os integrantes da força-tarefa permanecerão no local pelos próximos 90 dias. De acordo com o pedido, os crimes ocorridos no complexo representam grave violação de direitos humanos. Além disso, há interesse da União na repressão de organizações criminosas com atuação em mais de um Estado da federação.


Por 243 votos a 19, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória 867, que altera o Código Florestal. O texto segue agora para o Senado Federal, mas o presidente da Casa, senador DAVI ALCOLUMBRE afirmou que não pautará a MP, que perde a validade na próxima segunda-feira. ALCOLUMBRE afirmou que há uma "reclamação constante" dos senadores em relação a medidas provisórias que chegam ao Senado sem tempo suficiente para discussão entre os parlamentares. Ele disse que está "construindo um acordo" com o presidente da Câmara para que a Câmara vote uma proposta de emenda constitucional, a fim de estabelecer prazos de 90 dias para a Câmara analisar uma MP e 30 dias para o Senado.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta quarta-feira, após reunião com a bancada do Partido Progressista, que o governo está confiante de que será possível atingir um "meio-termo" com o Congresso Nacional para aprovar a reforma da Previdência. O PP é um dos 13 partidos que manifestaram, em março, apoio à aprovação da reforma, mas defenderam modificações no texto enviado pelo governo. Os partidos pediram a retirada de alterações no pagamento do Benefício de Prestação Continuada, pago a idosos de baixa renda, e a aposentadoria rural. GUEDES disse que dá para chegar a um objetivo comum que vai ser muito bom para o Brasil.



O Programa Juro Zero alcançou mais de 250 milhões de reais em concessões de crédito para 87 mil 739 operações em Santa Catarina. Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O projeto busca, há oito anos, incentivar o empreendedorismo por meio de empréstimos para microempreendedor individuais, apoiando a base da economia catarinense. Presente em todas as regiões do estado, o programa Juro Zero disponibiliza ao Microempreendedor Individual empréstimos de até três mil reais que podem ser parcelados em oito prestações. Se as sete primeiras prestações forem pagas em dia, a última é isenta.


A Comissão de Constituição e Justiça admitiu, na manhã de terça-feira, a legalidade da Proposta de Emenda à Constituição, quealtera o artigo 128 da Constituição Estadual com o objetivo de proibir a cobrança de taxa de qualquer natureza que limite o tráfego de pessoas ou de bens. De autoria do deputado IVAN NAATZ do PV e assinada por outros 13 parlamentares, a iniciativa visa coibir iniciativas como a Taxa de Preservação Ambiental cobrada pelo município de Bombinhas, localizado no Litoral Norte. Com a votação da admissibilidade, a PEC segue agora segue para o plenário para nova votação. Se for aceita, a matéria retorna para a CCJ para a votação do mérito.


Contribuintes que estão devendo o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores poderão aderir, pela primeira vez, ao Programa Catarinense de Recuperação Fiscal.Segundo o secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o pagamento deverá ser integral e em cota única até o dia 28 de junho. A adesão é para débitos inscritos na dívida ativa ou não, de fatos geradores até 30 de setembro do ano passado, o que significa que não vale para atrasos de IPVA deste ano. O desconto será de 90 por cento sobre multas e juros. No ano passado, a Fazenda tinha registro de R$ 170 milhões em dívidas desse tributo em Santa Catarina.


-SÃO JOÃO DO OESTE ABRE CREDENCIAMENTO PARA FORNECIMENTO DE CASCALHO

-FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL FASE MUNICIPAL SERÁ REALIZADO HOJE

-CRAS DE SÃO JOÃO DO OESTE ORGANIZA MUDANÇA PARA NOVO ESPAÇO

-CIDASC APONTA CONQUISTAS DO ESTADO APÓS 12 ANOS LIVRE DE FEBRE AFTOSA SEM VACINAÇÃO


Epagri reúne colaboradores e gerencia estadual para discutir as ações do ano. A reunião foi realizada nesta quarta-feira, em SMOeste. Conforme o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, durante o ano a gerencia promove cinco reuniões com as equipes dos escritórios municipais, para tratar sobre as ações do ano. Ele afirma que o objetivo é padronizar os atendimentos em todos os municípios, com tratamento igualitário. O gerente cita que outro assunto são os programas do governo, como troca a troca de sementes de milho, que deve iniciar em breve. Ele comenta que as reuniões envolvem os 76 colaboradores da Epagri em toda a região, o gerente estadual de extensão e o Centro de Economia e Planejamento Agrícola da Epagri, CEPA. Um dos temas tratados foi o Infoagro, um sistema disponível na internet para qualquer usuário que permite conhecer a realidade de todos os municípios no que diz respeito a preço, mercado de terra, rebanho e exportações.


Municípios prorrogam prazo de inscrição para o Conselho Tutelar. A alteração em São João do Oeste ocorreu em virtude do decreto presidencial provocando mudanças no processo de eleição. Com a nova lei as pessoas que estão no Conselho Tutelar podem concorrer a novo mandato. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente organiza o cronograma para a eleição em São João do Oeste. Conforme a psicóloga, TELMA CORTI, presidente do CMDCA, o município já possui 13 inscrições para conselheiros tutelares. Ela destaca a importância da participação das pessoas que possuem condições de contribuírem na preservação dos direitos das crianças e adolescentes. TELMA CORTI chama atenção para a oportunidade de reeleição dos conselheiros tutelares, pois a nova lei não limita mandatos. O CMDCA de Tunápolis também prorrogou o prazo de inscrição até esta sexta-feira em virtude da alteração na lei.


O deputado estadual, MAURO DE NADAL do MDB, protocolou, nesta terça-feira, indicação ao Governo de Santa Catarina para a realização de uma força tarefa para analisar os projetos parados há mais de 10 meses na gerencia regional do Instituto do Meio Ambiente. De acordo com o deputado, a demora na emissão das licenças causam prejuízos para agricultores, empresários e administrações municipais. O parlamentar entende que o governo deve organizar uma força-tarefa para acelerar a análise dos pedidos de licenciamento ambiental que estão represados no órgão. NADAL disse que na atualidade, onde a tecnologia toma conta, não dá para esperar por um longo período para obter uma autorização estatal para executar um projeto ou fazer uma construção. Ele disse que, em razão da morosidade na emissão das licenças, empresas não conseguem ampliar suas produções, agricultores perdem financiamentos e não conseguem fazer investimentos.


Gerência do IMA no Extremo Oeste é a segunda gerencia com maior número de pedidos de licenciamento ambiental em Santa Catarina. De acordo com o deputado, são mais de mil e 300 pedidos por ano, cerca de 700 certidões e mais de mil e 400 ofícios. MAURO DE NADAL explica que a força-tarefa é necessária porque o órgão tem apenas seis profissionais para analisar mais de 900 licenciamentos que aguardam por parecer técnico. São cerca de 160 processos por analista. Os pedidos necessitam de vistoria no local, análise documental, correções e constante acompanhamento. NADAL reforça que a demanda é muito grande para uma equipe pequena e o governo deve destinar mais servidores. Para o deputado, os processos protocolados por agricultores e empresários no órgão estão relacionados a atividades importantes. A suinocultura representa 42% do total de pedidos. Em seguida, vem a avicultura com 21% da demanda e a indústria, com 13%.


Setor de urbanismo de Tunápolis revitaliza placas informativas ao longo da SC 496. De acordo com o responsável pelo setor, VOLMIR LAWISCH, na última semana foram instaladas dez novas placas refletivas com dados informativos do município. Ele comenta que o objetivo é informar e orientar tanto os munícipes como visitantes, sobre dados da emancipação, número de comunidades, habitantes, além de informações sobre idioma, geografia e clima. LAWISCH lembra que o setor também é responsável pela manutenção de cerca de três quilometros ao longo da rodovia, no trecho que pertence a Tunápolis. O município tem definido com o Deinfra a responsabilidade do corte da grama, da campina e a manutenção da sarjeta.


Epagri de Iporã do Oeste orienta produtores em relação a sobressemeadura de pastagens de inverno. Na terça-feira a Epagri promoveu um dia de campo sobre o tema na propriedade de SESINO PLEIN, em linha Entre Rios. O extensionista ALEISSON LUEDKE explica que o objetivo foi orientar os produtores sobre o manejo destas pastagens, que contempla a introdução das gramíneas de inverno em áreas onde já há pastagem perene de verão implantada, fazendo o aproveitamento da área. O extensionista cita que os produtores também foram orientados sobre a importância do cuidado com o solo, a correção e a adubação adequada e a escolha de variedades de pasto adequadas para o clima.


A orientação da Epagri é utilizar variedades de ciclo curto, pois a aveia crioula que é muito usada na região tem um ciclo considerado longo, o que irá atrapalhar o desenvolvimento da pastagem de verão. Conforme o extensionista ALEISSON LUEDKE, espécies de ciclo mais curto indicadas para o inverno são a BRS 139 da Embrapa, azevem e aveia crioula. O extensionista enfatiza que é importante o produtor ajustar também a quantidade de semente que será usada na área, além da cobertura de matéria verde. Ele lembra que a Epagri está disponível para orientar os agricultores sobre dúvidas diversas que possuírem na propriedade. Em junho a Epagri de Iporã do Oeste irá promover reuniões com as agroindústrias, em preparação a feira FAIC de setembro.


Chuva causa alagamento no Centro Municipal de Saúde de Tunápolis. Vacinação foi suspensa nesta quinta-feira. Conforme o secretário da Saúde, AQUILES BAMBERG, devido à forte chuva durante a noite ocorreu invasão de água e lama. O secretário relata que a boca de lobo não permitiu a vazão da água que ficou represada e provocou a inundação pelas portas do Centro de Saúde. O problema foi constatado na manhã de hoje quando os servidores chegaram para o trabalho. Vários móveis foram afetados. BAMBERG informa que foi suspensa a vacinação nesta quinta-feira. O restante do atendimento aos pacientes segue normal. A equipe da secretaria de Transportes e Obras trabalha na retirada de terra para evitar a repetição da inundação.


São João do Oeste abre credenciamento para fornecimento de cascalho. Os agricultores interessados em se credenciar devem apresentar na prefeitura os documentos pessoais e uma matricula atualizada da propriedade. Conforme o secretário de transportes e obras, LEANDRO BONEMBERGER, a atual gestão optou pelo pagamento das cargas de cascalho, e não a troca do material por serviço, como era realizado. O secretário lembra que a licença ambiental da cascalheira, além das negativas, são providenciadas pelo município, sem custos ao agricultor. Para caminhão basculante com capacidade de sete metros cúbicos o valor será de oito reais e 40 centavos por carga. Já para o caminhão basculante com capacidade de 15 metros cúbicos, o valor será de 18 reais por carga. O material será retirado da cascalheira que estiver localizada mais próxima do local no qual será realizado o revestimento de leito de estradas de terra.


Festival da Canção Estudantil fase municipal será realizado hoje. A programação faz parte da semana do município, e do trigésimo aniversário de Iporã do Oeste. O festival terá como local o ginásio Artur Friedrich, e inicia às 14 horas. Se apresentam durante a tarde as categorias da educação infantil, primeiro ao terceiro ano, e a noite, as categorias do quarto ao nono ano e ensino médio. Antes de cada categoria se apresentar haverá a participação especial da APAE. E nesta sexta-feira, dia 31 de maio, no ginásio poliesportivo, ocorre o baile do município animado pela banda Os Reis da Alegria, a partir das 21 horas. O baile segue com a banda Indústria Musical, encerrando com show sertanejo de Eduardo Gustavo. Não haverá cobrança de ingresso. No dia primeiro de junho, dia do aniversário, a programação inicia às 14 horas com encontrão da terceira idade, apresentações culturais, corte do bolo de 30 metros, e matiné com Os Guri.


CRAS de São João do Oeste irá atender em novo espaço. De acordo com o secretário de saúde e assistência social, VITUS RITTER, atualmente o Centro de Referencia de Assistência Social funciona em um espaço alugado de propriedade do hospital, onde antigamente funcionava a primeira prefeitura. O secretário explica que o espaço não atende as demandas do setor de assistência social, levando em conta que o mesmo local é dividido com o conselho tutelar. Para melhorar o atendimento, RITTER comenta que a administração definiu pela mudança do CRAS para a parte térrea da feira municipal, onde anteriormente eram comercializados os produtos da agricultura familiar. O espaço hoje não está sendo utilizado. O secretário lembra que a empresa contratada está fazendo as adaptações necessárias para que nos próximos dias ocorra a mudança.


Além de um espaço mais amplo para os atendimentos, outra vantagem com a mudança será à saída do CRAS de um espaço alugado. A feira municipal é um espaço próprio do município. O secretário de saúde e assistência social de São João do Oeste ressalta que hoje o município paga aluguel neste espaço usado pela assistência social. VITUS RITTER diz que será fornecido auxílio ao hospital para que não seja prejudicado com a perda do aluguel. Em relação a equipe de profissionais, o secretário cita assistente social, psicóloga, que também responde pela coordenação, e técnica, que são servidores efetivos. O CRAS possui também servidores terceirizados por licitação para ministram as oficinas.


Gerencia regional da Cidasc aponta conquistas e desafios do estado após 12 anos de área livre de febre aftosa sem vacinação. Nesta semana Santa Catarina comemorou 12 anos do certificado internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação. O último foco de febre aftosa no estado foi registrado em 1993 e a partir de 2000 foi suspensa a vacinação contra a doença. Em 25 de maio de 2007 representantes do Governo do Estado compareceram à Assembleia Mundial da OIE, onde receberam o certificado que fez do estado a única zona livre de febre aftosa sem vacinação do Brasil. Conforme a gerente regional da Cidasc de SMOeste, MANUELA DA ROCHA, o certificado é resultado do esforço dos agricultores, da iniciativa privada, e do governo do estado, que fizeram de Santa Catarina uma referencia em saúde animal, e defesa agropecuária.


Para manter o status sanitário, a gerente regional destaca que a Cidasc mantém 63 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina, com o objetivo de controlar e fiscalizar a entrada e a saída de animais e produtos agropecuários. MANUELA DA ROCHA cita que a fiscalização também objetiva garantir que todo o rebanho seja identificado e rastreado, e para isso, é fundamental a contribuição dos agricultores. Como a vacinação contra febre aftosa é proibida no território catarinense, também fica proibida a entrada de bovinos de outros estados, que utilizam a vacinação como forma de prevenção. A gerente comenta que é mantido um sistema permanente de vigilância para demonstrar a ausência do vírus da febre aftosa. A Cidasc realiza inspeções clínicas e estudos sorológicos no rebanho para comprovar a ausência do vírus.


Desde a suspensão da vacina, MANUELA DA ROCHA enfatiza que Santa Catarina se consolidou como estado produtor e exportador de carnes, com acesso aos mercados mais exigentes do mundo. O estado é o maior exportador de carne de frango do país, o maior produtor de suínos do Brasil, e o quarto maior produtor de leite. A gerente regional da Cidasc destaca que em 2006, um ano antes da certificação, o estado exportava 184 mil toneladas de carne suína, com faturamento de 310 milhões. Já em 2018, esse número foi de mais de 326 mil toneladas, o que em valores representou 608 milhões de reais, um aumento de quase 75% na quantidade de carne e mais de 96% de acréscimo na arrecadação. Para manter o status, MANUELA afirma que a Cidasc irá manter e aumentar a fiscalização, com exames frequentes para comprovar a sanidade, garantindo dessa forma que os resultados continuem positivos.


-IDOSO É AGREDIDO DURANTE ROUBO EM PROPRIEDADE NO INTERIOR

-JUSTIÇA CONFIRMA CONDENAÇÃO DE PROFESSORA QUE PRATICAVA BULLYING EM SALA DE AULA


Moto sai da pista e tomba na SC163. O acidente ocorreu às nove horas e 30 minutos de ontem, na SC 163 em linha Cruzinhas, na divisa entre Descanso e São Miguel do Oeste. No local ocorreu uma saída de pista seguida de tombamento, envolvendo a motocicleta CG 150 Titan, emplacada no município de Descanso. O piloto, um homem de 48 anos, sofreu ferimentos leves. Ele apresentava escoriações nas pernas e pés. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi conduzida ao hospital regional.


Motociclista ferido em colisão frontal em SMOeste. Um homem de 41 anos ficou ferido depois de colidir frontalmente sua moto com um Fusion. O acidente foi na rua Padre Aurélio Canzi, por volta das 19 horas quando o motorista do carro tentava acessar a rua João Kenedy. Com impacto, o motociclista acabou arremessado sobre a pista. Segundo o Corpo de Bombeiros, que realizou o socorro, o homem sofreu escoriações generalizadas. O motorista do Fusion nada sofreu. Os danos nos dois veículos são de grande monta. Com o impacto, a motocicleta teve a frente destruída e os air bags do carro foram acionados.


Colisão frontal envolve carros da prefeitura e bombeiros. O diretor de Agricultura de São Miguel do Oeste, NÉDIO JEZIORSKI, ficou ferido em uma colisão frontal envolvendo o veículo que conduzia, um Uno da secretaria de Agricultura e, um carro oficial do Corpo de Bombeiros. O acidente ocorreu por volta das 15 horas de ontem, na Linha Pinheirinho. Segundo o corpo de Bombeiros, JEZIORSKI foi socorrido com ferimentos na face e encaminhado ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e fez o levantamento da ocorrência.


Polícia Civil prende homem condenado por cinco crimes cometidos em 2016. A Polícia Civil de Cunha Porã prendeu na tarde desta quarta-feira um homem de 25 anos condenado em sentença definitiva pelos crimes de resistência, dirigir sem habilitação, furto, lesão corporal e furto qualificado. Os crimes foram cometidos em 2016. Após os procedimentos, o preso foi encaminhado à UPA de Maravilha.


Polícia Militar Rodoviária apreende drogas em veículo e prende dois homens. Por volta das 15 horas e 40 minutos de ontem, foi abordado pela guarnição do Posto 17 de São Lourenço do Oeste, um Civic de Jaraguá do Sul. A conduta do motorista, de 25 anos e do passageiro, de 23 anos, gerou suspeita dos policiais. A guarnição percebeu que alguns sinais identificadores do Civic haviam sido alterados, podendo este ser um veículo clonado. A Divisão de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste prestou apoio com os cães. Foi localizado ocultado nas caixas de ar do veículo aproximadamente 29 quilos de maconha. O entorpecente foi apreendido e os dois homens presos em flagrante delito.


Fortes chuvas provocam alagamento em residência no centro de Cunha Porã. O fato ocorreu por volta das duas horas da madrugada de hoje, em uma residência na rua Herbert Friedrich, bairro Bela Vista, em Cunha Porã. No local o corpo de bombeiros encontrou porão da casa com cerca de 30 centímetros de água. Conforme os socorristas, o alagamento aconteceu devido a chuva torrencial e também as obras de terraplanagem de um loteamento vizinho a residência. Além de água, havia muito barro que desceu do loteamento e obstruiu uma vala de escoamento. Foi acionado uma maquina da prefeitura para realizar a abertura da vala.


Idoso é agredido durante roubo em propriedade no interior de São José do Cedro. O crime aconteceu por volta das 19 horas de terça-feira, no distrito de Padre Réus. A guarnição da PM foi acionada para atender a ocorrência, em que a vítima estaria com ferimento e se deslocando ao hospital. A equipe se deslocou ao hospital e identificou o idoso de 82 anos, o qual apresentava ferimento na cabeça, possivelmente causado com a coronha do revólver utilizado no crime. Familiares relataram que na casa da vítima havia algumas munições que caíram durante o delito. Na residência foram encontradas quatro munições de calibre 32 , no assoalho da cozinha, local onde a vítima foi atingida com a coronhada.


A esposa contou que o casal foi surpreendido por dois homens encapuzados que invadiram a casa pela porta dos fundos, que estava apenas encostada. Os bandidos levaram cerca três mil e 500 reais e fugiram. A PM colheu os relatos, fez fotos do local e repassou as informações para a Polícia Civil. Informações da comunidade dão conta de que um Gol quadrado vermelho escuro estaria em atitude suspeita percorrendo a comunidade nos últimos dias. Qualquer informação pode ser repassada para a polícia mais próxima.


Justiça confirma condenação de professora que praticava bullying em sala de aula. O TJ manteve condenação imposta a uma professora de Anchieta pelos crimes de injúria racial, discriminação e submissão de adolescente a vexame ou constrangimento. Ela trabalha em uma escola estadual e durante uma aula em 2013 dirigiu-se a um aluno de 14 anos e o xingou de "burro", "pretinho" e "neguinho".Também na frente de toda a classe, mas em outra aula, chamou duas adolescentes de "sapatonas" porque andavam sempre juntas. A docente ainda insultou um adolescente de 13 anos, tratando-o de "dentuço", "porco gordo", "piá pançudo", "relaxado" e "sem educação". De acordo com o processo, todos os ofendidos eram alunos da ré e, portanto, estavam sob sua autoridade e eram submetidos a constrangimentos.


Em sua alegação, a professora disse que sempre tratou os alunos com respeito e que não havia provas contra ela. Mas, para o desembargador LUIZ NERI DE SOUZA, a declarações das vítimas foram firmes, coerentes e unânimes de que a professora expunha seus alunos a situações vexatórias, mediante apelidos discriminatórios. A professora condenada na justiça chegou a ameaçar a vítima para que mudassem o depoimento. Conforme o desembargador, há uma gravação realizada por uma das vítimas, que ratifica ainda mais a ocorrência dos fatos. No áudio, é possível ouvir a professora ameaçando uma das alunas, menor de idade, para que ela mudasse seu depoimento.


A professora dizia no áudio que, se a adolescente não mudasse o depoimento, esperaria ela completar 18 anos para ingressar com um processo de injúria e difamação, impedindo que a estudante conseguisse bolsa de estudo ou emprego. Ele esclareceu que a gravação foi considerada prova porque foi produzida por uma vítima. Com isso, a professora foi condenada a um ano e dois meses de reclusão. As penas privativas de liberdade foram substituídas pelo pagamento de dois salários mínimos a ser revertida em favor das vítimas e prestação de serviços à comunidade pelo tempo da condenação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.