-SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MEC É CONFIRMADO COMO NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
-DEPUTADOS ADIAM VETO DO ICMS APÓS ACORDO DE LÍDERES NA ALESC
-LAUDOS APONTAM QUE SEMAE REGISTRA BAIXO NÍVEL DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS NA ÁGUA
-PROJETO QUE PREVÊ LIMPEZA DE TERRENOS É APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO
-ALTA PROCURA SOBRECARREGA HOSPITAL E GERA AGRESSÕES AOS PROFISSIONAIS
-EPIDEMIA DE DENGUE FOI CAUSADA POR RELAXAMENTO DA POPULAÇÃO
-PREFEITURA JÁ TRABALHA NA CONTRATAÇÃO DE PSICÓLOGO PARA REDE DE ENSINO
-ENTREGUE ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE INCUBADORA INDUSTRIAL
-RECEITA FEDERAL APREENDE SETE QUILOS E MEIO DE MACONHA
-COLISÃO ENTRE DOIS CAMINHÕES É REGISTRADA EM GUARACIABA
O tempo é de chuva. A previsão para as próximas horas é de tarde com temporais e noite chuvosa. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 73 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
A Rússia reduzirá "radicalmente" sua atividade militar perto de Kiev e Chernihiv, após negociações "significativas" entre as delegações dos dois países em Istambul nesta terça-feira. A afirmação é dos negociadores russos. O chefe da delegação russa, VLADIMIR MEDINKSI, ainda falou que diante do avanço das negociações é possível a assinatura de um tratado entre os presidentes VLADIMIR PUTIN e VOLODYMYR ZELENSKY. Pelo lado ucraniano, as exigências para selar de vez a paz passam por um acordo internacional que garanta a segurança do país.
A questão da "neutralidade" da Ucrânia, uma das questões centrais nas negociações com a Rússia para acabar com o conflito, está sendo profundamente estudada. A afirmação é do presidente ucraniano, VLADIMIR ZELENSKY. O governante declarou que está "disposto a aceitar" uma cláusula de negociação sobre "garantias de segurança e neutralidade e o status de desnuclearização" do Estado, uma exigência de Moscou. Outra possibilidade é a Ucrânia renunciar a adesão a Otan, Organização de países do Atlântico Norte. No entanto, as duas precisariam de emendas constitucionais ou um referendo, duas alternativas vetadas em tempos de guerra.
O chefe da ONU, ANTONIO GUTERRES, disse nesta terça-feira que a organização está preocupada com o aumento da violência em El Salvador, e espera que as medidas tomadas pelo presidente NAYIB BUKELE para combater o problema estarão "de acordo com os direitos humanos". O presidente de El Salvador decretou regime de exceção no último domingo e, no dia seguinte, deu um ultimato aos grupos criminosos, considerados responsáveis por 87 homicídios em três dias. Membros desses grupos estão submetidos desde domingo a um estado de emergência estrito nas prisões. GUTERRES "confia em que as medidas tomadas irão respeitar os direitos humanos.
Com a saída de MILTON RIBEIRO, o Ministério da Educação será comandado interinamente por VICTOR GODOY VEIGA. Ele era secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesmo período em QUE MILTON RIBEIRO assumiu o comando do órgão. A nomeação de GODOY como ministro interino foi publicada na edição desta terça-feira do "Diário Oficial da União". É o quinto nome a ocupar o cargo no governo BOLSONARO. RIBEIRO deixou o ministério após polêmica envolvendo o repasse de verbas da pasta a municípios escolhidos por dois pastores sem ligação com o ministério. Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, GODOY VEIGA fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União, onde trabalhou de 2004 a 2020.
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira um projeto que permite a redução de tributos sobre combustíveis sem a necessidade de apresentar mecanismos para compensar a perda na arrecadação. Agora, o texto segue para votação do plenário do Congresso. A próxima sessão está marcada para quatro de abril. A proposta foi encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional no dia 16 de março. O projeto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 para permitir que a redução de tributos sobre combustíveis como biodiesel, óleo diesel, querosene de aviação e gás de cozinha não tenha de ser compensada. A proposta também adapta LDO às novas regras para pagamento de precatórios e do fundo eleitoral.
O ministro da Economia PAULO GUEDES disse, nesta terça-feira, que o Brasil precisa diversificar sua matriz energética. Ele citou o impacto da guerra na Ucrânia na economia brasileira e falou sobre a necessidade de que o país encontre soluções para evitar reflexos assim no futuro. GUEDES citou que quando o petróleo começa a subir, atinge todo o país e o custo de vida sobe para todos. Ele destacou que é preciso continuar aprofundando as reformas. O ministro afirmou que os investimentos do Governo Federal em ferrovias como medidas pensadas para diminuir a dependência do transporte rodoviário são “colossais”.
Um idoso de 73 anos morreu em decorrência da dengue em Itá, no Oeste de Santa Catarina. O óbito ocorreu em 16 de março, mas só foi confirmado que era por conta da doença na sexta-feira, de acordo com a prefeitura. Até esta terça-feira, 414 casos de dengue foram confirmados em Itá. Além disso, outros 917 já foram notificados, segundo a secretaria de saúde. Desses, apenas 88 foram descartados. Itá é uma das 14 cidades onde a dengue é considerada epidêmica em Santa Catarina, devido à alta taxa de transmissão da doença. Desse total, nove estão no extremo-oeste.
O Estado fechou o mês de fevereiro com a criação de 28 mil 484 novos postos de trabalho, o segundo resultado positivo no ano, após gerar em janeiro um saldo de 23 mil 422 vagas. Os dados são do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Santa Catarina ficou em quarto lugar no ranking dos estados mais empregadores, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. No Brasil, o saldo do mês alcançou 328 mil 507 novas vagas. Mais uma vez, em fevereiro, os serviços lideraram a criação de vagas em Santa Catarina, com saldo de 16 mil 188. Na sequência, veio a indústria com sete mil e 79, seguida pela construção civil com três mil 415. Com esse resultado de dois meses, Santa Catarina reverteu a perda de 37 mil 993 vagas em dezembro do ano passado.
Um requerimento assinado por seis líderes dos maiores partidos da Assembleia Legislativa adiou a votação que decidiria a redução ou não do ICMS sobre bebidas e alimentos servidos em bares e restaurantes no Estado. A medida pode adiar em até dez sessões a decisão. De acordo com o Presidente da Assembleia, MOACIR SOPELSA, o prazo dará tempo para que um projeto substituto seja colocado em votação. O projeto reduziria de 12 para três vírgula dois por cento o imposto sobre as bebidas, mas a alíquota do leite, que hoje é sete, passaria para 17 por cento. A manobra dos líderes foi justificada pela necessidade de um "entendimento e equilíbrio entre deputados estaduais, governo do Estado e setores econômicos interessados".
O município de Guarujá do Sul entregou, neste mês de março, a ordem de serviço à empresa vencedora do processo licitatório para construção de um barracão industrial de aproximadamente 600 metros quadrados na modalidade de incubadora, contendo quatro salas. O deputado MAURO DE NADAL é proponente de uma emenda parlamentar no valor de 150 mil reais, somado a um montante aproximado 250 mil, oriundo de devolução de recursos do legislativo de Guarujá no ano de 2020, quando o então presidente da Câmara, o vereador ILÁRIO BAUMGARDT, juntamente com o aval dos demais vereadores da legislatura passada, sugeriu que o valor de devolução da Câmara fosse somado à emenda do deputado para construção de pavilhão na área industrial. A este montante se soma ainda uma contrapartida do município com recursos do orçamento vigente na ordem de 300 mil reais, totalizando um investimento que gira na casa de 700 mil.
Esta obra permitirá o acolhimento de empresas em fase de estruturação, que deverão gerar no mínimo quatro empregos cada uma, permitindo que num período de cinco anos possam usufruir de um espaço de 130 metros quadrados, sem pagamento de aluguel, sendo que a sala continua sendo propriedade do município. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, comentou que, neste momento, com a entrega desta ordem de serviço, somada à liberação do financiamento junto à Caixa Econômica Federal para construção de barracões e somado a um montante superior a um milhão de reais na pavimentação de ruas na área industrial, os investimentos giram em torno de três milhões e 700 mil reais na nova área industrial, o que contribuirá decisivamente para o fortalecimento do desenvolvimento local. WESCHENFELDER destacou que estes investimentos se referem aos 60 anos de emancipação político-administrativa. O prefeito lembrou sobre os mais de 15 milhões de reais de investimento em andamento em Guarujá do Sul.
A administração de São José do Cedro, através da secretaria de Obras realizou a manutenção e reforma da ponte, “pinguela” localizada na linha Esperança Baixa. De acordo com a secretaria foi realizada a troca da parte estrutural e reforçado a sustentação. A “pinguela” já está sendo utilizada e tem sido importante para os alunos que precisam se deslocar para a escola com o transporte público, pois serve como um “atalho” no trajeto das crianças, como também para os moradores da localidade.
A Apae Viviane de São José do Cedro está trabalhando em mais um projeto de Páscoa com os alunos da escola especial. A ideia é destacar a importância do momento junto com os educandos. Segundo a diretora EDIANE SIEBENEICHLER, desde o início da quaresma já estão sendo comercializados os produtos confeccionados pelos alunos. Ao todo são mais de dez mil casquinhas e duas mil decoradas, como também cestinhas de páscoa. O objetivo é arrecadar recursos para a unidade especial. Ela comentou que os educandos também auxiliam na confecção e pintura dos itens, além da participação de pais voluntários e dos profissionais da própria Apae. A diretora solicitou para aqueles que possuem as casquinhas de ovo em casa, podem estar doando para a escola especial tendo em vista que já vai iniciar a próxima edição de páscoa.
Na última segunda-feira, a diretoria do hospital de São José do Cedro esteve reunida para debater o número de atendimentos realizados pelos profissionais da saúde. A principal pauta era a alta procura médica devido a pessoas com sintomas similares a infecção de dengue. Segundo a administradora MÔNICA CANTON, muitas pessoas que procuram o atendimento aparentam estarem bastantes assustadas devido aos sintomas e possíveis sequelas. Isso tem causado sobrecarga na unidade hospitalar, principalmente aos finais de semana e no período da noite. Durante a reunião, ela comentou que foi abordado sobre a possibilidade de aumentar a equipe de enfermagem. Já a equipe médica está fora de cogitação da unidade neste primeiro momento devido a falta dos profissionais. Como também por causa da falta de disponibilidade de recursos financeiros. Ela ainda afirmou que o pagamentos dos médicos estão atrasados devido a este problema. MÔNICA destacou que o hospital também possui pacientes com outras patologias para serem atendidas.
O hospital de São José do Cedro possui prioridades com os atendimentos de emergência, como também protocolo por cores que define a ordem de atendimento dos pacientes. A administradora MÔNICA CANTON, disse que a equipe está sofrendo agressões verbais de algumas pessoas que procuram o hospital e levam algum tempo para serem atendidos. Ela destacou que a média de espera é de uma hora em casos não urgentes. No último final de semana, ela disse que os profissionais foram ameaçados, sendo necessário acionar a Polícia Militar para prestar apoio e controlar a situação. Isso acabou deixando a equipe da saúde bastante preocupada e apreensiva diante de possíveis novas agressões durante os atendimentos. MÔNICA enfatizou que as pessoas que procuram pelo atendimento serão atendidas, mas necessitam ter paciência para evitar maiores transtornos.
O município de Princesa será contemplado com 650 mil para custeio da Saúde. O anúncio é do prefeito EDILSON VOLKWIS. Estes recursos só poderão ser utilizados no custeio da atenção básica. Ele citou que 200 mil são oriundos de indicação do deputado federal CELSO MALDANER, atendendo solicitação da bancada do MDB de Princesa. Outros 200 mil também de emenda parlamentar e em 150 mil da deputada Federal GEOVÂNIA DE SÁ, atendendo solicitação do vereador LEANDRO SCHEIN e do secretário de Administração VALTAIR EPPING. O prefeito informou que mais 100 mil reais da bancada do PL de Princesa. VOLKWEIS destacou que são aportes financeiros expressivos e agradece o empenho de todos. Sendo que os recursos anunciados serão bem aplicados em benefício da saúde da população.
A Vigilância Sanitária de São José do Cedro aguarda a aprovação em segunda votação do projeto de lei sobre a limpeza de terrenos na cidade. O projeto foi aprovado em primeira votação na última segunda-feira. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, disse que esta lei vai facilitar na cobrança de limpeza de lotes devido às diversas questões já registradas pelos fiscais. Isso também mostra resultados efetivos para pessoas que denunciam e auxiliam a vigilância. O fiscal destacou que também aguarda a sanção por parte do prefeito para efetivamente colocar as leis em vigor. Com as regras em funcionamento, BAGNARA salientou que muitos moradores podem ser pegos de surpresa com as próximas vistorias. Ele ainda disse que a vigilância e setor epidemiológico da dengue trabalham em conjunto neste momento de chuva e calor, período propício para criação do mosquito. Ambos os setores fazem trocas de informações, e caso um dos departamentos de saúde verificar situação de descuido em qualquer espaço, é comunicado a vigilância para infracionar o dono do terreno.
Os relatórios de dados dos levantamentos realizados pelo Semae entre 2018 e 2020, apontaram que não houve o uso de substâncias que podem causar problemas à saúde acima do permitido. Uma matéria divulgada pela Ong Repórter Brasil pegou a direção da empresa e os vereadores de surpresa. Com o pedido de informação feito pelo líder oposição na Câmara de São José do Cedro, o Semae foi buscar seus dados armazenados para mostrar a regularidade dos serviços. Como já havia antecipado o engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, afirmou que não há nenhum resultado irregular ou fora das normas seguidas pela empresa no que se refere ao tratamento da água. Os dados também apontam que a paga possui baixíssimos níveis de nitrato e níquel variando conforme o mês com mais ou menos chuvas. Ele destacou que foi um intenso trabalho em busca dos resultados para atender aos pedidos. O sanitarista salientou que desde a divulgação dos dados pelo site, a equipe do Samae ficou bastante tranquila por saber a forma que é tratada a água.
O Semae de São José do Cedro entrou, por diversas vezes, em contato com o veículo de imprensa que divulgou a informação. Das várias tentativas, segundo o engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, apenas uma resposta foi obtida pelo Semae da empresa divulgadora. Ele comentou que foi solicitado a eles de onde haviam tirado os dados informados, sendo relatado que foi do Sisagua. Contudo, o sanitarista afirmou que o próprio Semae abastece este sistema do Ministério da Saúde. Ele comentou que não há base informativa para concretizar que São José do Cedro possui água contaminada que possam causar câncer. O sanitarista destacou que a água fornecida pelo Semae continua sendo de boa qualidade, sem necessidade de preocupação por parte da população. DIEGO ainda destacou que o morador interessado em conhecer o sistema de abastecimento do Semae pode entrar em contato. O sanitarista também comentou sobre a recuperação dos níveis dos rios proporcionada pela chuva.
A população de São José do Cedro se descuidou e alguns relaxaram nos cuidados para evitar a propagação do mosquito da Dengue. Não se pode admitir a situação de epidemia que o município chegou e isso é culpa da população local. Esta foi a declaração do agente de Endemias VALMIR ZIGLIOLI. Durante as vistorias, o agente comentou que as pessoas não estão admitindo a presença do foco do mosquito por causa do descuido, além de jogar a responsabilidade para o morador próximo. Ele lembrou das orientações já repassadas para os moradores e solicitou a limpeza dos terrenos e quintais para eliminar itens que acumulam água, entre elas os pneus. O agente disse que os pneus são um dos locais que mais é encontrado larvas em São José do Cedro. ZIGLIOLI também relatou sobre a possibilidade de multar os moradores por descuido. Sendo que já foi aprovado na Câmara um projeto de lei que prevê multa aos proprietários de terrenos com entulhos que possam provocar a criação de animais peçonhentos e o mosquito da dengue.
O número de casos confirmados da Dengue em São José do Cedro pode passar de 300 nas próximas semanas. Para o agente de Endemias VALMIR ZIGLIOLI, isso é resultado do desinteresse de parte dos moradores em cuidar do seu lote, fazer a limpeza e eliminar todos os itens que acumulam água. Ele destacou que a população é ciente das ações e toda a população sabe do que é necessário ser feito, principalmente durante períodos similares ao que estamos vivendo. O agente salientou que o ovo depositado pela fêmea dura até 450 dias mesmo sem chuva, sendo preciso apenas umidade para desovar. Por isso, as ações de combate à dengue são constantes. VALMIR também solicitou que os trabalhadores da construção civil descartem ou tapem os galões de água. Tendo em vista que o cenário dentro do Estado catarinense tende a piorar. Ontem, foi realizado um fumacê que durou mais de quatro horas pela cidade. Neste ano, o município tem a maior presença de mosquitos já contaminados. O mosquito da dengue pode picar mais do que uma pessoa.
A vereadora da bancada de oposição na Câmara de Vereadores de São José do Cedro sugeriu a contratação de psicólogos para implantar na rede municipal de ensino. Em entrevista para a Rádio Cedro, MÁRCIA DEMOSSI, comentou que a partir deste ano é obrigatório à contratação de uma equipe de profissionais para disponibilizar nas escolas. A vereadora ainda comentou que a saúde do município não tem dado conta, tendo em vista a alta demanda pelos atendimentos neste pós-pandemia. Ela disse que esta equipe será capaz de atender as necessidades de cada aluno dentro da unidade escolar e oferecer uma solução precisa. A vereadora, que também é professora da rede municipal, comentou que nos dias atuais as unidades escolares possuem crianças com problemas psicológicos e não possuem uma ação para se abrir com os pais ou responsáveis dentro de casa. Desta maneira, causando a procura pela parte pedagógica do colégio onde o aluno estuda, porém sem saber o que vai ocorrer depois deste primeiro atendimento. Por isso, a chegada de uma equipe de profissionais, segundo ela, vai auxiliar no acompanhamento dos alunos e com as famílias.
A administração de São José do Cedro já estava trabalhando para implantar uma equipe de psicólogos na rede municipal de ensino. A elaboração disso começou ainda no ano passado pela secretaria de Educação. A afirmação é da vereadora de situação TÂNIA DOS SANTOS. Conforme ela, este profissional está previsto na nova lei do Fundeb, juntamente com o assistente social, por fazerem um trabalho em conjunto. Ela comentou que, com a retomada das aulas presenciais nas escolas do município, a própria instituição de ensino tem enfrentado problemas para atender estes alunos. Por isso, a prefeitura está desenvolvendo um projeto para contratação de uma equipe de psicólogos e assistentes sociais. A vereadora destacou que a ideia deste programa assistencial na escola é facilitar na solução do problema enfrentado pelo aluno. Tendo em vista ainda que a falta de interação do estudante nas atividades escolares pode prejudicar a si próprio ao andamento dos estudos.
Na mesma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Cedro, realizada na última segunda-feira, foi abordado sobre os alunos com transtorno do espectro autista. Segundo a vereadora TÂNIA DOS SANTOS, a secretaria de Educação e a administração, estão trabalhando neste tema desde o ano passado. Ela explicou que a ideia é implantar uma sala de recursos para atender este público no município. Esta assistência já existe na rede estadual de ensino. A vereadora ainda explicou que no ano passado não foi possível implantar uma sala e contratar profissionais, mas garantiu que neste ano vai ser implantado na rede municipal de ensino. O projeto, segundo ela, vai para análise do jurídico da prefeitura para posteriormente encaminhar para a Câmara. TÂNIA também explicou que este serviço será especializado para prestar apoio aos professores da sala de aula. O objetivo é oferecer métodos que auxiliam no aprendizado do aluno enquanto estiver na sala de aula. O município possui uma grande demanda, por isso é necessário à compreensão da população quanto à implantação.
Durante o trabalho de patrulhamento, a Polícia Militar avistou nas proximidades da Linha Palmeirinha, interior de Barracão, foi avistado um veículo Fiorino estacionado em local que levantou suspeita dos policiais. Mediante a isso, por volta das 22 horas e 20 minutos de ontem, de imediato foi verificado do que se tratava, quando foi avistado um homem no interior do veículo o qual foi questionado o que estaria carregando, sendo que o mesmo informou que estaria levando cerca de 500 litros de Óleo Diesel provenientes da argentina. O condutor foi preso e encaminhado, juntamente com a carga, para ao terceiro pelotão e posterior encaminhamento à Receita Federal.
Um motorista atropelou um cachorro e arrastou ele até a morte pela Rua Santos Dumont enquanto o cão cruzava a rua, nas proximidades da Caixa Econômica Federal, por volta das 14 horas, em São Miguel do Oeste. A ONG Grupo Amigo Bicho também repudiou a situação, porque neste caso o animal estava atravessando na faixa de pedestre e poderia ser uma criança ali. Além disso, pessoas presenciaram o atropelamento do cão e gritaram para que o motorista parasse, mas infelizmente o condutor não deu ouvido e continuou com o veículo, arrastando o animal e matando ele. A ONG também publicou que continua defendendo que os animais não deveriam viver soltos, mas reconhece que nem todos têm esse cuidado, carinho e empatia e que isso é difícil de controlar, pois a cidade é pequena e muitos têm essa cultura, que não será julgada pelo grupo. Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra uma faixa preta no asfalto, marca essa de sangue, segundo o grupo, deixado pelo animal no momento em que ele era arrastado pelo automóvel.
No final da tarde de ontem, por volta das 17 horas, a Polícia Militar Rodoviária atendeu uma colisão lateral entre dois caminhões na SC-305, no município de Guaraciaba. Segundo os policiais estaduais, a batida ocorreu no sentido oposto envolvendo um caminhão com placas de Santo Antônio do Monte, MG, conduzido por um homem de 45 anos, e outro caminhão com placas de Francisco Beltrão por outro homem também de 45 anos. Ambos saíram ilesos. Nos veículos houve danos de pequena monta.
Na tarde de ontem, os agentes da Receita Federal realizaram a apreensão de sete quilos e meio de maconha. A apreensão aconteceu nas proximidades do lago intermunicipal da fronteira, quando os agentes federais avistaram um homem em atitude suspeita. Ao darem voz de parada o homem acabou fugindo para a Argentina deixando cair uma mochila com dez tabletes de maconha que totalizou mais de sete quilos. A droga foi levada para a sede da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, e será incinerada futuramente.