ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 30 03 2020

-BRASIL TEM 140 MORTES E MAIS DE QUATRO MIL E 300 CASOS DE CORONAVÍRUS

-MOISÉS VOLTA ATRÁS E PRORROGA ISOLAMENTO SOCIAL POR MAIS UMA SEMANA

-MUNICÍPIO VAI SEGUIR RECOMENDAÇÕES DO ESTADO E COMÉRCIO VAI CONTINUAR FECHADO

-PRESIDENTE DA CDL PROJETA QUEBRADEIRA E DEMISSÕES NA CIDADE

-CENTRO DE TRIAGEM DO CORONAVÍRUS NO SALÃO PAROQUIAL JÁ ESTÁ FUNCIONANDO

-DIC CUMPRE MANDADO E PRENDE HOMEM ACUSADO DE FURTOS NO COMÉRCIO

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURA NA PERNA AO COLIDIR CONTRA CAMINHÃO ESTACIONADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A Espanha registrou 812 novas mortes por complicações provocada pelo novo coronavírus nas 24 horas e o balanço de mortes supera sete mil e 300 óbitos no país, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde local. O número de mortes entre domingo e esta segunda é inferior ao número recorde de 838 registrado no balanço anterior. No mundo, já passa de 724 mil o número de infecções pelo novo coronavírus e de 34 mil mortes, segundo a universidade americana Johns Hopkins. Mais de 152 mil se recuperaram da doença.

A capital russa, Moscou, iniciou nesta segunda-feira o primeiro dia de confinamento por tempo indeterminado enquanto todo o país se prepara para seguir seus passos. O primeiro-ministro MIKHAIL MISHUSTIN fez uma advertência sobre a possibilidade de impor regras de isolamento para todo o país para controlar o avanço da pandemia de Covid-19. Os moradores de Moscou estão autorizados a sair de casa apenas por uma emergência médica, para ir até o trabalho em caso de necessidade, ao supermercado ou à farmácia. A Rússia registrou oficialmente mil 534 casos de contágio e oito mortes.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, mudou de discurso e pediu, neste domingo, para a população ficar em casa até 30 de abril. A diretriz anterior era de encerrar o isolamento na Páscoa, no dia 12. TRUMP vinha defendendo o afrouxamento das medidas de isolamento e chegou a declarar no sábado que uma quarentena não seria necessária em Nova York, New Jersey e Connecticut. Na coletiva deste domingo, o presidente disse também que o pico de mortes por coronavírus no país será daqui a duas semanas. Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados de coronavírus. São mais de duas mil mortes e mais 100 mil casos confirmados, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

O governo federal quer que o Supremo Tribunal Federal derrube decretos estaduais que restringiram o tranporte intermunicipal eou interestadual na Bahia, em Goiás, no Paraná, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Os estados decretaram as restrições como tentativa de conter a propagação do coronavírus. Neste fim de semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Advocacia Geral da União enviaram manifestações ao Supremo endossando pedido feito ao tribunal pela Confederação Nacional do Transporte. A CNT apresentou uma ação na semana passada pedindo a suspensão de decretos que restringiram o trânsito de veículos e pessoas nas divisas dos estados e limites de municípios.

Um dia depois de o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, dizer que as pessoas devem permanecer em casa, em isolamento social, para evitar a disseminação do coronavírus, o presidente JAIR BOLSONARO saiu de carro da residência oficial do Palácio da Alvorada, na manhã deste domingo, para fazer um passeio por Brasília. Ele foi a uma farmácia e a uma padaria no bairro Sudoeste, em Brasília, depois ao Hospital das Forças Armadas e ao centro de Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse neste domingo, durante uma videoconferência com representantes da Confederação Nacional dos Municípios, que, "como cidadão" quer "ficar em casa e fazer o isolamento" diante da pandemia do coronavírus. Ele ressaltou que, como economista, gostaria de ver a atividade econômica se mantendo ativa no país. GUEDES lembrou que a recomendação das autoridades de Saúde, do governo e da sociedade civil, é seguir com o isolamento social para retardar o alastramento do vírus.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez e 15 desta segunda-feira, com quatro mil 330 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 140 mortos, 98 deles em São Paulo. A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a terceira morte nesta manhã. No Distrito Federal, subiu para 301 o número de casos. Em Mato Grosso, nova atualização da secretaria aponta 16 casos. No Amapá, o número de casos dobrou e chegou a oito. Goiás já tem 60 casos da doença confirmados. O Rio de Janeiro confirmou mais 42 casos e quatro mortes neste domingo. O total é de 17 mortes e 600 casos no estado.

O Governo do Estado confirmou 13 novos casos do coronavírus em Santa Catarina. A nova atualização da Secretaria de Saúde mostra o total de 197 pessoas infectadas com o vírus em 38 cidades diferentes. Os dados foram divulgados na tarde deste domingo. A novidade é a inclusão de Indaial nas cidades com casos confirmados. O município aparece na lista com uma pessoas infectada. Florianópolis tem 40 casos confirmados. Itajaí tem 18. Em Chapecó, foram registrados cinco casos da nova doença

O governador CARLOS MOISÉS confirmou que o isolamento social com restrição de atividades não essenciais será prorrogado por mais sete dias em Santa Catarina por causa do coronavírus. Estão fora da prorrogação alguns serviços, como obras públicas, obras da construção civil, bancos e lotéricas, que terão regras definidas para poderem funcionar. O atual decreto de restrição se estende até terça-feira, quando será prorrogado até dia sete. Até lá, o comércio em geral deve permanecer fechado. A decisão de prorrogar o período de isolamento foi divulgada ainda pela manhã, durante uma vídeo conferencia com a participação de representantes de 21 associações de municípios e da Federação Catarinense de Municípios. Foi um recuo do Governo do Estado após anunciar um plano de retomada gradual da economia durante a semana, o que permitiria o retorno de serviços não essenciais a partir do dia primeiro.

O estado quer mais tempo para organizar a estrutura de saúde para atendimento dos casos mais graves. De acordo com o secretário de saúde, ELTON ZEFERINO, a retomada gradual de alguns serviços não-essenciais depende da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Ele disse que a reabertura das empresas está condicionada à chegada de recursos e equipamentos de proteção individual para os profissionais por parte do governo federal, além de materiais para leitos de UTI que foram comprados pela Secretaria de Estado da Saúde. ZEFERINO que o estado não pode colocar a população e os profissionais da saúde ao risco de contaminação. Ele cobrou os repasses prometidos pelo governo federal.

São Miguel do Oeste registrou sete casos suspeitos de coronavírus desde o início da pandemia e três já foram descartados. A informação está no boletim epidemiológico divulgado pelo município no final da tarde deste domingo. Quatro casos ainda estão em investigação, ou seja, aguardam os resultados dos exames do Lacen – Laboratório Centro do Estado. Desses quatro suspeitos, dois ainda permanecem em isolamento hospitalar. Nesta segunda-feira, 83 pessoas com sintomas respiratórios estão em isolamento domiciliar.

O presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, EVERALDO DI BERTI, se posicionou neste domingo, 29, sobre a necessidade da retomada das atividades econômicas de forma gradativa em todos os setores do estado. O presidente do legislativo disse que o coronavírus fez com que a economia entrasse em colapso com um grande risco de que os resultados da crise econômica sejam superiores aos ocasionados pela Pandemia. A câmara encaminhou um moção de apelo ao governador solicitando a retomada das atividades econômicas. Ele afirmou que é preciso conscientizar e preservar a saúde e a integridade de todos, mas ao mesmo tempo o estado deve pensar em medidas que possibilitem a reabertura da empresas.

A crise econômica pós pandemia é preocupante, a expectativa de desemprego é assustadora e os reflexos serão claramente sentidos em São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI. No documento enviado ao governador, ele apelou para que CARLOS MOISÉS deixe que cada prefeito estude a possibilidade ou não da volta à normalidade, seguindo critérios e sempre pensando no bom andamento da economia e da saúde dos moradores. Para o vereador, cada região do estado apresenta uma demanda diferente da outra e cada cidade deveria decidir o que será feito. Em nota distribuída à imprensa, DI BERTI disse ainda que não está defendendo partido A ou B, nem governador ou Presidente da República, mas a vida acima de tudo com responsabilidade.

A câmara de vereadores repassou 364 mil 497 reais para o poder executivo na manhã desta segunda-feira. O valor não foi gasto pelo legislativo nos primeiros meses do ano e foi devolvido para ser aplicado no setor da saúde, especialmente nas ações de enfrentamento do coronavírus. A devolução mensal dos recursos não gastos pela câmara foi acertada na ultima semana durante reuniões entre o prefeito WILSON TREVISAN e o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. De acordo com o vereador, a mesa diretora já havia tomado a decisão de devolver esses recursos antes da reunião com o prefeito. Normalmente os valores são devolvidos no final do ano ao executivo.

Os bancos e as agências lotéricas voltaram a atender o público na manhã desta segunda-feira. Depois de ficar oito dias uteis de portas fechadas, as três lotéricas da cidade, as agências bancárias, os correspondentes e as cooperativas de crédito reabriram nesta manhã com algumas restrições. As lotéricas, por exemplo, colocaram marcas no chão dentro das unidades e nas calçadas indicando a distância de um metro e meio entre os clientes. Além disso, apenas quatro clientes por vez podiam permanecer dentro da lotérica. Os bancos também adotaram medidas desse tipo para evitar aglomerações. O movimento não foi muito grande na manhã de hoje.

As pessoas não precisar ter pressa e correr para os bancos neste momento. A orientação é do presidente do Sicoob São Miguel, EDEMAR FRONCHETTI. Ele disse que é necessário tem calma e prudência para evitar aglomerações e riscos desnecessários. Segundo FRONCHETTI, as pessoas devem ir aos bancos apenas em casos de extrema necessidade e que a orientação continua sendo a mesma do período em que os bancos estavam fechados: os clientes devem usar os aplicativos e outras modalidades de atendimento à distância. Ele explicou que o Sicoob continua com os colaboradores do grupo de risco trabalhando de casa e que a agência adotou as medidas de restrições previstas no decreto do governador para reduzir o risco de transmissão do coronavírus. Para FRONCHETTI a decisão de promover o isolamento social foi acertada em Santa Catarina.

Os bancos estão se preparando para um período de dificuldades financeiras que deve atingir pessoas físicas e empresas da cidade. O comentário é do presidente do Sicoob São Miguel, EDEMAR FRONCHETTI. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que a crise do coronavírus terá consequências financeiras importantes e isso pode resultar em atrasos no pagamento de empréstimos e outras inadimplências no sistema financeiro. FRONCHETTI comentou que já existem normativas do Banco Central em relação a prorrogação de dívidas e carências para o pagamento. Ele explicou que as pessoas quem tem empréstimos ou outros contratos com os bancos devem procurar a agencia é discutir individualmente cada situação. Para o presidente do Sicoob é preciso responsabilidade e solidariedade neste momento difícil para todos.

A Peperi abriu uma enquete nas redes sociais sobre a prorrogação do isolamento social em Santa Catarina por mais uma semana. A pergunta que os internautas estão respondendo é a seguinte: “Você pensa que o comércio deve reabrir na quarta-feira ou é a favor de manter as empresas fechadas por mais uma semana?”. A enquete está no Facebook e no Instagram do Portal da Peperi e foi uma sugestão da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste.O tema vem gerando grande polêmica e repercussão. No Facebook, por exemplo, houve um grande número de comentário contra e a favor do fechamento das empresas do comércio geral por mais sete dias.

Cerca de 450 pessoas participaram da enquete no Facebook do Portal da Peperi sobre a abertura ou não do comércio nesse período de coronavírus. Esse número de comentários foi registrado até as 11 e meia da manhã e as opiniões estão muito dividas. CRISTIANE KISSEL, por exemplo, é favor da manutenção das empresas fechadas por mais uma semana. Ela escreveu que “conseguimos sobreviver comendo feijão puro se for necessário, mas a vida não volta mais”.CRISTIANO RODRIGUES votou pela abertura do comércio já nesta quarta-feira. Na postagem fez, ele disse que é “só os grupos de risco ficarem em casa e deixar quem precisa trabalhar continuar vivendo”. Na opinião do internauta, morrer de fome ou de desespero por contas atrasadas é muito pior.

A parcial da enquete no Instagram sobre o funcionamento do comércio neste período de quarentena mostra que a maioria dos internautas concorda com o fechamento das empresas por mais uma semana. Até as 11 e meia da manhã, cerca de 750 pessoas participaram da interativa. 419 internautas votaram pela manutenção do isolamento e das empresas fechadas. O número representa 56 por cento do total de votantes. 336 votos foram a favor da abertura das empresas, o que significa 44 por cento do total. A enquete no Instagram fica disponível por 24 horas e as pessoas podem participar da consulta até a metade da manhã desta terça-feira.

O governo estadual dá a impressão de estar “um pouco perdido” nas ações de enfrentamento do coronavírus. A avaliação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o governo anunciou o retorno gradual das empresas do comércio a partir desta quarta-feira, mas mudou o discurso no final de semana e ampliou o isolamento por mais sete dias até sete de abril. SPENGLER disse que o governo do estado deve ser mais claro e objetivo. Para ele, essa mudança a toda hora cria um clima de insegurança ainda maior entre as empresas. O empresário afirmou que o comércio estava preparado para reabrir nesta quarta e que a CDL já havia preparado uma cartilha com orientações sobre a retomada das atividades com os cuidados que deveriam ser seguidos pelas empresas.

A decisão do governo do estado de prorrogar o isolamento social por mais uma semana vai literalmente quebrar muitas empresas. A afirmação é do presidente da CD, IVANDRO SPENGLER. Ele citou que muitas lojas não tem capacidade financeira para ficar cerca de 20 dias de portas fechadas e sem receita. SPENGLER disse que a consequência desse quadro é que muitas lojas vão fechar e que a cidade vai ver uma série de demissões. O empresário disse ainda que o governador CARLOS MOISÉS não pode ficar jogando a culpa no governo federal pela prorrogação do decreto. SPENGLER defende que cada município tenha autonomia para definir as medidas de prevenção e isolamento social e se o comércio deve ou não fechar as portas.

A realidade de isolamento social em São Miguel do Oeste é diferente de cidades onde existe casos confirmados de coronavírus. A afirmação é do presidente da CDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que o município deveria definir o que abre e o que não fecha. Para SPENGLER, o vírus ainda vai chegar a São Miguel do Oeste, mas quando isso acontecer muitas empresas estarão quebradas e muitos trabalhadores estarão sem emprego. O empresário citou que ninguém quer as pessoas tenham a doença, mas não é possível evitar uma quebradeira geral com a reabertura segura dos negócios na cidade.

O presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, também defendeu, durante o Peperi Entrevista de hoje, a criação de áreas diferenciadas de isolamento social e de medidas restritivas contra o coronavírus. O prefeito de São José do Cedro disse que a região não tem relação direta com muitas cidades onde foram registrados casos da doença. PLÍNIO disse que existe uma consciência grande em relação a proteção e que praticamente não há circulação de pessoas e veículos entre os municípios. Ele disse que essa ideia que ele defende dificilmente será executada, mas a região poderia ter uma outra postura. Para PLINIO, cidades que não tem casos confirmados poderiam manter as atividades econômicas e as empresas abertas.

O Governo Estadual tem o objetivo de implantar mais 20 leitos de UTI no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para enfrentar o avanço do coronavírus e atender eventuais pacientes em situação grave. A informação foi repassada pela secretário estadual de saúde, HELTON ZEFERINO durante vídeo conferencia do governador CARLOS MOISES com os prefeitos das maiores cidades do Estado e os presidentes das 21 Associações de Municípios. O prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLÍNIO DE CASTRO participou da reunião online e cobrou a ampliação do número de leitos de UTI nas unidades hospitalares da região. Em resposta ao prefeito, o secretário de saúde disse que o governo estadual já tem o planejamento de ampliar 20 leitos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ele explicou que o estado trabalha com a questão de equipamentos e aguarda a chegada dos materiais para fazer a instalação. Ele não citou quando isso deve acontecer.

Entrou em funcionamento na manhã desta segunda-feira o Centro de Atendimento Sintomático Respiratório, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. O local estará aberto todos os dias, pelo período que for necessário, das oito da manhã as oito da noite, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios. O objetivo da estrutura é organizar o fluxo de atendimento e diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus, evitando o contato e aglomeração por poderia ocorrer em postos de saúde, UPA 24 horas ou hospitais. A recomendação principal é para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa. Devem buscar atendimento no salão paroquial pessoas com sintomas respiratórios intensos, como febre persistente acima de 37 vírgula oito graus por mais de 24 horas e falta de ar.

Antes de sair de casa para buscar atendimento médico, o morador deve ligar para a Central de Informações Covid-19 que funciona pelo telefone 3631-2010. A pessoa será orientada por profissionais da saúde sobre o procedimento que deve ser adotado. A explicação é do médico coordenador do Comitê de Crise do Coronavírus, MAURÍCIO PIACENTINI. No salão paroquial, foram instados três consultórios médicos, mas neste primeiro momento, apenas um está em funcionamento. Os outros serão ativados conforme a necessidade. Depois de receber atendimento no local, o paciente será liberado, encaminhado para isolamento domiciliar ou internamento hospitalar, de acordo com a gravidade de cada situação. O prefeito, WILSON TREVISAN, acompanhado do secretário de Saúde, LEONIR CARON, e do coordenador do Comitê, estiveram vistoriando o local na manhã de hoje. A estrutura está pronta para atender a população.

A Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste prendeu um homem com mandado de prisão neste domingo. O suspeito era investigado e responde a diversas ações penais de crimes contra o patrimônio, principalmente furtos ao comércio. Neste domingo, os investigadores da DIC localizaram o homem no bairro Andreatta. O homem não reagiu a abordagem policial. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde está à disposição da Justiça.

Um grave acidente envolvendo uma motoneta Honda Biz é um caminhão foi registrado neste domingo no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das oito e 20 da noite na rua Padre Aurélio Canzi. Segundo a Polícia Militar o condutor da motocicleta trafegava no sentido CentroBairro quando perdeu o controle e colidiu de frente com um caminhão que estava estacionado. Com o impacto, o condutor da moto, um rapaz de 20 que é motoboy, sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido pelos bombeiros com fratura na pernas e foi conduzido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.