ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-03-2020 Segunda-Feira

-BRASIL TEM 140 MORTES E MAIS DE QUATRO MIL E 300 CASOS DE CORONAVÍRUS

-MOISÉS VOLTA ATRÁS E PRORROGA ISOLAMENTO SOCIAL POR MAIS UMA SEMANA

-EPAGRI USA TECNOLOGIA PARA ATENDER REMOTAMENTE OS AGRICULTORES

-ACCS REGISTRA RECORDE NAS EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA PARA A CHINA

-MONDAIENSE RECORDA DIFICULDADES DA GUERRA MUNDIAL EM COMPARAÇÃO À ATUAL PANDEMIA

-QUARTEL ADOTA MEDIDAS PARA PROTEÇÃO DO EFETIVO DURANTE ATENDIMENTOS

-FALTA DE VISIBILIDADE CAUSA ACIDENTE NA SC 492

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO ESTACIONADO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


A Espanha registrou 812 novas mortes por complicações provocadas pelo novo coronavírus nas 24 horas e o balanço de mortes supera sete mil e 300 óbitos no país, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde local. O número de mortes entre domingo e esta segunda é inferior ao número recorde de 838 registrado no balanço anterior. No mundo, já passa de 724 mil o número de infecções pelo novo coronavírus e de 34 mil mortes, segundo a universidade americana Johns Hopkins. Mais de 152 mil se recuperaram da doença.


A capital russa, Moscou, iniciou nesta segunda-feira o primeiro dia de confinamento por tempo indeterminado enquanto todo o país se prepara para seguir seus passos. O primeiro-ministro MIKHAIL MISHUSTIN fez uma advertência sobre a possibilidade de impor regras de isolamento para todo o país para controlar o avanço da pandemia de Covid-19. Os moradores de Moscou estão autorizados a sair de casa apenas por uma emergência médica, para ir até o trabalho em caso de necessidade, ao supermercado ou à farmácia. A Rússia registrou oficialmente mil 534 casos de contágio e oito mortes.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, mudou de discurso e pediu, neste domingo, para a população ficar em casa até 30 de abril. A diretriz anterior era de encerrar o isolamento na Páscoa, no dia 12. TRUMP vinha defendendo o afrouxamento das medidas de isolamento e chegou a declarar no sábado que uma quarentena não seria necessária em Nova York, New Jersey e Connecticut. Na coletiva deste domingo, o presidente disse também que o pico de mortes por coronavírus no país será daqui a duas semanas. Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados de coronavírus. São mais de duas mil mortes e mais 100 mil casos confirmados, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.


O governo federal quer que o Supremo Tribunal Federal derrube decretos estaduais que restringiram o tranporte intermunicipal e/ou interestadual na Bahia, em Goiás, no Paraná, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.Os estados decretaram as restrições como tentativa de conter a propagação do coronavírus. Neste fim de semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Advocacia Geral da União enviaram manifestações ao Supremo endossando pedido feito ao tribunal pela Confederação Nacional do Transporte. A CNT apresentou uma ação na semana passada pedindo a suspensão de decretos que restringiram o trânsito de veículos e pessoas nas divisas dos estados e limites de municípios.


Um dia depois de o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, dizer que as pessoas devem permanecer em casa, em isolamento social, para evitar a disseminação do coronavírus, o presidente JAIR BOLSONARO saiu de carro da residência oficial do Palácio da Alvorada, na manhã deste domingo, para fazer um passeio por Brasília. Ele foi a uma farmácia e a uma padaria no bairro Sudoeste, em Brasília, depois ao Hospital das Forças Armadas e ao centro de Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, disse neste domingo, durante uma videoconferência com representantes da Confederação Nacional dos Municípios, que, "como cidadão" quer "ficar em casa e fazer o isolamento" diante da pandemia do coronavírus. Ele ressaltou que, como economista, gostaria de ver a atividade econômica se mantendo ativa no país. GUEDES lembrou que a recomendação das autoridades de Saúde, do governo e da sociedade civil, é seguir com o isolamento social para retardar o alastramento do vírus.


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez e 15 desta segunda-feira, com quatro mil 330 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 140 mortos, 98 deles em São Paulo.A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a terceira morte nesta manhã. No Distrito Federal, subiu para 301 o número de casos. Em Mato Grosso, nova atualização da secretaria aponta 16 casos. No Amapá, o número de casos dobrou e chegou a oito. Goiás já tem 60 casos da doença confirmados. O Rio de Janeiro confirmou mais 42 casos e quatro mortes neste domingo. O total é de 17 mortes e 600 casos no estado.


O Governo do Estado confirmou 13 novos casos do coronavírus em Santa Catarina. A nova atualização da Secretaria de Saúde mostra o total de 197 pessoas infectadas com o vírus em 38 cidades diferentes. Os dados foram divulgados na tarde deste domingo. A novidade é a inclusão de Indaial nas cidades com casos confirmados. O município aparece na lista com uma pessoas infectada. Florianópolis tem 40 casos confirmados. Itajaí tem 18. Em Chapecó, foram registrados cinco casos da nova doença.


O governador CARLOS MOISÉS confirmou que o isolamento social com restrição de atividades não essenciais será prorrogado por mais sete dias em Santa Catarina por causa do coronavírus. Estão fora da prorrogação alguns serviços, como obras públicas, obras da construção civil, bancos e lotéricas, que terão regras definidas para poderem funcionar. O atual decreto de restrição se estende até terça-feira, quando será prorrogado até dia sete. Até lá, o comércio em geral deve permanecer fechado. A decisão de prorrogar o período de isolamento foi divulgada ainda pela manhã, durante uma vídeo conferencia com a participação de representantes de 21 associações de municípios e da Federação Catarinense de Municípios. Foi um recuo do Governo do Estado após anunciar um plano de retomada gradual da economia durante a semana, o que permitiria o retorno de serviços não essenciais a partir do dia primeiro.


O estado quer mais tempo para organizar a estrutura de saúde para atendimento dos casos mais graves. De acordo com o secretário de saúde, ELTON ZEFERINO, a retomada gradual de alguns serviços não-essenciais depende da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Ele disse que a reabertura das empresas está condicionada à chegada de recursos e equipamentos de proteção individual para os profissionais por parte do governo federal, além de materiais para leitos de UTI que foram comprados pela Secretaria de Estado da Saúde. ZEFERINO que o estado não pode colocar a população e os profissionais da saúde ao risco de contaminação. Ele cobrou os repasses prometidos pelo governo federal.


-EPAGRI USA TECNOLOGIA PARA ATENDER REMOTAMENTE OS AGRICULTORES

-ACCS REGISTRA RECORDE NAS EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA PARA A CHINA

-MONDAIENSE RECORDA DIFICULDADES DA GUERRA MUNDIAL EM COMPARAÇÃO À ATUAL PANDEMIA

-QUARTEL ADOTA MEDIDAS PARA PROTEÇÃO DO EFETIVO DURANTE ATENDIMENTOS


A Peperi abriu uma enquete nas redes sociais sobre a prorrogação do isolamento social em Santa Catarina por mais uma semana. A pergunta que os internautas estão respondendo é a seguinte: “Você pensa que o comércio deve reabrir na quarta-feira ou é a favor de manter as empresas fechadas por mais uma semana?”. A enquete está no Facebook e no Instagram do Portal da Peperi e foi uma sugestão da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste. O tema vem gerando grande polêmica e repercussão. No Facebook, por exemplo, houve um grande número de comentário contra e a favor do fechamento das empresas do comércio geral por mais sete dias.


Cerca de 450 pessoas participaram da enquete no Facebook do Portal da Peperi sobre a abertura ou não do comércio nesse período de coronavírus. Esse número de comentários foi registrado até as 11 e meia da manhã e as opiniões estão muito dividas. CRISTIANE KISSEL, por exemplo, é favor da manutenção das empresas fechadas por mais uma semana. Ela escreveu que “conseguimos sobreviver comendo feijão puro se for necessário, mas a vida não volta mais”. CRISTIANO RODRIGUES votou pela abertura do comércio já nesta quarta-feira. Na postagem que fez, ele disse que é “só os grupos de risco ficarem em casa e deixar quem precisa trabalhar continuar vivendo”. Na opinião do internauta, morrer de fome ou de desespero por contas atrasadas é muito pior.


A parcial da enquete no Instagram sobre o funcionamento do comércio neste período de quarentena mostra que a maioria dos internautas concorda com o fechamento das empresas por mais uma semana. Até as 11 e meia da manhã, cerca de 750 pessoas participaram da interativa. 419 internautas votaram pela manutenção do isolamento e das empresas fechadas. O número representa 56 por cento do total de votantes. 336 votos foram a favor da abertura das empresas, o que significa 44 por cento do total. A enquete no Instagram fica disponível por 24 horas e as pessoas podem participar da consulta até a metade da manhã desta terça-feira.


O governo estadual dá a impressão de estar “um pouco perdido” nas ações de enfrentamento do coronavírus. A avaliação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o governo anunciou o retorno gradual das empresas do comércio a partir desta quarta-feira, mas mudou o discurso no final de semana e ampliou o isolamento por mais sete dias até sete de abril. SPENGLER disse que o governo do estado deve ser mais claro e objetivo. Para ele, essa mudança a toda hora cria um clima de insegurança ainda maior entre as empresas. O empresário afirmou que o comércio estava preparado para reabrir nesta quarta e que a CDL já havia preparado uma cartilha com orientações sobre a retomada das atividades com os cuidados que deveriam ser seguidos pelas empresas.


A decisão do governo do estado de prorrogar o isolamento social por mais uma semana vai literalmente quebrar muitas empresas. A afirmação é do presidente da CD, IVANDRO SPENGLER. Ele citou que muitas lojas não têm capacidade financeira para ficar cerca de 20 dias de portas fechadas e sem receita. SPENGLER disse que a consequência desse quadro é que muitas lojas vão fechar e que a cidade vai ver uma série de demissões. O empresário disse ainda que o governador CARLOS MOISÉS não pode ficar jogando a culpa no governo federal pela prorrogação do decreto. SPENGLER defende que cada município tenha autonomia para definir as medidas de prevenção e isolamento social e se o comércio deve ou não fechar as portas.


A realidade de isolamento social em São Miguel do Oeste é diferente de cidades onde existe casos confirmados de coronavírus. A afirmação é do presidente da CDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que o município deveria definir o que abre e o que não fecha. Para SPENGLER, o vírus ainda vai chegar a São Miguel do Oeste, mas quando isso acontecer muitas empresas estarão quebradas e muitos trabalhadores estarão sem emprego. O empresário citou que ninguém quer as pessoas tenham a doença, mas não é possível evitar uma quebradeira geral com a reabertura segura dos negócios na cidade.


O presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, também defendeu, durante o Peperi Entrevista de hoje, a criação de áreas diferenciadas de isolamento social e de medidas restritivas contra o coronavírus. O prefeito de São José do Cedro disse que a região não tem relação direta com muitas cidades onde foram registrados casos da doença. PLÍNIO disse que existe uma consciência grande em relação a proteção e que praticamente não há circulação de pessoas e veículos entre os municípios. Ele disse que essa ideia que ele defende dificilmente será executada, mas a região poderia ter uma outra postura. Para PLINIO, cidades que não tem casos confirmados poderiam manter as atividades econômicas e as empresas abertas.


O Governo Estadual tem o objetivo de implantar mais 20 leitos de UTI no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para enfrentar o avanço do coronavírus e atender eventuais pacientes em situação grave. A informação foi repassada pelo secretário estadual de saúde, HELTON ZEFERINO durante vídeo conferencia do governador CARLOS MOISES com os prefeitos das maiores cidades do Estado e os presidentes das 21 Associações de Municípios. O prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLÍNIO DE CASTRO participou da reunião online e cobrou a ampliação do número de leitos de UTI nas unidades hospitalares da região. Em resposta ao prefeito, o secretário de saúde disse que o governo estadual já tem o planejamento de ampliar 20 leitos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ele explicou que o estado trabalha com a questão de equipamentos e aguarda a chegada dos materiais para fazer a instalação. Ele não citou quando isso deve acontecer.


Secretaria de Educação de São João do Oeste orienta sobre prorrogação e recuperação de aulas. Conforme a secretária, SILVANE BAUMGARTEN, diante do momento que se vive é necessário definir estratégias que garantam o direito dos estudantes aos 200 dias letivos ou 800 horas/aula. Em reunião on-line com o Conselho Municipal de Educação e as direções dos educandários municipais, SILVANE explica que foi definido que a reposição das aulas que não foram ministradas durante os dias de suspensão será da seguinte forma. Os 10 primeiros dias de 19 a 29 de março foram a antecipação do recesso escolar do mês de julho. A retomada das aulas está prevista a partir do dia 20 de abril, isto se não houver prorrogação do Decreto Estadual de suspensão. Para recuperar os dias sem aula, o Conselho Municipal de Educação, aprovou uma resolução que permite a realização de atividades escolares à distância.


Desta forma, a secretaria de Educação de São João do Oeste explica que nos próximos dias será encaminhando para os alunos conteúdos e atividades que devem ser feitas em casa, como leituras, resolução de problemas, interpretação de textos, jogos, brincadeiras, enfim, atividades de cunho educacional, preparadas pelos professores. SILVANE BAUMGARTEN cita que as direções das escolas estarão organizando a forma e o cronograma destas atividades e conteúdos que serão disponibilizados para os estudantes. Com estas atividades a secretária ressalta que o objetivo é contemplar 20 horas/aula. Ela pede que as famílias fiquem atentas ao whats, facebook, e-mail, site da prefeitura, rádio e mídias no geral. O restante da carga horária será de forma presencial, com aulas nos feriados e sábados até o final de maio, para dar conta da reposição dos dias parados. Os dias das aulas serão informados posteriormente.



Epagri usa tecnologia para atender remotamente os agricultores. Durante a quarentena imposta pelo governo do Estado, a extensão rural da Epagri está atendendo de forma remota para evitar o deslocamento. Conforme o gerente regional, SIDINEI SIMON, assim, ao encontrar um problema na lavoura ou na criação que necessite solução urgente, ou mesmo compartilhar algo de interesse, basta que o produtor rural tire uma foto com o celular e encaminhe uma mensagem ao técnico do escritório pelo site da entidade. Ele esclarece que o portal “Minha Epagri” coloca o agricultor, pecuarista, ou pescador em contato direto com um técnico do escritório mais próximo. O gerente revela que as equipes respondem as mensagens via sistema, podendo indicar à distância possíveis diagnósticos e soluções. O produtor também tem acesso ao seu prontuário ou seja, todo o histórico de seu relacionamento com a Empresa.


Tecnologia no campo já está acessível para produtores de todos os portes. O gerente regional da Epagri SIDINEI SIMON destaca que atualmente a internet está disponível na zona rural através de torres instaladas nos últimos anos para atender este público e com foco em reduzir o abandono da atividade agrícola. Lembra que alguns jovens já têm optado em ficar no interior e também fazem uso da tecnologia para o estudo, entretenimento e ajudar os pais com estas novidades. Ele menciona que o sistema da Epagri reúne eventos dos quais o usuário participou, dias de campo, excursões, atendimentos que recebeu, visitas, entre outros dados. Nessa área é possível, ainda, baixar a segunda via de documentos como recomendação de insumos, laudo de prorrogação de dívidas, relatório de vistoria, proposta ao Pronaf Custeio, laudos Opinião de Valor, entre outros.


ACCS registra recorde nas exportações de carne suína para a China. A Associação Catarinense de Criadores de Suínos não constata problema com epidemia do Coronavírus. A China é o maior consumidor e produtor de carne suína do mundo e continua comprando do Brasil, especialmente de Santa Catarina. As exportações para a China, que estavam muito positivas até o surto do coronavírus chegar ao Brasil, continuam bem. De acordo com o presidente da ACCS, LOSIVÂNIO DE LORENZI, não houve nenhuma interrupção até o momento. Ele informa que em janeiro e fevereiro ocorreu aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado. No primeiro bimestre de 2019, Santa Catarina exportou 17 mil toneladas para a China. Neste ano foram 37 mil toneladas. Em março está sendo batido recorde a cada semana, porém ainda sem o resultado final contabilizado.


Segundo LOUZIVANIO DE LORENZI, a China é um mercado muito promissor que ainda não foi afetado. A Associação Catarinense de Criadores de Suínos tinha preocupação com possíveis problemas nos portos. LORENZI avalia que os chineses têm a capacidade de transformar tudo rápido para atender em tempo recorde o pessoal contaminado pelo coronavírus e a mesma agilidade para distribuir alimentos ao povo. O presidente da ACCS não é muito otimista com o futuro, pois a China está investindo 14 bilhões de dólares para aumentar seu plantel de suínos. Segundo LORENZI, é preciso encontrar destino para a produção toda que está crescendo de olho na demanda dos chineses. Ele aponta outros mercados, como a Índia e a Coréia, mas são apenas projeções. Não há uma garantia de contemplar toda a produção atendendo às demandas destes mercados com o que sobraria das exportações para a China.


Mondaiense que viveu a guerra mundial recorda dificuldades na época em comparação à atual pandemia. LISELOTE HEDERICH, popular LILO, trabalha na Casa da Esperança, na sociedade Beneficente Terra Nova de Mondaí, e neste ano completa 80 anos de vida. LILO veio da Alemanha há 53 anos, e sua infância foi marcada pela guerra. Ela conta que o momento pelo qual o mundo está passando, devido ao coronavírus, lembra muito o que as pessoas passaram no período de guerra. LILO considera que a época de guerra foi bem pior porque não havia certeza sobre o dia de amanhã e nem se haveria garantia de alimento. Além dela, havia mais duas crianças pequenas e sua mãe. O pai era combatente da guerra na Rússia, e também não havia certeza sobre o seu retorno. LILO recorda que na época não havia telefone, televisão ou internet para distrair as famílias que precisavam ficar dentro de casa com medo dos russos que invadiam as casas durante a noite.


Apesar do medo que a pandemia traz para o país e o mundo, LISELOTE HEDERICH considera que as pessoas possuem hoje em dia muitos meios de se informar e se distrair, considerando também que estão sendo dias de tempo bom. LILO cita que em comparação ao período de guerra, atualmente as pessoas também tem a possibilidade de se abrigar com conforto em suas casas, e até tomar sol para fortalecer o corpo com a vitamina D. Por duas vezes, LILO recorda que ela e sua família foram expulsas de sua moradia por poloneses armados. Mesmo com três anos de idade na época, a Mondaiense recorda de pessoas de mais idade que foram mortas por não conseguirem fugir. Além do medo de morrer, das mutilações e mortes sem nem ter a possibilidade de enterro, de passar fome, de perder o direito a frequentar a escola, LILO recorda que as perseguições continuaram mesmo após o fim da guerra. O retorno do seu pai da guerra foi um momento de grande felicidade para a família, mesmo com todas as dificuldades da época.


Quartel de Iporã do Oeste adota medidas para maior proteção do efetivo de bombeiros durante atendimentos. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, com preocupação também em preservar e adotar medidas de prevenção do efetivo o quartel realizou alterações na metodologia de atendimento da população. O sargento ressalta que as mudanças se devem principalmente aos casos de mal súbito, em que normalmente os bombeiros eram acionados em qualquer caso até com a intenção de agilizar o atendimento médico no hospital. OLDAIR SCHMITZ enfatiza que as pessoas estão sendo orientadas a entrar em contato com a secretaria de Saúde e o hospital para assim receber orientação direta de médico quanto aos sintomas que estão sendo apresentados, e se necessário, fazer o encaminhamento direto do paciente.


Em comparação aos anos anteriores, o sargento cita que houve uma redução significativa no número de acidentes, tanto de trânsito como de trabalho, resultado do isolamento social. Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, este é um índice positivo também em função de permitir maior preservação do efetivo devido ao menor contato com as pessoas, considerando o risco de contaminação do vírus. O sargento OLDAIR SCHMITZ afirma que o cuidado também tem sido maior no uso de equipamentos de proteção. O quartel adquiriu macacões de proteção e campus com viseira acrílica, com recursos da prefeitura de Tunápolis, na ordem de três mil 550 reais, e mais uma máquina com recursos de Santa Helena, no valor de quatro mil 490 reais. Esta máquina transforma os gases da natureza em gás tóxico, chamado gás ozônio que elimina bactérias e vírus. O equipamento é usado nas ambulâncias após os atendimentos e nos alojamentos para reduzir a possibilidade de contaminação.


O comandante do quartel de Iporã do Oeste ressalta que como medida de prevenção os bombeiros estão fazendo uso dessa proteção, o que tem chamado atenção da população durante os atendimentos, mas é um protocolo que deve ser seguido em todos os casos. Houve também restrição no trabalho dos bombeiros comunitários, sendo permitido somente a pessoas de Iporã do Oeste tirar serviço no momento. O sargento não descarta possibilidade, caso a situação não melhore e seja necessário, o cancelamento temporário da prestação de serviço voluntário. OLDAIR SCHMITZ elogia o empenho dos comunitários que não tem tido receio de tirar serviço e tem auxiliado nos atendimentos. Ele lembra que somente pessoas autorizadas entram no quartel. Os demais atendimentos são prestados por telefone.


-FALTA DE VISIBILIDADE CAUSA ACIDENTE NA SC 492

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO ESTACIONADO


Homem é preso suspeito de praticar crimes contra o patrimônio. Na tarde deste domingo a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste, prendeu um homem que era investigado e responde a diversas ações penais decorrentes de crimes contra o patrimônio, principalmente furtos ao comércio. Nas diligências, que ocorreram no bairro Andreatta, os policiais civis localizaram, identificaram e prenderam o homem, já conhecido da Polícia Civil. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.


Estabelecimento comercial é notificado por descumprimento ao decreto estadual. A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira foi informada que um estabelecimento comercial localizado na rua Presidente Vargas, estaria em funcionamento neste sábado, descumprindo assim o decreto do estado de Santa Catarina. A guarnição se deslocou ao referido local, onde foi conversado com o proprietário do comércio, que acatou a orientação de fechar o estabelecimento. Os policiais militares então realizaram a confecção do termo de notificação de Irregularidade Administrativa. Apenas os locais considerados essenciais podem ficar abertos. Caso haja algum comércio aberto de outros segmentos a orientação é repassar o caso para PM que vai até o local.


Ladrões furtam eletroeletrônicos, equipamentos e carnes de clube em SMOeste. O Moto Clube, localizado na Linha Santa Catarina, foi alvo de ladrões e teve prejuízo estimado em cinco mil reais. A diretoria descobriu o crime no final de semana ao vistoriar a sede, já que devido ao decreto o espaço está fechado há duas semanas. Foram furtados eletrodomésticos como micro-ondas, fritadeira e freezer, televisão, botijão de gás, caixa de som, furradeira, máquina lava jato, motosserra, duas máquinas de cortar grama, outras ferramentas. Além disso, os mais de 70 quilos de carne que estavam no freezer também foram levados. A comunidade registrou Boletim de Ocorrência para que a Polícia Civil possa investigar o caso e identificar a autoria. Devido a grande quantidade e dos itens a suspeita é que mais de uma pessoa tenha praticado o crime.


Falta de visibilidade causa acidente na SC 492. A falta de visibilidade, ocasionada pelo mato às margens da SC 492, entre SMO e Bandeirante, ocasionou um acidente envolvendo uma Ranger e um Palio, os dois com placas de São Miguel do Oeste. Segundo apurado no local, o condutor da Ranger saiu de sua chácara, às margens da via, e acabou cortando a preferencial do Pálio, que era conduzido por uma mulher. Ninguém se feriu. O homem comentou que ele próprio já fez o corte do mato, mas a visibilidade ainda fica prejudicada na hora de sair da propriedade. Também chovia no momento da colisão. Ele e outras pessoas que estavam no local cobraram atenção do estado para que faça a limpeza adequada porque mais acidentes podem acontecer. A reportagem do Portal Peperi também percebeu que as placas de sinalização que ficam ao lado da via não são visíveis, pois o mato cobriu os equipamentos.


Motociclista sofre ferimentos graves em colisão contra caminhão estacionado. Um grave acidente envolvendo uma Biz e um caminhão foi registrado por volta das 20 horas deste domingo, na rua Padre Aurélio Canzi, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o condutor, um rapaz de 20 anos, fazia sentido centro/bairro quando em alta velocidade cortou a preferencial de um veículo, perdendo o controle e colidindo de frente com um caminhão que estava estacionado. Com a colisão o jovem, que é motoboy, sofreu ferimentos graves, fratura exposta na perna direita e luxação do braço esquerdo. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao hospital regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.