ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 30-03-2019 Sábado

-BOLSONARO EMBARCA NESTE SÁBADO PARA VISITA OFICIAL À ISRAEL

-MINISTRO QUER REPLICAR MODELO DE INOVAÇÃO DE SC NO PAÍS

-CRAS ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE BRINQUEDOTECA E DANÇA

-ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE TUNÁPOLIS ELEGE NOVA DIRETORIA

-DESCANSO IRÁ DISTRIBUIR EM TORNO DE 50 MIL QUILOS DE SEMENTES PELO BÔNUS FISCAL

-IPORÃ DO OESTE TERCEIRIZA FEIRA FAIC QUE OCORRE EM SETEMBRO

-POLÍCIA CIVIL VISTORIA JOGOS E DIVERSÕES NA COMARCA DE ITAPIRANGA

-ACIDENTES NA CIDADE DEIXAM DOIS PILOTOS FERIDOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.


O Parlamento britânico recusou nesta sexta-feira, pela terceira vez, o acordo de THERESA MAY para o Brexit. A reprovação do documento, que já foi aceito pela União Europeia, deixa o Reino Unido cada vez mais próximo de abandonar o bloco em 12 de abril sem estabelecer os parâmetros para o período de transição ou para sua futura relação com os antigos parceiros. Na manhã de ontem, 344 deputados votaram contra e 286 a favor do acordo. Com esta rejeição, o governo não poderá prorrogar a saída do bloco europeu para 22 de maio.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, acusou nesta sexta-feira o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE, de "não fazer nada" para reduzir a quantidade de drogas que sai do país sul-americano. De acordo com TRUMP, "há mais drogas deixando a Colômbia agora do que antes de ele ser presidente". DUQUE é considerado pela Casa Branca um aliado regional, especialmente devido à pressão política que o governo da Colômbia – junto com o Brasil – faz sobre o regime de NICOLÁS MADURO na Venezuela.


Quase um quarto da população da Venezuela precisa de ajuda humanitária urgente, apontou relatório da Organização das Nações Unidas enviado nesta quinta-feira ao regime de NICOLÁS MADURO. De acordo com o estudo, cerca de sete milhões de venezuelanos têm "necessidades prioritárias urgentes de assistência e proteção". O informe também apontou uma série de dados alarmantes sobre o colapso econômico e humanitário na Venezuela.


O Ministério da Economia elabora medidas microeconômicas para fazer a economia voltar a acelerar, principalmente na área de crédito. O objetivo é aumentar a oferta de emprego em um cenário de crescimento do desemprego no país. Segundo auxiliares diretos do ministro PAULO GUEDES, o governo não vai ficar esperando a aprovação da reforma da Previdência para fazer o país voltar a crescer de forma mais consistente. Entre as medidas, o ministério avalia a criação de mecanismos para que empresas possam tomar crédito no sistema financeiro e alavancarem seus negócios, principalmente com investimentos.


O presidente JAIR BOLSONARO deve embarcar daquide a pouco para Israel, onde irá se reunir com o primeiro-ministro do país, BENJAMIN NETANYAHU. Será a terceira viagem oficial de BOLSONARO ao exterior desde que assumiu a Presidência. O objetivo é estreitar os laços entre os dois países e fazer parcerias em diversos setores. A agenda de BOLSONARO em Israel prevê compromissos em Tel Aviv e em Jerusalém. As duas cidades estão no centro de uma polêmica envolvendo a embaixada brasileira no país depois que o presidente declarou que iria transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, a exemplo do que foi feito pelos Estados Unidos.


O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, anulou nesta sexta-feira a convocação do ministro da Justiça, SÉRGIO MORO. Nesta quinta, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara aprovou um requerimento de convocação do ministro. Ou seja, ele seria obrigado a comparecer a uma sessão da comissão para apresentar explicações sobre o decreto que facilitou a posse de armas e sobre o pacote anticrime e anticorrupção, enviado em fevereiro ao Congresso. Ao analisar o caso, MAIA entendeu que à comissão cabe formular propostas legislativas e não fiscalizar ministério.


Indígenas do grupo Guarani fizeram uma manifestação em frente ao Ministério Público Federal em Florianópolis na tarde de quinta-feira. Eles também foram recebidos pelo órgão e entregaram um documento com reivindicações. Os indígenas afirmam que há intenção do governo federal de retirar direitos deles e que foram congelados investimentos em saúde, educação e outras políticas sociais. O grupo também é contra a municipalização da saúde indígena conforme previsto em medida provisória do governo federal.


O Governo de Santa Catarina lançou na tarde desta sexta-feira o aplicativo do InfoAgro, um sistema que cruza dados de várias fontes e entrega de forma acessível aos interessados. O lançamento ocorreu no auditório da Epagri, em Florianópolis. A partir da análise dos preços praticados no mercado, por exemplo, o produtor pode saber se está recebendo um valor adequado pelo que produz. O aplicativo terá dados sobre monitoramento de safras, preços, políticas públicas, importações e exportações.


O Ministro da Ciência e Tecnologia MARCOS PONTES cumpriu agenda ontem no estado e demonstrou interesse em replicar o modelo de ecossistema de inovação catarinense para o país. Além disso, ele também sinalizou apoio Federal à Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina. A agenda foi proposta pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável e de Articulação Nacional de Santa Catarina. Pela manhã, PONTES se reuniu com o governador CARLOS MOISÉS na Casa d’Agronômica e conheceu as potencialidades do Sapiens Parque. A agenda terminou com palestra na Unesc de Criciúma.


-CRAS ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE BRINQUEDOTECA E DANÇA

-ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE TUNÁPOLIS ELEGE NOVA DIRETORIA

-DESCANSO IRÁ DISTRIBUIR EM TORNO DE 50 MIL QUILOS DE SEMENTES PELO BÔNUS FISCAL

-IPORÃ DO OESTE TERCEIRIZA FEIRA FAIC QUE OCORRE EM SETEMBRO


Epagri mantém prioridade na produção de leite a base de pasto. Conforme o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, os programas estabelecidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária tem como foco principal a produção de leite a base de pastagens perenes. Destaca que a atividade proporciona qualidade de vida aos produtores rurais e recebe atenção especial da Epagri. SIMON considera que a produção de leite é fundamental no Extremo Oeste de Santa Catarina nos aspectos econômico e social. Ele reconhece o crescimento de outros sistemas de produção de leite e defende o cultivo de pastagens perenes como melhor forma de equilíbrio entre custo e faturamento.


Grupo de escoteiros Tupã de Iporã do Oeste adere ao movimento a hora do planeta. Segundo a chefe escoteira, mestra do ramo pioneiro, ITAMARA BAGATINI, um dos objetivos do movimento escoteiro é defender o meio ambiente, tema que está relacionado a Hora do Planeta, que é realizada mundialmente neste sábado. ITAMARA explica que a Hora do Planeta é o maior movimento de proteção ambiental do planeta. Nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália, organizada pelo Fundo Mundial para a Natureza, uma organização não governamental que defende as questões do meio ambiente e da preservação da vida. Todos os anos, centenas de milhões de pessoas se unem ao movimento, que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e poder público a respeito dos problemas das mudanças climáticas e de como todos nós podemos fazer algo para reverter esse quadro.


A chefe escoteira destaca que à Hora do Planeta é o momento em que, uma vez por ano, se apagam as luzes por uma hora, sempre no mês de março. O evento hoje, ocorre das 20 e 30 às 21 e 30. ITAMARA BAGATINI esclarece que o apagar as luzes é um gesto simbólico, para marcar o evento. Existem outras atividades que podem ser desenvolvidas para diminuir os impactos ambientais, como plantando árvores, reduzindo o uso do plástico, diminuir a emissão de CO2, não poluindo e reaproveitando a água, reduzindo a produção de lixo e fazendo a separação correta para a recolha, não usar agroquímicos e venenos, dizer não ao desmatamento, preservar os recursos naturais. Para a hora do planeta, o grupo irá desenvolver ações de conscientização, panfletagem no centro da cidade, além do convite a população para que todos participem, desligando as luzes das 20 e 30 as 21 e 30 da noite deste sábado.


CRAS de Iporã do Oeste abre inscrições para oficinas de brinquedoteca e dança. A coordenadora do CRAS, ISABEL SCHAEFFER explica que para a oficina de brinquedoteca a idade para participar é de dois a cinco anos. O instrutor é um professor de psicologia. ISABEL cita que a novidade este ano é a oficina de dança, com previsão de formação de três turmas, durante o dia para as crianças de seis a 17 anos e uma turma à noite para mulheres. Para a inscrição os pais devem apresentar os documentos dos filhos, e as vagas são preferencialmente para os beneficiários de programas sociais. As vagas remanescentes são abertas as demais pessoas. A coordenadora cita que também está em andamento à oficina de jogos cooperativos, em que estão sendo aceitas novas inscrições do público em geral. No dia 10 abril será realizada uma reunião, às 18 horas e 30 minutos no centro de idosos, com todos os inscritos nas oficinas.


Cidasc vai ampliar fiscalização em barreiras sanitárias na região. Objetivo é proporcionar segurança no status sanitário que Santa Catarina possui. Regional de São Miguel do Oeste abrange 22 municípios com seis barreiras sanitárias. Locais são equipadas com sistema de pulverização e plantões com funcionários da Cidasc durante 24 horas em pontos estratégicos. Trabalho será intensificado contanto com parceria da Polícia Militar. Conforme a gerente regional da Cidasc, MANUELA DA ROCHA, as barreiras em Itapiranga e Mondaí ocorrem na saída de veículos das Balsas que fazem a travessia com o Rio Grande do Sul. A gerente destaca ainda o trabalho realizado em Dionísio Cerqueira, Paraíso e Palma Sola. Cita ainda barreiras móveis com deslocamento em veículos da Cidasc contemplando maior área fiscalizada no Extremo Oeste.


MANUELA DA ROCHA reconhece a necessidade de ampliar o número de barreiristas. Objetivo é atender também a passagem da balsa na comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga com travessia de veículos do Rio Grande do Sul. Atualmente o número de efetivo da Cidasc não comporta este atendimento e ainda seria necessário parceria com outras entidades como a Polícia Militar para realizar a segurança, principalmente à noite. A gerente da Cidasc diz que a reativação da barreira é necessário para garantia a sanidade do rebanho catarinense. Ela coloca está medida entre as prioridades no serviço da Cidasc fechando a rota de passagem por balsa no Rio Uruguai. MANUELA elogia o trabalho que é realizado em Itapiranga e Mondaí.


Governo do Estado define ações para maior segurança dos profissionais da Cidasc. MANUELA DA ROCHA valoriza a parceria entre Secretaria de Segurança Pública e Secretaria da Agricultura visando unificar ações e beneficiar as atividades de defesa sanitária. Salienta que é mais uma forma de garantir a segurança do funcionário que realiza a abordagem nas barreiras fixas ou em rodovias. MANUELA aponta necessidade de ações contundentes de defesa agropecuária, pois o estado está em alerta pela suspensão da vacina da febre aftosa no Paraná. Segundo a gerente ainda faltam ajustes da parceria que vai envolver Cidasc e Polícia Militar para reforçar a defesa agropecuária de Santa Catarina.


Associação Hospitalar de Tunápolis elege nova diretoria. A assembleia geral ordinária ocorreu na noite desta sexta-feira no auditório público municipal. Em pauta esteve à prestação de contas do ano de 2018 e a eleição da nova diretoria. O contador BENÍCIO SCHNORRENBERGER apresentou o balanço financeiro da instituição e o presidente ALCIDES HOFER apresentou um relatório de investimentos nos últimos 10 anos, período em que esteve à frente da instituição. O hospital de Tunápolis também atende pacientes de Santa Helena e é referência regional na Unidade de Saúde Metal, na qual mantém uma média de 20 pacientes internados de toda região.


A nova diretoria eleita será composta pelo presidente Vanduir Matias Deters, vice Arcádio Orth, tesoureira Clair Pohlmann, vice Alcides Hofer, secretário Blásio Hickmann e vice Luana Heberle. O conselho fiscal efetivo será composto por Adriano Gassen, Danieli Armônico e Paulo Hahn e suplentes Franciele Carbonara, Metilde Gava e Darci Naue. O presidente eleito agradeceu a confiança da comunidade. Afirmou que assumir a presidência é uma honra e um desafio com responsabilidade. Vanduir Matias Deters está na presidência da APP e na coordenação do Bike Tunas e disse que a presidência do Hospital é o maior desafio que assume na sua vida comunitária. O novo presidente fez menção ainda as pessoas que lideraram a construção do hospital, na qual citou Cacildo Froelich, Nilo Spies e Canísio Flach. Deters destaca que dará continuidade aos trabalhos dos presidentes anteriores, por meio do diálogo com a comunidade, com a administração e os funcionários.


Secretaria de agricultura de Descanso irá distribuir em torno de 50 mil quilos de sementes pelo bônus fiscal. Conforme a secretária de agricultura, MARLISE LOVATEL por meio do programa de sementes de pastagens de inverno e cobertura de solos o município providenciou a compra de aveia preta, aveia branca, azevem e nabo forrageiro. Ela explica que são variedades de pastagem para o inverno e que também servem para a cobertura do solo, melhorando a sua conservação. A secretária enfatiza que cada agricultor irá receber a sua cota de sementes por meio do bônus fiscal, que leva em conta o movimento financeiro da propriedade no ano anterior. A secretária explica que cada produtor recebe entre 100 e mil reais pelo bônus fiscal.


Pelo bônus os agricultores também podem se beneficiar de incentivos de horas de máquina. A secretária de agricultura explica que são máquinas terceirizadas de escavadeira hidráulica e retroescavadeira. MARLISE LOVATEL destaca que pelo bônus o município subsidia 50% do valor da hora máquina trabalhada. Ela lembra que nos próximos meses também será regulamentado e liberado os exames de brucelose e tuberculose pelo bônus fiscal. A secretária comenta que tanto pelos programas em que o agricultor recebe incentivos pelo bônus, como por aqueles programas que fornecem incentivos diretos, como de sêmen, nitrogênio, mudas do viveiro, de terraplanagem e da água, é necessário que o produtor faça o requerimento dos serviços no setor da agricultura.


Prefeitura de Iporã do Oeste terceiriza feira FAIC que ocorre em setembro. Conforme o secretário de administração e membro da comissão organizado da FAIC, JONAS KAISER, a organização da feira, que será realizada de cinco a oito de setembro, iniciou ainda em novembro. O evento é realizado a cada quatro anos. JONAS KAISER enfatiza que diferente dos outros anos, e de outros municípios, na edição deste ano a feira será terceirizada, e não haverá o repasse de recursos para a associação da feira, já que a prefeitura irá promover o evento por meio das licitações com o objetivo de reduzir custos. O secretário destaca que várias licitações já foram feitas e para o mês de abril está prevista a abertura oficial da FAIC. As empresas OK Eventos de SMOeste e Padock de Maravilha serão as responsáveis pela estrutura. A partir do lançamento serão divulgados os valores de estandes para os expositores e as atrações principais dos shows.


Outra novidade na edição da FAIC deste ano é a realização dos shows na área externa do parque. O secretário e membro da comissão organizadora da FAIC comenta que nos outros anos estes eventos eram realizados nos ginásios. JONAS KAISER explica que foi licitada uma empresa, Lisboa Eventos de Balneário Camboriu, que irá montar uma arena de shows, com artistas, camarim, estrutura de palco, luz e som. O secretário de administração acredita que a feira será uma das maiores já realizadas, bem como os shows que serão apresentados em abril. KAISER enfatiza que a comissão organizadora, coordenada pelo vice-prefeito ALEXANDRE RUSCHEINSKY, também trabalha para trazer melhorias no estacionamento. Ele lembra que independente da vinda de recursos estaduais ou federais, que estão sendo buscados pela comissão e prefeitura, a feira será realizada se necessário com recursos do município.


-POLÍCIA CIVIL VISTORIA JOGOS E DIVERSÕES NA COMARCA DE ITAPIRANGA

-ACIDENTES NA CIDADE DEIXAM DOIS PILOTOS FERIDOS


Colisão traseira entre carro e moto deixa adolescente ferida. O acidente ocorreu próximo às 17 horas desta sexta-feira, na rua Almirante Tamandaré em SMOeste. Uma motocicleta YBR, que seguia sentido Bairro São Luiz, acabou colidindo na traseira de um Uno que estava em marcha ré, saindo da vaga de estacionamento. Uma adolescente de 16 anos que estava de carona na moto teve ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros. O piloto da moto e os ocupantes do carro não se feriram.


Motociclista fica ferido em colisão contra caminhão na SC 163. O acidente ocorreu às 13 horas e 45 minutos de ontem na SC 163, linha Campinas, em Descanso. A colisão envolveu um caminhão Ford Cargo emplacado em São Lourenço do Oeste, conduzido por um homem de 34 anos, e a moto NXR 150 BROS de Mondaí, conduzido por um rapaz de 18 anos. O piloto teve ferimentos leves. Na motocicleta os danos foram elevados.


Caminhoneiro com mandado de prisão em aberto é preso durante abordagem na SC 157. Por volta das oito horas da manhã de ontem na SC 157 em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária, ao realizar uma operação de fiscalização de transito, abordou o caminhão trator de Querência-MT, conduzido por um homem de 44 anos. Durante a verificação da documentação pessoal do condutor, foi constatado pela polícia que havia um mandado de prisão em aberto contra o caminhoneiro, expedido pela Comarca de Tangara da Serra-MT. O motorista foi encaminhado ao presídio de Xanxerê. Também na SC 157, por volta das 18 horas e 20 minutos de ontem, a Polícia Militar Rodoviária abordou um Ônibus de Chapecó, e com um passageiro de 20 anos, foram encontradas mercadorias contrabandeadas no valor aproximado de 10 mil reais. As mercadorias foram apreendidas e encaminhadas a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.


Paciente é transferido de helicóptero de Itapiranga para Xanxerê. Um idoso de 74 anos sofreu um infarto na manhã de hoje. Ele chegou ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga por volta das sete horas e 30 minutos. O médico de plantão fez o atendimento e acionou as equipes do SAER/Fron, Serviço Aeropolicial de Fronteira e do SARA, Serviço de Atendimento em Resgate Aeromédico para a transferência ao Hospital de Xanxerê especializado em cardiologia. Segundo informação do médico DIONÍSIO NUNES, o paciente estava estável no momento da transferência. A equipe do Samu levou o idoso até o helicóptero no campo da Associação Seara.


Polícia Militar flagra homem com droga na Avenida Uruguai. A ocorrência foi registrada próximo a meia noite. O Pelotão de Patrulhamento Tático de São Miguel do Oeste auxiliou em trabalho realizado na noite de sexta-feira e inicio da madrugada deste sábado em Itapiranga. Durante vistoria a pessoas que estavam na Avenida Uruguai, próximo ao Fórum, os policiais encontraram pequena quantidade de cocaína com um homem de 27 anos, residente em Tenente Portela, no Rio Grande do Sul. Foi instaurado Termo Circunstanciado por posse de entorpecente.


Homem é condenado a sete anos de prisão por homicídio. ERVIDÍO JOÃO FERNANDES foi condenado por ter assassinado VALDECIR CARVALHO em setembro de 2018. O réu foi condenado pelo crime de homicídio simples, tendo sido a pena definida em sete anos. O homicídio ocorreu em um bar da Linha 21 de Novembro, interior de São José do Cedro. Segundo as informações divulgadas na época, VALDECIR, de 49 anos, teria sido atingido por três tiros na região do tórax e no braço durante uma briga com o acusado. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. Segundo o promotor, MATEUS ERDTMANN, o Tribunal do Júri desqualificou o crime, tendo sido o réu condenado à pena mínima por homicídio simples. Ainda segundo o promotor, a pena mínima de seis anos foi aumentada em um ano pelo juiz, em ração da reincidência. ERVIDÍO está preso desde a época do crime na Unidade Prisional Avançada de Cedro.


Polícia Civil notifica estabelecimentos com irregularidades no alvará. Foi na noite de ontem durante a Operação Ágata 2019 em estabelecimentos noturnos de Palmitos e Caibi. Participaram da ação cinco policiais civis. Foram fiscalizadas sete casas noturnas e bares no centro de Palmitos e cinco no centro de Caibi. Foram aplicadas cinco notificações para regularização da situação do alvará de funcionamento. A Polícia Civil destaca que o objetivo destas fiscalizações é proteger as pessoas que frequentam estes estabelecimentos, no sentido de garantir que os locais estejam adequados conforme legislação pertinente.


Polícia civil vistoria jogos e diversões na comarca de Itapiranga. A Polícia Civil, por meio do Setor de Jogos e Diversões da Delegacia de Fronteira de Itapiranga, em operação de fiscalização realizada na noite de quinta-feira, realizou vistorias e inspeções em bares, restaurantes e casas noturnas em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, municípios da comarca de Itapiranga. A operação ocorreu em razão da demanda de alvará anual de autorização de funcionamento e licenças, cuja emissão é feita pela Polícia Civil. Estabelecimentos comerciais que recebem público externo, e que comercializam bebidas, ou tenham exposição de músicas são rotineiramente vistoriados a fim de obter o alvará, que atesta as condições de segurança das instalações. A polícia lembra que para a emissão do alvará, diversos requisitos são exigidos do comerciante para que possa prestar seu serviço de forma regular e segura, entre eles o alvará sanitário e a autorização dos bombeiros.


Acidentes na cidade de Iporã do Oeste deixam dois feridos. O primeiro acidente ocorreu às 18 horas na rua José Albino Colling esquina com a rua Pedro Kossmann. A colisão lateral envolveu um Gol de Iporã do Oeste e uma moto NXR 160 BROS de São Bento do Sul. O piloto apresentava escoriações nas mãos e joelho além de ferimento no pé direito com intensa hemorragia. Ele relatava ainda fortes dores na coxa esquerda. Mais um acidente foi registrado por volta das 21 horas na rua Lourenço Muller. A colisão envolveu uma Toyota RAV e a moto CG 150, ambos de Iporã do Oeste. O piloto, de 20 anos, foi encontrado pelos bombeiros deitado na calçada. Ele se queixava de dores na região cervical com suspeitas de luxação de ombro e de fratura no antebraço direito. O caroneiro da moto, menor de idade, recusou atendimento. Após atendimento dos bombeiros as vítimas dos acidentes foram conduzidas ao hospital. As ocorrências também foram atendidas pela PM.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.