ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 30 01 2026

-IBGE APONTA QUE TAXA MÉDIA DE DESEMPREGO NO BRASIL FICA EM 5,6% EM 2025

-PGR DEFENDE SUSPENSÃO DE LEI QUE PROÍBE COTAS EM UNIVERSIDADES DE SC

-ADELAR ANDRADE DO PODEMOS DEIXA COMANDO DA SECRETARIA DE ESPORTES

-MUNICÍPIO FECHA 2025 COM SALDO DE 266 EMPREGOS, O MENOR DESDE A PANDEMIA

-SESSÃO DE ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO DE SÃO MIGUEL SERÁ NA PRÓXIMA QUINTA

-IDOSO DE 66 ANOS É PRESO POR VENDER ROÇADEIRAS COM ADEVISOS FALSOS

-PM REGISTRA TENTATIVA DE HOMICIDIO EM BRIGA FAMILIAR NA FRONTEIRA

A previsão para as próximas horas é sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou, nesta sexta-feira, durante negociações em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que a Ucrânia estará "tecnicamente pronta" para aderir à União Europeia em 2027. O presidente ucraniano afirmou que garantir uma adesão “acelerada” ao bloco é uma parte importante das garantias de segurança após o fim da guerra com a Rússia. Na última terça-feira, ZELENSKY expressou seu desejo de que o país se junte à União Europeia até o ano que vem. Em um post na rede social X, ZELENSKY contou que discutiu esse desejo com o chanceler da Áustria, CHRISTIAN STOCKER, em uma conversa telefônica, e que espera que todos os membros do bloco europeu apoiem a adesão do país.

As Forças de Defesa de Israel acreditam que mais de 70 mil palestinos morreram ao longo da guerra entre Israel e Gaza, entre outubro de 2023 e outubro de 2025, segundo reportagens da imprensa israelense publicadas nesta quinta. O número de vítimas da contagem, revelada por um comandante israelense ouvido sob condição de anonimato, coincide com a contagem do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo terrorista Hamas. A estimativa do órgão é de 71 mil 667 mortos, incluindo 450 pessoas mortas após o cessar-fogo de outubro do ano passado, o que representa cerca de três e meio por cento da população do território palestino.

O Legislativo da Venezuela aprovou nesta quinta-feira a abertura do setor petrolífero à participação privada, revertendo um dos pilares do modelo estatal defendido pelo movimento autoproclamado socialista que governa o país há mais de duas décadas. A Assembleia Nacional aprovou a reformulação da lei do setor de energia menos de um mês após a prisão do então presidente NICOLÁS MADURO em uma operação militar dos Estados Unidos em Caracas. O projeto agora aguarda a assinatura da presidente interina DELCY RODRÍGUEZ, que propôs as mudanças poucos dias depois de o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmar que seu governo assumiria o controle das exportações de petróleo da Venezuela e buscaria revitalizar a indústria em crise ao atrair investimentos estrangeiros.

A Polícia Federal solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a ampliação de seu orçamento em aproximadamente 198 milhões de reais para viabilizar a segurança dos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. No pedido feito ao ministro WELLINGTON LIMA E SILVA, o diretor-geral da PF, ANDREI RODRIGUES, alertou para um cenário político marcado por forte polarização interna, instabilidades no contexto internacional e restrições orçamentárias que limitam a atuação do órgão. A corporação avalia que o ambiente político atual exige um aparato de proteção mais robusto do que o adotado em pleitos anteriores. Segundo a PF, a integridade física dos presidenciáveis precisa ser reforçada devido à elevada polarização política e a questionamentos sobre a legitimidade das instituições.

As contas do setor público apresentaram um déficit primário de 55 bilhões de reais em 2025, o equivalente a zero virgula 43 por cento do Produto Interno Bruto. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta sexta-feira. Em 2024, as contas públicas haviam registrado um déficit menor: de 47 bilhões 550 milhões, ou zero vírgula quatro por cento do PIB. Só o governo federal registrou déficit de 58 bilhões 680 milhões de reais. Os estados e municípios tiveram saldo superavitário de nove bilhões 530 milhões e as empresas estatais apresentaram déficit de cinco bilhões 870 milhões de reais.

A taxa média anual de desocupação ficou em cinco virgula seis por cento em 2025, o menor patamar desde o início da série histórica, em 2012. O índice recuou um ponto percentual em relação a 2024, quando estava em seis virgula seis. Na comparação com 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, a queda foi ainda mais expressiva, de seis virgula dois pontos percentuais. No trimestre encerrado em dezembro, a taxa foi de cinco virgula um por cento. A população desocupada somou seis milhões e 200 mil pessoas em 2025, uma redução de cerca de um milhão em relação a 2024. Já a população ocupada alcançou 103 milhões de pessoas em 2025. Os dados são do IBGE.

A reunião entre representantes de empregadores e trabalhadores para estabelecer a atualização do piso mínimo regional de Santa Catarina encerrou sem consenso nesta quinta-feira. As propostas apresentadas pelos dois lados estão longe de encontrar convergência, motivo pelo qual foi agendada nova rodada para fevereiro. Para a presidente da Câmara de Relações Trabalhistas da Federação das Indústrias, RITA CÁSSIA CONTI, apesar da distância entre as propostas de ambos os lados, a percepção é de que a negociação teve um avanço efetivo. IVO CASTANHEIRA, coordenador sindical do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina, destacou a legitimidade da negociação e afirmou que espera um acordo no próximo encontro.

A geração de empregos formais em Santa Catarina teve saldo positivo em 2025, mas o ritmo desacelerou na comparação com 2024. No último ano, foram criados no Estado 59 mil 184 postos de trabalho com carteira assinada, contra 106 mil 742 no ano anterior. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados nesta quinta-feira. O desempenho final da economia catarinense em 2025 acabou sendo prejudicado pelos números de dezembro. No último mês do ano, o Estado perdeu 47 mil 948 vagas, com destaque para a indústria, que fechou 20 mil 290 postos de trabalho. Já o setor de serviços acumulou baixa de 15 mil e 23 vagas.

O procurador-geral da República, PAULO GONET, defendeu, nesta quinta-feira, a concessão de medida cautelar contra a lei que suspende a adoção de cotas e outras ações afirmativas pelas Instituições de Ensino Superior públicas ou que recebam verbas públicas em Santa Catarina. Na petição, GONET argumenta que a interrupção das políticas de cotas raciais contraria a Constituição Federal e a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal. GONET também destacou a urgência da suspensão da lei, já que processos seletivos e matrículas em universidades de Santa Catarina estão em andamento, como no caso da Universidade do Estado, a Udesc. Em manifestação enviada ao STF, o governo do Estado defendeu que a lei é constitucional e representa um “legítimo e ponderado exercício da autonomia político-legislativa do Estado”.

A Prefeitura de Guaraciaba está investindo mais de seis milhões de reais na compra de máquinas e equipamentos que vão reforçar os serviços de obras e infraestrutura urbana e rural. Entre os itens já entregues estão uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira, que passam a integrar a frota municipal. Os novos equipamentos vão ser usados na manutenção de estradas, melhorias urbanas e apoio às comunidades do interior. Além das máquinas, o investimento contempla ainda a aquisição de uma ambulância, que vai fortalecer o atendimento na saúde. De acordo com o prefeito DOMINGOS MARCON, o reforço na frota vai trazer mais agilidade aos serviços.

A Justiça da Comarca de Campo Erê declarou totalmente nula a Comissão Parlamentar de Inquérito aberta pela Câmara de Vereadores contra a prefeita ROZANE MOREIRA. A CPI foi aberta em 2024 com o objetivo de investigar supostos superfaturamentos na manutenção de máquinas rodoviárias e agrícolas da prefeitura. O pedido partiu de seis dos nove vereadores, todos integrantes da oposição à prefeita. O relatório final da CPI chegou a apontar irregularidades e culminou em um pedido de encaminhamento ao Ministério Público e na solicitação de abertura de processo de impeachment. A prefeitura ingressou com ação judicial requerendo a nulidade da CPI, pedido que foi julgado procedente pela Justiça.

A juíza de Campo Erê, VIT[ORIA BERNARDINIS acolheu integralmente a tese da prefeita ROSANE MOREIRA e reconheceu a nulidade da CPI. Na sentença, a magistrada deixou claro que não é admissível que os mesmos vereadores que pedem a abertura de uma investigação sejam os responsáveis por julgá-la. No entendimento da Justiça, isso compromete de forma irreversível a legalidade do processo. A decisão transitou em julgado e tornou-se definitiva, uma vez que nenhuma das partes envolvidas, como a Câmara de Vereadores, o presidente da CPI ou Ministério Público, apresentou recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos incompletos vai começar na próxima segunda-feira em São Miguel do Oeste. A medida segue o plano do Ministério da Saúde, que passou a ofertar a vacina pelo SUS. No município, o público-alvo da campanha é de duas mil 429 pessoas, mas neste primeiro momento, apenas 405 doses foram enviadas. A vacinação será feita na sala de vacinas do posto central de saúde, das sete horas da manhã as sete horas da noite de segunda a sexta-feira. A vacina é tetravalente ou seja, protege contra os quatro tipos de vírus da dengue. Serão aplicadas duas doses, com intervalo de três meses.

Em 2025, o município de São Miguel do Oeste registrou 618 casos de dengue. Os dados são do sistema Sinan Online e estão no último relatório da Vigilância Epidemiológica. A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina é um reforço essencial, mas não substitui os cuidados diários. É necessário continuar com a eliminação de criadouros do mosquito, como água acumulada em vasos, pneus e calhas. O município também mantém o trabalho de vigilância ativa, monitoramento de focos, atendimento rápido a casos suspeitos e parcerias com outras áreas da administração pública. A pasta reforçou que a vacinação é exclusiva para essa faixa etária, considerada prioritária neste momento.

ADELAR ANDRADE, do Podemos, deixou nesta semana o comando da secretária de Esportes da Administração de São Miguel do Oeste. Ele alegou motivos particulares e solicitou a exoneração do cargo. A portaria de saída do agora ex-secretário foi publicada pela administração na terça-feira, dia 27. O nome do substituto ainda não foi definido. Um dos cotados é CASSIO DA SILVA, que atualmente está na secretaria de Planejamento. A saída de ADELAR do Esporte é a terceira troca no primeiro escalão do governo municipal. Além dele, CAMILA LORENCETT deixou a saúde para o ingresso de CARLOS AGOSTINI, o TATU. NILO BEDIN será substituído no Urbanismo pela vereadora MARLI DA ROSA.

Os secretários de educação da Ameosc discutiram, na tarde de ontem a lei que trata do reconhecimento dos professores da educação infantil como profissionais do magistério e o decreto que instituiu a Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial e Inclusiva no Sistema Educacional Brasileiro. Os temas integraram a pauta do primeiro encontro do colegiado de Educação em 2026 e teve como foco alinhar ações e discutir os impactos das novas normativas no contexto dos municípios da região. Na sequência do encontro, também foi realizada a eleição da coordenação do colegiado para o exercício de 2026. MÁRCIA DEMOSSI, secretária de Educação de São José do Cedro, passou o cargo de coordenadora do Colegiado para a secretária de Educação de Itapiranga, ELAINE KUMMER MUELLER.

Durante a reunião do colegiado nesta quinta-feira, a nova assessora de Educação da AMEOSC, JANES KÖHNLEIN, apresentou os principais pontos do decreto que redefine a política de educação especial, destacando mudanças nos grupos atendidos e no papel do profissional que atua no Atendimento Educacional Especializado. Conforme exposto, o novo texto mantém o atendimento às pessoas com deficiência, ao transtorno do espectro autista e às altas habilidades ou superdotação, além de ampliar responsabilidades técnicas no processo de inclusão, como estudos de caso e adaptações pedagógicas. Ela disse que a maior preocupação dos municípios está relacionada à implementação prática da nova política de inclusão, considerando as realidades locais e a necessidade de ajustes ao longo do ano.

A Ameosc vai realizar, nos próximos meses, encontros temáticos para aprofundar cada uma das demandas e definir encaminhamentos coletivos para o atendimento do decreto que redefine a política de educação especial. A informação é da nova assessora de Educação da AMEOSC, JANES KÖHNLEIN. Outro tema abordado nesta quinta foi a lei que trata do reconhecimento profissional, especialmente no que se refere à docência na educação infantil. De acordo com JANES, a legislação não provoca impacto imediato na região, uma vez que os profissionais já estão, em sua maioria, enquadrados conforme as exigências legais. Ainda assim, os municípios aguardam manifestações do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação para maior clareza sobre a atuação e o enquadramento desses profissionais.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, promoveu, nesta manhã, uma reunião para tratar da crise da cadeia do leite. O encontro, na sede da Ameosc, reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Agricultura da região. De acordo com o presidente da associação e prefeito de Iporã do Oeste, MICHEL BARTH, o objetivo foi promover o diálogo e a busca de encaminhamentos frente às dificuldades enfrentadas pelo setor leiteiro na região. O presidente do Conseleite de Santa Catarina, SELVINO GIESEL, o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON e técnicos da empresa também participaram do encontro. A reunião terminou agora à pouco e a Ameosc deve elaborar um documento com encaminhamentos e pedidos para as autoridades competentes e demais lideranças.

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste está marcada para a próxima quinta-feira. A data foi confirmada no Peperi Entrevista desta quinta-feira pelo presidente do legislativo, RAVIER CENTENARO. A mesa diretora também já definiu as datas das seis sessões do mês que vem. Além do encontro de abertura do ano legislativo na quinta, dia cinco, os vereadores vão se reunir nos dias 10, 12, 19, 24 e 26 de fevereiro. RAVIER disse que os vereadores voltam as sessões na semana que vem, mas já estão trabalhando desde a semana passada no contato com os eleitores e no planejamento de ações para 2026.

A primeira sessão do ano já tem, pelo menos, três projetos na pauta de votação. De acordo com o presidente da Câmara, RAVIER CENTENATO, os vereadores vão apreciar o veto do prefeito EDENILSON ZANARDI ao projeto de lei que dá o nome a uma praça no centro da cidade. Além disso, os vereadores também devem votar o projeto que estabelece um novo sistema para o repasse de recursos do município para entidades como a Apae e a Apas. O critério será o número de alunos. A terceira matéria que deve ser apreciada na primeira sessão do ano é o projeto que trata da auto declaração em projetos habitacionais mais simples. Essa matéria foi aprovada em primeiro turno no mês de dezembro e terá a segunda votação na semana que vem.

Estão tramitando na Câmara de Vereadores, mas não devem ser votados na primeira sessão do ano, dois projetos protocolados neste mês pelo poder executivo. Um deles estabelece o programa que tem o objetivo de evitar as ações judiciais contra a prefeitura e permite que o município faça acordos extra judiciais. Outra matéria é a que trata da restrição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. O presidente da casa, RAVIER CENTENARO, disse que os projetos não serão votados na primeira sessão do ano, mas devem entrar na pauta ainda em fevereiro.

São Miguel do Oeste fechou o ano de 2025 com saldo positivo na geração de emprego formal, mas o resultado foi o pior dos últimos seis anos. No ano passado, a diferença entre o total de desligados e admitidos pelas empresas foi de 266 postos de trabalho, praticamente um terço do saldo de 2024 quando foram abertos 797 empregos com carteira assinada. Em 2025, dois setores tiveram números negativos: o comércio teve três desligamentos a mais do que o total de contratados e a agropecuária fechou 36 vagas. A indústria abriu 147 empregos formais, a construção civil teve saldo de 87 vagas o setor de serviços gerou 71 postos de trabalho. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.

A queda no volume de empregos formais criados em São Miguel do Oeste em 2025 foi influenciada pelo desempenho negativo de dezembro. No último mês do ano, foram fechados 234 empregos com carteira assinada, o que derrubou o saldo acumulado no ano. Em dezembro, os cinco setor analisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho demitiram mais do que contrataram. O setor de serviços teve o pio resultado e fechou 91 postos de trabalho. A indústria perdeu 75 empregos diretos e o comércio teve 43 demissões a mais do que o total de contratações. A construção civil fechou 15 postos de trabalho e a agropecuária teve saldo negativo de 10 empregos.

Uma carga de bebidas avaliada em mais de 15 mil reais foi recuperada pela Polícia Civil de Santa Catarina após ser alvo de um golpe de estelionato. A mercadoria, que saiu de Chapecó e deveria ser entregue em Taió, acabou sendo desviada e descarregada de forma irregular em Palmitos. Segundo a Polícia Civil, a investigação começou após o empresário responsável pela compra desconfiar do sumiço da carga, que não chegou ao destino no prazo previsto. A vítima havia contratado um serviço de frete para transportar as bebidas, mas a entrega não aconteceu. De acordo com a Polícia Civil, os agentes descobriram que a carga foi descarregada ilegalmente em um galpão no município de Palmitos. No local, foram encontradas mil 841 unidades de bebidas, que foram apreendidas e serão devolvidas ao dono.

Um homem de 66 anos foi preso na manhã de quinta-feira por comercializar roçadeiras com marcas falsificadas em Guaraciaba. Segundo a Polícia Militar, o suspeito conduzia um veículo com placas de Passo Fundo e transportava duas roçadeiras a combustão. Durante a fiscalização, a guarnição constatou que os adesivos colados nos equipamentos eram incompatíveis com a marca e o modelo indicados na nota fiscal. Os policiais foram até a casa do suspeito, em São José do Cedro, onde encontraram outras cinco roçadeiras novas e uma sacola com adesivos de diferentes marcas, evidenciando a prática de falsificação. O homem foi preso em flagrante e levado, junto com os produtos, à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.

Um homem com mandado judicial de prisão foi detido na manhã desta quinta-feira no bairro Santa Rita. Em policiamento de rotina pelo Bairro Santa Rita, a guarnição realizou a abordagem de um homem de 51 anos. Ele possuía um mandado de prisão que se encontrava ativo, expedido pela Comarca de São Miguel do Oeste. A ordem de prisão era pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência. Ele foi preso e encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Uma briga entre familiares terminou em tentativa de homicídio nesta quinta-feira em Dionísio Cerqueira. De acordo com a PM, por volta das tres e meia da tarde, houve um desentendimento familiar na Linha Sede Marina, zona rural do município. A guarnição foi acionada e encontrou um homem de 69 anos na residência de um vizinho, ferido por um golpe de faca no braço direito. O suspeito da agressão, um homem de 45 anos, foi localizado na área externa do imóvel onde ocorreu a briga. O homem apresentava escoriações e foi conduzido ao hospital do município. No local foram apreendidos uma faca, um facão e um pedaço de madeira com manchas de sangue. O idoso também foi levado ao hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.