ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 30/01/2020

O tempo é .... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é 21 graus. Umidade relativa do ar está em 90 por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta.O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Rússia anunciou nesta quinta-feira que fechará os quatro mil 250 quilômetros de fronteira com a China em uma tentativa de evitar a propagação do coronavírus, de acordo com a France Presse. Até o momento, 170 já morreram na China por causa do vírus. Mais de sete mil e 700 pessoas foram infectadas em pelo menos outros 15 países. A doença, que começou em Wuhan, capital da província de Hubei, avança por todas as regiões chinesas. Nesta quinta-feira, foi confirmado o primeiro caso no Tibete, até então a única região na China continental livre da doença.

O Parlamento Europeu ratificou nesta quarta-feira os termos da saída do Reino Unido da União Europeia, último passo para formalizar o Brexit, que entra em vigor na sexta-feira, três anos e meio após os eleitores britânicos tomarem essa decisão por meio de um referendo. Mesmo após o Brexit passar a valer efetivamente, as trocas diárias entre o Reino Unido e a UE continuarão como antes até o fim de 2020. Durante esse período de transição de 11 meses, Londres e Bruxelas negociarão o futuro relacionamento.

O governo dos Estados Unidos começou a enviar de volta ao México migrantes brasileiros que entraram em território norte-americano pela fronteira mexicana, segundo comunicado publicado nesta quarta-feira pelo Departamento de Segurança Nacional. Eles aguardarão em território mexicano o resultado da análise do pedido de asilo. Desde que a política de enviar ao México migrantes que cruzam a fronteira, as autoridades dos Estados Unidos detiveram mais de 57 mil pessoas de diferente nacionalidades para que aguardassem a decisão sobre asilo no México.

O Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, em Brasília. Os dados são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro. O país já teve 33 notificações e quatro casos foram descartados. Os casos suspeitos foram registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará. Todos os pacientes estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus. Por enquanto, os exames serão centralizados na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

O ex-governador do Rio de Janeiro, SÉRGIO CABRAL do MDB e o ex-secretário de Saúde SÉRGIO CÔRTES foram condenados, nesta quarta-feira, na Operação Fatura Exposta. A ação é um desdobramento da Lava Jato que revelou desvios de 300 milhões na Saúde, entre 2006 e 2017. Essa foi a décima terceira condenação de CABRAL na Lava Jato. A pena já chega a 281 anos, 10 meses e 13 dias de prisão. A operação também denunciou desvios na Secretaria de Estado de Saúde, com o pagamento de propina para a organização criminosa comandada pelo ex-governador SÉRGIO CABRAL. O esquema também envolveria pregões internacionais, com cobrança de propina de 10 por cento nos contratos, nacionais e internacionais.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, disse nesta quarta-feira que a reforma tributária deve ser aprovada no plenário da casa até abril deste ano. Na terça-feira, o relator da reforma tributária na Câmara, deputado AGUINALDO RIBEIRO, defendeu um esforço conjunto de deputados e senadores para que a proposta passe por todo o Congresso até junho. A tentativa de aprovar a reforma ainda na primeira metade do ano se dá por causa das eleições municipais, em outubro. Nesse período, tradicionalmente, votações têm mais dificuldade em avançar. Na leitura de MAIA, no entanto, as eleições deste ano não devem atrapalhar o andamento da reforma.

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista terão direito à Carteira de Identificação do Autista em Santa Catarina. O documento deve facilitar o acesso ao atendimento prioritário já garantido por lei, além de proporcionar maior controle do Estado sobre o número de pessoas com essa especial condição. A carteirinha será expedida pelo Governo de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial. A previsão é que o documento comece a ser emitido em março deste ano. Para solicitar a Carteira de Identificação do Autista, os usuários deverão apresentar um relatório médico com a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.

O Programa Terra-Boa da Secretaria de Estado da Agricultura foi lançado oficialmente nesta quarta-feira durante a abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho. O governo vai investir 53 milhões e 500 mil reais no apoio à aquisição de sementes de milho, calcário, melhoria de pastagens, apicultura e cobertura do solo. O Programa terá 14 por cento a mais de recursos esse ano. São seis milhões e meio de reais a mais de investimentos. A expectativa da Secretaria da Agricultura é atender 70 mil agricultores em todo o estado.

Os dois casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira foram descartados em exame laboratorial. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Trata-se de um casal de São José, na Grande Florianópolis, que acabou diagnosticado com gripe Influenza B. Conforme a Dive, a suspeita no estado foi descartada durante a tarde desta quarta, após resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen. O casal de São José viajou no final do ano para Bangkok no final de dezembro e fez escala em Pequim. Nesta semana, eles apresentaram os sintomas da doença: falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza, mas os exames descartaram a suspeita de coronavírus.

GLOBO-MANCHETES-QUINTA-30.01.20-MÁRCIA

Quadro de profissionais para 2020 ainda não está completo. A irmã diz que o Pró Menor é composto por equipe técnica, monitores e voluntários. Oito profissionais são remunerados e cerca de 20 pessoas da comunidade, prestam serviço voluntário. Ela diz que ainda não foi possível fazer uma reunião de planejamento para o próximo ano com todas as equipes, mas acredita que na próxima semana consiga reunir toda equipe para uma reunião.

Interessados em ser voluntario no Pró Menor devem procurar a entidade. NAIR convida as pessoas que tem interesse em fazer uma boa ação, para uma conversa e saber como funciona a entidade, bem como os dias, horários e atividades que podem estar prestando. Ela salienta que por trabalharem no contra turno da escola, são oferecidas atividades lúdicas, envolvendo artesanato, informática, língua estrangeira, música, dança entre outras disponibilizadas pelos voluntários.

Apae segue com atendimento aos alunos que necessitam de acompanhamento. Conforme a assistente social da Escola Especial de Anchieta ELIANE BAÚ, mesmo no período de férias, os profissionais da assistência social, fonoaudiologia, a psicóloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, estão atendendo na Apae aqueles alunos que não podem ficar muito tempo sem esse atendimento.

Cada um tem seu horário marcado e os pais ou responsáveis são os encarregados do transporte nesse período. A escola atende 57 alunos de Anchieta e de Barra Bonita. As aulas do ano de 2020 voltam no dia 12 de fevereiro.

Vigilância Sanitária atua em várias áreas. Segundo LOIR DA COSTA – fiscal em Campo Erê, o órgão atua nos locais de produção, transporte e comercialização de alimentos. Também em bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias na rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos. Age ainda nos locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, como também nos prestadores de serviços de saúde, hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, asilos e presídios. Tem atuação também no meio ambiente, na pós-comercialização e em locais públicos.

2020 é um ano de eleições da nova diretoria do Conselho Regional de Agronomia de santa Catarina. Quem informa é o diretor da inspetoria regional do CREA de São Lourenço do Oeste, PAULO SCREMIN. Segundo ele, apesar da mudança da direção, o trabalho não é modificado, permanece o mesmo. Cita que a parceria é muito boa com todas as prefeituras da regional, e isso contribui para desenvolver as atividades. Acrescenta que é uma região tranquila, e que é raro atender infrações.

Mudanças acontecem no processo eleitoral de 2020. A informação é de ANDREIA DE MOURA – chefe do Cartório Eleitoral de Marmeleiro. Segundo ela, são algumas alterações que o eleitor precisa ficar de olho para não ter transtornos no dia de votar. Uma delas é a extinção de algumas urnas. Em Flor da Serra do Sul, serão centralizadas em um local. Os eleitores que queiram escolher a urna, devem ir até o Cartório e solicitar uma revisão, caso contrário serão automaticamente remanejados.

Qualquer tipo de operação no cadastro eleitoral pode ser feita até seis de maio. Devido ao ano eleitoral, a chefe do Cartório adianta que os eleitores devem ficar atentos aos prazos. Depois de seis de maio não pode mais solicitar título novo, nem fazer transferência, nem revisão. A chefe pede para quem precisa desse tipo de serviço, não deixe para a última hora e compareçam o quanto antes. É necessário levar o RG, CPF, título antigo se tiver e um comprovante de residência no nome, ou em nome dos pais ou parente próximo. Caso não tenha pode ser feita uma declaração de endereço.

Vigésima Segunda Edição Itaipu Rural Show reúne grande público na abertura. Afirmação é do presidente da Cooper Itaipu ARNO PANDOLFO. Segundo ele, foi um momento marcante, com um grande número de visitantes. Estiveram presentes conselheiros, expositores, imprensa e autoridades, com destaque para a Vice Governadora DANIELA REINEHR e Secretário de Agricultura de Santa Catarina RICARDO DE GOUVÊA.

Slogan dessa edição é: “A evolução do Agronegócio passa por Aqui”. Objetivo, reforça ARNO, é transmitir conhecimento através de novas tecnologias que possam ser facilmente aplicadas nas propriedades. A exposição demonstra a força, ousadia e coragem na busca constante de conhecimento, máquinas e equipamentos, genética animal e produtos que possibilitem a evolução da produtividade.

Renovação dos programas do estado é feira na abertura do Itaipu. O presidente ressalta que isso mostra a força que o evento tem. Foi assinado convênio entre o Governo do Estado e a Fecoagro para renovação dos Programas: Terra Boa, Troca-Troca de Calcário e Sementes de Milho, Cultivo de Forrageiras, Apicultura e Solo Saudável. O presidente cita que a evolução na estrutura do parque de exposições, que agora chega aos 20 hectares, oferece maior comodidade aos visitantes e expositores.

Presidente da Cooper Itaipu lamenta situação das rodovias estaduais. ARNO PANDOLFO, diz que muitas delas estão em péssimas condições e isso também acaba afetando o evento. Pediu que a Vice Governadora DANIELA intervisse junto ao Governo Federal para tratar desse assunto numa audiência em Brasília com o Ministro dos Transportes e no Estado com o setor de infraestrutura.

Itaipu Rural Show é um espetáculo de tecnologia. Assim define o secretário de estado da agricultura, RICARDO DE GOLVEA. Segundo ele, a feira já é um sucesso, e traz aos agricultores a oportunidade de conhecer a tecnologia e programas que existem hoje na área. O secretário cita que o estado tem programas que beneficiam os agricultores com sementes, calcário, forrageiras e produção de abelhas. RICARDO comenta que os programas já existiam, porém a feira auxilia no mais importante, que é fazer com que esses recursos cheguem até os produtores.

Na Itaipu Rural Show se pode ver a força do agronegócio. A declaração é do deputado estadual MOACIR SOPELSA. Ele diz que essa força se mostra através dos equipamentos expostos, palestras técnicas e exposições de animais. Eles somam mais de 400, tornando a vigésima segunda edição da Itaipu a maior exposição de bovinos leiteiros dos estado. Ele também destaca a feira como um exemplo do porquê os quarenta deputados estaduais votaram a favor do fim dos tributos sobre os defensivos agrícolas, e contra a retirada de queijos e carnes da cesta básica.

Itaipu Rural Show é sucesso todos os anos. A opinião é de deputado estadual ALTAIR SILVA. Lembra que esteve junto com o fundador da feira em sua primeira edição, na época ainda como técnico agrícola, instalando irrigação em um dos primeiros campos demonstrativos do parque. O parlamentar diz que desde então tem participado de todas as edições, que reúne toda a tecnologia para que os produtores possam acreditar em seu potencial e capacidade produtiva.

2020 começa conturbado para Santa Catarina. Essa é a definição do Deputado estadual MARCOS VIEIRA. Segundo ele, além da conturbação política devido a troca de governo, também esteve presente na economia do estado, devido a dois decretos que aumentavam consideravelmente o imposto de vários setores produtivos importantes para Santa Catarina. O deputado frisa que essa luta deu muita força para a criação da “bancada do oeste”, composta por 15 deputados com objetivo de ir atrás dos interesses da região. A feira da Cooper Itaipu é grandiosa e de muita importância para oeste catarinense, e o mundo todo, por isso apoia o evento e acredita no quanto ela desenvolve a região.

Veículos colidem na SC-157. Um acidente ocorreu ontem, no Km 21,200 da SC-157 em São Lourenço do Oeste. A batida envolveu um caminhão placas de MarauRS conduzido por um homem de 39 anos, e uma caminhonete Frontier de Florianópolis, dirigida por um de 63 anos. Não houve feridos, e nos veículos foram registrados danos de pequena monta.

Homem é atropelado ao descer de ônibus na SC-305. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado para atender a ocorrência em Três Voltas, por volta da meia noite e meia de hoje. A vítima de 30 anos, foi atropelada ao descer de um ônibus. Segundo os bombeiros, o homem estava atravessando a SC-305, quando foi atingido por um carro. Ele sofreu ferimentos considerados médios e foi encaminhado para o hospital.

Traição termina em tentativa de homicídio. A vítima de 25 anos foi atingida com um golpe de faca nas costas, por outro homem de 25 anos. O caso aconteceu ontem, no bairro Perpétuo Socorro, em São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Militar, a tentativa de homicídio aconteceu dentro da casa do autor da agressão. Ainda segundo a PM, o autor contou que, ao chegar em sua residência, flagrou a vítima dentro do quarto deitada com sua esposa.

Homem é esfaqueado com uma faca de cozinha. O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima, que foi levada ao pronto-atendimento. A lâmina da faca ficou cravada nas costas e o homem precisou ser levado para Pato Branco. O autor da agressão aguardou a polícia e foi encaminhado até a delegacia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.