ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 30.01.20

-MAIA PREVÊ APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA ATÉ O MÊS DE ABRIL
-EXAMES DESCARTAM CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS EM SANTA CATARINA
-CONSELHO ESTADUAL DO SINTE REALIZA ENCONTRO NESTE FINAL DE SEMANA
-VIVEIRO DE GUARACIABA PRODUZ 12 MIL MUDAS DE PLANTAS POR ANO
-PACIENTES ACAMADOS RECEBERÃO PROFISSIONAIS DA SAÚDE NAS CASAS
-PREFEITURA E CÂMARA ABREM INSCRIÇÕES PARA CONCURSOS
-BR-163 REGISTRA MAIS DE 180 ACIDENTES POR ANO NO EXTREMO OESTE
-TEMPORAL COM VENTOS E GRANIZO CAUSA PREJUÍZOS NO INTERIOR
-QUEDA DE MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR-163
-FLAGRANTE DE TRAIÇÃO TERMINA EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO

O tempo está chuvoso. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A Rússia anunciou nesta quinta-feira que fechará os quatro mil 250 quilômetros de fronteira com a China em uma tentativa de evitar a propagação do coronavírus, de acordo com a France Presse. Até o momento, 170 já morreram na China por causa do vírus. Mais de sete mil e 700 pessoas foram infectadas em pelo menos outros 15 países. A doença, que começou em Wuhan, capital da província de Hubei, avança por todas as regiões chinesas. Nesta quinta-feira, foi confirmado o primeiro caso no Tibete, até então a única região na China continental livre da doença.

O Parlamento Europeu ratificou nesta quarta-feira os termos da saída do Reino Unido da União Europeia, último passo para formalizar o Brexit, que entra em vigor na sexta-feira, três anos e meio após os eleitores britânicos tomarem essa decisão por meio de um referendo. Mesmo após o Brexit passar a valer efetivamente, as trocas diárias entre o Reino Unido e a UE continuarão como antes até o fim de 2020. Durante esse período de transição de 11 meses, Londres e Bruxelas negociarão o futuro relacionamento.

O governo dos Estados Unidos começou a enviar de volta ao México migrantes brasileiros que entraram em território norte-americano pela fronteira mexicana, segundo comunicado publicado nesta quarta-feira pelo Departamento de Segurança Nacional. Eles aguardarão em território mexicano o resultado da análise do pedido de asilo. Desde que a política de enviar ao México migrantes que cruzam a fronteira, as autoridades dos Estados Unidos detiveram mais de 57 mil pessoas de diferente nacionalidades para que aguardassem a decisão sobre asilo no México.

O Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, em Brasília. Os dados são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro. O país já teve 33 notificações e quatro casos foram descartados. Os casos suspeitos foram registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará. Todos os pacientes estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus. Por enquanto, os exames serão centralizados na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

O ex-governador do Rio de Janeiro, SÉRGIO CABRAL do MDB e o ex-secretário de Saúde SÉRGIO CÔRTES foram condenados, nesta quarta-feira, na Operação Fatura Exposta. A ação é um desdobramento da Lava Jato que revelou desvios de 300 milhões na Saúde, entre 2006 e 2017. Essa foi a décima terceira condenação de CABRAL na Lava Jato. A pena já chega a 281 anos, 10 meses e 13 dias de prisão. A operação também denunciou desvios na Secretaria de Estado de Saúde, com o pagamento de propina para a organização criminosa comandada pelo ex-governador SÉRGIO CABRAL. O esquema também envolveria pregões internacionais, com cobrança de propina de 10 por cento nos contratos, nacionais e internacionais.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, disse nesta quarta-feira que a reforma tributária deve ser aprovada no plenário da casa até abril deste ano. Na terça-feira, o relator da reforma tributária na Câmara, deputado AGUINALDO RIBEIRO, defendeu um esforço conjunto de deputados e senadores para que a proposta passe por todo o Congresso até junho. A tentativa de aprovar a reforma ainda na primeira metade do ano se dá por causa das eleições municipais, em outubro. Nesse período, tradicionalmente, votações têm mais dificuldade em avançar. Na leitura de MAIA, no entanto, as eleições deste ano não devem atrapalhar o andamento da reforma.

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista terão direito à Carteira de Identificação do Autista em Santa Catarina. O documento deve facilitar o acesso ao atendimento prioritário já garantido por lei, além de proporcionar maior controle do Estado sobre o número de pessoas com essa especial condição. A carteirinha será expedida pelo Governo de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial. A previsão é que o documento comece a ser emitido em março deste ano. Para solicitar a Carteira de Identificação do Autista, os usuários deverão apresentar um relatório médico com a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.

O Programa Terra-Boa da Secretaria de Estado da Agricultura foi lançado oficialmente nesta quarta-feira durante a abertura do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho. O governo vai investir 53 milhões e 500 mil reais no apoio à aquisição de sementes de milho, calcário, melhoria de pastagens, apicultura e cobertura do solo. O Programa terá 14 por cento a mais de recursos esse ano. São seis milhões e meio de reais a mais de investimentos. A expectativa da Secretaria da Agricultura é atender 70 mil agricultores em todo o estado.

Os dois casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira foram descartados em exame laboratorial. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Trata-se de um casal de São José, na Grande Florianópolis, que acabou diagnosticado com gripe Influenza B. Conforme a Dive, a suspeita no estado foi descartada durante a tarde desta quarta, após resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen. O casal de São José viajou no final do ano para Bangkok no final de dezembro e fez escala em Pequim. Nesta semana, eles apresentaram os sintomas da doença: falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza, mas os exames descartaram a suspeita de coronavírus.

Conselho Estadual do Sinte realiza encontro neste final de semana. O evento será em Lages visando a programação do sindicado e educadores. Conforme o coordenador do Sinte no Extremo Oeste, SÉRGIO PAGNO, o encontro acontece na sexta-feira e sábado com membros do conselho deliberativo composto por representantes de todas as regiões do estado. Na pauta estará a prestação de contas e anúncio dos projetos já definidos para este ano junto as escolas e associados. Ele comenta que também será feita uma análise da conjuntura de cada microrregião para implementar novas ações conforme a demanda. O professor afirmou que a entidade vai cobrar o governo sobre a reposição referente ao Fundeb que neste ano é de 12,84 por cento. Lembra que ano passado não houve reposição e com isso a classe acumula perdas. O percentual, conforme PAGNO chega a 18 por cento de perdas.

Escola Catarina Seguer do distrito de Cerro Azul recebe limpeza e organização interna. O diretor, LAURI LUDWIG afirma que os servidores retornaram no dia 20 para o trabalho visando organizar as salas e demais espaços para recepcionar os alunos nos próximos dias. Ele comentou que ainda no ano passado a direção encaminhou um projeto ao governo estadual pedindo recursos para reformas, entre elas, do ginásio de esportes que está interditado. O diretor lembra que o espaço é fundamental para práticas esportivas e também para eventos do educandário. É necessária a troca dos tacos de madeira por piso, pintura e troca da instalação elétrica. LUDWIG destaca que a obra está em fase de licitação através do Estado. O orçamento é de 119 mil reais para reforma do ginásio. Já a reforma do prédio da escola está estimado em 700 mil reais. O diretor disse que está cobrando agilidade junto a coordenação regional, deputados e demais lideranças para que a obra saia do papel neste ano.

Viveiro de plantas de Guaraciaba tem produzido de 10 a 12 mil mudas por ano. O responsável pela área de cultivo, ADRIANO CANSI, afirma que em três anos de implantação o viveiro tem dado bons resultados com inúmeras espécies de árvores e de flores. São espécies nativas para plantio em áreas degradadas e também doadas aos moradores. Ele afirma que as flores são usadas nas praças, canteiros e espaços públicos. Além disso, o viveiro localizado no bairro Santa Terezinha recebe escolas e entidades para estudos sobre a vegetação e cultivos. Conforme ele, com a produção própria a prefeitura consegue economizar recursos que eram gastos com a compra de plantas de inverno e verão. ADRIANO afirma que há procura de moradores da cidade e interior de forma constante, mais do que era projetado. Ele percebe que nos períodos de estiagem é que reduz a demanda. O responsável pelo local tem buscado sementes em pontos com maior umidade. CANSI recomenda que os interessados levem vasos ou outros recipientes quando forem buscar as mudas. Ele percebe uma procura grande por frutíferas como a cereja, além de plantas medicinais para chás.

Princesa tem quatro focos do mosquito da Dengue confirmados neste começo de ano. A informação é da Agente de Endemias do município ANGELITA KRAEMER. Ela revela que os focos foram verificados na área urbana, em armadilhas monitoradas semanalmente pelo setor. A agente comenta que a preocupação com o mosquito Aedes Aegypti é grande neste período devido ao calor e os níveis de chuva que favorecem a proliferação do transmissor da dengue, Chikungunya e a Zika, doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. ANGELITA recorda que em 2019, Princesa teve um caso de dengue importada e 28 focos positivos para o inseto.

Pacientes acamados receberão visita de profissionais da saúde nas residências. O secretário da saúde de Guarujá do Sul VOLNEI GOSLER destaca que foi feito um projeto prevendo que uma vez por semana um profissional da unidade de saúde seja liberado para essa visita externa às pessoas doentes que não tem como buscar as consultas ou atendimentos. Ele explica que essa visita acontecerá nas sextas-feiras, mediante agendamento. A equipe pretende percorrer as casas de pessoas que fizeram cirurgias, por exemplo, e estão em processo de recuperação, mas ainda precisam do suporte dos profissionais de saúde. O secretário destaca que assim o serviço de visitação aos acamados tanto na cidade quanto no interior terá dia fixo e vai facilitar a vida destes pacientes que tinha dificuldades de deslocamentos e muitas vezes ficaram sem o atendimento necessário.

Abertas inscrições para concurso público da prefeitura de Palma Sola. O concurso prevê o preenchimento de três vagas em cargos de nível superior e está sendo elaborado em parceria pela comissão municipal e a Ameosc. O processo será para preenchimento de uma vaga para Controlador Interno com salário de 4 mil e 200 reais, uma para Engenheiro Sanitarista Ambiental com salário também de 4 mil e 200 e uma para odontólogo, com remuneração prevista de 4 mil 184 reais, todos com carga de 40 horas de trabalho semanal. As inscrições poderão ser efetuadas pela internet até o dia 11 do próximo mês. A prova objetiva será aplicada no dia 14 de março nas dependências do Núcleo de Ensino Libório Kuhn.

A Câmara de Vereadores de Princesa também está com inscrições abertas para o concurso. O processo está sendo organizado pela Ameosc e oferta vagas para os cargos de contador e controlador interno com jornada de dez horas semanais. Os interessados no cargo de contador devem possuir diploma de nível superior com registro no Conselho Regional de Contabilidade e o salário é de 1.250 reais. Para fazer a inscrição para concorrer ao cargo de controlador interno é necessário ter diploma de nível superior nas áreas de contabilidade, administração ou direito. O custo é de 120 reais. As inscrições terminam no dia seis e a provas, objetivas serão realizadas no dia 22 de fevereiro na Escola Renascer. O resultado será divulgado no dia 26 de março.

Prefeitura de SJCedro registra queda no repasse do FPM. Conforme o controlador interno, RUDIMAR WINTER, as cotas depositadas no dia dez e dia 20 já tiveram redução em relação ao mesmo mês do ano passado. A próxima será depositada nesta quinta-feira. O percentual a menos chega a oito por cento. Ele afirma que o valor parece pequeno, mas, este é o principal repasse do governo federal que ajuda na manutenção dos pequenos municípios. Em valores a queda representa aproximadamente cem mil reais a menos no caso de Cedro. O controlador estranhou a redução já que o normal é aumento de cinco por cento de um ano para o outro. Ele está buscando respostas sobre o motivo deste declínio. A expectativa é que nos próximos meses haja estabilidade ou a correção. RUDIMAR exemplificou que o valor menor vai impactar no investimento mínimo dos 15 por cento em saúde, 25 em educação e a retenção dos 20 por cento do Fundeb. Lembra que houve reajuste no salário dos professores que chega a 12 por cento e a queda nas receitas poderá gerar dificuldade orçamentária e financeira para cumprir esta obrigação.

Equipe de contabilidade deve encerrar a prestação de contas de 2019 nesta semana. O prazo encerra dia 31 para remessa dos documentos e relatórios das contas do poder público do ano passado. O controlador interno, RUDIMAR WINTER afirma que neste momento é a reta final para compilação dos dados e busca de parecer também dos conselhos e fundos municipais. No ano passado o total de receitas arrecadadas somou cerca de 51 milhões e 300 mil reais e as despesas foram cerca de 50 milhões e 700 mil. A previsão é de superávit de aproximadamente 600 mil reais. Ele revelou que mesmo trabalhando ainda com as contas do ano passado, já iniciam pagamentos referentes a janeiro, entre eles, do salário do funcionalismo.

Presidente da Ameosc discute intervenções na BR-163 em audiência com o DNIT. O prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO está em Florianópolis nesta semana, participando das atividades da Fecam. Acompanham a comitiva, o secretário da entidade, AIRTON FONTANA e os prefeitos de Tunápolis, RENATO PAULATA e de Dionísio Cerqueira, THYAGO GNOATTO. Durante a agenda a comitiva se reuniu com os engenheiros do DNIT em Santa Catarina, Alexandre de Oliveira e Névio Carvalho. A principal reivindicação foi a execução dos investimentos previstos no projeto de revitalização e ampliação e a permanente manutenção do trecho da BR-163, entre SMOeste a Dionísio Cerqueira. Um ofício solicitando as intervenções e a atenção das autoridades foi entregue durante a audiência na manhã desta quarta-feira. A justificativa é a atual precariedade da rodovia pela qual transitam diariamente mais de sete mil veículos. Um levantamento feito pela entidade mostra que nos últimos seis anos ocorreram 1.076 acidentes devido às péssimas condições da pista e do acostamento. Isso reflete em uma média anual de 180 acidentes, que além das perdas materiais também provocaram muitas mortes.

Encontro com Dnit teve saldo positivo devido às informações sobre os avanços previstos. Conforme PLINIO DE CASTRO, o DNIT informou que o processo de federalização da BR-163 no trecho Sul, de SMOeste e Itapiranga, já está concluído. Falta apenas a conclusão do processo licitatório para definição da empresa que realizará os trabalhos de manutenção da rodovia. Com relação ao trecho norte, foi confirmada a informação de que estão orçados apenas 17 milhões de reais para intervenções nesse ano. Mas, a licitação prevê aplicação de 210 milhões. Segundo os engenheiros, nesse valor menor está prevista a etapa de projeto, em torno de oito milhões e outros nove para obra. Conforme assegurado pelos engenheiros, a prioridade seria corrigir o elevado em SJCedro. No cronograma que eles têm 6 de junho para devolver o projeto concluído. O trabalho agora é garantir mais valores no orçamento da união.O projeto diz respeito ao trecho da PRF em Guaraciaba, até o trevo de Idamar. Para o trecho do posto da PRF até a BR-282, onde é para ser construído o Contorno Viário não há absolutamente nada definido.

Presidente da Ameosc visita senador e solicita audiência com Ministério dos Transportes sobre BR-163. PLÍNIO DE CASTRO visitou nesta quarta-feira o escritório do senador ESPERIDIÃO AMIM. Durante o encontro, foi encaminhada, por meio do senador, uma solicitação de audiência em Brasília com o Ministério dos Transportes. Conforme CASTRO, a intenção do pedido é de discutir a ampliação dos recursos financeiros destinados no orçamento de 2020 para as obras da BR-163. O presidente acredita que os 17 milhões disponíveis até o momento possam ameaçar o recomeço dos serviços. O objetivo é mobilizar mais representantes do estado na capital federal.

Temporal causa estragos no interior de Iporã do Oeste. A chuva, acompanhada de fortes ventos e granizo causou prejuízos em alguns pontos do município. Na propriedade de CARLOS SCHNEIDER, na linha Quilombo, o vento forte destelhou um galpão. Segundo o agricultor, o galpão estava em fase de construção, e serviria de compost barn para o confinamento do gado. A estrutura estava com metade do telhado, que foi todo arrancado pelo vento. Postes de concreto também foram derrubados. O produtor estima um prejuízo de mais de cem mil reais. A família estava há vários dias tendo dificuldade com o abastecimento de água, em função da estiagem, e agora, a dificuldade é com a sujeira que o temporal trouxe nos reservatórios onde a água era captada. Nas redes sociais moradores também compartilharam vídeos do temporal que atingiu a comunidade de Macucozinho. Em São João do Oeste houve incidência de granizo. Outros estragos ficaram concentrados no grande oeste, em São Domingos e Ipuaçu. Em SJCedro houve cem milímetros de chuva desde a manhã de ontem conforme dados da Defesa Civil.

A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de posse de drogas nas últimas horas em SMOeste. O primeiro caso foi na rua Campos Salles. A PM fez a abordagem de um veículo e encontrou um cigarro de maconha no banco do caroneiro. O veículo, que possuía débitos de licenciamento, foi apreendido. Por volta das oito horas da noite, e abordou três homens na avenida Willy Barth. Eles estavam com cerca de 50 gramas de maconha. Todos vão responder a um termo circunstanciado por posse drogas.

Casa é destruída por incêndio no bairro Salete. Em Dionísio Cerqueira, uma casa de madeira foi totalmente destruída por um incêndio ocorrido na noite de terça-feira por volta das 23 horas. Os caminhões de combate a incêndio dos bombeiros e se deslocaram ao local, próximo a Aduana de Cargas para atendimento da ocorrência. A casa fica próxima à divisa com a Argentina. No local, foi localizado o proprietário do imóvel um homem de 39 anos. Ele contou aos bombeiros que a casa de 60 metros quadrados, não tinha água, energia elétrica e nenhuma instalação. Ainda contou que havia poucos pertences porque não havia morador no momento. Os bombeiros utilizaram cerca de 1500 litros no rescaldo das chamas. Não foi possível saber o motivo do início do fogo. A ocorrência será investigada, já que há possibilidade de ser um incêndio criminoso.

Saída de pista deixa homem ferido em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu na SC-492 na saída de SMOeste, sentido a Bandeirante, na noite desta quarta-feira, nas proximidades do posto do Arídio. Segundo apurado pela reportagem, o motorista conduzia a caminhonete D-10 com placas de SMO sentido a Bandeirante quando perdeu o controle e saiu da pista. O homem não precisou de atendimento médico. Ele teve escoriações, mas, os próprios e familiares o conduziram para casa. O Corpo de Bombeiros foi acionado mesmo assim e fez a verificação. Chovia bastante no momento da ocorrência.

A Polícia Militar prendeu duas pessoas suspeitas de tentativa de furto em um estabelecimento comercial de São Miguel do Oeste. O crime aconteceu por volta do meio-dia de ontem na rua Marechal Floriano. No local, dois homens foram flagrados tirando as tábuas da parede de uma oficina mecânica com uma barra de ferro. Ao avistar a guarnição da Polícia Militar, eles ainda tentaram fugir, porém foram abordados e presos em flagrante. Os dois suspeitos foram levados até a delegacia de polícia e vão responder pelo crime de tentativa de furto.

Queda de motos deixa dois feridos na SC-496. O acidente aconteceu no começo da madrugada de hoje no Km 2 da rodovia, no município de Descanso. Foi um tombamento seguido de saída de pista, envolvendo a motocicleta Yamaha Fazer, emplacada no município de Belmonte, conduzida por um homem de 21 anos. O condutor se referia de dores em um dos pés com suspeita de fratura. Já o caroneiro de 50 anos se queixava de dores no braço direito, no pé esquerdo com suspeita de fratura. Os dois motociclistas foram atendidos no local e levados até o Hospital Regional.

Mulher fica ferida em acidente na BR 163 em Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu por volta das 15h15, no Bairro Três Fronteiras. No local houve um acidente do tipo queda de motocicleta envolvendo uma Honda CG, emplacada em Dionísio Cerqueira. Segundo populares a motociclista de 56 anos foi fechada por um veículo que cor de branca, e acabou sofrendo a queda. Logo após o acidente o motorista se evadiu do local sem prestar socorro. Como consequência da queda a vítima sofreu escoriações nas pernas braços e apresentava suspeita de fratura nas costelas. Ela foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital. A Polícia Militar foi acionada para o registro da ocorrência e buscas pelo carro envolvido.

Flagrante de traição termina em tentativa de homicídio. Um rapaz de 25 anos acabou ficando ferido depois de receber um golpe de faca nas costas de outro homem com a mesma idade. O caso aconteceu na manhã de quarta-feira, no bairro Perpétuo Socorro, em São Lourenço do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a tentativa de homicídio aconteceu dentro da casa do autor da agressão. Conforme a PM, o autor contou que, ao chegar em sua residência, flagrou a vítima dentro do quarto deitada com sua esposa. Ele então pegou uma faca de cozinha e esfaqueou a vítima. O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima, que foi levada ao pronto-atendimento. A lâmina da faca ficou cravada nas costas e o homem precisou ser levado para atendimento médico em Pato Branco. O autor da agressão aguardou a polícia e foi encaminhado até a delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.