ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 29.12.2018

-EX-ASSESSOR DE FLAVIO BOLSONARO DIZ QUE É UM HOMEM DE NEGÓCIOS
-INSS PODE BLOQUEAR CINCO MIL E 700 APOSENTADORIAS EM SC
-MUNICÍPIO INVESTE 120 MIL NA REFORMA DE TRÊS GINÁSIOS ESPORTIVOS
-GRUPO COMBOIO AMIGOS DO ASFALTO REALIZA ENCONTRO EM SJCEDRO
-PROGRAMA DE SILAGEM DEVE ATENDER 900 PROPRIEDADES A PARTIR DE HOJE
-PRAZO PARA ELEITORES JUSTIFICAREM AUSÊNCIA É PRORROGADO ATÉ JANEIRO
-POLÍCIA FEDERAL INICIA MIGRAÇÃO DE TURISTAS EM PARAÍSO
-DNIT ANUNCIA EDITAL PARA RETOMADA DAS OBRAS NA BR-163
-HOMEM EMBRIAGADO É PRESO DESPEJANDO MEIA TONELADA DE MILHO EM PÁTIO DE POSTO
-POLÍCIA FLAGRA MAUS-TRATOS A ANIMAIS E DONO É MULTADO EM MAIS DE MIL REAIS

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

As autoridades da Indonésia elevaram nesta quinta-feira o alerta por erupção no vulcão Anak Krakatau, que há seis dias provocou um tsunami e causou 430 mortes. Elas também recomendaram evitar atividades entre 500 metros e um quilômetro do litoral, em previsão de outro maremoto. A Agência Nacional de Gestão de Desastres disse que o alerta passou do nível dois para o três em uma escala de quatro e que o raio de exclusão ao redor do vulcão foi aumentado de dois para cinco quilômetros.

O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, usou uma visita surpresa às tropas no Iraque, nesta quarta-feira para declarar que "os Estados Unidos não podem continuar a serem a polícia do mundo". Ele defendeu a polêmica decisão de retirar as tropas norte-americanas da vizinha Síria, dizendo que não haverá atrasos. TRUMP afirmou que os Estados Unidos não querem mais ser explorados por países que usam os militares norte-americanos para protegê-los sem pagar nada por isso.

A Organização dos Estados Americanos convocou para hoje uma sessão extraordinária para discutir as denúncias de violações dos direitos humanos na Nicarágua. O secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o brasileiro PAULO ABRÃO, afirmou que especialistas do organismo que estavam na Nicarágua e foram expulsos vão apresentar as suas conclusões na reunião. Uma onda de protestos iniciada em 18 de abril contra uma reforma da previdência social levou a um movimento mais amplo exigindo a renúncia do presidente DANIEL ORTEGA. Os protestos deixaram 325 mortos e 400 presos.

O Ministério Público do Estado de Goiás prepara a primeira denúncia a ser entregue à Justiça contra o médium JOÃO TEIXEIRA DE FARIA, o JOÃO DE DEUS. O documento deve denunciar o investigado por violação sexual mediante fraude em três casos e por estupro de vulnerável em um. Ele nega as acusações e está preso suspeito de abusar sexualmente de mulheres que o procuravam para tratamento espiritual, além de posse ilegal de arma de fogo. O MP informou que já ouviu 78 mulheres que acusam JOÃO DE DEUS de abusos sexuais. A denúncia deve ser encaminhada para a justiça até domingo.

O presidente MICHEL TEMER passou esta quarta-feira analisando argumentos da Defensoria Pública da União em defesa da concessão do indulto de Natal. Ele deve tomar uma decisão até a próxima sexta-feira. A Defensoria enviou um ofício ao presidente depois que o Palácio do Planalto comunicou a decisão de TEMER de não conceder o benefício neste ano. No documento, a DPU afirma que o sistema carcerário brasileiro vive um “estado de coisas inconstitucionais. O órgão sustenta que a não edição do decreto só agravará a crise nas prisões do país.

FABRÍCIO QUEIROZ, ex-assessor do deputado estadual e senador eleito pelo PSL, FLÁVIO BOLSONARO, deu uma entrevista nesta quarta-feira ao SBT e falou sobre o relatório do Coaf sobre movimentações financeiras atípicas de funcionários e ex-funcionários da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. No caso dele, a movimentação foi de um milhão e 200 mil reais durante um ano. QUEIRÓZ afirmou ser um homem de negócios que faz dinheiro e que vende e compra carros. Sobre o depósito de 24 mil na conta da futura primeira-dama, MICHELLE BOLSONARO, ele disse que teve um empréstimo de 40 mil e passou 10 cheques de quatro mil para a MICHELE.

O Instituto Nacional do Seguro Social pode suspender cinco mil 769 pagamentos dos aposentados e pensionistas de Santa Catarina que não fizeram ainda a prova de vida. No país, 132 mil segurados podem ter o benefício bloqueado ainda em dezembro por falta do procedimento. Esses beneficiários não compareceram aos bancos pagadores há mais de 12 meses da última comprovação que estão vivos para manter o benefício ativo. Desde 2012, os segurados do INSS devem fazer o procedimento, que é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético para evitar pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

As 61 vagas no programa Mais Médicos que tinham sido reabertas em Santa Catarina foram novamente preenchidas, segundo o Ministério da Saúde. Em novo edital, os postos que tinham sido disponibilizados após desistências dos profissionais tiveram candidatos interessados. Os médicos com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do programa devem se apresentar entre os dias sete e 10 de janeiro nos municípios. Porém se algum médico não se apresentar no prazo, a vaga volta ao sistema.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina prorrogou para sete de janeiro o prazo para a justificativa de ausência de voto no segundo turno das eleições deste ano. Inicialmente, a data limite estava marcada era esta quinta-feira. O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos. Os serviços da Justiça Eleitoral estão de recesso desde 20 de dezembro até seis de janeiro e a justificativa pode ser feita pela internet, pelo sistema Justifica. Não comparecer para votar e não justificar depois é irregularidade passível de multa entre um real e cinco centavos e um real e 51 centavos. O eleitor que não fizer a justificativa por três eleições seguidas pode ter o título eleitoral cancelado.

Professores temporários escolhem vagas em SJCedro. De acordo com o diretor de educação, MAURO WEBER, neste ano a escolha para educadores contratados para suprir a demanda está sendo antecipada para organizar as turmas. Ele ressalta que o objetivo é que no início do ano letivo ocorrem escolhas apenas para algumas vagas que não forem preenchidas hoje. A escolha começou logo cedo com cerca de 20 vagas para Educação Infantil e monitor nas creches, na pré-escola e para as séries iniciais. Também foram disponibilizadas oito delas para segundo professor e algumas para as áreas específicas com educação física, espanhol e inglês. WEBER comenta que são vagas de professores efetivos que estão em cargos de direção, em licença ou atestado. Há ainda as vagas transitórias, que variam a cada ano. O quadro foi publicado no site da prefeitura. O critério de ordem é conforme a classificação no processo seletivo. O diretor revela que no dia quatro de fevereiro os profissionais contratados hoje e os efetivos voltam para uma formação continuada,

Ginásio Genésio Pasinato passa por série de melhorias. Conforme o diretor de esportes de Guaraciaba, PAULO CÂMARA, neste final de ano já estão finalizadas as reformas e pinturas na copa e cozinha e troca da porta principal conforme as normas dos bombeiros. Também foi feita a colocação da manta asfáltica de alumínio no telhado que serve como um isolante térmico. Os valores investidos ultrapassam os 90 mil reais. O diretor explica ainda que as requalificações são por intermédio do contrato de apoio financeiro do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte. Ainda nos últimos meses foram realizadas as melhorias nas calçadas e escadas ao entorno do Ginásio, dentro dos padrões de acessibilidade exigidos, além da troca das lâmpadas da quadra por refletores de led. Esses investimentos são de cerca de 25 mil. Outros locais que receberam a manta asfáltica foram os Ginásios da escola Padre Alfredo Kasper e da escola Pedro Theobaldo Ritter. Nas estruturas dos educandários chegou a cem mil o investimento.

Gêmeos gravam vídeo de agradecimento por atendimento prestado pelo SaerFron e Sara. Há três anos as equipes do Serviço Aeropolicial de Fronteira e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico fizeram o primeiro transporte Aeromédico de gestante na região de fronteira. A gestante, grávida de gêmeos e em trabalho de parto prematuro teve que ser transportada com urgência de Iporã do Oeste para Chapecó, havendo risco de morte para a mãe e as crianças. No Hospital Regional do Oeste, nasceram os gêmeos Luca e Davi, que permaneceram por alguns dias UTI. Os gêmeos são filhos do jogador profissional de futsal, Eduardo Reis, popular Grillo, natural de Iporã do Oeste. Ontem, 26 de dezembro de 2018, as equipes do SAERFRON e SARA receberam um vídeo de agradecimento dos gêmeos que completam três anos de vida. O delegado responsável pelo serviço, RICARDO CASAGRANDE esteve no Cedro Entrevista falando sobre os atendimentos feitos com helicóptero, parcerias com órgãos de segurança e saúde e também avaliando as ‘missões” realizadas no período.

Grupo Comboio Amigos do Asfalto realiza encontro nacional em SJCedro. O presidente da entidade, CLAUNEI DOS SANTOS destaca que o encontro acontece na Linha São Domingos com uma série de atividades de confraternização. Ele revela que motoristas do Brasil inteiro participam do evento que começou com um jogo “grenal” na abertura, seguindo com celebração, almoço, matiné e sorteio de brindes à tarde. Ele revela que o grupo foi fundado na década de 90 pelo antigo “PX”.Atualmente as conversas, tratativas, acertos e debates sobre a categoria acontecem por aplicativos de mensagens. O caminhoneiro percebe que o grupo se fortaleceu justamente pelo canal de comunicação que permitia troca de informações sobre cargas, valores de frete, estradas, preços e qualidade de combustíveis. Além disso, criou vínculos entre os integrantes para reduzir a “solidão” de quem vive dias longe das famílias trafegando por todo país. Atualmente são 87 sócios ativos.

Municípios da região iniciam serviços de silagem. O secretário da agricultura de SJCedro, PEDRINHO CASARIN lembra que o período costuma variar, mas, na maioria das cidades vizinhas o programa da silagem em apoio aos produtores começa nesta semana com a colheita do milho, abertura de valas para armazenagem e confecção do produto. Ele percebe que as ações são diferentes, já que alguns município adotaram o bônus agrícola dando maior autonomia para realização do serviço com máquinas próprias ou contratadas. Em SJCedro o trabalho ainda é feito praticamente na totalidade pela prefeitura. Ele informa que o auxílio varia de acordo com o número de notas emitidas. A cada nota existe um percentual que subsídio que chega até a cem por cento dos custos das horasmáquinas para aqueles que emitiram 12 notas anuais. De oito a 11 notas é de 75 por cento. Para aqueles que comprovarem sete notas a menos é concedido 50 por cento de bonificação. O secretário destaca que já existe um cronograma para facilitar o roteiro nas comunidades e haverá apoio de equipamentos terceirizados além dos tratores e ensiladeiras do poder público.

Valores das horas máquinas foram definidos em conjunto com agricultores. O secretário da pasta em SJCedro, PEDRINHO CASARIN lembra que o conselho agrícola possui representantes das localidades, sindicatos, cooperativas e Epagri e ajuda a definir detalhes dos programas. O reajuste no preço da hora foi de 6 por cento para o trator de pneu. Para as máquinas menores o percentual foi menor, com base no acréscimo dos combustíveis. O valor cobrado é de 84 reais e 70 centavos por hora. PEDRINHO afirma que o preço é justo e muito inferior aos particulares que chega a 140 reais por hora, em média. Ele estima que haja um aumento de aproximadamente 10 por cento na produção da silagem em comparação com ano passado. Percebe que as propriedades tem investido em qualidade e por isso além de pastagens ainda usam o milho para fortalecer a alimentação do rebanho. CASARIN percebe que a chuva de ontem e pancadas de verão podem interferir no cronograma, mas, o objetivo é atender todos no tempo certo para que o milho tenha qualidade e não passe do ponto. São cerca de 900 propriedades atendidas.

Epagri busca parceria com IFSC para automação de silos de secagem natural de grãos. O engenheiro agrônomo, e responsável pela área de grãos da Epagri regional, ELVIS TAFAREL, participou de uma reunião no Instituto Federal que tratou sobre o sistema de silos com secagem natural dos grãos. O agrônomo explica que o objetivo foi discutir a automação destes silos, que hoje operam com ar ambiente. TAFAREL destaca que na região, são cerca de 50 silos já implantados a maioria deles em SJCedro. O agrônomo esclarece que o projeto é uma tecnologia que vem da Emater do Rio Grande do Sul. Ele explica que os silos são usados para secagem de milho, soja, trigo ou qualquer grão. A estrutura é feira de forma circular, e o tamanho leva em conta a estrutura e dimensionamento do ventilador, que injeta o ar e faz o secamento do grão de forma natural.

No final de 2016 a Epagri visitou propriedades de municípios do RS que trabalham com o silo de secamento. A avaliação dos produtores visitados e que utilizam os silos para secagem dos grãos é positiva em relação à qualidade do produto final, o que é resultado do envio direto dos grãos da lavoura para a secagem. O agrônomo da Epagri ELVIS TAFFAREL enfatiza que o armazenamento nesse sistema se silos de secagem tem custo relativamente baixo, entre dez e 15 reais por saco. Para um silo com capacidade de secar mil quilos de grãos o custo é de 15 mil reais. O maior gasto é com a bomba que provoca a ventilação. Para que esse sistema funcione o grão deve ser colhido abaixo de 25 por cento de umidade. Assim, os grãos podem chegar a 13 por cento de umidade, o que garante qualidade e evita o desenvolvimento de toxinas. ELVIS esclarece que a construção pode ser financiada em até dez anos, pelo Pronaf Mais Alimentos, a juros de 2,5% ao ano ou pelo programa Menos Juros com financiamento em até oito anos com juros de até 2,5%.

Os deputados estaduais aprovaram na semana passada semana o projeto de lei do orçamento de Santa Catarina para 2019. Ao todo, a lei orçamentária anual para o próximo ano prevê 28 bilhões 270 milhões de reais, sete por cento a mais do que o programado para 2018. Em entrevista para no RPN, a deputada do PT LUCIANE CARMINATTI disse que o aumento do orçamento estadual não vai para as áreas prioritárias. A parlamentar denunciou que o projeto tem cerca de 200 milhões de reais a menos para a educação em relação ao previsto para este ano. O corte pode prejudicar um setor que já tem uma série de dificuldades.

O corte no orçamento da educação vai representar percentuais de investimentos menores nas escolas de Santa Catarina. O alerta é da deputada LUCIANE CARMINATTI. Segundo a parlamentar, no ensino profissionalizante a redução será de 45 por cento, passando de 56 para 30 milhões. Já o Fundo Estadual de Educação terá uma diminuição de 74 por cento. A deputada citou que o governo ficou abaixo do índice mínimo de 25 por cento da receita em investimentos na educação e esse quadro pode ser ainda pior em 2019. Ela citou que o próximo governador precisa corrigir essa distorção e garantir mais recursos para a educação. O orçamento do estado para 2019 teve uma emenda que assegurou mais recursos para a Defensoria Pública. A emenda, aprovada por 13 votos a 12, retira seis milhões da secretaria de Comunicação e coloca esse montante na Defensoria. A autora da proposta foi à deputada LUCIANE CARMINATTI. A petista disse que a mudança da destinação desse valor terá muito mais impacto para a população catarinense.

Os eleitores que não votaram no segundo turno deste ano têm dia sete de janeiro para justificar a ausência. Quem não votou, nem justificou o voto no segundo turno tem prazo teria até hoje para enviar justificativa à Justiça Eleitoral, porém, o período é de recesso forense com órgãos vinculados a justiça fechados. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da Quinquagésima Zona Eleitoral, TALITA DE VERAS, os eleitores que não votaram no segundo turno têm prazo até a segunda-feira, dia sete e a justificativa pode ser enviada pela internet, ou então, diretamente nos postos de atendimento. Ela explica que a justificativa será analisada pela juíza eleitoral CAROLINA DENARDIN. Com base nos documentos apresentados para justificar a ausência na votação, ela pode deferir, ou não, a justificativa.

Polícia Federal inicia migração de turistas em Paraíso. Começou a funcionar nesta semana o segundo posto de imigração na fronteira de Santa Catarina com a Argentina. Desde domingo a imigração deixou de ser feita somente em Dionísio Cerqueira e passou a ser feita próximo da ponte sobre o rio Peperi-Guaçu. A ponte serve de ligação entre a BR-282 e a Ruta 14, que vai até o município de San Pedro. O trajeto diminui em 130 quilômetros a distância entre Chapecó e Posadas, que é capital de Misiones. Também encurta o trajeto dos argentinos que vêm para Santa Catarina no verão para passar férias no litoral. De acordo com o delegado da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, MÁRCIO ANATER, no primeiro dia foram apenas 40 imigrações. Ele percebe que o posto ainda é desconhecido, mas o movimento deve começar a crescer a partir de dois de janeiro. Em Dionísio Cerqueira o movimento, que normalmente é de 100 a 200 pessoas por dia, passa pra milhares em janeiro. O recorde foi janeiro desse ano com oito mil ingressos em um dia.

No ano passado foram registrados mais de cem mil ingressos de estrangeiros no Brasil via Dionísio Cerqueira. A informação é do delegado da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, MÁRCIO ANATER. Ele explica que somente em janeiro e fevereiro o registro foi de 77 mil entradas e 82 mil saídas devido ao movimento típico do verão. O delegado prevê uma divisão na quantidade de ingressos com os dois postos migratórios. Ele informa que em Paraíso o horário de funcionamento é das 8h às 20h até 16 de fevereiro. ANATER alerta que, por enquanto só é permitida a passagem de veículos de passeio e pessoas.O trâmite de imigração é necessário, pois se uma pessoa entrar em outro país sem fazer esse processo é considerado um clandestino. No posto de imigração de Paraíso quem entra recebe um documento com nome, data, placa do carro e um carimbo da Polícia Federal. Caso seja barrado num posto policial é só apresentar o documento.

Dnit anuncia edital para retomada das obras na BR-163. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes lançou o edital para retomada das obras da BR-163. As empresas interessadas devem se inscrever até o dia sete de fevereiro quando serão abertas as propostas. A obra começou em 2013 e teve diversas interrupções. Em abril o órgão rescindiu o contrato com a empresa Sulcatarinense, que executou apenas 36 por cento dos serviços previstos em 62 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. O projeto prevê viadutos, 23 quilômetros de terceiras faixas e 22 quilômetros de vias laterais. De acordo com o chefe do DNIT no Oeste, o engenheiro DIEGO FERNANDO DA SILVA, os 6 milhões de reais em recursos previstos para este ano acabam ficando com a União e, no ano que vem, há uma previsão de apenas um milhão no orçamento. Ele explica que mesmo tendo pouco dinheiro disponível é importante ter a previsão e a rubrica no orçamento, pois isso nos permite buscar recursos para iniciar as obras, provavelmente no segundo semestre.

Empresa vencedora da licitação deve levar cerca de seis meses na elaboração do projeto de retomada das obras na BR-163. Conforme o supervisor do DIEGO FERNANDO DA SILVA, além de atualizar o que tem que ser feito, a empresa precisa adaptar o projeto para o uso de concreto em vez de pavimento asfáltico. O engenheiro explica que no momento ele custa cerca de 40 por cento a mais do que o pavimento asfáltico, mas economiza cerca de 50 por cento na manutenção, já que a previsão do concreto é de uma vida útil de 20 anos, contra 10 anos do asfalto. Ele disse que o edital lançado é para um lote prevendo obras da Linha Caravaggio em Guaraciaba, até o trevo de Idamar. Também para quase quatro quilômetros do trevo de acesso a Dionísio Cerqueira até a Aduana de Cargas. Na segunda etapa será licitado o lote entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, e vai incluir um contorno de 15 quilômetros ligando a BR-282 com a BR-163. O anteprojeto do contorno viário está sendo elaborado.

Polícia Militar Rodoviária faz balanço positivo da operação Natal 2018. As ações de prevenção e fiscalização nas rodovias estaduais iniciaram às 18 horas de sexta-feira e encerraram na manhã de ontem. Conforme o comandante da terceira companhia de polícia militar rodoviária com sede em Iporã do Oeste, major EVANDRO VIEIRA, a operação esteja presente neste Natal se deve em função do aumento no fluxo de veículos e pedestres no feriado prolongado. Nos dias da operação foi intensificada a presença do efetivo policial nas rodovias para fiscalização e orientação aos motoristas. O major explica que durante o período de operação foram realizadas 46 barreiras pelos postos de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus. Foram abordados cerca de mil veículos, efetuadas três prisões por embriaguez ao volante e sete CNHs e 12 veículos foram recolhidos por irregularidades.

A avaliação positiva se deve principalmente por não terem sido registradas mortes devido a acidentes, levando em conta que o feriado foi prolongado. O major EVANDRO VIEIRA cita que de sexta-feira até ontem de manhã foram registrados dez acidentes, destes, quatro resultaram em pessoas feridas, uma com maior gravidade. O comandante da terceira companhia de polícia militar rodoviária afirma que além de não terem sido registradas mortes na operação de Natal deste ano, o número de acidentes também reduziu. O major enfatiza que com a aproximação do final de ano, em que novamente é registrado um aumento no fluxo de veículos nas rodovias, vale reforçar o alerta de que os motoristas não dirijam após ingerir bebida alcoólica. Ele chama atenção também para as ultrapassagens em local proibido, infração flagrada com frequência nas rodovias da região, apesar do grande número de curvas que exige maior cautela no trânsito.

Desentendimento entre mulheres indígenas causa briga na rodoviária de Dionísio Cerqueira. A polícia militar foi acionada via Copom, para atender uma ocorrência de vias de fato no terminal. No local a guarnição constatou que duas mulheres, uma de 22 anos e outra de 40 anos acabaram se desentendendo, o que acabou gerando as agressões. Facas foram recolhidas no local, e as envolvidas encaminhadas ao Hospital de Dionísio Cerqueira pelo Corpo de Bombeiros. Após atendimento, foram constatados apenas lesões corporais leves. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, foi confeccionado o termo circunstanciado, e as envolvidas liberadas.

Carro sai da pista e capota após aquaplanar na BR-282. O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira, por volta das 17 e 30 de ontem entre São Miguel do Oeste e Maravilha, proximidades da Ponte sobre o Rio das Antas. O Onix, placas de Belo Horizonte, era conduzido por um homem que seguia sentido Maravilha quando saiu da pista e capotou o carro. O condutor relatou que outro automóvel que estava à frente freou bruscamente. Ele também freou e tirou o veículo da pista, que estava molhada, para não colidir na traseira do outro veículo envolvido. A manobra acabou ocasionando a saída de pista e o capotamento do carro que dirigia. O jovem de 21 anos sofreu escoriações no braço esquerdo e foi atendido pelos bombeiros no local. A Polícia Rodoviária Federal confirmou a versão do rapaz e realizou o levantamento técnico do acidente. No veículo restaram danos de grande monta. As fotos estão no site da Peperi na internet.

Homem embriagado é preso despejando meia tonelada de milho em pátio de posto. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu uma ocorrência de tentativa de furto na Rua Waldemar Rangrab, no pátio de um posto de combustível. A guarnição foi acionada para deslocar até o endereço para atendimento do caso. No local foi avistado um homem em cima de um acumulado de grãos de milho espalhados pelo chão. O suspeito foi submetido à abordagem e identificado. Ele informou que havia sido contratado para realização da limpeza de uma carreta que deveria estar vazia, no entanto, acabou se enganando, vindo a abrir escotilha destinada a descarga de grãos de outra carreta, a qual estava repleta de milho, despejando pelo chão cerca de meia tonelada do produto.O homem não conseguiu confirmar as informações e estava com visíveis sinais de embriaguez. Ele foi preso para esclarecer os fatos.

Polícia flagra maus-tratos a animais e dono é multado em mais de mil reais. Na tarde desta quarta-feira a Polícia Militar Ambiental atendeu uma ocorrência de maus tratos a animais em um bairro de São Miguel do Oeste, o que restou caracterizado diante da omissão do proprietário de dois cães, os quais estavam sem alimentação, sem abrigo e com recipiente de água totalmente suja, inclusive com larvas no fundo, além do estado de extrema desnutrição. Diante do constatado, os animais foram recolhidos, sendo lavrado autuação ambiental no valor de mil e duzentos reais ao responsável, o qual também responderá a processo criminal pelo crime ambiental de maus tratos a animais.A ONG Amigo Bicho está auxiliando a polícia a encontrar um lar temporário para os dois cachorros. A Polícia Militar Ambiental reitera a orientação para que os responsáveis por quaisquer animais adotem os cuidados necessários, sob pena das responsabilizações legais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.