ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 29 11 19

-STF LIBERA REPASSE DE INFORMAÇÕES SIGILOSOS PARA INVESTIGAÇÕES

-GOVERNO APRESENTA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA ESTADUAL

-VICE-PREFEITO VAI RECORRER DE CONDENAÇÃO POR ATO DE IMPROBIDADE

-SINDICOMÉRCIO DIVULGA SUGESTÃO DE HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL

-CÂMARA DE VEREADORES ENTREGA HOMENAGEM PELOS 60 ANOS DA PEPERI

-JOVEM DE 20 ANOS MORRE EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR 163

-INCÊNDIO DESTRÓI PARCIALMENTE GALPÃO EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

A violência nos protestos contra o governo do Iraque se acirrou nesta quinta-feira, com novos confrontos sangrentos entre manifestantes e forças de segurança. Segundo a agência Reuters, os conflitos desta quinta deixaram 35 mortos, enquanto a Associated Press fala em 27. Os confrontos se intensificaram depois que manifestantes atearam fogo em um consulado do Irã na cidade de Najaf, considerada sagrada. Os ativistas protestam contra a suposta influência do país vizinho, que mantém boas relações com o atual governo iraquiano.

O senador do Partido Nacional, de centro-direita, LUIS LACALLE POU será o próximo presidente do Uruguai, depois que números apresentados pela contagem secundária realizada pela Corte Eleitoral do país indicaram sua vitória no segundo turno realizado no domingo. A posse será em primeiro de março de 2020. Com a vitória de LACALLE POU, pela primeira vez em 15 anos, a coalizão Frente Ampla, formada pelo ex-presidente JOSÉ "PEPE" MUJICA e pelo atual presidente TABARÉ VÁZQUEZ, fica fora do poder.

Sob comando da presidente interina JEANINE ÁÑEZ, a Bolívia anunciou nesta quinta-feira o restabelecimento das relações diplomáticas com Israel. O contato com o país do Oriente Médio estava rompido desde 2009, ainda sob o governo de EVO MORALES. A chanceler boliviana KAREN LONGARIC afirmou que o governo interino pretende "retificar todo o mal que fez o governo anterior". Em 10 de novembro, MORALES renunciou à Presidência sob pressão de opositores e de militares e conseguiu asilo no México.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga o vazamento de óleo no litoral brasileiro aprovou, nesta quinta-feira, requerimentos para convidar os ministros do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, da Defesa, FERNANDO AZEVEDO E SILVA, e da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, para que participem de reuniões na comissão. A chamada CPI do Óleo foi criada pelo presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, no dia 13 de novembro. O prazo de funcionamento previsto para a comissão é de 120 dias, mas pode ser prorrogado. Segundo o Ibama, as manchas de óleo já atingiram mais de 700 localidades nas regiões Nordeste e Sudeste.

O deputado federal ANÍBAL GOMES do DEM foi denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. A denúncia foi protocolada no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná na tarde desta quarta-feira (27) e também inclui o nome de LUIS CARLOS BATISTA SÁ, que atuou como assessor de ANÍBAL GOMES, pelos mesmos crimes. As investigações apontam um esquema de corrupção de agentes públicos e de lavagem de dinheiro envolvendo a construção dos navios-sondas Petrobras Dez Mil, em 2006. Com o apoio de ex-diretor NESTOR CERVERÓ, conforme a força-tarefa da Lava Jato, GOMES solicitou e aceitou vantagem indevida no valor de seis milhões de dólares.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira por 9 votos a 2 autorizar o compartilhamento pela Receita Federal, sem necessidade de autorização judicial, de informações bancárias e fiscais sigilosas com o Ministério Público e as polícias. Essas informações incluem extratos bancários e declarações de Imposto de Renda de contribuintes investigados. Com a decisão, deixa de valer a liminar que, em julho, paralisou todos os procedimentos do país que compartilharam dados detalhados de movimentações consideradas suspeitas, inclusive do senador FLAVIO BOLSONARO.

O Governo do Estado lançou, nesta semana, o Programa AgroConsciente, uma nova diretriz para a elaboração de políticas públicas e ações voltadas para o agronegócio. A expectativa é investir mais de 40 milhões no cuidado com o solo, melhorias no processo produtivo e sistemas alternativos de produção. Nesta semana, o secretário da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊA, apresentou o detalhamento do programa para lideranças e representantes do setor produtivo, em Florianópolis. A intenção do projeto é proporcionar mais renda ao produtor rural, com maior segurança alimentar à população e minimizando os impactos ao meio ambiente. O Programa contempla a produção de alimentos convencional e também o sistema orgânico e agroecológico, com ações específicas para fomentar os projetos agroconscientes.

Santa Catarina continua com falta da vacina pentavalente. Ela faz parte do calendário nacional de vacinação e toda criança precisa tomar cinco doses. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que tem recebido menos doses do Ministério da Saúde. Até abril, Santa Catarina recebeu o número de doses conforme solicitado. Depois disso, em maio e junho, a cota caiu pra 50 por cento. Em julho, 44 por cento. Em agosto e setembro, não foram recebidas doses. No início de outubro, 11 mil unidades. O último lote, com 22 mil doses da vacina, foi entregue em 25 de outubro.

O Governo do Estado encaminhou nesta quinta-feira, 28, à Assembleia Legislativa, a proposta de reforma da previdência dos servidores públicos estaduais. O projeto segue as diretrizes gerais das mudanças recentes da reforma da previdência. Caso a alteração seja aprovada, o Estado projeta uma economia de 900 milhões em dez anos, de três bilhões e 300 milhões em quinze anos e de seis bilhões e 400 milhões em vinte anos. A medida está contemplada em uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado e em um Projeto de Lei Complementar (PLC) de Reforma da Previdência do Estado. Uma das diretrizes da PEC altera a idade mínima para homens, 65 anos, e mulheres, 62 anos. A alíquota atual de contribuição dos servidores fica mantida em 14 por cento.

O Peperi Debates deste sábado vai falar sobre saúde mental e as causas do adoecimento da sociedade moderna. O programa vai entender porque o país e a região tem um índice crescente de doenças como depressão e ansiedade. O debate deste sábado vai contar com a presença da vereadora MARIA TEREZA CAPRA, da assistente social do Caps, ANA PAULA DE AZEVEDO, do psicólogo, MARCELO BONADEU e da coordenadora do curso de psicologia, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele vai falar sobre a expectativa do comércio para o último mês do ano e as vendas para o Natal. SPENGLER também vai falar sobre a campanha de prêmios e o horário do comércio para este final de ano. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das notícias da semana e a entrevista com IVANDRO SPENGLER inicia por volta das 11 e meia.

O Tribunal Superior Eleitoral promoveu nesta semana uma ação para reforçar a importância do jovem em participar do processo eleitoral desde cedo. A informação é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Conforme ela, trata-se da campanha Semana do Jovem Eleitor. Segundo ela, a ação começou na última segunda-feira e segue até o final da tarde de hoje. De acordo com DEANA, a campanha é direcionada para jovens entre 16 e 18 anos e tem por objetivo reforçar a importância da participação dessa faixa etária no processo eleitoral bem como desenvolver a consciência política nessa idade.

Apesar da ação nacional terminar hoje, o trabalho de inscrição de novos eleitores segue até o dia sete de maio do ano que vem. A afirmação é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, DEANA FANTON. Ela destacou que quem procurar o cartório nesse ano deve ter 16 anos completos. Já para quem vier até a unidade fazer o procedimento no ano que vem deve completar 16 anos antes do dia quatro de outubro, data em que será realizado o primeiro turno das eleições municipais de 2020.

Para conseguir o título de eleitor é necessário comparecer no cartório eleitoral com sede em São Miguel do Oeste munidos dos documentos pessoais. O comentário é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON. Ela disse que são necessários documentos oficiais com foto e comprovante de residência. A certidão de nascimento também é válida. Já para os homens quem tem 18 anos deve comparecer também com o comprovante do alistamento militar. DEANA lembrou que o horário de atendimento do cartório eleitoral é de segunda a sexta-feira entre meio dia e sete horas da noite no segundo andar do prédio do Cine Peperi.

O cartório eleitoral com sede em São Miguel do Oeste estará em recesso a partir do dia 20 do mês que vem. O anuncio é da chefe da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON. Ela ressaltou que nos dias 20 de dezembro, dois, três e seis de janeiro haverá regime de plantão entre duas e seis da tarde. DEANA disse que o atendimento normal será retomado no dia sete de janeiro de 2020. A profissional lembrou ainda que aqueles que não fizeram o recadastramento biométrico também devem comparecer no cartório eleitoral para regularizar sua situação.

O Sindicomércio emitiu, nesta semana, uma sugestão de horário especial de Natal para o comércio do município. Como não houve acordo coletivo com o sindicato dos empregados, o sindicato patronal repassou uma orientação para as empresas. Em razão da lei da liberdade econômica, cada comerciante tem flexibilidade para definir o próprio horário de funcionamento, mas o Sindicomércio está sugerindo um horário padrão para o Natal. Nessa sugestão, no entanto, não há a indicação para abertura no domingo do dia 22. O funcionamento das empresas nessa data estava na proposta enviada aos trabalhadores e que foi o motivo da divergência que resultou no não fechamento do acordo entre os sindicatos.

A sugestão do horário natalino 2019 do Sindicomércio prevê a abertura das empresas em todos os sábados do mês de dezembro. No dia sete, o funcionamento será até as quatro da tarde. No sábado seguinte, dia 14, o atendimento vai até as cinco horas da tarde. Já no dia, último sábado antes do Natal, as lojas devem ficar abertas até as seis da tarde. Na terça-feira, dia 24, véspera de Natal, a sugestão é de atendimento até as cinco da tarde. No último sábado do mês, dia 28, o horário é até as quatro da tarde. E no dia 31, último dia do ano, o horário sugerido é de atendimento também é até as quatro da tarde.

A abertura do comércio na parte da noite em Dezembro deve começar no dia 17, uma terça-feira. A projeção está na sugestão do horário natalino divulgada nesta semana pelo Sindicomércio. Entre terça-feira e sexta-feira, dia 20, as lojas ficarão abertas até as dez da noite. Na segunda-feira, dia 23, o atendimento também vai até as dez da noite. O Sindicomércio orienta as empresas a adotarem esse horário natalino para uniformizar o atendimento e dar tranquilidade aos consumidores em relação aos dias e horários de funcionamento do comércio durante o mês de dezembro.

A justiça de São Miguel do Oeste condenou o atual vice-prefeito, ALFREDO SPIER, por fraude em licitação. Na decisão proferida no dia 19 de novembro, ele foi condenado a reparar os cofres públicos pelo prejuízo causado pelo ato, além de pagamento de multa e perda da função pública pelo ato praticado em 2009. Na época dos fatos, ele atuava no cargo de diretor de compras da prefeitura. De acordo com a Promotoria, ao invés de utilizar o processo licitatório para selecionar a melhor proposta para a contratação de serviços gráficos, o ex-servidor aproveitou a função que ocupava para prejudicar uma empresa. Segundo o Ministério Público, o fato configura ato de improbidade administrativa, causando prejuízo ao erário e violando princípios da Administração Pública, como da legalidade, impessoalidade, moralidade, finalidade e publicidade. SPIER pode recorrer da decisão para o Tribunal de Justiça.

Na ação civil pública, o Promotor de Justiça CYRO LUIZ GUERREIRO JUNIOR, o município lançou uma licitação na modalidade convite para contratação de serviços gráficos. Na data da abertura das propostas apenas uma empresa apresentou todos os documentos previstos do edital e na ocasião foi concedido o prazo de três dias para que outras três empresas adequassem as documentações. Na nova data designada para abertura das propostas, constatou-se que uma das empresas, apesar de apresentar a melhor proposta, possuía débitos com a Fazenda Pública Municipal e foi desclassificada. Porém, na mesma data a empresa apresentou ao município uma certidão positiva com efeito de negativa. Ao receber o documento, SPIER não juntou o documento no processo administrativo a fim de prejudicar a empresa, impossibilitando a análise pela comissão de licitações e assim manteve a desclassificação da mesma. O documento somente foi juntado aos autos posteriormente.

O vice-prefeito ALFREDO SPIER confirmou nesta quinta-feira que vai recorrer da decisão da justiça de São Miguel do Oeste que o condenou por ato de improbidade administrativa. Ele ressaltou que o processo é relativo a uma situação de 2009 e não tem nada a ver com o mandato atual de vice-prefeito. SPIER disse que o advogado dele deve se manifestar nos próximos dias sobre a ação do Ministério Público. Ele afirmou que está tranquilo e vai recorrer da decisão no Tribunal de Justiça.

Os vereadores aprovaram quatro projetos de lei em segundo turno na sessão desta quinta-feira. Um deles altera o Plano de Carreira do Magistério. A nova redação prevê que "a jornada de trabalho do professor em função docente e de coordenador pedagógico inclui uma parte de horas aula e uma parte de horas atividade, destinadas à preparação e avaliação do trabalho didático , à colaboração com a administração da escola e às reuniões pedagógicas. O texto implementa as horas atividades também para os coordenadores pedagógicos. Os projetos foram aprovados por unanimidade e seguem agora para sanção do prefeito WILSON TREVISAN.

A sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira também foi marcada por muitas homenagens. Na reunião de ontem à noite, o legislativo entregou moções de aplausos para a JCI Câmara Junior por promover o concurso de oratória nas escolas há mais de 30 anos e ao Futsal Joni Gool que conquistou o campeonato da Liga Catarinense de Futsal 2019. O técnico JONI SCHACKER também foi homenageado pelos serviços prestados ao esporte do município. Também para ontem estava prevista a entrega da menção honrosa Dandara de Palmares para a Afrodesmo, mas como a sessão foi longa, a homenagem ficou para outra data. Os homenageados e os vereadores entraram em acordo para que realizar a entrega do reconhecimento em outra sessão a ser marcada.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste também entregou uma moção de aplauso, parabenizando a Rádio Peperi pela passagem dos 60 anos da emissora. Segundo os vereadores, a Rádio Peperi está presente nos momentos mais importantes da história do nosso município, levando informações aos ouvintes em tempo real, usando métodos e rigores na apuração do noticiário e garantindo a precisão das informações. O ato de entrega do reconhecimento contou com a presença dos diretores e funcionários da Rede Peperi. Também na sessão de ontem a câmara entregou uma moção de aplauso ao jornalista MARCOS MELLER em razão dos prêmios de jornalismo conquistados pelo profissional.

A Rede Peperi faz parte da história de São Miguel do Oeste. A declaração é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. Ele discursou no ato de entrega da moção de aplauso pelos 60 anos da emissora na noite de ontem na câmara de vereadores e afirmou que a homenagem é motivo de muito orgulho. BALDISSERA citou a importância da emissora para o desenvolvimento do município e que a rádio possui praticamente toda a história de São Miguel do Oeste registrada em áudio. Durante a sessão, ele apresentou um material que mostra um pouco da presença da Peperi nos 60 anos do município.

O diretor da Peperi também fez uma projeção para o futuro da rádio Peperi e anunciou o início das transmissões em FM. No mesmo dia em que a Peperi recebeu a homenagem pelos 60 anos da emissora na câmara de vereadores, o governo federal fez a última publicação do processo de migração da rádio Peperi AM para o FM. BALDISSERA confirmou que o início das transmissões no canal 99 vírgula nove será no dia 24 de dezembro. De acordo com ele, trata-se de uma grande notícia para a Peperi e também para a comunidade regional. BALDISSERA citou que este é um grande presente da Peperi para a população no ano em que a emissora completa 60 anos de fundação.

Uma jovem de 20 anos morreu em um capotamento no começo da tarde de ontem na BR 282. O acidente aconteceu nas proximidades de Pinhalzinho e envolveu um Gol com placas de União do Oeste, que capotou à margem da rodovia. Duas pessoas estavam no carro. LIDIANE PALOSKI, de 20 anos, morreu no local. A motorista e uma amiga estavam sem cinto no momento do acidente e LIDIANE foi ejetada do veículo. O carro saiu da pista da capotou. A segunda vítima foi socorrida e conduzida ao hospital para atendimento médico.

Um galpão foi parcialmente destruído em um incêndio nesta quinta-feira no interior de Paraíso. O fogo atingiu a estrutura que fica na Linha Limeira por volta das 11 horas da noite. O galpão de 12 por 20 metros era de madeira e servia de estrebaria, deposito de materiais, lenha e insumos agrícolas. O fogo se concentrava na parte de trás do galpão e consumia praticamente toda a quantidade de lenha estocada. Os bombeiros levaram cerca de duas horas para combater e fazer o rescaldo do incêndio.Mais de 80 por cento do galpão foi salvo. Os materiais foram retirados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.