ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 29/11/2019

-TRF-4 MANTÉM CONDENAÇÃO E AUMENTA PENA DE LULA NO CASO DO SÍTIO DE ATIBAIA
-DEPUTADOS APROVAM LEI QUE PREVE RESTITUIÇÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS
-SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS É TEMA DE PALESTRA EM PROL DO HOSPITAL
-PROFESSORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO PARA DEBATER O NOVO FUNDEB
-APRESENTAÇÃO DE ESCOLAS MARCA ABERTURA DA SEMANA CULTURAL
-AÇÕES DO “PROGRAMA PREVENIR” SERÃO COMPARTILHADAS ENTRE APAES
-PREÇO DOS ALIMENTOS REGISTRA ESTABILIDADE NESTE FINAL DE ANO
-GUARACIABA SEDIA AUDIÊNCIA SOBRE ATRASOS DO FUNDESA
-PROFESSORA QUE MALTRATAVA CRIANÇAS PERDE O CARGO
-ACUSADO DE ESTUPRO É PRESO DENTRO DE ÔNIBUS
-IDOSO QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCOTRADO EM SANTO ISIDORO

O tempo é nublado na região. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo daRádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Cerca de mil agricultores da França organizaram uma manifestação em Paris nesta quarta-feira para protestar contra políticas do governo que, segundo eles, ameaçam a atividade agrícola no país. De acordo com a agência de notícias Reuters, os manifestantes bloquearam a avenida Champs-Elysées com fardos de palha. Depois, agitaram bandeiras e cantaram enquanto representantes sindicais faziam discursos prometendo protestar até serem recebidos pelo presidente francês EMMANUEL MACRON. Os sindicatos exigem uma reunião com MACRON para expressar queixas sobre políticas que, segundo eles, estão prejudicando a agricultura, como os acordos comerciais firmados pelo país.

Colombianos voltaram às ruas em uma nova greve geral nesta quarta-feira, após quase uma semana de protestos contra as políticas do presidente IVÁN DUQUE. Por trás de uma ampla gama de reivindicações, ecoa a oposição a um governo que muitos acreditam que cuida apenas dos cidadãos mais privilegiados. Milhares de pessoas tocaram apitos e agitaram bandeiras enquanto marchavam pelas ruas da capital durante a tarde, enquanto ativistas indígenas bloqueavam parte de uma grande estrada no sudoeste da Colômbia.

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, reduzir em 50 por cento o salário das autoridades mais altas do estado. Isso inclui o presidente, os ministros, subsecretários, governadores e os próprios parlamentares. Essa era uma das promessas do presidente SEBASTIÁN PIÑERA, que tenta conter as manifestações que ocorrem no Chile há cerca de 40 dias. Para entrar em vigor, o projeto deve passar pelo Senado. A decisão não vale para prefeitos e integrantes do Judiciário. Funcionários do Ministério Público também não sofrerão cortes de salários, caso o Senado também aprove a medida.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou nesta quarta-feira que a previsão é votar entre fevereiro e março do ano que vem a proposta de emenda à Constituição que permite a prisão após condenação em segunda instância. Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deu aval à tramitação da proposta. Agora, o texto será analisado por uma comissão especial, responsável por discutir o mérito da PEC. Por se tratar de emenda à Constituição, o texto deverá ser submetido a dois turnos de votação no plenário e só será aprovado se receber os votos favoráveis de ao menos três quintos dos parlamentares, isto é, 308 dos 513 deputados. Se aprovada, a PEC seguirá para o Senado.

O Supremo Tribunal Federal retomará nesta quinta-feira o julgamento sobre o compartilhamento de dados bancários e fiscais sigilosos por órgãos de inteligência com o Ministério Público e as polícias. Seis ministros já votaram; faltam os votos de mais cinco. A maioria do STF já votou a favor de confirmar a validade dos repasses pela Receita Federal e pela Unidade de Inteligência Financeira, antigo Coaf, com órgãos de investigação. Ainda há, no entanto, dúvida sobre o principal ponto do julgamento: qual a extensão do que pode ser repassado de dado sem a necessidade de uma autorização da Justiça. Se não houver tempo hábil para a conclusão do julgamento nesta quinta, a decisão poderá ser adiada para semana que vem.

Por unanimidade, os três desembargadores da oitava turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região votaram nesta quarta-feira por manter a condenação e ampliar a pena do ex-presidente LULA por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. O primeiro a se pronunciar foi GEBRAN NETO, que votou pelo aumento da sentença para 17 anos, um mês e 10 dias. JOÃO PAULSEN e CARLOS THOMPSON acompanharam integralmente o relator. LULA havia sido condenado na Vara Federal de Curitiba, em primeira instância, em fevereiro de 2019, a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-presidente é acusado de ter se beneficiado com propinas de construtoras que teriam reformado e decorado um sítio em Atibaia usado pela família do petista.

Acontece neste sábado em todos os municípios catarinenses o Dia D da vacinação contra o sarampo. A campanha atual tem como público-alvo adultos entre 20 e 29 anos. Os postos de saúde abrem entre oito da manhã e cinco da tarde. Será o último dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, jovens e adultos nesta faixa etária são os que mais têm contraído a doença no estado. A gerente de imunização, LIA QUARESMA COIMBRA, reforçou a importância do ato e lembrou que pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida.

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina está implementando uma nova ferramenta para facilitar o atendimento ao contribuinte que precisa regularizar dívidas com o estado. Um WhatsApp exclusivo está à disposição para informações em relação ao pagamento e parcelamento de dívida ativa e identificação de protestos realizados pela PGE. Essa nova ferramenta é disponibilizada pela Procuradoria Fiscal, responsável pela cobrança. A procuradora-geral do Estado, CÉLIA IRACI DA CUNHA, disse que o estado está sempre atento às inovações tecnológicas e esse novo canal surge para aproximar o cidadão do governo. O número é (48) 99174-4654.

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira, mais um projeto para restituição de benefícios fiscais. Trata-se da conversão em lei da Medida Provisória que trata dos incentivos de ICMS para defensivos agrícolas, carne suína e de aves, erva mate, arroz, farinhas, entre outros produtos. A matéria segue para sanção do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. A conversão em lei da MP aprovada assegura a isenção dos defensivos até 30 de abril de 2020, data final do convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária, que trata do tema.

CDL e Contrata Online promovem palestra beneficente em prol do hospital de SJCedro. Conforme o palestrante REGINALDO SANTOS, a palestra amanhã, as 19 horas e 30 minutos no auditório da entidade empresarial, anexa ao clube. O tema será “os desafios do processo de seleção e recrutamento do profissional ideal”. O público alvo são empresários e os responsáveis pelo setor de recursos humanos das empresas e entidades, que atuam diretamente com entrevistas de emprego, seleção, análise de currículos e contratações. SANTOS explica que o objetivo é dar dicas para facilitar a contratação de pessoas que sejam adequadas para as vagas. Ele explica que como são municípios da região ainda ocorrem muitas indicações, quando o trabalhador entra no emprego por afinidade e não pela competência. O consultor também citou a questão do colaborador que por falta de estimulo ou confiança pode deixar de produzir e criar. O ingresso será uma caixa de 12 litros de leite que será repassada ao hospital.

Sinte percorre escolas para mobilizar professores neste final de ano. O coordenador regional, SÉRGIO PAGNO revela que são 68 escolas na abrangência do sindicato com mais de mil e 800 professores efetivos e ACTS. Hoje em dia, a maioria é associada ao sindicato dos trabalhadores em educação, totalizando cerca de 1.200. Ele destaca que são profissionais na ativa e também aposentados, já que a entidade atua em favor da classe também nas negociações dos benefícios. O coordenador destaca que durante os encontros são conversados sobre os assuntos de interesse do magistério que vão muito além do salário. Cita as formações e qualificações, atualização para o trabalho com o novo ensino médio e nova base da educação. Além disso, estrutura e problemas das escolas, mobilizações e busca pela qualidade da educação. PAGNO ressalta que quanto mais integrantes o Sinte tiver, mais força e poder de reivindicação haverá. Até o momento foram visitados educandários de Anchieta, Palma Sola, Descanso, Iporã e SMOeste.

Professores da região participam de seminário para debater o Novo Fundeb. Conforme o coordenador do Sinte no Extremo Oeste, SÉRGIO PAGNO os eventos ocorrem em parceria com a Câmara dos Deputados. Em Santa Catarina, o deputado PEDRO UCZAI é o responsável por realizar o evento em 12 cidades, entre elas Guarujá do Sul no começo do mês e também ontem em Chapecó onde o sindicato mobilizou uma comitiva de 30 pessoas. O professor esclareceu que o Fundeb é formado por recursos estaduais, municipais e federais, e destina-se a promover a educação infantil, os ensinos fundamental e médio, além da educação de Jovens e Adultos. Porém, os recursos têm vigência até 2020 e são distribuídos conforme o número de alunos, com base em dados do censo escolar do ano anterior. PAGNO ressalta que os seminários servem para debater a emenda constitucional que propõe a criação do Novo Fundeb, permanente para criar matrículas e universalizar um padrão de qualidade de ensino-aprendizagem.

Semana Cultural de SJCedro será aberta hoje com atividades no ginásio. Conforme a diretora do setor, LÚCIA MALDANER, as atividades serão realizadas entre hoje e sábado, às 19 horas e 30 minutos. A programação inicia nesta quinta-feira com apresentações das unidades escolares no ginásio de esportes. Amanhã vão se apresentar as academias, os grupos de ballet, o CTG, o grupo de danças germânicas e a patinação, também no ginásio. Já no sábado serão montados dois palcos na rua Santos Dumont em que irão se apresentar o grupo de violinos, o grupo musical Cedro, a Banda São José, os corais, Terno de Reis e Amigos da Gaita, com acendimento das luzes de natal. No mês que vem o auge deve ser no dia 23 quando está programado o sorteio da campanha de prêmios da CDL, a chegada do Papai Noel e distribuição de doces.

Abertura da programação de natal de Palma Sola reuniu mais de 500 pessoas. Nesta quarta-feira a administração realizou a abertura da programação do Natal Feliz, com música e acendimento da iluminação natalina. Conforme a secretária da educação e cultura, ROSA LARA, a noite contou com música dos corais de Palma Sola e ainda show com a orquestra Clave de sol de São João do Oeste. O público de aproximadamente 500 pessoas prestigiou os talentos locais e os convidados. Ela afirma que a intenção destes dias diferentes é reunir as famílias e vizinhos que nem sempre tem esta oportunidade. ROSA esclareceu ainda que houve uma pane elétrica na rede e, por isso, algumas luzes não acenderam na noite de ontem. Hoje a Celesc irá resolver a situação.

Ações do “Programa Prevenir” realizadas neste ano são apresentadas semana que vem. A coordenadora regional VERA JUNGES explica que na segunda-feira as Apaes da região estarão em Anchieta fazendo a apresentação de suas ações locais para troca de experiências. O evento inicia as 9 horas da manhã no Ar Livre Ecoturismo reunindo representante de nove escolas da educação especial do Extremo Oeste. Ela explica que todos os anos são pensadas ações na área da saúde, educação e assistência social que podem ajudar a reduzir o número de pessoas com deficiência. Um dos focos maiores tem sido a saúde. O objetivo é levar informações para jovens e gestantes, além de dados sobre as estatísticas e quais exames, consultas e demais ações podem ajudar a prevenir as deficiências físicas e intelectuais. VERA afirma que ano passado a Apae Pequeno Guinter de Palma Sola foi destaque no estado. A escola Martinho Burger de Anchieta fomenta parceria com o Cras, secretaria da saúde e educação para palestras.

Cras abre inscrições para cursos de capacitação e qualificação em Guaraciaba. A informação é da Secretária de Assistência Social IDIONE FABBI. Ela explica que os cursos oferecidos são de confeitaria, bordado em chinelos, bordado patch-colagem e crochê e tricô. Podem participar pessoas de qualquer idade. Ela explica ainda que os cursos estão previstos para serem realizados no próximo ano e terão algumas etapas prevendo entrega de certificado.

Recolha de animais deve ser retomada após acordo com as empresas credenciadas. O secretário de Agricultura de SJCedro, PEDRINHO CASARIN lembra que o assunto foi muito repercutido quando surgiu a oportunidade do projeto piloto Recolhe que seguiu entre maio e setembro. Porém, a suspensão também vem sendo debatida pelo colegiado dos secretários, pela Alesc e pelos agricultores. Ele comenta que as duas empresas que estavam habilitadas para executar os serviços, alegando altas despesas e poucas receitas, interromperam o serviço de recolha de carcaças. Neste momento acontecem contatos com os empresários para analisar os custos para retomada, o pagamento das prefeituras e as parcerias com os agricultores. Ele acredita que devido a estrutura já pronta e experiência, além dos bons números que havia, a recolha deve sim ser retomada, mas, apenas no ano que vem.

Alimentos consumidos no dia a dia estão com preço estável neste final de ano. O gerente de mercado em SJCedro MARCOS KUHN afirma que houve um reajuste mais expressivo começo do ano e desde o segundo semestre os preços não tem oscilado tanto. Ele cita principalmente produtos consumidos no nas refeições como o arroz, feijão e farinha que é a matéria prima das massas e pães. O gerente revela que a partir deste período cresce a busca por doces e demais alimentos diferenciados. KUHN comenta que também estão surgindo clientes novos que vem para o município visitar parentes. A empresa tem buscado diferenciar os preços também para fidelizar essa clientela. Ele percebe que os consumidores estão bastante exigentes na busca por verduras e legumes orgânicos. As frutas cítricas são o auge do período.

Câmara de vereadores entrega hoje à noite uma moção honrosa em homenagem aos 60 anos da rádio Peperi. A proposição é de todos os vereadores. De acordo com o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI, a moção de aplauso é uma forma de reconhecer o trabalho realizado ao longo das últimas seis décadas. Na justificativa da proposição, os vereadores citam que a Peperi desenvolve grandes trabalhos de jornalismo e entretenimento para a população. A sessão com a entrega da homenagem para a rádio começa as sete horas da noite e será transmitida ao vivo pela emissora. A justificativa para homenagem cita que a Rádio Peperi está presente nos momentos mais importantes da história de SMOeste, levando informações aos ouvintes em tempo real usando métodos e rigores na apuração do noticiário, garantido precisão das informações. O documento cita ainda que a história da Peperi se mistura à história e ao desenvolvimento do próprio município.

O governo federal fez a última publicação no Diário Oficial da União do processo de migração da rádio Peperi AM para o canal de FM. Com isso, a emissora está oficialmente autorizada a iniciar as transmissões em frequência modulada no prefixo 99 vírgula nove. De acordo com o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, trata-se de uma grande notícia para a Peperi e também para a comunidade regional. Ele também confirmou agora a pouco no Peperi Entrevista que as transmissões da Peperi em FM vão começar no dia 24 de dezembro. BALDISSERA citou que este é um grande presente da Peperi para a população no ano em que a emissora completa 60 anos de fundação. O diretor lembra que as afiliadas também saem ganhando, pois a qualidade agregará para toda equipe que compartilha informações regionais. Ele cita a data como um marco para a empresa.

Vereadora de Princesa garante recursos para saúde. FABIANE PANCOTTE está afastada neste mês da câmara enquanto uma suplente assume a cadeira. Ela revela que mesmo assim viajou em busca de recursos até a capital federal. Um dos compromissos foi agradecer o senador JORGUINHO MELLO pela transferência de cem mil reais que vieram no primeiro semestre para saúde. Ela também fez outro pedido de valores para o hospital de SJCedro onde são atendidos também os pacientes de Princesa. São 200 mil reais que estão previstos para ser liberados em fevereiro.

Alesc promove audiência pública em Guaraciaba sobre a demora na liberação do Fundesa. O vereador, PEDRO TREVISOL esclareceu que o fundo trata do pagamento de indenizações aos produtores rurais que perderam animais devido a brucelose ou a tuberculose. A audiência será amanhã, as 14 horas, no centro de múltiplo uso. O vereador justificou que o município vem fazendo um trabalho amplo de controle as zoonoses através de exames do rebanho e certificação das propriedades. Mas, a adesão não é maior devido ao atraso nas indenizações pelo gado que é abatido após o diagnostico positivo. Ele lembra que muitas propriedades temem o prejuízos e a indenização ajuda amenizar neste requisito. PEDRO recebeu vários pedidos de agricultores e por isso solicitou uma moção junto à câmara aprovada por unanimidade. O documento foi remetido para assembleia que decidiu promover a audiência regional desta sexta-feira para tratar o assunto.

Audiência sobre as indenizações e sanidade do rebanho deve mobilizar pelos menos dez municípios. O vereador PEDRO TREVISOL revela que os deputados devem elaborar um documento para cobrar da Cidasc e outros órgãos mais agilidade na liberação dos recursos. Mas, além dos produtores o tema interessada para outras classes e por isso o público algo é abrangente. O vereador lembra que o Fundesa trata da Indenização do abate e o sacrifício sanitário de bovinos, equinos e aves com doenças. O programa serve para manter a sanidade animal, possibilitando a aquisição de animais sadios para continuidade da produção. O processo é feito em parceria com a Cidasc. Os valores indenizados são calculados com base nos preços que os frigoríficos pagam pelo abate.

Professora que maltratava alunos em creche de São Miguel do Oeste é condenada. A ação civil pública ajuizada pela Promotoria diante dos atos praticados por uma professora da rede municipal foi julgada procedente. Com base em depoimentos de mães que tiveram os filhos agredidos, o Ministério Público conseguiu provar que a docente agiu de forma ofensiva e agressiva. Nos depoimentos consta que as crianças não queriam ir para aula devido às tapas no rosto, alimentação forçada e xingamentos. Na investigação, o Ministério Público requisitou que o município encaminhasse cópia da sindicância contra a professora. No processo disciplinar o município optou por aplicar apenas suspensão da professora por 90 dias. Para o MP isso não previne outras agressões. Assim, requereu a perda do cargo e a condenação por violação da Lei de Improbidade Administrativa. A professora foi condenada à perda da função pública e ao pagamento de multa de cinco vezes o valor da remuneração recebida na época.

Acusado de estupro é preso dentro de ônibus. A guarnição da Polícia Militar de Campo Erê já vinha realizando buscas por alguns dias com a finalidade de encontrar um homem que tinha mandado de prisão. Ontem a tarde, ele foi visualizado pelos policiais pegando um ônibus sentido a São Lourenço do Oeste, por volta das 13 horas e 30 minutos na rodovia SC 305, km 28. Os policiais realizaram acompanhamento e efetuaram a abordagem do veículo, sendo identificado em seu interior o homem procurado. Em consulta ao Banco Nacional de Mandado de Prisão apresentava em seu desfavor o mandado de prisão pelo crime de estupro expedido pela Comarca de Nova Petrópoli/RS. Sendo assim, os Policiais Militares deram voz de prisão ao homem que foi trazido diretamente para Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

Homem acusado de matar companheira com golpes de faca em Itapiranga tem prisão preventiva decretada. O suspeito de atingir e matar a companheira com 10 golpes de faca na segunda-feira passou por audiência de custódia. O juiz MÁRCIO CRISTOFOLI converteu a prisão em flagrante em preventiva. Após o crime, o homem fugiu, mas foi capturado pela polícia na cidade gaúcha de Palmitinho. O motivo do crime seria o fato de a mulher se recusar a viver com o suspeito na cidade dele, Campo Novo/RS. De acordo com o auto de prisão em flagrante, a vítima, CRISTIANE ARENHARD, de 37 anos, registrou um boletim de ocorrência contra o agressor. Ela relatou que não terminava o relacionamento por medo das ameaças. No entanto, não quis representar nem aceitou medidas protetivas. Nesse dia, o suspeito enviou fotos das facas que carregava na mochila e disse que as estava afiando. No momento do crime, o filho da vítima, de 18 anos, estava em casa e saiu para pedir ajuda. O processo tramita em segredo de justiça.

Colisão lateral é registrada no centro de São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das 8h40 da manhã desta quinta-feira, 28, na esquina das ruas Odilo Link com a São Germano, nas proximidades da Rádio Cedro. O acidente envolveu duas picapes Strada, uma delas vermelha com placas de Princesa era ocupada por um casal de idoso e a outra branca, de uma empresa de terraplenagem que era ocupada apenas pelo motorista. Os bombeiros foram chamados e fizeram avaliação dos três ocupantes no local, mas, nenhuma deles havia se ferido. O motorista do veiculo de Princesa relatou para reportagem que trafegava na rua São Germano e ingressou na Odilo Link sem perceber a aproximação da outra Strada quando ocorreu o acidente. A PM também esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência.

Idoso que estava desaparecido é encontrado em SJCedro. Foi localizado às 9 horas da manhã LUCIO KLEIN que era procurado desde ontem. Ele estava na estrada geral de Santo Isidoro, próximo à cerâmica Besutti. Conforme os bombeiros, o idoso foi encontrado com ajuda de um filho, que estava de moto ajudando nas buscas. Ele foi encontrado com fome e sede, mas em boas condições físicas, sendo conduzido ao posto de saúde para avaliação. Os familiares agradeceram a ajuda da comunidade, que compartilhou a informação e passou dicas de onde ele havia sido visto caminhando. LÚCIO é portador da doença de Alzalmeir e havia sumido ontem das proximidades do Feac, no bairro Promorar. A reportagem soube pelos ouvintes que ele se deslocou até a Unoesc ontem a tarde com acadêmicos da Universidade da Terceira Idade e chegou a participar das aulas. Como ninguém sabia da condição não houve suspeita de que ele estava perdido. Nessa amanhã as informações davam conta de que ele foi visto naquela área onde foram direcionadas as buscas que tiveram êxito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.