ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quinta-feira - 29 11 2018

-GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO É PRESO EM OPERAÇÃO DA LAVA JATO

-HOMENAGENS MARCAM DOIS ANOS DA TRAGÉDIA DA CHAPECOENSE

-CÂMARA VAI HOMENAGEAR POLÍCIA AMBIENTAL EM SESSÃO SOLENE

-ORTIGARA É REELEITO PARA MAIS UM MANDATO NO SEBRAE SC

-ADVOGADOS ESCOLHEM BONAMIGO PARA PRESIDIR SUBSECCIONAL DA OAB

-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR RECEPTAÇÃO DE PRODUTOS FURTADOS

-PM REGISTRA MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e três reais e 95 para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A Alemanha sugeriu, nesta quarta-feira, que a França deixe o status de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. A ideia do governo alemão, segundo a agência France Presse, seria fazer a União Europeia herdar a vaga deixada pelos franceses. A ideia, no entanto, foi rejeitada em Paris. A partir do ano que vem, a França será o único dos cinco membros permanentes do conselho a fazer parte da União Europeia, já que o Reino Unido, outro integrante, deixa a grupo em março, após o Brexit.

O Uruguai inaugurou nesta quarta-feira, em parceria com a empresa canadense Aurora, o primeiro laboratório de remédios derivados da maconha da América Latina. O responsável por cortar a fita que envolvia o espaço que fica no departamento de Canelones, no sul do país, foi o presidente do Uruguai, TABARÉ VÁZQUEZ. A empresa investiu 20 milhões de dólares no empreendimento. 12 milhões foram destinados ao laboratório, que possui equipamentos de última geração importados de Itália e Canadá.

Com cerca de 24 mil agentes de segurança, áreas fechadas para o trânsito, interrupção total do sistema de metrô e trens, Buenos Aires se prepara para receber a cúpula do G20. O encontro dos líderes das maiores potências mundiais será realizada na amanhã e sábado. A capital argentina receberá os presidentes dos Estados Unidos, DONALD TRUMP; da Rússia, VLADIMIR PUTIN; da China, XI JINPING; o príncipe saudita MOHAMMAD BIN SALMAN, entre outros. As autoridades estimam a participação de cerca de 15 mil pessoas, incluindo três mil jornalistas.

O médico e deputado federal do MDB gaúcho OSMAR TERRA será o ministro da Cidadania no governo de JAIR BOLSONARO. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira. A indicação foi da Frente Parlamentar da Assistência Social. TERRA vai comandar as funções desenvolvidas atualmente pelas pastas de Desenvolvimento Social, já chefiada por ele, além de Esporte e Cultura. TERRA afirmou que o foco na área social será qualificar o programa Bolsa Família e mencionou o pedido de JAIR BOLSONARO para a instituição de um décimo terceiro salário para o benefício.

Por maioria de votos, o Tribunal Regional Federal da quarta Região decidiu reduzir a pena de ANTONIO PALOCCI na Lava Jato para nove anos e 10 dias, com cumprimento em regime semiaberto com prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira. O Ministério Público Federal informou que recorrerá da decisão. Condenado em primeira instância a 12 anos e dois meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, PALOCCI está preso desde 2016 na Polícia Federal, em Curitiba. O TRF reduziu a pena e ordenou a prisão domiciliar com base na delação premiada do ex-ministro.

O governador do Rio de Janeiro, LUIZ FERNANDO PEZÃO, foi preso no começo da manhã de hoje pela Polícia Federal. A força-tarefa da Lava Jato deu voz de prisão contra o político por volta das seis horas no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado. A Operação Boca de Lobo é baseada na delação premiada de CARLOS MIRANDA, operador financeiro do antecessor de PEZÃO, Sérgio Cabral, que também está preso. A PF cumpriu hoje mais oito mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. PEZÃO foi acusado de receber mesada e acumular um milhão de reais em propina em um esquema de corrupção no governo carioca.

A queda do avião com time de futebol da Chapecoense na Colômbia, matando 71 pessoas, entre jogadores, comisão técnica, jornalistas e convidados, completa dois anos nesta quinta-feira. Em Chapecó, uma programação especial será realizada em memória das vítimas. Seis pessoas sobreviveram ao acidente. A Arena Condá ficará aberta das até as noite da noite da noite para visitação nas arquibancadas e nas áreas internas. A partir das nove horas da noite, um culto religioso vai ser realizado no átrio, área externa do estádio, destinada à memória das pessoas que morreram. Paralelamente à programação oficial, torcedores organizam uma caminhada a partir das seis da tarde.

Um "número significativo" de famílias das vítimas do avião da companhia boliviana LaMia, que se acidentou há dois anos na Colômbia com a equipe da Chapecoense e jornalistas a bordo, teve acesso a um fundo de assistência criado por uma seguradora. A seguradora BISA havia negado o pagamento da apólice de seguros, argumentando que a companhia aérea cometeu "violações técnicas e contravenções contratuais", mas criou um "fundo de assistência humanitária" para as vítimas. Sem dar detalhes de quantos tiveram acesso a esse fundo e qual o montante, a seguradora acrescentou que "espera-se que, nas próximas semanas, um grande grupo de famílias o faça também", e que o resto terá um prazo até 28 de março de 2019 para se inscrever.

Em uma disputa decidida apenas nas últimas urnas, RAFAEL HORN foi eleito presidente da OAB de Santa Catarina nesta quarta-feira. Tesoureiro da seccional, ele liderou a chapa 81, "Advocacia Unida", que teve 50 vírgula três por cento dos votos válidos entre os 24 mil 304 advogados que compareceram às urnas. A candidatura de HORN tinha apoio da atual gestão, presidida por PAULO BRINCAS, e venceu a chapa "A Ordem Agora é Mudar", representada por HÉLIO RUBENS BRASIL. O presidente eleito disse que tem um projeto vanguardista para a OAB catarinense.

O Lions Clube Lionesses de São Miguel do Oeste vai promover neste final de semana a segunda edição do Festival do Pastel. O evento está programado para a tarde de sábado na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. A venda dos pasteis para a comunidade começa as cinco horas da tarde. Os produtos serão vendidos a cinco reais. O valor arrecadado com o festival serão destinados para a compra de equipamentos ortopédicos. O Lions Lionesses tem um banco de aparelhos que são cedidos para a comunidade.

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de São Miguel do Oeste inaugurou na manhã de hoje a galeria dos ex-diretores da escola. O ato faz parte da programação dos 40 anos da Apae. O evento contou com apresentações dos alunos e a presença de autoridades regionais. Atualmente, a escola atende mais de 150 alunos com algum tipo de deficiência. De acordo com a diretora SILVIA BARROSO, o objetivo da galeria é reconhecer o trabalho prestado pelos diretores ao longo da história da escola especial. As fotos da cerimônia de hoje estão no portal da Peperi na internet.

A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste está contratando, em caráter emergencial, um profissional para atuar como Pedagogo. Ele vai atuar nos serviços socioassistenciais. As inscrições para o processo seletivo pode ser realizadas até o dia quatro de dezembro, na Secretaria de Gestão de Pessoas e Transparência. Os interessados devem comprovar formação superior em Pedagogia. Os demais documentos necessários para a inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, no link concursos e editais. O resultado será divulgado no dia cinco de dezembro, também no site oficial da Prefeitura.

Um morador da cidade alta denunciou nesta quarta-feira um descarte irregular de lixo na rua Thomé de Souza, no bairro Progresso. No local, foram encontradas várias caixas de remédios vazias e um cartaz da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. O lixo estava em sacos de plástico junto com resultados de exames e embalagens de soro. A secretaria de Saúde informou que já providenciou o recolhimento do lixo e que estáaveriguando a causa do problema. O município pretende apurar como esse material foi parar no bairro e que foi o responsável.

O vereador, VAGNER PASSOS do PSD recebeu a confirmação do repasse de 250 mil reais para a saúde de São Miguel do Oeste. O recurso é oriundo de emenda do deputado federal, JOÃO RODRIGUES. O valor está empenhado para custeio na área da saúde.A destinação exata do recurso será definida pela prefeitura. Em nota, o vereador lembrou que JOÃO RODRIGUES também realizou repasse de cem mil reais para as obras de canalização do córrego no Bairro Jardim Peperi. Ele disse que essa obra era esperada há muitos anos pela comunidade.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste realizou ontem à noite uma sessão solene em homenagem aos 30 anos do décimo quarto RCMEC. O ato foi uma proposta do vereador do PSD, ELIAS ARAÚJO. Entre os destaques da sessão, esteve a execução do Hino Nacional pela banda do Exército. Na sequência, foi apresentado o histórico do Regimento Lanceiros do Ponche Verde, que oficialmente iniciou as atividades no município em 31 de dezembro de 1988. Nesse período, a organização incorporou mais de seis mil jovens de 11 municípios e desenvolveu uma série de ações civis e militares. As fotos da sessão de ontem estão no portal da Peperi na internet.

A câmara de vereadores realizou na manhã de hoje a segunda sessão extraordinária desta semana. Os três projetos de lei que haviam sido votados em primeiro turno na terça-feira em sessão extraordinária, voltaram a passar pelo crivo do plenário hoje. Os projetos votados são o que autoriza a venda de bens móveis inservíveis à Administração Pública, o que dispõe sobre a reformulação, reestruturação e funcionamento do Conselho Municipal de Turismo e o que altera o Plano Plurianual e suplementa o orçamento em quase seis milhões de reais. Apenas os vereadores CLÁUDIO BARP, VAGNER PASSOS, GILBERTO BERTÉ, ELIAS ARAÚJO, EVERALDO DI BERTI, MILTO ANNONI e SILVIA KUHN participaram da sessão. Os demais vereadores estão participando do Congresso Estadual de Vereadores em Florianópolis.

A sessão desta quinta-feira foi realizada devido à importância e à urgência de aprovação do Projeto de Lei de suplementação do orçamento. O comentário é do presidente da câmara, CLAUDIO BARP. Ele explicou que, inicialmente, o projeto não estava na convocação para a sessão extraordinária, mas foi incluído mediante acordo entre os vereadores. BARP afirmou que sem a aprovação da suplementação, a prefeitura não teria como fazer o pagamento dos salários deste mês para os servidores públicos municipais. Mesmo incluído de última hora, a matéria teve voto favorável de todos os vereadores.

A câmara de vereadores vai promover na semana que vem uma sessão solene em homenagem aos 20 anos de atuação da Polícia Militar Ambiental. O reconhecimento ao trabalho da instituição é uma proposição dos vereadores CÁSSIO DA SILVA do MDB e ODEMAR MARQUES do PDT. A sessão está marcada para as oito horas da noite da próxima terça-feira, dia quatro de dezembro, e terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi. O comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO, a cerimônia que a câmara vai promover mostra a importância e o acerto dos trabalhos realizados pela instituição no extremo-oeste.

O contexto ambiental da região no final da década de 1990 era muito diferente da realidade atual. O comentário é do comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO. Ele comentou que a instituição se instalou na região em 1998 e começou um trabalho em duas frentes: uma de fiscalização e combate aos crimes ambientais e outra de educação e conscientização das pessoas para a importância de proteger o meio ambiental. RONCAGLIO comentou que tanto a corporação quanto a sociedade evoluíram e hoje o extremo-oeste vive um outro momento na relação entre o homem e a natureza.

A Polícia Ambiental começou a trabalhar na região com uma sala dentro do décimo primeiro batalhão da PM e apenas oito policiais. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, capitão EVERTON RONCAGLIO, a instituição cresceu e hoje conta com um efetivo de 20 policiais e uma sede própria ao lado do quartel da Polícia Militar. Ele comentou que o efetivo ainda não é o ideal, especialmente em razão da complexidade da área ambiental. RONCAGLIO disse que a instituição está bem servida de viaturas e equipamentos para o trabalho. Além da fiscalização, a Polícia Ambiental desenvolve ações na área preventiva, como por exemplo, os programas de Protetor Ambiental e educação nas escolas.

O engenheiro CARLOS HENRIQUE RAMOS DA FONSECA, atual Diretor de Desenvolvimento Industrial da Fiesc, é o novo Superintendente do Sebrae de Santa Catarina. Ele foi eleito, por aclamação, na semana passada. Ele recebeu o aval do 15 membros que formam o Conselho Diretor da entidade. O novo Diretor Técnico é o presidente da Acif, LUCIANO PINHEIRO. Ele foi eleito com oito votos, mesma votação do novo diretor financeiro, ANACLETO ORTIGARA. A escolha foi extremamente disputada e ANACLETO, que atualmente é diretor técnico, foi o único diretor reeleito para um novo mandato de mais quatro anos.

A reeleição do atual diretor técnico para a diretoria financeira do Sebrae, ANACLETO ORTIGARA foi uma surpresa para o governo que havia indicado outro nome para o cargo. O candidato do governador EDUARDO PINHO MOREIRA foi MIGUEL XIMENES. Na hora da votação, as entidades acabaram optando pelo ex-vice prefeito de São Miguel e ex-vice reitor da Unoesc. ORTIGARA disse o estado tem uma elite empresarial que é referência no país e que os representantes do setor produtivo decidiram preservar, pelo menos em parte, a gestão mais exitosa dos últimos tempos do Sebrae. Ele comentou que prefere acolher a manifestação dos empresários que optaram pela nova composição do Sebrae.

Ter estado em um gestão de sucesso talvez tenha sido a principal credencial para permanecer na diretoria do Sebrae. A afirmação é do diretor financeiro da entidade, ANACLETO ORTIGARA. Ele disse hoje, no Peperi Entrevista, que saiu da eleição na semana passada com o sentimento da vitória daqueles que mostraram competência. ANACLETO não foi o indicado pelo governador, apesar da história que tem dentro do MDB. Ele afirmou que não se sentiu traído por EDUARDO PINHO MOREIRA e que prefere estar do lado de quem faz a economia girar.

Os advogados da região escolheram nesta quarta-feira os novos dirigentes da subseccional da OAB. Na região, apenas uma chapa foi inscrita. O advogado ELÓI BONAMIGO foi eleito para comandar a regional da Ordem dos Advogados do Brasil pelos próximos três anos. Os demais membros da diretoria eleita são vice-presidente ANDRESSA DALMOLIN, o secretário-geral GUILHERME NARDI NETO, a secretária-adjunta EDENILZA GOBBO e tesoureiro JAIRO ANTÔNIO KOHL. A votação foi realizada durante todo o dia de ontem na sala de reuniões do Fórum. De acordo com a presidente da subcomissão eleitoral da OAB, SAMARA WOLFARTH, o processo transcorreu dentro da normalidade.

Dos 480 advogados aptos a votar na região, 372 compareceram e exerceram o direito de voto na eleição da OAB desta quarta-feira. 285 votaram a favor da chapa única encabeçada pelo advogado ELOI BONAMIGO, eleito novo presidente da subseccional. A eleição teve 51 votos em branco e 36 nulos. Para a seccional de Santa Catarina, o candidato RAFAEL HORN recebeu 190 votos na região e venceu o adversário, HELIO BRASIL, que fez 155. A diferença pró HORN, que foi o vencedor no estado, chegou a 35 votos.

A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira um homem de 43 anos por receptação de produtos furtados. A ocorrência iniciou através de uma denúncia de que havia dois suspeitos carregando botijões de gás na rua São Paulo em Guarujá do Sul. Ao abordar a dupla, a polícia constatou que eram dois adolescentes. Eles confessaram que furtaram os botijões em uma escola. Eles também informaram que haviam vendido os produtos ao morador da casa por 60 reais. O homem foi preso em flagrante e responderá por receptação e por corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos. Os adolescentes responderão por ato infracional.

A Polícia Civil de Maravilha realizou nesta quarta-feira a décima sexta prisão do ano por violência doméstica. A ocorrência foi registrada durante a manhã, quando os Policias Militares foram verificar uma denúncia de agressão contra uma mulher. A PM esteve no local e flagrou o homem quebrando móveis da residência. A vítima estava escondida no banheiro. O suspeito foi detido e levado para a delegacia de polícia. Em nota, a Polícia Civil ressaltou que tem um papel importantíssimo no enfrentamento à violência física, moral e patrimonial que ainda atinge muitas mulheres no estado. As denúncias de violência doméstica pode ser feitas via aplicativo Whatsapp no telefone 98802 9917.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de estelionato no Bairro Jardim Peperi nesta terça-feira. A vítima relatou para a guarnição que recebeu diversas ligações no telefone residencial de uma mulher que vários questionamentos sobre os filhos dela. Mais tarde, a mulher retornou à ligação e, em seguida, passou para um homem que disse ter sequestrado a filha da moradora. Ele exigiu o pagamento de cem mil reais pelo resgate. A vítima desconfiou que se tratava de um golpe e disse para ligaria para a polícia. O caso foi repassado para a Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.