ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-11-2018 Quinta-feira

-GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO É PRESO EM OPERAÇÃO DA LAVA JATO

-HOMENAGENS MARCAM DOIS ANOS DA TRAGÉDIA DA CHAPECOENSE

-SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AGRICULTURA FAMILIAR COMEMORA 30 ANOS DE ATUAÇÃO

-TURMA DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS FARÁ FORMATURA NA PRÓXIMA SEMANA

-OBRAS TRANSFORMAM PARQUE DE EXPOSIÇÃO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE PITANGUEIRA SERÁ CONCLUÍDA HOJE

-FURTO DE EQUIPAMENTO É REGISTRADO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

-COLETIVO QUE LEVAVA LOJISTAS AS COMPRAS EM CIANORTE NO PARANÁ É ASSALTADO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e três reais e 95 para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.


A Alemanha sugeriu, nesta quarta-feira, que a França deixe o status de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. A ideia do governo alemão, segundo a agência France Presse, seria fazer a União Europeia herdar a vaga deixada pelos franceses. A ideia, no entanto, foi rejeitada em Paris. A partir do ano que vem, a França será o único dos cinco membros permanentes do conselho a fazer parte da União Europeia, já que o Reino Unido, outro integrante, deixa a grupo em março, após o Brexit.


O Uruguai inaugurou nesta quarta-feira, em parceria com a empresa canadense Aurora, o primeiro laboratório de remédios derivados da maconha da América Latina. O responsável por cortar a fita que envolvia o espaço que fica no departamento de Canelones, no sul do país, foi o presidente do Uruguai, TABARÉ VÁZQUEZ. A empresa investiu 20 milhões de dólares no empreendimento. 12 milhões foram destinados ao laboratório, que possui equipamentos de última geração importados de Itália e Canadá.


Com cerca de 24 mil agentes de segurança, áreas fechadas para o trânsito, interrupção total do sistema de metrô e trens, Buenos Aires se prepara para receber a cúpula do G20. O encontro dos líderes das maiores potências mundiais será realizada na amanhã e sábado. A capital argentina receberá os presidentes dos Estados Unidos, DONALD TRUMP; da Rússia, VLADIMIR PUTIN; da China, XI JINPING; o príncipe saudita MOHAMMAD BIN SALMAN, entre outros. As autoridades estimam a participação de cerca de 15 mil pessoas, incluindo três mil jornalistas.


O médico e deputado federal do MDB gaúcho OSMAR TERRA será o ministro da Cidadania no governo de JAIR BOLSONARO. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira. A indicação foi da Frente Parlamentar da Assistência Social. TERRA vai comandar as funções desenvolvidas atualmente pelas pastas de Desenvolvimento Social, já chefiada por ele, além de Esporte e Cultura. TERRA afirmou que o foco na área social será qualificar o programa Bolsa Família e mencionou o pedido de JAIR BOLSONARO para a instituição de um décimo terceiro salário para o benefício.


Por maioria de votos, o Tribunal Regional Federal da quarta Região decidiu reduzir a pena de ANTONIO PALOCCI na Lava Jato para nove anos e 10 dias, com cumprimento em regime semiaberto com prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira. O Ministério Público Federal informou que recorrerá da decisão. Condenado em primeira instância a 12 anos e dois meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, PALOCCI está preso desde 2016 na Polícia Federal, em Curitiba. O TRF reduziu a pena e ordenou a prisão domiciliar com base na delação premiada do ex-ministro.


O governador do Rio de Janeiro, LUIZ FERNANDO PEZÃO, foi preso no começo da manhã de hoje pela Polícia Federal. A força-tarefa da Lava Jato deu voz de prisão contra o político por volta das seis horas no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado. A Operação Boca de Lobo é baseada na delação premiada de CARLOS MIRANDA, operador financeiro do antecessor de PEZÃO, Sérgio Cabral, que também está preso. A PF cumpriu hoje mais oito mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. PEZÃO foi acusado de receber mesada e acumular um milhão de reais em propina em um esquema de corrupção no governo carioca.



A queda do avião com time de futebol da Chapecoense na Colômbia, matando 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, jornalistas e convidados, completa dois anos nesta quinta-feira. Em Chapecó, uma programação especial será realizada em memória das vítimas. Seis pessoas sobreviveram ao acidente. A Arena Condá ficará aberta das até as noite da noite da noite para visitação nas arquibancadas e nas áreas internas. A partir das nove horas da noite, um culto religioso vai ser realizado no átrio, área externa do estádio, destinada à memória das pessoas que morreram. Paralelamente à programação oficial, torcedores organizam uma caminhada a partir das seis da tarde.


Um "número significativo" de famílias das vítimas do avião da companhia boliviana LaMia, que se acidentou há dois anos na Colômbia com a equipe da Chapecoense e jornalistas a bordo, teve acesso a um fundo de assistência criado por uma seguradora. A seguradora BISA havia negado o pagamento da apólice de seguros, argumentando que a companhia aérea cometeu "violações técnicas e contravenções contratuais", mas criou um "fundo de assistência humanitária" para as vítimas. Sem dar detalhes de quantos tiveram acesso a esse fundo e qual o montante, a seguradora acrescentou que "espera-se que, nas próximas semanas, um grande grupo de famílias o faça também", e que o resto terá um prazo até 28 de março de 2019 para se inscrever.


Em uma disputa decidida apenas nas últimas urnas, RAFAEL HORN foi eleito presidente da OAB de Santa Catarina nesta quarta-feira. Tesoureiro da seccional, ele liderou a chapa 81, "Advocacia Unida", que teve 50 vírgula três por cento dos votos válidos entre os 24 mil 304 advogados que compareceram às urnas. A candidatura de HORN tinha apoio da atual gestão, presidida por PAULO BRINCAS, e venceu a chapa "A Ordem Agora é Mudar", representada por HÉLIO RUBENS BRASIL. O presidente eleito disse que tem um projeto vanguardista para a OAB catarinense.


-SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AGRICULTURA FAMILIAR COMEMORA 30 ANOS DE ATUAÇÃO

-TURMA DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS FARÁ FORMATURA NA PRÓXIMA SEMANA

-OBRAS TRANSFORMAM PARQUE DE EXPOSIÇÃO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE PITANGUEIRA SERÁ CONCLUÍDA HOJE


Biometria para aula prática de direção será obrigatória a partir de dezembro. ROSELI VIZENTIN diretora proprietária da auto escola Iporã explica que o sistema de biometria é uma conquista das auto escolas. A implantação do sistema teve inicio em SC no mês de maio na região de Florianópolis e será cobrado a partir do dia três de dezembro em todo o Estado. O DETRAN terceirizou a implantação do sistema para uma empresa de São Paulo que já faz o controle biométrico das aulas a vários anos,e também faz a coleta da foto e digital de todos os condutores. ROSELI comenta que não é mais permitido a foto 3x4 para colar nos processos e por isso todos os condutores que forem fazer a renovação da habilitação precisam fazer a foto e coleta da digital.


Um treinamento aos instrutores e profissionais das auto escolas foi realizado no último sábado em SMO. Segundo ROSELI VIZENTIN diretora proprietária da auto escola Iporã, o sistema de aulas continua o mesmo, apenas sendo controlado a partir do dia três de dezembro, pela biometria.Nesta época do ano, a auto escola Iporã faz a formação de uma turma de férias que compreende o período entre o natal e ano novo para atender os alunos que trabalham durante o dia e estudam a noite. Sendo assim, em dezembro é feito o curso teórico e em janeiro, os novos condutores poderão cursar as aulas práticas.


Município de Iporã do Oeste recebe doação de imóvel. Conforme o assessor geral de gabinete de Iporã do Oeste NEREU BARTH foi oficializado no inicio desta semana,a doação do imóvel do CEI São José, para o Município de Iporã do Oeste. / O imóvel que hoje abriga a APAE Caminho de Luz e também a Associação do Artesanato Novo Amanhã, passa a fazer parte do patrimônio público municipal. BARTH comenta que o imóvel foi construído na década de 1980, quando Iporã do Oeste ainda era distrito de Mondaí. O Centro de Educação Infantil São José foi a primeira entidade de Iporã do Oeste que teve suas atividades voltadas à educação de crianças, em forma de creche e escola de educação infantil.


Quando a educação infantil foi municipalizada, o espaço foi destinado de forma gratuita à APAE Caminho de Luz e ao Clube de Mães novo amanhã, que era um departamento do CEI. Segundo ele,as diretorias das entidades envolvidas estiveram reunidas e decidiram em doar o imóvel ao município, com a ressalva de que a APAE e a Associação do Artesanato permaneçam no local. BARTH explica que desta forma, o município poderá fazer investimentos no local auxiliando assim aApae que ali está instalada. O assessor geral de gabinete NEREU BARTH salienta que a diretoria do CEI se dedicou muito com o intuito de deixar o imóvel em condições de ser transferido para o município, uma vez que houve a necessidade da legalização do imóvel com o projeto da construção, a regularização do INSS, a averbação da edificação ao terreno e o habite-se.


Sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar comemora 30 anos de atuação. O presidente do Sindicato de Iporã do Oeste CANISIO REINHER explica que a comemoração alusiva aos 30 anos de sindicato vai ser realizada amanhã sexta feira, 30, no salão Vogt e terá inicio as 10h30 com assembléia ordinária. Na oportunidade será apresentada a previsão orçamentária para o ano de 2019. Autoridades locais e ex-presidentes do sindicato já confirmaram presença no evento de amanhã. Ao meio dia será servido um almoço. As reservas de almoço podem ser feitas no sindicato ainda hoje. Após o meio dia, vai ser realizado o sorteio de uma ação entre amigos. O sindicato com sede em Iporã do Oeste abrange cinco municípios da região. Alem da sede no município, o sindicato também possui um posto de atendimento em descanso e associados dos municípios de São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena.


Turma de Bombeiros Comunitários fará formatura na próxima semana. BERTILO BOURSCHEIDT responsável interino pelo comando do grupamento do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, explica que o Corpo de Bombeiros desenvolve vários projetos comunitários no Estado de Santa Catarina a exemplo da formação de mais uma turma do curso avançado de atendimento a emergências. A formatura vai ser realizada no próximo dia sete de dezembro. BOURSCHEIDT observa que antes de fazer o curso avançado, foi necessário a realização do curso básico com 40 horas aula. O curso avançado contou com 104 horas aulas e mais 240 horas de estágio.


Segundo ele, a nova turma está apta para o serviço de bombeiro comunitário que pode atuar junto a corporação. Serão 20 formandos com faixa etária acima de18 anos. O cerimonial de formatura do dia sete vai ter inicio as 19h00 no ginásio poli esportivo. Na oportunidade haverá também, a promoção de bombeiros comunitários que já estão atuando a mais tempo e a formatura de uma turma de bombeiros mirins, formada por crianças que frequentam o CRAS de Mondaí e que participaram do curso de 40 horas aula.


BERTILO BOURSCHEIDT lembra ainda que no próximo dia 30 deste mês, vai ter inicio a operação veraneio, trabalho desenvolvido nos municípios de Mondaí e Itapiranga com guarda vidas presente na área de lazer daqueles municípios. Para desenvolver as atividades de guarda vidas, o profissional precisou passar por um treinamento. BORSCHEIDT destaca que com base em outros anos, onde teve a presençado guarda vidas nos locais de banho, não foi registrado nenhum afogamento, o que demonstra a importância desse trabalho. O projeto golfinho, que iniciou no litoral do Estado também é desenvolvido em nossa região e tem por objetivo alertar as pessoas principalmente crianças, sobre os perigos dos rios e açudes .


Soberanas da 4ª Expo São João visitam Rádio Oeste. As soberanas da 4ª Expo São João, Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do município de São João do Oeste, estiveram na Rádio Oeste na manhã desta quinta-feira, 29, para fazer o convite do evento que será realizado de 07 a 09 de dezembro. O coordenador de divulgação da feira André Klunk, acompanhou as soberanas e explica que a Expo São João é realizada a cada quatro anos trazendo muitas inovações aos visitantes. Ele destaca que o único evento a ser cobrado ingresso será o show nacional com Chrystian e Ralf no sábado dia oito. As soberanas destacaram as inovações para a quarta edição da feira, como o Hundetreffen, encontro e concurso de cães e a concentração dos cavalos campeiros, programações que acontecem no domingo dia 9. Além disso, na culinária serão mais de 100 opções de lanches.


Obras transformam parque de exposição em São João do Oeste. Prefeito FERNANDO BÍSIGO considera que será um grande evento. Observa que diversos setores do município estão envolvidos na limpeza da área do parque de exposições e montagem da estrutura temporária. Ele chama atenção para o show nacional da dupla sertaneja Chrystian e Ralf com grande atração da parte artística. A expectativa é de expressivo público. O primeiro lote de ingressos esgotou nos primeiros dias de venda e a procura segue grande com a comercialização em vários municípios do Extremo Oeste. Segundo o prefeito o show é motivo de orgulho para o município mostrando que a Comissão Organizadora acertou na contratação de Chrystian e Ralf em atração inédita para São João do Oeste.


O prefeito FERNANDO BISIGO também valoriza as atrações que a Expo São João vai proporcionar sem cobrança de ingresso na abertura e encerramento da Feira. A única noite com cobrança de ingresso será para o show de Chrystian e Ralf . O prefeito informa que a partir do início na próxima semana começa a instalação das empresas na parte interna do Ginásio de Esportes. Servidores públicos municipais trabalham na área externa e acessibilidade do parque de exposições. De acordo com FERNANDO BISIGO meta é apresentar uma estrutura de qualidade com atenção especial em diferentes detalhes para atender bem o público nos dias sete, oito e nove de dezembro.


Pavimentação asfáltica de Pitangueira será concluída hoje. Serviço seria feito ontem a tarde, no entanto a chuva impediu a colocação da última parte do asfalto. Tunápolis vai fechar o ano com importantes obras de pavimentação asfáltica. Para o prefeito RENATO PAULATA o saldo é extremamente positivo nas obras realizadas. Destaque para o asfalto da estrada da fronteira, no centro comunitário de Pitangueira que está sendo concluído hoje. As condições climáticas atrapalharam o cronograma da obra devido o excesso de chuva em vários períodos, principalmente no mês de outubro. O prefeito elogia o empenho da empresa vencedora da licitação para conclusão no prazo estipulado até o final de novembro. PAULATA cita ainda o investimento do município em serviços de drenagem e remoção da rede de energia elétrica que acabou ficando no curso da pavimentação asfáltica.


Asfalto na estrada da fronteira dará grande contribuição para a comunidade de Pitangueira. A extensão é de um quilometro e 800 metros. A obra que estava orçada em um milhão e 500 mil reais, com a licitação, diminuiu para um milhão 260 mil reais em recursos liberados pelo governo do estado. O prefeito RENATO PAULATA diz que os moradores estão satisfeitos apesar dos transtornos que a obra causou durante a execução.PAULATA chama atenção que na comunidade de Pitangueira terá ainda investimento em adequações aos acessos de residências, acostamento e passeio público com participação da comunidade. Este projeto está previsto para o próximo ano. Segundo o prefeito o total de recursos do governos do estado e federal é superior a um milhão e 800 mil reais em pavimentação de ruas com extensão total de dois mil e 300 metros.


Ruas da cidade também recebem pavimentação asfáltica. O prefeito RENATO PAULATA cita uma extensão de asfalto de 200 metros na Avenida Cerro Largo em direção a Pitangueira, além do asfalto na Rua São Lourenço. Informa ainda que na Rua 24 de Abril a pavimentação inicia na próxima semana. São recursos de emendas parlamentares, além da contrapartida com os serviços de máquinas que o município realizou na preparação do leito das estradas que receberam a pavimentação asfáltica. De acordo com o prefeito também será dada atenção as estradas do interior, pois a equipe teve dificuldades com máquinas . Até 20 de dezembro a meta é solucionar problemas em diferentes comunidades do interior do município para garantir boas condições de trânsito.


-FURTO DE EQUIPAMENTO É REGISTRADO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

-COLETIVO QUE LEVAVA LOJISTAS AS COMPRAS EM CIA NORTE NO PARANÁ É ASSALTADO


Idoso de São João do Oeste é transferido para Xanxerê pelo Saer. As equipes do Saer - Serviço Aeropolicial e Sara - Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico foram acionadas no final da manhã desta quarta-feira, 28, para realizar uma transferência de urgência. Um idoso de 63 anos, de São João do Oeste, foi transferido para o Hospital São Paulo de Xanxerê. O corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste auxiliou no transporte do paciente que estava no hospital Santa Casa Rural de são João do Oeste até o campo do Aliança, onde estava a aeronave.O idoso apresentava quadro compatível com Infarto Agudo do Miocárdio. O tempo resposta é muito importante para o sucesso do tratamento e a diminuição de sequelas. O tempo de transferência de São João do Oeste até Xanxerê foi de cerca de meia hora.


Polícia registra tentativa de Estelionato. Na tarde da última terça-feira, 27, por volta das 15h00, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Tentativa de Estelionato no Bairro Jardim Peperi em São Miguel do Oeste. Em conversa com a vítima, a mesma relatou ter recebido diversas ligações no seu telefone residencial e ao atender uma mulher, realizou várias perguntas como ?quem fala? e nome dos filhos?, porém a vítima não repassou as informações e encerrou a ligação. Mais tarde a mulher retornou à ligação, e novamente insistiu com as perguntas, e logo em seguida transferiu para um homem, sendo dito por ele que haviam sequestrado sua filha, exigindo o pagamento de cem mil reais pelo resgate. A vítima desconfiou que se tratava de um golpe, e disse para os estelionatários que acionaria à Polícia Militar, encerrando à ligação. A Vítima entrou em contato com suas filhas, sendo que todas passam bem. Diante dos fatos foi confeccionado o boletim de ocorrência.


Furto de equipamento é registrado no interior do município. Na manhã desta quinta-feira, 29, a reportagem da Rádio Oeste foi procurada por um agricultor morador da linha União da Serra interior de Iporã do Oeste. O mesmo relatou que na última segunda-feira, 26,foi furtado da estrebaria, um conjunto completo de teteiras, utilizado para fazer a ordenha dos animais. Segundo o agricultor, o furto aconteceu durante a tarde. Ele procurou a delegacia de Policia Civil onde registrou o boletim de ocorrência. O agricultor disse ainda, que tem suspeitos do crime, pois naquela tarde foi avistado um veículo gol com vidros escuros próximo a propriedade. O fato foi repassado a policia que vai investigar o caso.


Coletivo que levava lojistas as compras em Cianorte no Paraná é assaltado. Uma Van de uma empresa de transportes do município com cinco lojistas, duas de Iporã do Oeste, duas de Itapiranga e uma lojista de Descanso, mais o motorista, foram parados, no começo da madrugada desta quarta-feira, na rodovia de acesso a Cianorte a pouco mais de vinte quilômetros do Shopping de compras. Cinco indivíduos fortemente armados, pararam o veículo disparando tiros, forçando a o motorista a estacionar. Segundo relato de uma das vítimas, quatro indivíduos invadiram o coletivo e um quinto elemento dava cobertura com carro corola preto.


As lojistas estavam dormindo no momento do assalto, que ocorreu no trajeto de ida. Segundo uma das vítimas, os bandidos, eram organizados nas tarefas, se posicionando um aos fundos do veículo , outro junto ao motorista e mais dois que praticavam a revista, e busca por dinheiro e objetos. A Van foi levada a uma estrada de chão e teve outro momento tenso, quando os bandidos se deparam com um caminhão de transporte de ração no local, quando os agentes resolveram fugir com o pertences das vítimas, orientando que todos ficassem no interior da Van durante meia hora sem fazer contato com a policia, ameaçando inclusive nova investida. Além de dinheiro, foram levados celulares e inclusive mercadorias que eram levadas para troca.


Assaltantes em sua maioria, estavam sem disfarce no rosto. O detalhe permitiu que as vitimas reconhecessem pelo menos três dos bandidos, ao registrarem a ocorrência na Delegacia de Polícia de Cia Norte. Os policiais apresentaram fotos de indivíduos que estariam sendo monitorados pela policia paranaense. A Policia do Paraná, disse estar no encalço dos marginais, e já tem a informação por exemplo de que o carro, um corola preto, usado para a fuga, seria roubado. Ainda não há informação da prisão dos mesmos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.