ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 29/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e três reais e 95 para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A Alemanha sugeriu, nesta quarta-feira, que a França deixe o status de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. A ideia do governo alemão, segundo a agência France Presse, seria fazer a União Europeia herdar a vaga deixada pelos franceses. A ideia, no entanto, foi rejeitada em Paris. A partir do ano que vem, a França será o único dos cinco membros permanentes do conselho a fazer parte da União Europeia, já que o Reino Unido, outro integrante, deixa a grupo em março, após o Brexit.

O Uruguai inaugurou nesta quarta-feira, em parceria com a empresa canadense Aurora, o primeiro laboratório de remédios derivados da maconha da América Latina. O responsável por cortar a fita que envolvia o espaço que fica no departamento de Canelones, no sul do país, foi o presidente do Uruguai, TABARÉ VÁZQUEZ. A empresa investiu 20 milhões de dólares no empreendimento. 12 milhões foram destinados ao laboratório, que possui equipamentos de última geração importados de Itália e Canadá.

Com cerca de 24 mil agentes de segurança, áreas fechadas para o trânsito, interrupção total do sistema de metrô e trens, Buenos Aires se prepara para receber a cúpula do G20. O encontro dos líderes das maiores potências mundiais será realizada na amanhã e sábado. A capital argentina receberá os presidentes dos Estados Unidos, DONALD TRUMP; da Rússia, VLADIMIR PUTIN; da China, XI JINPING; o príncipe saudita MOHAMMAD BIN SALMAN, entre outros. As autoridades estimam a participação de cerca de 15 mil pessoas, incluindo três mil jornalistas.

O médico e deputado federal do MDB gaúcho OSMAR TERRA será o ministro da Cidadania no governo de JAIR BOLSONARO. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira. A indicação foi da Frente Parlamentar da Assistência Social. TERRA vai comandar as funções desenvolvidas atualmente pelas pastas de Desenvolvimento Social, já chefiada por ele, além de Esporte e Cultura. TERRA afirmou que o foco na área social será qualificar o programa Bolsa Família e mencionou o pedido de JAIR BOLSONARO para a instituição de um décimo terceiro salário para o benefício.

Por maioria de votos, o Tribunal Regional Federal da quarta Região decidiu reduzir a pena de ANTONIO PALOCCI na Lava Jato para nove anos e 10 dias, com cumprimento em regime semiaberto com prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira. O Ministério Público Federal informou que recorrerá da decisão. Condenado em primeira instância a 12 anos e dois meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, PALOCCI está preso desde 2016 na Polícia Federal, em Curitiba. O TRF reduziu a pena e ordenou a prisão domiciliar com base na delação premiada do ex-ministro.

O governador do Rio de Janeiro, LUIZ FERNANDO PEZÃO, foi preso no começo da manhã de hoje pela Polícia Federal. A força-tarefa da Lava Jato deu voz de prisão contra o político por volta das seis horas no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado. A Operação Boca de Lobo é baseada na delação premiada de CARLOS MIRANDA, operador financeiro do antecessor de PEZÃO, Sérgio Cabral, que também está preso. A PF cumpriu hoje mais oito mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. PEZÃO foi acusado de receber mesada e acumular um milhão de reais em propina em um esquema de corrupção no governo carioca.

A queda do avião com time de futebol da Chapecoense na Colômbia, matando 71 pessoas, entre jogadores, comisão técnica, jornalistas e convidados, completa dois anos nesta quinta-feira. Em Chapecó, uma programação especial será realizada em memória das vítimas. Seis pessoas sobreviveram ao acidente. A Arena Condá ficará aberta das até as noite da noite da noite para visitação nas arquibancadas e nas áreas internas. A partir das nove horas da noite, um culto religioso vai ser realizado no átrio, área externa do estádio, destinada à memória das pessoas que morreram. Paralelamente à programação oficial, torcedores organizam uma caminhada a partir das seis da tarde.

Um "número significativo" de famílias das vítimas do avião da companhia boliviana LaMia, que se acidentou há dois anos na Colômbia com a equipe da Chapecoense e jornalistas a bordo, teve acesso a um fundo de assistência criado por uma seguradora. A seguradora BISA havia negado o pagamento da apólice de seguros, argumentando que a companhia aérea cometeu "violações técnicas e contravenções contratuais", mas criou um "fundo de assistência humanitária" para as vítimas. Sem dar detalhes de quantos tiveram acesso a esse fundo e qual o montante, a seguradora acrescentou que "espera-se que, nas próximas semanas, um grande grupo de famílias o faça também", e que o resto terá um prazo até 28 de março de 2019 para se inscrever.

Em uma disputa decidida apenas nas últimas urnas, RAFAEL HORN foi eleito presidente da OAB de Santa Catarina nesta quarta-feira. Tesoureiro da seccional, ele liderou a chapa 81, "Advocacia Unida", que teve 50 vírgula três por cento dos votos válidos entre os 24 mil 304 advogados que compareceram às urnas. A candidatura de HORN tinha apoio da atual gestão, presidida por PAULO BRINCAS, e venceu a chapa "A Ordem Agora é Mudar", representada por HÉLIO RUBENS BRASIL. O presidente eleito disse que tem um projeto vanguardista para a OAB catarinense.

Igreja evangélica da Confissão Luterana do Brasil lança programa natalino na rádio atalaia. De acordo com o pastor ILDO BAUER, inicia sábado e vai até o dia 25 de dezembro a partir das seis e 55 da manhã. O objetivo é de transmitir mensagens de natal que serão apresentadas pela comunidade evangélica de confissão luterana de Campo Erê. O pastor salienta que a data é importante, pois Jesus veio em forma humana para transmitir o amor de Deus e que o programa tem o intuito de passar também as mensagens do criador.

Caminhada das lanternas está sendo organizada no município. ILDO BAUER- Pastor da Igreja de Confissão Luterana no Brasil salienta que a caminhada ocorrerá sábado, às 20 horas e 30 minutos, com início na igreja Evangélica de Confissão Luterana no bairro São Francisco. Pastor ILDO enfatiza que esse já é um evento tradicional no município e que todas as pessoas estão convidas.

Mutirão da cidadania acontece neste sábado. Ação é uma parceria entre município de Anchieta Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Secretaria de Saúde e demais voluntários. Conforme CLAUDECIR VIEIRA- responsável pela pasta de infraestrutura, o evento acontece neste sábado no centro do município. Objetivo é a limpeza da Sanga Mandori, recolha de entulhos em pontos específicos e conscientização da população sobre cuidado com o meio ambiente e com o mosquito da dengue.

Manutenção e plantio de hortênsias dentro do Projeto Floração – Anchieta mais bonita e boa de viver. Segundo o secretário, o ponto de encontro será na ponte da Sanga Mandurí, próximo ao Sicoob, às 7 horas e 30 minutos. Os moradores poderão descartar nos pontos de coleta entulhos em geral, lixos recicláveis e latas. Depois eles serão recolhidos pela Prefeitura, para destinação correta.

São vários os pontos de coleta para Mutirão da Cidadania. Conforme CLAUDECIR VIEIRA – secretário de infraestrutura da prefeitura de Anchieta, os principais pontos serão: Avenida Anchieta; Avenida Brasil; Região do Hospital; Rua Buenos Aires; Rua Rui Barbosa e Bairro Novo Lar. De acordo com o secretário, caso chover no dia, o Mutirão será transferido.

Anchieta participa do primeiro congresso de municípios da região extremo oeste. Segundo o prefeito IVAN CANCI, o evento aconteceu na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O Primeiro dia de Congresso trouxe palestras sobre o Agronegócio Catarinense, Municípios Lixo Zero, Municípios Solares e Diagnóstico Socioambiental. Já o segundo dia abordou palestras sobre Desenvolvimento Territorial, Inovação Fazendária, Turismo e o Sistema Integrado de Gestão do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Município apresenta proposta em Congresso de municípios da região extremo oeste. CANCI, relata que foi apresentado a experiência do trabalho desenvolvido com relação ao turismo, pela Agente de Desenvolvimento e Diretora de Turismo, CAMILA BARONIO. O segundo dia também contou com a homenagem a todos os ex-presidentes da AMEOSC, com a entrega do “Mérito Municipalista AMEOSC 47 anos”.

Legislativo aprova projeto para instalação de câmeras de segurança no interior. Conforme o sargento ARLINDO MELLO da Polícia Militar de Marmeleiro, a Câmara de Vereadores aprovou nesta semana indicação para a compra por parte do Executivo de câmeras de segurança e todos os acessórios necessários para instalação nas comunidades. MELLO, destaca que Marmeleiro é o único município do estado do paraná que vai contar com essa ferramenta no interior, até agora.

Sargento reconhece que não é possível controlar 100 por cento dos crimes, mas a instalação dessas câmeras será muito importante e vai auxiliar os trabalhos da PM no momento de identificar os autores. Para este primeiro momento, MELO anuncia que serão instaladas 10 câmeras. Elas serão colocadas nos principais entroncamentos das comunidades. Antes de montar o projeto e apresentar ao legislativo, foi feito um amplo estudo para identificar os pontos estratégicos.

O monitoramento desse equipamento será feito pela Polícia Militar. Um ponto que chama atenção, comenta o sargento é que os agricultores do interior do município também poderão acompanhar através do celular. Entre os dez pontos que receberão o monitoramento, são duas no Alto São Mateus, um Bairro de Marmeleiro que faz divisa com Campo Erê. Nesta localidade o trabalho está avançado e até final do ano o equipado estará instalado. MELLO acrescenta que com o monitoramento da cidade em fase de conclusão e agora com o monitoramento rural, se pode melhorar muito a segurança do município.

Familiares e amigos se despedem do Papai Noel do Brasil. Amigos, familiares e muitos fãs do Papai Noel do Brasil fizeram sua despedida ao personagem e ao homem que dava vida à ele, ELIO MARIA LAZZAROTTO. Morador de São Lourenço do Oeste, ELIO ganhou destaque nacional depois de receber o título profissional de Papai Noel do Brasil. A missa foi realizada na capela da funerária Kolling, no fim da tarde de ontem, e depois o cortejo fúnebre seguiu para o Cemitério Municipal do Centro, onde ELIO foi sepultado.

Frei IVO LAZZAROTTO, irmão de ELIO, tentou conduzir a missa sozinho. Foi ele também o responsável pela benção final, já no cemitério, com a presença de RODOLFO, TATIANA e VERÔNICA, filhos de ELIO, e de SUELÂNIA, a esposa. O Papai Noel do Brasil morreu aos 64 anos vítima de infarto. ELIO faleceu no início da noite de terça-feira no Hospital São Paulo, em Xanxerê.

Muitas ações foram feitas pelo Papai Noel do Brasil. Entre seus feitos, ele está no livro dos recordes por ter celebrado a sua bodas de pratas em um helicóptero com o maior número de pessoas já convidadas, dez mil, em 2004. Também se enjaulou em uma gaiola gigante durante um dia inteiro em prol da preservação dos animais silvestres. Colecionador, já teve mais de um milhão de cartões telefônicos. Também realizou campanhas com distribuição de sementes de árvores nativas.

Polícia Civil formaliza decima sexta prisão em flagrante relacionada à violência doméstica. O dia 25 de novembro é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher. Ontem a Polícia Civil de Maravilha formalizou, através de auto de prisão em flagrante, a prisão do decimo sexto agressor por crime relacionado à violência doméstica. A ocorrência foi registrada, quando os Policias Militares foram abordados por populares, os quais informaram que uma mulher estaria sendo agredida em uma residência.

A guarnição foi ao local e encontrou o autor do crime alterado, quebrando móveis da residência. A vítima estava escondida no banheiro. Os policias conduziram o agressor até a Delegacia, onde a prisão em flagrante foi feita pelo Delegado de Polícia. Atuação da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica

A Polícia Civil tem papel importantíssimo no enfrentamento à violência física, moral e patrimonial que atinge muitas mulheres em nosso Estado, sendo que as vítimas podem procurar a delegacia de polícia mais próxima para relatar qualquer tipo de violência.

Polícia Civil faz trabalho forte aos crimes de violência contra mulher. Objetivando dar maior alcance às denúncias relacionadas à violência doméstica, a Polícia Civil de Maravilha possui um canal direto de contato com a comunidade, via aplicativo Whatsapp (49 98802-9917), por meio do qual recebe denúncias e informações, sendo garantido o sigilo absoluto.

Associação para o tráfico, falsidade ideológica e cumprimento de mandado de prisão em patrulhamento da Polícia. Ação ocorreu no trevo de acesso a Renascença. As equipes de Renascença e Marmeleiro, por volta das três horas desta madrugada ao abordar um Vectra cor escura,placas do RS, no qual estavam três homens, e com eles aproximadamente 76 mil reais em dinheiro. Na abordagem, os suspeitos informaram que o dinheiro era provindo do tráfico e um dos elementos possuía mandado em desfavor e era foragido da Penitenciaria Estadual de Getúlio VargasRS. Todos foram entregues na delegacia.

Polícia apreende droga em ônibus. Equipes da ROTAM e RPA- Rádio Patrulha Auto do 21º BPM durante abordagens num coletivo na PR-483, trevo do bairro Alvorada em Francisco Beltrão na noite de ontem, apreenderam 10 quilos de maconha. A droga estava na mochila de uma passageira de 21 anos em um ônibus que faz linha Santarém no Pará a Porto Alegre. Ela confirmou que pegou a droga em Cascavel e entregaria na rodoviária de São Lourenço do Oeste. Após os procedimentos a passageira e a droga foram entregues na 19ª SDP para o flagrante por tráfico de drogas.

Mulher se apresenta na delegacia de Barracão e confessa homicídio. Se apresentou na tarde de ontem na delegacia de Polícia Civil de Barracão, a suspeita de ter assassinado ALEXSANDRO ASSUNÇÃO na madrugada de terça-feira. GABRIELA FLORES se apresentou na delegacia acompanhada de um advogado e prestou depoimento. De acordo com o delegado EMERSON FERREIRA, em seu depoimento, GABRIELA deu detalhes da noite dos fatos. Ela alegou que agiu em legítima defesa, já que ALEX teria ameaçado jogá-la de dentro do carro, momento em que ela acabou pegando a faca e atingindo com um golpe na região do pescoço.

Após ser ouvida, GABRIELA foi liberada e deverá responder ao processo em liberdade. “Como ela estava foragida chegamos a pedir a preventiva, no entanto, como ela se apresentou antes, o pedido não chegou a ser apreciado”, diz a polícia. Ainda segundo o delegado, não foram encontrados motivos para mantê-la detida. A respeito da arma usada no crime, durante o depoimento a jovem informou onde deixou a faca, que foi localizada pela equipe de investigadores da Polícia.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.