ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 29 10 2018

-BOLSONARO GANHA ELEIÇÃO E ANUNCIA NOMES PARA QUATRO MINISTÉRIOS

-MOISÉS É O NOVO GOVERNADOR DO ESTADO COM VOTAÇÃO HISTÓRICA

-PRESIDENTE ELEITO FEZ 64 POR CENTO DOS VOTOS NA REGIÃO DA AMEOSC

-NOVO GOVERNADOR VENCE EM 18 DOS 19 MUNICÍPIOS DO EXTREMO-OESTE

-ELEITORES FAZEM CARREATA PELA CIDADE PARA FESTEJAR DUPLA VITÓRIA DO PSL

-ACIDENTE DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS EM ESTRADA DO INTERIOR

-POLÍCIA ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR ACIDENTE COM MORTE NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 65 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A agência de busca e resgate da Indonésia não acredita que haja sobreviventes após a queda do avião da Lion Air no mar ao norte da ilha de Java. A aeronave, com 189 pessoas a bordo, perdeu contato 13 minutos depois da decolagem do Aeroporto de Jacarta, na manhã desta segunda-feira. O diretor operacional da agência disse que é preciso encontrar os destroços, mas praticamente descartou que haja sobreviventes.

A caravana de migrantes que tenta chegar aos Estados Unidos, em sua maioria hondurenhos, completou neste final de semana, mais uma etapa de cerca de oito horas rumo à Cidade do México. O governo reiterou sua oferta de ajuda a quem pedir refúgio e decidir não seguir viagem. Os migrantes deixaram o estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e chegaram à tarde em Tapanatepec, Oaxaca, onde passaram a noite.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, felicitou o Brasil pelas eleições e fez um apelo para que o presidente eleito, JAIR BOLSONARO, retome o caminho das relações diplomáticas com o país, mergulhado em uma grave crise política e econômica. Em nota publicada no Twitter pelo ministro das Relações Exteriores, o governo venezuelano ratificou seu compromisso de continuar trabalhando com o "irmão povo brasileiro na luta por um mundo mais justo”.

O presidente da República eleito JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo, ao ler o discurso da vitória na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que o novo governo será um "defensor da Constituição, da democracia e da liberdade". O presidente eleito declarou que a futura administração precisa criar condições para “que todos cresçam”. Segundo ele, o governo federal vai reduzir estrutura e burocracia e cortará “desperdícios e privilégios”. BOLSONARO declarou que seu governo “respeitará de verdade a federação”, garantindo que os recursos federais cheguem aos estados e municípios. Ele disse que “Precisamos de mais Brasil e menos Brasília”.

A definição do ministério do presidente eleito JAIR BOLSONARO deverá se acelerar nos próximos dias. Os primeiros nomes já foram confirmados neste domingo. No Ministério da Fazenda, que poderá ser renomeado para Economia, figura desde o início o economista PAULO GUEDES. Para a estratégica Casa Civil, foi escolhido o deputado federal ONYX LORENZONI do DEM do Rio Grande do Sul. Na pasta de Ciência e Tecnologia, o astronauta brasileiro MARCOS PONTES, que é tenente-coronel da Aeronáutica, também foi confirmado por BOLSONARO e ele próprio admitiu que aceitaria a missão. E para, o Ministério da Defesa, a escolha recaiu sobre o general reformado AUGUSTO HELENO.

O economista Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda de JAIR BOLSONARO, disse neste domingo que a mudança do modelo da economia será focada em três "grandes itens" para controle dos gastos públicos. Segundo Guedes, a prioridade será reforma da previdência. O segundo grande item do controle de gastos públicos são as despesas de juros. O terceiro ponto citado por GUEDES é uma reforma do estado para reduzir os gastos com a máquina pública. Ele citou ainda outras medidas como simplificar e reduzir impostos, eliminar encargos e impostos trabalhistas sobre a folha de pagamentos para gerar, em dois ou três anos, 10 milhões de empregos novos.

O bombeiro militar da reserva, CARLOS MOISÉS DA SILVA, é o governador mais votado da história de Santa Catarina. Nunca antes os catarinenses deram tamanho aval a um governador eleito. O comandante MOISÉS recebeu 71 por cento dos votos válidos, ou seja, dois milhões 644 mil 179 votos. Antes, a maior votação atingida por um candidato eleito foi obtida por RAIMUNDO COLOMBO do PSD em 2014, quando foi eleito em primeiro turno com um milhão 810 mil votos. A vitória do PSL coloca um fim no ciclo de 16 anoso PSD e do MDB no comando do estado.

O número de votos brancos, nulos e o de eleitores que não compareceram às urnas neste domingo superou o de votos concedidos ao candidato GELSON MERISIO. Ao todo, a soma desses grupos alcançou um milhão 349 mil 138 eleitores, enquanto o candidato do PSD atingiu um milhão 75 mil 242 votos. MERISIO fez menos votos que no primeiro turno. Ontem, ele reconhecer a vitória do COMANDANTE MOISÉS afirmando que não houve eleição, mas uma verticalização do pleito em razão do efeito BOLSONARO.

O primeiro pronunciamento do COMANDANTE MOISÉS como governador eleito ocorreu por volta das oito horas da noite no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Ele fez um pronunciamento rápido agradecendo aos votos que recebeu neste segundo turno. MOISÉS afirmou que acredita "que o eleitor fez a escolha e entendeu que é o momento de mudar de o Brasil e Santa Catarina". O novo governador disse que tem plena consciência da responsabilidade que recai sobre ele.Ele falou ainda que a ideia "é fazer política de forma diferente do que vem sendo feita" e que tem "um grupo de trabalho que fará de Santa Catarina um Estado mais ágil, competitivo e que olhe para as pessoas".

A prefeitura de Paraíso vai manter o atendimento em dois turnos até o final do ano. A informação é do prefeito VALDECIR CASAGRANDE. Ao contrário de outros anos, ele descartou a possibilidade de adoção do turno único na administração municipal. A decisão foi tomada na semana passada em conjunto com os secretários de governo. Ele disse que não há comprovação de uma grande economia gerada pela medida e que o turno único atrapalha os moradores que precisam dos serviços da prefeitura.

A novo barracão da Acomar ainda está fechado por falta do pagamento da última medição da obra. A informação é da secretário de Planejamento, MARLI DA ROSA. Ela explicou que a obra foi concluída há cerca de um ano e o local não foi entregue para a associação dos catadores porque a Funasa vão pagou os 70 mil da última medição para a empresa Alex Construtora. MARLI disse que o galpão está pronto e pode ser usado pela Acomar, mas o atraso no pagamento impede a inauguração do espaço. Ela comentou que a prefeitura vai procurar a empresas para tentar uma alternativa e liberar o uso do prédio.

A prefeitura vai pedir a empresa Alex Construtora que libere o novo galpão para a Acomar antes do pagamento da última parcela da obra por parte da Funasa. De acordo com a secretária de Planejamento, MARLI DA ROSA, o município vai se comprometer em fazer contato com a Funasa para agilizar o pagamento da parcela que ainda está em aberto. Ela disse que a Acomar precisa desse espaço e como a obra está concluída é importante que o local seja ocupado. A secretária acredita que o impasse possa ser resolvido nos próximos dias.

A prefeitura definiu as empresas que vão ocupar espaços na rua em frente ao cemitério para a venda de flores e produtos relativos ao dia de finados. De acordo com o vice-prefeito, ALFREDO SPIER, apenas quatro empresas se inscreveram no edital de chamamento público. O município abriu 12 espaços na rua e os quatro inscritos vão se instalaram local para a comercialização dos produtos. O sorteio dos espaços foi realizado pela prefeitura. SPIER disse que ficou satisfeito com o resultado do processo e que a venda de produtos relativos ao dia de finados vai ocorrer de forma organizada a partir do que está definido no edital de forma organizada.

As empresas que participaram do sorteio de espaços para a venda de produtos na semana de finados na frente do cemitério vão pagar uma taxa de 36 reais por dia de exposição. A informação é do vice-prefeito ALFREDO SPIER. Ele disse que as empresas poderão instalar as barracas para comercialização dos artigos a partir de quarta-feira, dia 31. A venda na rua pode ocorrer até sexta-feira, dia dois. SPIER explicou que as empresas que trabalham com esses produtos podem solicitar um alvará especial de funcionamento para horários estendidos na loja ainda nesta semana. O pedido deve ser protocolado na prefeitura.

A eleição de segundo turno foi bastante tranquila neste domingo em São Miguel do Oeste. Os eleitores votaram com rapidez e praticamente não houve formação de filas nos locais de votação. O juiz eleitoral MARCIO CRISTOFOLI passou pelas principais seções e encontrou um clima de tranquilidade. As polícias também registraram um número menor de ocorrências relacionadas ao pleito do que no primeiro turno. A Peperi acompanhou a votação desde as primeiras horas da manhã. A cobertura foi até as nove horas da noite com a festa da vitória nas principais ruas da cidade.

Quatro urnas apresentaram problemas na eleição deste domingo no município. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, ANGELO PASQUALI, o aparelho da seção 125, localizada na Linha Bela Vista das Flores, teve que ser substituído. Na sessão 106, no colégio São Miguel, houve a troca do módulo da impressora. Em Guaraciaba, houve a troca da urna na sessão de número 86 localizada na Escola Sara Castelhano Kleinkauf. PASQUALI disse que apesar desses problemas a eleição foi bastante tranquila e sem registros de casos mais graves durante a votação.


A Polícia Militar atendeu apenas seis ocorrências relacionadas a votação de segundo turno neste domingo. De acordo com o comandante do decimo primeiro batalhão, coronel MARCELO DE WALLAU, a redução foi de 40 por cento na comparação com as ocorrências do primeiro turno no dia sete de outubro. Entre os registros de destaque estão distribuição de material de campanha em Dionísio Cerqueira e transporte de eleitores. Depois das cinco da tarde, a PM recebeu algumas chamadas de perturbação do sossego em razão da comemoração dos vitoriosos. WALLAU disse que não houve nada grave e que o sistema de segurança funcionou bem no pleito de ontem.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO venceu o pleito deste domingo em 18 dos 19 municípios da Ameosc. O candidato do PSL só não venceu o candidato do PT, FERNANDO HADDAD, na cidade de Palma Sola. Nas demais, BOLSONARO foi o vencedor com uma vantagem expressiva, superando a casa dos 60 pontos percentuais na maioria dos municípios. Ao todo, o candidato do PSL fez 65 mil 760 votos na região da Ameosc, o que representa 64 vírgula 19 por cento. FERNANDO HADDAD somou 36 mil 698 votos, o que equivale a 35 vírgula 81 por cento.

A maior diferença a favor de JAIR BOLSONARO na região da Ameosc aconteceu no município de São João do Oeste. O presidente eleito fez 78 por cento dos votos contra 21 por cento de FERNANDO HADDAD. Em São Miguel do Oeste, o novo presidente do país também obteve uma vitória sólida. Ele fez 15 mil 470 votos, o que representa 68 vírgula vírgula 57 por cento. HADDAD fez sete mil e 91, o que equivale a 31 vírgula 43 por cento dos votos. O total de brancos, nulos e ausentes na eleição para presidente no município chegou a quase 27 por cento do total eleitores.

O governador eleito COMANDANTE MOISÉS venceu o pleito deste domingo em 18 dos 19 municípios da Ameosc. A maior diferença pró MOISÉS foi em Guarujá do Sul, onde ele fez 66 por cento dos votos. GELSON MERÍSIO venceu apenas em Palma Sola. Ao todo, o candidato do PSL, eleito governador do estado, fez 56 mil 760 votos, ou seja, 59 vírgula 38 por cento dos votos. MERÍSIO somou 38 mil 822, o que representa 40 virgula 62 por cento dos votos válidos.

O comandante MOISÉS fez mais de 60 por cento dos votos válidos na eleição deste domingo em São Miguel do Oeste. O governador eleito recebeu 13 mil 439 votos no município, ou seja, 62 vírgula 89 por cento. Já o candidato do PSD, GELSON MERÍSIO fez sete mil 929 votos, o que representa 37 vírgula 11 por cento. A eleição para governador em segundo teve mais de 31 por cento de votos brancos, nulos e ausentes.

Os eleitores de BOLSONARO e COMANDANTE MOISÉS festejaram o resultado da eleições com carreta e foguetório em São Miguel do Oeste. Por volta das cinco horas da tarde, as pessoas começaram a se concentrar na sede do PSL na avenida Willy Barth. A carreta da vitória começou por volta das sete e meia e reuniu um grande número de veículos. Também houve concentração no centro da cidade. A Polícia Militar fechou as ruas Duque de Caixas e Almirante Tamandaré por uma questão de segurança. As fotos da comemoração no município estão no portal da Peperi na internet.

O candidato derrotado na eleição de ontem em Santa Catarina afirmou que espera que as propostas do governador eleito sejam executadas e que o povo tenha as respostas que imaginou ao escolher o comandante MOISÉS. Em coletiva de imprensa, GELSON MERÍSIO disse que aceita a vontade da população e respeita a opinião do eleitor. O candidato do PSD afirmou que não houve eleição do segundo turno, mas uma voto verticalizado no partido de BOLSONARO.

A campanha vitoriosa do PSL em Santa Catarina foi feita de maneira simples e que traduziu a renovação da esperança das pessoas na política. A declaração é do novo governador de Santa Catarina, COMANDANTE MOISÉS. Ele ressaltou, logo depois da confirmação do resultado final do pleito, que a eleição é a confirmação de um compromisso com as catarinenses e com as propostas feitas durante a campanha. MOISÉS citou que pretende mudar a forma de governar o estado.

Um carro ficou sem freio e se envolveu em um acidente neste final de semana no centro de São Miguel do Oeste. A condutora de um Jeep Renegade estava dirigindo pela Getúlio Vargas quando o carro ficou sem freios. Ela contou que começou a buzinar para os outros veículos, buscando um local para colidir e fazer com que ele parasse. Depois de passar por três quadras, a mulher jogou o carro contra um contêiner de entulhos. Ela e os filhos estava de cinto de segurança e ninguém ficou ferido.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito em Dionísio Cerqueira neste domingo. A colisão aconteceu por volta das três e meia da tarde na rua Rui Barbosa, proximidades do Lago Internacional e envolveu um Uno, emplacado em Barracão, dirigido por um homem de 54 anos e uma motocicleta Honda 600 Shadow, com placa de Cascavel, conduzida por um homem de 65 anos. Os dois ocupantes da moto ficaram feridos. Ambos foram socorridos pelas equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU e encaminhados ao hospital municipal.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito neste sábado no interior de Itapiranga. A colisão aconteceu por volta da uma e meia da tarde na estrada geral da Linha Beato Roque. Uma moto CG 150 de Iporã do Oeste colidiu contra uma Strada de São João do Oeste. O condutor da moto, um homem de 32 anos, sofreu fratura exposta no pé e fratura no braço. Ele foi atendido pelos bombeiros e conduzido ao hospital de São João do Oeste para atendimento médico.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do acidente que resultou na morte de uma jovem de 22 anos na última sexta-feira em São Miguel do Oeste. A colisão envolveu dois veículos Gol na Waldemar Rangrab. Quatro pessoas ficaram feridas e FABIULA FERGUTZ morreu na hora. Segundo a delegada MARCELA FRANÇA GOTO, os motoristas envolvidos se recusaram a fazer o teste de bafômetro e até o momento não se sabe a real causa da colisão. Ela explicou que durante o inquérito serão ouvidas testemunhas e motoristas envolvidos. As perícias também serão analisadas para identificar as circunstâncias e responsabilidades do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.