ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-10-2018 Segunda-Feira

-BOLSONARO GANHA ELEIÇÃO E ANUNCIA NOMES PARA QUATRO MINISTÉRIOS

-MOISÉS É O NOVO GOVERNADOR DO ESTADO COM VOTAÇÃO HISTÓRICA

-BELMONTE PROMOVE PALESTRA SOBRE ABASTECIMENTO E QUALIDADE DA ÁGUA

-DESCANSO INVESTE NA HOMEOPATIA COMO MÉTODO PARA MELHORAR SANIDADE ANIMAL

-SEMANA DE INCENTIVO A LEITURA E A CULTURA TERÁ PROGRAMAÇÃO EXTENSA EM TUNÁPOLIS

-CONFIRA O RESULTADO DA ELEIÇÃO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-POLÍCIA CIVIL ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR MORTE DE JOVEM EM ACIDENTE

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NO INTERIOR


O tempo é de..... A previsão para as próximas de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 65 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


A agência de busca e resgate da Indonésia não acredita que haja sobreviventes após a queda do avião da Lion Air no mar ao norte da ilha de Java. A aeronave, com 189 pessoas a bordo, perdeu contato 13 minutos depois da decolagem do Aeroporto de Jacarta, na manhã desta segunda-feira. O diretor operacional da agência disse que é preciso encontrar os destroços, mas praticamente descartou que haja sobreviventes.


A caravana de migrantes que tenta chegar aos Estados Unidos, em sua maioria hondurenhos, completou neste final de semana, mais uma etapa de cerca de oito horas rumo à Cidade do México. O governo reiterou sua oferta de ajuda a quem pedir refúgio e decidir não seguir viagem. Os migrantes deixaram o estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e chegaram à tarde em Tapanatepec, Oaxaca, onde passaram a noite.


O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, felicitou o Brasil pelas eleições e fez um apelo para que o presidente eleito, JAIR BOLSONARO, retome o caminho das relações diplomáticas com o país, mergulhado em uma grave crise política e econômica. Em nota publicada no Twitter pelo ministro das Relações Exteriores, o governo venezuelano ratificou seu compromisso de continuar trabalhando com o "irmão povo brasileiro na luta por um mundo mais justo”.



O presidente da República eleito JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo, ao ler o discurso da vitória na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que o novo governo será um "defensor da Constituição, da democracia e da liberdade". O presidente eleito declarou que a futura administração precisa criar condições para “que todos cresçam”. Segundo ele, o governo federal vai reduzir estrutura e burocracia e cortará “desperdícios e privilégios”. BOLSONARO declarou que seu governo “respeitará de verdade a federação”, garantindo que os recursos federais cheguem aos estados e municípios. Ele disse que “Precisamos de mais Brasil e menos Brasília”.


A definição do ministério do presidente eleito JAIR BOLSONARO deverá se acelerar nos próximos dias. Os primeiros nomes já foram confirmados neste domingo. No Ministério da Fazenda, que poderá ser renomeado para Economia, figura desde o início o economista PAULO GUEDES. Para a estratégica Casa Civil, foi escolhido o deputado federal ONYX LORENZONI do DEM do Rio Grande do Sul. Na pasta de Ciência e Tecnologia, o astronauta brasileiro MARCOS PONTES, que é tenente-coronel da Aeronáutica, também foi confirmado por BOLSONARO e ele próprio admitiu que aceitaria a missão. E para, o Ministério da Defesa, a escolha recaiu sobre o general reformado AUGUSTO HELENO.


O economista Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda de JAIR BOLSONARO, disse neste domingo que a mudança do modelo da economia será focada em três "grandes itens" para controle dos gastos públicos. Segundo Guedes, a prioridade será reforma da previdência. O segundo grande item do controle de gastos públicos são as despesas de juros. O terceiro ponto citado por GUEDES é uma reforma do estado para reduzir os gastos com a máquina pública. Ele citou ainda outras medidas como simplificar e reduzir impostos, eliminar encargos e impostos trabalhistas sobre a folha de pagamentos para gerar, em dois ou três anos, 10 milhões de empregos novos.



O bombeiro militar da reserva, CARLOS MOISÉS DA SILVA, é o governador mais votado da história de Santa Catarina. Nunca antes os catarinenses deram tamanho aval a um governador eleito. O comandante MOISÉS recebeu 71 por cento dos votos válidos, ou seja, dois milhões 644 mil 179 votos. Antes, a maior votação atingida por um candidato eleito foi obtida por RAIMUNDO COLOMBO do PSD em 2014, quando foi eleito em primeiro turno com um milhão 810 mil votos. A vitória do PSL coloca um fim no ciclo de 16 anoso PSD e do MDB no comando do estado.


O número de votos brancos, nulos e o de eleitores que não compareceram às urnas neste domingo superou o de votos concedidos ao candidato GELSON MERISIO. Ao todo, a soma desses grupos alcançou um milhão 349 mil 138 eleitores, enquanto o candidato do PSD atingiu um milhão 75 mil 242 votos. MERISIO fez menos votos que no primeiro turno. Ontem, ele reconhecer a vitória do COMANDANTE MOISÉS afirmando que não houve eleição, mas uma verticalização do pleito em razão do efeito BOLSONARO.


O primeiro pronunciamento do COMANDANTE MOISÉS como governador eleito ocorreu por volta das oito horas da noite no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Ele fez um pronunciamento rápido agradecendo aos votos que recebeu neste segundo turno. MOISÉS afirmou que acredita "que o eleitor fez a escolha e entendeu que é o momento de mudar de o Brasil e Santa Catarina". O novo governador disse que tem plena consciência da responsabilidade que recai sobre ele.Ele falou ainda que a ideia "é fazer política de forma diferente do que vem sendo feita" e que tem "um grupo de trabalho que fará de Santa Catarina um Estado mais ágil, competitivo e que olhe para as pessoas".


-BELMONTE PROMOVE PALESTRA SOBRE ABASTECIMENTO E QUALIDADE DA ÁGUA

-DESCANSO INVESTE NA HOMEOPATIA COMO MÉTODO PARA MELHORAR SANIDADE ANIMAL

-SEMANA DE INCENTIVO A LEITURA E A CULTURA TERÁ PROGRAMAÇÃO EXTENSA EM TUNÁPOLIS

-CONFIRA O RESULTADO DA ELEIÇÃO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO


Polícia Civil lança Projeto Viva. Trabalho será em parceria com o SENAC. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso terá apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Serão disponibilizados cursos profissionalizantes para as mulheres atendidas na DPCAMI com tratamentos de beleza e bem-estar, de forma gratuita. A iniciativa objetiva fortalecer a mulher, proporcionando momentos de atenção e de cuidado pessoal auxiliando na superação das dificuldades que eventualmente estejam enfrentando. Serão oferecidos procedimentos estéticos de aplicação de argila, aplicação de gesso, banho de lua, corrente galvânica, drenagem linfática, hidratação, massagens modeladora e relaxante, ultrassom, limpeza de pele, nutrição, além de procedimentos de cabeleireiro.


Segundo a Delegada de Polícia LISIANE JUNGES, a violência é um fato social muito maior do que os conceitos de culpado e inocente, criminoso e vítima. Destaca que o acolhimento dos envolvidos em situação de violência deve focar na solução efetiva do problema, o que se faz a partir de uma abordagem multisetorial, tal como já é feito através do Projeto "Basta!", que oferece tratamento psicoterapêutico a homens agressores domésticos. Os reflexos dos projetos lançados pela Polícia Civil seguramente atingirão de forma bastante positiva tanto as pessoas diretamente envolvidas em situação de violência, bem como seus núcleos familiares e a comunidade como um todo.


Termina nesta semana prazo para requisição de desconto no IPTU em São João do Oeste. A informação é do chefe do setor de tributos, FABIANO KLEIN. Segundo ele, o contribuinte tem até 30 de novembro para entregar a requerimento para redução do IPTU. Conforme estabelece o código tributário municipal, o benefício é apenas para quem tem um imóvel e sem construção. KLEIN destaca que já ocorreu solicitações que necessita também de certidão atualizada. Alerta que a resolução é específica para imóvel único. De acordo com FABIANO KLEIN, também está em análise a redução do IPTU por alguma doença como por exemplo o câncer. No momento o benefício é apenas do imóvel único e nesta situação pode ter até 70 por cento de redução.


Diretor orienta sobre período de matrículas na rede estadual. O diretor da escola Padre Vendelino Seidel PEDRO GAUER explica que o prazo para rematrículas já encerrou na rede estadual, e agora a orientação é sobre o prazo para novas matrículas dos alunos que saem da educação infantil e ingressam no ensino fundamental, ou que estão concluindo o nono ano e ingressam no ensino médio. O diretor comenta que a rede estadual adotou uma campanha de matrículas de 19 a 23 de novembro. A escola Padre Vendelino Seidel irá adotar esse período para alunos que ingressam no ensino médio. Já para as crianças que saem do pré-escolar e ingressam no primeiro ano, o prazo inicia já no dia cinco de novembro. PEDRO GAUER lembra que as escolas estarão sendo visitadas para orientar sobre as matrículas e documentos necessários. Ele ressalta que os pais podem ficar tranquilos pois há garantia das vagas na escola para alunos em todas as séries.


Inscrições para o concurso de escolha das soberanas da décima sétima festa fruta de Mondaí iniciam dia primeiro de novembro. O baile de escolha ocorre no dia nove de fevereiro de 2019, a partir das 22 horas, no pavilhão central da área de lazer. Conforme o presidente da Comissão Central Organizado, GILMAR STUDT, as inscrições das candidatas podem ser feitas no período de um a 20 de novembro. Ele explica que um dos principais critérios para se candidatar é ter idade mínima de 17 anos, completos em 2018 e idade máxima de 25 anos, completos ou a completar no ano de 2019. As soberanas representarão o município nos eventos de divulgação da feira de 20 a 23 de junho, nos meios de comunicação, e nas demais visitas. A data da feira foi definida em enquete com empresas do município. O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis na Associação Comercial e Industrial de Mondaí a partir do dia primeiro de novembro.


Em viagem a Brasília na última semana o prefeito de Santa Helena LUIZ GLUITZ protocolou projetos solicitando recursos para o município em 2019, para aplicação em várias áreas. Ele comenta que o pedido foi feito tanto para deputados e senadores eleitos como não eleitos, pois cada parlamentar tem uma cota de 15 milhões de reais para distribuir entre os municípios. O prefeito enfatiza que é importante fazer esse pedido de recursos direto aos parlamentares para garantir emendas ao município. LUIZ GLUITZ afirma que a prefeitura não tem condições financeiras de realizar todos os investimentos com recursos próprios, e necessita das emendas federais para investir nos diversos setores, também para executar obras e fazer aquisições. O prefeito lembra que as secretarias também estão trabalhando para o fechamento de contas de forma tranquila no final do ano.


Vigilância sanitária de Belmonte promove palestra sobre abastecimento e qualidade da água. Conforme o fiscal sanitário, ANDERSON BASSO, o município mantém um sistema de abastecimento de água coletivo nas comunidades de São Jorge, Bela União, Timbaúva e Laginha. O fiscal destaca que nesta terça-feira, dia 30 de outubro, na câmara de vereadores, a partir das 19 horas e 30 minutos, será realizada uma reunião com os consumidores de água do sistema coletivo. A palestra será ministrada pela fiscal sanitária do estado e a responsável pelo laboratório que analisa a água. O fiscal explica que as profissionais irão orientar os moradores sobre a importância do consumo de água de qualidade e o tratamento da água com cloro ou hipoclorito de sódio para evitar doenças.


O monitoramento da qualidade da água em Belmonte é realizado mensalmente pelo setor da vigilância sanitária. O fiscal sanitário ANDERSON BASSO afirma que são feitas oito análises no laboratório Lacen de SMOeste, para identificar se existe alguma contaminação e se a água atende a potabilidade exigida para o consumo humano. Ele enfatiza que havendo a necessidade também são realizadas análises pontuais caso a água apresente coloração ou odor anormais. Em Belmonte o abastecimento na cidade é da Casan. A água é oriunda da estação de tratamento na linha Famoso, que abastece também o município de Descanso. Já em comunidades do interior a prefeitura de Belmonte construiu redes de água para abastecimento coletivo com captação de água superficial. Nas comunidades de São Jorge e Bela União, o município instalou dois cloradores para o tratamento da água.


Municípios concluem capacitação sobre homeopatia. De acordo com a secretária de agricultura, MARLISE LOVATEL, na última semana ocorreu a terceira e última etapa da capacitação para implantação da homeopatia na agropecuária. Além de Descanso, o treinamento contemplou também outros 17 municípios da região, com etapas em agosto, setembro e outubro. A capacitação terá sequência em 2019. Os palestrantes foram profissionais da Epagri capacitados na área. MARLISE destaca que do município participaram ela como secretária, também a veterinária do setor e um agricultor. A secretária enfatiza que o objetivo da homeopatia é trabalhar a sanidade dos animais com terapias alternativas e sustentáveis, com produtos disponíveis na própria propriedade. Na prática, é feito o estudo dos animais para identificar os sintomas e a partir disso encontrar o medicamento certo para cada caso.


Em Descanso, os agricultores já estão sendo orientados em grupos para esclarecer sobre a prática de homeopatia, além dos atendimentos individuais aos interessados. A secretária de agricultura enfatiza que mesmo que a prática já esteja sendo adotada no município, a capacitação foi importante para trazer mais informações aos profissionais que estão atuando com o método. MARLISE LOVATEL explica que a homeopatia já está sendo aplicada na área leiteira e no viveiro municipal para o controle de pragas. A secretária lembra que os agricultores interessados em receber as orientações devem procurar o setor, porque há muita desinformação e preconceito em relação a métodos como homeopatia e fitoterapia. Ela enfatiza ainda que o método usado não é o de comercialização de produtos, e sim de estudo das propriedades e animais para identificar os produtos que serão usados.


Semana de incentivo a leitura e a cultura terá programação extensa em Tunápolis. Conforme o diretor de cultura, MATHEUS BECKEMKAMP, a sétima edição do evento será realizada de sete a 14 de novembro. Ele explica que a abertura no dia sete, será as 19 horas e 30 minutos no ginásio municipal, com apresentação da banda municipal, sob regência do maestro ADEMAR MEURER. A abertura oficial também terá apresentação dos alunos das escolas municipais, e das danças e do canto coral infantil da comunidade de Pitangueira. A diretor destaca que nos dias oito e nove de novembro a programação segue com a tradicional feira do livro e do artesanato no ginásio municipal, das oito as 18 horas e 30 minutos sem fechar ao meio dia. Também fazendo parte da semana, haverá a apresentação do projeto mala viajante, desenvolvido pelas escolas desde o começo do ano.


No dia nove de novembro a atração da semana de incentivo a leitura e a cultura será o show de talentos. O diretor de cultura de Tunápolis explica que o evento inicia às 20 horas, no auditório da Casa da Cultura. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até dia cinco nas direções das escolas ou na secretaria de educação. MATHEUS BECKEMKAMP explica que o show de talentos contempla apresentações de canto, recitação de poesias ou musicais com ou sem instrumentos. Ele lembra que como o objetivo é valorizar os talentos locais, não haverá premiação e nem classificação dos calouros. No dia 10, a associação folclórica alemã e a associação empresarial, AEST, promovem a segunda edição do Stammtisch, a partir das 14 horas no centro esportivo municipal, com música, dança e brincadeiras germânicas.


A mateada com noite cultural será a atração do dia 11 de novembro, às 19 horas e 30 minutos nos pavilhões cobertos da Efacitus. MATHEUS BECKEMKAMP ressalta que nesta noite se apresentam os alunos das oficinas de música e das aulas de dança. O diretor de cultura de Tunápolis destaca que a programação contempla também a contação de histórias, no dia 12 de novembro, no auditório municipal envolvendo os estudantes. A semana de incentivo a leitura e a cultura encerra no dia 14, com a tradicional Musikantenfest, a festa do músico. BECKEMKAMP destaca que o evento inicia às 18 horas e 30 minutos, com desfile pelas ruas da cidade, distribuição de chopp e animação dos músicos. Às 20 horas haverá janta para os músicos no Clube Sorast, e demais interessados em adquirir fichas. Na sequencia bandas locais se apresentam, encerrando com baile da banda Alvorecer.


Confira o resultado da eleição nos municípios da região. A exemplo do primeiro turno, o segundo turno neste domingo ocorreu de forma tranquila. Em Iporã do Oeste, JAIR BOLSONARO fez 3.692 votos, com 66% dos votos, e FERNANDO HADDAD 1.841 votos, com 33,27% dos votos. A abstenção foi de 1.080 votos, mais de 15% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 2.999 votos, o que representa 56,18% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 2.339 votos, o que representa 43,82% dos votos. Em Mondaí, BOLSONARO fez 3.534 votos, o que representa 61,58% dos votos, e HADDAD 2.205 votos, representando 38,42% dos votos. A abstenção foi de 1.412 eleitores, o que representa mais de 18% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 2.900 votos, o que representa 54,02% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 2.468 votos, o que representa 45,98% dos votos.


Em São João do Oeste, BOLSONARO fez 3.193 votos, o que representa 78,84% dos votos, e HADDAD 857 votos, representando 21,16% dos votos. A abstenção foi de 776 eleitores, o que representa mais de 15% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 2.567 votos, o que representa 64,77% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 1.396 votos, o que representa 35,23% dos votos. Em Tunápolis, BOLSONARO fez 2.398 votos, o que representa 76,49% dos votos, e HADDAD 737 votos, representando 23,51% dos votos. A abstenção foi de 495 eleitores, o que representa mais de 12% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 1.930 votos, o que representa 63,30% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 1.119 votos, o que representa 36,70% dos votos.


Em Santa Helena, BOLSONARO fez 935 votos, o que representa 55,19% dos votos, e HADDAD 759 votos, representando 44,81% dos votos. A abstenção foi de 387 eleitores, o que representa mais de 17% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 876 votos, o que representa 57,07% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 659 votos, o que representa 42,93% dos votos. Em Belmonte, BOLSONARO fez 1.049 votos, o que representa 56,98% dos votos, e HADDAD 792 votos, representando 43,02% dos votos. A abstenção foi de 484 eleitores, o que representa quase 20% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 970 votos, o que representa 55,14% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 789 votos, o que representa 44,86% dos votos.


Em Descanso, BOLSONARO fez 3.389 votos, o que representa 62% dos votos, e HADDAD 2.077 votos, representando 38% dos votos. A abstenção foi de 1.115 eleitores, o que representa mais de 16% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 3.162 votos, o que representa 63,74% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 1.799 votos, o que representa 36,26% dos votos. Em Itapiranga, BOLSONARO fez 6.907 votos, o que representa 72,47% dos votos, e HADDAD 2.624 votos, representando 27,53% dos votos. A abstenção foi de 2.021 eleitores, o que representa mais de 16% do eleitorado. Para governador, COMANDANTE MOISÉS somou 5.679 votos, o que representa 62,11% dos votos. Já GELSON MERÍSIO fez 3.465 votos, o que representa 37,89% dos votos.


Rádio Oeste contou com importante contribuição de mesários em todas as comunidades para a apuração dos votos. Logo após as 17h, com a conclusão da eleição, a Rádio Oeste já estava com as informações extra-oficiais da votação em todas as seções eleitorais do município. Isso foi possível em função do contato anterior feito com mesários que logo após o término da eleição repassaram os resultados das urnas. Confirma o resultado da eleição por seção eleitoral. Na cidade, nas 11 seções eleitorais do colégio Padre Vendelino Seidel JAIR BOLSONARO somou 2.306 votos, e FERNANDO HADDAD teve 883 votos. Para governador, o maior colégio eleitoral do município somou nas 11 seções 1.892 para COMANDANTE MOISES, e 1.202 votos para GELSON MERÍSIO. Em todas as urnas da cidade, BOLSONARO e MOISES tiveram maior número de votos em comparação a HADDAD e MERÍSIO.


No interior, na seção de Pirajú, BOLSONARO somou 63 votos, e HADDAD teve 87 votos. Para governador, foram 53 votos para COMANDANTE MOISES, e 86 votos para MERÍSIO. Na seção de Macucozinho, BOLSONARO somou 120 votos, e HADDAD teve 49 votos. Para governador, foram 90 votos para COMANDANTE MOISES, e 81 votos para MERÍSIO. Na seção de São Lourenço, BOLSONARO somou 230 votos, e HADDAD teve 132 votos. Para governador, foram 176 votos para COMANDANTE MOISES, e 180 votos para GELSON MERÍSIO. Na seção de Esperança, BOLSONARO somou 67 votos, e HADDAD teve 68 votos. Para governador, foram 62 votos para COMANDANTE MOISES, e 63 votos para MERÍSIO. Na seção de Aparecida, BOLSONARO somou 232 votos, e HADDAD teve 79 votos. Para governador, foram 192 votos para COMANDANTE MOISES, e 110 votos para MERÍSIO.


Na seção de Lagoa dos Patos, BOLSONARO somou 60 votos, e HADDAD teve 35 votos. Para governador, foram 54 votos para COMANDANTE MOISES, e 32 votos para MERÍSIO. Na seção de Iratim, BOLSONARO somou 40votos, e HADDAD teve 66 votos. Para governador, foram 36 votos para COMANDANTE MOISES, e 67 votos para MERÍSIO. Na seção de Vitória, BOLSONARO somou 27 votos, e HADDAD teve 53 votos. Para governador, foram 26 votos para COMANDANTE MOISES, e 51 votos para MERÍSIO. Na seção de Pirapó, BOLSONARO somou 32 votos, e HADDAD teve 37 votos. Para governador, foram 24 votos para COMANDANTE MOISES, e 32 votos para MERÍSIO. Na seção de Taipa Alta, BOLSONARO somou 88 votos, e HADDAD teve 45 votos. Para governador, foram 82 votos para COMANDANTE MOISES, e 54 votos para MERÍSIO.


Na seção de Monte Maria, BOLSONARO somou 73 votos, e HADDAD teve 44 votos. Para governador, foram 45 votos para COMANDANTE MOISES, e 68 votos para MERÍSIO. Na seção de Barra Grande, BOLSONARO somou 57 votos, e HADDAD teve 47 votos. Para governador, foram 38 votos para COMANDANTE MOISES, e 65 votos para MERÍSIO. Na seção de Preferido Alto, BOLSONARO somou 45 votos, e HADDAD teve 43 votos. Para governador, foram 38 votos para COMANDANTE MOISES, e 43 votos para MERÍSIO. Na seção de Taquarussu, BOLSONARO somou 46 votos, e HADDAD teve 37 votos. Para governador, foram 30 votos para COMANDANTE MOISES, e 51 votos para MERÍSIO. Na seção de Pavão, BOLSONARO somou 46 votos, e HADDAD teve 26 votos. Para governador, foram 36 votos para MOISES, e 33 votos para GELSON MERÍSIO.


Na seção de São Vendelino, BOLSONARO somou 118 votos, e HADDAD teve 59 votos. Para governador, foram 83 votos para COMANDANTE MOISES, e 89 votos para MERÍSIO. E na seção de Alto Tigre, BOLSONARO somou 42 votos, e HADDAD teve 41 votos. Para governador, foram 42 votos para MOISES, e 32 votos para MERÍSIO. Nas seções do interior, para presidente, BOLSONARO venceu em 12 das 17 seções. Já para governador, diferente das seções da cidade, GELSON MERÍSIO venceu em 11 das 17 seções do interior.


-POLÍCIA CIVIL ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR MORTE DE JOVEM EM ACIDENTE

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NO INTERIOR


Motorista embriagado se envolve em acidente com dois feridos. Duas pessoas ficaram feridas em um acidente em Dionísio Cerqueira por volta das 16 horas de ontem, na Rua Rui Barbosa, próximo ao Lago Internacional. Se envolveram um Uno de Barracão, dirigido por um homem de 54 anos e uma moto Honda 600 Shadow, de Cascavel, conduzida por um homem de 65 anos. Os dois ocupantes da moto ficaram feridos. O homem apresentava suspeita de fratura no fêmur e tornozelo e escoriações pelo corpo. A acompanhante, de 58 anos, sofreu apenas escoriações. Os dois foram socorridos pelos Bombeiros e SAMU e encaminhados ao hospital. Os veículos seguiam pela rua Rui Barbosa sentido avenida Internacional sendo que ao chegar ao local a moto tentou converter à esquerda, momento em que foi atingida pelo Uno, que tentava uma ultrapassagem. O condutor do Uno apresentava sinais de embriaguez, o que foi comprovado pelo teste do bafômetro.


Polícia registra cinco ocorrências no Extremo Oeste neste segundo turno. Conforme o comandante do décimo segundo batalhão de Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU, de uma forma geral os trabalhos foram tranquilos nos municípios de atuação do batalhão. Segundo Wallau, foram registradas cinco ocorrências policiais relativas ao processo eleitoral, sendo uma em Cunhã Porã, três em Dionísio Cerqueira e outra relativa a transporte irregular de eleitores. De acordo com o comandante, em comparação com o primeiro turno, o processo está calmo. Cerca de 370 policiais trabalharam neste domingo.


Freio falha e mulher colide carro em container no centro. O acidente ocorreu na tarde de sábado, na rua Getúlio Vargas, centro de São Miguel do Oeste. No carro estava a motorista e seus filhos. Um Jeep Renegade colidiu contra um contêiner com entulhos de construção, em frente à Macodesc. A motorista do carro relatou que seguia pela Getúlio Vargas quando o veículo ficou sem freio. De imediato ela começou a buzinar no centro e passou a procurar um local para colidir o carro e fazer com que ele parasse. Depois de andar três quadras ela visualizou o lixeiro com entulhos, avisou as crianças que iria colidir e teve a coragem de jogar o carro contra o objeto. Todos estavam de cinto de segurança e isso foi fundamental para que ninguém tivesse ferimentos.


Polícia Civil de Riqueza recupera veículo furtado na região. Na manhã de hoje, por volta das seis horas e 30 minutos, a Policia Civil de Riqueza recuperou um veículo com registro de furto/roubo, no município de Maravilha. O veículo Volkswagen Saveiro CLI, ano 1997-1998 de cor vermelha, placas de Parobé, estado de Rio Grande do Sul, foi encontrado abandonado à beira da estrada na Linha Consoladora, sentido a Linha Três Forquilhas, interior de Riqueza. A Polícia Civil continuará as investigações para esclarecer o caso.


Motociclista sofre graves ferimentos em acidente no interior de São João do Oeste. A colisão entre carro e motocicleta ocorreu às 13 horas e 30 minutos de sábado. Os bombeiros de Itapiranga socorreram vítima de acidente na estrada geral de Beato Roque a Vale Pio, interior de São João do Oeste. Foi uma colisão envolvendo Fiat Strada de São João do Oeste, conduzida por um masculino e a motocicleta CG 150 placa de Iporã do Oeste pilotada por um homem de 32 anos. O piloto da motocicleta apresentava fratura exposta na perna esquerda, e fratura fechada no braço esquerdo e escoriações no corpo. A vítima foi conduzida ao hospital de São João do Oeste e transferida para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O motorista da Fiat Strada nada sofreu e permaneceu no local para levantamento policial.


Polícia Civil abre inquérito para investigar morte de jovem em acidente. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira, na Waldemar Rangrab. Uma jovem morreu e quatro ficaram feridos na colisão de dois veículos Gol. Segundo a delegada, MARCELA GOTO, os dois motoristas envolvidos se recusaram a fazer o teste de bafômetro e até o momento não se sabe a real causa da colisão e quem provocou a batida que resultou em morte. A delegada disse que houve homicídio culposo, porém, é difícil saber de quem foi a culpa porque os dois não passaram pelo bafômetro e muito menos pelo exame de sangue no hospital, que comprovaria a ingestão de bebida. Se o bafômetro fosse feito, o flagrante teria sido realizado na hora. A Polícia Civil abriu um inquérito. As perícias serão juntadas, as pessoas envolvidas e testemunhas serão ouvidas. O prazo para a conclusão da perícia é de, em média de 15 dias.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.