ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 29/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 65 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A agência de busca e resgate da Indonésia não acredita que haja sobreviventes após a queda do avião da Lion Air no mar ao norte da ilha de Java. A aeronave, com 189 pessoas a bordo, perdeu contato 13 minutos depois da decolagem do Aeroporto de Jacarta, na manhã desta segunda-feira. O diretor operacional da agência disse que é preciso encontrar os destroços, mas praticamente descartou que haja sobreviventes.

A caravana de migrantes que tenta chegar aos Estados Unidos, em sua maioria hondurenhos, completou neste final de semana, mais uma etapa de cerca de oito horas rumo à Cidade do México. O governo reiterou sua oferta de ajuda a quem pedir refúgio e decidir não seguir viagem. Os migrantes deixaram o estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e chegaram à tarde em Tapanatepec, Oaxaca, onde passaram a noite.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, felicitou o Brasil pelas eleições e fez um apelo para que o presidente eleito, JAIR BOLSONARO, retome o caminho das relações diplomáticas com o país, mergulhado em uma grave crise política e econômica. Em nota publicada no Twitter pelo ministro das Relações Exteriores, o governo venezuelano ratificou seu compromisso de continuar trabalhando com o "irmão povo brasileiro na luta por um mundo mais justo”.

O presidente da República eleito JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo, ao ler o discurso da vitória na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que o novo governo será um "defensor da Constituição, da democracia e da liberdade". O presidente eleito declarou que a futura administração precisa criar condições para “que todos cresçam”. Segundo ele, o governo federal vai reduzir estrutura e burocracia e cortará “desperdícios e privilégios”. BOLSONARO declarou que seu governo “respeitará de verdade a federação”, garantindo que os recursos federais cheguem aos estados e municípios. Ele disse que “Precisamos de mais Brasil e menos Brasília”.

A definição do ministério do presidente eleito JAIR BOLSONARO deverá se acelerar nos próximos dias. Os primeiros nomes já foram confirmados neste domingo. No Ministério da Fazenda, que poderá ser renomeado para Economia, figura desde o início o economista PAULO GUEDES. Para a estratégica Casa Civil, foi escolhido o deputado federal ONYX LORENZONI do DEM do Rio Grande do Sul. Na pasta de Ciência e Tecnologia, o astronauta brasileiro MARCOS PONTES, que é tenente-coronel da Aeronáutica, também foi confirmado por BOLSONARO e ele próprio admitiu que aceitaria a missão. E para, o Ministério da Defesa, a escolha recaiu sobre o general reformado AUGUSTO HELENO.

O economista Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda de JAIR BOLSONARO, disse neste domingo que a mudança do modelo da economia será focada em três "grandes itens" para controle dos gastos públicos. Segundo Guedes, a prioridade será reforma da previdência. O segundo grande item do controle de gastos públicos são as despesas de juros. O terceiro ponto citado por GUEDES é uma reforma do estado para reduzir os gastos com a máquina pública. Ele citou ainda outras medidas como simplificar e reduzir impostos, eliminar encargos e impostos trabalhistas sobre a folha de pagamentos para gerar, em dois ou três anos, 10 milhões de empregos novos.

O bombeiro militar da reserva, CARLOS MOISÉS DA SILVA, é o governador mais votado da história de Santa Catarina. Nunca antes os catarinenses deram tamanho aval a um governador eleito. O comandante MOISÉS recebeu 71 por cento dos votos válidos, ou seja, dois milhões 644 mil 179 votos. Antes, a maior votação atingida por um candidato eleito foi obtida por RAIMUNDO COLOMBO do PSD em 2014, quando foi eleito em primeiro turno com um milhão 810 mil votos. A vitória do PSL coloca um fim no ciclo de 16 anoso PSD e do MDB no comando do estado.

O número de votos brancos, nulos e o de eleitores que não compareceram às urnas neste domingo superou o de votos concedidos ao candidato GELSON MERISIO. Ao todo, a soma desses grupos alcançou um milhão 349 mil 138 eleitores, enquanto o candidato do PSD atingiu um milhão 75 mil 242 votos. MERISIO fez menos votos que no primeiro turno. Ontem, ele reconhecer a vitória do COMANDANTE MOISÉS afirmando que não houve eleição, mas uma verticalização do pleito em razão do efeito BOLSONARO.

O primeiro pronunciamento do COMANDANTE MOISÉS como governador eleito ocorreu por volta das oito horas da noite no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Ele fez um pronunciamento rápido agradecendo aos votos que recebeu neste segundo turno. MOISÉS afirmou que acredita "que o eleitor fez a escolha e entendeu que é o momento de mudar de o Brasil e Santa Catarina". O novo governador disse que tem plena consciência da responsabilidade que recai sobre ele.Ele falou ainda que a ideia "é fazer política de forma diferente do que vem sendo feita" e que tem "um grupo de trabalho que fará de Santa Catarina um Estado mais ágil, competitivo e que olhe para as pessoas".

Segundo turno das eleições é tranquilo na comarca. Ontem, os eleitores escolheram o presidente do Brasil, e em Santa Catarina o governador. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral ADAIR DA CUNHA, em Campo Erê, estavam aptos a votar, seis mil seiscentas e nove pessoas; Palma Sola cinco mil setecentas e trinta e duas; Saltinho três mil duzentos e sessenta e um eleitores e em São Bernardino, dois mil trezentos e cinquenta eleitores aptos a votar nestas eleições gerais.

Urna é substituída no interior. Segundo o promotor MÁRCIO VIEIRA, teve problemas com urnas na cidade, mas elas foram reiniciadas e voltaram a funcionar normalmente. No interior, de Campo Erê, Linha Área Nova, a urna precisou ser substituída. Em Campo Erê foram ao todo 66 sessões. A Polícia Militar, assim como a civil do município, contou com apoio da Polícia Federal e também da Força Nacional. Segundo o delegado da comarca, ROBERTO FRONZA, nenhuma ocorrência de crime eleitoral foi constatada.

Eleitores fazem festa para comemorar vitória dos eleitos. Em Campo Erê, a carreata reuniu centenas de pessoas. Eles percorreram pelas principais ruas da cidade, com bandeiras, buzinas e camisetas do BOLSONARO. Segundo a Polícia, a manifestação dos eleitores foi ordeira, sem nenhuma confusão. Conforme o Corpo de Bombeiros, também não foi registrada nenhuma ocorrência relacionada a manifestação do eleitores.

COMANDANTE MOISÉS é o preferido nas 27 urnas de Campo Erê. Na cidade sede, para governador do estado, a disputa entre GELSON MERÍSIO do PSD, e COMANDANTE MOISÉS do PSL, teve uma diferença de 441 votos. As urnas indicam que a maioria dos eleitores preferiram MOISÉS. Ele se elegeu com dois mil quinhentos e dezesseis votos em Campo Erê. Já o adversário MERÍSIO, fez dois mil e setenta e cinco votos.

PT vence eleições nos municípios da comarca de Campo Erê. Para presidente da república, no município sede, assim como nos outros três da comarca, JAIR BOLSONARO do PSL perdeu nas urnas. Na sede, ele fez dois mil quatrocentos e vinte votos, e FERNANDO HADDAD do PT, somou dois mil e oitocentos e setenta e um votos. A diferença de votos entre os dois é de 451.

Em Saltinho: Apenas 30 votos de diferença entre os candidatos ao governo do estado. GELSON MERÍSIO fez no município 969 contra 999 para o COMANDANTE MOISÉS. Já para presidente, a cidade teve o maior número dos votos válidos para o petista FERNANDO HADDAD. Com 62,71 por cento, ele somou mil quatrocentos e noventa e sete votos. BOLSONARO, fez apenas 890 nas doze urnas de saltinho. A diferença de votos entre os candidatos é de 607.

Comandante MOISÉS perde nas urnas de São Bernardino. O candidato do PSL, fez 771 votos. Já seu adversário GELSON MERÍSIO do PSD, somou 841. A diferença de votos entre os dois é de 70. Para presidente da república, não foi diferente que os outros municípios da comarca que votaram a favor de FERNANDO HADDAD. Em São Bernardino o petista somou mil e quarenta e três votos, JAIR BOLSONARO do outro partido ficou com 788. A diferença dos votos computados entre os dois que concorreram a presidência do Brasil é de 255.

MERÍSIO conquista o maior número de votos em Palma Sola. Apesar de não ter sido eleito, o candidato do PSD, fez mil 879 votos, contra mil 669 para o COMANDANTE MOISÉS. 210 é a diferença de votos entre os dois no município. Por sua vez a votação para presidente, em Palma Sola, que agora faz parte da comarca de Campo Erê, a diferença de votos é de 460. HADDAD do partido dos trabalhadores somou dois mil 273, e BOLSONARO do PSL, mil 813 votos.

Maioria dos eleitores de Santa Terezinha do Progresso preferiam MERÍSIO para governador. Foi o que mostrou o resultado das 11 urnas do município. O candidato do PSD, conseguiu 798 votos. Por sua vez, o COMANDANTE MOISÉS do PSL, fez menos votos ficando com 757. A diferença entre os dois é de 41. Para presidência, são 349 votos a favor do petista. A opção era para FERNANDO HADDAD, que fez mil e 66 votos. O eleito no Brasil, JAIR BOLSONARO, fez menos, 717.

COMANDANTE MOISÉS é favorito em Anchieta. Diferente dos outros municípios da comarca de Campo Erê, o resultado das urnas apontou a preferência pelo candidato do PSL, que conquistou 323 votos a mais que GELSON MERÍSIO do PSD. MOISÉS somou mil 873, e MERÍSIO, mil 550. Para presidente, a diferença de votos é de 226. JAIR BOLSONARO do PSL, alcançou o maior número de votos ficando na frente, com dois mil e 27, contra mil 801 de HADDAD.

Candidatos do PSL vencem nas urnas de São Lourenço do Oeste. Tanto para governo do estado de Santa Catarina, quanto para presidente da república, os preferidos foram os eleitos COMANDANTE MOISÉS e JAIR BOLSONARO. Para governador, o candidato do PSL, conquistou sete mil 890 votos, contra quatro mil 467 do adversário GELSON MERÍSIO do PSD. A diferença de votos entre os dois é de três mil 423.

JAIR BOLSONARO lidera urnas em São Lourenço. Ele somou oito mil 899 votos, contra quatro mil e oitocentos de FERNANDO HADDAD do PT. Com 64,96 por centos dos votos válidos BOLSONARO foi o preferido pela maioria dos eleitores em São Lourenço do Oeste. Ele fez quatro mil e noventa e nove votos a mais que o petista.

Novo Horizonte, assim como a sede da comarca São Lourenço preferiu os candidatos do PSL. O COMANDANTE MOISÉS, alcançou 857 votos, contra 695 de MERÍSIO. Com 162 a mais, o resultado mostra a preferência pelo partido do PSL. Já para presidente, a vontade dos eleitores foi a mesma, e JAIR BOLSONARO fez 188 votos a mais que FERNANDO HADDAD. O candidato do PSL, somou 995, e o do PT 807 votos.

BOLSONARO e COMANDANTE MOISÉS vencem na maioria dos municípios da Ameosc. Dos 19 municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina, JAIR BOLSONARO e COMANDANTE MOISÉS, ambos do PSL, venceram na maioria deles. BOLSONARO venceu em 18 cidades, na maior parte delas com mais de 60 por cento dos votos válidos. O candidato do PSL perdeu apenas em Palma Sola.

Ao todo, BOLSONARO fez 65 mil e 760 votos na região da Ameosc, o que representa 64,19 por cento dos votos válidos. Já FERNANDO HADDAD somou 36 mil 698 votos, que é 35,81 por cento. COMANDANTE MOISÉS do PSL também venceu em 18 dos 19 municípios da Ameosc e somou 56 mil 760 votos contra 38 mil 822 de GELSON MERISIO do PSD. Assim como HADDAD, MERISIO venceu apenas em Palma Sola.

Jovem fica ferido em queda de moto. Por volta das 21 horas e 30 minutos de sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para atender um acidente de trânsito, na Rua Coronel Bertaso, Centro. Ao chegar no local a guarnição se deparou com um homem de 22 anos. A vítima estava deitada na rua, segundo informações obtidas no local, ele saltou uma lombada e perdeu o controle da motocicleta, uma HondaBiz com placa de Saltinho. O paciente foi imobilizado e conduzido até o hospital Santo Antônio.

Moto pega fogo após colidir em carro. Um acidente ocorreu por volta das 14 horas de sábado, no KM 18,400 da SC157 em Novo Horizonte. Foi um tombamento seguido de colisão frontal e incêndio em veículo. Se envolveram no acidente a motocicleta KawasakiNinja, que era pilotada por um jovem de 22 anos que teve ferimentos leves e um Corsa, conduzido por um idoso de 72 anos, ambos emplacados em São Lourenço do Oeste. Após a colisão a moto pegou fogo.

Motorista é flagrado com grande quantia de dinheiro de origem duvidosa. Por volta das 17 horas e 40 minutos de sábado, na rodovia SC-157, em São Lourenço do Oeste, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária, fazia operação de trânsito. Foi abordado um veículo SPACEFOX de Chapecó, conduzido por um homem de 26 anos. Foi constatado que este transportava consigo grande quantidade de dinheiro de origem duvidosa. Diante da irregularidade constatada, os valores, e os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de São Lourenço do Oeste.

Mais de 120 quilo de droga é apreendida. A equipe da Polícia Militar de Renascença em deslocamento na cidade de Marmeleiro por volta das 21 horas de ontem visualizou um veículo HyundaiVera Cruz com placas de Londrina em atitude suspeita no trevo de acesso à cidade. Ao abordar o veículo onde estava um casal, os policiais perceberam um forte odor de maconha. Durante vistoria foi localizado um fundo falso embaixo dos bancos traseiros, e localizada uma grande quantidade de maconha envolvida em fita plástica.

A droga totalizou 127 quilos e 700 gramas. Após consulta foi constatado que o veículo estava com placas clonadas e a placa original é de Foz do Iguaçu, onde havia sido furtado. O condutor informou que pegou o veículo em Foz do Iguaçu e levaria para Torres onde receberia dois mil reais pelo serviço. Os envolvidos junto com o veículo e a droga foram entregues na delegacia.

Condutor de veículo é flagrado jogando santinhos nas ruas de Dionísio Cerqueira. A Polícia Militar e Federal foram acionados, na madrugada de ontem, para verificar uma situação de propaganda irregular no município. Em denúncia, um condutor de um veículo VW Fox, de cor vermelha, foi flagrado, jogando santinhos de candidatos dos partidos 55 e 13, nas ruas próximas aos pontos de votação nos bairros Três Fronteiras, Cohab e São Silvestre.

A denúncia se confirmou através de imagens de câmeras de videomonitoramento. Elas flagraram a movimentação do veículo nas regiões, realizando o ato criminoso de “derramar” os panfletos nas ruas. Foi possível, através da investigação das forças de segurança, apurar a pessoa responsável pela produção dos materiais de campanha, que confessou ação, mas não saberia informar quem seria o autor do “derrame”, pois teria deixado os materiais nos comitês de campanha. A Polícia Federal dará andamento às investigações do caso.

Santinhos espalhados em ruas de Dionísio Cerqueira são recolhidos pela Justiça Eleitoral. Conforme a chefe do cartório eleitoral da zona de número 50, TALITA DE VÉRAS, a eleição no segundo turno transcorreu normalmente, com pequenos problemas. Os materiais eram com números dos candidatos à presidência, FERNANDO HADDAD e a governador, GELSON MERÍSIO. O delegado da Polícia Federal, MÁRCIO ANATER, também lembrou que a delegacia vai investigar as situações, pois existe no material o nome do morador solicitou a impressão, onde consta o CPF do financiador. O delegado explica que o crime configura como “boca de urna”. Os agentes estão fazendo diligências para identificar os envolvidos. As câmeras da PM foram usadas e conseguiram identificar o automóvel envolvido.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.