ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-09-2020 Terça-Feira

-GOVERNO QUER USAR RECURSOS DE PRECATÓRIOS E DO FUNDEB PARA O RENDA CIDADÃ

STF NEGA AÇÃO DO GOVERNO QUE QUESTIONAVA RITO DE IMPEACHMENT

-TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS ESTÁ SENDO NORMALIZADO GRADATIVAMENTE

-LIONS CLUBE DE TUNÁPOLIS E SANTA HELENA PRETENDE AUMENTAR NÚMERO DE SÓCIOS

-PREÇO DO LEITE SEGUE EM ALTA E DEVE ESTABILIZAR ACIMA DE DOIS REAIS O LITRO

-AEST LANÇA GUIA DE PROFISSIONALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS

-PM ATENDE QUATRO OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO, ENTRE ELAS AGRESSÃO A GRÁVIDA

-COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E MOTO DEIXA JOVEM FERIDO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A Organização Mundial de Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que vai disponibilizar 120 milhões de testes de Covid-19 para 133 países de baixa e média renda em um período de seis meses. A OMS disse que os testes serão oferecidos no Brasil e em outros países na América Latina. Os testes usados serão os de antígenos, aqueles capazes de identificar as proteínas da superfície do novo coronavírus. Os testes serão fabricados pelas empresas SD Biosensor e Abbot, e o volume será garantido por meio da Fundação Bill e Melinda Gates. Cada teste custará cinco dólares, cerca de 28 reais.


O governo da Nicarágua, do presidente DANIEL ORTEGA, propôs dois projetos de lei para restringir o trabalho de veículos de imprensa e organizações não-governamentais. Parlamentares do partido de ORTEGA apresentaram nesta segunda-feira projeto de lei que torna a disseminação de "informações que ameacem a segurança nacional" punível com até quatro anos de prisão. A legislação proposta provocou críticas de organizações jornalísticas e ativistas de oposição. Desde 2014, pelo menos 20 veículos de comunicação em todo o país já teriam sido confiscados ou fechados pelo governo.


Pela primeira vez, DONALD TRUMP e JOE BIDEN estarão frente a frente na campanha presidencial dos Estados Unidos de 2020 nesta terça-feira. O primeiro dos três debates entre os dois candidatos acontece em Cleveland, Ohio, e será moderado por CHRIS WALLACE, da Fox News. O encontro terá início às 22 horas de Brasília e duração de 90 minutos, sem intervalos. Serão seis blocos de 15 minutos cada, divididos por assuntos selecionados por WALLACE. Não haverá checagem de fatos pelo moderador.



O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial, o calendário de pagamentos das parcelas de 300 reais do Auxílio Emergencial para beneficiários fora do Bolsa Família.A portaria que definiu as datas de pagamento das parcelas de 300 também alterou o calendário dos pagamentos das próximas parcelas de 600 reais. A prorrogação do Auxílio Emergencial com mais quatro parcelas de300 foi oficializada no início do mês por Medida Provisória. Apenas os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família, no entanto, já estavam recebendo os pagamentos, que seguem o calendário do próprio bolsa.Os calendários de pagamento das parcelas de 300 levam em consideração a data em que o beneficiário recebeu a primeira das parcelas originais do benefício, de 600.


O senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre afirmou nesta segunda-feira que a chamada PEC Emergencial vai prever o financiamento de um programa de transferência de renda batizado de Renda Cidadã com recursos do Fundeb e com verbas reservadas no Orçamento para pagamentos de precatórios. BITTAR é vice-líder do governo no Congresso Nacional e participou nesta segunda de reunião no Palácio da Alvorada com o presidente Jair Bolsonaro, ministros e líderes partidários para discutir o assunto. O governo não deu detalhes sobre o Renda Cidadã. Não foi informado, por exemplo, o valor que cada beneficiário receberá ou quando o benefício começará a ser pago.


A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou parecer nesta segunda-feira em que classifica como inconstitucional a proposta do governo federal de usar recursos de precatórios para financiar o novo programa social, intitulado Renda Cidadã. Segundo a OAB, a proposta a ser enviada ao Congresso Nacional "já nasceria inconstitucional" porque há duas decisões do Supremo Tribunal Federal proibindo a ampliação do prazo para o pagamento de precatórios – mesmo se as dívidas já tiverem vencido.Os precatórios são dívidas dos governos que já foram reconhecidas pela Justiça. O parecer da OAB afirma que o uso cogitado da verba dos precatórios "traz enorme insegurança jurídica".


A última semana de setembro iniciou com oportunidades em Santa Catarina. São quatro mil 150 vagas de empregos, sendo 196 destinadas às pessoas com deficiência, disponibilizadas em mais de 50 cidades catarinenses. Os números foram divulgados pelo Sistema Nacional do Emprego, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. As ofertas da semana englobam as mais variadas funções, com pré-requisito desde nível fundamental a superior. O Oeste do estado lidera as vagas, com mais de mil oportunidades. Em destaque estão São Miguel do Oeste com 872 vagas, Concórdia com 343 e Chapecó com 276.


Em setembro, o estado ultrapassou a marca de mil propriedades certificadas livres de brucelose e tuberculose, um marco importante que atesta a excelência sanitária dos rebanhos e o importante trabalho feito pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina nos controles sanitários na cadeia produtiva. O Programa tem parceria com os órgãos públicos, enquanto certificadores dos processos, profissionais habilitados e entidades privadas. Na visão da Cidasc, a erradicação da brucelose e tuberculose pode ser mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense.


O Supremo Tribunal Federal negou nesta segunda-feira seguimento à ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado que questionava o rito do processo de impeachment. Como a ação não foi sequer conhecida, a ministra ROSA WEBER deixou de analisar o pedido de suspensão do processo contra o governador CARLOIS MOISÉS e a vice DANIELA REINEHR.A PGE disse que só vai se manifestar depois de ter acesso à decisão. Com a decisão, o processo de impeachment segue o trâmite no tribunal de julgamento. A Procuradoria-Geral entrou com a ação no STF em setembro de setembro.MOISÉS e DANIELAsão alvo de dois processos de impeachment, que estão em duas fases diferentes. O mais antigo deles está na etapa do tribunal de julgamento e o segundo, formou comissão na semana passada.


-TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS ESTÁ SENDO NORMALIZADO GRADATIVAMENTE

-LIONS CLUBE DE TUNÁPOLIS E SANTA HELENA PRETENDE AUMENTAR NÚMERO DE SÓCIOS

-PREÇO DO LEITE SEGUE EM ALTA E DEVE ESTABILIZAR ACIMA DE DOIS REAIS O LITRO

-AEST LANÇA GUIA DE PROFISSIONALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS


Comarca registra 38 por cento de aumento de candidatos a vereador. São 43 registros a mais em comparação a eleição de 2016. Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e Iporã do Oeste tiveram juntos 112 candidatos na última eleição e neste ano serão 155 postulantes a vagas nos legislativos, um aumento de 38.4 por cento. O maior aumento ocorreu em Itapiranga que passou de 33 para 53 candidatos. Iporã do Oeste teve 34 candidatos em 2016 e neste ano terá 41. São João do Oeste registrou aumento de 21 para 27 candidatos. Tunápolis teve o menor acréscimo passando de 24 para 26. Os quatro municípios de abrangência do Cartório Eleitoral de Itapiranga terão apenas dois candidatos a prefeito cada.


Maioria dos vereadores da região concorrem a reeleição. São João do Oeste e Tunápolis terão vereadores concorrendo ao cargo de vice-prefeito. Em Itapiranga os atuais vereadores ALOISIO KESSLER e LONI HECKLER não configuram na lista para a próxima legislatura. Em Tunápolis, MARLEI BIEGER, LEONARDO VOGT, GILBERTO LUNKES, DONATO LAUSCHNER e LOIVO ZOZ abriram mão de uma vaga na câmara de vereadores. DONATO e LOIVO são candidatos a vice-prefeito. Já em São João do Oeste, VALDIR GRASEL e ADEMAR SCHNEIDERS abriram mão da reeleição. GRASEL ficará fora do pleito. SCHNEIDERS é candidato a vice-prefeito. Em Iporã do Oeste, disputam a reeleição IRMI SCHNEIDERS, FERNANDO OTT, ADRIANO KLEIN, MÁRIO HECK, NOIRI KOSMANN, SERGIO SUZIN, DARCI DE SOUZA, ficando de fora da disputa MARIO RIBEIRO DE FREITAS.


Escola de Educação Básica Everaldo Beckhauser de Descanso desenvolve diversos projetos com os diferentes níveis de ensino. Segundo a diretora do educandário, JACINTA ORO, vários projetos estavam em andamento ou em planejamento antes da pandemia, como as viagens de estudo que as turmas realizam. Ela cita que como estas ações não estão sendo possíveis, outros projetos são realizados. A diretora comenta que com o ensino fundamental os projetos são nas áreas ambiental, da busca do sonho pelos alunos e sua realização profissional e atividades culturais que complementam o conhecimento das disciplinas da grade curricular. No ensino médio, JACINTA destaca que os projetos atendem também as três modalidades: o novo ensino médio, o ensino técnico em vendas e o ensino médio inovador. Para o ensino médio, foram realizadas entrevistas online com diferentes profissionais para auxiliar os estudantes na escolha da carreira.


No ensino médio técnico em vendas, a diretora da escola de Educação Básica Everaldo Beckhauser cita que a dificuldade é a realização do estágio pelas turmas do terceiro ano. JACINTA ORO comenta que o estágio prático é realizado em empresas a escolha dos alunos, sendo que 22 horas devem ser cumpridas na área de prestação de serviço, e 22 horas em uma empresa que os estudantes atuam como funcionários. Como os estágios não estão sendo possíveis, a diretora destaca que há possibilidade da realização de entrevistas de forma online com os empresários. JACINTA lembra que o primeiro semestre letivo encerrou no dia 30 de agosto, e alguns alunos que não realizaram todas as atividades estão passando por uma busca ativa em suas residências para que executem todas as tarefas e possam concluir o ano letivo.


Desenvolvimento do turismo está relacionado ao trabalho de profissionais capacitados para atuar no setor. No domingo, 27 de setembro, foi lembrado o Dia do Turismo. Conforme a consultora, TRAUTE LIMBERGER, apesar das restrições que a pandemia causou em diversos estabelecimentos e atrativos turísticos, o setor está cada vez mais em evidência. Ele cita que o turismo foi um dos mais afetados com toda essa situação, mas gradativamente as atividades estão sendo retomadas e com mais intensidade do que antes. TRAUTE comenta que as pessoas economizam em outros gastos, para poder viajar, se distrair e conhecer novos lugares, o que acaba movimentando a economia. Conforme a consultora, assim como em outro setor, para o turismo devem haver profissionais capacitados para atuar. Ela cita que o turismólogo deve estar capacitado para receber os visitantes e dar explicações sobre os locais visitados, o que não é uma tarefa fácil.


Para trabalhar no setor do turismo, a consultora afirma que é necessário conhecimento e exige habilidades. TRAUTE LIMBERGER comenta que mesmo no turismo rural não basta aquele conhecimento empírico, que as pessoas têm do dia a dia, pois a orientação profissional de um responsável habilitado para isso é fundamental para que o empreendimento tenha sucesso. Ela afirma que os turismólogos são especialistas em auxiliar os empreendedores a desenvolver o turismo como um todo, considerando que são várias questões que devem ser levadas em conta, além de ter um espaço, uma atração para ser oferecida aos visitantes turistas. TRAUTE avalia que na região Oeste catarinense, se percebe o comprometimento com os interessados em investir no turismo, e a aceitação daquilo que é sugerido pelos profissionais do setor.


Processos de impeachment dos governantes de Santa Catarina seguirão de forma totalmente separada. O deputado do PT, FABIANO DA LUZ está presidindo a comissão especial instalada na Alesc para analisar o segundo pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS e da vice, DANIELA REIHNER. Ele explicou os detalhes da denúncia e o cronograma de trabalhos da comissão. Segundo FABIANO, o grupo vai seguir o rito estabelecido na legislação, abrir prazo para defesa do governador e da vice e decidir se o pedido deve ser arquivo ou ter prosseguimento. Ele comentou que a comissão vai realizar todas as etapas do processo independentemente do resultado do julgamento do primeiro pedido de impedimento que está em fase de julgamento na Assembleia. O primeiro pedido diz respeito ao aumento de salário dos procuradores de 33 para 39 mil, sem aprovação da Alesc, somente embasamento jurídico.


O deputado afirma que a segunda denúncia de impeachment do governador e da vice é mais robusta do que o primeiro pedido de impedimento. FABIANO DA LUZ cita que a segunda denúncia é de crime de responsabilidade no caso da compra dos respiradores por 33 milhões com dispensa de licitação e pagamento antecipado dos valores. Outro problema citado pelos denunciantes é a contratação de uma empresa para construção de um hospital de campanha em Itajaí com suposto favorecimento e superfaturamento. O governo desistiu desse contrato. Na visão de FABIANO, o conteúdo desse segundo processo é mais denso e já foi objeto de CPI na Assembleia. O prazo para defesa é esta semana. De acordo com o deputado, a abertura de dois pedidos de impedimentos ocorre porque existem elementos legais e técnicos, mas também porque MOISES não teve habilidade para construir uma boa base política na Assembleia Legislativa.


Bancada do Oeste debate situação do comércio internacional no Extremo Oeste. Conforme o presidente da bancada, MAURÍCIO ESKUDLARK, foi feita uma videoconferência para colher sugestões de prefeitos, empresários, importadores e despachantes sobre a operacionalidade do porto seco. Uma das principais questões é a entrada em vigor da Lei Estadual que determina que as empresas beneficiárias de regime tributário diferenciado importem produtos via Dionísio Cerqueira, fato que tem gerado inquietações no setor privado e público. O objetivo é fazer adequações para garantir o cumprimento da exigência de forma gradativa, já condicionando 10% de movimento a partir deste ano. Ele explica que, tendo em vista a falta de estrutura física e de pessoal para atender a nova demanda, a perspectiva é que o acréscimo de tempo para liberação das cargas acarrete prejuízos econômicos.


Associação Catarinense de Distribuidoras e Atacadistas sugeriu que o estado aumente gradualmente a capacidade de atendimento do porto seco para melhorar também a saída de produtos. Conforme o deputado, MAURÍCIO ESKUDLARK, uma das primeiras ações, seria levantar quais produtos podem entrar no país via Dionísio Cerqueira sem maiores entraves ou aumento de custos. Dessa forma as empresas poderiam aproveitar a logística também para saída das mercadorias. Algumas haviam se preparado para nova lei de agosto e já começaram a operar. Mas, a maioria pede principalmente melhorias nas rodovias, com destaque para BR 163. Outra sugestão é fazer o processo em etapas, visando aumentar os valores de impostos. Com esse movimento extra, já neste ano, as associações entendem ser possível promover as obras e ampliação de pessoal, para então a lei valer na totalidade e condicionar o benefício fiscal ao Extremo Oeste. Para isso, a ideia é que receita federal, Anvisa e MAPA encaminhem mais servidores.


Transporte coletivo de passageiros está sendo normalizado gradativamente. A responsável pelo terminal rodoviário de Mondaí, NAIR FICAGNA, cita as linhas de ônibus com saída de Itapiranga às 15 horas e 10 minutos e destino a Chapecó, com conexão a Florianópolis às 19 horas e 15 minutos, de segunda a sexta-feira. Também a linha da Maravitur com saída de SMOeste e destino a Mondaí nas segundas e sextas-feiras de manhã as seis horas e 45 minutos e todos os dias de segunda a sexta na parte da tarde, as 12 horas e 45 minutos. O retorno da linha da Maravitur de manhã com destino a SMOeste é as nove horas e a tarde as 16 horas e 30 minutos, de segunda a sexta-feira. Com retorno de Chapecó há uma linha da Reunidas de segunda a sexta com saída as seis horas e 20 minutos da manhã, e destino a Itapiranga. NAIR lembra que também há várias linhas liberadas para viagens fora do estado, com menor ocupação de passageiros.


Show de prêmios das APAEs terá sorteio de três carros, moto e TV. Segundo a diretora do CAESP Caminho de Luz, ELIANE BRUGNEROTTO, as cartelas para a campanha de prêmios já estão disponíveis para a compra, ao valor de dez reais cada. As cartelas estão sendo vendidas pelos familiares dos alunos, profissionais da escola, madrinhas dos apaianos e demais colaboradores. ELIANE cita que este ano serão cinco prêmios novamente. O primeiro é um Fiat Mobi vermelho, os segundo e terceiro prêmios são um Fiat Mobi branco cada, o quarto é uma Honda Biz e o quinto prêmio é uma TV LED 50 polegadas. A diretora do CAESP destaca que 90% do valor das cartelas que são vendidas fica para a escola, e 10% é repassado a Federação das APAEs de Santa Catarina, que organizou o show de prêmios. Ela lembra quea venda das cartelas ocorre até dia 20 de novembro, e o sorteio será no dia 12 de dezembro, pela loteria federal.


Lions Clube de Tunápolis e Santa Helena pretende aumentar número de sócios. O presidente do Lions, GLAUSTON ALÉSSIO, que assumiu a função no início do novo ano Leonístico em agosto, era anteriormente a vice-presidência da entidade. Segundo o presidente, o Lions se baseia em cinco ações, que são as campanhas do cancer infantil, fome, meio ambiente, visão e diabetes. Ele cita também campanhas em parceria com outras entidades do município, atendendo demandas da população, a exemplo do auxílio prestado as famílias atingidas pelo temporal. GLAUSTON comenta que a pandemia tem limitado várias ações do Lions, mas a expectativa é que a partir de agora, de forma gradativa, atividades que tradicionalmente eram realizadas possam ser retomadas. Ele lembra que o Lions está aberto para novos voluntários, sendo que os interessados serão aprovados em assembleia, e este ano não haverá o valor da anuidade. No momento são 24 sócios ativos.


Preço do leite segue em alta e deve estabilizar acima de dois reais o litro. Baseado nas resoluções do Conseleite, o preço do litro pago ao consumidor deve ter novo reajuste em outubro. Tendência de alta já foi maior em meses anteriores, principalmente em agosto e setembro. Os indicadores de mercado apontam para estabilização do preço em valor elevado. Conforme o membro da Aliança Lácta Sul Brasileira, AIRTON SPIES, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão reajuste para o próximo pagamento das cooperativas de laticínios. A estabilização do preço é baseado no aumento de produção e da importação de leite. Maior oferta provoca um cenário favorável para as indústrias e acaba freando o aumento de preço. SPIES relata que o valor máximo do litro comercializado em outubro deve ser a dois reais e 25 centavos e o mínimo em real e 70 centavos. Salienta que cada produtor tem sua relação com a indústria e a negociação de valores.


AIRTON SPIES alerta que a rentabilidade média neste ano está seis por cento inferior ao ano passado. Lembra que o preço elevado é recente e o custo de produção aumentou de maneira considerável comprometendo o lucro do produtor. SPIES chama atenção para as dificuldades geradas pelo aumento de custo do milho e farelo de soja comprometendo a rentabilidade dos produtores. Informa ainda que a importação aumentou 39 por cento em agosto em relação a julho. Indústrias brasileiras conseguem comprar com facilidade da Argentina e Uruguai que possuem alta produção e com preço menor. Outra preocupação é com a possível queda no consumo. Como exemplo, SPIES cita o auxílio emergencial de 600 reais para 69 milhões de brasileiros, este valor foi reduzido e com isso diminui também a capacidade de compra do consumidor.


Aliança Lácta Sul Brasileira foca no mercado internacional. Atualmente o Brasil importa três por cento do leite consumido e exporta um por cento da produção. AIRTON SPIES diz que o Brasil possui estoque baixo de produtos lácteos. Ele avalia que a produção está em alta e neste ano Santa Catarina deve ter aumento de três a quatro por cento atingindo três bilhões 150 milhões de litros. 80% da produção estadual tem origem na região oeste. SPIES observa que o desafio e meta é maior qualidade do leite para ter competitividade no mercado externo. A qualidade do leite também é decisiva para compensação ao produtor. Leite com maior teor de sólidos e menor contagem bacteriana tem compensação de até 40 centavos por litro. Segundo SPIES, a região sul do Brasil é responsável por 36% da produção, possui apenas 15% dos consumidores e precisa vender o excedente em forma de manteiga, queijo e leite em pó para ter maior lucratividade.


AEST lança guia de profissionalização e certificação das empresas de Tunápolis e Santa Helena. O lançamento ocorreu na última quarta-feira, durante a primeira assembleia presencial deste ano. De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, BRUNO SALDÍVIA, estiveram na pauta da reunião as ações já realizadas pela entidade neste ano atípico de pandemia, mas principalmente as ações futuras em prol das empresas. O presidente cita que com base nos dois focos centrais da AEST, de promover ações que causem a melhoria no ambiente empresarial e facilitar o acesso ao mercado pelos associados, foi lançado na última semana um guia para auxiliar as empresas a alcançar estes objetivos. SALDÍVIA afirma que durante a pandemia ficou evidente a necessidade das empresas melhorarem a sua gestão, pois aquelas que possuem profissionais capacitados enfrentaram melhor a crise.


O guia tem a principal finalidade de orientar as empresas, de uma maneira simples e prática, a melhorarem a sua gestão. O presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis cita que o guia contempla 22 pontos, divididos em cinco grupos, com instruções aos associados. BRUNO SALDÍVIA destaca que os pontos abordam temas como visão de futuro, gestão de pessoas, inovação, clientes e atendimento. Ele explica que cada ponto terá uma jornada a ser seguida pelas empresas, o que irá permitir identificar o nível de gestão em que se encontram e quais melhorias podem contribuir para avançar de nível. Além das melhorias, SALDÍVIA comenta que as empresas serão certificadas de acordo com o nível de gestão que obtiverem. Este certificado será de três a cinco estrelas, e vai contribuir para valorização dos empreendimentos e reconhecimento pelos clientes. O presidente da AEST lembra que para associados a certificação não terá custos.


Empresas com maior facilidade poderão auxiliar as outras que tiverem deficiência em algum setor. BRUNO SALDÍVIA comenta que além da orientação que o guia irá fornecer para melhorar aspectos individuais de cada empreendimento, será possível também a troca de experiências entre associados. A AEST ainda dará o suporte para atender demandas específicas por meio da disponibilidade de treinamento. Conforme o presidente da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, os 22 pontos do guia atendem todos os setores, da indústria e comércio, já a adesão a certificação será voluntária. SALDÍVIA considera que as empresas devem aprender a reconduzir a sua forma de atuação, se profissionalizando na área digital, considerando que o comércio eletrônico tem sido um concorrente cada vez mais forte. Ações também estão sendo fortalecidas no turismo, com a elaboração do Mapa do Turismo nos dois municípios.


-PM ATENDE QUATRO OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO, ENTRE ELAS AGRESSÃO A GRÁVIDA

-COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E MOTO DEIXA JOVEM FERIDO


Briga após cliente se negar a usar máscara para entrar em bar termina com homem esfaqueado. A ocorrência foi atendida pelo Pelotão de Patrulhamento Tático e bombeiros na noite de domingo, próximo as 20 horas, em um lar localizado às margens da SC 492, próximo ao trevo de acesso a Barra Bonita. No local, o Corpo de Bombeiros atendeu um homem que havia sido esfaqueado. A vítima foi conduzida ao hospital de Guaraciaba. Os proprietários do local relataram que a discussão iniciou porque mesmo sendo orientada a vítima não queria usar a máscara para entrar no bar. A briga envolveu outros três clientes do estabelecimento. Foi confeccionado pela polícia um Termo Circunstanciado, sendo todos os envolvidos compromissados a comparecer em audiência no Fórum.


Homem é preso após agredir companheira grávida. A ocorrência foi atendida na madrugada desta segunda-feira pela Polícia Militar, na rua Albino Moser, Bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. A vítima, grávida de 14 semanas, relatou que ela e seu companheiro tiveram uma discussão enquanto se deslocavam para buscar um lanche na noite de domingo. A mulher disse a PM que seu companheiro começou a agredi-la dentro do carro e que devido às agressões foi jogada para fora do veículo. Ela chamou um veículo, garupa, para levá-la para casa, mas quando chegou na residência e começou a arrumar as malas para ir embora, seu companheiro a agrediu com socos em sua barriga e a expulsou de casa. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o autor das agressões. Bombeiros conduziram a mulher para atendimento médico.A PM atendeu ao menos quatro ocorrências de violência doméstica em SMOeste e Anchieta. Em todos os casos, os agressores foram presos.


Colisão frontal deixa motociclista ferido. O acidente foi registrado por volta das 18 horas de ontem na rua Almirante Tamandaré, bairro Salete em SMOeste, e envolveu uma moto com placa de São Miguel e um Gol de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Para a reportagem da Rede Peperi, os moradores relataram que o condutor da moto seguia sentido bairro quando teve a preferencial invadida pelo homem que conduzia o Gol. Com o impacto, o jovem de 19 anos parou no para-brisa do carro e caiu no chão. Apesar da gravidade e dos danos de grande monta nos dois veículos envolvidos, a vítima teve escoriações pelo corpo e um ferimento lacerante na boca. O motorista do carro, de 84 anos, também precisou de atendimento, devido a um ferimento na face e por ter ficado em o estado de choque com o acidente e por ser cardíaco. A Polícia Militar também foi acionada, fez o controle do trânsito e todos os levantamentos necessários.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.