ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 29 07 2020

-BOLSONARO SANCIONA LEI QUE DESTINA MAIS UM BILHÃO E MEIO AO COMBATE DA COVID

-ALESC ADIA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR

-MUNICÍPIO VOLTA A CONTRATAR MAIS DO QUE DEMITIR EM JUNHO

-BARRA BONITA REGISTRA PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NO MUNICÍPIO

-ENTIDADES QUESTIONAM POR QUE COMITÊ NÃO ADOTA USO DA IVERMECTINA

-POLÍCIA CIVIL APONTA QUE HOMEM MATOU MULHER E COMETEU SUICÍDIO

-CAMINHÃO CARREGADO COM PRODUTOS DE LIMPEZA CAPOTA NA SC 305

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

COOPEROESTE, fabricante dos produtos lácteos Terra Viva. Leite longa-vida integral, semidesnatado e desnatado, doce de leite, leite condensado, creme de leite, queijo mussarela e o saboroso achocolatado Terrinha. COOPEROESTE Terra Viva, esta é nossa.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A China criticou nesta terça-feira a "provocação imprudente" dos Estados Unidos, após sua decisão de fechar o consulado chinês em Houston, que provocou, como represália, o fechamento de um consulado dos Estados Unidos em seu território. O ministro das Relações Exteriores da China afirmou que essa provocação dos Estados Unidos, o confronto e divisão estão muito longe da realidade. Ele disse que os interesses da China e Estados Unidos ainda estão muito integrados.

O governo da Catalunha informou nesta terça-feira que a prática conhecida como "botellón" –costume espanhol de beber em vias públicas e em aglomeração– está proibida em toda a comunidade autônoma como medida para conter a propagação do novo coronavírus. Quem descumprir com essa norma vai sentir no bolso: a multa pela infração pode chegar a até 15 mil euros , cerca de 90 mil reais. A medida foi adotada pelo governo local, após o presidente catalão, QUIM TORRA, ameaçar voltar com um lockdown após novos surtos da Covid.

Milhares de mineiros e indígenas relacionados ao ex-presidente de esquerda EVO MORALES marcharam nesta terça-feira na cidade boliviana de El Alto, vizinha de La Paz, em rejeição ao adiamento das eleições gerais devido ao coronavírus. Cerca de cinco mil pessoas participaram do protesto. Não faltaram críticas contra o governo da presidente de transição, JEANINE ÁÑEZ, e do Supremo Tribunal Eleitoral. Na semana , que na semana passada adiou as eleições de 6 de setembro para 18 de outubro devido à escalada da pandemia.

O governo federal contratou de forma temporária dois mil 928 aposentados e militares inativos para compor a força-tarefa que terá o objetivo de reduzir a fila de espera por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. O número é bem inferior ao previsto no edital lançado em abril, que oferecia sete mil e 400 vagas. Em nota, o INSS afirma que “trabalhou dentro dos prazos previstos em edital e que, portanto, o quantitativo mencionado foi o que cumpriu os requisitos e prazos estipulados”. Segundo o instituto, “não haverá mais contratações neste processo” porque a medida provisória que previa as admissões não foi votada dentro do prazo.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta terça-feira, com vetos, um projeto de lei que destina um bilhão e 500 milhões de reais adicionais ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, em ações para a população mais vulnerável. O texto deve ser publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta. A verba estava parada no orçamento de 2020 do Ministério da Cidadania por falta de projetos aprovados e em andamento. O texto, da deputada FLÁVIA ARRUDA prevê que o dinheiro seja voltado à compra e distribuição de cestas básicas, ao acolhimento de moradores de rua, à contratação e capacitação de profissionais e até ao auxílio funerário de pessoas de baixa renda.

A economia brasileira fechou um milhão 190 mil vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. De acordo com o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, BRUNO DALCOLMO, esse é o pior resultado para o primeiro semestre desde 1992, início da série histórica do Caged. No mesmo período de 2019, o saldo havia sido positivo. Na época, foram criadas 408 mil vagas, o melhor resultado desde 2014. Considerando exclusivamente o mês de junho, foram fechadas 10 mil e 900 vagas de emprego formal.

Em depoimento ao Ministério Público, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, ADIRCÉLIO MORAES JÚNIOR, disse que alertou o governador CARLOS MOISÉS e o então secretário de Estado da Saúde HELTON ZEFERINO sobre os riscos de pagamentos antecipados em processos de dispensa de licitação em geral. MORAES foi ouvido na investigação sobre a compra dos 200 respiradores por 33 milhões, feita dessa forma. O presidente do TCE disse ao Ministério Público que a conversa foi por telefone e que não foi especificamente sobre a aquisição dos 200 aparelhos investigada. Ele disse ainda ao MP que só ficou sabendo da compra dias antes da divulgação pela imprensa. A aquisição dos respiradores foi feita em março.

Um parecer do Tribunal de Contas do Estado afirma que o governador CARLOS MOISÉS não tem responsabilidade na aprovação do reajuste dos procuradores estaduais, equiparando os salários deles aos dos procuradores do Legislativo. Foi esse reajuste que motivou o pedido de impeachment de MOISÉS aberto na Assembleia Legislativa. O parecer foi emitido em resposta a um questionamento do advogado MARCOS FEY PROBST, que representa o governador no caso do impeachment. Esse parecer do TCE, favorável a governador, será usado pela defesa de MOISÉS no processo de impeachment que foi instaurado na Assembleia.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina adiou a tramitação do pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e a vice-governadora DANIELA REINEHR, que seria feita nesta terça-feira. Esse adiamento ocorreu porque a defesa de MOISÉS questionou a legitimidade do defensor público RALF ZIMMER para fazer a solicitação do impeachment. Segundo os advogados do governador, ZIMMER é réu num processo criminal que corre em segredo de justiça e que, por isso, o Estado diz que não sabe se o defensor público já foi julgado ou não e que, em caso de condenação, ele estaria impedido de fazer o pedido de impeachment. ZIMMER diz que fez o pedido antes do julgamento. A Procuradoria da Alesc vai analisar o caso e isso dá mais tempo para o governador e os outros citados se defenderem.

O presidente da Fiesc, MÁRIO CEZAR DE AGUIAR, vai cumprir roteiro no Extremo-oeste nesta semana. Ele vai passar pelas cidades de São Miguel do Oeste, Guarujá do Sul e Mondaí. O roteiro do presidente da Fiesc também prevê uma visita a Aduana, em Dionísio Cerqueira. A agenda de MÁRIO CEZAR DE AGUIAR começa as sete e 15 da manhã desta quinta-feira com uma coletiva de imprensa no hotel Solaris. Ele vai falar sobre a recente pesquisa da Federação sobre os impactos do coronavírus nas indústrias e os trabalhos no Senai. Durante o dia, o presidente vai se reunir com empresários da região.

As associações empresariais da Regional Extremo Oeste elegeram nesta terça-feira, o novo vice-presidente regional da Facisc. O cargo será ocupado pelo empresário MAIKEL FREY, indicado pela Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis. Ele vai comandar a Facisc na região até 2023. MAIKEL vai substituir ELSON OTTO na representação regional da federação. A eleição, realizada de forma virtual, contou com a participação do presidente da Facisc, JONNY ZULAUF. Ele destacou o papel da região Extremo Oeste para o desenvolvimento de Santa Catarina. Em setembro acontecer a eleição da nova diretoria estadual da Federação das associações empresariais do estado.

Durante a reunião plenária para eleição da nova vice-presidência regional da Facisc, a entidade lançou capacitação para as empresas da região. O treinamento será voltado para fortalecer a cadeia produtiva do Oeste do estado. Em parceria com a Unochapecó, a ideia é reunir todas as cidades para pensar o agronegócio como caminho para o crescimento e desenvolvimento dos produtos locais. No dia quatro de agosto haverá uma reunião com as ACIs das regionais Oeste, Extremo e Noroeste. Os detalhes sobre essa capacitação e como as empresas podem participar serão divulgados nos próximos dias pela Facisc.

Uma portaria da Secretaria Nacional da Defesa Civil publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira reconhece a situação de emergência de Anchieta em função da estiagem. De acordo com a prefeitura, os prejuízos estimados são de seis milhões e cem mil reais. A administração municipal decretou situação de emergência no dia 27 de abril e a homologação por parte do governo de Santa Catarina ocorreu em 30 de junho. O prefeito IVAN CANCI disse que ainda não sabe qual o valor do recurso que a União vai liberar para ajudar o município e nem quando isso vai ocorrer. A expectativa é de que o reconhecimento do decreto de emergência pela Defesa Civil Nacional facilite o acesso a novos recursos para atender os agricultores afetados pela estiagem do primeiro semestre.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste esteve empenhado desde o mês de maio desse ano para facilitar e modificar questões do plano safra 2020-2021. A informação é do presidente da entidade, JOEL DE MOURA. Ele participou do RPN segunda edição desta semana e trouxe informações sobre as conquistas alcançadas nesse período. Segundo ele, houveram muitos avanços positivos, porém, o Sindicato esperava mais. Conforme JOEL,entre os itens que tiveram mais conquistas está o ligado a renegociação de dívidas por parte dos produtores rurais.

Com a mudança conseguida os agricultores poderão realizar a renegociação das dívidas existentes até o final de outubro desse ano. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele destacou que antes, havia uma portaria do mês de abril desse ano que previa a renegociação até o final de agosto apenas. Ele ressaltou que a alteração para o mês de outubro foi possível graças a uma nova medida do governo federal.

Os agricultores que optarem pela renegociação das dívidas e quiserem mais tarde realizar um novo financiamento terão que provar que possuem condições de realizar os pagamentos em dia. A declaração é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele explicou que essa “prova” terá que ser realizada junto ao agente financeiro para que uma nova linha de crédito de custeio ou investimento seja liberada ou não para o agricultor. O sindicalista lembrou que em maio não havia essa possibilidade e aqueles que buscassem a renegociação não poderiam realizar novos pedidos até a quitação da dívida renegociada. JOEL reforçou que essa ação só foi possível visto a união dos Sindicatos junto ao Ministério da Agricultura e Fazenda.

O volume de pedidos de renegociação de dívidas até o momento foi extremamente baixo. O comentário é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele acredita que a baixa procura se dá pelo fato dos agricultores terem ficado com receio de prorrogar e depois não conseguir novos investimentos. Ele disse que com essa mudança, a expectativa é que mais pessoas busquem essa opção junto ao Banco do Brasil e as Cooperativas de Crédito. JOEL reforçou que a orientação do Sindicato é que aqueles que puderem, façam o pagamento e busquem novas linhas de crédito visto que as atuais taxas de juros são mais baixas e atrativas do que as presentes nos contratos em vigência.

O Município de São Miguel do Oeste depositou em juízo os valores para quitação de dois terrenos que foram desapropriados e serão utilizados na ampliação de duas escolas da rede municipal. O objetivo da administração é garantir as áreas para uma futura ampliação das escolas Juscelino Kubitschek de Oliveira no bairro Estrela e da Aurélio Pedro Vicari, no bairro Progresso. O total investido é de 357 mil e 500 reais de recursos próprios do orçamento do município. A prefeitura aguarda agora a tramitação do processo de desapropriação para efetivar a compra dos dois imóveis que ficam ao lado das duas escolas. No caso da escola do Progresso, a intenção da aquisição é garantir a possibilidade de ampliação do educandário já que esta é a única área no entorno para onde ainda é possível a expansão. A área tem 350 metros quadrados.

O projeto de ampliação da escola do bairro Estrela e está em fase de conclusão. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a obra deve ser licitada ainda este ano. O valor da avaliação do terreno é de 225 mil reais. A área, de 705 metros quadrados, fica ao lado da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira. TREVISAN explicou que o projeto de ampliação da unidade prevê a construção de um bloco de três pavimentos, anexo à estrutura atual. O novo espaço abrigará auditório, espaço de convivência e salas de aula, inclusive, com vagas para creche. A escola é uma das maiores do município, com quase 500 alunos matriculados, e atende, atualmente, do pré-escolar ao nono ano.

Depois de dois meses com desempenho negativo, São Miguel do Oeste voltou a contratar mais do que demitir em junho. No mês passado, foram 426 admissões contra 379 desligamentos, o que dá um saldo de 47 vagas. Em abril, o resultado foi negativo em 165 vagas e no mês de maio foram fechados 106 postos de trabalho no município. A indústria foi o setor que mais contribuiu para o desempenho positivo em junho com 50 vagas de saldo. A construção civil teve 22 contratações a mais do que demissões. A agropecuária abriu 15 postos. O setor de serviço não foi bem e fechou 17 vagas de emprego. O pior desempenho foi do comércio com saldo negativo de 23 vagas.

A retomada da geração de emprego formal no mês de junho aumentou o saldo do município no acumulado do ano. Entre janeiro e junho, São Miguel do Oeste teve duas mil 790 admissões e dois mil 725 demissões. O saldo é de 65 vagas. A indústria teve o melhor desempenho no primeiro semestre do ano com a abertura de 176 vagas. Depois vem a construção civil com 60 vagas de saldo e a agropecuária com 10. O comercio e o serviços tiveram um semestre muito negativo. O setor de serviços, por exemplo, fechou quatro vagas. Já o comércio teve 176 demissões a mais do que contratações entre janeiro e junho.

O município de Barra Bonita confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de Covid-19. A informação foi divulgada através de um boletim da secretaria de Saúde e confirmada pela enfermeira MARA RUBIA CASANOVA. Barra Bonita era uma das cidades do estado ainda sem registro da doença. De acordo com ela, trata-se de um homem residente no centro com idade entre 50 e 60 anos. O teste rápido foi realizado na tarde desta terça-feira na própria unidade de Saúde. A enfermeira revelou que o homem procurou a unidade de Saúde na última semana apresentando sintomas respiratórios e diarreia. Ela comentou que ele reside com a esposa que apresentou os mesmos sintomas, porém o teste acabou sendo negativo. A secretaria de Saúde realizou o mapeamento com as pessoas que o paciente teve contato, porém até o momento, ninguém apresentou sintomas.

Seis pessoas, quatro mulheres e dois homens, testaram positivo para covid-19 nesta terça-feira. Outras quatro, sendo três mulheres e um homem, entraram para a lista de recuperados ontem. O número total de pessoas já confirmadas com a doença no município está em 213, das quais 181 estão recuperadas e 32 continuam com o vírus ativo. Apenas um morador está em internação hospitalar e 31 em isolamento domiciliar. Um total de mil 715 pessoas já foram testadas. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou quatro altas de paciente de Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Descanso e Anchieta. A ocupação atual é de cinco pacientes confirmados na UTI e de quatro casos nos leitos de enfermaria.

O Grupo São Miguel em Ação, formado por empresários e entidades do município e administrado pela Acismo, encaminhou um ofício ao comitê de crise do coronavírus, pedindo o esclarecimento de dúvidas dos empresários sobre os padrões adotados na luta contra a pandemia. No documento, com data de 23 de julho, o grupo cita a experiência de cidades como Gramado, Porto Feliz e Itajaí que disponibilizaram, gratuitamente, Ivermectina e Kit Covid para o tratamento precoce da Covid 19. As entidades perguntam porque São Miguel do Oeste não adota o mesmo protocolo.A ivermectina é usada para combater verminoses e parasitas, como piolhos, pulgas e carrapatos, em animais e seres humanos. O medicamento está sendo usado em algumas cidades e recomendado por alguns médicos sob o pretexto de que pode ajudar no combate a Covid-19. O grupo também pede informações sobre protocolos de isolamento e tratamento dos casos de coronavírus na cidade.

O Grupo São Miguel em Ação, formado por entidades e empresas da cidade, também questionou o procedimento usado pela vigilância sanitária no caso do fechamento da Pittol Calçados. No ofício, as entidades consideram não ser coerente ter um adesivo na porta do estabelecimento com a palavra Interditado voltado para a rua ou qualquer forma de aviso que possa trazer constrangimento ao estabelecimento. O grupo ressalta que o período é de crise financeira e isto pode ser agravado. As entidades acreditam que esse tipo de abordagem pode ser revista. Elas sugerem que pode ocorrer um termo de compromisso com o proprietário do estabelecimento, fechando as portas até ele promover a desinfecção, mas sem causar o constrangimento. O grupo de entidades finaliza o ofício informando que o foco é ajudar a fazer o melhor para que a cidade consiga vencer mais esta dificuldade.

O Comitê de crise do coronavírus vai se reunir amanhã e um dos assuntos do encontro é o ofício encaminhado pelo grupo São Miguel em Ação. O coordenador, médico MAURICIO PIACENTINI, disse que a questão da fiscalização nas empresas não compete ao comitê, mas aos órgãos responsáveis, como a Vigilância Sanitária, a Polícia Militar e outros. Ele destacou que o comitê não tem posição sobre o protocolo com uso de Ivermectina e outros medicamentos porque essa é uma atribuição do médico, mas que o grupo vai analisar o oficio e responder os questionamentos das entidades empresariais. PIACENTINI ressaltou que esses medicamentos estão à disposição e que o uso deles depende da relação paciente-médico e da opção do médico em prescrever esses produtos. Ele reforçou que o comitê não tem uma posição oficial sobre o uso ou não desses remédios.

Um caminhão carregado com produtos de limpeza capotou nesta terça-feira na rodovia entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu a ocorrência. No caminhão havia, além do motorista, um passageiro. Os dois tiveram ferimentos leves e dispensaram atendimento médico depois da avaliação dos bombeiros. O motorista contou que ficou sem freio e acabou perdendo o controle da direção, saindo da pista e capotando. A Polícia Militar Rodoviária Estadual também esteve no local.

A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira divulgou, nesta terça-feira, informações sobre as mortes ocorridas na última sexta-feira na Linha Erveira, no interior do município. Um casal foi encontrado morto em uma propriedade rural. Segundo o delegado WESLEY DE SOUZA, a investigação encontrou indícios de que o homem matou a companheira e logo em seguida, cometeu suicídio. No dia do crime, as vítimas foram encontradas caídas às margens da estrada de acesso à propriedade, onde trabalhavam como caseiros. O duplo homicídio chocou a comunidade local e regional, principalmente pela violência empregada contra a mulher, que estava com o rosto desfigurado. No interior da residência foram localizadas pequenas manchas de sangue, o que pode indicar que o fato teria iniciado dentro do imóvel. A Polícia Civil aguarda a conclusão dos laudos periciais para finalizar as investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.