ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 29 06 2020

-CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS PEDE SUSPENSÃO DA ELEIÇÃO NESTE ANO

-PRESIDENTE DA ALESC DIZ QUE IMPEACHMENT DE MOISÉS PRECISA DE CLIMA JURÍDICO

-ROTATIVO TEVE MAIS DE CEM MIL NOTIFICAÇÕES EMITIDAS EM DOIS ANOS

-TENENTE CORONEL DE BLUMENAU ASSUME COMANDO DOS BOMBEIROS NA REGIÃO

-MUNICÍPIO VAI SELECIONAR MAIS MORADORES PARA APLICAR TESTES DE COVID-19

-POLÍCIA CIVIL VAI INVESTIGAR ASSALTO COMETIDO CONTRA IDOSO DE 62 ANOS

-OPERAÇÃO POLICIAL APREENDE 89 QUILOS DE MACONHA NO EXTREMO-OESTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As chuvas torrenciais e inundações na província de Sichuan, sudoeste da China, deixaram 12 mortos nesse fim de semana. A informação é da televisão estatal chinesa. Dez pessoas continuam desaparecidas, de acordo com uma agencia de notícias do país. Desde o começo de junho, quando começaram as chuvas torrenciais que provocaram inundações, setenta e oito pessoas morreram. Segundo levantamento do governo chinês, cerca de 720 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas.

O total de vítimas fatais da Covid-19 em todo o mundo passou de 500 mil, de acordo com compilação feita pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Às 18 horas deste domingo, a plataforma da universidade contabilizava 500 mil 108 óbitos causados pelo coronavírus globalmente. O país que mais conta mortes por Covid-19 são os Estados Unidos com 125 mil 714, seguido do Brasil com 57 mil e 70 e do Reino Unido com 43 mil 634. O total de pessoas contaminadas também superou, neste final de semana, a marca de 10 milhões de pessoas.

Uma pessoa morreu, e outra ficou ferida, em um tiroteio em um ato do movimento “Vidas Negras Importam” na cidade de Louisville, no estado americano do Kentucky. O incidente aconteceu no sábado, no Jefferson Square Park, no centro de Louisville, onde manifestantes se reúnem há semanas para protestar contra o assassinato da afro-americana BREONA TAYLOR. A morte de BREONA em março ajudou a alimentar uma campanha contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos que eclodiu com a morte de GEORGE FLOYD.

A Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira a fazer a liberação emergencial dos novos saques do FGTS com crédito em conta para quatro milhões e 900 mil trabalhadores nascidos em janeiro. Nessa primeira etapa, o total de recursos liberados somam mais de três bilhões de reais. O novo saque tem como objetivo o enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal em razão da COVID-19 e movimentará durante todo calendário mais de 37 bilhões e 800 milhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho.

O Tribunal Superior Eleitoral retomará na próxima terça-feira o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa formada pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo vice HAMILTON MOURÃO. A decisão foi tomada pelo presidente do tribunal, LUÍS ROBERTO BARROSO. O julgamento começou em 2019, mas foi adiado e retomado no início deste mês, quando o ministro ALEXANDRE DE MORAES pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. As ações em julgamento foram apresentadas por outras chapas que disputaram as eleições de 2018. As coligações apontam suposto abuso eleitoral por parte da chapa de BOLSONARO em um ataque a um site contrário a ele. A defesa nega a acusação.

Dirigentes da Confederação Nacional dos Municípios e prefeitos representantes das cinco regiões do país realizam nesta segunda-feira videoconferência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO. Os prefeitos tentarão convencer o ministro de que, em função do coronavírus, é impossível realizar o pleito neste ano. A CNM defende a suspensão das eleições deste ano alegando que sem vacina, é impossível garantir que o pleito aconteça com zero risco de contágios. Os prefeitos também argumentam que as campanhas municipais dependem muito mais do corpo a corpo do que da internet. Na semana passada o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição, que transfere as eleições de 2020 para os dias 15 e 29 de novembro. Agora, a mudança precisa passar pela Câmara dos Deputados.

A perícia do acidente que culminou com a morte do empresário ROBERTO ANGELONI, em Biguaçu, na manhã deste domingo, deverá sair em até três semanas. Na tarde deste domingo, a PRF esteve no local da colisão e utilizou um scanner para fazer a leitura do ambiente. Tão logo se tenha essa leitura será possível tentar entender como foi a dinâmica do acidente. O empresário ROBERTO ANGELONI, de 50 anos, morreu na manhã deste domingo, após o carro que dirigia bater contra uma caminhonete Ranger, sair da pista e bater em um poste na BR-101, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. O carro do empresário, filho do dono da Rede Angeloni de Supermercados, se partiu ao meio. O velório e a cremação do corpo de ROBERTO ANGELONI serão realizados na tarde de hoje em Içara no sul do estado.

O novo epicentro do coronavírus em Santa Catarina será em Joinville, segundo o professor LAURO MATTEI, que coordena o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da UFSC, que faz uma análise dos números de contágio por Covid-19 no Estado. De acordo com MATTEI, o estudo é baseado nas confirmações da última semana, quandohouve um aumento em mais de 70 por cento do número de casos em Joinville. Ele chamou atenção para o fato de isso não ter acontecido em outras cidades de Santa Catarina, exceto em Chapecó e Concórdia. MATTEI também analisa que esta situação deve chegar a outras cidades da microrregião de Joinville, de São Bento do Sul a São Francisco do Sul.

O deputado IVAN NAATZ cobrou no plenário da Alesc, na última semana, o presidente da Assembleia, JULIO GARCIA, para que os pedidos de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. NAATZ, inclusive, é um autor de um deles. Na visão do parlamentar, há clima para o avanço dos processos. Ao todo, seis pedidos entraram na Assembleia. JULIO GARCIA se manifestou a respeito e disse que o clima precisa ser jurídico. Ele afirmou que não haverá omissão e que sempre vai colocar os deputados a par do andamento dos pedidos. GARCIA citou ainda que trata-se de um processo que tem que ser conduzido com muita serenidade e responsabilidade.

O presidente da Associação dos Criadores de Bovinos do Extremo-oeste, MOACIR PIROCA, fez uma avaliação positiva dos leilões realizados pela entidade neste final de semana. De acordo com ele, o leilão de reprodutores de alta genética teve um bom resultado, apesar do governo não ter liberado recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural para o evento. PIROCA comentou que isso acabou limitando os negócios. O volume comercializado na sexta-feira ficou em torno de 350 mil reais, valor abaixo de outros leilões desse tipo. No sábado, a entidade promoveu o remate de gado geral com a oferta de cerca de 600 animais para recria e engorda.

O remate de gado teve um resultado mais expressivo do que o leilão de sexta-feira. De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Bovinos do Extremo-oeste, MOACIR PIROCA, o remate teve compradores de município de outras regiões do estado, como Itajaí, Içara e Luis Alves. Ele comentou que os animais da região tem uma qualidade genética diferenciada e com a transmissão on line do evento, isso atrai compradores de fora. PIROCA citou que o remate de gado geral teve movimentação aproximada de 900 mil e 300 reais. O valor, segundo o presidente da associação, foi razoável diante do contexto de pandemia do coronavírus.

O novo comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros do extremo-oeste foi entrevistado no RPN primeira edição de hoje. O tenente-coronel ALCIONE DE FRAGAS era sub-comandante dos bombeiros de Blumenau e assume no lugar do tenente-coronel JORGE CAMEU que foi transferido para Florianópolis. A posse de comando ocorreu de forma virtual na semana passada. Também na última semana, FRAGAS visitou os quarteis dos Bombeiros na região para conhecer a estrutura. A partir de hoje, ele vai visitar os veículos de comunicação, os prefeitos e os comandantes dos outros órgãos de segurança, como Polícia Militar e Polícia Civil.

O novo-comandante do Corpo de Bombeiros da região, tenente-coronel ALCIONE DE FRAGAS admitiu que não conhecia o extremo-oeste do estado. Ele disse que essa é a primeira vez que está na região e que até a semana passada conhecia o estado somente até Chapecó. O novo comandante do Bombeiros disse que essa é uma experiência nova e que vai trabalhar para fortalecer o trabalho da corporação. Ele disse que pretende dar prosseguimento as ações do comando anterior e, aos poucos, incorporar novas ideias no décimo segundo Batalhão. FRAGAS citou que neste momento, em razão da pandemia do coronavírus, a preocupação é garantir a segurança dos profissionais que atum no Corpo de Bombeiros para manter o atendimento da população.

Um das principais preocupações do novo comandante do Corpo de Bombeiros na região é com a estruturação dos quarteis no extremo-oeste. De acordo com tenente coronel ALCIONE DE FRAGAS, a manutenção e a compra de novos equipamentos e viaturas são extremamente caras. Ele disse que o repasse do governo garante a manutenção mínima e que os batalhões precisam contar com outras fontes de recursos para a melhoria da estrutura. FRAGAS citou que enfrentou essa mesma realidade em Blumenau e que vai trabalhar com a comunidade para enfrentar esse quadro também aqui no extremo-oeste.

O Estacionamento Rotativo completou neste mês de junho dois anos de atuação em São Miguel do Oeste. A informação é do gestor da empresa Serbet que administra o estacionamento digital no município, JUNIOR OLIVEIRA. Ele concedeu entrevista no RPN Primeira Edição do último sábado e trouxe dados desse período no município. Segundo ele, ao longo desses dois anos, vários foram os avanços, adequações e atualizações de sistemas que foram realizadas buscando um melhor andamento dos trabalhos. Entre as mudanças realizadas nesses dois anos de Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste está a alteração de horários e ampliação na cobertura de vias. Ele também citou que o tempo limite para estacionamento passou de duas para quatro horas de estacionamento. OLIVEIRA explicou que nos casos dos idosos e cadeirantes, o tempo limite continuando sendo de duas horas nas vagas específicas.

Ainda existem muitas vagas disponíveis para alocação no centro de São Miguel do Oeste. O comentário é do gestor do Estacionamento Rotativo, JUNIOR OLIVEIRA. Ele disse que o índice de ocupação já melhorou, porém ainda existem muitos que acabam estacionando fora da chamada Zona Azul. Ele ressaltou que aqueles que estacionam irregularmente no centro de São Miguel do Oeste são notificados e as notificações acabam sendo encaminhadas para o Detran que analisa se aplica a multa ou não. JUNIOR OLIVEIRA pontuou que em alguns casos a Polícia Militar é acionada e o usuário tem o seu veículo guinchado, além de perder cinco pontos na CNH e ter que pagar uma multa de 195 reais com 23 centavos.

Nesses dois anos de Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste mais de dois milhões de veículos acabaram circulando pela Zona Azul. O dado foi divulgado pelo gestor da empresa Serbet, JUNIOR OLIVEIRA. Ele citou que nesse período foram dois milhões 80 mil e 171 veículos monitorados nas ruas centrais do município. O gestor salientou que desses mais de dois milhões de automóveis, 103 mil e 545 notificações foram aplicadas pelos monitores. JUNIOR OLIVEIRA declarou que muitas dessas notificações acabaram sendo emitidas por “birra”, por parte dos condutores que utilizam o estacionamento e não querem pagar. Ele citou o fato de um veículo que nesses dois anos já foi notificado 111 vezes e já teve ao menos três multas pela Polícia Militar.

O Estacionamento Rotativo deverá ser ampliado para novas ruas nos próximos meses. A revelação foi feita pelo gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR OLIVEIRA durante o RPN primeira Edição do último sábado. Ele esclareceu que existe uma cogitação por parte dos empresários da Rua Sete de Setembro para que a Zona Azul chegue nessa via. OLIVEIRA frisou que além dessa, outras vias também devem receber o Estacionamento Rotativo. O gestor assegurou que essa ampliação visa atender aos pedidos dos empresários de São Miguel do Oeste.

A prefeitura de São Miguel do Oeste recebeu na manhã desta segunda-feira os Equipamentos de Proteção Individual doados pela empresa JBS. Os EPIs serão usados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Os materiais entregues nesta primeira etapa estão incluídos no pedido encaminhado pelo prefeito WILSON TREVISAN à empresa ainda no mês de maio. A solicitação também contempla outros materiais e equipamentos para ações de combate ao Coronavírus e para atendimento a demandas que surgirem no período pós-pandemia. Conforme a secretária de Saúde GENI GIRELLI, a empresa deverá realizar outras doações ao município. A entrega oficial dos materiais foi realizada na manhã de hoje.

A secretaria de Saúde ainda deve receber materiais e equipamentos para reestruturar o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, além de termômetros a laser para uso em órgãos públicos. A expectativa é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Ela comentou que a empresa também deve repassar monitores de sinais vitais para triagem que serão usados nas unidades de saúde. O gerente da JBS em São Miguel do Oeste, GILBERTO PARAVIZI, explicou que a empresa está investindo 400 milhões em todo o país para a compra de materiais necessários ao enfrentamento do Coronavírus e distribuindo aos municípios que possuem unidades da indústria. Na manhã de hoje, o prefeito WILSON TREVISAN destacou a importância de parcerias que a municipalidade tem firmado com empresas e entidades do município, a fim de amenizar os efeitos do Coronavírus.

311 moradores assintomáticos fizeram o teste para Covid-19 nas últimas duas semanas em São Miguel do Oeste. A informação é do médico da secretaria de Saúde, ANTONIO DUARTE. O trabalho de testagem da população que não tem os sintomas da doença tem o objetivo de ampliar as informações sobre a presença do coronavírus na cidade e definir as ações de enfrentamento da pandemia. Como o objetivo da secretaria de saúde é testar 420 moradores, o trabalho será retomado nos próximos dias. DUARTE explicou que o município vai selecionar cerca de 90 moradores para substituir as pessoas que foram chamadas, mas não compareceram no centro de triagem do salão paroquial no dia marcado.

Dos 311 moradores que foram testados para Covid-19 nas últimas duas semanas, apenas 10 tiveram resultado positivo para a doença. De acordo com o médico ANTONIO DUARTE, a taxa de incidência ficou em três virgula dois por cento. Se esse percentual foi ampliado para a população total da cidade, seriam mil e 200 moradores sem sintomas, mas portadores do coronavírus. DUARTE disse que o índice está dentro do esperado, mas um pouco acima da média nacional. Ele reforçou que o levantamento feito na cidade aponta que o vírus está circulando e que as pessoas precisam tomar todos os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus.

As ações de combate a pandemia do coronavírus não devem ser alteradas no município. A posição é do médico da secretaria de Saúde, ANTONIO DUARTE. Ele disse que não há porque mudar a estratégia. O médico disse que os casos estão sendo controlados e o número de situações graves é muito pequeno. Ele lembrou que mil 133 pessoas já foram testadas na cidade e todos os moradores com sintomas que procuram o centro de triagem são monitoradas e testados. DUARTE reforçou que as pessoas com sintomas gripais devem permanecer em casa para se proteger e também proteger as demais pessoas.

Um carro invadiu uma residência e deixou um morador ferido neste final de semana em São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das oito e 45 da noite de sábado no centro da cidade. O motorista de um Polo perdeu o controle da direção e invadiu uma casa. O veículo atingiu um quarto da casa onde estava uma moça de 18 anos. Com impacto da batida, ela teve ferimentos na cabeça e sofre um corte na boca. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada ao hospital. A polícia militar esteve no local fazendo levantamento sobre as causas do acidente. Os danos na residência e no carro foram de grande monta.

Um homem ficou ferido ao sofrer um acidente neste sábado no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das oito horas na esquina das ruas Guilherme Missen com a Almirante Tamandaré. O homem que conduzia um Sandero perdeu o controle da direção e colidiu em um poste. Depois da colisão, o motorista saiu o local e estacionou o carro nas proximidades. Moradores acionaram a PM que foi até o local e encontrou o motorista a alguns metros da ocorrência. O Corpo de Bombeiros foi chamado e conduziu o homem até o Hospital Regional para a realização de exames.

Um acidente no interior de São Miguel do Oeste deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um veículo saiu da pista e colidiu contra um barranco. O acidente aconteceu por volta das duas e 45 na Linha Lajeado Direito. O motorista de 37 anos sofreu ferimentos no rosto e nas mãos. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzido ao hospital regional para atendimento médico.

A Polícia Civil vai investigar um assalto ocorrido neste final de semana na região. A vítima, de 62 anos, relatou a Polícia Militar que foi assaltada durante a madrugada deste domingo em Dionísio Cerqueira. O idoso disse que foi obrigado pelos assaltantes a dirigir a caminhonete dele até a Linha Sanga Bonita, interior de Guaraciaba. Por volta das três e meia da madrugada, ele foi abandonado no local. Os bombeiros foram chamados e encontraram o idoso sentado na beira da estrada com ferimento na cabeça e com grande hemorragia, além de outros ferimentos no joelho direito e nas mãos. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital São Lucas de Guaraciaba. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, a Agência de Inteligência da Polícia Militar e a Polícia Militar Rodoviária, todas de São Lourenço do Oeste, resultou na apreensão de 89 quilos de maconha neste final de semana. A ação ocorreu na manhã de sábado durante a abordagem de um veículo no contorno viário Armindo Ecker, no município de São Lourenço do Oeste. A droga estava sendo transportada em um automóvel Sandero furtado, com placas trocadas. O motorista, de 28 anos, era foragido do sistema prisional de Chapecó e foi autuado em flagrante pelos delitos de tráfico de drogas e receptação. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.‘

-

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.