ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 29/06/2020

GLOBO EM FOCO – 29/06/20

-CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS PEDE SUSPENSÃO DA ELEIÇÃO NESTE ANO

-PRESIDENTE DA ALESC DIZ QUE IMPEACHMENT DE MOISÉS PRECISA DE CLIMA JURÍDICO

-EMISSÃO DE NOVOS MODELOS DE DOCUMENTOS REGISTRA GRANDE PROCURA

-EDUCAÇÃO DE ITAPIRANGA CAPACITA PROFESSORES PARA OS NOVOS DESAFIOS

-AGRÔNOMO RELATA PREOCUPAÇÃO COM FALHAS NO MANEJO DO SOLO

-IDOSO É AGREDIDO E TEM VEÍCULO ROUBADO EM ASSALTO

-MOTORISTA EMBRIAGADO É PRESO APÓS ULTRAPASSAR VIATURA

-ACIDENTE DE TRÂNSITO ENVOLVE QUATRO VEÍCULO EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As chuvas torrenciais e inundações na província de Sichuan, sudoeste da China, deixaram 12 mortos nesse fim de semana. A informação é da televisão estatal chinesa. Dez pessoas continuam desaparecidas, de acordo com uma agencia de notícias do país. Desde o começo de junho, quando começaram as chuvas torrenciais que provocaram inundações, setenta e oito pessoas morreram. Segundo levantamento do governo chinês, cerca de 720 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas.

O total de vítimas fatais da Covid-19 em todo o mundo passou de 500 mil, de acordo com compilação feita pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Às 18 horas deste domingo, a plataforma da universidade contabilizava 500 mil 108 óbitos causados pelo coronavírus globalmente. O país que mais conta mortes por Covid-19 são os Estados Unidos com 125 mil 714, seguido do Brasil com 57 mil e 70 e do Reino Unido com 43 mil 634. O total de pessoas contaminadas também superou, neste final de semana, a marca de 10 milhões de pessoas.


Uma pessoa morreu, e outra ficou ferida, em um tiroteio em um ato do movimento “Vidas Negras Importam” na cidade de Louisville, no estado americano do Kentucky. O incidente aconteceu no sábado, no Jefferson Square Park, no centro de Louisville, onde manifestantes se reúnem há semanas para protestar contra o assassinato da afro-americana BREONA TAYLOR. A morte de BREONA em março ajudou a alimentar uma campanha contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos que eclodiu com a morte de GEORGE FLOYD.


A Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira a fazer a liberação emergencial dos novos saques do FGTS com crédito em conta para quatro milhões e 900 mil trabalhadores nascidos em janeiro. Nessa primeira etapa, o total de recursos liberados somam mais de três bilhões de reais. O novo saque tem como objetivo o enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal em razão da COVID-19 e movimentará durante todo calendário mais de 37 bilhões e 800 milhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho.

O Tribunal Superior Eleitoral retomará na próxima terça-feira o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa formada pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo vice HAMILTON MOURÃO. A decisão foi tomada pelo presidente do tribunal, LUÍS ROBERTO BARROSO. O julgamento começou em 2019, mas foi adiado e retomado no início deste mês, quando o ministro ALEXANDRE DE MORAES pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. As ações em julgamento foram apresentadas por outras chapas que disputaram as eleições de 2018. As coligações apontam suposto abuso eleitoral por parte da chapa de BOLSONARO em um ataque a um site contrário a ele. A defesa nega a acusação.


Dirigentes da Confederação Nacional dos Municípios e prefeitos representantes das cinco regiões do país realizam nesta segunda-feira videoconferência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO. Os prefeitos tentarão convencer o ministro de que, em função do coronavírus, é impossível realizar o pleito neste ano. A CNM defende a suspensão das eleições deste ano alegando que sem vacina, é impossível garantir que o pleito aconteça com zero risco de contágios. Os prefeitos também argumentam que as campanhas municipais dependem muito mais do corpo a corpo do que da internet. Na semana passada o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição, que transfere as eleições de 2020 para os dias 15 e 29 de novembro. Agora, a mudança precisa passar pela Câmara dos Deputados.

A perícia do acidente que culminou com a morte do empresário ROBERTO ANGELONI, em Biguaçu, na manhã deste domingo, deverá sair em até três semanas. Na tarde deste domingo, a PRF esteve no local da colisão e utilizou um scanner para fazer a leitura do ambiente. Tão logo se tenha essa leitura será possível tentar entender como foi a dinâmica do acidente. O empresário ROBERTO ANGELONI, de 50 anos, morreu na manhã deste domingo, após o carro que dirigia bater contra uma caminhonete Ranger, sair da pista e bater em um poste na BR-101, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. O carro do empresário, filho do dono da Rede Angeloni de Supermercados, se partiu ao meio. O velório e a cremação do corpo de ROBERTO ANGELONI serão realizados na tarde de hoje em Içara no sul do estado.

O novo epicentro do coronavírus em Santa Catarina será em Joinville, segundo o professor LAURO MATTEI, que coordena o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da UFSC, que faz uma análise dos números de contágio por Covid-19 no Estado. De acordo com MATTEI, o estudo é baseado nas confirmações da última semana, quandohouve um aumento em mais de 70 por cento do número de casos em Joinville. Ele chamou atenção para o fato de isso não ter acontecido em outras cidades de Santa Catarina, exceto em Chapecó e Concórdia. MATTEI também analisa que esta situação deve chegar a outras cidades da microrregião de Joinville, de São Bento do Sul a São Francisco do Sul.


O deputado IVAN NAATZ cobrou no plenário da Alesc, na última semana, o presidente da Assembleia, JULIO GARCIA, para que os pedidos de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. NAATZ, inclusive, é um autor de um deles. Na visão do parlamentar, há clima para o avanço dos processos. Ao todo, seis pedidos entraram na Assembleia. JULIO GARCIA se manifestou a respeito e disse que o clima precisa ser jurídico. Ele afirmou que não haverá omissão e que sempre vai colocar os deputados a par do andamento dos pedidos. GARCIA citou ainda que trata-se de um processo que tem que ser conduzido com muita serenidade e responsabilidade.

Região tem novo comandante do Corpo de Bombeiros. O novo comandante do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel ALCIONE AMILTON DE FRAGAS, vem da cidade de Blumenau, onde era o subcomandante do batalhão. Após ser promovido, ALCIONE pôde escolher comandar um grande batalhão e foi aí que ele optou pelo décimo segundo batalhão, com sede em São Miguel do Oeste e com abrangência de 28 municípios. FRAGAS ficou impressionado com as estruturas dos batalhões na região e disse que foi muito bem acolhido por todos.

40 casos confirmados do novo Coronavírus em Itapiranga são decorrentes da interiorizando da doença atingindo os pequenos municípios. Conforme o vice-prefeito, médico FERNANDO GIRARDI, as pessoas já conhecem os métodos de prevenção, basta colocar em prática. Salienta a necessidade de boas práticas de higiene e o uso de máscara. Destaca ainda a importância do isolamento social. O médico ressalta que até o momento Itapiranga não teve registro de complicações pela Covid-19, no entanto o cuidado é necessário. FERNANDO GIRARDI reconhece a dificuldade e manter as medidas com isolamento e situações de prevenção em casa, no trabalho e locais públicos. O médico alerta que as medidas de proteção precisam ser mantidas para evitar uma situação mais grave.

Emissão de novos modelos de documentos registra grande procura. O secretário da Junta de Serviço Militar de Tunápolis, MARCELO RODRIGUES, explica que a partir de outubro do ano passado a carteira de identidade passou a ter um novo modelo. Além da certidão de nascimento ou casamento, o próprio RG e o CPF, a nova identidade também permite o anexo do título de eleitor, carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, cartão nacional de saúde, tipo sanguíneo e fator Rh e NIS/PIS/PASEP. Por ser um novo modelo, o secretário comenta que a procura tem sido grande. Ele esclarece que a carteira de identidade deve ser renovada a cada dez anos, e para quem está dentro deste prazo, não é obrigatória a atualização para o anexo dos novos documentos. MARCELO cita que também houveram alterações na carteira de trabalho. Ele lembra que as antigas continuam valendo, mas para novas emissões está sendo feita a carteira de trabalho digital.

O secretário da Junta de Serviço Militar de Tunápolis ressalta que é feito um cadastro do trabalhador, e com login e senha é possível o acesso a carteira pelo aplicativo no celular. O empregador fará todas as anotações na carteira digital, informações que podem ser acompanhadas pelo empregado pelo aplicativo. A Junta de Serviço Militar de Tunápolis atende também pessoas de municípios vizinhos, a exemplo de Santa Helena, que não dispõe do serviço de emissão da carteira de trabalho digital. A carteira de trabalho é finalizada na hora da emissão, e a identidade é finalizada em cerca de 20 dias a partir do pagamento da taxa. A impressão do RG é feito em Florianópolis, e o custo é de 38 reais com 78 centavos. MARCELO RODRIGUES lembra que de janeiro a março a procura pela emissão de novos documentos foi grande, considerando que este é um período de férias escolares e do trabalho, e após isso reduziu significativamente devido a pandemia.

Setor de Tributos de Tunápolis intensifica divulgação para quitação de débitos pelos contribuintes. Conforme a fiscal de Tributos, LILIAN RITTER EIDT, em função de ser um ano eleitoral, no encerramento do mandato, no final de 2020, o prefeito irá entregar todos os débitos tributários ao próximo gestor, e estes valores serão inscritos em dívida ativa. Ela explica que em função disso o setor de Tributos intensifica as campanhas para que a população quite os débitos que possui com a prefeitura, e evite a inscrição em dívida ativa, o que acaba acarretando em mais custos ao contribuinte. LILIAN enfatiza que o prazo para quitar estes débitos é até dia 20 de dezembro. Após a inscrição em dívida ativa de quem não fizer o pagamento dos débitos até o prazo final, a fiscal explica que o valor vai para protesto do título em cartório. Se ainda assim o contribuinte não quitar o valor, vai para inscrição no Serasa e execução fiscal, com cobrança judicial.

Para evitar transtornos ao contribuinte e a perda de receitas para o município, a fiscal de Tributos cita que a prefeitura também oferece a possibilidade do parcelamento dos débitos. LILIAN RITTER EIDT explica que o contribuinte pode parcelar o débito em até dez vezes mensais, com valor mínimo por parcela de 154 reais. Segundo a fiscal, em relação ao IPTU, a parcela única era até dia 30 de abril. Já no caso de parcelamento, as datas foram em abril, maio, 30 de junho e 30 de julho. LILIAN lembra que alguns contribuintes ainda não quitaram nem a primeira nem a segunda parcela, e a orientação é procurar o setor de tributos ou emitir a guia pela internet para efetuar o pagamento. A previsão do município é arrecadar 226 mil reais com o IPTU 2020. Desse total, 180 mil já foram pagos.

Educação promove capacitação para enfrentar novos desafios. Itapiranga iniciou na semana passada e prossegue até 17 de julho uma formação online para professores. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Uceff. As atividades fazem parte da orientação do Ministério Público que recomenda aos municípios a preparação dos professores para a nova realidade educacional. Conforme a secretária de Educação, ELENICE KIRCHNER, o processo de aulas não presenciais exige ajustes dos professores e alunos. O município colocou à disposição a possibilidade de capacitação e formação continuada dos profissionais que estão neste novo processo de ensino aprendizagem. Mais de 130 servidores públicos da rede municipal estão fazendo parte de palestras e orientações mostrando o interesse da categoria em aperfeiçoamento em novos métodos.

A secretária de Educação ELENICE KIRCHNER salienta que a equipe pedagógica acompanha o trabalho diário e identifica avanços neste processo de ensino a distância. Ela elogia o comprometimento de professores, alunos e familiares. A secretária de Educação de Itapiranga diz que em situação de dificuldade ocorre um contato individual dos professores para auxiliar os alunos. ELENICE KIRCHNER faz uma avaliação positiva das estratégias adotadas para criar vínculos com os alunos e familiares em momento de isolamento social. Um dos fatores positivos é o encontro que ocorre nas segundas-feiras, momento em que os professores estão presentes nas escolas para esclarecimento de dúvidas dos pais que vão retirar o material de estudo dos filhos.

Professor de agronomia da Uceff destaca a importância respeitar o zoneamento agrícola. Estudos proporcionam maior segurançaaos produtores rurais. Segundoe o engenheiro agrônomo, professor ANDERSON RHODEN, o zoneamento agrícola indica a melhor época para o plantio e oferece certa garantia para a colheita. Observa que certeza não existe na atividade agrícola, pois depende das condições climáticas. De acordo com RHODEN, o melhor período para cultivar uma determinada cultura é baseado em estudos de uma equipe especializada. O professor elogia o zoneamento agrícola do Brasil que está relacionado a cultura e o que ela necessita para produzir. Informa ainda que estudos avançados proporcionam indicação adequada sobre temperatura, humidade e irradiação solar que as plantas necessitam. Outro benefício é o direito ao seguro agrícola.

Formas corretas de plantio geram debate há décadas. Conforme o engenheiro agrônomo, professor ANDERSON RHODEN, a abordagem surgiu há 40 anos com o início do plantio direto. Ele destaca que vários sistemas de cultivo evoluíram de maneira significativa mas tem muito ainda a ser feito da conservação do solo. O agrônomo diz que este é justamente o período de maior risco de erosão que tira das lavouras o material orgânico, fertilizante e calcário que estãona camada superficial que é bastante fértil. RHODEN salienta que ainda é bastante comum a poluição de rios com grande volume de terra. O planejamento deve ocorrer ao longo dos anos com preocupação em manter o solo com algum tipo de cobertura com plantas ou palhada para melhorar a condição biológica do solo. De acordo com o agrônomo o material orgânico melhora as condições físicas e químicas do solo proporcionando maior segurança para a produção agrícola e conservação das áreas de plantio.

ANDERSON RHODEN reconhece a dificuldade em manter alguns projetos devido as constantes mudanças de mercado. O agrônomo cita a variação de valores dos produtos, exigências sobre qualidade dos produtos e disponibilidade de mão de obra. O professor de agronomia chama atenção para a importância de fazer as escolhas corretas com orientações técnicas para a escolha de sementes de boa qualidade, investimento em adubação e planejamento de manejo. O agrônomo ressalta que não existe um protocolo para boa produção, pois as práticas dependem da situação de cada propriedade. Salienta que as áreas podem ser adequadas para pastagem perene, colheita anual, silagem ou cultura de grãos. Cabe cada agricultor observar a melhor cultura para a sua propriedade visando garantir a sustentabilidade.

Motorista embriagado é preso após ultrapassar viatura. A Polícia Ambiental de SMOeste com apoio da guarnição da PM de SJCedro, realizou a prisão de um homem por conduzir veículo sob efeito de álcool. Foi às 18 horas de sábado na rua Jorge Lacerda, centro. Após o veículo realizar ultrapassagem de diversos veículos, inclusive da viatura da PMA, em local proibido, expondo demais veículos e pedestres a perigo, não acatar ordem de parada e empreender fuga pelo centro da cidade, a guarnição realizou a abordagem e constatou que o condutor estava embriagado. Com o apoio da PM o homem foi preso em flagrante. Ainda durante o atendimento da ocorrência o condutor proferiu diversas ameaças aos policiais. O veículo foi recolhido ao pátio conveniado.

Briga generalizada deixa vários feridos em Mondaí. A Polícia Militar de Mondaí foi acionada na madrugada deste domingo para atender uma ocorrência de briga, no Bairro Uruguai, em Mondaí. No local foi constatado que houve uma tentativa de homicídio. Entre os feridos, um rapaz apresentava uma lesão nas costas causada por uma facada. A ambulância do município de Mondaí encaminhou a vítima ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele relatou ter levado a facada de outro rapaz, que estava no local onde ocorreu a briga generalizada. A Polícia encontrou uma faca de aproximadamente 30 centímetros de lâmina, sem marcas de sangue. A cerca dois metros do local onde a faca estava foi possível verificar gotas de sangue em via pública.

Posterior ao fato uma terceira pessoa envolvida na briga teria arremessado tijolos na casa onde o suposto agressor reside, causando danos na porta de vidro e na parede da frente. Outras duas pessoas que estavam no mesmo local apresentaram lesões e solicitaram exame de corpo de delito. Os demais envolvidos na briga tinham pequenas escoriações e não quiseram fazer o corpo de delito na hora. O suposto autor da facada apresentava escoriações leves nas pernas e foi conduzido a delegacia de Iporã do Oeste. Os demais envolvidos foram liberados após os levantamentos policiais.

Micro-ônibus desgovernado atinge residência em SMOeste. Por volta das 19 horas deste domingo, uma residência foi atingida por um micro-ônibus que estava, inicialmente, estacionado na Rua Afonso Roffmann, no Bairro Estrela. Segundo testemunhas, o veículo ficou desgovernado e andou em marcha ré até atingir a casa. Apesar do susto ninguém se feriu. Com o impacto do micro-ônibus contra a casa, um muro de vidro, um poste e parte da aba foram danificados. Dois guinchos de grande porte foram utilizados para remover o veículo do local. Os trabalhos duraram mais de duas horas. Este foi o segundo acidente envolvendo veículos da mesma empresa. Na noite de sábado um princípio de incêndio atingiu um caminhão que estava estacionado no Bairro São Jorge. O caminhão começou a fazer barulho e logo foi possível perceber a fumaça. Um possível problema no sistema elétrico pode ter sido a causa do princípio de incêndio.

Pedestre sofre ferimentos em atropelamento. Por volta de 19 horas deste domingo o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender uma ocorrência de atropelamento, na Rua Darci José Roman, entrada do bairro Cohab. Quando os socorristas chegaram no local, encontraram a vítima, um homem, que estava confuso e sentado as margens da via. O paciente apresentava ferimentos na face e na região frontal do crânio. A vítima ainda tinha escoriações nas pernas. Após atendimento dos bombeiros o homem foi encaminhado para o Hospital Santo Antônio. A PM foi acionada para atender a ocorrência.

Condutor colide carro em poste em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi na noite deste sábado, por volta das 20 horas na esquina das ruas Guilherme Missen com a Almirante Tamandaré, centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem do Portal Peperi, o homem que conduzia um Sandero, com placas de SMOeste, seguia pela Almirante quando perdeu o controle e colidiu no poste. Após colidir, o homem deu ré e estacionou o carro em uma vaga existente nas proximidades. Moradores acionaram a PM que foi até o local e encontrou o motorista a alguns metros da ocorrência. O Corpo de Bombeiros conduziu o motorista ao Hospital Regional para a realização de exames. O teste do bafômetro foi recusado pelo homem e as notificações cabíveis a situação, foram aplicadas pela Polícia Militar.

Veículo invade quarto de residência e deixa uma pessoa ferida. O acidente ocorreu por volta das 21 horas de sábado, na rua Jorge Lacerda, nas proximidades do cemitério em São José do Cedro. No local o motorista de um Polo, com placas de São José do Cedro, perdeu o controle da direção e invadiu uma casa. O imóvel foi atingido em um quarto onde dormia uma jovem de 18 anos. Com impacto da batida ela teve ferimentos na cabeça, corte na boca e perda de dentes. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada ao hospital. A polícia militar esteve no local fazendo levantamento sobre as causas do acidente. Os ocupantes do automóvel não se feriram. Os danos na residência no carro foram de grande monta.

Idoso é agredido e tem veículo roubado em assalto. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba foi acionado por volta das 3h30 da madrugada de ontem para atender uma possível vítima de assalto. A ocorrência foi na Linha Sanga Bonita, interior de Guaraciaba. No local foi encontrada a vítima, de 62 anos, morador de Dionísio Cerqueira. Ele estava sentado na beira da estrada com ferimento na cabeça e com grande hemorragia, além de outros ferimentos no joelho direito e nas mãos. A vítima relatou que deu carona, com sua Hilux de cor prata, para dois rapazes e no interior de São José do Cedro, momento em que eles teriam anunciado o assalto. Na sequência foi agredido e deixado próximo ao local de onde pediu ajuda num morador local. Os assaltantes fugiram do local com o veículo. Após avaliação e primeiros socorros ele foi encaminhado ao hospital São Lucas. A PM de Guaraciaba e Barra Bonita foram acionadas para prestar apoio a ocorrência.

Acidente de trânsito envolve quatro veículo em Itapiranga. Foi aos 25 minutos da madrugada de hoje, na Rua Eduardo Werlang, no Bairro Floresta. O motorista de um veículo Gol perdeu o controle da direção e colidiu contra um Honda Civic, um Fiat Grand Siena e uma moto Sundown Web. Os danos matérias foram elevados, principalmente na moto que ficou destruída. O motorista do Gol sofreu leves ferimentos e foi atendido pelos bombeiros. Ele acabou preso por embriaguez ao volante. O homem de 29 anos recusou o teste de bafômetro porém os policiais fizeram o auto de constatação devido a dificuldade de falar, de equilíbrio e comportamento agressivo. Ele resistiu a prisão e foi preciso o uso de força para conter o condutor que foi levado ao plantão da polícia civil e posteriormente encaminhado para a UPA de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.