ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 29/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Ao menos 43 mineiros morreram na República Democrática do Congo no desabamento de uma mina em um campo explorado pela Kamoto Copper Company, filial da suíça Glencore. O número de 43 vítimas foi informado pelo governador da província de Lualaba. Na quinta-feira ele havia falado em 36 mortos. Fontes da Cruz Vermelha e da sociedade civil davam um balanço ainda mais elevado, entre 60 e 80 mortos. O incidente ocorreu em uma mina situada na região de Kolwezi, rica em cobre e cobalto, metais de que a RDC é a maior produtora do mundo.

Uma criança imigrante morreu quase todos os dias durante os últimos quatro anos ao tentar chegar a um lugar seguro. A informação foi divulgada pela Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira, depois que a foto de um migrante e sua filha afogados ao tentarem entrar nos Estados Unidos gerou repercussão global. A agência para imigração da ONU afirmou que pelo menos 32 mil imigrantes, incluindo mil 600 crianças, morreram pelo mundo em jornadas perigosas na busca por melhores condições de vida desde 2014.

Os países do G20 concluíram neste sábado a cúpula do evento com um pronunciamento "em favor dos fundamentos do livre-comércio" e do "crescimento econômico" em meio às tensões globais. Os líderes do G20 "estiveram de acordo na sua determinação em favorecer o crescimento econômico" e mostraram sua "ansiedade e descontentamento no contexto da globalização" e pelo "sistema comercial global". A afirmação foi feita pelo primeiro-ministro japonês, SHINZO ABE, ao final da cúpula que durou dois dias na cidade de Osaka.

A seguir:

-ÓRGÃOS DO MPF AFIRMAM QUE NOVOS DECRETOS DAS

ARMAS SÃO INCONSTITUCIONAIS

O acordo para a área de livre comércio entre os países do Mercosul e da União Europeia, anunciado nesta sexta-feira, representará um aumento do PIB brasileiro de 87 bilhões de dólares em 15 anos, podendo chegar a 125 bilhões se consideradas a "redução das barreiras não-tarifárias”. As projeções são do Ministério da Economia. De acordo com a área econômica, o aumento de investimentos no Brasil, no mesmo período de 15 anos, será da ordem de 113 bilhões por conta do acordo comercial. Segundo o governo federal, produtos agrícolas "de grande interesse do Brasil", terão suas tarifas "eliminadas" com o acordo.

Dois órgãos do Ministério Público Federal afirmaram em uma nota técnica que os novos decretos do presidente JAIR BOLSONARO sobre armas apresentam pontos que contrariam a lei. O presidente assinou três decretos nesta semana com regras sobre compra e posse de armas. Os textos mantêm regras de outros decretos assinados anteriormente pelo presidente, mas que ele revogou diante da suspensão dos textos pelo Senado. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e a Câmara Sobre Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional afirmam que os decretos atentam contra “os princípios da legalidade e da separação dos poderes” e que alguns comandos são contraditórios, gerando um caos normativo e uma grande insegurança jurídica.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira ser uma "pena" que o sargento MANOEL SILVA RODRIGUES tenha sido preso na Espanha, e não na Indonésia. O país asiático prevê pena de morte para traficantes de drogas. BOLSONARO deu a declaração ao conceder uma entrevista coletiva em Osaka no Japão, onde participa da cúpula do G20. Na última terça, o sargento da Força Aérea Brasileira foi preso no aeroporto de Sevilha com 39 quilos de cocaína. RODRIGUES atua como comissário de bordo numa aeronave que, segundo a TV Globo apurou, faz a rota presidencial antes do avião do presidente da República. O presidente disse ele traiu a confiança dos demais.

A seguir:

-FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE VAI SE REUNIR EM CHAPECÓ NO DIA 5

Uma mulher de 45 anos morreu nesta quinta-feira em Cocal do Sul, no Sul catarinense, com meningite bacteriana. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, ela estava com uma forma não-contagiosa da doença. Na mesma região, uma criança de seis anos foi internada em Balneário Gaivota com a mesma bactéria. A Dive também contabiliza os casos causados pela bactéria Neisseria meningitidis, que são contagiosos. No estado, três pessoas morreram e outras 20 contraíram a doença este ano. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença, mas o maior risco é no primeiro ano de vida.

Nas sete cidades catarinenses que deveriam receber profissionais do Programa Mais Médicos até esta sexta-feira, houve tanto apresentações quanto desistências. Em Água Doce, Presidente Nereu e Santa Terezinha, os médicos chegaram nesta semana. Em Campo Erê, Major Vieira e Vitor Meireles, ninguém se apresentou. A Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso também deveria ter recebido um profissional nesta semana. O Ministério da Saúde afirmou que na segunda-feira fará um fechamento do resultado dessa etapa do programa. A pasta explicou que cada médico optou por quatro cidades. Por essa razão, dependendo do município, pode ser enviado outro profissional.

O fórum parlamentar catarinense vai se reunir na próxima sexta-feira em Chapecó para tratar das demandas da região Oeste. O evento será realizado no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes a partir das 10 horas. Os deputados federais e senadores de Santa Catarina vão discutir a manutenção das rodovias federais da região, o processo de concessão do Aeroporto de Chapecó e o recolhimento e a destinação de carcaças de animais”. O evento será aberto ao público e contará com a presença do secretário de Estado de Agricultura, RICARDO GOUVEIA, do superintendente do DNIT em Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA e do superintendente do Ministério da Agricultura no estado, TÚLIO TAVARES.

- A SEGUIR:

-NOVA DIRETORIA DO LIONS CLUBE É EMPOSSA

AMANHÃ.

-SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ

INSCRIÇÕES PARA MONITORES PARA O PROGRAMA

MAIS ALFABETIZAÇÃO.

Município define soberanas jovens e da terceira idade. Segundo JULIANA DALMAGO – da comissão central organizadora do evento em Santa Terezinha do progresso, aconteceu na noite de ontem, no salão comunitário a escolha das soberanas jovens, bem como da terceira idade. Para as soberanas jovens concorreram nove candidatas e para terceira idade quatro.

Escolha das soberanas faz parte das festividades de aniversário do município. Quem comenta é JULIANA DALMAGO – uma das organizadoras do evento em Santa Terezinha. Segundo ela, na programação dos 24 anos do município, são várias as atrações programadas, entre elas o Baile com Escolha das Soberanas, que aconteceu ontem.

Conheça as soberanas do município. De acordo com JULIANA as soberanas a terceira idade são: segunda princesa MARIA CARDOSO; primeira princesa MADALENA VOMMER e a rainha da terceira idade é MARIA WORMSTICH. Já as candidatas eleitas soberanas jovens que tinham de 15 a 22 anos são: segunda princesa ALANA FREYTAG, primeira princesa DANIELA LEMES e rainha DANNAÊ FANTINI.

Tudo pronto para tradicional feira de roupa usada do Pró Menor. Quem afirma é a coordenadora da entidade em Campo Erê NAIR TENROLLER. Segundo ela, daqui a pouco ás 14 horas acontece mais uma edição da feira, que tem como principal, objetivo arrecadar recurso para manutenção das oficinas e compra de alimentos para as crianças e adolescentes atendidos no Pró Menor. Serão comercializados na feira, além de roupa e calçado usado, foro de cama e alguns eletrodomésticos.

sonora

Tudo que será vendido na feira do Pró Menor é fruto de doação da comunidade. A coordenadora NAIR, frisa que a feirinha terá valor a partir de dois reais a peça. Destaca que como tem produto de muita qualidade, inclusive alguns até novos com etiqueta, por isso o valor para comercialização será variado. A irmã lembra que a entidade sobrevive bastante de doações e com dinheiro arrecado em eventos como esse da feirinha, por isso a participação da comunidade é muito importante.

Nova diretoria do Lions Clube é empossa amanhã. Quem lembra é GIONEI PEDOTT- Presidente do Lions em Campo Erê. Segundo ele, VILMAR CAMBRUZZI será o novo presidente, juntamente com a companheira ROSELI RIGON. Eles assumirão os trabalhos a partir de primeiro de julho e devem continuar na presidência até 2020. GIONEI salienta que no evento de posse estarão presentes os associados, Léo Clube, além de convidados e representantes do Lions de outras regiões.

Secretaria Municipal de Educação faz inscrições para monitores para o Programa Mais Alfabetização. Segundo o secretário da pasta em Anchieta JOSEMIR FORGIARINI, o Programa Mais Alfabetização é um programa do Ministério da Educação, criado para auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. O município de Anchieta aderiu ao programa, em 2019 com as escolas Centro Municipal de Educação e Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavantes.

Para que o programa seja executado se faz necessária a contratação de monitores para apoiar o trabalho dos professores nas turmas de estudantes. Dessa forma, destaca FORGIARINI, a Secretaria Municipal de Educação lançou Edital, com objetivo de dar publicidade à contratação de profissionais para trabalhar no Programa Mais Alfabetização nas escolas da Rede Municipal. As inscrições para os monitores estarão abertas a partir de segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação de Anchieta.

Para a classificação será observada a formação e o tempo de serviço em programas educacionais. O secretário de educação de Anchieta JOSEMIR FORGIARINI, frisa que quem tiver interesse em participar, deve se dirigir à Secretaria da Educação com a documentação necessária.

Acanor e Unochapecó encerram o curso de aperfeiçoamento. EDERSON HERMANN – secretário executivo da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, relata que neste mês no Campus da Unochapecó teve a aula de encerramento do curso de aperfeiçoamento em gestão governamental, promovido pela Acanor, em pareceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó. O curso iniciou em setembro do ano passado com aulas quinzenais, totalizando 16 encontros e 64 horasaulas. Durante oito meses os vereadores e servidores que eram os alunos tiveram aperfeiçoamento nas mais diversas áreas governamentais, de administração e legislação.

Trabalho em parceria com Unochapecó é bom para o desenvolvimento da região. De acordo com o secretário, essa atividade serviu para capacitação para os vereadores e servidores associados, melhorando significativamente suas atuações frente às atividades que desenvolvem. Lembra que um dos pilares da Acanor é a formação continuada de seus associados,com vistas e garantir o pleno exercício dos seus trabalhos.

Frio severo deve atingir a região nos próximos dias. Segundo RONALDO COUTINHO, a previsão para hoje, é de tempo bom, podendo mudar com chances de chuva para amanhã. Ele conta que a partir de segunda-feira, o clima já começa a mudar, com a chegada do frio e também com a possibilidade de chuva. COUTINHO destaca que a queda mais brusca da temperatura será registrada a partir de quarta-feira, durante a noite.

De quarta-feira em diante região terá muito frio. Conforme COUTINHO, terá condições de geadas fortes e severas, principalmente no amanhecer de quinta-feira, sexta, sábado, domingo e segunda-feira. A madrugada destes dias será de frio intenso, afirma o meteorologista.

Júri Popular de homicídio de advogado acontece na segunda-feira.

Os profissionais do fórum de São Miguel do Oeste estão trabalhando e deixando tudo pronto para o Júri Popular dos acusados de assassinar o advogado de Guaraciaba JOACIR MONTAGNA. O júri será na próxima segunda-feira, com início às 09h. No primeiro momento serão escolhidos os 7 jurados que vão trabalhar nesse ato, o juiz vai passar orientações para todos e depois acontece a identificação e apresentação dos cinco réus que serão julgados na sequência.

Haverá um forte esquema de segurança no júri de segunda-feira em São Miguel do Oeste. O público que vai acompanhar será revistado também com detector de metais. A orientação é que as pessoas não levem muitos objetos para o local, apenas o essencial para não causar transtornos. O júri será composto por um juiz, um promotor, um assistente de acusação, dois defensores públicos, três advogados e 7 jurados.

A SEGUIR:

-HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRO DE

VULNERÁVEL.

-HOMEM É MORTO COM GOLPES DE FACA.

Polícia Civil prende foragidos da Justiça. A Polícia Civil, cumpriu três mandados de prisão ontem em Francisco Beltrão. No Bairro Novo Mundo foi cumprido mandado de prisão expedido pelo juízo da Comarca de Nova Fraiburgo, onde foi localizado um homem de 32 anos, acusado da prática do crime de homicídio. Outra prisão ocorreu no Bairro Padre Ulrico, quando foi localizado um rapaz de 24 anos. Ele tinha mandado de prisão em aberto por suspeita de pratica de furto e homicídio.

A terceira prisão ocorreu no Bairro Jardim Floresta. O preso de 24 anos tinha mandado de prisão de condenação pelo crime de tráfico de drogas. Os três presos foram encaminhados a cadeia pública. A Polícia Civil de Francisco Beltrão tem intensificado nos últimos meses as diligências objetivando o cumprimento de mandados de prisão em aberto e a prisão de foragidos.

Homem é preso acusado de estupro de vulnerável. Um homem de 44 anos, foi preso preventivamente ontem, acusado de estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Civil, a prisão aconteceu no Centro de São Lourenço do Oeste. A pena prevista para o crime de estupro de vulnerável é de oito a 15 anos de reclusão. O preso foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê, onde se encontra à disposição da Justiça. A Polícia Civil não deu mais detalhes sobre o caso.

Homem é morto com golpes de faca. Na madrugada de hoje por volta de 02 e 45 foi registrado um homicídio na Marginal da BR-280, bairro Gralha Azul em Pato Branco, onde um homem que ainda não teve o nome divulgado foi morto com golpes de faca. O Samu foi acionado e tentou reanimar a vítima, porém ele não resistiu e entrou em óbito antes de chegar no hospital. A Polícia Militar foi acionada e recebeu informações que o autor dos golpes de faca fugiu do local em um veículo Gol, cor prata e apesar das buscas ele não foi localizado. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco para necropsia e identificação.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.