-742 MIL APOSENTADOS APONTARAM DESCONTOS INDEVIDOS NO 1º SEMESTRE DE 2024
-AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SANTA CATARINA
-AMEOSC PROMOVE SEMINÁRIO REGIONAL DE TURISMO NESTA TERÇA EM PALMA SOLA
-VENDA DE ESTANDES PARA A FAISMO 2025 VAI COMEÇAR NO DIA 12 DE MAIO
-DNIT DIZ QUE PROJETO DA WILLY BARTH ESTÁ PRONTO E ORÇADO EM 25 MILHÕES
-POLÍCIA MILITAR FALGRA MOTORISTA COM MACONHA EM ABORDAGEM DE TRÂNSITO
-HOMEM É PRESO APÓS ACIONAR BOTÃO DO PÂNICO E DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA
A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de nove graus. A máxima pode chegar a 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0051 centavos.
O apagão que deixou a Espanha e Portugal sem luz teve como origem uma desconexão com o sistema elétrico da França. A explicação foi dada por EDUARDO PRIETO, diretor de serviços operacionais do operador elétrico da Espanha, na noite desta segunda-feira. Segundo o jornal "La Vanguardia", PRIETO afirmou que houve uma desconexão entre os sistemas elétricos da Espanha e da França, o que teria gerado um grave desequilíbrio na rede, levando ao colapso que afetou aeroportos, metros e empresas. Apesar disso, o primeiro-ministro espanhol, PEDRO SÁNCHEZ, fez um pronunciamento mais cauteloso sobre as causas do blecaute, dizendo que nenhuma hipótese está descartada.
O conclave, votação dos cardeais da Igreja Católica para eleger um novo papa, começará dia 7 de maio. O anúncio foi feito nesta segunda pelo Vaticano. A reunião a portas fechadas acontece na Capela Sistina e envolverá cerca de 135 cardeais de todo o mundo. Não há previsão de quanto tempo será necessário para eleger o próximo papa, mas os dois conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. Normalmente, o conclave começa entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice anterior. O papa Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos. O funeral aconteceu no último sábado.
O Partido Liberal, do atual primeiro-ministro MARK CARNEY, venceu as eleições do Canadá nesta segunda-feira. Os liberais mantiveram-se no governo, mas formam minoria no governo. O partido não garantiu os 172 distritos eleitorais, conhecidos como cadeiras, necessários para a maioria. A Câmara tem 343 cadeiras. Apenas com a minoria, CARNEY terá que fazer acordos com outros partidos para continuar no poder. Na madrugada desta terça, após seu partido ter vencido as eleições, CARNEY se pronunciou dizendo que está animado para trabalhar com os outros partidos.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta segunda-feira, por 6 votos a 4, manter a prisão do ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO. A prisão foi determinada pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES na quinta e submetida à análise dos demais ministros. Os advogados de COLLOR apresentaram ao Supremo dois laudos médicos que apontam que o ex-senador apresenta graves comorbidades, o que justificaria o cumprimento da prisão em casa. A análise do pedido de prisão domiciliar aguarda um parecer da Procuradoria-Geral da República. O ex-presidente e ex-senador foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em um desdobramento da Operação Lava Jato. Para o Supremo, ficou comprovado que COLLOR e aliados receberam 20 milhões de reais em propina, entre 2010 e 2014.
Um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União apontou que 742 mil 389 beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social registraram pedidos para cancelamento do desconto associativo no primeiro semestre de 2024. Descontos como esses, inseridos sem autorização na aposentadoria dos brasileiros, foram o motivo de uma operação da Polícia Federal na semana passada que investiga possível fraude nos cadastros. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a seis bilhões e 300 milhões de reais. As reclamações foram feitas contra as 11 associações suspensas pela Justiça após a operação da PF. Outras 12 entidades receberam, pelo menos, mil reclamações no período. Ao todo, essas associações registraram seis milhões 540 mil reais de beneficiários com algum percentual de desconto em folha.
O presidente da Câmara dos Deputados, HUGO MOTTA do Republicanos, afirmou nesta segunda, que as discussões sobre a redução da escala de trabalho devem começar na Câmara nos próximos dias. A ideia, disse, é dar "tratamento institucional” à proposta de emenda à Constituição que propõe o fim da jornada de seis dias de trabalho semanais, a escala seis por um. MOTTA disse ainda que, apesar de ser simpática para a população, é preciso verificar o seu “impacto negativo” e a “viabilidade” da medida. A discussão pelo fim da escala seis por um ganhou força após a medida fazer parte de uma Proposta de Emenda Constitucional apresentada pela deputada ERIKA HILTON do PSOL na Câmara dos Deputados. A proposta foi protocolada na Câmara dos Deputados em fevereiro, com 234 assinaturas.
Um levantamento do IBGE divulgou que Brusque é a cidade com menos árvores em vias urbanas em todo o país. Os dados consideram o Censo de 2022 e indicam que apenas 22 por cento das ruas da cidade são arborizadas e 77 por cento dos domicílios da cidade não têm árvores ao redor. A média percentual no Brasil é de que 66 por cento das vias públicas sejam arborizadas, com uma ou mais árvores. Porém, Santa Catarina ficou abaixo, com 41 por cento, sendo o segundo estado com o menor percentual de arborização, atrás apenas de Sergipe. Nas vias públicas catarinenses, 58 por cento não têm arborização. Outras 15 por cento têm de uma a duas árvores.
Em 2024, Santa Catarina registrou 37 mil acidentes de trabalho, com uma média de quatro por hora, representando uma queda de 13 por cento em relação ao ano anterior. 186 catarinenses perderam a vida no trabalho. Os dados, que são do Ministério da Previdência Social, foram apresentados na audiência pública que debateu nesta segunda-feira, no Auditório Antonieta de Barros, no Parlamento, a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. A iniciativa foi do presidente da Comissão de Saúde, deputado NEODI SARETTA do PT. Ele chamou a atenção para o fato que o estado ocupa a quarta posição no ranking de afastamentos por questões de saúde mental. Segundo o Ministério da Previdência Social, em 2024 foram 16 mil afastamentos por ansiedade e depressão. No ano passado, mais de 33 mil trabalhadores precisaram de licenças médicas por sofrimento psíquico.
Santa Catarina e Paraná terão mais 90 dias para definir quais obras serão realizadas por meio do acordo dos royalties. O prazo foi concedido pelo ministro FLÁVIO DINO, relator da ação no STF, nesta segunda-feira, atendendo ao pedido do governo paranaense, com concordância do governo de Santa Catarina. Na petição ao Supremo, o Paraná alegou que está analisando a “segunda proposta” apresentada por Santa Catarina, com avaliação da “viabilidade técnica”. No final do ano passado, os governadores JORGINHO MELLO e RATINHO JUNIOR chegaram a entendimento para encerrar disputa judicial iniciada em 1991. A ação apresentada por Santa Catarina apontou equívocos na delimitação de limites territoriais marítimos, o que afetou a distribuição de royalties de exploração de petróleo no mar.
A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guaraciaba abriu, nesta terça-feira, o ciclo de consultorias individuais e gratuitas voltadas aos empresários de Guaraciaba. A informação é da Secretária CINTHIA BORSATTO. As consultorias estão sendo realizadas junto à Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal. A ação integra o programa Cidade Empreendedora e tem como objetivo fortalecer a gestão e o desenvolvimento dos pequenos negócios locais, com atendimentos especializados nas áreas de Gestão Financeira, Gestão Estratégica, Gestão de Processos e Marketing. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o município, a Sala do Empreendedor e o Sebrae. A consultoria não tem custo para as empresas.
Mais de dez empresas já se credenciaram para participar das consultorias que serão realizadas mensalmente. A informação é da Agente de Desenvolvimento, FRANCIELE VESENTIN. Cada empresa poderá receber até quatro consultorias de duas horas ao longo do ano. Ela explicou que o atendimento é personalizado, buscando atender às necessidades específicas de cada negócio e contribuindo diretamente para a melhoria da competitividade e sustentabilidade empresarial. Empresas interessadas em participar ainda podem se credenciar junto à Sala do Empreendedor. Para isso, é necessário apresentar a documentação exigida no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Guaraciaba.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste convocou os candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado para a escolha de vagas, conforme o resultado final do edital. A sessão será realizada no dia sete de maio de 2025, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, com início às oito e 15 da manhã. Nesta convocação, serão chamados candidatos para o cargo de Professor de Educação Especial. A presença dos convocados é obrigatória e a escolha das vagas será feita de forma coletiva. Quem não comparecer perderá o direito à vaga.
Foi aberta nesta manhã a quinta edição do Seminário de Turismo da Ameosc. O evento está ocorrendo em Palma Sola. O seminário de turismo é uma iniciativa do Colegiado de Turismo da Ameosc com a parceria da Governança Regional Caminhos da Fronteira. Hoje pela manhã foram realizadas duas palestras. A primeira foi sobre “Tendências para o Turismo Rural" com ELISA LIMA, Turismóloga, Gastrônoma e Diretora Executiva da Agência de Desenvolvimento dos Lagos de Lages. Ainda pela manhã, o tema "Desenvolvimento do Turismo Regional" foi abordado por ANA LUCIA DE LIZ VIEIRA, Secretária Municipal de Turismo de Lages. A programação da manhã ainda teve a apresentação de boas práticas na área da Cooperação entre Setor Público e Privado no Desenvolvimento do Turismo Regional e na Produção de Queijos Artesanais.
O seminário de turismo será retomado daqui a pouco com a palestra sobre "Turismo que Transforma: Como Impulsionar o Desenvolvimento do seu Município" com EMANUELY SOUTO, Turismóloga e Professora do SENAC de São Miguel do Oeste. A quarta palestra do dia será sobre “O Perfil do Turismo" com LUCILENE ASSING, Secretária de Juventude, Turismo e Cultura de Santa Rosa de Lima. O seminário termina com a discussão sobre boas práticas em turismo com a experiencia da instancia de governança regional Caminhos da Fronteira com o presidente da entidade, RICARDO SCALCO. Cerca de 250 pessoas, entre empresários do setor, secretários municipais e representantes de entidades e associação ligadas ao turismo participam do evento desta terça-feira.
Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste fez um alerta sobre os casos de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. A projeção do médico ANTONIO DUARTE é de aumento no número de casos nas próximas semanas. Ele disse que sintomas como coriza, tosse, congestão nasal e dor de garganta são os mais comuns e precisam de atenção especial, principalmente em crianças e idosos, que estão mais vulneráveis. O médico reforçou ainda que a prevenção é o melhor caminho e algumas dicas simples podem fazer toda a diferença, como evitar contato com pessoas doentes; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e kavar bem as mãos com frequência.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste reforçou o alerta para que pais e responsáveis levem suas crianças menores de 12 anos para se vacinar contra a gripe. De acordo com a enfermeira JÉSSICA MAYARA CARDOSO LUDWIG, responsável pela sala de vacinação, a imunização é fundamental para prevenir complicações da doença, que se intensificam nesta época do ano. A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as sete da noite sem fechar ao meio-dia. Ela explicou que não é necessário agendamento. De acordo com JÉSSICA, basta apresentar a caderneta de vacinação e um documento da criança.
Desde o começo da campanha de vacinação foram aplicadas quatro mil doses do imunizante contra a gripe. A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste recebeu aproximadamente 20 mil doses. A campanha contra gripe começou no dia sete de abril. Além da aplicação do medicamento no posto de saúde, a equipe está vacinando aproximadamente 150 pessoas acamadas, garantindo a imunização dos públicos mais vulneráveis. A enfermeira JÉSSICA MAYARA CARDOSO LUDWIG, responsável pela sala de vacinação, destacou que a procura ainda está abaixo do esperado. Ela reforçou que a vacina é segura, eficaz e essencial para proteger nossas crianças. Contamos com o apoio das famílias. Ela disse que a gripe pode evoluir para quadros graves e até internações e a vacinação é a forma mais eficaz de evitar esses riscos.
A comissão de comercialização da Faismo 2025 definiu o calendário para a venda dos estandes para a feira deste ano. De acordo com a o coordenado da comissão, ROGERIO DOS SANTOS, o estandes começa as ser vendidos no dia 12 de maio os associados da CDL e da Acismo que participaram da última edição da feira em 2024. Esse grupo terá o dia 30 de junho para confirmar presença no evento. De primeiro a 31 de julho, os espaços serão ofertados para associados das duas entidades que não estiveram na última Faismo. Entre primeiro e 20 de agosto a venda será aberta para as demais empresas do município. A partir de 21 de agosto, o calendário prevê a comercialização para expositores de outras cidades.
Quase todos os expositores que estiveram na Faismo de 2024 devem participar da exposição deste ano, prevista para ocorrer entre os dias 19 a 23 de novembro. A projeção é do coordenador da comissão de comercialização da feira, ROGERIO DOS SANTOS. No ano passado, a feira teve 320 expositores. Ele explicou que o layout do parque de exposições está sendo revisto e a Faismo 2025 deve ter algumas novidades com a criação de novos espaços para os expositores.
Os valores dos estandes para a Faismo 2025 serão corrigidos pelo IGPM, ou seja, os preços terão apenas a reposição da inflação do período entre feiras. A informação é do coordenador da comissão de comercialização da feira, ROGERIO DOS SANTOS. De acordo com ele, não haverá aumento real dos custos dos estandes para os expositores. ROGÉRIO destacou que outra facilidade para as empresas é a possibilidade de parcelar o pagamento dos espaços até a feira no mês de novembro. Ele disse que a procura já é grande e, assim como em anos anteriores, a feira deve ter lista de espera de empresas para participar do evento.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou, ontem a noite, uma audiência púbica para discutir a situação da Willy Barth e das rodovias BRs 282 e 163 no Extremo-oeste. O encontro, que contou com a participação autoridades locais, moradores e entidades foi marcada por questionamentos sobre a qualidade dos trabalhos de melhorias em andamento e a falta de solução para a Willy Barth. DAVI CAVALLI, representante do Bairro Andreatta, destacou os altos índices de acidentes na Willy Barth e defendeu o retorno das lombadas físicas para reforçar a segurança viária. O presidente do Conselho das Entidades, RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS, afirmou que as más condições das rodovias federais e da Willy Barth comprometem o desenvolvimento regional. Ele citou que esse problema deixa a cidade isolada do mundo.
Durante a audiência pública desta segunda-feira, a cobrança das entidades foi forte no sentido de que o governo precisa ser rápido e efetivo para solucionar os problemas da Willy Barth. Os presidentes da Acismo, GIOVANI GOBBI e da CDL, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR, pediram mais agilidade nos trabalhos de melhorias da avenida e da BR 282. ANDRÉ ORSO, do Bairro São Gotardo, apontou os riscos no trecho urbano da BR-163 e criticou a má qualidade dos serviços paliativos. KEVIN LEDUR, da associação de moradores do Bairro Progresso, cobrou a instalação de sinalizações adequadas, como faixas de pedestres, e a elaboração de um plano de segurança para pedestres nos acessos ao bairro. O empresário FRANCISCO CRESTANI questionou os investimentos feitos em melhorias nas BRs 282 e 163, criticou a efetividade das obras e reclamou do aumento da fiscalização de velocidade sem a correspondente melhoria na malha viária.
O superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALYSSON DE ANDRADE, apresentou as ações do governo federal em andamento na região, destacando a adequação da BR-163 entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, com previsão de conclusão em 2025. A obra inclui viadutos em Guaraciaba e Guarujá do Sul. Ele falou ainda sobre a construção das marginais da BR-282 em Maravilha e a construção do viaduto no entroncamento com a BR-158. Na audiência pública de ontem, ALYSSON disse que o Termo de Referência, documento obrigatório em editais de licitação, para o contorno viário está pronto e que a licitação está prevista para o primeiro semestre deste ano, com recurso garantido para a contratação do projeto. Ele citou que a cidade vai ter um projeto de contorno para o futuro que nunca teve.
O superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALYSSON DE ANDRADE reconheceu a precariedade da Willy Barth. De acordo com ele, os problemas são resultado de falhas estruturais no projeto original. A solução, segundo ALYSSON, passa por um projeto mais complexo que envolve a reciclagem de base e a construção de drenos profundos. O superintende do DNIT disse que o investimento estimado é de 25 milhões de reais. Ele afirmou que o projeto já está concluído e orçado, aguardando liberação de recursos federais.
Um grave acidente foi registrado na manhã desta terça-feira, por volta das oito horas, na BR-282, em Pinhalzinho, nas proximidades do Parque do Itaipu Rural Show. A colisão envolveu uma van da Secretaria de Saúde de Palma Sola e uma Saveiro de Maravilha. Com o impacto, o motorista da Saveiro ficou preso às ferragens. Ele apresentava suspeita de hemorragia interna, traumatismo cranioencefálico e fraturas nas pernas. Após o resgate, ele foi encaminhado ao hospital de Pinhalzinho. Uma das ocupantes da van, uma mulher, relatou dores em uma das pernas e foi levada ao hospital de Pinhalzinho. Ela estava acompanhada de seu filho menor, com necessidades especiais, que apresentava um ferimento no rosto. Ambos também foram conduzidos pela ambulância de Pinhalzinho. O motorista da van também ficou ferido.
Um motorista foi detido no fim da tarde de segunda-feira após ser flagrado fumando um cigarro de maconha enquanto dirigia em São Miguel do Oeste. O flagrante ocorreu durante uma abordagem de trânsito na Rua Men de Sá, próximo ao cruzamento com a Rua Padre Aurélio Canzi. De acordo com a Polícia Militar, os agentes perceberam um forte cheiro de maconha vindo do veículo e iniciaram o acompanhamento. O condutor foi abordado logo em seguida e apresentava sinais de uso de entorpecentes, como olhos vermelhos, fala e coordenação motora alteradas, além de desordem nas vestes. No entanto, dentro do porta-luvas do carro, os policiais localizaram um frasco de balas “mentos” contendo cerca de 14 gramas de maconha. Ele foi autuado por infrações de trânsito e teve o veículo removido para o pátio conveniado.
Um homem de 61 anos foi preso na manhã desta segunda-feira em São Miguel do Oeste por descumprir uma medida protetiva de urgência. A Polícia Militar foi acionada por meio do botão do pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta usada para proteger mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo a Polícia Militar, a vítima acionou o botão depois de perceber a aproximação do agressor no bairro Andreata. Uma viatura foi deslocada para o local e abordou o homem, que estava a menos de 50 metros da mulher, em violação direta da ordem judicial. Além disso, ele teria agredido um funcionário que realizava a instalação de uma fossa séptica no endereço.