ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-04-2020 Quarta-Feira

-STF SUSPENDE NOMEAÇÃO DE RAMAGEM PARA O COMANDO DA POLÍCIA FEDERAL

-APÓS DENÚNCIA, GOVERNO APURA IRREGULARIDADES NA COMPRA DE RESPIRADORES

-HOSPITAL DE MONDAÍ AMPLIA LEITOS E ADQUIRE EQUIPAMENTOS PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

-PREFEITURA DE DESCANSO E EXÉRCITO PROMOVEM AÇÃO SOLIDÁRIA NESTA QUINTA-FEIRA

-AGRICULTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL LIDERAM ÍNDICE DE ACIDENTES DE TRABALHO NA REGIÃO

-PREFEITO ANUNCIA TURNO ÚNICO E MEDIDAS PARA CORTE DE GASTOS

-INVESTIGAÇÃO APURA SUPOSTO DESCUMPRIMENTO DE QUARENTENA POR PACIENTE COM COVID-19

-PM E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA FARÃO VISITAS PARA FISCALIZAR CUMPRIMENTO DE QUARENTENA

-DELEGADA CONCLUI INQUÉRITO SOBRE MORTE DE CRIANÇA DE 10 MESES NO INTERIOR


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


O primeiro-ministro da França, EDOUARD PHILIPPE, anunciou nesta terça-feira a reabertura de todas as lojas no país, exceto restaurantes e cafés, a partir de 11 de maio, assim como o uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos. O relaxamento do confinamento, que começará em 11 de maio, será realizado "progressivamente" para "evitar uma segunda onda de contágio", acrescentou o premiê francês, depois de constatada uma queda há duas semanas no número de pacientes graves. O número de pessoas em terapia intensiva caiu na segunda-feira pelo nono dia consecutivo.


HILLARY CLINTON, ex-chefe da diplomacia dos Estados Unidos e ex-candidata democrata à Presidência, derrotada em 2016, anunciou nesta terça-feira apoio a JOE BIDEN na disputa contra DONALD TRUMP nas eleições norte-americanas marcadas para novembro.O apoio é manifestado no momento em que a campanha do democrata enfrenta denúncias de abuso sexual por uma funcionária de seu gabinete quando BIDEN foi senador na década de 1990. Ele ainda não é o candidato oficial ao Partido Democrata, já que isso só vai ocorrer na Convenção Nacional, adiada para agosto por causa da pandemia de novo coronavírus. No entanto, ele já conta com apoio como o do ex-presidente BARACK OBAMA, o apoio de seu rival nas primárias, BERNIE SANDERS, e o apoio da líder democrata da Câmara dos Deputados, NANCY PELOSI.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que "acompanha de perto" o que chamou de "surto sério" de novo coronavírus no Brasil. O republicano ainda alertou que o país tomou um rumo diferente no combate à pandemia de Covid-19 na comparação com outros países da América do Sul. A afirmação do presidente norte-americano veio em resposta a perguntas sobre os voos internacionais ainda em operação. Ainda há viagens aéreas entre Brasil e Estados Unidos, mas em menor frequência devido à pandemia. Os Estados Unidos ultrapassaram ontem a marca de um milhão de casos confirmados de Covid-19.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a venda de testes rápidos para o novo coronavírus em farmácias. A liberação vai valer enquanto durar a situação de emergência. Segundo a Anvisa, a farmácia deve manter um profissional capacitado e informar o resultado às autoridades de saúde. A Associação das Farmácias diz que os testes, a maioria chineses, devem custar cerca de 200 reais, e que são indicados para pessoas que têm ou tiveram os sintomas.Durante a reunião que aprovou a medida, o diretor-presidente da Anvisa, AntÔNIO BRAGA TORRES, disse que a liberação dos testes nas farmácias faz parte de uma estratégia para diminuir a procura em hospitais públicos, mas alertou sobre as limitações dos testes rápidos.


O ministro da Saúde, NELSON TEICH, disse nesta terça-feira que há "agravamento da situação" da Covid-19 no Brasil. A avaliação foi feita após o país registrar recorde com 474 mortes confirmadas em 24 horas, elevando o total a cinco mil e 17. Com isso, o Brasil superou a China, que teve quatro mil 643 óbitos causados pelo novo coronavírus. TEICH fez a ressalva de que, na análise da pasta, o agravamento "continua restrito" a algumas localidades que estão enfrentando as "maiores dificuldades". O secretário nacional de Vigilância em Saúde, WANDERSON DE OLIVEIRA, fez uma previsão de agravamento dos casos nas próximas semanas. Ele citou que os locais que mais preocupam são Rio de Janeiro, Pernambuco, Recife, Ceará, Fortaleza e Manaus.


O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a nomeação de ALEXANDRE RAMAGEM para a diretoria-geral da Polícia Federal. A decisão é liminar – ou seja, provisória – e foi tomada em ação movida pelo PDT. Na decisão em que suspendeu a nomeação, MORAES citou as alegações do ex-ministro SÉRGIO MORO e afirmou que pode ter ocorrido desvio de finalidade na escolha de RAMAGEM, "em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público."/ A proximidade de RAMAGEM da família BOLSONARO vinha causando contestações à escolha dele para chefiar a PF, para qual entrou em 2005.A decisão do STF é liminar e pode ser contestada. O mérito da ação ainda não foi julgado.



O Governo de Santa Catarina autorizou nesta segunda-feira as indústrias a voltarem a operar com cem por cento dos trabalhadores. Por pouco mais de um mês, como medida contra o coronavírus, o setor precisou funcionar com 50 por cento do número de funcionários. Apenas os ramos da agroindústria, alimentação e saúde podiam operar sem redução. A liberação para que todas as indústrias operem sem limitação de funcionários foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda e passou a valer na mesma data. O governo também divulgou regras para prevenção contra a Covid-19 no setor. As indústrias devem adotar medidas básicas, como o uso de máscara e álcool 70 por cento. A portaria também recomenda que o uso de elevadores seja evitado, proíbe a utilização de bebedouros e limita a utilização de refeitórios.


O governo de Santa Catarina adquiriu um lote de 200 respiradores ao custo de 33 milhões que teve o produto modificado após a compra e cuja previsão de entrega foi adiada por até dois meses. A informação foi publicada nesta terça-feira em reportagem do portal The Intercept Brasil. Segundo a reportagem, com base nos valores divulgados no contrato de compra pelo governo do Estado, cada respirador foi negociado na dispensa de licitação por 165 mil. Para efeito de comparação, o valor é ao menos 65 por cento mais caro do que União e Estados pagaram por respiradores em uma das compras anunciada no início de abril. Ainda conforme o contrato, os equipamentos deveriam ter sido entregues a 48 unidades de saúde no início de abril, mas até agora não chegaram. A nova previsão é para que a entrega ocorra até 20 de maio, segundo o governo do Estado. Por nota a Secretaria de Estado da Saúde informou que instaurou uma sindicância para apurar possíveis irregularidades e que afastou preventivamente na sexta passada a servidora responsável pela aquisição.


O deputado estadual MARCOS VIEIRA, presidente da Comissão Especial formada na Alesc para fiscalizar ações relacionadas à pandemia do coronavírus, pediu explicações formais ao governo do estado sobre a compra dos equipamentos. O requerimento também pede a apresentação de cópia de inteiro teor do processo de compra feita pelo governo em menos de 48 horas. O parlamentar disse que a denúncia é gravíssima. O Ministério Público de Contas de Santa Catarina também entrou nesta terça com uma representação no Tribunal de Contas do Estado pedindo, como medida preventiva, a suspensão imediata do contrato da compra. O MP pediu ainda a devolução dos valores pagos antecipadamente, diligências para possível tomada de contas por parte do TCE e compartilhamento das informações com o Ministério Público de Santa Catarina.


-HOSPITAL DE MONDAÍ AMPLIA LEITOS E ADQUIRE EQUIPAMENTOS PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

-PREFEITURA DE DESCANSO E EXÉRCITO PROMOVEM AÇÃO SOLIDÁRIA NESTA QUINTA-FEIRA

-AGRICULTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL LIDERAM ÍNDICE DE ACIDENTES DE TRABALHO NA REGIÃO

-PREFEITO ANUNCIA MEDIDAS PARA CORTE DE GASTOS E TURNO ÚNICO


Dia Mundial da Dança é comemorado sem apresentações. A data é lembrada anualmente em 29 de abril. Conforme a professora, VANDERLIZE BLANK WILLMS, o momento não permite novas danças devido o isolamento social. Ela destaca que a dança é uma parte integral da cultura humana e faz parte da vida das pessoas. Ela cita inúmeros benefícios físicos, sociais e mentais para os praticantes. Segundo a professora, nas crianças a dança ativa e desenvolve capacidades que as acompanham para o resto da vida. VANDERLIZE destaca ainda que a dança contribui para noções de espaço, concentração, interação e afetividade. Também é importante no controle de peso devido a queima de calorias e ainda diminui os níveis de estresse. Salienta que a dança é indicada por médicos e outros especialistas para manutenção da saúde e qualquer pessoa pode dançar basta ter vontade.


Vacinação contra a gripe terá continuidade à tarde em Iporã do Oeste. A vacinação, que iniciou pela manhã no Centro Público de Convivência, será das 13 horas e 30 minutos até as 16 horas e 30 minutos, ou enquanto houver doses. Serão disponibilizadas cerca de 200 doses para vacinar idosos a partir dos 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, presos, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, portuários e agora também as gestantes, puerperas e crianças de seis meses a seis anos incompletos. Portadores de doença crônica devem trazer consigo a receita do medicamento em uso.


Tunápolis altera atendimento na secretaria de Saúde. As alterações valem a partir desta quarta feira. Conforme o secretário, AQUILES BAMBERG, novas medidas preventivas estão sendo adotadas após a confirmação de caso de coronavírus no município. Na parte da manhã somente serão atendidas pessoas com síndrome de gripe e a tarde os demais atendimentos de urgência. BAMBERG justifica que os atendimentos desta forma são necessários para que em caso de haver a necessidade da coleta do material para a COVID-19, isso seja feito pela parte da manhã e o material enviado para análise do Lacen em Florianópolis ainda antes do meio dia. O secretário lembra que estão sendo distribuídas gratuitamente a população máscaras de tecido. A entrega está sendo feita na prefeitura, na Cooper A1 e na secretaria da Agricultura de Tunápolis. Será distribuída uma máscara por pessoa de cada família.


Epagri de Mondaí registra grande demanda de serviço no escritório. Após um período de paralisação a Epagri retomou os trabalhos no escritório dia 16, e gradativamente estão sendo retomados os serviços a campo. Conforme o extensionista ADAIR MAGNAGUAGNO, a maior demanda no momento são questões burocráticas de escritório, a exemplo da atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf. Ele lembra que o vencimento da DAP foi adiado para outubro, mas há agricultores que necessitam da renovação. Outra demanda tem sido os financiamentos pelo Menos Juro e as interpretação da análise de solo para o programa troca-troca de calcário. O custo para o agricultor é o valor da análise, cerca de 30 reais. A prefeitura realiza o transporte do calcário para as propriedades. MAGNAGUAGNO cita que no campo as dúvidas são quanto à implantação das pastagens de inverno, principalmente devido à seca e a previsão da antecipação do frio.


Administração de Tunápolis pede maior contribuição da população no combate a dengue. Tunápolis finalizou 2019 com 37 focos do mosquito aedes aegyti, porém no decorrer de 2020 esse número já soma 45 focos. As visitas domiciliares continuam sendo feitas com algumas restrições em função da pandemia. O município não teve casos da doença, somente um caso suspeito que foi descartado. Em março foi realizado o Levantamento de Índice Amostral, que consiste na realização de visitas a alguns imóveis para a coleta das larvas encontradas. O levantamento apura o índice de infestação do município e é realizada duas vezes ao ano, nos meses de março e novembro. O resultado foi um nível de infestação por Aedes Aegepty de 1,8 no município de Tunápolis, sendo considerada de médio risco. Houve um aumento neste índice em comparação ao levantamento realizado novembro de 2019, que foi um índice de 1,6.


Prefeitura de Descanso e exército promovem ação solidária nesta quinta-feira. Conforme a secretária de Assistência Social, JOSEMARI WANDSCHER, por iniciativa do décimo quarto regimento interno de cavalaria mecanizado, exército de SMOeste, será realizada nesta quinta-feira, das 13 horas e 30 minutos até as 18 horas, uma ação solidária para arrecadar agasalhos, cobertores, alimentos, materiais de higiene e limpeza. A ação será realizada na área coberta, próximo a igreja matriz. JOSEMARI explica que as doações serão entregues as famílias do município que tiverem necessidade. A secretária de Assistência Social lembra que qualquer doação será bem vinda, e se cada munícipe contribuir, uma grande quantidade de donativos poderá ser arrecadada. A distribuição as famílias será feita pelo setor social, e o exército também se colocou a disposição para auxiliar.


Hospital de Mondaí amplia leitos e adquire equipamentos como medidas de enfrentamento ao coronavírus. Conforme o presidente da Associação Hospitalar de Mondaí, PAULINHO STECKER, a pandemia, que pegou todos de surpresa, obrigou os hospitais a adotarem medidas urgentes, considerando que as entidades já vinham enfrentando problemas financeiros na sua manutenção. O presidente enfatiza que foi necessário disponibilizar dois respiradores para a possibilidade de surgirem casos confirmados de Covid, equipamentos que até então a entidade nem cogitava necessitar. STECKER cita que também foi ampliado o número de leitos, em 50, ocupando espaços que até então tinham outra utilidade. Ele afirma que o hospital está preparado para atender quatro pacientes, se houver a necessidade do uso de respiradores.


O presidente cita que o hospital de Mondaí recebeu auxilio financeiro de várias entidades, como o fórum, empresas, cooperativas de crédito, totalizando 47 mil reais. PAULINHO STECKER destaca que o estado repassou 37 mil e 200 reais a mais no valor do convênio para o uso do recurso no enfrentamento a pandemia. Conforme o presidente, cerca de 120 mil reais já foram investidos nas ações preventivas. Na compra de equipamentos foram investidos 65 mil, e mais 42 mil em estoque de medicamentos.STECKER diz que são remédios para uso em caso de diagnóstico positivo para coronavírus, e também de outras doenças. O objetivo é garantir estoque considerando o aumento na demanda que já foi registrada. Outra ação foi a abertura de mais acesso no hospital para atender exclusivamente pacientes com sintomas suspeitos do vírus.


Bombeiros suspendem todos os cursos de Atendimento Básico a Emergências e Formação de Bombeiros Comunitários. Medida foi tomada para a prevenção dos riscos decorrentes do coronavírus. Conforme o comandante dos bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, a área social foi afetada impedindo os cursos de bombeiros comunitários, bombeiro mirim e da melhor idade. O quartel de Itapiranga tinha previsto para abril o início de curso básico de atendimento a emergência e inicialmente foi suspenso temporariamente e agora cancelado. RAUBER destaca que também estava prevista a formação de nova turma de Bombeiro Comunitário ainda este ano. Todo o planejamento foi transferido para o próximo ano visando atender pessoas que já manifestaram interesse em realizar o curso.


Quartel dos bombeiros registra queda no número de atendimentos e restringe atuação dos socorristas. Conforme o comandante, ANDRÉ RAUBER, devido a medidas adotadas no atendimento na área da saúde, reduziu de maneira significativa os chamados de casos clínicos. O comando dos bombeiros também decidiu restringir atuação de bombeiros comunitários devido ao menor número de ocorrência e também pensando em prevenir possíveis contágios dos voluntários. Atualmente é aceito apenas um bombeiro comunitário por turno de serviço. ANDRÉ RAUBER salienta que o cancelamento de todos os cursos afeta inclusive os que estavam em andamento. A programação será retomada no próximo ano do ponto em que parou. Segundo RAUBER, os alunos já aprovados em processo seletivo neste ano, mas que o curso não foi iniciado, terão as suas vagas garantidas, sem necessidade de um novo processo seletivo.


Agricultura e construção civil lideram índice de acidentes de trabalho na região. Em 28 de abril é lembrado o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. Conforme o comandante do quartel dos bombeiros de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, o principal objetivo dos trabalhos do Corpo de Bombeiros é a prevenção. Para tanto, o sargento cita que com freqüência os bombeiros são acionados para prestar treinamentos a indústrias ou empresas, com foco no uso dos equipamentos de proteção e de combate a incêndio, e a segurança dos funcionários com foco na prevenção de acidentes. OLDAIR SCHMITZ enfatiza que o Extremo Oeste de Santa Catarina é a região do país com maior índice de mortes em função dos acidentes de trabalho. Ele comenta que isso se justifica por ser uma região altamente produtiva, que trabalha com equipamentos mecanizados, e a falta de capacitação ou cuidado tem gerado muitos acidentes.


No momento as capacitações nas empresas estão suspensas, mas o trabalho preventivo e de orientação terá continuidade após a pandemia. O sargento OLDAIR SCHMITZ destaca que a capacitação das pessoas, sejam elas funcionários ou da comunidade, é uma etapa importante para a prevenção de acidentes. Além de poder evitar fatalidades com ela mesmo, o sargento cita que a pessoa que for capacitada pode orientar também outros do seu convívio. Conforme o comandante dos bombeiros de Iporã do Oeste, em outros momentos o quartel já promoveu o treinamento para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, também para comunidades, grupos de idosos e com os estudantes nas escolas. OLDAIR SCHMITZ cita um dado da Organização Mundial da Saúde em que cada dólar investido em segurança, economiza outros sete dólares em atendimentos de pacientes acidentados.


Prefeito de Iporã do Oeste anuncia medidas para corte de gastos e turno único a partir da próxima semana. De acordo com o prefeito, LUCIO MALLMANN, a confirmação de casos cada vez mais próximos obriga a adoção de medidas mais rigorosas de prevenção. Ainda no último dia 24, o prefeito cita que foi decretado estado de calamidade pública em função da pandemia. MALLMANN destaca que em outro decreto, também do dia, foram adotadas medidas administrativas para manter o equilíbrio das contas públicas para o enfrentamento ao coronavírus. Ele esclarece que o estado anunciou que não há recursos para o pagamento integral do ICMS aos municípios, devido à queda da receita, e por isso, está sendo proposto a fornecedores da prefeitura a redução dos contratos. O prefeito anuncia que a partir de primeiro de maio, inicia o turno único, das 12 as 18 horas, com exceção da secretaria de Saúde e Assistência Social. O objetivo principal é reduzir gastos.


O prefeito de Iporã do Oeste afirma que até o momento a administração não tem cogitada a possibilidade de demissão de servidores, em função de haver poucos contratados em caráter temporário. LUCIO MALLMANN diz que a redução dos cargos comissionados a gestão deixou de gastar por ano em média dois milhões e 500 mil reais em folha de pagamento. De 51%, a folha reduziu para 43% neste terceiro ano do mandato. O prefeito destaca que uma comissão de servidores, criada através do decreto, irá avaliar todas as despesas do município e apontar medidas para redução de gastos. Ele afirma que o objetivo é reduzir ao menos três milhões de reais em gastos, valor que o município projeta perder até setembro sem o repasse do ICMS. MALLMANN lembra que devido à pandemia aos municípios é permitida a flexibilização de algumas medidas, a exemplo de servidores concursados para um cargo, sendo direcionados para outro setor.


-INVESTIGAÇÃO APURA SUPOSTO DESCUMPRIMENTO DE QUARENTENA POR PACIENTE COM COVID-19

-PM E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA FARÃO VISITAS PARA FISCALIZAR CUMPRIMENTO DE QUARENTENA

-DELEGADA CONCLUI INQUÉRITO SOBRE A MORTE DE CRIANÇA DE 10 MESES NO INTERIOR


Redutores serão instalados em pontos críticos da BR 282 entre SMOeste e Chapecó. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, está realizando um estudo técnico afim de aportar os pontos críticos da BR 282 trecho entre São Miguel do Oeste e Chapecó, para a instalação dos redutores de velocidade. De acordo com o superintendente do DNIT em Chapecó, DIEGO DA SILVA, a ação está em fase de estudo técnico para a implantação. Ele explica que o órgão juntamente com a empresa vencedora da licitação irá avaliar também conforme o andamento das obras no trecho. O superintendente do DNIT, informa ainda que a conclusão destes estudos e as primeiras instalações de redutores devem ocorrer ainda neste semestre.


PM apreende drogas após motociclista fugir de abordagem policial. Por volta das 21 horas da noite de ontem a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tráfico de drogas na Rua Visconde de Mauá no centro de São Miguel do Oeste. Ao tentar realizar a abordagem de uma motocicleta o piloto fugiu realizando manobras perigosas. A PM conseguiu fazer a abordagem na Rua Gastão Benetti e em buscas foi localizado um torrão de maconha que o condutor havia dispensado durante a fuga. Na residência onde a ocorrência iniciou havia um pé de maconha plantado, o qual a proprietária tentou esconder. A polícia apreendeu quatro torrões de maconha, totalizando 45 sementes de maconha e objetos onde possivelmente é realizado o fracionamento da droga. O homem foi preso, a moto, a droga e os objetos apreendidos.


Colisão envolve carro e caminha na avenida Willy Barth. A ocorrência foi registrada por volta das 11 horas da manhã de ontem, na Willy Barth, em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem, a colisão envolveu um Uno com placas de São Miguel do Oeste e um Volvo FH de Curitiba, Paraná. O motorista do caminhão disse a reportagem que o idoso que conduzia o carro cortou a preferencial, causando o choque. Apesar do susto, ninguém teve ferimentos. Polícia Militar e PRF, que é a responsável pela Willy Barth, foram acionados para atender a ocorrência.


Passageiro fica ferido em saída de pista na BR 163. O acidente na BR-163, envolvendo uma F-1000, deixou o passageiro do veículo ferido no final da tarde desta terça-feira. O fato ocorreu na Linha Bela Vista das Flores, proximidades da Terra Viva em São Miguel do Oeste. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor fazia sentido SMOeste a Guaraciaba quando perdeu o controle e saiu da pista. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o passageiro com ferimentos leves ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.


Incêndio atinge edificação residencial e comercial no centro de Itapiranga. Foi por volta das 23 horas e 15 minutos de ontem rua São Bonifácio. Os bombeiros foram acionados para combater chamas em uma edificação mista unifamiliar e comercial. O fogo iniciou nos quartos da residência e alastrava-se rapidamente pelo forro de PVC em direção ao interior do açougue. Foram consumidos pelo fogo aproximadamente 70 quadrados, sendo salvos aproximadamente 190 metros quadrados da edificação que é ocupada por um açougue. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.


Vereador e proprietário de açougue que pegou fogo estava dormindo no momento do incêndio. O proprietário do açougue do Tigrão, VANDERLEI ANCHAU, conhecido como Tigrão, também é vereador em Itapiranga estava dormindo no momento do sinistro. Em conversa com a reportagem da Rede Peperi na manhã desta quarta-feira, ele contou que fazia uns 20 minutos que estava dormindo. Tigrão conta que acordou percebeu algumas coisas caindo em cima dele. Ele estava em meio a fumaça e procurou a saída. O vereador explicou que não sabe como iniciou o incêndio, mas que pode ter ocorrido no quarto onde guardava documentos e materiais ou no forro. O açougue também foi atingido. Tigrão DIZ que queimou praticamente toda sua roupa, salvando somente o que estava na maquina de lavar roupas. Os documentos foram praticamente todos queimados, restando somente a CNH que estava no carro. Ele frisa que aguarda a perícia e a Vigilância Sanitária para saber se será possível continuar com o funcionamento do estabelecimento comercial no mesmo lugar.


Polícia Civil auxilia vítima de violência doméstica em Maravilha. O caso iniciou na tarde desta segunda-feira, quando a vítima de violência doméstica procurou a Polícia Civil, relatando ter sido expulsa de casa, por seu companheiro. O agressor ficou com a filha do casal, uma criança de nove anos, não permitindo que a mãe tivesse acesso. Diante do requerimento de medidas protetivas de urgência, a Polícia Civil, juntamente com o Conselho Tutelar, acompanhou a vítima até residência para que pudesse pegar roupas e demais materiais de uso pessoal, bem como conseguisse resgatar a filha. A vítima optou por sair da casa, levando a filha para residir em outro local. Além do encaminhamento das medidas protetivas ao Poder Judiciário, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos, tendo em vista que ocorreram ameaças por parte do agressor.


Polícia Civil de Itapiranga e Tunápolis alerta para aumento dos registros de ocorrência relacionados a divulgação de fotos íntimas. Neste crime previsto no Código Penal, com pena de até cinco anos, são divulgadaspor meio das redes sociais, do Facebook e WhatsApp,fotosou imagens da vítima nua ou seminua. Dessa forma, os criminosos causam humilhação à vítima causando ofensa moral. A investigação objetiva identificar quem foram as pessoas que divulgaram e praticaram o crime. A polícia civil adverte para que jamais sejam compartilhadas imagens íntimas ouvídeos de qualquer pessoa em situação que exponha sua intimidade sexual por esta ser uma conduta criminosa. Se realizado em razão de ter havido relação íntimade afeto com a finalidade de vingança o crime se torna ainda mais grave.


Polícia Militar e Vigilância Epidemiológica de Iporã do Oeste farão visitas para fiscalizar cumprimento de quarentena. A fiscalização será intensificada em função da confirmação de casos do coronavírus na região. A Vigilância Epidemiológica e a Polícia Militar de Iporã do Oeste farão uma fiscalização mais ativa do cumprimento das medidas de isolamento e quarentena, impostas a quem está suspeito, teve contato com alguém suspeito de estar infectado com o vírus, ou ainda, retornou de viagem de outro estado com confirmação da Covid-19. Em caso de descumprimento das medidas impostas, será lavrado boletim de ocorrência de infração de medida sanitária preventiva, conforme o artigo 268 do Código Penal, de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.


A Polícia Militar de Iporã do Oeste já vinha fazendo a averiguação das denúncias sobre o cumprimento da quarentena. O sargento MILTON WOLF enfatiza que a partir de agora a fiscalização será mais ativa, visitando as pessoas para fiscalizar o cumprimento, independente de denúncia. Conforme o comandante da PM no município, a parceria com a vigilância epidemiológica é importante porque este setor da secretaria da Saúde possui a informação de quem está em isolamento ou quarentena, e a Polícia Militar possui o poder de responsabilizar quem descumprir a medida imposta.


Polícia Civil de Santa Helena investiga suposto descumprimento de quarentena. A investigação busca verificar se houve descumprimento de medida de quarentena determinada a um rapaz de 23 anos que retornou ao município há poucos dias e teve resultado positivo para o COVID-19. Segundo consta na documentação já recebida, o homem foi notificado pelos gestores locais de saúde para cumprimento de restrição de atividades e separação de pessoas até o resultado do exame, visto que manteve contato com uma pessoa já contaminada. Várias informações foram recebidas pela Polícia Civil no sentido de que o homem não cumpriu a restrição, mesmo após a devida notificação. O delegado da Comarca de Descanso, CLÉVERSON MÜLLER, explica que, caso se confirme o descumprimento da ordem sanitária de quarentena, o homem responderá pelo crime de infringir determinação destinada a impedir a propagação de doença contagiosa e desobediência, ambos do Código Penal, cujas penas podem chegar a um ano e seis meses de prisão.


Ainda segundo o delegado, após a comunicação do resultado positivo, caso seja verificada a prática de qualquer ato capaz de produzir o contágio da doença, por exemplo, descumprir o isolamento, não usar equipamentos de proteção, incorre no crime de “perigo de contágio de moléstia grave”, com prisão em flagrante e pena de até quatro anos. Além disso, caso os pacientes com COVID-19 descumpram as regras sanitárias e acabem por contaminar terceiros, praticam o crime de lesão corporal, cuja pena dependerá da evolução da ofensa a saúde do contaminado, podendo inclusive responder penalmente pela sua morte. CLEVERSON MULLER ressalta que cabe lembrar que a Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Justiça, estabeleceu a possibilidade de cobrança, por reparação de danos materiais ao Sistema Único de Saúde, e diretamente aos particulares afetados, daqueles que infringirem as medidas de isolamento ou quarenta devidamente impostas.


Delegada conclui inquérito sobre a morte de criança de 10 meses no interior de Itapiranga. JOELMA ALBERTON decidiu não indiciar os pais. A morte de um menino de 10 meses, por afogamento, ocorreu no dia 22 de abril, em Linha Santo Antônio, interior de Itapiranga. A delegada responsável pela comarca de Itapiranga durante o mês de abril declara que no caso dos pais da criança entendeu que houve sim negligência, porém não solicitou indiciamento por entender que há a possibilidade de na fase judicial não ser aplicada pena pelo juiz tendo em vista que as consequências da morte afetem os pais de forma tão intensa que não seja necessário aplicar outro tipo de reprimenda. A Polícia Civil concluiu ontem a investigação. O inquérito policial será remetido ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para análise e as respectivas conclusões.


Bebe morreu afogado em buraco com 30 centímetros de água. A policia apurou que o bebê estava brincando no jardim da residência com dois irmãos e um primo, todas crianças. O bebê gatinhou até um buraco que havia sido construído para drenagem. O local com pouco mais de meio metro de largura tinha cerca de 30 centímetros com água. Segundo delegada de Polícia Civil, JOELMA ALBERTON, o buraco foi fechado com pedras e pedaços de madeira, porém, uma das pedras havia caído deixando um espaço aberto por onde o bebê acabou caindo e se afogando. A mãe do bebê havia entrado na residência e estaria encaminhando atividades escolares relacionadas a sua profissão e que, em menos de cinco minutos, o acidente aconteceu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.