ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 29 01 2020

-MINISTÉRIO DA SAÚDE MONITORA TRÊS CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

-EM DOIS ANOS, MPT RECEBE 97 DENÚNCIAS DE TRABALHO ESCRAVO EM SC

-DEPUTADO AFIRMA QUE VEREADOR DO PSD VAI SAIR DO PARTIDO E INGRESSAR NO PL

-IPTU DEVE COLOCAR QUASE OITO MILHÕES NOS COFRES DA PREFEITURA

-COMEÇA CONSTRUÇÃO DE CASA DE PASSAGEM NO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

-POLÍCIA MILITAR FLAGRA QUATRO PESSOAS COM DROGAS NO MUNICÍPIO

-SUSPEITOS DE TENTATIVA DE ARROMBAMENTO DE EMPRESA SÃO PRESOS EM FLAGRANTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A província de Hubei, na China, confirmou nesta terça-feira mais 25 mortes provocadas pelo coronavírus. A agência estatal CGTN elevou para 132 o número total de mortes pelo vírus, sendo 125 apenas na província. Com o novo balanço, mais mil 401 casos foram confirmados, elevando para cinco mil 997 infectados no mundo. Os Estados Unidos expandiram o rastreamento de chegadas da China de cinco para 20 aeroportos e consideram impor novas restrições de viagens. Já a Mongólia foi o primeiro país a fechar as fronteiras terrestres com a China, enquanto a Malásia tem proibido as pessoas da província chinesa de Hubei, a mais afetada, de viajarem ao país. A Alemanha e a Turquia desaconselham seus cidadãos de viajarem para território chinês.

Ao menos 15 países tiveram casos confirmados de infecção por coronavírus. Até o momento, além da China, que tem o maior número de confirmações da doença, catorze países em quatro continentes já identificaram e isolaram pacientes com coronavírus. A Organização Mundial de Saúde emitiu o primeiro alerta da doença em 31 de dezembro de 2019, depois que as autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan. Na quinta-feira, o órgão internacional disse que ainda era cedo para declarar emergência internacional.

A Justiça do Peru decidiu nesta terça-feira que KEIKO FUJIMORI, líder do partido Força Popular, vai voltar à prisão. O judiciário acatou o pedido da promotoria para que ela permaneça presa por 15 meses enquanto aguarda uma decisão definitiva sobre o caso Odebrecht. KEIKO havia deixado a prisão em novembro de 2019 após uma decisão do Tribunal Constitucional. Ela, que é filha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, é acusada de supostamente receber dinheiro da empresa brasileira Odebrecht durante a campanha das eleições presidenciais de 2011. Na ocasião, ela perdeu para o candidato OLLANTA HUMALA, também envolvido com suposta lavagem de dinheiro.

O relator da reforma tributária na Câmara, deputado AGUINALDO RIBEIRO do PP, defendeu nesta terça-feira um esforço conjunto de deputados e senadores para que a proposta seja votada em texto único até junho na Câmara e no Senado. RIBEIRO deu a declaração depois de reunião com o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e outros deputados em Brasília para discutir a tramitação da proposta. O deputado disse que parlamentares devem se reunir no próximo fim de semana, antes da retomada oficial dos trabalhos no Congresso, para tratar do calendário da comissão mista. A reforma tributária não avançou no ano passado pela falta de consenso entre as diferentes propostas de emenda à Constituição analisadas por Câmara e Senado.

O presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, RAFAEL FONTELES, afirmou nesta terça-feira que a proposta do governo de transferir mais 400 bilhões aos estados e municípios em 15 anos por meio do chamado pacto federativo é uma medida "importante" mas "insuficiente" para atender às necessidades dos estados. FONTELES e secretários estaduais de Fazenda participaram nesta terça em Brasília de uma reunião para discutir a proposta do governo. Segundo ele, com esse dinheiro "dificilmente vai se encontrar uma equação" para compensar perdas de recursos de exportações, do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O Fundeb, nos moldes atuais, deve terminar neste ano.

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira dois novos casos suspeitos do coronavírus 2019, um em São Leopoldo no Rio Grande do Sul e outro em Curitiba no Paraná. Mais cedo, o governo havia noticiado a investigação de um caso em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com esses novos casos em investigação, o ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente". Até segunda-feira, o país estava em nível 1 de alerta. Além disso, orienta que brasileiros evitem viajar à China ou embarquem somente em casos de extrema necessidade.

Os donos de veículos com placas com final 1 podem pagar o Imposto sobre Veículos Automotores em cota única até sexta-feira. Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, a cobrança está, em média, dois vírgula quatro por cento a menos do que no ano passado, o que representa desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe. Em Santa Catarina, o tributo varia entre um e dois por cento do valor venal do veículo, e sua quitação é um dos requisitos para conseguir o licenciamento. O não pagamento implica ainda em notificação fiscal, com multa de 50 por cento do valor devido, mais juros Selic.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina afirmou na tarde desta terça-feira que ativou o plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave, para atender e identificar casos suspeitos de coronavírus. Até agora, não há nenhuma suspeita no estado. A secretaria recomendou que os catarinenses evitem viajar para a China, país onde 106 pessoas morreram com o vírus e quatro mil e 500 pessoas estão infectadas. Até o momento, não existe uma vacina contra a doença. No caso dos catarinenses que tenham viajado para a China nos último 14 dias, é importante ficar atento e procurar atendimento médico em caso de febre acompanhada por mais algum sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade de respirar.

Entre os anos de 2018 e 2019, o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina recebeu 97 denúncias de trabalho escravo, dos quais resultaram em nove ações civis públicas e 24 termos de ajustamento de conduta. No mesmo período, segundo dados do Portal da Inspeção do Trabalho, foram encontrados 66 trabalhadores nessas condições no estado. Em 2019, cinco pessoas foram encontradas em condições degradantes de trabalho em Passos Maia, no Oeste catarinense. No ano anterior, foram 61 nos municípios de Bom Retiro, Canoinhas, Capão Alto, Lages, Porto União e Rancho Queimado. Atualmente, Santa Catarina tem 65 casos sob investigação, o que coloca o estado na décima primeira posição nos procedimentos ativos no MPT em todo o país.

A Secretaria Municipal de Assistência Social abriu o período de inscrições para o Programa Pelotão Mirim "Pequenos Lanceiros do Ponche Verde". A iniciativa é desenvolvida em parceria com o décimo quarto RCMEC. De acordo com a secretária ANDREIA REBELATO, o programa é voltado às crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único. As famílias interessadas devem se dirigir ao CRAS Um, no bairro São Luiz ou ao CRAS Dois, no bairro São Gotardo, de acordo com o território de abrangência da família. O atendimento é realizado em horário comercial de segunda a sexta-feira. Para a inscrição, o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: RG e CPF da criança ou adolescente e do responsável; comprovante de residência; cartão SUS da criança ou adolescente e cadastro único.

O "Pelotão Mirim" oferece ao todo 30 vagas, sendo 15 para o turno matutino e 15 para o turno vespertino. A informação é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO. Ela explicou a novidade neste ano será a inclusão de vagas para meninas, no período da tarde. O objetivo é possibilitar a participação do público feminino que se identifique com as atividades propostas pelo programa. ANDREIA disse que serão priorizados os pedidos de crianças e adolescente que são atendidos pela Assistência Social e, em caso de desistências ou insuficiência de inscrições, serão chamados os demais que aguardam em fila de espera. Outras informações sobre o programa podem ser obtidos pelos telefones 3631-2040 no Cras do São Luiz e 3631-2056 CRAS São Gotardo.

Um morador do bairro Colinas reclamou, nesta terça-feira, de um vazamento de esgoto a céu aberto no residencial Colinas que fica no bairro Estrela em São Miguel do Oeste. De acordo com RICARDO SIMONETTI, o problema é crônico. Ele disse que a tubulação não deve ter suportado a demanda, fazendo com que o esgoto escorra pelas ruas do residencial. Ao todo, segundo RICARDO, são 200 metros de esgoto a céu aberto. Ele disse que o problema gera um forte cheiro e representa um risco à saúde das pessoas. As fotos e vídeos do esgoto à céu aberto no residencial Colinas estão no portal da Peperi na internet.

A prefeitura vai resolver o problema do vazamento de esgoto no Colinas nos próximos dias. A garantia é do Diretor de Mobilidade Urbana, CLAUDIR COMPANHONI. Ele foi até o loca verificar a situação no mesmo dia em que a reportagem fez o registro do fato. Ele comentou que a demora para a prefeitura resolver situação envolve diversos fatores, como por exemplo, o acionamento da vigilância sanitária para fazer o laudo e a emissão de um parecer jurídico. Depois que essas etapas forem vencidas, uma equipe da secretaria vai colocar uma nova tubulação no local, impedindo que o esgoto escorra pelas ruas do residencial Colinas.

O empresário ERVINO BAROZZI está organizando um abaixo assinado pedindo a retirada de três redutores de velocidade instalados na avenida Willy Barth. Ele disse ontem na Peperi que só vai descansar depois que os equipamentos forem desligados pela administração municipal. BAROZZI afirmou que muitos motoristas foram multados e que falta sinalização no local. Ele comentou que já sofreu com esses radares e continuará lutando e pedindo o apoio da população. Até o momento a iniciativa já conta com mais de mil e 500 assinaturas em três meses de trabalho. O empresário reforçou que a falta de sinalização confunde os motoristas e que os aparelhos só servem para arrecadar recursos.

Os três pardais instalados na avenida Willy Barth são verdadeiros “caça níqueis”. A afirmação é do vereador do PSD, VAGNER PASSOS. Ele reforçou que falta sinalização nesses locais e que em apenas um mês os redutores arrecadaram mais de um milhão e meio de reais em multas. O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, JEFERSON DIAS, foi procurado pela reportagem e afirmou que uma pesquisa popular feita pela administração apontou que os redutores de velocidade são benéficos e aumentaram a sensação de segurança, tanto para moradores quanto para quem transita pela avenida. DIAS disse que essa é uma situação superada e que o município adotou ações para melhorar a sinalização dos redutores de velocidade.

A Peperi realizou na semana passada uma enquete com moradores e empresários da Willy Barth sobre a existência dos redutores de velocidade na via. O empresário HÉLIO DALLAIO afirmou que a instalação dos equipamentos foi importante porque reduziu o número de acidentes. Ele ressaltou, no entanto, que falta bom senso dos condutores que transitam acima da velocidade permitida no local. Já o morador BELMIRO LAZAROTTO disse que o pardal é importante, mas que somente no ano passado recebeu três multas nestes redutores. Ele afirmou ainda que a velocidade máxima da via deveria ser maior a fim de diminuir o número de multas.

Foram iniciadas na última semana em São Miguel do Oeste as obras para a construção da casa de passagem dos indígenas no município. A informação é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. De acordo com ele, os trabalhos iniciaram na última quinta-feira e devem seguir em ritmo acelerado até a conclusão. Segundo ele, a primeira ação a ser executada foi o serviço de terraplanagem no terreno. CHARLES lembrou que a empresa ganhadora da licitação e que vai executar o projeto é de Chapecó, sendo a mesma que construiu no ano passado o portal de acesso ao parque de exposições Rineu Gransotto.

Mais de 200 mil reais serão investidos na construção da casa de passagem para os indígenas em São Miguel do Oeste. O comentário é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele destacou que ao todo, serão 210 mil reais destinados a essa obra. O profissional explicou que todo o montante é oriundo de recurso vinculado do Ministério Público. CHARLES explicou que toda a parte de projeto foi executada pela equipe de engenharia da prefeitura. Ele lembrou que mudanças foram realizadas ao longo do projeto, porém afirmou que a obra que já está em andamento vai atender todas as necessidades do município nesse momento.

A casa de passagem para os indígenas em São Miguel do Oeste está sendo construída no terreno ao lado do Creas no bairro Sagrado Coração de Jesus. A declaração é do secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA. Ele ressaltou que a localização é estratégica visto que a própria equipe fará a gestão do novo espaço juntamente com os indígenas. Ele revelou que neste primeiro momento a casa de passagem terá capacidade para abrigar 20 pessoas, podendo aumentar para 50 pessoas dependendo da aceitação. CHARLES citou que serão construídas nessa etapa quatro unidades. Os locais vão contar com quartos, área comum, banheiros e lavandeira. O prazo para conclusão da obra no município é de quatro meses.

A prefeitura de São Miguel do Oeste espera arrecadar cerca de sete milhões e 700 mil reais com o IPTU deste ano. A informação é do secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI. De acordo com ele, essa é a projeção de receita se todos os cerca de 22 mil carnês do imposto forem pagos dentro do prazo. A cota única e a primeira parcela em caso de pagamento fracionado vencem no dia 10 de março. Ele explicou que o valor total, incluindo as taxas de coleta de lixo e iluminação pública, chega a 11 milhões de reais. BARBIERI lembrou que os carnês podem ser impressos via site da prefeitura e que não haverá a entrega física dos boletos na casa dos contribuintes.

A inadimplência do IPTU de 2020 deve ser menor do que a do ano passado. A expectativa é do secretário de administração e finanças, ALENCAR BARBIERI. Ele disse que o percentual de contribuintes que não pagaram o imposto no ano passado foi de três por cento. Depois que a prefeitura lançou os devedores em dívida ativa e emitiu as notificações, muitos proprietários de imóveis regularizaram a situação. ALENCAR comentou que a prefeitura adotou algumas medidas que contribuem para a redução da inadimplência. Ele ressaltou que a receita gerada pelo IPTU é importante e tem um peso diferenciado no orçamento do município.

O secretário de administração também comentou a redução do FPM - Fundo de participação dos municípios - neste começo de ano. De acordo com ALENCAR BARIBERI, a união já repassou duas parcelas do FPM para a prefeitura de São Miguel do Oeste em janeiro e o valor foi oito por cento menor do que no mesmo mês do ano passado. A redução surpreendeu o município, mas não deve ter maiores impactos, pelo menos por enquanto. A projeção é de que os repasses se normalizem até março. Se a redução persistir depois dessa data, aí sim, podem ocorrer dificuldades e a prestação do serviço público pode ser afetada. Em 2019, São Miguel do Oeste recebeu cerca de 20 milhões de reais com o FPM.

O Deputado Estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK anunciou nesta terça-feira que o vereador e atual presidente da Câmara de São Miguel do Oeste, EVERALDO DI BERTI, vai trocar o PSD pelo PL, antigo PR. De acordo com o deputado, DI BERTI é uma peça importante para a política regional. Ele destacou que o PL vem se reforçando a fim de disputar a eleição municipal de outubro deste ano. ESKUDLARK comentou que o vereador do PSD já está sendo cotado, dentro do PL, como um possível pré candidato a prefeito. O deputado ressaltou que a mudança de partido do vereador está bem encaminhada.

O presidente da câmara de vereadores, EVERALDO DI BERTI, confirmou que está em tratativas com o PL, antigo PR. Ele disse que vem conversando com o partido desde o ano passado, mas que ainda não tomou nenhuma decisão sobre a troca de sigla. DI BERTI disse que só deverá tomar uma posição concreta sobre o assunto no mês de março, quando abre a “janela partidária”. Nesse período, os agentes políticos podem mudar de agremiação partidária sem risco de perder o mandato.

A Vara Criminal da comarca de São Miguel do Oeste condenou três homens e duas mulheres envolvidos em um esquema de formação de cartel. Os acusados são sócios-proprietários de Centros de Formação de Condutores. De acordo com a denúncia, o grupo se encontrava periodicamente, entre 2013 e 2016, para combinar preços praticados pelas empresas a fim de controlar a oferta e a procura de serviços prestados pelas autoescolas, principalmente a emissão da Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, B e AB. Cada empresário foi condenado a reclusão de dois anos e seis meses, em regime aberto. As penas foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de prestações pecuniárias que, somadas, resultam no montante de 520 salários mínimos, chegando a 376 mil 480 reais. Os cinco acusados deverão pagar ainda 12 dias-multa cada um. O valor de cada dia-multa é de dois salários mínimos vigentes à época do crime, o que totaliza outros 120 salários mínimos no montante de 81 mil 360 reais. Ainda cabe recurso da decisão para o Tribunal de Justiça.

A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de posse de drogas nesta terça-feira no município. O primeiro caso foi na rua Campos Salles. A PM fez a abordagem de um veículo e encontrou um cigarro de maconha no banco do caroneiro. O veículo, que possuía débitos de licenciamento, foi apreendido. Por volta das oito horas da noite, e abordou três homens na avenida Willy Barth. Eles estavam com cerca de 50 gramas de maconha. Todos vão responder a um termo circunstanciado por posse drogas.

A Polícia Militar prendeu duas pessoas suspeitas de tentativa de furto em um estabelecimento comercial de São Miguel do Oeste nesta terça-feira. O crime aconteceu por volta do meio-dia de ontem na rua Marechal Floriano. No local, dois homens foram flagrados tirando as tábuas da parede de uma oficina mecânica com uma barra de ferro. Ao avistar a guarnição da Polícia Militar, eles ainda tentaram fugir, porém foram abordados e presos em flagrante. Os dois suspeitos foram levados até a delegacia de polícia e vão responder pelo crime de tentativa de furto.

Um acidente deixou uma pessoa ferida nesta quarta-feira na SC 492. O fato aconteceu por volta das nove e meia da manhã na linha Novo Encantado, interior de Bandeirante. Segundo a Polícia Militar, um veículo que seguia em direção à São Miguel do Oeste, sinalizou que ia entrar para a direita, quando o motociclista, que vinha logo atrás, não conseguiu parar, e acabou colidindo contra um barranco ao lado da via. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez a imobilização da vítima e conduziu o motociclista até o Hospital Regional. Ele sofreu ferimentos leves.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.