ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-01-2020 Quarta-Feira

-MINISTÉRIO DA SAÚDE MONITORA TRÊS CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

-EM DOIS ANOS, MPT RECEBE 97 DENÚNCIAS DE TRABALHO ESCRAVO EM SC

-SUINOCULTURA REPRESENTA MAIOR DEMANDA DAS LICENÇAS AMBIENTAIS ENCAMINHADAS PELO CONDER

-POLÍCIA MILITAR IMPLANTA NESTA QUARTA-FEIRA O SÉTIMO GRUPO DA REDE DE VIZINHOS

-EM VISITA AO QUARTEL DE IPORÃ DO OESTE, COMANDO DOS BOMBEIROS ANUNCIA AUMENTO DO EFETIVO

-SETOR DE TRANSPORTES E OBRAS TRABALHA NA PREPARAÇÃO DE NOVOS LOTES INDUSTRIAIS

-ACIDENTE ENVOLVENDO VEÍCULO DA PREFEITURA DEIXA JOVEM FERIDO

-EMPRESÁRIOS DA REGIÃO SÃO CONDENADOS A PAGAR 640 SALÁRIOS MÍNIMOS POR FORMAÇÃO DE CARTEL


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


A província de Hubei, na China, confirmou nesta terça-feira mais 25 mortes provocadas pelo coronavírus. A agência estatal CGTN elevou para 132 o número total de mortes pelo vírus, sendo 125 apenas na província. Com o novo balanço, mais mil 401 casos foram confirmados, elevando para cinco mil 997 infectados no mundo.Os Estados Unidos expandiram o rastreamento de chegadas da China de cinco para 20 aeroportos e consideram impor novas restrições de viagens. Já a Mongólia foi o primeiro país a fechar as fronteiras terrestres com a China, enquanto a Malásia tem proibido as pessoas da província chinesa de Hubei, a mais afetada, de viajarem ao país. A Alemanha e a Turquia desaconselham seus cidadãos de viajarem para território chinês.


Ao menos 15 países tiveram casos confirmados de infecção por coronavírus. Até o momento, além da China, que tem o maior número de confirmações da doença, catorze países em quatro continentes já identificaram e isolaram pacientes com coronavírus. A Organização Mundial de Saúde emitiu o primeiro alerta da doença em 31 de dezembro de 2019, depois que as autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan. Na quinta-feira, o órgão internacional disse que ainda era cedo para declarar emergência internacional.


A Justiça do Peru decidiu nesta terça-feira que KEIKO FUJIMORI, líder do partido Força Popular, vai voltar à prisão. O judiciário acatou o pedido da promotoria para que ela permaneça presa por 15 meses enquanto aguarda uma decisão definitiva sobre o caso Odebrecht. KEIKO havia deixado a prisão em novembro de 2019 após uma decisão do Tribunal Constitucional. Ela, que é filha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, é acusada de supostamente receber dinheiro da empresa brasileira Odebrecht durante a campanha das eleições presidenciais de 2011. Na ocasião, ela perdeu para o candidato OLLANTA HUMALA, também envolvido com suposta lavagem de dinheiro.


O relator da reforma tributária na Câmara, deputado AGUINALDO RIBEIRO do PP, defendeu nesta terça-feira um esforço conjunto de deputados e senadores para que a proposta seja votada em texto único até junho na Câmara e no Senado. RIBEIRO deu a declaração depois de reunião com o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e outros deputados em Brasília para discutir a tramitação da proposta. O deputado disse que parlamentares devem se reunir no próximo fim de semana, antes da retomada oficial dos trabalhos no Congresso, para tratar do calendário da comissão mista. A reforma tributária não avançou no ano passado pela falta de consenso entre as diferentes propostas de emenda à Constituição analisadas por Câmara e Senado.


O presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, RAFAEL FONTELES, afirmou nesta terça-feira que a proposta do governo de transferir mais 400 bilhões aos estados e municípios em 15 anos por meio do chamado pacto federativo é uma medida "importante" mas "insuficiente" para atender às necessidades dos estados. FONTELES e secretários estaduais de Fazenda participaram nesta terça em Brasília de uma reunião para discutir a proposta do governo. Segundo ele, com esse dinheiro "dificilmente vai se encontrar uma equação" para compensar perdas de recursos de exportações, do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O Fundeb, nos moldes atuais, deve terminar neste ano.


O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira dois novos casos suspeitos do coronavírus 2019, um em São Leopoldo no Rio Grande do Sul e outro em Curitiba no Paraná. Mais cedo, o governo havia noticiado a investigação de um caso em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com esses novos casos em investigação, o ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente". Até segunda-feira, o país estava em nível 1 de alerta. Além disso, orienta que brasileiros evitem viajar à China ou embarquem somente em casos de extrema necessidade.



Os donos de veículos com placas com final 1 podem pagar o Imposto sobre Veículos Automotores em cota única até sexta-feira. Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, a cobrança está, em média, dois vírgula quatro por cento a menos do que no ano passado, o que representa desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe. Em Santa Catarina, o tributo varia entre um e dois por cento do valor venal do veículo, e sua quitação é um dos requisitos para conseguir o licenciamento. O não pagamento implica ainda em notificação fiscal, com multa de 50 por cento do valor devido, mais juros Selic.


A Secretaria da Saúde de Santa Catarina afirmou na tarde desta terça-feira que ativou o plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave, para atender e identificar casos suspeitos de coronavírus. Até agora, não há nenhuma suspeita no estado. A secretaria recomendou que os catarinenses evitem viajar para a China, país onde 106 pessoas morreram com o vírus e quatro mil e 500 pessoas estão infectadas. Até o momento, não existe uma vacina contra a doença. No caso dos catarinenses que tenham viajado para a China nos último 14 dias, é importante ficar atento e procurar atendimento médico em caso de febre acompanhada por mais algum sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade de respirar.


Entre os anos de 2018 e 2019, o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina recebeu 97 denúncias de trabalho escravo, dos quais resultaram em nove ações civis públicas e 24 termos de ajustamento de conduta. No mesmo período, segundo dados do Portal da Inspeção do Trabalho, foram encontrados 66 trabalhadores nessas condições no estado. Em 2019, cinco pessoas foram encontradas em condições degradantes de trabalho em Passos Maia, no Oeste catarinense. No ano anterior, foram 61 nos municípios de Bom Retiro, Canoinhas, Capão Alto, Lages, Porto União e Rancho Queimado. Atualmente, Santa Catarina tem 65 casos sob investigação, o que coloca o estado na décima primeira posição nos procedimentos ativos no MPT em todo o país.


-SUINOCULTURA REPRESENTA MAIOR DEMANDA DAS LICENÇAS AMBIENTAIS ENCAMINHADAS PELO CONDER

-POLÍCIA MILITAR IMPLANTA NESTA QUARTA-FEIRA O SÉTIMO GRUPO DA REDE DE VIZINHOS

-EM VISITA AO QUARTEL DE IPORÃ DO OESTE, COMANDO DOS BOMBEIROS ANUNCIA AUMENTO DO EFETIVO

-SETOR DE TRANSPORTES E OBRAS TRABALHA NA PREPARAÇÃO DE NOVOS LOTES INDUSTRIAIS


Capacitação prepara merendeiras para o início do ano letivo em Belmonte. O curso será ministrado pelo Senar durante três dias na próxima semana. De acordo com a nutricionista do município, CRISTINA GIONGO, o objetivo da capacitação, sobre fabricação de pães e biscoitos, é fornecer orientação as merendeiras e auxiliares de serviços gerais. A nutricionista destaca que as profissionais serão orientadas para a produção de novos alimentos inovando a merenda escolar. Ela lembra que as merendeiras também recebem o acompanhamento da nutricionista durante as atividades que desempenham nas escolas. CRISTINA enfatiza que atualmente são cerca de 15 merendeiras e auxiliares atuando nas escolas do município. Ela lembra que conforme determina a lei, ao menos 30% da merenda escolar é oriunda de alimentos da agricultura familiar local. Cerca de seis produtores fornecem os produtos para as escolas.


Comunidade católica de Mondaí realiza neste domingo festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. Conforme a tesoureira do conselho da igreja matriz, AMARILES MENEGASSI, os festejos iniciam já na quinta-feira, com benção da família e missa na Igreja Matriz às 19 horas. Na sexta-feira ocorre à benção das crianças e idosos e missa às 19 horas. No sábado terá a benção dos jovens e missa às 18 horas. Já no domingo, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, AMARILES explica que a programação inicia às oito horas com a procissão e benção dos barcos, saindo da Área de Lazer até o Porto da Barca. A partir das oito e 30 será realizada a procissão do porto da barca até o Pavilhão Católico, com posterior celebração de uma missa campal, as nove horas. Em caso de chuva a missa será realizada no pavilhão. Ao meio-dia será servido o almoço, ao valor de 25 reais. Durante a tarde também ocorre o sorteio da rifa, com prêmios doados pela comunidade.


Coordenação organiza retomada dos encontros com os grupos de idosos de Tunápolis a partir do dia 11 de fevereiro. Conforme o coordenador dos grupos, CARLOS BAUMGRATZ, na semana do dia 11 ao dia 15 de fevereiro serão retomadas as atividades com os idosos nas comunidades. Ele comenta que antes do início dos encontros é necessária a licitação dos lanches e dos materiais necessários nos encontros. Ainda no ano passado foi elaborado, em conjunto com as direções dos grupos, o calendário de eventos e encontros dos grupos. BAUMGRATZ destaca que nesta segunda-feira, dia três, será realizada uma reunião com os representantes de cada grupo para a prestação de contas das ações de 2019 e o planejamento para este ano. Ele lembra que quando somente um dos conjugues completar 60 anos até final do semestre, os dois podem se inscrever agora para participar nos grupos.


Prefeito projeta novas ações em estradas no interior de São João do Oeste. O período de férias da secretaria de Transportes e Obras está chegando ao fim. O prefeito FERNANDO BÍSIGO lembra que no primeiro mês do ano foi mantida uma equipe mínima para os serviços de emergência. O quadro de servidores teve ainda o reforço pela efetivação de um operador de máquinas e um motorista de caminhão. Apesar das limitações foi possível realizar um trabalho significativo de abertura de estrada na comunidade de Itacuruçú. Segundo BISIGO esta obra vai reduzir em mais de cinco quilômetros distância dos moradores da comunidade para a cidade. Em um quilômetro de estrada que foi municipalizada ocorreu o rompimento de rochas, colocação de tubos e cascalho além da compactação. Ainda está sendo aguardada mais precipitação de chuva para nova compactação concluindo os trabalhos para circulação dos veículos em segurança.


Outra ação ocorre em trecho na comunidade de Itacuruçú com retiradas de curvas acentuadas e redução do declive visando reduzir os riscos de acidentes. O prefeito FERNANDO BISIGO também chama atenção para investimentos que o município faz em serviços terceirizados para dar maior agilidade nos trabalho de manutenção de estradas e principalmente em obras de maior impacto. Segundo o prefeito, todos os encaminhamentos são realizados para a legalidade na contratação de empresas que prestam serviços ao município. O prefeito FERNANDO BISIGO diz que o investimento no setor de Transportes e Obras é essencial para a valorização dos produtores rurais. O município também investiu na aquisição de uma escavadeira hidráulica que vai facilitar os trabalhos da equipe que atua no interior.


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste está retomando a normalidade seus trabalhos e com vários projetos para o ano. O presidente NESTOR HAMMERSCHMITT destaca a importância das questões que serão debatidas na Assembleia Geral Ordinária, dia 28 de fevereiro, na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. O evento inicia às nove horas e inclui palestra sobre alteração na previdência social e almoço. O presidente considera que os agricultores precisam ter orientações pois a reforma ainda deixa dúvidas. Fatos que serão esclarecidos pelo gerente da agência da Previdência Social em São Miguel do Oeste, FERNANDO GUSMÃO. O sindicalista diz que causa preocupação as mudanças no sistema de aposentadoria. Observa que a mobilização manteve direito a aposentadoria para agricultores de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens.


NESTOR HAMMERSCHMITT lembra que na Assembleia serão definidos detalhes das ações, porém o principal foco está em manter o enquadramento dos agricultores na linha do Pronaf. Desta forma serão garantidos juros diferenciados para os produtores rurais. Segundo o presidente do sindicato, a categoria que produz alimentos deve ser valorizada além do incentivo para a manutenção dos jovens na atividade. Cita que a melhor forma de garantir renda para os agricultores é a disponibilidade de recursos com juros acessíveis viabilizando investimentos nas propriedades. HAMMERSCHMITT lembra que nesta quinta-feira dois representantes por sindicato viajam para a posse da nova diretoria da Fetaesc, em Florianópolis. Serão 15 dirigentes da regional do Extremo Oeste. A reeleição de JOSÉ WALTER DRESCH é considerado como fator positivo para os agricultores da região.


Polícia Militar de Iporã do Oeste implanta nesta quarta-feira o sétimo grupo da Rede de Vizinhos. Desde o ano passado, seis grupos já foram implantados, e na noite desta quarta-feira será realizada uma reunião com moradores dos bairros Ruschel e Vila Nova para a implantação do grupo também nestes locais. Conforme o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, desde o ano passado já foram criados os grupos da Rede de Vizinhos abrangendo o comércio, a região Centro Leste, bairro Breunig e bairro Novo Horizonte. Na última semana foi efetivado o grupo do bairro Bom Jardim e Centro Oeste, e nesta quarta-feira será formada uma nova rede, envolvendo os bairros Ruschel e Vila Nova. Nos seis grupos já implantados, são cerca de 500 participantes.


Para integrar grupos já formados, o sargento explica que o interessado precisa apenas procurar a PM e preencher o termo de responsabilidade referente à adesão ao programa. Em locais onde ainda não há Rede de Vizinhos os moradores devem se organizar em grupos e entrar em contato com a Polícia Militar. O sargento MILTON WOLF enfatiza que este ano a prioridade é também ampliar a Rede de Vizinhos para as comunidades do interior. Todas as residências ou estabelecimentos que integram a rede recebem uma placa simbolizando a participação no programa. Além dos grupos da Rede de Vizinho, o comandante lembra que a PM também mantém grupos da rede bancária com gerentes dos bancos e a rede da segurança escolar.


Suinocultura representa maior demanda das licenças ambientais encaminhadas pelo Conder em Iporã do Oeste. De acordo com o secretário de Agricultura, HENRIQUE KICKOW, até o momento são seis projetos já protocolados, em que a licença será liberada por meio do Conder. Destes, metade são do setor da suinocultura. O secretário comenta que a primeira licença do município foi encaminhada dia dois de janeiro e liberada em apenas 19 dias, beneficiando a Cooper Fronteira Sul. Para projetos já encaminhados no Instituto do meio Ambiente, IMA, HENRIQUE KICKOW explica que o produtor pode fazer um requerimento solicitando o ressarcimento da taxa e fazer o encaminhamento para liberação da licença pelo Conder.


Devido aos técnicos ainda estarem se habituando ao licenciamento municipal, o secretário de Agricultura de Iporã do Oeste comenta que até o momento são apenas 80 processos em andamento na região da Ameosc. HENRIQUE KICKOW orienta que cada agricultor analise junto com o seu técnico a viabilidade de transferência do processo protocolado do IMA para o Conder. O objetivo do Conder é que o prazo para liberação das licenças reduza para no máximo quatro meses. Na prática a pessoa que necessitar da licença deve procurar um escritório, que irá enviar um requerimento a prefeitura. Será gerada uma taxa, e a partir do pagamento, o Conder fará a análise do processo, as vistorias e emite o parecer. A licença quando pronta é enviada a prefeitura, assinada, e em cerca de quatro meses é liberada ao interessado.


Em visita ao quartel de Iporã do Oeste, comando do Corpo de Bombeiros anuncia aumento do efetivo para 2020. O sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel RICARDO JOSÉ STEIL, visitou o quartel de Iporã do Oeste na manhã de ontem. Conforme o coronel, o objetivo da visita foi conhecer as necessidades do quartel e prestar apoio nestas demandas apresentadas. Ele avalia também como importante a troca de ideias com o comando. O coronel STEIL enfatiza que no momento o foco é a Operação Veraneio, com atuação de guarda-vidas em Mondaí e Itapiranga. Ele afirma que a atenção é necessária considerando o índice elevado de afogamentos registrados em todo o estado. Na área de lazer em Mondaí, somente nesta temporada, duas pessoas já foram salvas de afogamento pelos guarda-vidas.


Levando em conta a defasagem no efetivo, o coronel destaca que o investimento será maior em ferramentas de comunicação para o acionamento de equipes de apoio e a troca de informações, reduzindo cada vez mais o tempo resposta dos atendimentos. O sub-comandante fez uma avaliação positiva da estrutura e da organização do quartel de Iporã do Oeste, que atende cinco municípios da região. Segundo o coronel RICARDO JOSÉ STEIL, no momento 170 alunos soldados estão em formação, que deve ser concluída até setembro, e mais 100 alunos devem ingressar no curso em março. Ele afirma que a expectativa é que estes 270 soldados ingressem nos quarteis de todo o estado após a formação.


Setor de Transportes e Obras de Iporã do Oeste trabalha na preparação de novos lotes industriais e dá continuidade a modernização das estradas. Conforme o secretário, MILTON WEBER, com o retorno das férias, a partir de hoje toda equipe de servidores estará completa novamente. Entre os trabalhos em andamento no momento, o secretário cita os serviços na área industrial Três Pinheiros em Cabeceira do Taquarussu, onde quatro novas áreas estão sendo preparadas. WEBER destaca que no local já foi realizada a limpeza e demarcação dos lotes, a terraplanagem e o nivelamento. Ele cita que também está sendo feita uma estrada lateral toda cascalhada para garantir o tráfego mais seguro de veículos no local. O secretário comenta que paralelo a estes serviços, está tendo continuidade à modernização das estradas, no momento em São Luiz. No local também está sendo feita a troca de tubulação e melhorias no pátio da comunidade.


Em relação às demais estradas, o secretário de Transportes e Obras comenta que em função das empresas licitadas terem abandonado o serviço, o setor precisa concluir alguns trechos de Macucozinho até na divisa com São João do Oeste, o trecho na região de São Lourenço e Quilombo, e a estrada na região de São Vendelino e linha Esperança. MILTON WEBER antecipa que com famílias desta última região citada já foi discutida a mudança do leito da estrada, para alargar o trecho, tirar curvas e morros, para melhorar o tráfego. O secretário comenta que este ano os trabalhos de modernização serão feitos pela própria prefeitura, sem nova licitação prevista. Em relação à frota de máquinas e equipamentos, WEBER ressalta que a licitação foi feita para garantir um estoque a longo prazo. A secretaria irá adquirir um novo trator esteira e um caminhão prancha, em fase de licitação, que deverão ser entregues em cerca de 90 dias.


-ACIDENTE ENVOLVENDO VEÍCULO DA PREFEITURA DEIXA JOVEM FERIDO

-EMPRESÁRIOS DA REGIÃO SÃO CONDENADOS A PAGAR 640 SALÁRIOS MÍNIMOS POR FORMAÇÃO DE CARTEL


Acidente com ônibus que transportava turistas do Oeste deixa uma vítima fatal. O acidente de trânsito com um ônibus que transportava turistas de Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste foi registrado na madrugada desta terça-feira, próximo a Curitiba, no Paraná. Um homem foi atropelado e morreu no local. O ônibus seguia para Santos em São Paulo, rumo a um cruzeiro pela costa brasileira. Cerca de 44 passageiros estavam no veículo no momento do acidente. Por volta das duas horas da madrugada, o motorista do coletivo foi surpreendido com um pedestre na via e tentou desviá-lo, mas não conseguiu. Os turistas não tiveram ferimentos.


Dupla que estava tentando arrombar oficina mecânica é presa em SMOeste. A prisão foi realizada pela Polícia Militar de São Miguel do Oeste por volta das 12 horas desta terça-feira. O fato foi registrado em um estabelecimento comercial situado na Rua Marechal Floriano, nas proximidades da Unidade Prisional Avançada do município. No local, os homens foram flagrados tirando as tábuas da parede com uma barra de ferro. Ao perceberem a presença dos policiais, eles tentaram fugir, porém foram abordados e presos. A dupla foi encaminhada para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.


Acidente envolvendo veículo da prefeitura deixa jovem ferido. O acidente aconteceu nesta quarta-feira, por volta das nove horas e 20 minutos na SC 492, linha Novo Encantado, interior de Bandeirante. Segundo a Polícia Militar, um veículo da prefeitura de Bandeirante, que seguia sentido a SMO, sinalizou que ia entrar a direita, quando o motociclista que vinha logo atrás não conseguiu parar a tempo, passou direto e se chocou em um barranco ao lado da via. A PM ainda informou que por pouco a situação não ficou mais grave, porque se a caminhonete tivesse entrado, seria uma colisão lateral. O Corpo de Bombeiros atendeu a vítima e a conduziu até o Hospital Regional com ferimentos leves. A Polícia Militar Rodoviária fez os encaminhamentos necessários.


Empresários são condenados a pagar 640 salários mínimos por formação de cartel. A Vara Criminal da comarca de São Miguel do Oeste condenou três homens e duas mulheres envolvidos em um esquema de formação de cartel. Todos são sócios-proprietários de Centros de Formação de Condutores localizados na cidade. De acordo com a denúncia, o grupo se encontrava periodicamente, entre 2013 e 2016, para combinar preços praticados pelas empresas a fim de controlar a oferta e a procura de serviços prestados pelas autoescolas, principalmente a emissão da CNH nas categorias A, B e AB. Cada empresário foi condenado a reclusão de dois anos e seis meses, em regime aberto. As penas foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de prestações pecuniárias que, somadas, resultam no montante de 520 salários mínimos, chegando a mais de 376 mil reais.


Os cinco acusados deverão pagar ainda 12 dias-multa cada um, o valor de cada dia multa é de dois salários mínimos vigentes à época do crime, o que totaliza outros 120 salários mínimos , no montante de 81 mil 360 reais, mais correção monetária. Ainda cabe recurso da decisão. Durante as investigações, foi apreendido um livro-caderno com várias anotações das reuniões que comprovam a formação de acordo para a fixação de preços padronizados, a fim de controlar o mercado local. Segundo consta na denúncia, os preços combinados estavam sempre próximos ao valor máximo estabelecido pelo Detran. A diferença para o preço mínimo tabelado ultrapassava 800 reais. A legislação define cartel como qualquer acordo ou prática concertada entre concorrentes para fixar preços, dividir mercados, estabelecer quotas ou restringir produção, adotar posturas pré-combinadas em licitação pública, ou que tenha por objeto qualquer variável concorrencialmente sensível.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.