ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 29/01/2020

O tempo é ..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A província de Hubei, na China, confirmou nesta terça-feira mais 25 mortes provocadas pelo coronavírus. A agência estatal CGTN elevou para 132 o número total de mortes pelo vírus, sendo 125 apenas na província. Com o novo balanço, mais mil 401 casos foram confirmados, elevando para cinco mil 997 infectados no mundo. Os Estados Unidos expandiram o rastreamento de chegadas da China de cinco para 20 aeroportos e consideram impor novas restrições de viagens. Já a Mongólia foi o primeiro país a fechar as fronteiras terrestres com a China, enquanto a Malásia tem proibido as pessoas da província chinesa de Hubei, a mais afetada, de viajarem ao país. A Alemanha e a Turquia desaconselham seus cidadãos de viajarem para território chinês.

Ao menos 15 países tiveram casos confirmados de infecção por coronavírus. Até o momento, além da China, que tem o maior número de confirmações da doença, catorze países em quatro continentes já identificaram e isolaram pacientes com coronavírus. A Organização Mundial de Saúde emitiu o primeiro alerta da doença em 31 de dezembro de 2019, depois que as autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan. Na quinta-feira, o órgão internacional disse que ainda era cedo para declarar emergência internacional.

A Justiça do Peru decidiu nesta terça-feira que KEIKO FUJIMORI, líder do partido Força Popular, vai voltar à prisão. O judiciário acatou o pedido da promotoria para que ela permaneça presa por 15 meses enquanto aguarda uma decisão definitiva sobre o caso Odebrecht. KEIKO havia deixado a prisão em novembro de 2019 após uma decisão do Tribunal Constitucional. Ela, que é filha do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI, é acusada de supostamente receber dinheiro da empresa brasileira Odebrecht durante a campanha das eleições presidenciais de 2011. Na ocasião, ela perdeu para o candidato OLLANTA HUMALA, também envolvido com suposta lavagem de dinheiro.

O relator da reforma tributária na Câmara, deputado AGUINALDO RIBEIRO do PP, defendeu nesta terça-feira um esforço conjunto de deputados e senadores para que a proposta seja votada em texto único até junho na Câmara e no Senado. RIBEIRO deu a declaração depois de reunião com o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e outros deputados em Brasília para discutir a tramitação da proposta. O deputado disse que parlamentares devem se reunir no próximo fim de semana, antes da retomada oficial dos trabalhos no Congresso, para tratar do calendário da comissão mista. A reforma tributária não avançou no ano passado pela falta de consenso entre as diferentes propostas de emenda à Constituição analisadas por Câmara e Senado.

O presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, RAFAEL FONTELES, afirmou nesta terça-feira que a proposta do governo de transferir mais 400 bilhões aos estados e municípios em 15 anos por meio do chamado pacto federativo é uma medida "importante" mas "insuficiente" para atender às necessidades dos estados. FONTELES e secretários estaduais de Fazenda participaram nesta terça em Brasília de uma reunião para discutir a proposta do governo. Segundo ele, com esse dinheiro "dificilmente vai se encontrar uma equação" para compensar perdas de recursos de exportações, do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O Fundeb, nos moldes atuais, deve terminar neste ano.

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira dois novos casos suspeitos do coronavírus 2019, um em São Leopoldo no Rio Grande do Sul e outro em Curitiba no Paraná. Mais cedo, o governo havia noticiado a investigação de um caso em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com esses novos casos em investigação, o ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente". Até segunda-feira, o país estava em nível 1 de alerta. Além disso, orienta que brasileiros evitem viajar à China ou embarquem somente em casos de extrema necessidade.

Os donos de veículos com placas com final 1 podem pagar o Imposto sobre Veículos Automotores em cota única até sexta-feira. Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, a cobrança está, em média, dois vírgula quatro por cento a menos do que no ano passado, o que representa desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe. Em Santa Catarina, o tributo varia entre um e dois por cento do valor venal do veículo, e sua quitação é um dos requisitos para conseguir o licenciamento. O não pagamento implica ainda em notificação fiscal, com multa de 50 por cento do valor devido, mais juros Selic.

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina afirmou na tarde desta terça-feira que ativou o plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave, para atender e identificar casos suspeitos de coronavírus. Até agora, não há nenhuma suspeita no estado. A secretaria recomendou que os catarinenses evitem viajar para a China, país onde 106 pessoas morreram com o vírus e quatro mil e 500 pessoas estão infectadas. Até o momento, não existe uma vacina contra a doença. No caso dos catarinenses que tenham viajado para a China nos último 14 dias, é importante ficar atento e procurar atendimento médico em caso de febre acompanhada por mais algum sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade de respirar.

Entre os anos de 2018 e 2019, o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina recebeu 97 denúncias de trabalho escravo, dos quais resultaram em nove ações civis públicas e 24 termos de ajustamento de conduta. No mesmo período, segundo dados do Portal da Inspeção do Trabalho, foram encontrados 66 trabalhadores nessas condições no estado. Em 2019, cinco pessoas foram encontradas em condições degradantes de trabalho em Passos Maia, no Oeste catarinense. No ano anterior, foram 61 nos municípios de Bom Retiro, Canoinhas, Capão Alto, Lages, Porto União e Rancho Queimado. Atualmente, Santa Catarina tem 65 casos sob investigação, o que coloca o estado na décima primeira posição nos procedimentos ativos no MPT em todo o país.

Palestra beneficente vai contemplar APAE de Campo Erê. Quem informa é a presidente da escola especial, no município, SONAIRA DALL PIVA. Ela conta que o evento está programado para amanhã, no centro de eventos a partir das 19 horas. O tema é: “Descubra como mudar sua vida a partir do poder da mente”. A presidente observa que esse é um tema muito procurado, principalmente nessa época de início de ano, onde as pessoas buscam por mudanças em suas vidas.

Palestrante tem currículo vasto. Segundo SONAIRA, EDUARDO MARTINS, escolhido para ministrar o evento de amanhã, tem ampla experiência nas áreas de vendas, inteligência emocional, treinamentos em empresas, além de ter sido coautor de um livro. A palestra não terá custo em dinheiro, aos interessados em participar, somente dois litros de leite, que serão doados para Apae.

Palestra não é organizada pela APAE. A Presidente informa que foi procurada por um revendedor de colchões. Ele conversou com ela e expôs o interesse em realizar o evento beneficiando a entidade com a doação do leite. SONAIRA frisa a importância dessa doação para a APAE, e convida a população de Campo Erê e região para prestigiar esse momento.

Oficinas do Caps voltam com atendimento normal. Quem afirma é o secretário executivo do Cresim – Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal VALDECIR MAGRI, o TITO. Ele comenta que as consultas estavam acontecendo desde o início do mês, mas o trabalho com todos os pacientes e profissionais voltou ao normal na última semana. Todos os municípios que fazem parte do Caps podem voltar com o cronograma do ano passado trazendo seus pacientes nos mesmos dias e horários. Agora para 2020, seguem fazendo parte do Consórcio Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Anchieta para o Caps e Santa Terezinha do Progresso para a Casa Lar.

Profissionais que atuam no Caps em 2020, são os mesmos do ano passado. Segundo o secretário executivo, o presidente do Cresim, prefeito de Saltinho DEONIR FERRONATTO, durante uma reunião interna, propôs aos municípios consorciados algumas alterações com relação ao quadro de funcionários. Os municípios tem até sexta-feira, para dar uma resposta, e conforme TITO, só depois disso, será divulgado a decisão e as mudanças.

Renovação dos alvarás sanitários é intensificada nesse período do ano. Quem explica é o fiscal da vigilância sanitária de Campo Erê LOIR DA COSTA. Segundo ele, tanto os estabelecimentos novos quanto os que estão em funcionamento precisam da liberação da renovação do alvará para o funcionamento.COSTA, frisa que o atendimento da vigilância sanitária nesses meses de janeiro e fevereiro, é turno único, das sete da manhã até ás 13 horas. De março em diante volta ao horário normal, das sete e meia ás 11 e meia e das 13 e 15 até ás cinco e 15 da tarde.

Vigilância sanitária trabalha com denúncias de várias áreas do seu setor. LOIR, explica que o órgão tem como missão promover e proteger a saúde da população, através de ações de educação e fiscalização. A vigilância, segundo o fiscal, atua num conjunto de ações para eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde. Ela ainda trabalha para controlar os problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. Para contribuir, a população tem um importante papel, fazendo denúncias anônimas de ações que julguem irregulares. Elas podem ser feitas via telefone ou pessoalmente na sala da vigilância. Tudo que chega é averiguado pelos fiscais antes de tomar qualquer medida.

Vigilância busca mobilizar e motivar população aderir boas práticas sanitárias. O fiscal em Campo Erê, diz que a ideia é estimular mudanças de comportamento que promova a saúde. Ela ainda estabelece os parâmetros necessários à saúde pública, regulando os processos e produtos que interferem na saúde das pessoas. Quando necessário, LOIR, diz que a vigilância usa o poder de polícia sanitária por meio da fiscalização e do monitoramento, aplicando infrações e intimações, interditando estabelecimentos, apreendendo produtos e equipamentos, entre outras ações.

Focos de dengue é uma das denúncias que ocorrem com mais frequência na vigilância sanitária. Afirmação é do fiscal em Campo Erê, LOIR DA COSTA. Ele conta que todas são averiguadas pela equipe. Destaca que Campo Erê está infestado pelo mosquito Aedes Aegypti, e é necessário o apoio da comunidade para evitar novos focos e a proliferação do inseto. Alerta que tanto a vigilância sanitária, quanto a epidemiológica e saúde pública em geral estão muito preocupadas com atual situação que o município vive com relação a dengue, apresenta alto risco para epidemia, e se não houver ajuda da população não vai ser possível controlar.

População pode informar problemas com iluminação pública por meio de um telefone de plantão. A informação é do secretário da Cidade e Desenvolvimento Local de Campo Erê CARLOS FERLIN. Conforme ele, essa medida foi adotada, pois nada melhor do quem mora na rua identificar quais as lâmpadas que estão danificadas e solicitar a troca. Muitas vezes a pasta não tinha condições nem tempo hábil para verificar todas as lâmpadas da cidade, por isso agora disponibiliza o número (49) 3655-3022, para que as pessoas liguem e agendem o serviço.

Município paga mais de 30 mil reais por mês de iluminação pública. FERLIN, pede que a população avise sempre que houver lâmpadas queimadas, pois mesmo com problemas, o valor a ser pago é o mesmo. Conta com apoio da população para identificar as ruas que estão com as lâmpadas queimadas, para que toda cidade tenha iluminação pública de qualidade. Os responsáveis pelo conserto das lâmpadas vem uma vez por mês para fazer o trabalho. O telefone de plantão funciona no horário de expediente da prefeitura.

Começa hoje vigésima segunda edição do Itaipu Rural Show. ARNO PANDOLFO, relata que a Cooperativa Regional Itaipu, juntamente com seus patrocinadores, apoiadores e expositores organizaram tudo para mais essa edição da feira que inicia hoje e segue até sábado. O presidente destaca que a exposição anual tem como objetivo mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio. Se trata de um evento direcionado aos agropecuaristas, pesquisadores, empresários e técnicos de todos os estados.

Feira se consolida como um evento que agrega tudo que o empresário rural necessita ter e saber para evoluir no seu modelo de produção. O Presidente comenta que a evolução do Itaipu Rural Show foi gradativa e constante. Lembra que em 98, quando era chamado de Itamilho Show, cerca de duzentos produtores participaram. No ano seguinte, a primeira edição do Itaipu Rural Show, teve mil participantes. Nas demais edições foi registrado aumento constante no público, expositores e a dimensão do evento chegou a níveis não imaginados pelos idealizadores, marcando agenda de autoridades locais, regionais, estaduais e federais.

Itaipu Rural Show é um evento que representa muito bem a cultura cooperativista. O comentário é do presidente da Cooper Itaipu ARNO PANDOLFO. De acordo com ele, a feira mostra o espírito empreendedor do povo do oeste catarinense. Neste ano, as inovações são muitas e em todos os setores, pois o agronegócio está em evolução constante e isso é resultado de estudo, pesquisa, experimentos, demonstrações e muito trabalho.

Bombeiros abrem inscrições para curso de atendimento a emergências. Quem informa é o capitão do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste GLAYCON REITZ. Conforme ele, as inscrições estão abertas para o Curso Básico de Atendimento a Emergências, o CBAE. Os interessados podem se inscrever até o dia quatro do mês que vem, no quartel dos bombeiros, das 13 às 19 horas ou pelo telefone (49) 3372-1120.

Para se inscrever no CBAE é preciso atender alguns requisitos. Segundo o comandante, é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, estar em dia com as obrigações legais, retirar certidão negativa de antecedentes criminais, no fórum, cópia do RG, do CPF ou da CNH e cópia de comprovante de residência. Frisa que o curso é gratuito e terá carga horária de 40 horas. As aulas serão ministradas pelos bombeiros militares entre os dias 10 e 29 de fevereiro.

Motorista perde controle do veículo e sai da pista na SC-157. Foi ontem, por volta das 13 horas e 30 minutos, no KM 7,500 da rodovia, em de São Lourenço do Oeste. Um RenaultMaster de Chapecó saiu da pista e bateu numa pedra. O veículo era conduzido por um homem de 35 anos que não se feriu. No automóvel foram registrados danos de pequena monta.

Tombamento de caminhão bloqueia BR-282. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho atendem ontem a um acidente envolvendo um caminhão. A saída de pista seguida de tombamento ocorreu por volta das 16 horas e 20 minutos. Conforme os bombeiros, o motorista do Scania, placas de Palmas ficou preso nas ferragens com ferimentos múltiplos e traumatismo craniano. O helicóptero do Saer e a equipe médica do Sara foram acionados para agilizar o resgate do caminhoneiro. A carga de compensados de madeira ficou espalhada na pista que ficou bloqueada até a remoção do veículo e dos materiais.

Homem abusa de menor e sofre tentativa de homicídio. O fato ocorreu na noite de ontem em São Bernardino, por volta das 20 horas. Segundo a Polícia, depois de ter praticado ato libidinoso contra menor de idade, o homem foi agredido de raspão por arma branca. Quando a guarnição chegou, o autor dos fatos não estava mais no local. Foi acionado a Polícia Civil, que seguiu com o procedimento.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.