ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 28 12 2018

-BOLSONARO VAI REVISAR ATOS DOS ÚLTIMOS 60 DIAS DE TEMER

-ESTADO DIZ QUE 80 POR CENTO DA DÍVIDA DA SAÚDE FOI REGULARIZADA

-VENDAS DE NATAL CRESCEM TRÊS E MEIO POR CENTO NO COMÉRCIO DE SC

-CDL SORTEIA HOJE 45 MIL REAIS EM VALE COMPRAS

-EX-VICE PREFEITO ANUNCIA DESFILIAÇÃO DO MDB

-POLÍCIA GAÚCHA RECAPTURA FORAGIDO DA CADEIA DO MUNICÍPIO

-MULHER FICA FERIDA EM ATROPELAMENTO NO CENTRO DA CIDADE


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


De enchentes a episódios de calor extremo, 10 dos piores desastres climáticos de 2018 causaram o equivalente a pelo menos 84 bilhões e 800 milhões de dólares em prejuízos. O dado está no estudo publicado pela organização de caridade Christian Aid nesta quinta-feira. O calor extremo provocado por mudanças climáticas atingiu todos os continentes. Especialistas afirmam que o aquecimento do mundo levará a ondas escaldantes de calor, mais chuvas extremas, redução de colheitas e a crescente escassez de água, causando tanto perdas monetárias como sofrimento humano.


Mais norte-americanos culpam o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, pela paralisação parcial do governo do que culpam parlamentares democratas, segundo uma pesquisa da ReutersIpsos divulgada nesta quinta-feira. A paralisação parcial do governo foi provocada pela exigência de TRUMP, amplamente rejeitada pelos democratas e por alguns republicanos, de destinar cinco bilhões de dólares em recursos públicos para a construção de um muro na fronteira com o México.


O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, culpou nesta quarta-feira "grupos treinados" na Colômbia pelos frequentes apagões sofridos no estado fronteiriço de Zulia, em meio à crise energética no país petrolífero. Falhas elétricas são comuns na Venezuela e especialistas relacionam o problema à deterioração da infraestrutura e à falta de investimentos, a ausência de expertise e a atos de corrupção. No entanto, o governo MADURO geralmente os atribui a "sabotagem".



A Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente MICHEL TEMER do MDB. Para sete por cento dos entrevistados considera o governo ótimo ou bom, 29 por cento afirmam ser regular e 62 por cento dizem que TEMER teve um desempenho ruim ou péssimo. O índice de reprovação do governo caiu 11 por cento já que na pesquisa de agosto 73 por cento consideram TEMER ruim ou péssimo. O Datafolha ouviu duas mil e 77 pessoas em 130 municípios entre os dias 18 e 19 de dezembro.


O Tribunal de Justiça determinou nesta quinta-feira o bloqueio de 50 milhões de reais das contas de JOÃO DE DEUS. O médium está preso suspeito de abusar sexualmente de mulheres durante atendimento espiritual em Abadiânia. Ele nega as acusações. O dinheiro será usado para reparação das vítimas, caso ele seja condenado pelos crimes. O advogado de defesa, ALBERTO TORON, disse que não recebeu qualquer informação sobre essa decisão. Também nesta quinta-feira, a Justiça concedeu a prisão domiciliar para o médium JOÃO DE DEUS pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, mas ele continuará preso por violação sexual. A defesa entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para esse crime.


O presidente eleito JAIR BOLSONARO vai promover uma revisão geral nos atos praticados pelo atual presidente, MICHEL TEMER nos últimos dois meses do mandato. O objetivo é verificar se as medidas tomadas por TEMER estão de acordo com compromissos do governo BOLSONARO. A ação consta como uma das prioritárias em um documento divulgado nesta quinta-feira pelo gabinete de transição, assinado pelo futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. De acordo com o documento, cada Ministério deverá elencar as políticas prioritárias dentro de sua área de atuação, incluindo a revisão de atos normativos legais ou infralegais publicados nos últimos 60 dias do mandato anterior.


Para combater o trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis lançou nesta quinta-feira a campanha "Com o Trabalho Infantil, a Infância Fica Incompleta”. A pasta pretende conscientizar a população sobre o tema e deve distribuir folders, agendas, calendários, leques e sacolas ecológicas pela capital catarinense. No ano passado, a entidade identificou 128 crianças e adolescentes nesta situação, de 87 famílias. A preocupação é com o possível aumento do trabalho infantil na temporada de verão.


Pelo menos 12 postos de guarda-vidas foram alvo de vandalismo em todo o estado desde o início de temporada. Em Florianópolis, quatro foram incendiados neste mês. Mais de 40 mil reais foram gastos para recuperar as estruturas. Na praia do Quilombo, em Penha, Litoral Norte, a estrutura do posto também foi incendiada. A prefeitura fez licitação e vai pagar quatro mil e 600 reais para reconstruir o posto, mas só em janeiro a obra vai sair do papel.


O governador EDUARDO PINHO MOREIRA recebeu do secretário da Saúde, ACÉLIO CASAGRANDE, para um balanço da gestão no setor nos últimos 10 meses. De acordo com ele, os números mostram o aumento de cirurgias eletivas, a melhora do estoque de medicamentos e a diminuição e regularização da dívida do setor.Ao assumir a secretaria, ACÉLIO CASAGRANDE encontrou uma dívida de um bilhão d reais. Ele disse que em 10 meses, mais de 80 por cento da dívida foi regularizada, sendo que mais de 500 milhões foram pagos e 400 milhões já estão empenhados.


A Associação Catarinense de Professores, Núcleo de São Miguel do Oeste, está promovendo uma campanha de doação de livros. A iniciativa tem o objetivo de ajudar a Banca do Nini. O local é um empreendimento conhecido na cidade e administrado por uma pessoas com deficiência. De acordo com a coordenadora da Associação, MARIA ENÍ QUITÓ, as obras arrecadadas na campanha serão vendidas a um preço simbólico para os moradores. A organizadora da ação, MARIA CLECI ROSSETTO CÚNICO explicou as doações podem ser feitas em dois pontos de coleta: um na Arimar Center e outro na Diêlo, ambos no calçadão no centro do município, proximidades da Banca do Nini.


O Peperi Debates deste sábado passar a ano político a limpo. O programa de amanhã vai analisar o contexto político de 2018, ano em que as redes sociais tiveram grande influência nas eleições e as urnas deram um recado contundente para os partidos tradicionais. O debate, que vai projetar o ano de 2019 no campo da política partidária, vai receber o presidente do PSL, JUNGLES WEGHER, a presidente do MDB, SILVIA KUHN, o presidente do PT, JUAREZ DA SILVA e o representante do PSD, PAULO RICARDO DRUMM. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.


O Retrato Falado vai reapresentar neste sábado uma entrevista com o ex-deputado IDELVINO FURLANETTO. A conversa conduzida pelo jornalista ADEMAR BALDISSERA foi veiculada em 1991 na Peperi. FURLANETTO faleceu no último sábado em Florianópolis, vítima de uma para respiratória. Na entrevista, concedida há 27 anos e que será reprisada amanhã, ele fala sobre assuntos pessoais e políticos. O Retrato Falado será uma homenagem a FURLANETTO que tinha 73 anos e exerceu dois mandatos na assembleia legislativa. O programa começa as 10 horas da manhã deste sábado.


O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre segurança pública e o trabalho da Polícia Civil em 2018. O programa vai receber o delegado regional da Polícia Civil, ADRIANO BINI. Ele vai apresentar o dados estatísticos da instituição e avaliar o ano que está terminando no campo da segurança pública. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa as 11 horas da manhã em amanhã.


A prefeitura de Bandeirante adquiriu nos últimos dias uma nova ambulância Ducato para a secretaria de Saúde. O investimento foi de 153 mil 588 reais. Segundo o prefeito CELSO BIEGELMEIER, pouco mais da metade do valor veio do governo federal e o município arcou com uma contrapartida de 73 mil. O prefeito explicou que o novo veículo irá reforçar a frota da Saúde e será usado a partir do próximo ano para o transporte de pacientes em tratamentos fora do município.


A secretaria de Urbanismo e o Corpo de Bombeiros realizaram, na manhã de hoje, a retirada de três pinheiros americanos que estavam no parquinho da praça Berlamino Anoni. De acordo com a secretária, MARLI DA ROSA, as árvores representavam um risco para as crianças que brincam no local. Ele explicou que os galhos poderiam cair e atingir as pessoas. MARLI disse que o corte das árvores aconteceu dentro da legislação e com um acompanhamento técnico adequado para a realização deste tipo de trabalho. A madeira proveniente das árvores será utilizada pela prefeitura para a construção de bancos no local.


A CDL de São Miguel do Oeste vai promover hoje à noite o sorteio da campanha de prêmios de 2018. O evento vai acontecer na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel. Os consumidores que fizeram compras no comércio local receberam cupons para concorrer a 45 mil reais em vale compras. As cartelas podem ser deixadas nas empresas ou no local do sorteio até o começo da noite. De acordo com a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT cerca de 750 mil cartelas foram distribuídas pelo comércio neste ano. Ao todo, serão sorteados 45 prêmios. O sorteio terá transmissão ao vivo da rádio Peperi.


Depois de muitos anos, a CDL o prêmio principal da campanha de vendas da entidade não será um carro zero quilômetro. De acordo com a presidente da câmara dos dirigentes lojistas, SOLANI BALBINOT, a opção neste ano foi por aumentar o número e o valor dos vale compras. O primeiro prêmio é no valor de 12 mil reais. Os demais são de quatro, três e dois mil e 500 reais. Na sequência, a CDL vai entregar seis vales de mil e 500 reais, 20 vales de 500 e 15 de 300 reais. Os prêmios devem ser gastos nas empresas que participaram da campanha deste ano.


O evento de encerramento do Natal e sorteio dos prêmios da CDL também terá uma série de atividades culturais na praça Walnir Botaro Daniel nesta sexta-feira. A programação começa com a devolução das chaves da cidade ao prefeito pelo Papai Noel. Antes e durante o sorteio dos prêmios haverá a apresentação da dupla IGOR e JUNIOR. A JCI vai realizar o Festival da mini pizza e Açai. Para as crianças, haverá pintura facial e apresenta da palhaça Pituca. As festividades de encerramento do Natal começam as sete horas da noite.


As vendas do comércio de Santa Catarina para o Natal deste ano aumentaram três vírgula 55 por cento na comparação com a data do ano passado. A informação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Em entrevista para a rádio Peperi, na tarde de ontem, ele disse que a expectativa pela recuperação da economia fez com que o catarinense fosse às compras de Natal. O crescimento de três e meio por cento é o melhor resultado desde 2011. O estado teve um desempenho melhor do que o comércio nacional. No país, de acordo com o SPC Brasil, o incremento foi de dois vírgula 66 por cento no comparativo com o ano anterior.


O aumento de vendas de presentes no Natal deste ano ficou um pouco abaixo da projeção dos comerciantes catarinenses. A afirmação é do presidente do FCDL, IVAN TAUFFER. As pesquisas feitas pela federação antes da data apontavam para um aumento de vendas de até cinco por cento. 48 por cento comerciantes esperavam um incremento entre cinco e 10 por cento. O índice de negócios fechados foi três e meio por cento acima do ano passado. TAUFFER disse que mesmo assim, a avaliação é muito positiva.


Em Santa Catarina, o levantamento da FCDL mostra que os itens mais procurados neste Natal foram no segmento de vestuário e calçados. 41 vírgula 58 por cento dos consumidores optaram por esse tipo de presente. As compras a prazo lideraram as vendas para o Natal. O cartão de crédito foi a opção de pagamento de 51 por cento dos compradores. O presidente da FCDL comentou que o valor médio gasto com o presente foi 191 reais, cerca de cinco reais a mais do que em 2017. Mesmo assim, o tiket médio ficou abaixo da expectativa do comércio que era de um gasto de 235 reais por presente ou prestação.


Mais de 85 por cento dos consumidores que fizeram compras para o Natal deste ano em Santa Catarina esperam que a situação econômica melhore em 2019. O dado está pesquisa da FCDL divulgada nesta semana. O presidente da federação, IVAN TAUFFER disse que o sentimento de otimismo também é o mesmo entre os comerciantes. Ele comentou que apesar do quadro positivo e da expectativa de confiança, dois fatos ainda preocupam o comércio varejista de Santa Catarina: o desemprego e o endividamento familiar. TAUFFER citou que em razão destes indicadores, o otimismo ainda tem o tom da cautela no estado.


O ex-vice-prefeito e atual diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, ANACLETO ORTIGARA pediu desfiliação do MDB. Depois de mais de 20 anos na sigla, ele entregou o pedido para sair do partido a presidente do diretório local, SILVIA KUHN nesta quarta-feira. ANACLETO esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que não consegue mais avaliar o futuro do partido. Ele citou que não há mais convivência harmônica e que a conduta de líderes como EDUARDO PINHO MOREIRA está em desajuste com o que ele pensa e defende a respeito do exercício do comando de uma sigla partidária. ANACLETO destacou que a saída do MDB foi uma decisão muito difícil, mas que se tornou inevitável.


O fator decisivo e mais contundente para a saída de ANACLETO ORTIGARA do MDB foi o episódio da eleição do conselho do Sebrae para os próximos quatro anos. ANACLETO, que está na entidade há 15 anos, não foi o indicado do governador.EDUARDO PINHO MOREIRA defendeu a eleição de MIGUEL XIMENEZ. Mesmo assim, ANACLETO conseguiu os votos necessários para permanecer na diretoria do Sebrae. Ele disse que o problema não foi exatamente a não indicação, mas a falta de diálogo e de conversa sobre essa questão. ANACLETO afirmou que não foi respeitado pelo partido.

Algumas insatisfações locais também levaram a ex-vice-prefeito ANACLETO ORTIGARA a deixar o MDB. Ele explicou que uma delas foi o fato de que nenhuma liderança do partido entrou em contrato com ele depois da reeleição no Sebrae. ANACLETO entendeu que esse também é um sinal de esquecimento e a pouca importância que o partido dispensa aos filiados e aqueles que representam o MDB e a região em espaços estaduais. Ele afirmou que não pretende ingressar em nenhum outro partido e que vai reforçar ainda mais o foco na atuação técnica que o Sebrae exige.


A Polícia do Rio Grande do Sul recapturou nesta semana o detento que fugiu da unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste. LEANDRO CORRÊA ARRUDA, popular NANDO BOTEGA, 36 anos, fugiu no dia 20 de dezembro. Ele prestava serviços externos na avenida salgado filho e teve o auxílio de outra pessoa para escapar. O detento foi resgatado em um veículo Celta. O foragido se escondeu no sítio da família, em Derrubadas no Rio Grande do Sul. Ontem a tarde, ele tentou escapar de uma abordagem policial e bateu o carro que dirigia. Ele seguiu a fuga a pé em direção a uma área de mata. Policiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul realizaram um cerco e conseguiram recapturar o foragido. Ele havia sido preso em janeiro deste ano em Iporã do Oeste, por envolvimento no tráfico de drogas.


Um detento com tornozeleira eletrônica foi flagrado furtando botijões de gás na madrugada de hoje na região. Ele estava em um veículo abordado pela Polícia Militar de Maravilha por volta das três horas na SC 160, entre Serra Alta e Modelo. O homem é de São Miguel do Oeste e possuía, inclusive, tornozeleira eletrônica. No carro do suspeito foram encontrados 17 botijões de gás furtados na região. Ele foi levado para a delegacia de polícia. A prisão ocorreu depois que moradores desconfiaram do suspeito e ligaram para a polícia.


Uma mulher de 71 anos foi atropelada na manhã desta sexta-feira na Rua Santos Dumont, proximidades da Caixa Econômica Federal em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 10 e meia da manhã e envolveu uma Hilux de São Miguel do Oeste que era conduzida por uma mulher. A motorista relatou que foi surpreendida pela idosa que estava atravessando a via fora da faixa de pedestre e com o uso do fone de ouvido. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital Regional com suspeita de traumatismo craniano.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.