ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 28/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

De enchentes a episódios de calor extremo, 10 dos piores desastres climáticos de 2018 causaram o equivalente a pelo menos 84 bilhões e 800 milhões de dólares em prejuízos. O dado está no estudo publicado pela organização de caridade Christian Aid nesta quinta-feira. O calor extremo provocado por mudanças climáticas atingiu todos os continentes. Especialistas afirmam que o aquecimento do mundo levará a ondas escaldantes de calor, mais chuvas extremas, redução de colheitas e a crescente escassez de água, causando tanto perdas monetárias como sofrimento humano.

Mais norte-americanos culpam o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, pela paralisação parcial do governo do que culpam parlamentares democratas, segundo uma pesquisa da ReutersIpsos divulgada nesta quinta-feira. A paralisação parcial do governo foi provocada pela exigência de TRUMP, amplamente rejeitada pelos democratas e por alguns republicanos, de destinar cinco bilhões de dólares em recursos públicos para a construção de um muro na fronteira com o México.

presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, culpou nesta quarta-feira "grupos treinados" na Colômbia pelos frequentes apagões sofridos no estado fronteiriço de Zulia, em meio à crise energética no país petrolífero. Falhas elétricas são comuns na Venezuela e especialistas relacionam o problema à deterioração da infraestrutura e à falta de investimentos, a ausência de expertise e a atos de corrupção. No entanto, o governo MADURO geralmente os atribui a "sabotagem".

A Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente MICHEL TEMER do MDB. Para sete por cento dos entrevistados considera o governo ótimo ou bom, 29 por cento afirmam ser regular e 62 por cento dizem que TEMER teve um desempenho ruim ou péssimo. O índice de reprovação do governo caiu 11 por cento já que na pesquisa de agosto 73 por cento consideram TEMER ruim ou péssimo. O Datafolha ouviu duas mil e 77 pessoas em 130 municípios entre os dias 18 e 19 de dezembro.

O Tribunal de Justiça determinou nesta quinta-feira o bloqueio de 50 milhões de reais das contas de JOÃO DE DEUS. O médium está preso suspeito de abusar sexualmente de mulheres durante atendimento espiritual em Abadiânia. Ele nega as acusações. O dinheiro será usado para reparação das vítimas, caso ele seja condenado pelos crimes. O advogado de defesa, ALBERTO TORON, disse que não recebeu qualquer informação sobre essa decisão. Também nesta quinta-feira, a Justiça concedeu a prisão domiciliar para o médium JOÃO DE DEUS pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, mas ele continuará preso por violação sexual. A defesa entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para esse crime.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO vai promover uma revisão geral nos atos praticados pelo atual presidente, MICHEL TEMER nos últimos dois meses do mandato. O objetivo é verificar se as medidas tomadas por TEMER estão de acordo com compromissos do governo BOLSONARO. A ação consta como uma das prioritárias em um documento divulgado nesta quinta-feira pelo gabinete de transição, assinado pelo futuro ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. De acordo com o documento, cada Ministério deverá elencar as políticas prioritárias dentro de sua área de atuação, incluindo a revisão de atos normativos legais ou infralegais publicados nos últimos 60 dias do mandato anterior.

Para combater o trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis lançou nesta quinta-feira a campanha "Com o Trabalho Infantil, a Infância Fica Incompleta”. A pasta pretende conscientizar a população sobre o tema e deve distribuir folders, agendas, calendários, leques e sacolas ecológicas pela capital catarinense. No ano passado, a entidade identificou 128 crianças e adolescentes nesta situação, de 87 famílias. A preocupação é com o possível aumento do trabalho infantil na temporada de verão.

Pelo menos 12 postos de guarda-vidas foram alvo de vandalismo em todo o estado desde o início de temporada. Em Florianópolis, quatro foram incendiados neste mês. Mais de 40 mil reais foram gastos para recuperar as estruturas. Na praia do Quilombo, em Penha, Litoral Norte, a estrutura do posto também foi incendiada. A prefeitura fez licitação e vai pagar quatro mil e 600 reais para reconstruir o posto, mas só em janeiro a obra vai sair do papel.

O governador EDUARDO PINHO MOREIRA recebeu do secretário da Saúde, ACÉLIO CASAGRANDE, para um balanço da gestão no setor nos últimos 10 meses. De acordo com ele, os números mostram o aumento de cirurgias eletivas, a melhora do estoque de medicamentos e a diminuição e regularização da dívida do setor.Ao assumir a secretaria, ACÉLIO CASAGRANDE encontrou uma dívida de um bilhão d reais. Ele disse que em 10 meses, mais de 80 por cento da dívida foi regularizada, sendo que mais de 500 milhões foram pagos e 400 milhões já estão empenhados.

AciceCDL divulga ganhadores do Festival de prêmios 2018. Conforme SIDNEI DI DOMENICO – presidente da entidade Campanha Festival de Prêmios AciceCDL 2018 ocorreu na sede da entidade em Campo Erê, ontem à noite. Ao todo foram 37 prêmios, sendo 32 vales-compras no valor de 300 reais. Cada vale foi sorteado em uma loja da cidade. Os outros cinco prêmios eram vales-compras de três mil reais, dois mil, mil e dois de 500 reais.

Ganhadores do Festival de Prêmios 2018 da Acice CDL, cada um vale compra de 300 reais. Conforme o presidente o ganhador da Loja Alquimia Modas: EROS MIGUEL CATUSSO, Campo Erê; Angel Graf: PEDRO PICIN, Campo Erê; Auto Posto Campo Erê: GILMAR MOREIRA, Campo Erê; Auto Posto Master: JEFERSON SEIBEL, Campo Erê; O Boticário: DANIELA NORONHA, Campo Erê; Casa Barateira: MARLI GIRARDI, também de Campo Erê; Casa JS: EDUARDO SOUZA, Campo Erê; Casa Sérgio: GILMAR NETTO, São Bernardino; Casa Sil: WANESSA DE FREITAS, Campo Erê e Confecções Tafarel: ILDE CEREZOLLI, Campo Erê.

Ganhadores do Festival de Prêmios 2018 da Acice CDL, cada um vale compra de 300 reais. Cooper Alfa: EMILIA NUNES, Campo Erê; Despachante Cometa: JOSÉ FERREIRA, Campo Erê; Escritório Cometa: AGROMELLO GIRELI, São Bernardino; Farmácia São Lucas: NATALINA VAZ, Campo Erê; Ideal Móveis: DOMINGOS DE LAZARI, Campo Erê; JM Pneus: MARIA SOLANGE, Campo Erê; Loja Kyara: WITOR DE LIMA, Campo Erê; Macroeste: GEVANILDO RODRIGUES, Campo Erê; Mercado Baruffi: ADRIANE DA ROCHA, Campo Erê; Mercado Begnini: NADIR DE OLIVEIRA, Marmeleiro.

Mercado Max o ganhador do vale compras de 300 reais é JACINTO LAGO, de Marmeleiro. Moveis Tupy: GILVANE FALCHETTI, Campo Erê; Móveis Zilli: KELI PAIEL, Campo Erê; Rose Store: MARILEIDE PAZA, Campo Erê; Ótica Visão: MATHEUS LEMOS, Campo Erê; Panificadora Sonho Meu: VALENTINA MASETTO, Saltinho; Radio Atalaia: JOÃO DE CAMPOS, Campo Erê; S.M.S Atacado: MARLI ARIATI, Saltinho; SL Móveis: JANETE DO AMARAL, Marmeleiro; Slow Video E Informatica: ÉRICA FINCO, Campo Erê; Victor Móveis: MOACIR RASTELLI, Campo Erê; Supermercado Maranhão: GLADIS TONET, Campo Erê. Os ganhadores devem apresentar seus documentos para retirar o prêmio.

Ganhadores do Festival de Prêmios 2018 Acice CDL, todos são contemplados com vales compras. STEFANNY LUNENBURGER, de Campo Erê, levou 500 reais. MOACIR LUDWIG, Campo Erê, 500 reais. MAGNUS BOLGENHAGEN, Marmeleiro, mil reais. THIAGO EBERHART, Marmeleiro, 2 mil reais. AVAIR PIETSZKOSKI, Campo Erê, 3 mil reais. Os ganhadores devem apresentar seus documentos para retirar o prêmio.

Conselho Tutelar de Santa Terezinha do Progresso faz atendimento normal até sexta-feira. De acordo com a presidente TEREZINHA BRANDT, sábado, domingo, segunda e terça-feira haverá plantão. Ela observa que nesse período, agora, ocorrência maior é com ingestão de bebida alcoólica por menor de idade. As 5 conselheiras trabalham 4 dias e folgam um dia cada uma. O expediente normal é das 7 e meia as 11 e meia e da uma as 5 da tarde.

Tempo de duração de um conselheiro tutelar é de quatro anos. Conforme TEREZINHA BRANDT, ano que vem tem eleição em Santa Terezinha. Ela faz questão de frisar que para fazer denúncia, a pessoa não precisa se identificar. Dependendo da situação, a criança é encaminhada aos cuidados de psicólogo, ao Cras – Centro de Referência e Assistência Social ou a Secretaria da Saúde,

ONG Entre Amigos funciona a 10 anos em São Lourenço do Oeste. A presidente JOSIANE BOITO informa que a entidade está com sua capacidade máxima: 47 crianças entre 7 e 14 anos. Se trata de um trabalho cem por cento voluntário. Únicos salários são os de duas funcionárias. Todos os demais membros são voluntários. A ONG se mantém com doações espontâneas de um grupo de pessoas da sociedade. A direção destaca as atividades da orientadora pedagógica IVETE ZUCKI e da professora JÉSSICA DE JESUS.

ONG Entre Amigos dá reforço escolar. Conforme a presidente, professores voluntários orientam sobre educação física, artesanato, higiene e limpeza. A partir do ano que vem, serão introduzidas aulas de informática. A organização mantém contato direto com direções das escola municipais de São Lourenço para saber quais crianças estão em situação de risco. Esse é o critério para entrar na ONG. Quando alguém não corresponde as avaliações da entidade, não retribuindo de alguma forma com o esperado, não permanece.

Criança comparece na ONG Entre Amigos duas vezes na semana, no contra turno escolar. As turmas são divididas por idade, cada uma recebendo lanche na chegada, no meio da manhã ou da tarde e antes de ir pra casa. Conforme JOSIANE BOITO, ninguém dorme na ONG. Ela salienta que existe problema de toda ordem, como criança órfã de pai e mãe, que está sendo cuidada pelos avós. Como a capacidade de atendimento atingiu o limite, existe uma lista de espera para ingressar.

ONG Entre Amigos recebe dos Estados Unidos verba para aplicar na estrutura. A direção do órgão revela que são 15 mil dólares que serão utilizados na cozinha e nas salas de jogos e informática. O gasto mensal é de cerca de 6 mil e 500 reais. JOSIANE lembra que, por causa das dificuldades, a ONG quase fechou, mas a direção resolveu a situação mobilizando a comunidade. A sede fica no centro da cidade, imediações do INSS.

Deputada contempla município com verba para aquisição de veículo. Conforme a vereadora ROZANE MOREIRA, a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI atendeu a uma solicitação sua e aprovou repasse de 150 mil reais para compra de um furgão com refrigeração para o transporte escolar. Conforme a vereadora, há 2 anos a nutricionista vem cobrando um veículo adequado para transportar alimentos como verduras, frutas e carnes para os estudantes.

Emenda parlamentar para aquisição de veículo para transporte escolar já está garantida. De acordo com a vereadora ROZANE MOREIRA, agora a prefeitura de Campo Erê tem até 8 de fevereiro para montar um plano de trabalho, apontando as necessidades do furgão e encaminhar ao gabinete da deputada. Depois disso o município abre licitação para efetivamente comprar o furgão.

Polícia Militar faz entrega de doces e brinquedos a crianças. Através da colaboração de várias pessoas foi possível entregar a diversas crianças, chocolates, presentes e em especial a um menino de 07 anos foi doada uma farda da Polícia Militar, pois ele expressou o desejo de se tornar um policial militar. Em Marmeleiro ocorreu da mesma forma em parceria com um grupo de pessoas voluntárias foram percorridos todos os bairros da cidade onde foram entregues presentes e doces para crianças e no bairro Ipiranga um menino chamado Guilherme recebeu uma farda completa da Polícia Militar.

Polícia inicia Operação Reveillon 2019. A Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Rodoviário com seus 24 Postos Rodoviários articulados em todo território catarinense, desencadeará, a partir das 18h de hoje, a “OPERAÇÃO REVEILLON 2019”, a qual se estenderá até as 08h00 de quarta feira. Segundo o major EVANDRO VIEIRA, nesta operação estarão envolvidos todos os postos rodoviários do Comando de Policiamento Rodoviário cobrindo uma malha viária de mais de quatro mil km do Estado.

O Comando de Policiamento Rodoviário desenvolverá uma política de conscientização dos usuários. Além, disso, diz o major, intensificará o policiamento em todas as rodovias estaduais buscando a disciplina e orientação aos condutores de veículos que transitam em busca de lazer, procurando evitar que os mesmos trafeguem em desacordo com a legislação de trânsito. Na Operação Réveillon de 2017-2018, aconteceram 71 acidentes, sendo 34 acidentes com vítimas e 37 acidentes sem vítimas, envolvendo 121 veículos e causando ferimentos em 55 pessoas e 03 mortes.

Seguranças cortados a facão em baile de formatura dão alta do hospital e passam bem. A informação é de ARIEL CAPELLO – representante da empresa Weber Segurança. Ele lamenta o fato ocorrido na madrugada de domingo, durante um baile de formatura no Tênis Clube, em que funcionários da empresa acabaram feridos por golpes de facão. Ele classifica o fato como tentativa de homicídio, não só aos seguranças, mas a todas as pessoas que se faziam presentes no local.

Seguranças fizeram seu trabalho durante o baile de formatura. ARIEL, conta que teve uma briga dentro do salão, e que os seguranças, como é de costume, colocaram os envolvidos para fora do Tênis Clube. Minutos após, cerca de cinco pessoas retornaram, armadas de facões e forçaram entrada no clube. Eles chegaram desferindo vários golpes e acabaram cortando com gravidade dois seguranças. Um deles, além dos cortes teve até fratura. Nesta semana eles deram alta do hospital e estão se recuperando em casa.

Seguranças podem ficar com sequelas devido à gravidade dos ferimentos. Conforme ARIEL CAPELLO – representante da Weber Segurança, ainda não sabe dizer se algum deles vai ficar com problemas. Novas consultas e exames médicos devem ser feitos nos próximos meses para o diagnóstico final. CAPELLO diz, que é comum ocorrer brigas e desentendimentos em eventos assim, porém, nunca se depararam com uma situação como essa.

Criança de 11 anos engravida após ser estuprada pelo tio. A menina deu entrada na casa hospitalar de Pato Branco na quarta-feira, com fortes dores abdominais e durante o atendimento foi constatado que ela estava grávida de aproximadamente 11 semanas e o bebê já estava morto. A menina, que reside com a família no município de Ouro VerdeSC, relatou que desde os nove anos é vítima de estupro pelo tio, de 39 anos. Conforme os familiares, o autor seria morador do interior de Novo Horizonte.

Familiares relataram que estavam sabendo da situação desde o dia 19 de dezembro. Como as dores na criança aumentaram resolveram procurar atendimento no posto de saúde de Vitorino. Posteriormente o caso foi encaminhado para Pato Branco. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o caso para a Polícia Civil, que vai dar continuidade às investigações.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.