ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quarta-feira - 28 11 2018

-EMPRESÁRIO DE SC PODE ASSUMIR SECRETARIA NACIONAL DA PESCA

-ESTADO VAI PRORROGAR EDITAL PARA SEGUNDO PROFESSOR

-MUNICÍPIO INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

-VEREADORES PARTICIPAM DE CONGRESSO DA UVESC EM FLORIANÓPOLIS

-FEDERALIZAÇÃO DA SC 163 PODE SER CONCLUÍDA AINDA NESTE ANO

-POLÍCIA CIVIL AINDA NÃO SUSPEITOS DE ASSASSINATO DE BARQUEIRO

-ACUSADOS DE ASSALTOS NA REGIÃO SÃO CONDENADOS A 17 ANOS DE CADEIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e três reais e 95 para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Ao menos 23 pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas nesta quarta-feira na explosão seguida de incêndio perto de uma fábrica de produtos químicos em uma cidade do norte da China que será sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. A explosão atingiu 38 caminhões e 12 automóveis, que ficaram destruídos diante da fábrica. O incidente teria acontecido quando um caminhão que transportava produtos perigosos explodiu, provocando incêndios nos veículos estacionados ao redor.

O Ministério de Relações Exteriores do México enviou uma nota diplomática ao governo dos Estados Unidos pedindo uma "investigação completa" sobre o que descreveu como uso de armas não letais direcionadas ao território mexicano no último domingo. O pedido formal foi emitido um dia depois que autoridades norte-americanas lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra imigrantes perto da passagem de fronteira que separa Tijuana, no México, de San Diego, na Califórnia. 40 imigrantes foram presos e 98 deportados.

O presidente DONALD TRUMP consolidou a maioria republicana no Senado após a vitória na terça-feira no Mississippí de uma candidata do partido na definição da última vaga em disputa nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos. Os republicanos saíram das urnas com 53 dos 100 cadeiras do Senado para o próximo período legislativo, que começa em janeiro. Já os democratas retomaram a maioria na Câmara de Representantes após as eleições, o que deixa o Congresso dividido.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO confirmou, na tarde desta terça-feira, a indicação do nome de mais um integrante do primeiro escalão. TARCISIO GOMES DE FREITAS foi anunciado como futuro comandante do Ministério da Infraestrutura. Em pronunciamento à imprensa nesta tarde, FREITAS indicou que o ministério acumulará também a função de responsável pelos transportes. Com a indicação de FREITAS, o primeiro escalão do futuro governo conta, até esta terça-feira, com 15 integrantes. Desse total, quatro são militares.

O empresário JORGE SEIF JÚNIOR, de Itajaí, é cotado para assumir a Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura, que ficará vinculada ao Ministério da Agricultura. Ele esteve reunido na segunda-feira com a futura ministra da pasta, a deputada federal TEREZA CRISTINA, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde está reunida a equipe de transição. A ministra está ouvindo membros do governo para definir o comando da pesca. SEIF JUNIOR tem 41 anos, é formado em Administração e é armador de pesca. Ele é proprietário de barcos industriais e está filiado ao PSL.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que o número de ministérios pode chegar a 20. Atualmente existem 29 ministérios e, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro havia dito que, se eleito, o número de pastas seria reduzido a "no máximo" 15. Segundo BOLSONARO, a ideia era reduzir à metade o número de ministérios, mas, em razão da "funcionalidade", algumas pastas não perderão status. No início deste mês, o ministro do Planejamento, ESTEVES COLNAGO, se reuniu com a equipe de transição e afirmou que a economia de gastos da União com a redução de ministérios "não é tão grande" do ponto de vista fiscal.

Após dois adiamentos, o Tribunal Superior Eleitoral julgou o recurso especial apresentado por LUCAS ESMERALDINO do PSL, terceiro colocado na eleição, que questionava a regularidade da filiação de BETO MARTINS ao PSDB, o tucano era o segundo suplente da chapa de JORGINHO MELLO. O pedido foi pela cassação da chapa inteira. O caso já havia sido julgado favoravelmente a JORGINHO no Tribunal Regional Eleitoral e no próprio TSE. No julgamento do recurso especial, todos os ministros acompanharam o voto do relator ADMAR GONZAGA pela regularidade da situação de BETO MARTINS e do registro da chapa. JORGINHO será diplomado dia 18 de dezembro junto com ESPERIDIÃO AMIM.

O Presídio Feminino de Chapecó, instalado no Complexo Penitenciário da cidade no Oeste catarinense, começou a receber detentas nesta segunda-feira. A construção, que começou a ser erguida em 2014 com prazo de entrega para dois anos, foi inaugurada na sexta e tem capacidade para 286 vagas. O prédio custou 16 milhões de reais. Conforme divulgado pelo governo do estado, o presídio é regional e as primeiras transferências deverão ser de presas que estão na unidade de Chapecó e, em intervalo de dez dias, das demais regiões.

A Secretaria de Estado da Educação anunciou nesta terça-feira que decidiu prorrogar, em caráter excepcional, um edital em vigor para admitir um segundo professor de turma, e que isso vai possibilitar manter e contratar professores temporários para auxiliar os alunos com necessidades especiais. Na semana passada, o estado abriu processo seletivo de educadores temporários para 2019 e 2020, mas sem incluir segundos professores com formação em educação especial. Por causa disso, o Ministério Público de Santa Catarina abriu inquérito civil público para apurar possível violação aos direitos dos alunos da educação especial da rede estadual.

ELIO LAZAROTTO, conhecido como o Papai Noel do Brasil morreu nesta terça-feira no Hospital Regional de Xanxerê. Ele tinha 64 anos e sofreu um infarto na tarde de ontem. Natural de São Lourenço do Oeste, ele atuava há mais de 30 anos como Papai Noel. Ele já esteve em São Miguel do Oeste em diversas oportunidades e tinha um novo evento marcado para o próximo final de semana no município. ELIO esteve na Peperi há cerca de uma semana para divulgar a atividade. O velório e sepultamento estão marcados para hoje em São Lourenço do Oeste.

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos e a Markar cancelaram o almoço beneficente previsto para o próximo domingo. O evento contaria com a presença de ELIO LAZAROTTO, o Papai Noel do Brasil. Em nota divulgada na manhã de hoje, a empresa e a Apas afirmam que o evento não será realizado em “respeito a dor dos familiares e da memória de ELIO LAZAROTTO. As pessoas que já adquiriram as fichas de almoço podem fazer a devolução e receber o valor pago na APAS ou na Markar.

Os advogados da região estão escolhendo hoje os novos dirigentes da OAB. Além da seccional de Santa Catarina, eles também vão eleger hoje a nova composição da subsecção de São Miguel do Oeste. No estado, duas chapas disputam o comando da Ordem dos Advogados do Brasil. Na região, apenas uma chapa foi inscrita. O candidato a presidente é ELÓI BONAMIGO. Os demais membros são os candidatos a vice-presidente ANDRESSA DALMOLIN, o secretário-geral GUILHERME NARDI NETO, a secretária-adjunta EDENILZA GOBBO e tesoureiro JAIRO ANTÔNIO KOHL. A votação vai até as cinco horas da tarde na sala de reuniões do fórum da cidade.

O MDB de São Miguel do Oeste realizou na manhã de sábado um evento em homenagem aos ex-presidentes do partido. O evento serviu para reconhecer o trabalho dos filiados que presidiram a sigla nos últimos 52 anos. De acordo com a presidente SILVIA KUHN, o objetivo da solenidade foi destacar a importância do serviços prestados pelos ex-presidentes e oportunizar a socialização das histórias vivenciadas desde a fundação do MDB em 1966. Ao todo, o MDB teve 10 presidentes no município.

A Paróquia São Miguel Arcanjo realizou nesta terça-feira a peregrinação com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A acolhida da Imagem da Santa aconteceu na comunidade de Linha Cruzinhas. Em seguida, houve procissão até São Miguel do Oeste. Por volta das oito horas da noite, os moradores participaram de uma caminhada e celebração eucarística no bairro Jardim Peperi. As fotos do evento religioso de ontem estão no portal da Peperi na internet. De acordo com o padre CLAIR LOVERA, as atividades servem para aproximar as pessoas de Nossa Senhora Aparecida.

A chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida também integra a programação dos 60 anos de atividades da diocese de Chapecó. Além da reflexão sobre o trabalho missionário na comunidade, a diocese está celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba. Desde o ano passado, réplicas da imagem da Santa estão percorrendo o país e agora chegou a vez da paróquia São Miguel Arcanjo. Nesta quarta-feira, a imagem estará em Bandeirante, no dia 29 em Paraíso e no dia 30 em barra Bonita. No domingo, ela retorna para a igreja matriz católica do centro de São Miguel do Oeste.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está realizando uma série de ações de conscientização e combate à Dengue nesta semana. Ontem, os agentes realizaram panfletagem no centro da cidade e um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal São Miguel e Almas. No calçadão da Rua Almirante Tamandaré, a panfletagem foi feita por agentes caracterizados como o mosquito Aedes aegypti. Na sexta-feira, o setor da dengue estará recebendo pneus e eletroeletrônicos em desuso no estacionamento do antigo Besc. Os equipamentos, que podem servir como locais para criadouro de focos do mosquito, serão encaminhados para os destinos corretos.

Com as chuvas e a chegada do calor, as condições para proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, se tornam favoráveis. O comentário é do

coordenador do setor, CÉLIO SILVA. Ele disse que esse quadro aumenta os riscos de proliferação do mosquito e da doença. Só na semana passada, 23 novos focos foram registrados. No decorrer do ano, já são 463 focos. Até o momento, nenhum caso das doenças foi confirmado. O secretário de Saúde, LEONIR CARON, lembrou que, nas últimas semanas, foi adotada uma estratégia diferente de combate ao Aedes aegypti para evitar o surgimento de novos focos.

As equipes da dengue estão buscando o apoio de associações de bairros, conselhos comunitários, APPs, grupos de idosos e demais lideranças para enfrentar o mosquito aedes aegypti. Segundo o secretário de saúde, LEONIR CARON, a intenção é que estas pessoas se tornem disseminadoras das informações e da conscientização da população no combate à Dengue. Além disso, um decreto assinado no início deste ano pelo prefeito WILSON TREVISAN, também autoriza os agentes de saúde a ingressarem em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o seu acesso, a fim de executar as medidas necessárias para o combate ao mosquito. Terrenos baldios sem manutenção também estão sujeitos a notificação.

Foi aberto na manhã de hoje mais um congresso estadual de vereadores. O encontro, promovido pela União de Vereadores de Santa Catarina, está ocorrendo no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. A palestra de abertura foi sobre moralidade, ética e transparência na administração pública com o auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado, GERALDO JOSÉ GOMES. Na parte da tarde estão previstas mais duas palestras, uma delas sobre o tema “Vereadores melhores-cidades melhores”. O congresso vai até sexta-feira e reúne vereadores de todo o estado.

Seis vereadores de São Miguel do Oeste estão participando do congresso estadual da Uvesc em Florianópolis. CASSIO DA SILVA, CARLOS GRASSI, MARIA TEREZA CAPRA, JOSÉ GIOVERNARDI, ODEMAR MARQUES e VANIRTO CONRADT representam a câmara do município no evento. De acordo com o presidente da casa, CLAUDIO BARP, a mesa diretora autorizou a ida de vereadores que não participaram do congresso que a Uvesc promoveu no primeiro semestre. Eles foram de ônibus até a capital do estado. BARP citou que o conhecimento que os vereadores vão adquirir no congresso pode resultar na melhoria do trabalho desenvolvido no legislativo municipal.

A programação do Congresso estadual de vereadores contem oito palestras, além da eleição da nova diretoria da Uvesc. De acordo com o superintendente da União, ILMAR DALLA COSTA, a última atividade do congresso será a escolha da nova diretoria para o biênio 2019-2020. Ele explicou que até agora apenas uma chapa foi inscrita e a tendência é de que não haja disputa pelo comando da Uvesc. O atual presidente, ADELAR PROVENCI, vai buscar a reeleição. Ele é vereador de Herval do Oeste. DALLA COSTA disse que todos os vereadores com mandato podem votar na eleição de sexta-feira.

Apenas 92 das mais de 290 câmaras de vereadores do estado estão associadas a Uvesc. A informação é do superintendente da União, ILMAR DALLA COSTA. De acordo com ele, o número é baixo por uma série de razões, desde econômicas até a falta de conscientização sobre a importância da Uvesc para a qualificação dos vereadores. Ele comentou que um dos desafios da nova diretoria é aumentar a adesão das câmaras à entidade. DALLA COSTA citou que a União tem como principal objetivo o fortalecimento da classe e os eventos como o congresso desta semana contribuem para a qualificação dos políticos municipais.

O processo de federalização da SC 163 avançou bastante no segundo semestre deste ano. A afirmação é do deputado estadual MARCOS VIEIRA. De acordo com ele, a transferência da responsabilidade do trecho da rodovia que liga São Miguel do Oeste a Itapiranga está muito perto de acontecer. Ele explicou que o processo está totalmente finalizado e o inventario dos 60 quilômetros da SC 163 está concluído. Segundo VIERA, o estado fez a parte dele e o Dnit já aceitou o inventário com o detalhamento do trecho. O deputado disse que agora falta o governo federal cumprir o compromisso e federalizar a rodovia.

A federalização da SC 163 depende apenas da assinatura do Ministro dos Transportes. A informação é do deputado estadual do PSDB, MARCOS VIEIRA. Ele explicou que assim que o processo for assinado e publicado no Diário Oficial da União, o Dnit pode começar a trabalhar no trecho. O deputado disse que a parte burocrática foi vencida e agora a questão está no campo político. VIEIRA disse que a assinatura deve ocorrer até o final do ano. Ele explicou que as lideranças estão trabalhando que a rodovia já esteja federalizada quando o novo governo de JAIR BOLSONARO tomar posse em primeiro de janeiro.

A federalização da SC 163 é uma questão indispensável para a execução de outros projetos importantes para a região extremo-oeste, De acordo com o deputado estadual MARCOS VIEIRA, a transferência da responsabilidade da rodovia para o governo federal vai permitir outras obras de infraestrutura que a região necessita, como os contornos viários nas áreas urbanas e a ponte em Itapiranga.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de princípio de incêndio na Fundação Hospitalar de Cunha Porã. O fato aconteceu na noite de ontem. Ao chegar no local, os bombeiros perceberam uma grande quantidade de fumaça em uma sala de quatro metros quadrados. O quadro de entrada de energia elétrica da rua para a edificação havia derretido e já tinha sinais de fogo nas laterais internas. A energia da edificação foi desligada para evitar que fogo se alastrasse. Houve uma explosão no local, mas a situação foi controlada pelos bombeiros e pela Celesc.

O delegado ROBERTO AUDINO, que está respondendo interinamente pela Delegacia de Polícia de Barra do Guarita, trabalha para identificar autoria do assassinato de um barqueiro no rio Uruguai. ALOIR SANTOS, o IKA, foi morto a tiros na noite de segunda-feira. Conhecido com IKA, ele residia em Barra do Guarita e trabalhava com um barco que fazia a travessia entre Itapiranga e o Rio Grande do Sul. Pelas imagens de câmeras de segurança, a polícia constatou que por volta das nove horas e 20 minutos, após chegar com a embarcação no porto, em Barra do Guarita, a vítima foi alvejada por disparo de arma de fogo. A imagem não revela a origem dos disparos, apenas o momento em que a vítima cai. Em uma vegetação próxima ao local foi localizada uma cápsula calibre .38. Segundo o delegado, até o momento não há testemunhas e nem suspeito do crime.

A Justiça de Maravilha condenou dois homens acusados de assaltos a penas de 17 e 11 anos de prisão. CASSIANO DA SILVA DOS SANTOS foi sentenciado a cumprir pena de 17 anos na cadeia e MAURICIO SAUGO vai ficar 11 anos na prisão. Eles foram acusados de envolvimento em dois assaltos em residências de Maravilha. A dupla também teria participado de crimes em um condomínio de luxo em Concórdia. Os dois foram presos em uma operação realizada em Passo Fundo em setembro do ano passado e, desde então, estão na cadeia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.