ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 28/11/2018

-EMPRESÁRIO DE SC PODE ASSUMIR SECRETARIA NACIONAL DA PESCA
-ESTADO VAI PRORROGAR EDITAL PARA SEGUNDO PROFESSOR
-REDE MUNICIPAL DE PALMA SOLA REÚNE EDUCADORES EM SIMPÓSIO
-MUNICÍPIOS FARÃO ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO DE NATAL NESTA SEMANA
-POSSIBILIDADE DE VENDA DO LEITE PARA CHINA ANIMA PRODUTORES
-ACISCCDL ESPERA REUNIR 200 SÓCIOS EM ASSEMBLEIA NO MÊS QUE VEM
-CASAN REGISTRA 20% DE AUMENTO DE CONSUMO DE ÁGUA NESTE PERÍDO
-PAPAI NOEL DO BRASIL MORRE EM DECORRÊNCIA DE INFARTO
-ACUSADOS DE ASSALTOS NA REGIÃO SÃO CONDENADOS PELA JUSTIÇA
-ASSASSINATO DE BARQUEIRO AINDA É MISTÉRIO PARA POLÍCIA

O tempo é nublado. A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e três reais e 95 para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Ao menos 23 pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas nesta quarta-feira na explosão seguida de incêndio perto de uma fábrica de produtos químicos em uma cidade do norte da China que será sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. A explosão atingiu 38 caminhões e 12 automóveis, que ficaram destruídos diante da fábrica. O incidente teria acontecido quando um caminhão que transportava produtos perigosos explodiu, provocando incêndios nos veículos estacionados ao redor.

O Ministério de Relações Exteriores do México enviou uma nota diplomática ao governo dos Estados Unidos pedindo uma "investigação completa" sobre o que descreveu como uso de armas não letais direcionadas ao território mexicano no último domingo. O pedido formal foi emitido um dia depois que autoridades norte-americanas lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra imigrantes perto da passagem de fronteira que separa Tijuana, no México, de San Diego, na Califórnia. 40 imigrantes foram presos e 98 deportados.

O presidente DONALD TRUMP consolidou a maioria republicana no Senado após a vitória na terça-feira no Mississippí de uma candidata do partido na definição da última vaga em disputa nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos. Os republicanos saíram das urnas com 53 dos 100 cadeiras do Senado para o próximo período legislativo, que começa em janeiro. Já os democratas retomaram a maioria na Câmara de Representantes após as eleições, o que deixa o Congresso dividido.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO confirmou, na tarde desta terça-feira, a indicação do nome de mais um integrante do primeiro escalão. TARCISIO GOMES DE FREITAS foi anunciado como futuro comandante do Ministério da Infraestrutura. Em pronunciamento à imprensa nesta tarde, FREITAS indicou que o ministério acumulará também a função de responsável pelos transportes. Com a indicação de FREITAS, o primeiro escalão do futuro governo conta, até esta terça-feira, com 15 integrantes. Desse total, quatro são militares.

O empresário JORGE SEIF JÚNIOR, de Itajaí, é cotado para assumir a Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura, que ficará vinculada ao Ministério da Agricultura. Ele esteve reunido na segunda-feira com a futura ministra da pasta, a deputada federal TEREZA CRISTINA, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde está reunida a equipe de transição. A ministra está ouvindo membros do governo para definir o comando da pesca. SEIF JUNIOR tem 41 anos, é formado em Administração e é armador de pesca. Ele é proprietário de barcos industriais e está filiado ao PSL.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta terça-feira que o número de ministérios pode chegar a 20. Atualmente existem 29 ministérios e, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro havia dito que, se eleito, o número de pastas seria reduzido a "no máximo" 15. Segundo BOLSONARO, a ideia era reduzir à metade o número de ministérios, mas, em razão da "funcionalidade", algumas pastas não perderão status. No início deste mês, o ministro do Planejamento, ESTEVES COLNAGO, se reuniu com a equipe de transição e afirmou que a economia de gastos da União com a redução de ministérios "não é tão grande" do ponto de vista fiscal.

Após dois adiamentos, o Tribunal Superior Eleitoral julgou o recurso especial apresentado por LUCAS ESMERALDINO do PSL, terceiro colocado na eleição, que questionava a regularidade da filiação de BETO MARTINS ao PSDB, o tucano era o segundo suplente da chapa de JORGINHO MELLO. O pedido foi pela cassação da chapa inteira. O caso já havia sido julgado favoravelmente a JORGINHO no Tribunal Regional Eleitoral e no próprio TSE. No julgamento do recurso especial, todos os ministros acompanharam o voto do relator ADMAR GONZAGA pela regularidade da situação de BETO MARTINS e do registro da chapa. JORGINHO será diplomado dia 18 de dezembro junto com ESPERIDIÃO AMIM.

O Presídio Feminino de Chapecó, instalado no Complexo Penitenciário da cidade no Oeste catarinense, começou a receber detentas nesta segunda-feira. A construção, que começou a ser erguida em 2014 com prazo de entrega para dois anos, foi inaugurada na sexta e tem capacidade para 286 vagas. O prédio custou 16 milhões de reais. Conforme divulgado pelo governo do estado, o presídio é regional e as primeiras transferências deverão ser de presas que estão na unidade de Chapecó e, em intervalo de dez dias, das demais regiões.

A Secretaria de Estado da Educação anunciou nesta terça-feira que decidiu prorrogar, em caráter excepcional, um edital em vigor para admitir um segundo professor de turma, e que isso vai possibilitar manter e contratar professores temporários para auxiliar os alunos com necessidades especiais. Na semana passada, o estado abriu processo seletivo de educadores temporários para 2019 e 2020, mas sem incluir segundos professores com formação em educação especial. Por causa disso, o Ministério Público de Santa Catarina abriu inquérito civil público para apurar possível violação aos direitos dos alunos da educação especial da rede estadual.

Pesquisa desenvolvida por alunos do Colégio Cedrense foi baseada em projeto enviado para câmara. A matéria ingressou há cerca de dois meses no legislativo de SJCedro prevendo convênio entre a prefeitura e o Deap para contratar presos, com bom comportamento, para os serviços de urbanismo. Mas, devido a grande repercussão não houve votação até o momento. A professora, SIMONE TREVISOL, afirma que os alunos e familiares, assim como a comunidade escolar teve dúvidas e por isso surgiu a ideia de estudar o tema. O debate surgiu na sala dos professores. Segundo ela, a matéria foi analisada quanto ao convênio, as regras e houve contato com o prefeito PLINIO DE CASTRO. Durante a sessão passada as alunas SAMARA SOLDÁ, JULIANA MANTOVANI, EMELY STANISLASKI e ANDRESSA DOS SANTOS se manifestaram por meio de slides. Elas apresentaram relatos das pesquisas feitas diretamente com a comunidade, quando a maioria dos entrevistados foi favorável à utilização de presos da UPA em serviços da prefeitura e nas fábricas.

Mão de Obra dos presos de SJCedro pode ser usada no plantio de flores e na limpeza do lajeado Cedro. Segundo a professora, SIMONE TREVISOL, a administração afirma que não tem funcionários suficientes para todo serviços como o plantio de mais de mil mudas de árvores que estão disponíveis na secretaria de obras. Também é existe demanda para roçada e limpeza de terrenos baldios. A professora lembra que além de serem presos selecionados, com bom histórico, existe uma fiscalização constante. Ela também cita que houve um estudo sobre casos de fuga ou incidentes em caso de serviço fora de cadeia. Para SIMONE, essas irregularidades também não são vantajosas para os próprios detentos, que caso descumpram as regras, regridem o regime, perdem benefício, deixam de receber salário e de reduzir suas penas. Ela percebe que a população quer uma contrapartida, de que os detentos deem um retorno à sociedade, mas, para isso, é preciso dar a oportunidade.

Palma Sola promove o primeiro Simpósio da Educação. O evento voltado a rede municipal de ensino ocorreu no Centro de Eventos conduzido pela Doutora em educação MARIA BERNADETE MUSTIFAGA. O Simpósio contou com a participação da secretária de Educação ROSA DE LARA, coordenadoras pedagógicas, diretoras e professoras. A secretária comenta que durante dois dias de atividades foram apresentados os resultados dos trabalhos realizados pelos professores municipais no decorrer do ano letivo. Cada profissional apresentou um projeto ou ação que considerou de sucesso e outro e avaliou como frustrante na sua prática . De acordo com ela, a avaliação dos professores o compartilhamento de informações e vivencias foi extremamente positivo. ROSA acredita que além de investir na qualificação com cursos, formação continuada e palestras, é preciso monitorar se essas capacitações estão dando resultado. Ela percebe que para melhorar índices como IDEB é necessário uma soma de fatores com melhorias nas escolas, merenda, materiais e incentivando o corpo docente em se manter atualizado.

Abertura do Natal Luz de Guaraciaba será nesta sexta-feira. A Administração está organizando a programação para o acendimento das luzes de Natal do município. Conforme a organização deste evento, o acendimento acontecerá na sexta-feira, na Praça Giuseppe Palú, em frente à prefeitura. A programação iniciará às 20 horas com uma carreata do Papai Noel pela cidade, enquanto isso haverá apresentações da Oficina de Ballet e a apresentação de canto e flauta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Logo após às 21 horas na Praça Municipal acontece a entrega das chaves da cidade para o Papai Noel, seguido pelo acendimento das luzes. Após isso acontecerá um show de talentos com artistas do município. Nos últimos dias foi realizado um processo licitatório para a contratação de uma empresa para realizar os serviços de iluminação. Além da empresa contratada, O Serviço de Convivência participou de Oficinas de Natal para a decoração natalina na cidade.

Administração e entidades de Princesa organizam noite cultural. Conforme a secretaria da educação, o evento está marcado para acontecer na sexta-feira. A programação terá início às 19 horas no pavilhão da sede. Já estão confirmadas apresentações do coral municipal, musicalização infantil, dança com grupo dos adolescentes, escolas e grupo germânico. O encerramento da Noite Cultural contará com apresentação especial da Orquestra de Violões da cidade de Itapiranga. Haverá chegada do Papai Noel entre outras atrações. Neste evento, a população poderá contribuir de forma espontânea com um quilo de alimento não perecível. Todo material arrecadado será doado para APAE e Hospital de SJCedro que atendem os moradores de Princesa. A organização é da Secretaria da Educação com apoio do CRAS.

O acordo sanitário para que Santa Catarina possa exportar leite para a China deve sair até o final do ano. A informação é do secretário estadual de Agricultura, AIRTON SPIES. Ele participou do Cedro Entrevista nesta semana e disse que as bases do acordo foram firmadas em uma missão da Agência de Promoção das Exportações e Confederação Nacional de Agricultura ao país oriental. SPIES disse que o acordo deve ser concluído nos próximos dias e com isso poderá iniciar o processo de habilitação das unidades industriais para a exportação . Ele explicou que uma missão da China virá ao estado para conhecer as agroindústrias e definir quem fará a venda para o mercado chinês.

O estado de Santa Catarina produz leite e derivados em grande quantidade e precisa buscar mercados internacionais para continuar crescendo. A afirmação é do secretário estadual de Agricultura, AIRTON SPIES. Ele disse que a intenção é iniciar as vendas de produtos com maior valor agregado, como queijos e manteiga. Além da China, outro mercado que está sendo buscado é o México. O estado já começou a tradução da documentação para posterior habilitação. SPIES assumiu nesta semana a coordenação geral da Aliança Láctea sul brasileira e disse que a exportação do leite será muito importante para toda a cadeia produtiva de Santa Catarina. Ele entende que a abertura do mercado para produtos lácteos deve beneficiar as grandes agroindústrias do estado em um primeiro momento. De acordo com AIRTON, a exportação do leite também terá reflexos para os pequenos produtores e para as pequenas agroindústrias espalhadas pelo estado.

Comunidade de Barro Preto em Guarujá do Sul recebe melhorias. O secretário de Obras JAIR MALMANN destaca que houve um trabalho amplo nas estradas que receberam alargamento, retirada de curvas, colocação de cascalho e patrolamento. O serviço completo era solicitado há 14 anos. Ele esclarece que a via principal era estreita e o traçado dificultava o tráfego de caçambas de uma empresa instalada nas proximidades. A equipe também fez limpeza de vegetação nos barrancos. Paralelo às vias, 12 propriedades foram contempladas com cascalhamento no programa Porteira Para Dentro. O secretário explica que na sequência serão atendidas outras duas estradas antes do final de ano. A equipe deverá reduzir os trabalhos entre dezembro e janeiro com adoção do turno único e férias de funcionários. A partir do retorno geral em fevereiro a intenção e contemplar a estrada geral da Linha Bairro Arara com estes reparos mais amplos. Esta é a via mais extensa do interior de Guarujá do Sul.

Associação Comercial promove jantar de assembleia em dezembro. O presidente da associação, ELIZANDRO DE MORAES destaca que o encontro será dia dez de dezembro, as 20 horas e 30 minutos, reunindo os associados que tem até dia sete para confirmação. Ele explica que estarão em pauta assuntos importantes para entidades com o Natal da Sorte que será ampliado e modificado no ano que vem, além da eleição da nova presidência. A expectativa é reunir cerca de 180 a 200 pessoas.

Temporada de verão deixa socorristas em alerta. A afirmação é do comandante do Corpo de Bombeiros em SJCedro, IVAIR GANZER. Ele explica que com o calor e chegada da temporada sempre há aumento de ocorrências relacionas a afogamentos. A orientação é que as pessoas evitem locais distantes desertos, não consumam bebida alcoólica antes do banho, além de aguardaram um tempo após a refeição para entrar na água. Os balneários precisam ter salva vidas com conhecimento do trabalho e que tenha noção de primeiros socorros e atendimento aquático. Vários deles estão buscando no quartel a autorização para funcionamento a partir deste mês.

Casan programa serviços para evitar falta de água no final de ano em Guarujá do Sul. Segundo o gerente da empresa, ADILSON DEICKE neste período é comum aumentar o consumo devido ao calor e férias. Ele explica que neste e no próximo mês há muito gastos de água para limpeza de casas, calçadas, piscinas e demais atividades. O gerente revela que são cerca de 20 por cento a mais neste período. Ele afirma que as chuvas tem ajudado a manter os níveis de água normal nos reservatórios evitando problemas com desabastecimento. DEICKE garante que mesmo que o consumo dobre a empresa consegue manter o abastecimento regular devido aos investimentos feitos no último ano com ampliações e com troca de equipamentos. Ele comenta que estão sendo feito vários serviços com novas ligações em construções novas.

Papai Noel do Brasil morre em decorrência de infarto. Foi confirmada no final da tarde desta terça-feira, a morte de ELIO LAZAROTO, de 64 anos, figura nacionalmente conhecida como “Papai Noel do Brasil”. Ele estava internado no Hospital Regional de Xanxerê, devido a um infarto. Natural de São Lourenço do Oeste, ele atuava há mais de 30 anos como a principal figura do natal e teve a marca de Papai Noel do Brasil registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Antes de ser Papai Noel, ele era comerciante. Em São Lourenço do Oeste ele atuava em um bazar de importados que vendia de cristais à papelaria. Descobriu o seu 'dom' em uma festa para crianças em 1982, quando animou um público de 300 crianças. A barba ainda era falsa, mas os pedidos foram aumentando. Foi em 1999 que ELIO decidiu viver só de Papai Noel. Ele deixa esposa e três filhos.

MDB escolhe MAURO DE NADAL como candidato à presidência da Alesc. A bancada do MDB definiu em reunião nesta terça-feira que o deputado MAURO DE NADAL é o nome escolhido para concorrer à presidência da Assembleia Legislativa, autorizado a iniciar entendimentos para construir sua eleição. A decisão unânime se deu no almoço semanal dos deputados, com a participação de sete dos nove parlamentares que integrarão a bancada a partir de fevereiro. Referendaram a escolha do candidato a deputada ADA DE LUCA e os deputados FERNANDO KRELLING, JERRY COMPER, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, ROMILDO TITON e VOLNEI WEBER. Não votaram o líder CARLOS CHIODINI, a deputada DIRCE HEIDERSCHEIDT e o deputado MÁRIO MARCONDES. Não participaram do encontro VALDIR COBALCHINI e MOACIR SOPELSA, que se ausentou devido a um procedimento de saúde. NADAL deve iniciar conversas com integrantes das outras onze siglas que terão representação na Assembleia a partir do próximo ano, e solicitou aos colegas apoio para a construção de entendimentos com os parlamentares.

Projeto de Lei proíbe a venda de narguilé para menores e o uso em locais públicos. A Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira aprovou o Projeto de Lei o qual proíbe o uso de narguilé em locais públicos, bem como a venda de cachimbo e insumos aos menores de 18 anos. O projeto é de autoria do Vereador, presidente, OLASIR BRASIL e foi aprovado, em primeira e segunda votação, pela maioria, com a abstenção dos vereadores ALEX DO NASCIMENTO e JOÃO STAHL. Segundo BRASIL, a matéria foi apresentava após obter a informação de que vários municípios já aprovam a proposta e também depois de ser procurado por pais de adolescentes. Ele entende que o uso das essenciais incentiva o vício, além de causar problemas na saúde. Havia danceterias e bates liberando consumo na parte interna dos estabelecimentos. O legislativo de Barracão realizou sessão ontem a noite e do mesmo modo aprovou um projeto similar, tento em vista que as cidades são praticamente “grudadas” para facilitar a atuação da PM.

Frentes de trabalho movimentam final de ano em Princesa. Município trabalha para entregar obras de pavimentação e construções de espaço públicos até o mês que vem. Conforme o prefeito, EDILSON VOLKWEIS, havia algumas obras de infraestruturas suspensas durante as eleições que foram retomadas este mês. Além da rua Três de Maio, um trecho da Avenida Santo Cristo e outro da XV de Novembro. A obra prevê calçamento, meio fio, tubulação e calçadas em paver. São quatro mil metros quadrados de pedras irregulares com investimento de 319 mil por meio de convênio. Outro investimento em ruas contemplará 11 mil metros quadrados na rua Sete de Setembro , trechos da Avenida XV de Novembro e Rua Paraná. No loteamento Primavera duas ruas serão pavimentadas. Nesta obra estão sendo aplicados 450 mil de recursos próprios da prefeitura. O prefeito destaca o empenho na busca e na economia de recursos. Ele cita também a ampliação do posto de saúde entregue mês passado, a obra de nova creche que vai duplicar o número de vagas e será finalizada em dezembro, além da sede própria do Cras, em fase de execução.

Previsão de arrecadação para o ano que vem em Princesa é de quase 15 milhões de reais. O prefeito, EDILSON VOLKWEIS esclarece que esta é a estimativa de receita corrente estimada em 14 milhões e 700 mil sem a inclusão de eventuais convênios que possam vir a ser firmados com Estado ou a União. O prefeito destaca que o orçamento de 2019 é pouco maior do que o deste exercício. Os fatores que justificam isso são as estimativas das parcelas do FPM e do ICMS. VOLKWEIS salienta que o objetivo é que não se repita o que aconteceu nos últimos anos quando a administração encerrava o ano com valores em caixa, mas sem previsão orçamentária para gastos. Ele menciona que atualmente a prefeitura possui cinco milhões em caixa, mas não tem previsões no orçamento para que o montante possa ser aplicado. O chefe do executivo salienta que as leis orçamentárias para 2019 preveem adequação ao planejamento de ações e, pela primeira vez na história de Princesa, uma sobra de um milhão de reais. O prefeito antecipa que 600 mil reais estão alocados para a construção do Centro de Idosos e os outros 400 mil para pavimentações.

A Polícia Militar atendeu três ocorrências de posse de drogas na região. O primeiro caso foi registrado às 14 horas no morro do Cristo em Descanso. A PM abordou um homem que estava com maconha no local. Também no período da tarde, mas em Guaraciaba, os policiais encontraram um papelote de maconha dentro de um carro abordado no centro da cidade. O terceiro caso aconteceu à noite no bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. Um homem foi flagrado com uma bucha de cocaína dentro de um veículo. Todos os suspeitos vão responder a um termo circunstanciado por posse de drogas.

Assaltantes acusados de crimes na região são condenados pela justiça. Após investigação realizada pela Polícia Civil, criminosos que cometeram assaltos em residências de Maravilha são condenados. No dia 12 de setembro de 2016, Policiais Civis de Maravilha realizaram uma operação em Passo FundoRS, a qual resultou na prisão de quatro pessoas presas em flagrante. As investigações iniciaram no mês de agosto de 2016, após duas residências serem assaltadas no Extremo Oeste. Durante os trabalhos foi comprovado que CASSIANO DA SILVA DOS SANTOS, o "Nego Conan”, de 37 anos, participou dos crimes em companhia de MAURICIO SAUGO, conhecido como "Cabelinho de Anjo” de 26 anos. Os dois indivíduos, de alta periculosidade, na época eram foragidos. Houve troca de informações entre as polícias dos dois estados, obtendo provas contundentes da autoria dos crimes. CASSIANO foi condenado à 17 anos de reclusão. Já Mauricio, à pena privativa de liberdade de 11 anos e 08 meses de reclusão, , ambos em regime inicial fechado.

Princípio de incêndio atinge hospital. Próximo à meia noite desta terça feira, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Cunha Porã, foi acionada para atender um princípio de incêndio na Fundação Hospitalar. Chegando ao local, os bombeiros perceberam grande quantidade de fumaça em uma sala de quatro metros quadrados. Foi arrombada a porta e verificado que o quadro de entrada de energia elétrica da rua para a edificação, estava apresentando derretimento, com sinais de fogo nas laterais internas. A energia da edificação foi desligada em um quadro de chaves interno. A Celesc e um eletricista foram acionados, porém até a chegada da equipe houve uma explosão do restante do quadro de energia que fazia a conexão da rede externa com a interna, gerando fumaça novamente. A empresa chegou e tomou os procedimentos cabíveis, reestabelecendo a energia na edificação após realizar os reparos necessários.

Delegado não possui suspeito de assassinato de balseiro. ROBERTO AUDINO, que está respondendo interinamente pela Delegacia de Polícia de Barra do Guarita trabalha para identificar autoria do crime registrado na segunda-feira. Em contato com a reportagem o delegado informou que o homicídio continua sem esclarecimento. Ele destaca que a vítima ALOIR SANTOS, o Ika, era barqueiro e residia em Barra do Guarita. Pelas imagens de câmeras de segurança a polícia constatou que por volta das 21 horas e 20 minutos, após chegar com sua embarcação no porto, a vítima foi alvejada por disparo de arma de fogo. A imagem não revela a origem dos disparos, apenas o momento em que a vítima cai. Em uma vegetação próxima ao local foi localizada uma cápsula calibre .38. Segundo o delegado, até o momento não há testemunhas e nem suspeito do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.