ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-10-2019 Segunda-Feira

-BOLSONARO DIZ QUE PODE SER UM PRESIDENTE SEM PARTIDO

-SC É O ESTADO QUE MAIS USA AGROTÓXICOS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

-DESCANSO FARÁ AUDIENCIA PÚBLICA COM A CASAN NA PRÓXIMA SEMANA

-POPULAÇÃO PRECISA CONTRIBUIR MAIS NA SEPARAÇÃO DO LIXO

-ESTABILIDADE CONTINUA SENDO O PRINCIPAL ATRATIVO DO EMPREGO PÚBLICO

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA NOVOS INVESTIMENTOS COM MADEIRA TRATADA

- POLÍCIA PRENDE DOIS MOTORISTAS POR EMBRIAGUÊS AO VOLANTE NO FINAL DE SEMANA

- ESFAQUEAMENTO MATA JOVEM E DEIXA MULHER FERIDA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 17graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, assinou neste domingo o fim do estado de emergência no país. A medida teve início em 19 de outubro e deixa de valer a partir desta segunda-feira. Ainda no sábado, enquanto pedia aos ministros que renunciassem ao cargo, PIÑERA sinalizou que poderia encerrar o estado de emergência "se as circunstâncias o permitissem". No mesmo dia, as autoridades deixaram de decretar toque de recolher. O país vive uma onda de protestos que iniciou com o aumento de tarifas do transporte e aumento dos combustíveis.


O Uruguai terá segundo turno na eleição presidencial, segundo resultados confirmados na madrugada desta segunda-feira. O governista DANIEL MARTÍNEZ disputará o cargo com o oposicionista LUIS LACALLE POU em 24 de novembro. De acordo com a Corte Eleitoral uruguaia, a taxa de comparecimento chegou a 90 por cento, o que a instituição considerou "histórica". No segundo turno, MARTÍNEZ tentará manter a Frente Ampla na presidência do Uruguai – a coalizão de partidos esquerdistas está no poder desde 2005. Ele terá a oposição do advogado LACALLE POU, que tenta recolocar a direita no governo do país.


ALBERTO FERNÁNDEZ foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições deste domingo. Com a ex-presidente CRISTINA KIRCHNER como vice na chapa, ele derrotou o atual mandatário, MAURICIO MACRI, resultado previsto ainda nas prévias eleitorais de agosto. Logo após a confirmação da vitória, FERNANDEZ aceitou o convite de MACRI para o diálogo e que sua única preocupação é que os argentinos deixem de sofrer.FERNANDEZ teve 48 por cento dos votos e MACRI, 40. Na Argentina, o candidato vence no primeiro turno se obtiver mais do que 45 por cento dos votos.



Quase dois meses depois do início do desastre ambiental nas praias do Nordeste, o governo federal decidiu reunir em Brasília os órgãos que estão combatendo as manchas de óleo. A estrutura é a mesma que já era utilizada até setembro no Ministério da Defesa para as ações de combate a focos de incêndio na Amazônia. O grupo, formado por integrantes da Marinha, Ibama e da Agência Nacional de Petróleo, começou a trabalhar neste sábado. O objetivo é ampliar a capacidade de comando e controle das operações.Segundo ambientalistas, a decisão de transferir cerca de 30 pessoas para a sala de monitoramento em Brasília foi tomada com atraso pelo governo.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que ‘lamenta’ a eleição de ALBERTO FERNÁNDEZ na Argentina e que não parabenizará o novo presidente do país. Ele disse que a Argentina escolheu mal. A afirmação foi feita ao deixar os Emirados Árabes, onde estava desde sábado. BOLSONARO também declarou que pretende manter relações bilaterais com a Argentina, mas que os vizinhos podem ser “afastados” do Mercosul se o novo presidente interferir no acordo do bloco com a União Europeia.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na manhã deste sábado que pode ser um "presidente sem partido". Ele falou com jornalistas ao deixar o hotel na capital chinesa e partir para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O PSL, partido do presidente, passa por uma crise interna, que se acirrou nas últimas semanas após desentendimentos entre BOLSONARO e políticos da legenda. O presidente disse ainda que não teria problema ele ter ou não uma legenda, porque, na visão de BOLSONARO, a maioria da bancada de 53 deputados do PSL continuaria votando a favor do governo.



Começa no dia primeiro de novembro o curso de formação dos 180 primeiros aprovados no último concurso para o Corpo de Bombeiros Militar que foram convocados pelo governo. Depois de nove meses de preparação, eles serão distribuídos pelos batalhões do Estado. Em março, iniciam as aulas dos outros 100 soldados que foram aprovados no mesmo processo de seleção e também chamados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.


Até o dia 31 deste mês, a população pode participar da elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministério Público de Santa Catarina. Por meio de um formulário no site do órgão, qualquer pessoa pode apontar quais devem ser as prioridades do MP em suas oito áreas de atuação. Conforme o procurador-geral de Justiça, FERNANDO COMIN, a iniciativa é inédita no Ministério Público. O plano de atuação vai nortear as ações dos procuradores e promotores por dois anos, a partir do começo de 2020. Segundo o procurador-geral, com base nas manifestações, serão elaborados projetos específicos para atender os anseios da sociedade catarinense.


Santa Catarina foi o estado que mais utilizou agrotóxicos para a produção agrícola. Cerca de 70 por cento das propriedades rurais catarinense usam defensivos químicos. A média brasileira é de 33 por cento. Os dados são do Censo Agro de 2017 divulgados sexta-feira pelo IBGE. No total, foram 129 mil estabelecimentos agropecuários confirmaram terem feito uso dos produtos, o que significa um aumento de seis vírgula seis por cento em relação ao último censo de 2006.


-DESCANSO FARÁ AUDIENCIA PÚBLICA COM A CASAN NA PRÓXIMA SEMANA

-POPULAÇÃO PRECISA CONTRIBUIR MAIS NA SEPARAÇÃO DO LIXO

-ESTABILIDADE CONTINUA SENDO O PRINCIPAL ATRATIVO DO EMPREGO PÚBLICO

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA NOVOS INVESTIMENTOS COM MADEIRA TRATADA


Secretaria de saúde de Iporã do Oeste fará segunda pesagem do ano dos beneficiários do Bolsa Família. A pesagem será realizada na quinta-feira, dia 31. Conforme a nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, MÁRCIA SCHNEIDERS WELTER, a pesagem é realizado uma vez em cada semestre. Ela lembra que esta é uma condicionalidade do setor da saúde para os beneficiários do programa Bolsa Família. MÁRCIA comenta que para atender as famílias no dia 31, o horário será das oito horas e 30 minutos às 16 horas sem interrupção ao meio dia. Além da pesagem, serão repassadas orientações sobre vacinação, a freqüência escolar e cadastro único. Ainda serão disponibilizados lanches e brincadeiras para as crianças e adolescentes. A programação será realizada no Centro Público de Convivência. Além da pesagem, a família deve estar com a caderneta de vacinação de todos os membros da família em dia. Os beneficiários devem cumprir ainda a freqüência escolar para não terem o benefício bloqueado.


Prefeitos debatem federalização da rodovia 163 e construção de ponte sobre o Rio Uruguai. Encontro ocorre quarta-feira, em Brasília. Uma comissão de prefeitos da Ameosc e Amuceleiro do Rio Grande do Sul reivindicam investimentos significativos. Na pauta a federalização da SC 163 no estado gaúcho e no trecho catarinense de Itapiranga a São Miguel do Oeste. O prefeito de Itapiranga, JORGE WELTER também vai representar a Fecam, na audiência com o Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS. Meta é ter garantia da assinatura de portaria do Ministério da Infraestrutura finalizando o processo de federalização da SC 163 de São Miguel do Oeste a Itapiranga. Já foi concluído o inventário e toda documentação necessária para a federalização.


Ponte sobre o Rio Uruguai ganha força com união entre os dois estados. Prefeitos, deputados e senadores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul engrossam os pedidos para o investimento. O prefeito de Itapiranga, JORGE WELTER, representante da Fecam na audiência em Brasília, considera que a ponte sobre o Rio Uruguai necessita de canalização de recursos dos parlamentares dos dois estados. Comissão de prefeitos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina cobra dos deputados e senadores maior empenho junto ao governo federal para o desenvolvimento do projeto. WELTER lembra que a ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita é uma reivindicação antiga e agora ganha força com a federalização da rodovia 163.


Descanso fará audiência pública para discutir melhorias no abastecimento de água do município. O secretário de administração, PAULO LAUXEN, explica que na próxima quinta-feira, dia 31, será realizada uma audiência pública para apresentar o diagnóstico dos recursos hídricos do município, tanto na cidade como no interior. Na oportunidade também será apresentado o novo contrato firmado com a Casan, para melhorar e ampliar o abastecimento de água. LAUXEN cita que a reunião terá a presença de representantes da Casan, do município e da empresa que fez o diagnóstico socioambiental. Ele lembra que é importante a participação de toda a população. A audiência será realizada no Clube SAD a partir das 19 horas.


População precisa contribuir mais na separação do lixo para o melhor aproveitamento dos materiais e a redução de acidentes de trabalho. O apelo é dos empresários que são os responsáveis tanto pela coleta de lixo como também pela triagem do material que é reaproveitado na reciclagem. Em Iporã do Oeste e região, a empresa Serni Reciclagem Seletiva realiza a coleta do lixo, e todo o material é destinado para o Comércio de Sucatas Iporã, localizado na linha São Lourenço, onde é feita a triagem e a destinação para industrialização. Parte do material plástico é industrializado na empresa Dume Indústria de Plásticos Ecológicos. Conforme o proprietário do Comércio de Sucatas Iporã, SANDRO LORENZON, quando os funcionários fazem a separação do lixo se deparam com muitos materiais, como seringas e vidros, que por serem destinados de forma incorreta, acabam provocando acidentes de trabalho.


Em média, a cada dez dias um trabalhador acaba se feriando com materiais destinados incorretamente para triagem. SANDRO LORENZON lembra que os funcionários recebem todos os equipamentos de proteção, mas em alguns casos, o EPI não é suficiente para evitar acidentes. Ele ressalta que a triagem é feita por seres humanos que trabalham para o seu sustento, e as pessoas que destinam o lixo para a separação devem se colocar no lugar deles. O empresário pede que cada lixo seja separado da forma correta, e materiais como vidros e seringas devem ser colocados em recipientes, a exemplo de caixas, identificados facilitando o trabalho dos funcionários. Outra questão que merece maior atenção, é o depósito do lixo para recolha no dia certo. Segundo o proprietário da empresa Serni Reciclagem Seletiva, SÉRGIO MALLMANN, nas segundas, quartas e sextas é o dia do lixo molhado, e nas terças e quintas-feiras e sábado o dia do lixo seco. Na última sexta-feira do mês é feita a recolha do vidro.


Estabilidade continua sendo o principal atrativo do emprego público. Nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público Municipal. De acordo com chefe de divisão e pessoal da prefeitura de Descanso, EDUARDA BUSNELLO, o dia do servidor surgiu a partir de um decreto de outubro de 1939, e que rege os direitos e deveres dos servidores municipais, estaduais e federais. Em função da data, a maioria das prefeituras não tem expediente neste dia. EDUARDA destaca que o município de Descanso possui 310 servidores. A chefe de divisão e pessoal cita que a servidora mais antiga está com 32 anos de trabalho na prefeitura. As principais diferenças entre um servidor público e outro trabalhador do setor privado, é a forma de ingresso, que na prefeitura é por meio de concurso. EDUARDA comenta que os servidores têm direito a licença prêmio, em Descanso recebem o anuênio, que uma bonificação anual, e progressão na profissão.


Diferente do trabalhador do setor privado, que recebe o PIS, o servidor público recebe o PASEP e devido à estabilidade do emprego não possui o FGTS. A chefe de divisão e pessoal da prefeitura explica que em Descanso a aposentadoria dos servidores públicos funciona no regime normal de previdência social, mas na década de 1990 houve um período em que foi pelo fundo próprio. Dessa forma a aposentadoria do servidor público se iguala ao do servidor particular. EDUARDA BUSNELLO lembra que o último concurso público foi realizado em 2017, e novo edital está aberto com inscrições até início do próximo mês. São várias vagas em diferentes setores. Ela afirma que a procura pelos cargos públicos aumentou muito, e em cada concurso ou processo seletivo são muitos candidatos as vagas. Um dos principais atrativos é a estabilidade no trabalho.


São João do Oeste irá investir na reforma das placas de sinalização e abrigos de ônibus com madeira tratada. De acordo com o agrônomo da prefeitura, PEDRO HEBERLE, há cerca de três anos foram confeccionadas placas de sinalização e identificação das localidades do interior e rodovias, e agora estas placas irão passar por restauração. O agrônomo explica que os postes que dão o suporte das placas são feitos com madeira de eucalipto roliça tratada, e as indicações foram confeccionadas com tábuas de pinus tratado e pintadas com óleo. Outro projeto inovador, é a utilização da madeira tratada na construção dos abrigos de ônibus no estilo germânico. HEBERLE destaca que o trabalho, elaborado pelo setor de urbanismo, objetiva incrementar o turismo do município. Inicialmente um abrigo está sendo concluído, e nos próximos dias deve ser instalado no trevo de acesso a cidade. Gradativamente outros abrigos serão instalado em mais pontos.


Considerando as condições diversas do clima as quais as placas ficam expostas, PEDRO HEBERLE faz uma avaliação positiva da durabilidade. O profissional lembra que é necessária atenção especial ao local em que a identificação é instalada, para que não seja danificada quando da manutenção das estradas ou no próprio tráfego dos veículos nos locais. O agrônomo faz uma avaliação positiva também da colaboração da população, pois nestes três anos, apenas uma placa foi destruída por vândalos. Em outras situações houve o alagamento de ruas ou encosto de máquinas de forma acidental em que foi necessária a substituição das placas. A reforma das placas e a construção dos abrigos são realizados em uma oficina do município, e maior parte da madeira é oriunda de área de reflorestamento da própria prefeitura.


- POLÍCIA PRENDE DOIS MOTORISTAS POR EMBRIAGUÊS AO VOLANTE NO FINAL DE SEMANA

- ESFAQUEAMENTO MATA JOVEM E DEIXA MULHER FERIDA


Homem foge do Hospital Regional e é capturado pela Polícia. A situação curiosa foi registrada no sábado, 26, por volta das 20h40, em São Miguel do Oeste, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O homem, que não teve a identidade e nem idade divulgadas, deu entrada no Hospital Regional e depois de algum tempo fugiu da unidade hospitalar. A Polícia Militar foi acionada e fez rondas, localizando a vítima no bairro Progresso. Ele estava sem camiseta ao ser abordado pela PM que acionou o Corpo de Bombeiros para prestar os primeiros atendimentos. Após conversa com o homem, ele foi novamente entregue no hospital para prosseguir com o atendimento. O motivo de ter fugido,não foi divulgado.


Homem tem celular clonado após postar bicicleta para venda na internet. O fato ocorreu por volta das 11h00 do sábado, 26 na Rua Waldemar Rangrab, Jardim Peperi em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de estelionato após um homem ter seu celular clonado. Segundo relato da vítima, a mesma postou sua bicicleta para venda em um site de vendas pela internet, e recebeu uma ligação de uma pessoa se identificando e que informou que mandaria um novo link por e-mail ou SMS, quando a vítima clicou no link teve seu WhatsApp clonado, e o estelionatário estava pedindo dinheiro para um contato do seu telefone. A PM confeccionou o boletim de ocorrência com as informações sobre o caso.


Colheitadeira é destruída por incêndio no interior de Caibi. Por volta das 11h30 de sábado, o corpo de bombeiros de Cunha Porã, foi acionado para atender a um incêndio em máquina agrícola na linha São Paulo, interior do município. Ao chegar no local foi constatado incêndio em uma colheitadeira, as chamas haviam tomado toda máquina. Segundo o operador e também proprietário da máquina, ele realizava a colheita de trigo, quando percebeu início de fogo próximo ao motor. O proprietário utilizou um extintor para combater o princípio de incêndio, mas não obteve êxito. A guarnição utilizou cerca de dois mil litros de água no combate às chamas e rescaldo.


Caminhão danifica fiação no centro da cidade e deixa moradores sem energia elétrica. O fato ocorreu na tarde de ontem na avenida Gustavo Fetter em Iporã do Oeste. Segundo a Polícia Militar, um caminhão danificou fios de telefone, energia elétrica e fibra óptica em nove pontos no prolongamento da avenida. O caminhão foi abordado no Posto da Polícia Militar Rodoviária. O motorista foi identificado e será responsabilizado pelos danos e transtornos. O conjunto caminhão e carga era de 5,3 metros, sendo que o limite regulamentado é de 4,4 metros. Grande parte da cidade ficou sem energia elétrica. A Celesc foi acionada para fazer os reparos. Integrantes da Rede de Vizinhos flagraram o momento em que o caminhão passava e danificava a fiação.


Polícial Militar morre em acidente na BR-282 em Nova Erechim. Um grave acidente na madrugada desta segunda-feira, 28, deixou uma pessoa morta no Oeste Catarinense. A ocorrência foi registrada por volta das 3h50 na BR 282, no trevo de Nova Erechim, envolvendo Corsa Classic. Foi uma saída de pista seguida colisão em poste. No automóvel estava apenas o motorista, Os bombeiros de Pinhalzinho foram chamados para atender a vítima, mas, o condutor morreu na hora. Ele foi identificado como VANDERLEI ROQUE DOS SANTOS, 41 anos. Ele era Policial Militar. Vanderlei era natural da Linha Toldo em Dionísio Cerqueira, mas trabalhava no batalhão de Chapecó.


Homicídio de adolescente é desvendado em menos de 6h pela Polícia Civil. Um crime de homicídio ocorreu no centro da cidade de São José do Cedro, na manhã deste sábado, 26, vitimando GABRIEL GILMAR KLAUS, de 16 anos. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO, a equipe da Polícia Civil foi informada do fato por volta das 10h00 da manhã e imediatamente prosseguiu para o local. Ele explica que a vítima apresentava ferimentos no pescoço e na cabeça. Por todo o local era possível verificar a existência de muito sangue. O delegado explica que, através de conversas preliminares com vizinhos, além da análise dos vídeos de segurança, inclusive do comércio local, foi possível identificar as pessoas que estiveram com a vítima antes do óbito. Todas elas foram ouvidas, além de outras testemunhas que tinham informações relevantes sobre o fato.


A motivação do crime teria sido uma discussão por causa de drogas. Com fundamento nos relatos e nas provas colhidas, ao ser interrogado, o suspeito acabou confessando o crime, tendo inclusive indicado o local em que estava a arma utilizada, pouco menos de 6 horas após a Polícia Civil ter sido acionada. O nome do autor confesso, que tem 24 anos não foi informado. O homem foi preso e levado para unidade prisional avançada de Cedro e afirmou que só cometeu o assassinato porque estava sob efeito de entorpecentes. Sandro destacou a parceria e cooperação da Polícia Militar de SJCedro, do Instituto Geral de Perícias e do Instituto Médico Legal, ambos de SMOeste.


Homem é preso após efetuar manobras perigosas e dirigir sob efeito de álcool. O fato ocorreu no sábado, por volta das 21h30 em Iporã do Oeste. A Polícia Militar foi informada, através do grupo da Rede de Vizinhos, que um homem estaria efetuando manobras perigosas com um automóvel. Em seguida, uma mulher fez contato com a Central Regional de Emergências, informando que um homem estaria ameaçando sua companheira, na praça. A guarnição se deslocou até o local e encontrou, no veículo do autor, um facão com 40 centímetros de lâmina e uma garrafa de cachaça, que já estava quase toda consumida. Diante da presença de sinais de embriaguez, foi oferecido o teste de alcoolemia. O homem se negou a efetuar o teste, sendo, então, lavrado o Auto de Constatação de Alteração da Capacidade Psicomotora. O autor foi preso em flagrante. A CNH foi recolhida, o veículo removido ao pátio conveniado e o facão apreendido.


Homem é preso após acidente de trânsito por dirigir sob efeito de álcool. O acidente ocorreu por volta das 21h00 de ontem na SC 163 em Descanso. Foi uma colisão traseira, envolvendo o veículo Palio emplacado no município de São Miguel do Oeste, conduzido por um homem de 47 anos que saiu ileso, porém, foi constatado que o mesmo apresentava visível estado de embriaguez. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, sendo que foi confeccionado o Auto de Constatação e dado voz de prisão ao mesmo e em seguida encaminhado à Delegacia de Policia de Iporã do Oeste. O outro veículo foi uma motocicleta YAMANHA/YBR 150 Factor emplacada no município de Belmonte e conduzida por um homem de 21 anos que também não se feriu. Nesse acidente foram registrados danos de pequena monta em ambos os veículos.


Esfaqueamento mata jovem e deixa mulher ferida. A ocorrência foi registrada por volta das 22h40 de sábado, no distrito de Itajubá, em Descanso. O fato ocorreu durante uma briga em um bar na localidade. JOSOEL DOS SANTOS MELO, de 24 anos ao tentar separar a briga, acabou sendo atingido pela faca na região da virilha. Além dele, uma mulher também ficou ferida de faca. Populares chegaram a acionar o Corpo de Bombeiros, mas decidiram levar a vítima por conta até o hospital mais próximo, porém JOSOEL não resistiu e morreu antes mesmo do atendimento. Já a mulher, foi atendida pela guarnição dos bombeiros e lavada em estado estável ao Hospital Regional. O PPT – Pelotão de Patrulhamento tático e também a PM realizaram o atendimento. O autor das facadas está foragido. O sepultamento de Josoel Dos Santos Melo, de 24 anos, ocorreu as 08h00 da manhã de hoje em Belmonte.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.