ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 28/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Os centros de votação para as eleições presidenciais no Afeganistão foram abertos neste sábado em todo o país, sob ameaças de atentados dos talibãs, fraude e abstenção dos eleitores. 18 candidatos disputam a presidência, entre eles, o atual presidente. O futuro chefe de Estado liderará um país em guerra, no qual 55 por cento da população vive com menos de dois dólares por dia, e onde o conflito com os insurgentes matou mais de mil 300 civis no primeiro semestre de 2019.

Os democratas não tiveram outra opção a não ser lançar uma investigação para um processo de impeachment de DONALD TRUMP, afirmou nesta sexta-feira a presidente da Câmara de Representantes, NANCY PELOSI. Ela ressaltou que o presidente dos Estados Unidos pôs a segurança nacional em risco ao solicitar à Ucrânia que investigasse seu rival político JOE BIDEN. No início da semana, PELOSI lançou formalmente a investigação para iniciar um processo de julgamento político.

A vice-presidente do governo de NICOLÁS MADURO na Venezuela, DELCY RODRÍGUEZ, afirmou que o presidente do Brasil, JAIR BOLSONARO, lidera o que chamou de "mercantilização da Amazônia". A declaração foi feita em discurso nesta sexta-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Sem detalhar a afirmação, RODRÍGUEZ ainda acusou o presidente brasileiro de "ter trasladado sua ideologia extremista" para destruir o que ela chamou de "pulmão natural".

A taxa de desemprego diminuiu no trimestre encerrado em agosto, inclusive com a criação de vagas com carteira assinada. O problema é que a cada vaga no mercado formal, outras três são oferecidas sem as garantias trabalhistas. Em um ano, foram gerados pouco mais de um milhão e 400 mil postos sem carteira assinada ou CNPJ, número bem maior que as 403 mil vagas formais. No trimestre encerrado em agosto, o emprego sem carteira assinada e o trabalho por conta própria bateram recorde com 11 milhões e 800 mil de trabalhadores sem carteira e outros 24 milhões e 300 mil atuando de forma autônoma.

O Ministério Público Federal pediu nesta sexta-feira à Justiça que o ex-presidente LULA vá para o regime semiaberto. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia sete de abril de 2018 porque foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo sobre o caso do triplex em Guarujá. Conforme o documento, que é assinado por DELTAN DALLAGNOL e os outros 13 procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, LULA cumpre o requisito de bom comportamento. O MPF pede que a defesa do ex-presidente seja ouvida antes de determinar a progressão de regime.

O ministro ALEXANDRE DE MORAES determinou nesta sexta-feira a suspensão do porte de arma do ex-procurador-geral da República RODRIGO JANOT e o proibiu se aproximar de qualquer ministro do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi tomada no âmbito do inquérito que apura ofensas e ameaças aos ministros do tribunal depois de entrevistas concedidas por JANOT nas quais afirmou que, em 2017, entrou armado no STF com intenção de matar o ministros GILMAR MENDES e se suicidar em seguida. Além dessa medida, MORAES também expediu mandados de busca e apreensão cumpridos por policiais federais no apartamento e no escritório de JANOT.

O ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, é o próximo convidado do Momento Brasil, série de eventos promovidos pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão com personalidades do cenário político nacional. A palestra será às dez e meia da manhã do dia 30 de setembro, no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na Capital. MORO é a quinta autoridade a participar do Momento Brasil. Já prestigiaram a iniciativa da ACAERT o presidente da República, JAIR BOLSONARO, o vice HAMILTON MOURÃO e o presidente da Câmara Federal, deputado RODRIGO MAIA. No dia 11 de outubro, o convidado será o secretário Nacional de Segurança Pública, general GUILHERME DE OLIVEIRA.

Com investimentos privados de mais de 107 milhões de reais estimativa de arrecadação de aproximadamente 13 milhões em impostos, sete empresas foram habilitadas pelo Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense. A iniciativa do Governo do Estado concede incentivos a implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que vierem a gerar emprego e renda no Estado. A estimativa é de que os negócios fomentem mais de 930 empregos diretos e indiretos em Santa Catarina. Os resultados do Prodec, nos primeiros seis meses de gestão, superam 2018, com aproximadamente três bilhões e 700 milhões de reais de investimentos privados no Estado.

O governo de Santa Catarina anunciou na tarde desta sexta-feira que vai prorrogar por dois anos a validade do concurso do Magistério Público Estadual de 2017 e chamar, ainda este ano, dois mil aprovados. Eles devem começar a atuar no início de 2020. O governador, CARLOS MOISÉS, afirmou que vai chamar mil e 500 novos professores para a rede estadual e 500 profissionais, entre assistentes e especialistas educacionais. Esses cargos são para as funções de supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional.

Igreja tem tudo pronto para o Chá da Primavera. O pastor LEANDRO KONFLANZ da Igreja Luterana do Brasil de Campo Erê, lembra que o evento está sendo promovido pelo Departamento de Servas da Igreja. O evento acontece no pavilhão da Igreja, logo mais ás 15 horas e 30 minutos. Ressalta que na ocasião será comemorado o primeiro ano de reativação do Departamento.

O Primeiro Chá da Primavera não será apenas para mulheres luteranas. O pastor LEANDRO, destaca que toda a comunidade campoerense está convidada a prestigiar o evento. Frisa que o Departamento de Servas colocaram 110 ingressos à venda a 15 reais cada. O evento terá bufê de doces e salgados, com variedade de chá e suco. Além de música ao vivo com violino, cada ingresso dá direito a uma cartela de bingo, com premiação.

Tudo pronto para mais uma edição da Feirinha de roupa usada do Pró Menor. A informação é da coordenadora da entidade em Campo Erê NAIR TENROLLER. Segundo ela, o evento acontece daqui a pouco no Menor como de costume. Frisa que a entidade recebeu doações, de roupas, calçados, acessórios, roupa de cama, mesa e banho. O valor das mercadorias nesta edição é a partir de dois reais.

Valor arrecadado na feirinha é investido no Pró Menor. A irmã ressalta que como nas outras edições e em todos os eventos realizados, todo dinheiro que entra é voltado para as atividades desenvolvidas com os alunos, e na manutenção dos serviços da entidade. Ela frisa que o trabalho de voluntários continua sendo desenvolvido, mas existem muitas outras despesas que precisam ser pagas todo mês.

Colchões e foro de cama são destaque na Feirinha do Pró Menor. A irmã NAIR TENROLLERcoordenadora da entidade em Campo Erê, ressalta que foram arrecadados bastante desses produtos. Garante que estarão com preços bem atrativos. Além disso, lembra que sempre tem roupas e calçados tanto infantil, quanto adulto a preços acessíveis. Reforça o convite para que a população participe e ajude o Pró Menor. A feirinha inicia daqui a pouco ás 14 horas.

Município tem apenas quatro candidatos aptos a concorrer às eleições do Conselho Tutelar. Afirmação é de IONE PRESSOTO – presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Anchieta. De acordo com ela, a legislação permite até dez, mas apenas quatro passaram pelas etapas e foram aprovados para concorrer a uma vaga no dia seis de outubro. Em Anchieta a votação vai ocorrer no Centro Municipal de Educação das oito até as 17 horas. Explica que mesmo com quatro candidatos, a eleição precisa acontecer como nas demais cidades.

População precisa votar nas eleições do Conselho Tutelar. IONE comenta que apesar de o município não ter atingido o número mínimo de concorrentes, os eleitores precisam votar e escolher os representantes dos direitos das crianças e adolescentes. Ao todo são cinco vagas, mas quatro concorrem, são eles: CASSIANO DOS SANTOS; CRISTIANE PROVINCI; MARTA DE OLIVEIRA e NANCÍ VIDORI.

Município faz eleição suplementar após o dia seis de outubro. Quem explica é IONE PRESOTTO – presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Anchieta. De acordo com ela, será aberto um novo edital, pois é preciso preencher as cinco vagas para assumir no dia 10 de janeiro do ano que vem. Além dos eleitos, a legislação prevê que tenham os suplentes para cobrir férias ou se ausentar por outros motivos. As eleições suplementares vão acontecer no dia 15 de dezembro.

Agricultores tem até segunda-feira para declarar o ITR. Quem lembra é o presidente do Sintraf de Anchieta VALDECI CELLA. De acordo com ele, quem ainda não fez deve procurar o sindicato ainda na segunda. A declaração é obrigatória e deve ser feita todos os anos para ficar em dia com a receita federal e com o imóvel rural. Esse serviço pode ser feito no Sintraf, ou pela internet, tendo até a meia noite para emissão da declaração.

Procura dos agricultores para declaração do ITR aumenta nesta última semana. A observação é do presidente em Anchieta. De acordo com ele, o agricultor que não declarar o Imposto Territorial Rural vai ser penalizado com multa, o valor mínimo chega a 50 reais. Além disso, enfrenta outros transtornos como deslocamento até a receita federal para regularização, e fica impedido de acessar créditos bancários pelos programas rurais.

Agricultores têm prejuízos não fazendo a declaração do ITR. LIZETE BERNARDI, coordenadora do Sintraf regional de Campo Erê, conta que quem não fizer a declaração do Imposto Territorial Rural pode ter muitos transtornos. Os agricultores que deixaram de realizar a declaração em outros anos, já estão enfrentando dificuldades. Ela ressalta que além de problemas para encaminhar aposentadoria o proprietário rural é multado pela receita federal. Ela salienta que a declaração do ITR deste ano, ainda pode ser feita na segunda-feira no Sintraf.

Falta de Declaração do ITR tem gerado problemas. LIZETE BERNARDI afirma, que, além disso, outra dificuldade é o uso indevido da propriedade. Revela que alguns agricultores da região já foram notificados, tendo que pagar multa que vai de mil e 200 a dois mil reais. A sindicalista alerta que quem ainda não fez que procure o sindicato até segunda.

Município trabalha na entrega de calcário para agricultores. Segundo ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO – secretário de agricultura de Saltinho, essa atividade já está quase concluída. Além disso, cita entrega de várias toneladas de adubo orgânico. Lembra que a pasta transporta esses materiais aos agricultores sem nenhum custo. Quem precisa desse tipo de serviço, deve passar na Secretaria de Agricultura.

Cartório eleitoral faz plantão para revisão do eleitorado para Palma Sola e São Bernardino. O chefe em Campo Erê DANYEL CORREA, frisa que o prazo para comparecimento termina em oito de novembro para os dois municípios. Ele lembra que hoje o atendimento vai até as 15 horas. Todos os eleitores devem comparecer munidos de documento oficial com foto e comprovante atualizado de residência.

A Justiça Eleitoral alerta aos eleitores de Palma Sola e São Bernardino que está terminando o prazo para cadastrar a biometria. O chefe ressalta que aqueles que ainda não fizeram a biometria tem até oito de novembro para comparecer ao cartório eleitoral de Campo Erê. Nos dias de semana horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, do meio dia às 19 horas. Os eleitores que já fizeram a biometria não precisam comparecer novamente.O comparecimento é obrigatório e aqueles que não fizerem os serviço terão seus títulos cancelados, ficando assim impossibilitados de votar nas próximas eleições, podendo ainda, ter seu CPF suspenso pela Receita Federal, dentre outras restrições.

Emenda à Constituição apresentada pela Mesa Diretora da Alesc prevê a responsabilização do governador que não pagar as emendas parlamentares. O texto também cria uma nova modalidade de emendas impositivas, as elaboradas por bancadas ou blocos parlamentares com representatividade na Assembleia Legislativa. A PEC teve assinatura de 35 dos 40 membros da Casa. Ela altera dois artigos da Constituição Estadual: o 72, que trata dos crimes de responsabilidade do governador; e o 120, que dispõe sobre a execução do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual. De acordo com o deputado MARCOS VIEIRA, a medida aumenta a obrigação do governador atender as emendas feitas pelos parlamentares.

Apesar da obrigatoriedade do atendimento das emendas impositivas, os governadores não cumprem esse dispositivo da Constituição. Afirmação é do deputado presidente da comissão de Finanças e tributação, MARCOS VIEIRA. Ele diz que muitos pedidos apresentados via emendas não são atendidos pelo governo. O deputado explica que para este ano, os parlamentares poderão apresentar 35 emendas no valor total de seis milhões e 200 mil reais. VIEIRA destaca que a PEC apresentada pela mesa diretora torna o não cumprimento dessas emendas um crime de responsabilidade, passível de processo por ato de improbidade administrativa contra o governador.

Aprovação da proposta que responsabiliza o governador que não cumprir as emendas impositivas está na comissão de constituição e justiça e deve ser votada na semana que vem. VIEIRA espera uma aprovação tranquila da matéria, já que 35 dos 40 deputados assinaram o protocolo da PEC. Na visão do parlamentar, a proposta aumenta a possibilidade de execução das emendas impositivas.

São Bernardino recebe mais de 200 mil reais em emenda parlamentar de deputado federal. PEDRO UCZAI anuncia 230 mil para investimento numa retroescavadeira para o município. Frisa que no dia cinco do mês que vem vai estar em São Bernardino para a entrega oficial da máquina. Na oportunidade haverá um encontro importante de lideranças e autoridades políticas. Na visão do parlamentar é um bom recurso que vai ajudar muito os agricultores do município.

Idoso fica ferido após sofrer acidente. Um homem de 61 anos ficou ferido após sofrer um acidente de trânsito na tarde de ontem, entre Quilombo e Formosa do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi uma saída de pista ocorrida por volta de 17 horas e 15 minutos. A vítima conduzia uma Brasília, placas de Quilombo. Ele teve um corte na região frontal da cabeça e escoriações nos braços. Após atendimento, foi levado ao Hospital São Bernardo, em Quilombo. O veículo foi deixado aos cuidados da Policia Militar Rodoviária.

Caminhoneiro é preso ao tentar subornar a polícia. A ocorrência foi registrada ontem no posto da Polícia Militar Rodoviária em Iporã do Oeste. O flagrante ocorreu no momento em que o Policial Militar abordou o caminhão Mercedes Benz o condutor ao entregar os documentos solicitados pelo Policial juntou uma nota de vinte reais em meio aos documentos. Ao ser questionado sobre o motivo desta atitude, o motorista afirmou que estava com problemas no tacógrafo e, para que não fosse multado, juntou o dinheiro em meio aos documentos. Considerando estar devidamente configurado o crime de corrupção ativa, foi dada voz de prisão em flagrante ao condutor e posteriormente encaminhado e entregue na delegacia de Iporã do Oeste.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.