-SENADO APROVA PROJETO PARA PROTEGER CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO AMBIENTE DIGITAL
- ATIVIDADE ECONÔMICA DE SANTA CATARINA CRESCE 6,1% NO PRIMEIRO SEMESTRE
-PROJETO AGROFLORESTA COMPLETA 10 ANOS COM PLENO SUCESSO
-AEST INCENTIVA CAPACITAÇÕES PARA NOVAS LIDERANÇAS
-PREFEITURA SUSPENDE CONTRATO COM ADMINISTRADORA DE CARTÕES
-SERVIDORES TERÃO VALE ALIMENTAÇÃO PAGO NA FOLHA
-DELEGADO SOLICITA MONITORAMENTO EM CEMITÉRIO APÓS VANDALISMO
-POLÍCIA DEFLAGRA OPERAÇÃO NO COMBATE A GRUPO CRIMINOSO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de oito graus. A máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
Todos os membros do Conselho de Segurança da ONU, exceto os Estados Unidos, afirmaram nesta quarta-feira que a fome em Gaza é uma "crise provocada pelo homem" e pediram que Israel suspenda as restrições de entrega de ajuda humanitária e negocie um cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas. Em uma declaração conjunta, 14 dos 15 países membros do conselho pediram um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente; a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas e outros grupos terroristas; um aumento substancial de ajuda em Gaza e
que Israel suspenda imediata e incondicionalmente todas as restrições à entrega de ajuda. Eles também alertaram que o uso da fome como arma de guerra é proibido pelo direito internacional humanitário.
Um ataque da Rússia na capital da Ucrânia deixou ao menos 14 mortos, incluindo três crianças, e dezenas de feridos nesta quinta-feira, segundo o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, e autoridades locais. Uma série de explosões foi ouvida em Kiev e o governo ucraniano alertou para um ataque com mísseis. ZELENSKY disse que o ataque foi "um assassinato horrível e deliberado de civis". Segundo o Exército da Ucrânia, a Rússia lançou 598 drones e 31 mísseis no território ucraniano, dos quais 563 e 26, respectivamente, foram abatidos. Em pronunciamento após o ataque, ZELENSKY afirmou que a ofensiva "mostra a resposta da Rússia para a diplomacia" e que espera por sanções ao país.
O presidente da Argentina, JAVIER MILEI, disse que as acusações de corrupção contra a irmã dele, KARINA MILEI, são "mentirosas". A declaração, feita nesta quarta-feira, foi a primeira após as denúncias de corrupção envolvendo sua irmã KARINA. Um áudio gravado por DIEGO SPAGNULO, ex-aliado do presidente, no qual acusa a irmã de MILEI de corrupção, vazou para a imprensa e agora é investigado pela Justiça. O presidente deu a declaração antes de ser atacado por pedras e garrafas durante uma carreata na cidade de Lomas de Zamora, ao sul da Grande Buenos Aires. Ele precisou ser retirado às pressas do local.
Depois de três meses de queda, o Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, conhecido como “inflação do aluguel”, voltou a ficar positivo e fecha agosto em zero vírgula 36 por cento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas. Em julho, o IGP-M tinha marcado menos zero vírgula 77 por cento, seguindo dois meses de queda, em maio e junho. Com o resultado de agosto, o índice acumula três vírgula zero três por cento nos últimos 12 meses. Nesta mesma época de 2024, o IGP-M mensal tinha sido de zero vírgula 29 e de quatro virgula 26 por cento no acumulado de um ano. Em março de 2025, o indicador chegou a bater oito virgula 58 por cento.
A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira não votar o texto-base de uma proposta de emenda à Constituição que pretende blindar os parlamentares de ações judiciais. Não houve consenso para o texto, mesmo após várias reuniões ao longo do dia. A PEC da Blindagem prevê voltar às regras originais da Constituição de 1988, quando deputados e senadores só podiam ser investigados criminalmente com autorização prévia de suas Casas Legislativas, por meio de votação secreta. Para ser aprovado na Câmara, a PEC precisa ter o apoio de, pelo menos, 308 votos, em dois turnos de votação. O projeto estabelece que a condenação criminal de deputados e senadores só poderá ocorrer caso haja o voto favorável de dois terços do STF. Hoje, basta maioria simples.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que cria regras na tentativa de combater a adultização de crianças no mundo digital, seja por redes sociais, sites, programas e aplicativos, jogos eletrônicos ou plataformas específicas. O texto, que tem origem no Senado, voltou após a Câmara dos Deputados modificar o texto. Agora, após nova votação pelos senadores, a proposta segue para sanção do presidente LULA. O projeto estabelece uma série de obrigações aos provedores de serviços digitais. Entre as quais, garantir que haja vinculação das redes sociais de crianças e adolescentes a um responsável e, também, remover conteúdo considerado abusivo para este público. O objetivo da lei é garantir a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. Ela se aplicará sobre todo produto ou serviço de tecnologia da informação quando houver possibilidade de uso por crianças e adolescentes. O descumprimento das medidas pode levar a multas que vão de 10 reais por usuário cadastrado na plataforma até um limite de 50 milhões, dependendo da infração.
Santa Catarina já registrou mais casos de maus-tratos contra animais em sete meses de 2025 do que em todo o ano de 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que reúnem denúncias de todas as forças de segurança do Estado. Já são cinco mil 501 ocorrências de janeiro a julho de 2025, contra cinco mil 463 casos relatados no ano passado. O crime de maus tratos pode chegar até cinco anos de prisão. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da Polícia Civil, Florianópolis lidera o ranking de ocorrências de maus-tratos neste ano, com 913 casos. Segundo a Polícia Civil, é considerado crime de maus-tratos a prática de qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
O governador JORGINHO MELLO do PL assinou nesta terça-feira, um decreto que zera o ICMS de seis itens da cesta básica em Santa Catarina. A medida atinge arroz, feijão e as farinhas de trigo, milho, mandioca e arroz, que hoje pagam sete por cento de imposto estadual. A nova regra começa a valer a partir de primeiro de setembro, mas os efeitos práticos nos supermercados devem ser sentidos somente nos primeiros dez dias de outubro, quando os estoques comprados com a alíquota antiga forem substituídos. A isenção será mais vantajosa para alimentos produzidos em Santa Catarina, já que toda a cadeia produtiva, do campo ao supermercado, ficará sem a cobrança do imposto. Nos produtos trazidos de outros estados, a redução valerá apenas na etapa de venda ao consumidor final.
A atividade econômica de Santa Catarina cresceu seis virgula um por cento entre janeiro e junho de 2025, conforme dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira. O Índice de Atividade Econômica Regional, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto, aponta que o estado segue crescendo acima da média nacional, que registrou avanço de tres virgula dois por cento no mesmo período. O resultado no período é o maior avanço do ranking nacional, ao lado do Paraná, que também registrou alta de seis virgula um. O percentual catarinense é maior do que estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A Câmara de Vereadores de Itapiranga iniciou nesta semana a primeira fase do projeto Legislativo na Escola. O principal objetivo é de aproximar alunos do terceiro ano do ensino médio com o poder legislativo e motivar o gosto pela política aos adolescentes. O encontro ocorreu nesta terça-feira, com os alunos da escola Humberto Machado e São José. Esteve na conversa o Presidente, LEONARDO SAUSEN, o assessor de comunicação, ÉDER WEBER e o Secretário Executivo, CLEOCIMAR DIAS. O próximo encontro será no Colégio Sagrada Família, nesta sexta-feira. Conforme o Presidente do Legislativo de Itapiranga, LEONARDO SAUSEN, a primeira etapa visa apresentar aos alunos a estrutura, as funções e os representantes na Câmara de Vereadores. O projeto é anual e será promovido com participação de todos os alunos do terceiro ano do ensino médio em Itapiranga.
O Projeto Legislativo na Escola é uma complementação do trabalho realizado com o programa Vereador Mirim. O projeto iniciado em 2018, trabalha de forma individualizada com o estudante, que participa de um projeto eleitoral na escola e realiza ativamente as atividades. Conforme o Presidente da Câmara de Vereadores, LEONARDO SAUSEN, o foco é de aproximar alunos do terceiro ano, que estão saindo da escola, para que despertem o gosto pela política. Em função dos horários, está prevista a alteração do horário de uma sessão ordinária para a participação dos estudantes. No dia oito de setembro, a sessão será transferida para a manhã e terá os alunos utilizando o espaço da tribuna livre. Eles poderão destacar demandas e fazer observações para os vereadores.
São João do Oeste busca valorizar cada vez mais a cultura, comércio e turismo. No mês passado, a Câmara de Vereadores aprovou a lei que coloca a cuca como patrimônio histórico, cultural e gastronômico. Seguindo isso, o município anunciou a criação de uma identidade visual para fortalecer o turismo. A Diretora de Indústria, Comércio e Turismo, SILVANE BAUMGARTEN, informa que o objetivo é fortalecer o turismo e destacar iniciativas que promovem as riquezas naturais e a cultura de origem alemã. Entre as propostas da identidade visual, produtos para divulgar o turismo da cidade são pensadas. A cuca também será utilizada para atrair novos visitantes ao município.
A Diretora de indústria, Comércio e Turismo SILVANE BAUMGARTEN, destaca ações que visam o fortalecimento do comércio. Ela cita a concessão de incentivos do município para empreendimentos por meio da concessão de serviço de máquinas como terraplanagens. Ela afirma que a Prefeitura, em parceria com a ACISJO, está reativando a plataforma São João Mais Empregos. O objetivo é de facilitar a comunicação entre empresas e pessoas que buscam por empregos. De acordo com SILVANE, recentemente o município também aderiu ao Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE que possibilitou a implantação da Sala do Empreendedor e a disponibilização de cursos gratuitos aos empresários interessados. Segundo SILVANE BAUMGARTEN, está em fase de reestruturação o Plano de Turismo e o Programa de Desenvolvimento Econômico da FACISC.
O projeto Agrofloresta ASAs completa 10 anos na comunidade de Beato Roque, em São João do Oeste. O Agricultor NEI ALBRING destaca que esta é uma ideia recente na região, porém já existem iniciativas com mais de 40 anos no Brasil. Segundo ele, é um sistema de produção que imita os processos da natureza, substituindo o monocultivo por um sistema de consórcios, com árvores, frutas, hortaliças, plantas medicinais, animais e abelhas em um mesmo ambiente. O objetivo é buscar um equilíbrio natural com maior qualidade de vida. ALBRING avalia que é viável plantar e colher em equilíbrio com a natureza e sem uso de agrotóxicos.
O projeto agrofloresta no interior de São João do Oeste possui área de 30 mil metros quadrados, com seis propostas diferentes buscando em locais que já são referências. Segundo o proprietário NEI ALBRING, aproximadamente quatro mil pessoas já visitaram o local em busca de maior conhecimento sobre este sistema de produção integrado com a natureza. Segundo o agricultor a agrofloresta reduz custos de produção e melhora a qualidade de vida, sem uso de produtos químicos e adotando processos tradicionais na produção de alimentos, atingindo também mais qualidade dos produtos. No espaço de três hectares ocorrem atividades de educação ambiental, eco turismo, cultivo de plantas medicinais, bioconstruções e psicultura natural.
NEI ALBRING avalia que está crescendo o interesse pelo sistema de agrofloresta. Ele menciona a mobilização de famílias, agricultores, estudantes, nutricionistas, médicos e terapeutas que buscam ideias sustentáveis e entender o sistema de agrofloresta. Outro fator positivo é de atender demandas ambientais que estão em pauta no mundo. De acordo com ALBRING as pessoas estão valorizando a produção de alimentos saudáveis e o convívio em harmonia com a natureza. NEI ALBRING destaca ainda que a principal diferença para o agronegócio é é a forma de utilização do solo. No sistema do agro, ocorre o plantio de uma ou duas espécies em determinada área. Já no agrofloresta existe até 30 espécies em um sistema biodiverso.
Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis completa 20 anos de atividades. comemorações incluem homenagens para empresários que já contribuíram com a entidade. A AEST, terá uma comemora especial no cinco de setembro. A entidade une empresários dos dois municípios e comemora avanços no trabalho desenvolvido. Conforme a Presidente da Associação Empresarial, LUIZE SCHROEDER, terá jantar e baile com os associados, no Eventos Park. Serão feitas homenagens aos presidentes que conduziram a AEST ao longo de duas décadas e construíram com solides as ações da entidade. LUIZE destaca que a AEST surgiu pela necessidade das empresas terem maior representatividade. Ela afirma que os empresários não podem ter apenas o pensamento de concorrentes e precisam ser parceiros, seja no mesmo ramo ou em atividades diferentes buscando o fortalecimento coletivo.
Segundo a Presidente da AEST, o desenvolvimento empresarial é mais favorável por meio de parcerias em busca de soluções. LUIZE SCHOREDER destaca a importância da representatividade para fortalecer todos os seguimentos da indústria, comércio, prestação de serviços e agronegócio. Ela cometa que as recentes adesões na Associação Empresarial estão ocorrendo por parte de empresários ligados ao agronegócio estabelecendo recorde de associados, com 105 integrantes. LUIZE SCHROEDER considera que o grande problema enfrentado é a falta de lideranças, não apenas para a associação e sim na comunidade de forma geral. Ela cita que o problema não é falta de tempo para trabalhos voluntários e sim de liderança.
Conforme a Presidente da AEST, as Associações são um grande laboratório de lideranças, proporcionando aprendizado, conhecimento e informações. Ela elogia o Programa Empreender, projeto da Facisc que fomenta os Núcleos que atuam na formação de lideranças. Tunápolis conta com Núcleos de Mulher Empresária e Jovem Empreendedor. LUIZE SCHROEDER avalia que os Núcleos contribuem para o surgimento de novas lideranças para a Associação e outros seguimentos dos dois municípios. Ela destaca o apoio que a diretoria da AEST oferece para fortalecer os núcleos setoriais e capacitações para os jovens que decidem empreender.
Prefeitura de Itapiranga suspende contrato com administradora de cartões. A medida ocorreu após a recomendação da Associação Empresarial de Itapiranga para o comércio suspender o recebimento de valores oriundos de benefícios pagos pelo município, especialmente o Vale-Alimentação e o Bônus Agrícola. A empresa não estava realizando o pagamento para os estabelecimentos credenciados e gerando prejuízo para o comércio itapiranguense. Conforme a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapiranga, CLÁUDIA MARTINS KOMMERS, em reunião realizada na tarde de ontem com o Prefeito, ALEXANDRE RIBAS, o problema foi resolvido. Ela comenta que a Prefeitura conseguiu suspender o contrato com a empresa FaceCard, responsável pelo pagamento das empresas.
Mobilização dos empresários foi fundamental para o município adotar medidas contra a empresa administradora de cartões. No contrato estabelecido, a empresa deveria ter no mínimo a adesão de 10 comércios para o contrato ser validado. Com o cancelamento do contrato entre as empresas de Itapiranga e a administradora do cartão, o contrato foi suspenso por não atingir os requisitos mínimos. CLÁUDIA KOMMERS destacou ainda que o Vale-Alimentação para os servidores municipais será pago na folha de pagamento do mês de agosto. O valor gira em torno de 750 reais por mês, para aproximadamente 650 funcionários. A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos comenta ainda que a Prefeitura se comprometeu com o ressarcimento dos valores perdidos pelos funcionários.
Ainda não há certeza de que a empresa irá devolver os valores, mas a garantia do Executivo de que o recurso voltará aos servidores. As informações foram confirmadas pela equipe da Prefeitura por meio de nota enviada ao departamento de jornalismo da Rádio Itapiranga. A Administração Municipal esclarece que, nesta quarta-feira esteve reunida com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para tratar sobre a situação do vale-alimentação. A medida emergencial de pagar o vale alimentação na folha mensal será mantida até a realização de um novo processo licitatório. A Prefeitura, além de ter suspenso o contrato com a administradora, requisitou a devolução dos recursos aos cofres públicos para serem repassados aos servidores.
A Prefeitura de Itapiranga aguarda o posicionamento da empresa para dar continuidade aos trâmites burocráticos. A nota destaca o empenho em resolver a situação, garantindo que nenhum servidor seja prejudicado e que todos possam usufruir regularmente do seu direito ao vale-alimentação concedido pela municipalidade. O executivo também iniciou as tratativas com a empresa administradora de cartões para resolver o problema com o Bônus Agrícola. O município concede mais de um milhão e 500 mil reais aos produtores rurais, porém as empresas credenciadas não aceitam o cartão devido a falta de repasse de recursos.
A partir deste final de semana, várias pessoas constataram danos nos túmulos do cemitério da cidade de Itapiranga. Conforme o Delegado, FABIANO ANDRADE, já foram feitos cinco registros relacionados a essas ocorrências. A Polícia Civil trabalha para identificar os autores. O Delegado pede a colaboração da população para denunciar possíveis autores do vandalismo. Os túmulos foram quebrados e outras estruturas danificadas nas sepulturas. Crucifixos foram furtados de lápides. O Delegado, FABIANO ANDRADE, informa que será enviado um ofício para a Prefeitura de Itapiranga solicitando a colocação de câmeras de videomonitoramento no local. Os investigadores já realizaram levantamento no cemitério e não tem nenhuma câmera de segurança, dificultando a identificação dos autores.
Um trabalhador que realizava a instalação de placas solares em linha Santa Fé Alta, no interior de Itapiranga, sofreu uma queda de um telhado de aproximadamente três metros por volta das 15 horas e 30 minutos desta quarta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem, de 36 anos, teve fratura no punho esquerdo e cotovelo direito. Ele foi encaminhado ao Hospital Sagrada Família.
A Polícia Militar registrou dois atropelamentos de mães e filhos na manhã desta quarta-feira em Palma Sola. A primeira ocorrência foi no bairro Palmares. Uma mulher de 28 anos seguia para a creche com o filho de dois anos, quando foram atropelados. Ambos sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelo próprio motorista. O condutor, de 25 anos, não possuía CNH. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de São Miguel do Oeste. O segundo caso ocorreu no interior do município, na linha Fogo. Um motorista de 57 anos atingiu uma criança de três anos, que estava deitada na rua. Ele tentou frear mas não conseguiu evitar o atropelamento. O condutor prestou socorro e acompanhou a mãe da criança até o hospital. Devido à gravidade dos ferimentos, a criança foi encaminhada para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Um restaurante localizado no centro de São Miguel do Oeste foi alvo de furto na madrugada desta quinta-feira. O proprietário relatou que ao chegar para trabalhar encontrou a porta do estabelecimento arrombada. De acordo com as imagens das câmeras de segurança, o criminoso tentou inicialmente quebrar a porta com um tijolo. O alarme foi acionado, mas ainda assim o indivíduo correu até o caixa e furtou uma quantia em dinheiro que era deixada apenas para troco. Em seguida, fugiu rapidamente. A Polícia Militar foi acionada e registrou o boletim de ocorrência. Conforme informações levantadas, o mesmo suspeito pode ter tentado agir em uma conveniência em outro ponto da cidade. O proprietário lamentou a situação e destacou que crimes desse tipo têm se tornado frequentes na cidade. Ele mencionou que uma vizinha também teve o estabelecimento invadido recentemente.
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira, a Operação Hefesto, com objetivo de desmantelar um grupo criminoso violento que atua em Maravilha. A ação é resultado de uma investigação que começou após o assassinato de um jovem de 18 anos, encontrado morto por asfixia no início do mês. A polícia identificou que o grupo, além do tráfico de drogas, também estaria por trás do sequestro e tortura de outro homem, mantido por cerca de duas horas dentro de um carro, sendo brutalmente agredido. Com o apoio da Delegacia Regional, Núcleo de Operações com Cães e do helicóptero do SAERFron, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nas cidades de Maravilha e Pinhalzinho. Quatro pessoas foram presas, sendo três homens e uma mulher e materiais foram apreendidos. As investigações continuam, com foco na identificação de outros envolvidos.