ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-08-2019 Quarta-Feira

-GOVERNO ACEITA AJUDA DE 51 MILHÕES DO REINO UNIDO PARA A AMAZÔNIA

-EXPORTAÇÃO DE FRANGO DE SC DEVE BATER NOVO RECORDE EM 2019

-CAMPANHA DE PRÊMIOS SERÁ LANÇADA NOS PRÓXIMOS DIAS EM BELMONTE

-REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERÁ TEMA DE PALESTRA NESTA QUINTA-FEIRA

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE DESCANSO NOTIFICA RESPONSÁVEIS POR QUEIMADAS NA CIDADE

-VEREADORES APROVAM DIVERSOS INCENTIVOS PARA PROPRIEDADES RURAIS DE MONDAÍ

-PILOTO SEM HABILITAÇÃO É AUTUADO POR CONDUZIR MOTO COM LICENCIAMENTO VENCIDO

-DENÚNCIA MOBILIZA POLÍCIA DA REGIÃO EM ABORDAGEM DE CARRETA

-VIATURA DA POLÍCIA CIVIL QUE TRANSFERIA DETENTO SE ENVOLVE EM TRIPLA COLISÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


O primeiro-ministro britânico, BORIS JOHNSON, vai pedir à rainha Elizabeth Segunda a suspensão do Parlamento até 14 de outubro, de acordo com a imprensa britânica. A medida reduziria o tempo disponível para que os parlamentares bloqueassem a saída do Reino Unido da União Europeia, que está prevista para acontecer em 31 de outubro. Os parlamentares deveriam voltar do recesso de verão em três de de setembro. Caso a suspensão seja aprovada pela monarca, fica improvável que os parlamentares consigam aprovar leis que possam impedir o Brexit sem um acordo.


Dando continuidade à polêmica entre Brasil e França em relação às queimadas na Amazônia, o presidente francês, EMMANUEL MACRON, disse nesta terça-feira, numa conferência de embaixadores em Paris, que há outros países a serem ajudados na região amazônica. MACRON disse que há muitos outros países que solicitaram ajuda e é importante mobilizá-la rápido para que a Colômbia, a Bolívia e todas as regiões brasileiras que desejarem ter acesso a essa ajuda internacional possam tê-la e possam reflorestá-la rapidamente.


Os presidentes de Peru e Colômbia, MARTÍN VIZCARRA e IVÁN DUQUE, propuseram nesta terça-feira aos países da região amazônica uma reunião urgente para assinar um pacto e coordenar ações em defesa da Amazônia. Se confirmada, a cúpula deve ocorrer no dia seis de setembro em Letícia, cidade colombiana na tríplice fronteira dos dois países com o Brasil. Segundo comunicado, a nova cúpula – proposta pelo governo colombiano – tentará "estabelecer um Pacto que procure a conservação, desenvolvimento e aproveitamento sustentável com pleno respeito às respectivas soberanias nacionais".


-GOVERNO ACEITA AJUDA DE 51 MILHÕES DO REINO UNIDO PARA A AMAZÔNIA


O senador TASSO JEREISSATI, relator da reforma da Previdência no Senado, entregou nesta terça-feira parecer favorável à aprovação da proposta ao presidente da Casa, DAVI ALCOLUMBRE. A leitura do relatório de TASSO está prevista para esta quarta-feira na CCJ do Senado. A votação na comissão está prevista para a semana que vem. Depois o texto irá ao plenário, onde terá que ser aprovado em dois turnos. A proposta é defendida pelo governo como uma das principais formas de recuperar as contas públicas. A estimativa da equipe econômica é economizar cerca de 930 bilhões em 10 anos.


O relator da reforma da Previdência em tramitação no Senado, TASSO JEREISSATI também apresentou nesta terça-feira uma sugestão de proposta de emenda à Constituição paralela sobre o tema. No texto, o parlamentar prevê a inclusão de servidores de estados e municípios na reforma e outras alterações, como a cobrança de contribuições previdenciárias de alguns segmentos. Com todas as mudanças previstas, a estimativa é economizar 505 bilhões em dez anos. A ideia da PEC paralela é evitar fazer mudanças na proposta principal, o que faria o texto retornar à Câmara dos Deputados.


O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira que o governo brasileiro aceitou uma doação de 10 milhões de libras pelo Reino Unido para combater queimadas na Amazônia. Pela cotação desta terça, esse valor equivale a 51 milhões de reais. Segundo o ministério, a oferta foi feita por um representante do primeiro-ministro britânico, Boris JOHNSON, durante uma conversa por telefone com o ministro ERNESTO ARAÚJO. Ainda de acordo com o ministério, ainda não está definido como o repasse se dará "no nível técnico". Para ser concluída, a doação terá que "atender às orientações do governo brasileiro".


-EXPORTAÇÃO DE FRANGO DE SC DEVE BATER NOVO RECORDE EM 2019


Santa Catarina deve começar a emitir o novo modelo de carteira de identidade em outubro. A emissão é feita pelo Instituto Geral de Perícias e vale para quem quer emitir a segunda via do documento ou tirar pela primeira vez. O novo modelo do documento foi aprovado em 2018 e determina um padrão nacional. Além do novo layout, a carteira permite que dados de 12 documentos sejam incluídos, como nome social, números do PIS-Pasep, carteira de motorista e CPF. Oito estados já emitem esse o novo modelo baseado nesta regulamentação.


O Tribunal Superior Eleitoral negou na noite desta terça-feira o recurso de JOÃO RODRIGUES para que a candidatura dele de 2018 a deputado federal fosse deferida. Os embargos de declaração foram rejeitados por seis votos a um. O ex-deputado chegou a fazer votação suficiente para ser eleito, mas os votos não foram contabilizados por conta da inelegibilidade na condenação que o levou à prisão em 2018. A defesa de RODRIGUES, comandada por MARLON BERTOL, diz que pretende protocolar uma reclamação no STF assim que for publicado o acórdão do TSE. RICARDO GUIDI é ocupante da vaga de RODRIGUES na Câmara Federal.


A produção de aves, principal alvo de exportação de Santa Catarina, já representou um faturamento um bilhão e 400 milhões de reais neste ano. Foram 824 mil toneladas do produto embarcadas para o exterior em apenas sete meses. Segundo o analista do setor de carnes do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, ALEXANDRE GIEHL, o recorde de um milhão 260 mil toneladas do ano passado será superado neste ano. O volume exportado nos primeiros sete meses de 2019 é 33 por cento maior do que nos primeiros sete meses do ano passado. O faturamento é 37 por cento superior.

-CAMPANHA DE PRÊMIOS SERÁ LANÇADA NOS PRÓXIMOS DIAS EM BELMONTE

-REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERÁ TEMA DE PALESTRA NESTA QUINTA-FEIRA

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE DESCANSO NOTIFICA RESPONSÁVEIS POR QUEIMADAS NA CIDADE

-VEREADORES APROVAM DIVERSOS INCENTIVOS PARA PROPRIEDADES RURAIS DE MONDAÍ


Cooperativa dos Agricultores Familiares de Iporã do Oeste terá nova reunião nesta quinta-feira. O advogado ANDRÉ LUIS BERNARDI, comunica aos seus clientes que compõem o grupo de associados da COAFIO que nesta quinta-feira, dia 29, às 14 horas será realizada uma reunião tendo como local o CTG de Iporã do Oeste. O advogado reforça que a reunião é exclusiva para seus clientes. A reportagem da Rádio Oeste entrou em contato com o advogado e ele disse que não iria se pronunciar antes da reunião, e também não passou mais informações sobre o encontro de amanhã.

Tenda com venda de ingressos da FAIC está hoje em Tunápolis e Santa Helena. Conforme o secretário de administração e diretor da feira FAIC, JONAS KAISER, em Tunápolis a venda foi realizada durante a manhã. Em Santa Helena os ingressos estarão sendo vendidos a partir das 13 horas, nas proximidades da prefeitura. JONAS KAISER lembra que os ingressos ainda estão sendo vendidos ao valor do primeiro lote. Para o dia seis de setembro, show nacional com a dupla do sertanejo universitário JOÃO BOSCO E VINÍCIUS, o valor do ingresso para a pista está sendo vendido ao valor de 30 reais e para a área vip 50 reais. Já no sábado, dia sete de setembro, a atração será o MC KEVINHO. O ingresso para pista também é de 30 reais, e vip 55 reais. Há a opção ainda de camarote, para 12 pessoas, e passaporte para os dois shows, no valor de 50 para pista e 100 para vip.

Curso de gestão da propriedade rural atende 30 jovens de Iporã do Oeste. O curso teve início na manhã de ontem, no auditório da Associação Comercial e Industrial. A capacitação foi uma solicitação da Câmara Técnica do Agronegócio do Prodeli, devido à preocupação com a sucessão das propriedades rurais. A secretaria de agricultura é responsável pelo custeio do curso, que atende 30 famílias de produtores rurais do município. A capacitação, com carga horária de 35 horas, será coordenada pela UNOESC de São Miguel do Oeste. Inicialmente será trabalhada a gestão na propriedade e após o destaque será o empreendedorismo. O prefeito LÚCIO MALLMANN destaca que muitas propriedades têm movimento superior a algumas empresas na cidade, sendo necessária a capacitação para que a gestão na propriedade seja a mais adequada. Além destes jovens, outros 58 produtores rurais já foram capacitados no programa de melhoramento genético.


Escola de Educação Básica São Lourenço entrega donativos ao hospital arrecadados em palestra. Segundo o diretor, WAGNER FERRARI, na última semana foi realizada uma palestra voltada aos alunos do ensino médio inovador, ministrada pelos fotógrafos WILLIAN SCHEID e sua esposa CLÁUDIA. Ele comenta que os profissionais apresentaram sua trajetória, as capacitações, a importância de seguir uma profissão que se goste e de não desistir dos sonhos. Os fotógrafos fizeram a palestra de forma voluntária, e o ingresso foi um quilo de alimento não perecível ou roupas em boas condições. O diretor ressalta que na tarde de ontem ocorreu a entrega para o hospital de quatro caixas com roupas e mantimentos, totalizando cerca de 30 quilos de alimentos e 150 peças de roupa. Ele avalia que além de orientar os alunos sobre a carreira profissional e seus desafios, o evento serviu para mobilizar a comunidade para uma boa causa.

IBGE e entidades da agricultura fazem levantamento da estimativa de produção em Mondaí. A reunião com integrantes do IBGE, Epagri, secretaria de agricultura, Cooper A1 e sindicato de Mondaí foi realizada na manhã desta terça-feira. Conforme o extensionista PAULO KUHN, os encontros são realizados até três vezes durante o ano. No momento o encontro foi para estimar a produção das culturas do município, e posteriormente será realizada nova reunião para apurar o resultado da colheita. KUHN comenta que os resultados da produção dependem dos fatores climáticos, e a preocupação é com a atual estiagem que prejudica culturas já semeadas e o plantio da safra. O extensionista cita também o atraso no desenvolvimento das pastagens, o que obriga os agricultores a fornecer maior quantidade de silagem aos animais, aumentando o custo de produção.

A avaliação preliminar, conforme o extensionista, é que as culturas de milho, fumo e soja, se mantenham as mesmas áreas do ano anterior em Mondaí. Para o feijão, a área destinada será de 30 hectares, com estimativa de colheita de 20 sacos por hectar. Para o fumo, a área estimada é de 270 hectares, e colheita de 120 arrobas por hectare. O milho em grão tem uma área estimada de mil e 200 hectares, e 110 sacas de produtividade por hectare. Já para a silagem o milho terá dois mil e 900 hectares, com estimativa de 40 toneladas por hectar. E ainda para soja, a área destinada deve ser de 571 hectares, e colheita estimada em 45 sacas por hectare.


A secretaria de Saúde de São João do Oeste acabou com fila de espera por cirurgias de baixa complexidade. Parcerias com hospitais da região contribuem para agilizar procedimentos. O secretário de saúde, VITUS RITER, destaca que o município tem ainda convênio com o Hospital Sagrada Família de Itapiranga. Nesta semana o secretário esteve reunido com a direção do hospital para renovar acordo para novo mutirão de cirurgias ortopédicas. A iniciativa surgiu após autorização para novo mutirão durante o mês de setembro. O secretário chama atenção que já foram realizadas dezenas de cirurgias de baixa complexidade e com isso São João do Oeste não possui filas para estes procedimentos. Com o hospital de Itapiranga o município também possui convênio para realização de partos.

Secretário de Saúde comemora eficiência em serviços prestados na área de baixa complexidade. VITUS RITTER salienta como exemplo de cirurgias de pedra na vesícula, hemorroida, hérnia e útero. São serviços de atenção básica que os municípios estão buscando solução e contam também com parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde. A espera por cirurgias simples é de poucas semanas. VITUS RITER lamenta que em questões de alta complexidade a lentidão é inexplicável e causa inúmeros transtornos. O secretário diz que investimentos dos governos estadual e federal são insuficientes e também faltam profissionais especializados. A fila de espera chega até cinco anos gerando espera sem que os municípios tenham condições de interferir.

São João do Oeste define novas ações para atender demanda de um público que cresce de maneira considerável. Atualmente o município tem aproximadamente 25 % de sua população com idade superior a 60 anos. São mil e 600 idosos em um total de pouco mais de seis mil moradores em São João do Oeste. Conforme o secretário de saúde, VITUS RITTER, projeto de lei aprovado pela câmara de vereadores legalizou o Fundo Municipal do Idoso permitindo doações para investimentos. Ele relata que pessoas jurídicas e físicas podem fazer doações na declaração de imposto de renda. O secretário de saúde diz que esta é uma maneira de contribuir diretamente com o município, sem enviar o recurso para o governo federal. Também e possível fazer doações espontâneas em conta bancária vinculada à secretaria de saúde. VITUR RITTER é o gestor do Fundo Municipal do Idoso.

O secretário observa que é preciso regulamentar as instituições que possuem direito a receber recursos. Cita como exemplo o Hospital Santa Casa Rural que está implantando espaço pata internação de longa permanência destinada para idosos. Será um local especializado para atender a demanda de municípios da região. O secretário diz que o município apoia a iniciativa por ser uma opção para manter o hospital com as portas abertas. VITUS RITER lembra que políticas públicas do Ministério da Saúde direcionam para o fechamento de hospitais em pequenos municípios. A saída está na prefeitura assumir a manutenção, além de iniciativas para renda extra. O secretário salienta que o governo federal também pode contribuir no Fundo Municipal do Idoso, mas a principal renda deve vim de empresas que possuem obrigações fiscais e podem contribuir de maneira mais direta e prática. Para RITER, esta é uma maneira de surgirem ações em benefício dos idosos.

Lions Clube de Tunápolis e Santa Helena realiza campanha da visão nas escolas. A ação ocorre em parceria com a secretaria da saúde de Tunápolis. A campanha atende um dos propósitos do Lions Internacional, que é melhorar a vida dos portadores de deficiências visuais e prevenir a cegueira evitável. O Lions de Tunápolis e Santa Helena já realizou os testes de visão nos estudantes da educação infantil, maternal, jardim e pré escolar. No momento são atendidos os alunos do Centro Educacional Helga Follmann, posteriormente estudantes de São Pedro e Linha Pitangueira. Os testes são realizados durante o horário de aula, com a participação de enfermeiras estagiárias. Quando algum problema é detectado a criança é encaminhada para a unidade de saúde e para o atendimento de especialista. O Lions, além de aplicar os testes, quando necessário ajuda com os custos dos óculos.

Secretário de agricultura contesta viabilidade de produção orgânica na região. Conforme o secretário de agricultura, agrônomo PEDRO BAUMGRATZ, muito já tem se falado na produção de leite orgânico, mas sem nada ser concretizado até o momento. Ele afirma que a produção é em pequena escala, e por isso, com custo elevado. BAUMGRATZ enfatiza que a produção orgânica, pelo seu custo final, acaba sendo consumida somente por pessoas de alto poder aquisitivo. Ele considera que no momento os agricultores da região não estão estruturados para esse tipo de produção. O secretário enfatiza que os agricultores devem considerar a viabilidade do alimento que será produzido na propriedade, levando em conta se haverá mercado, e se o lucro vai compensar os custos da mão de obra, que hoje representa um valor alto nos gastos das propriedades.


Campanha de prêmios será lançada nos próximos dias em Belmonte. Conforme a secretária executiva da associação comercial e industrial de Descanso e Belmonte, KACIELE KASPER, o lançamento será feito assim que o material de divulgação e os cupons estiverem prontos. Ela ressalta que a campanha é uma parceria da prefeitura de Belmonte e Sicoob. São 23 empresas participantes, e cada uma delas fará um sorteio de um vale compras de 100 reais entre os clientes que fizerem compras. Além do sorteio em cada loja, os clientes ainda concorrem a 10 mil reais em prêmios. KACIELE destaca que compras acima de 50 reais dão direito a um cupom. Serão 47 prêmios com vale compras de mil, 700, 500, 300, 200 e 100 reais. A secretária executiva enfatiza que a prefeitura de Belmonte repassou um recurso maior para a campanha deste ano, o que dobrou o valor em prêmios de cinco para 10 mil reais.

A expectativa com a campanha de prêmios é o aumento das vendas, principalmente no começo do ano quando as vendas diminuem. KACIELE KASPER ressalta que a campanha estará valendo a partir do dia primeiro de outubro e se estende até dia oito de janeiro. O sorteio será no dia nove de janeiro, aniversário de Belmonte. A secretária executiva da associação comercial e industrial de Descanso e Belmonte enfatiza que o principal objetivo da campanha é incentivar que os munícipes façam as compras no seu município, e o sorteio dos vale-compras permite que o dinheiro fique na cidade. KACIELE lembra que hoje será realizada palestra com ROBERTA BONET, com o tema “neurociência aplicada a alta performance de vendas”. O objetivo é melhorar o atendimento pelas empresas associadas, e consequentemente melhorar as vendas. A palestra inicia as 19 horas e 30 minutos, na câmara de vereadores, é aberta para associados e público em geral, mediante a compra antecipada de ingresso.

Reforma da previdência será tema de palestra em Iporã do Oeste nesta quinta-feira. O evento é organizado pela paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. O palestrante será o mestre em educação e especialista em filosofia política LIZEU MAZZIONI, que também é presidente da Fetram, a Federação dos Trabalhadores Municipais. De acordo com o palestrante, o objetivo do encontro é orientar a população sobre os atuais direitos previdenciários previstos na constituição, explanar a reforma proposta pelo governo federal e aprovada pelos deputados no dia 17, e o esclarecimento sobre as mudanças nos benefícios e direitos previdenciários. MAZZIONI comenta que a reforma tramita agora no Senado com votação prevista em outubro, e ainda está em tempo para as pessoas entenderem e se manifestarem sobre as mudanças. Ele lembra que estas alterações não serão imediatas, mas sim, em alguns anos quando for encaminhada a aposentadoria.

O especialista ressalta que a mobilização da população junto aos deputados federais já evitou cortes de alguns direitos. LIZEU MAZZIONI cita como exemplo a manutenção na idade de 55 anos para aposentadoria da mulher agricultura, mantido o tempo mínimo de 15 anos de contribuição e reduzido de 40 para 35 anos o tempo de contribuição para garantir a média salarial das mulheres. O palestrante considera que ainda há muitos pontos da reforma, que se aprovados desta forma, irão gerar muitas dificuldades aos trabalhadores quando se aposentarem. MAZZIONI cita como exemplo a idade mínima de 65 anos para homens, 62 anos para as mulheres, 60 anos para professores e 57 anos para professoras, e 60 anos para os trabalhadores de atividades especiais que prejudicam a saúde. Entre os prejuízos destaca ainda o calculo da aposentadoria que reduz a média salarial e o calculo da pensão por morte com corte de até 40% da média salarial. A palestra nesta quinta-feira terá início as 19 e 30, no auditório Paulo Apóstolo.

Vigilância sanitária de Descanso notifica responsáveis por queimadas no perímetro urbano. De acordo com a fiscal da vigilância sanitária de Descanso, ELAINE MELZ, no município é frequente a queimada de sacolas de plástico, pneus, galhos e folhas, sobras de construção, a vegetação em jardins e beira de estrada. Ela afirma que além do risco a saúde de pessoas e animais, as queimadas nesta época do ano, com a falta de chuvas e a vegetação seca devido a geada, oferecem risco grande do fogo sair do controle. A fiscal orienta que folhas e galhos sejam utilizados como proteção e posterior adubação do solo, e os demais materiais plásticos e pneus, destinados para a correta recolha. ELAINE comenta que a unidade de saúde tem atendido pacientes com tosse, dor na garganta, cansaço, falta de ar, dor de cabeça, ronquidão, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos e doenças respiratórias, que são todos sintomas da fumaça das queimadas.

Em Descanso, sete responsáveis por queimadas no perímetro urbano foram identificados e autuados. Após a notificação da vigilância sanitária, ocorre o julgamento da comissão e a aplicação de multa. A fiscal da vigilância sanitária ressalta que as queimadas no perímetro urbano são proibidas por lei, tanto no código sanitário municipal, como na legislação municipal, estadual e nacional. ELAINE MELZ ressalta que os moradores são frequentemente orientados sobre a proibição desta prática, e quem é flagrado queimando materiais na cidade é notificado e poderá ser multado. A fiscal sanitária enfatiza que somente neste ano já foram aplicadas multas que variam de 600 a mil e 300 reais, valor que depende do tipo de material que é queimado, da quantidade, se houve flagrante e os prejuízos que causou as pessoas e ao local da prática.

Vereadores aprovam projetos que concedem incentivos para propriedades rurais de Mondaí. Conforme o presidente da câmara de vereadores, ELIZANDRO MAINARDI, na sessão do legislativo da última semana deram entrada seis projetos de lei. Ele chama atenção para o projeto que trata do incentivo ao melhoramento genético, em que o executivo irá disponibilizar um subsídio para compra de sêmen melhorado. O presidente ressalta que além do sêmen que já é fornecido pela prefeitura, comprado por meio de licitação, o agricultor também terá a opção de comprar sêmen a sua escolha e levando em conta as características genéticas do seu rebanho. O subsídio será de 19 reais na dose do sêmen para as raças holandês e jersey. MAINARDI ressalta que para receber o subsídio o agricultor deve apresentar na prefeitura a nota de produtor rural.

Outro projeto voltado ao setor da agricultura, é o incentivo ao reflorestamento, em que o executivo irá subsidiar a compra de até 500 mudas por propriedade. ELIZANDRO MAINARDI destaca também a entrada de um projeto de lei que institui o bônus agrícola, com investimento previsto de 500 mil reais. O agricultor poderá receber de 200 até mil reais de bônus, levando em conta a movimentação financeira da propriedade e a compra de insumos e serviços do comércio local. O presidente do legislativo enfatiza que o projeto já foi aprovado e o programa deve iniciar ainda este ano. MAINARDI enfatiza que os vereadores também aprovaram este ano um subsídio nos exames para a certificação das propriedades de livres de brucelose e tuberculose. O presidente do legislativo também defende o projeto do executivo aprovado na última semana, que prevê financiamento de dois milhões e 900 mil para investimentos em infraestrutura, como calçamento e asfalto.

-PILOTO SEM HABILITAÇÃO É AUTUADO POR CONDUZIR MOTO COM LICENCIAMENTO VENCIDO

-DENÚNCIA MOBILIZA POLÍCIA DA REGIÃO EM ABORDAGEM DE CARRETA

-VIATURA DA POLÍCIA CIVIL QUE TRANSFERIA DETENTO SE ENVOLVE EM TRIPLA COLISÃO

Polícia Militar alerta para interrupção do trânsito próximo ao parque da feira FAIC. A partir de hoje, parte da rua José Scalabrin ficará com o trânsito interrompido devido aos ajustes para a FAIC 2019. A área atingida será da lombada próximo a Sorveteria Goergen até a esquina com a Rua das Orquídeas. O fechamento da rua foi aprovado pelo Conselho da Cidade e será mantido por alguns dias após a feira, quando houver condições favoráveis de segurança para o tráfego de veículos.

PM prende dois e apreende cocaína em São Miguel do Oeste. Em uma ação rápida do Pelotão de Patrulhamento Tático do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, dois homens foram detidos e mais de 160 gramas de cocaína foram apreendidos. A ação aconteceu por volta das 16 horas desta terça-feira, na rua Rosa Zappani, bairro Progresso, em São Miguel do Oeste. Em uma abordagem de rotina em um Uno, com placas do município, a PM encontrou dentro das cuecas de um deles, a quantidade de 162 gramas de drogas. O veículo e os envolvidos foram conduzidos a delegacia para os encaminhamentos necessários.


Motociclista fica ferido em uma colisão lateral próximo ao meio dia de ontem em São Miguel do Oeste. Ele conduzia uma Biz que teve a passagem obstruída por um Uno, na Rua Waldemar Rangrab, em frente à Panificadora Nostro Pão. A reportagem da Peperi passava pelo local e flagrou o momento exato da colisão. As imagens divulgadas no Portal Peperi mostram a moto seguindo em direção ao centro quando o carro acessou a via por uma rua secundária. O motorista disse que não percebeu a aproximação da moto. O piloto ainda tentou frear e colocou um dos pés no chão, mas não conseguiu evitar o choque. Com o impacto, os ocupantes da moto sofreram a queda. A passageira, que é esposa do piloto, foi lançada para o alto e caiu sobre o asfalto, porém, saiu ilesa. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o motociclista com ferimentos leves. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional.

Acidente deixa mulher ferida no centro de São Miguel do Oeste. A colisão foi por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem, no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Sete de Setembro, centro de São Miguel do Oeste. Segundo a condutora do Celta, ela seguia pela via de mão única, que é a 15 de Novembro, quando aconteceu o acidente. A mulher não soube precisar de qual direção vinha a Biz e nem como ocorreu o choque. Os dois veículos têm placas do município. O Corpo de Bombeiros foi acionado a atendeu a jovem da moto. Ela relatava dores nas costas e também tinha escoriações, sem gravidade. Após a imobilização ela foi levada ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi chamada e fez o controle do trânsito.


Idoso é encontrado morto no Bairro Jardim Peperi. Um homem foi encontrado morto no final da manhã desta terça-feira, no Bairro Jardim Peperi em São Miguel do Oeste. O corpo de JACINTO SCORTEGAGNA, de 67 anos, estava sobre uma cama em uma residência da Rua Carlos Valduga. O cadáver foi encontrado por um vizinho, em avançado estado de decomposição. Ele contou a policiais e à equipe pericial que teria visto o idoso na segunda-feira, no entanto é possível que ele tenha confundido datas, já que o corpo estaria bastante degradado. Informações repassadas à Peperi apontam que a possível causa da morte seja infarto, porém apenas exames periciais poderão apontar a real causa do óbito, já que o corpo estava em decomposição. Além disso, Jacinto tomava medicamentos para a pressão. O homem morava sozinho.

Operação Consignados é deflagrada pela Polícia Civil na região. Em novembro de 2018, o Setor de Investigação Criminal da delegacia de Maravilha recebeu denúncia de que estariam ocorrendo fraudes a partir de empréstimos consignados não autorizados, especialmente por idosos, vinculando aposentadorias e pensões a descontos irregulares. Além de Maravilha, auxiliaram na investigação as Divisões de Investigação Criminal de SMOeste e Chapecó, e as delegacias de Cunha Porã, Barra Bonita, Guaraciaba e Iraceminha, municípios onde também há Inquéritos Policiais instaurados que investigam a prática de crimes. A “Operação Consignados”, deflagrada ontem contou com a participação de mais de 19 Policiais Civis. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Chapecó, SMOeste e Iraceminha, apreendidos objetos eletrônicos e diversos documentos. Além das empresas onde ocorreram as buscas, cinco pessoas são investigadas por estelionato e associação criminosa. O valor estimado resultante das irregularidades investigadas pode ultrapassar 100 mil e o número de vítimas ainda é incerto.

Suspeito por furtos, violência doméstica e agressão é preso pela Polícia Civil. A Polícia Civil de Pinhalzinho cumpriu na tarde desta terça-feira, no Bairro Nova Divineia, um mandado de prisão preventiva de um homem de 26 anos, conhecido como “Passarela”, investigado pela prática de inúmeros crimes no município. Segundo o delegado JERONIMO FERREIRA, ele é réu em ação penal por furto ocorrido ainda em 2017 em uma boate da cidade, quando foi preso em flagrante. O delegado revela que nas últimas semanas ao que tudo indica “passarela” voltou a praticar o crime. Ele foi preso em flagrante por violência doméstica pela Polícia Civil e é suspeito em pelo menos três inquéritos em andamento por fatos ocorridos nos últimos tempos.

Em 21 de julho, o suspeito preso ontem em Pinhalzinho teria agredido um rapaz, no Bairro Jardim Maria Terezinha, com golpes de facão. Na tarde do dia primeiro deste mês, o homem ameaçou sua ex-companheira, oportunidade em que foi preso em flagrante e encaminhado à UPA de Maravilha, de onde saiu em liberdade provisória quatro dias depois. Depois de sair da prisão, há indícios de que praticou dois furtos de veículos: uma Pampa de uma empresa de esquadrias localizada no bairro Nova Divineia, no dia 14 de agosto, e uma Parati, na madrugada do dia 24, no Bairro Pioneiro. A prisão foi determinada na tarde de ontem pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável do Ministério Público. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha, onde deverá ficar recolhido por termo indeterminado. Os inquéritos serão concluídos nos próximos dias e encaminhados ao Poder Judiciário.


Piloto sem habilitação é autuado por conduzir moto com licenciamento vencido. Por volta das 18 horas de ontem, enquanto efetuava patrulhamento preventivo, a guarnição da Polícia Militar de Iporã do Oeste desconfiou do condutor de uma motocicleta. Ao efetuar a abordagem, foi constatado que a moto estava com o licenciamento vencido desde 2017, além disso, o piloto não era habilitado para a condução de veículo automotor. Além das infrações de trânsito, a moto foi removida ao pátio conveniado, e o proprietário da motocicleta irá responder criminalmente por crime de trânsito. A PM lembra que permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou ainda entregar a direção de veículo a quem não esteja em condições de conduzi-lo com segurança, a pena é de detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Denúncia mobiliza polícia da região em abordagem de carreta. A ocorrência foi registrada na manhã de hoje, na SC 163, na localidade de Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. Conforme o comandante da Policia Militar de Itapiranga, tenente ALCENIR MINUSCULI, a guarnição recebeu informação de uma rota anormal feita por uma carreta, desviando o posto da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste. O veículo percorreu o interior de Tunápolis e retornou para a SC 163 onde foi abordado. Foram mobilizadas as guarnições da PM de Itapiranga e São João do Oeste, da PRE e Canil de São Miguel do Oeste. MINUSCULI explica que nada de irregular foi constatado e o motorista liberado para seguir viagem. Ele saiu ontem de Cascavel-PR e seguia para o Rio Grande do Sul com carga de materiais para silo. O motorista é natural de Descanso e reside em Santa Helena, por isso efetuou o desvio.

Viatura da Polícia Civil que transferia detento se envolve em tripla colisão. O acidente com um carro e uma carreta no entroncamento da BR 282 com a BR 158, em Maravilha, ocorreu por volta das 19 horas de ontem. Conforme os bombeiros, a colisão envolveu quatro veículos, sendo uma viatura da Polícia Civil de Pinhalzinho, um Palio, um Gol de Cunha Porã e uma carreta com placas de Dourados MS. O condutor da viatura teve escoriações leves, mas não precisou ser conduzido ao hospital. Os outros motoristas, um homem de 75 anos que conduzia o Gol e outro de 61, motorista da carreta, saíram ilesos. O detento de 24 anos estava sendo levado de Pinhalzinho para Unidade Prisional de Maravilha. Ele apresentava suspeita de fratura em uma perna. O agente da Polícia Civil informou que a carreta, que seguia da BR 158, invadiu a preferencial, cortou a frente da viatura e ocasionou o acidente. O Gol colidiu após a carreta estar parada sobre a rodovia. Os bombeiros de Maravilha, Cunha Porã e Samu atenderam a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.