-BANCO CENTRAL APONTA REDUÇÃO DA ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO PELA 9ª SEMANA SEGUIDA
-SC É LÍDER EM ESTELIONATOS VIRTUAIS NO PAÍS, COM CRESCIMENTO DE 9,5% EM 2024
-INSS VAI PROMOVER MUTIRÃO DE PERÍCIAS MÉDICAS NA REGIÃO
-SEMANA ALEMÃ REFORÇA IDENTIDADE E MOVIMENTA SÃO JOÃO DO OESTE
-PARA COMANDANTE MILITARES TEMPORÁRIOS RESOLVEM FALTA NO EFETIVO
-ANALISTA APONTA BAIXO IMPACTO NA VENDA DE CARNE COM NOVA TARIFA
-POLÍCIA PRENDE CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
-HOMEM É CONDENADO A MAIS DE 30 ANOS POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é céu parcialmente nublado. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima deve chegar a 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a segunda-feira cotado em cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0044 centavos.
Dezenas de caminhões carregando ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza nesta segunda-feira, após Israel ter estabelecido uma pausa humanitária na guerra com corredores humanitários em uma tentativa de aliviar a situação de "fome em massa" sofrida pelos palestinos. Os caminhões carregando alimento aos palestinos entraram em Gaza pelo segundo dia consecutivo nesta segunda-feira a partir do Egito, pelo sul, na passagem de Rafah. Caminhões com sinais da Cruz Vermelha e de outras organizações internacionais foram vistos se deslocando do Egito em direção a Gaza. A Cruz Vermelha egípcia disse nesta segunda-feira que está enviando 135 caminhões com cerca de mil e 500 toneladas de ajuda para Gaza, incluindo diversos alimentos e itens de higiene pessoal.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou neste domingo um acordo comercial com a União Europeia. Os produtos europeus passarão a ser taxados em 15 por cento, e não mais em 30, como havia sido anunciado. A nova tarifa também se aplica a automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos. Já o aço e o alumínio seguem com sobretaxa de 50 por cento. O Bloco europeu vai firmar acordos para compra de energia e de equipamentos militares dos Estados Unidos. A líder da União Europeia, URSULA VON DER LEYEN afirmou que o bloco vai substituir o gás e o petróleo comprados da Rússia por gás, petróleo e combustíveis dos Estados Unidos.
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, HOWARD LUTNICK, afirmou que as tarifas impostas pelo país entrarão em vigor no dia primeiro de agosto, "sem prorrogações". A declaração, dada durante entrevista à emissora americana Fox News, foi divulgada pelo perfil oficial da Casa Branca neste domingo, na rede social X. Apesar do 'ultimato', o secretário de TRUMP também disse que, mesmo depois que as tarifas já estejam estabelecidas, os países ainda poderão negociar com o governo americano. No dia 23, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse que aplicou tarifas de 50 por cento a países com os quais o relacionamento "não tem sido bom", entre eles, o Brasil.
A defesa do general MARIO FERNANDES pediu ao Supremo Tribunal Federal a revogação de sua prisão preventiva ou a aplicação das mesmas medidas cautelares impostas a JAIR BOLSONARO. O argumento dos advogados é de que o ex-presidente da República foi denunciado como líder da organização criminosa envolvendo a tentativa de golpe, posição superior à do general dentro da acusação. A manifestação foi protocolada no STF na noite do sábado, após se encerrarem os interrogatórios do núcleo dois da ação penal da tentativa de golpe. A defesa também afirmou que o general "não confessou plano de matar ninguém" e argumentou que os interrogatórios comprovaram que o documento "Punhal Verde Amarelo" não foi recebido por nenhum outro acusado.
Os economistas do mercado financeiro reduziram sua estimativa de inflação deste ano pela nona semana seguida. Também caiu a projeção para 2026. As expectativas, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira. Para a inflação de 2025, a estimativa do mercado recuou de cinco virgula 10 por cento para cinco virgula nove por cento. Mesmo assim, continua bem acima do teto da meta, que é de quatro e meio por cento. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2025, a projeção do mercado continuou em dois virgula 23 por cento.
Balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social contabiliza que, na primeira semana de ressarcimento pelos descontos indevidos feitos por entidades associativas a aposentados e pensionistas, 533 mil beneficiários já foram contemplados com o depósito em suas contas bancárias. O governo já tem programado o pagamento, até dia 30 de julho, quarta-feira, para um total de um milhão 147 mil de aposentados e pensionistas que foram vítimas desse golpe. De acordo com o INSS, até o final da tarde de sexta-feira, foram contabilizadas um milhão 248 mil adesões, de um total de dois milhões 295 mil pessoas aptas a fazer o acordo proposto pelo governo federal para antecipar o reembolso, número que pode aumentar nos próximos dias.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina realiza, hoje à tarde, a primeira reunião aberta do Comitê de Crise sobre o Tarifaço dos Estados Unidos. O evento ocorre exclusivamente online pela plataforma Zoom, com participação aberta a todas as indústrias exportadoras de Santa Catarina. Durante a reunião, a FIESC vai lançar uma pesquisa para medir os impactos da entrada em vigor das tarifas de 50 por cento sobre o setor industrial. A entidade vai ouvir os empresários e a pesquisa vai subsidiar propostas e encaminhamentos para a crise sob a perspectiva da indústria. De acordo com o presidente da Fiesc, MARIO CEZAR AGUIAR, a mobilização dos industriais exportadores e a participação na reunião e na pesquisa são essenciais para que todas as perspectivas sejam consideradas para embasar as demandas para mitigar os impactos na economia do estado.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última semana, mostram que Santa Catarina registrou 72 mil 834 casos de estelionato virtual no último ano, seguindo como o estado com o maior número absoluto desse tipo de crime no país. O número representa um aumento de nove e meio por cento em relação a 2023, quando foram contabilizadas 65 mil 445 ocorrências. Além disso, Santa Catarina possui a maior taxa de estelionatos virtuais por 100 mil habitantes do Brasil: 903, quase cinco vezes acima da média nacional. O Estado também ocupa a quarta posição em taxa geral de estelionatos, incluindo os não virtuais, com mil 306 casos por 100 mil habitantes.
Santa Catarina registrou mais de 35 mil afastamentos do trabalho por problemas de saúde mental em 2024. O Estado ocupou o quarto lugar entre os que mais tiveram pedidos de afastamento, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Entre os principais motivos de afastamento estão reações ao estresse com 28 por cento, ansiedade com 27 por cento, episódios depressivos com 25 por cento e depressão recorrente, com oito por centos dos casos. São Paulo liderou o ranking de afastamentos, com 133 mil casos, seguido por Minas Gerais, com 70 mil registros. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro lugar, com 39 mil afastamentos, e Santa Catarina, em seguida, tem 35 mil afastamentos.
O INSS vai promover, no final de semana dos dias 16 e 17 de agosto, um mutirão para a realização de perícias médicas na agência de São Miguel do Oeste. De acordo com o gerente executivo do Oeste, GLAUBER BURTET, o objetivo é reduzir a fila de espera pelas perícias. Ele comentou que a intenção do INSS é realizar cerca de 300 perícias naquela final de semana. Os segurados que tem pericias para auxílio doença pendente ou as pessoas com deficiências que precisam dessa avaliação podem agendar o atendimento na própria agência local do INSS, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS pedindo a remarcação da perícia para o final de semana dos dias 16 e 17 de agosto.
O gerente executivo do Oeste do INSS, GLAUBER BURTET explicou que o mutirão de perícias médicas do INSS deve amenizar a fila de espera por atendimentos desse tipo na região. Ele disse que o mutirão também vai acontecer em outras cidades do país e, em Santa Catarina, apenas São Miguel do Oeste vai receber essa ação. Apesar da importância da atividade, o mutirão não vai resolver o problema. Segundo BURTET, a demanda por perícias é muito maior e o objetivo é antecipar as perícias marcadas para novembro para o mutirão e atacar essa dificuldade que existe no Extremo Oeste.
O gerente executivo do Oeste, GLAUBER BURTET, anunciou nesta segunda-feira, em entrevista para o programa RPN primeira edição, que a agência local do INSS vai receber, nas próximas semanas, mais dois médicos peritos para o atendimento dos segurados. De acordo com ele, dois profissionais aprovados no último concurso do INSS serão destinados para São Miguel do Oeste. Atualmente, o INSS conta com apenas um médico perito e duas salas para perícias de forma online. BURTET disse que o ingresso de mais dois médicos peritos na agencia de São Miguel é uma necessidade e que a ampliação da equipe vai ajudar a reduzir o tempo de espera para as perícias médicas no órgão.
Décima quinta Semana Alemã reforça identidade e movimenta São João do Oeste. Com o fim de mais uma festa, a organização avalia de forma positiva o grande número de visitantes e atrações proporcionadas. Segundo o Coordenador, ANDRÉ KLUNK, a Deutsche Woche foi marcada por acolhimento e forte conexão cultural. Ele acredita que a organização superou as expectativas. Para KLUNK, foi um momento de celebração da cultura, que recebeu visitantes de vários estados, além de argentinos e alemães. Ele cita ainda que durante a semana não houve maiores problemas, seguindo de forma segura. Segundo ANDRÉ KLUNK, A cada edição o evento cresce, se aperfeiçoa e se consolida como uma referência cultural para todo o Extremo Oeste catarinense.
Itapiranga irá sediar etapa Mesoregional do Festival Dança Catarina. Evento será no dia 22 de agosto, a partir das 18 horas e 30 minutos, no Complexo Oktober. Conforme a Professora de Danças da Escola Porto Novo, VANDERLIZE WILLMS, serão mais de 120 crianças representando Itapiranga no concurso. Esta será a primeira etapa da competição estadual, tendo representantes de 22 cidades do Oeste catarinense. Ela explica que serão duas categorias, mirim e infantil, com duas coreografias cada grupo. VANDERLIZE comenta que o formato deste ano é bastante focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. Três grupos de escolas municipais fazem apresentação para abertura do evento.
Analista da Epagri considera que novas tarifas dos Estados Unidos não vão impactar exportação de carne de Santa Catarina. ALEXANDRE GIEHL é Analista de Socioeconimia e Desenvolvimento Rural da Epagri. Natural de Itapiranga, ele é responsável pelo acompanhamento do mercado de carnes de Santa Catarina, além de atuar também na avaliação de políticas públicas direcionadas ao meio rural catarinense. GIEHL destaca que os Estados Unidos é o segundo parceiro comercial do Brasil e de Santa Catarina. China é o principal importador dos produtores. De acordo com o analista, madeira e móveis, representam 80 por cento das exportações do agro catarinense aos Estados Unidos. Este setor pode ser dificuldades com a taxação do governo de DONALD TRUMP.
Tarifa elevada para entrada de produtos brasileiros nos Estados Unidos pode impactar alguns setores. O Analista da Epagri, ALEXANDRE GIEHL menciona que o mel deve ter impacto negativo. No ano passado o produto movimentou 11 milhões de dólares, sendo que 80 por cento da venda foi para os Estados Unidos. Segundo o Analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri, para alguns produtos a negociações e logística não são tão simples. De acordo com ALEXANDRE GIEHL, cada setor precisa se ajustar para buscar mercado alternativo. Segundo ele, algumas indústrias já estão anunciando redução no volume de produção, incluindo férias coletivas para funcionários.
Exportações de carnes de Santa Catarina não terão consequências com novas tarifas para os Estados Unidos. A informação é do Analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri. ALEXANDRE GIEHL destaca que no caso do frango, apenas 0,03 por cento das vendas de Santa Catarina são destinadas aos norte-americanos. Já da carne suína 3,5 por cento são destinados para Estados Unidos. O Analista menciona também que Santa Catarina tem um grande número de parceiros comerciais e consegue redicionar para outros países. Já em relação a carne bovina, o estado tem pouca exportação e quase nada para os Estados Unidos. Brasil tem grande volume de exportação de carne de gado e caso ocorra dificuldade para a venda, pode ocorrer aumento na oferta interna e com isso redução de preços para o produtor e para o consumidor
As tarifas de 50 por cento impostas pelo presidente norte-americano DONALD TRUMP ao Brasil terão consequências severas para as indústrias e para a economia de Santa Catarina. A afirmação é da presidente de comércio exterior da Fiesc, MARIA TEREZA BUSTAMANTE. Ela citou que muitas empresas do estado tem os Estados Unidos como principal destino internacional, entre elas, as indústrias de madeiras e móveis. MARIA TEREZA disse que se o tarifaço se confirmar, as indústrias terão dificuldades, com impacto na economia de Santa Catarina, inclusive com consequências na geração de renda e de empregos no estado. Ela citou que a tarifa extra dos Estados Unidos não encontra nenhuma justificativa.
Comandante faz avaliação positiva para contratação de militares temporários. Medida visa solucionar problemas com redução de efetivo nas comparações da Polícia Militar. Projeto aprovado na Assembleia Legislativa neste mês permite a contratação de militares temporários para atuar em Corpo de Bombeiros e Polícia. O projeto, enviado pelo governo do estado, visa ampliar o número de contingentes. A expectativa é de contratar dois mil policiais militares e 600 bombeiros. Itapiranga atualmente possui dificuldades no número de efetivos. O município já teve um pelotão, com mais de 20 soldados. Agora, são apenas 10 militares na rua e um destacamento. Conforme o Comandante da Polícia Militar de Itapiranga, FLÁVIO PAULUS, a cidade teve saídas de policiais para atuar em outras localidades e não teve o mesmo número de reposições.
O comandante do destacamento da Polícia Militar em Itapiranga entende que o projeto de militares temporários pode solucionar os problemas. De acordo com PAULUS, os profissionais iriam atuar na função administrativa, local ocupado por militares que poderiam estar nas ruas. Para o Comandante, com isso, cidades maiores teriam efetivo suficiente, permitindo locação de novos militares em cidades pequenas. Segundo o Comandante da Polícia Militar de Itapiranga, FLÁVIO PAULUS, são em torno de 10 policias militares, com escala de trabalho de 24 horas e 72 horas de folga. Desta forma, pelo menos dois militares estão em serviço diariamente. PAULUS considera que este é o mínimo necessário nas ruas para manter a cidade em ordem. Para ele, o problema é em todo o estado e a busca por mais profissionais será eterna.
Polícia Militar cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Mondaí. A prisão do homem de 62 anos ocorreu durante patrulhamento de rotina na SC-386, na comunidade de Linha Laju. Durante a abordagem, os policiais consultaram o sistema e confirmaram que havia um mandado expedido pela Comarca de Mondaí contra o suspeito. O homem foi preso e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde permanece à disposição da Justiça.
Uma motocicleta Honda CG 160 de cor azul, equipada com sidecar para transporte de carga, placas de São Miguel do Oeste, foi furtada na madrugada deste domingo no centro da cidade. Câmeras de segurança de um estabelecimento comercial flagraram a ação por volta das quatro horas e 35 minutos. As imagens mostram o suspeito chegando ao local e invadindo o estabelecimento. Ele saiu do local empurrando a motocicleta. O proprietário do veículo está solicitando o apoio da comunidade para localizar a moto, que é utilizada como ferramenta de trabalho. Qualquer informação que possa ajudar na recuperação do veículo deve ser repassada à Polícia Militar.
Por volta do meio-dia de sábado, a Polícia Militar apreendeu uma motocicleta XL 125, próximo ao acesso do CTG Portão do Oeste, na Avenida Beira Rio. Os policiais realizaram rondas e viram a motocicleta estacionada, com motor quente e dois capacetes pendurados. Durante inspeção a moto, na tentativa de identificar o veículo, foi constatado que a numeração do motor estava irregular. Desta forma, a moto foi apreendida. O dono da moto não foi encontrado.
Homem é condenado a mais de 30 anos por tentativa de homicídio em São José do Cedro. O crime ocorreu em 22 de junho de 2024. Um homem esfaqueou sua companheira em Guarujá do Sul. Após a agressão, ele fugiu do local dirigindo, mesmo com o braço quebrado. A polícia foi acionada e encontrou o acusado na BR-163, em direção a São José do Cedro. Segundo a polícia, o veículo do réu colidiu na contra mão de direção com a viatura da PM. A defesa do homem alega que ele estava sob efeito de entorpecentes e não tinha consciência de seus atos. O Tribunal do Júri da Comarca de São José do Cedro condenou o réu a 30 anos, 10 meses e seis dias de reclusão em regime fechado.
Ex-vereadora de Tigrinhos volta ao banco dos réus nesta segunda-feira. A comarca de Maravilha julga novamente uma ex-vereadora acusada de envolvimento em um caso que resultou na morte de um idoso em 2021. Em outubro de 2022, ela havia sido condenada pelos crimes de ameaça e tentativa de denunciação caluniosa, mas teve a sentença anulada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que determinou novo julgamento. Segundo a denúncia do Ministério Público, a então parlamentar, acompanhada de outro acusado, foi até uma propriedade rural para cobrar aluguéis atrasados do homem que residia no local desde maio de 2021. Um dia antes, de acordo com o processo, ela teria registrado na delegacia uma queixa alegando ter sido ameaçada pelo locatário.
Investigação aponta, que ex-vereadora não era mais proprietária do imóvel. A investigação da Polícia Civil identificou que ela havia transferido o bem como forma de pagamento de uma dívida junto a uma cooperativa de crédito. Durante a visita, houve uma discussão que terminou com a morte do idoso. O homem que acompanhava a ex-vereadora foi apontado como autor dos disparos e condenado, em primeira instância, a 16 anos, nove meses e 15 dias de prisão em regime fechado. Ele permanece preso. A sessão no tribunal do júri analisa novamente a participação da ex-vereadora no episódio.