ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-07-2021 Quarta-Feira

-ADOLESCENTES ENTRE 12 A 17 ANOS SERÃO INCLUÍDOS NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID

-GOVERNO DE SC ENVIA ALTERAÇÕES DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA À ALESC

-SANTA HELENA MANTÉM AULAS PRESENCIAIS CANCELADAS ATÉ SEGUNDA-FEIRA

-SÃO JOÃO DO OESTE FARÁ LEILÃO DE VEÍCULOS E MÁQUINAS

-BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO PARA USAR TECNOLOGIAS EM OCORRÊNCIAS

-ENTIDADE REATIVA FESTIVAL DA CARNE SUÍNA

-INCÊNDIO DESTROI RESIDÊNCIA NO CENTRO DE TUNÁPOLIS

-JOVEM COM HISTÓRICO DE OCORRÊNCIAS MOBILIZA POLÍCIA POR AMEAÇAR A MÃE


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 10 graus. A mínima das últimas horas foi de um grau negativo. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 15 centavos. O euro está valendo seis reais e oito centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


A União Europeia deverá para cumprir a meta de completar a vacinação de pelo menos 70 por cento da população adulta até o fim do verão no hemisfério norte. Segundo a Comissão Europeia, até agora, 70 por cento dos moradores do bloco já receberam a primeira dose.O anúncio da meta foi feito pela Comissária de Saúde da União Europeia, STELA KYRIAKIDES. Ela disse que 57 por cento dos moradores estão completamente vacinados. Após um forte reforço no abastecimento a partir do segundo trimestre, especialmente de vacinas da Pfizer-BionTech, a presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN disse que a União Europeia, agora, está entre os líderes mundiais.


Portugal pediu ao restante da Europa mais vacinas contra a Covid-19, para acelerar sua campanha de imunização. O anúncio é da ministra da Saúde, MARTA TEMIDO. Portugal espera receber quase um milhão de doses de vacinas nas próximas três semanas. As autoridades já obtiveram uma entrega adicional de 290 mil doses da Noruega e negociam com a Itália outras 300 mil doses suplementares. Nesta terça-feira, o país recebeu outras 200 mil doses da AstraZeneca compradas da Hungria e destinadas aos países africanos de língua portuguesa e ao Timor-Leste. O governo português também deseja vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos antes do início do ano letivo mas, por enquanto, aguarda a aprovação das autoridades sanitárias.


O Centro de Controle de Doenças, CDC, na sigla em inglês, órgão dos Estados Unidos responsável pelo combate às pandemias, voltou atrás e recomendou nesta terça-feira que pessoas que receberam vacina contra o coronavírus voltem a usar máscaras quando estiverem em ambientes fechados, de acordo com a circunstância. A preocupação é com a variante delta, que é mais contagiosa, e tem infectado aqueles que já receberam duas doses de vacina, de acordo com relatórios de saúde. Quase metade da população americana já recebeu duas doses de vacina, de acordo com a plataforma Our World In Data. São cerca de 163 milhões de pessoas.


Uma perícia feita pelo Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, em câmeras de segurança, concluiu que nenhuma pessoa estranha entrou no apartamento funcional onde a deputada federal JOICE HASSELMANN mora, em Brasília, entre os dias 15 e 20 de julho. A corporação concluiu, nesta terça-feira, o inquérito que apura um incidente ocorrido no imóvel, na madrugada de 18 de julho. A parlamentar afirma que acordou na madrugada com diversos hematomas e percebeu manchas de sangue no chão, mas não se lembra do que ocorreu. O inquérito foi encaminhado para o Ministério Público Federal, mas o procurador WELLINGTON DIVINO MARQUES DE OLIVEIRA decidiu devolver os autos à corporação e afirmou que só vai se manifestar após o término de todos os laudos periciais.


O presidente JAIR BOLSONARO nomeou o senador CIRO NOGUEIRA ministro chefe da Casa Civil. A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União". NOGUEIRA ocupa agora a vaga que era de LUIZ EDUARDO RAMOS, transferido e nomeado também nesta quarta como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Essas mudanças também alteraram o rumo de ONYX LORENZONI no governo. Ele era ministro da Secretaria-Geral da Presidência e foi nomeado, também nesta quarta, ministro do recém-criado Ministério do Trabalho e Previdência. As mudanças integram a minireforma ministerial mais simbólica da gestão BOLSONARO. Pela primeira vez, o Centrão comandaria um dos ministérios mais importantes do governo.


O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, anunciou nesta terça-feira que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19. A medida foi acertada durante reunião entre o ministério e representantes de Estados e municípios. A inclusão será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados. QUEIROGA disse que a expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro e a partir daí o governo vai decidir a data para começar a imunizar os adolescentes contra a doença.



As empresas de tecnologia da informação de Santa Catarina informam que até o final deste ano e 2023 vão gerar 16 mil 612 novos empregos diretos, dos quais nove mil 303, o equivalente a 56 por cento, serão para desenvolvedores de softwares. Este é o resultado de pesquisa inédita sobre oportunidades de trabalho realizada pela Associação Catarinense de Tecnologia. O levantamento mostrou que até o final de 2021 serão quatro mil e 500 novas vagas. A pesquisa apurou que o maior número de vagas está sendo aberto na Grande Florianópolis, e, na sequência, no Norte do Estado. O Oeste deve gerar mais de mil e 600 vagas no setor de tecnologia até o final de 2023.


Os protocolos sanitários e detalhes técnicos que serão adotados no evento-teste de retomada em Santa Catarina foram divulgados nesta terça-feira, pelo Grupo de Trabalho formado por diversos órgãos do Governo do Estado. O show da Camerata de Florianópolis na noite de quinta-feira no Teatro do Centro Integrado de Cultura vai servir para balizar o retorno das atividades do segmento com o máximo de segurança e protocolos necessários. Todos os participantes precisam estar completamente imunizados com dose única ou duas doses da vacina contra a Covid-19. Depois da apresentação, elas serão acompanhadas/monitoradas por 14 dias por equipes de pesquisa da Unisul e da Univali por meio de busca ativa e de uma plataforma de rastreabilidade desenvolvido pela SANTUR em parceria com o setor de eventos estadual.


Já está na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o novo texto da Reforma da Previdência do governo CARLOS MOISÉS DA SILVA. O substitutivo global foi enviado nesta terça-feira e será analisado a partir de hoje pelas comissões permanentes envolvidas na discussão. São pelo menos 20 alterações na redação original. O novo formato enviado pelo Executivo atende parcialmente a pedidos feitos pelas categorias recentemente, inclusive na audiência pública feita na Assembleia. Entre eles estão a questão do pedágio para a aposentadoria. Além disso, haverá também mudanças na questão da pensão por morte, que era requisitada por algumas categorias. Na manhã desta terça, o líder de governo na Alesc, ZÉ MILTON SCHEFFER, se reuniu com secretários de Estado para discutir a questão. Segundo ele, foram contempladas 30 das 73 emendas apresentadas. O impacto será de sete bilhões de reais no projeto original.


-UNIDADE DE SAÚDE DE DESCANSO REGISTRA PROBLEMAS NO FORNECIMENTO DE INSULINA

-SANTA HELENA MANTÉM AULAS PRESENCIAIS CANCELADAS ATÉ SEGUNDA-FEIRA

-SÃO JOÃO DO OESTE FARÁ LEILÃO DE VEÍCULOS E MÁQUINAS

-BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO PARA USAR TECNOLOGIAS EM OCORRÊNCIAS

-ENTIDADE REATIVA FESTIVAL DA CARNE SUÍNA DE TUNÁPOLIS E SANTA HELENA


O frio intenso previsto para essa semana desperta atenção sobre os cuidados na criação de abelhas. De acordo com o extensionista rural da Epagri de SMO, VILMAR MILANI, alertas estão sendo emitidos pelos meios de comunicação para que os produtores tenham cuidado maior e proteger o enxame. Uma orientação é abrir espaço maior na caixa, para conservar a cera, colocar uma entretampa ou um alimentador onde é condicionado o açúcar, para nutrir as abelhas, logo em cima da primeira caixa, que seria o ninho. Assim haverá uma pequena abertura para elas subirem e buscar o açúcar que é fornecido. Esta ação, segundo MILANI, ajuda a formar efeito estufa dentro do ninho, onde as abelhas têm que manter aquecido, para a família ficar viva e manter as crias.


O apicultor também pode usar um redutor de alvado na portinha de entrada das caixas. Trata-se de um simples pedaço de madeira, deixando uma pequena abertura na parte de cima, para as abelhas passarem. De acordo com o extensionista da Epagri, esta iniciativa ajuda muito a proteger o enxame do frio. Caso contrário, sem este pedaço de madeira, as abelhas são obrigadas a fazer uma parede entre elas durante a noite, para não deixar escapar o calor. Por esse motivo, essa madeira ajuda a manter a abelha no ninho. É uma prática simples, mas que gera grande resultado para as abelhas. VILMAR MILANI ressalta que o ambiente externo é indiferente, porém na abertura da caixa precisam ser mantidas temperaturas entre 35 e 36 graus, para a família se manter viva e as abelhas protegerem as larvas que vão nascer, caso contrário o enxame entra em colapso.


Para manter o aquecimento na caixa, o trabalho das abelhas é significativo e também há grande consumo de mel nos períodos mais frios. Segundo MILANI, quando o ambiente externo é de oito graus, o consumo de mel já aumenta bastante, pois a abelha precisa do alimento para engordar e produzir calor, que vai ajudar a manter a temperatura interna. O extensionista da Epagri salienta que o apicultor deve disponibilizar fonte de energia e de proteína no período de maior frio. A energia consiste no açúcar VHP, que é encontrado em estabelecimentos especializados em apicultura, e pode ser fornecido na forma natural. Outra fonte de energia é o açúcar cristal, que é um pouco mais escuro e úmido, absorve mais umidade e a abelha se alimenta do líquido que se acumula a partir dele.


Já a fonte protéica é uma mistura de proteína de soja, levedura de cerveja, açúcar e mel. Cursos fornecidos pela Epagri informam sobre esta alimentação, e a receita também está disponível no site do órgão estadual. VILMAR MILANI acrescenta que uma boa alimentação precisa ser mantida também nos próximos meses, até início de outubro, pois agora é um período em que o enxame tende a crescer. Um período prolongado de frio e chuva, sem entrada de alimentos, causa a chamada diapausa, onde a abelha cessa ou diminui drasticamente o período de postura. Ao invés de crescer, neste caso o enxame diminui, pois acaba morrendo.


A unidade de saúde de Descanso registra problemas no fornecimento de insulina. Conforme a farmacêutica MARAÍSA ARPINI, houve atraso na entrega da insulina, que é um medicamento utilizado por vários pacientes diabéticos do Tipo 1. Eles precisam usar insulina para manter os níveis de açúcar no sangue normais. MARAÍSA explica que o próprio Ministério da Saúde já havia avisado sobre atraso no fornecimento. O órgão federal repassou como sugestão aos pacientes que necessitam, que adquiram na farmácia popular. O paciente deve se dirigir à farmácia com a receita renovada e munido de carteira de identidade, para então comprar a insulina em frascos. Antes da pandemia da Covid-19, a receita era fornecida para seis meses e agora é de um ano.


Por ser um item básico, o município de Descanso adquiria a insulina, mas em virtude do fato de existirem muitos diabéticos, o Ministério da Saúde complementa com valor em dinheiro, pois seria bem caro para o paciente. O SUS disponibiliza dois tipos de insulina e recentemente o estado passou a ofertar mais um tipo. Em Descanso, por exemplo, 60 pacientes utilizam insulina, a maioria com diabetes Tipo 1. A farmacêutica da unidade de saúde salienta que o paciente deve ministrar a insulina em casa, e dependendo do receituário médico, pode aplicar pela manhã e à noite, ou de meio dia e à noite. MARAÍSA ARPINI reitera que o tratamento segue por toda vida do paciente com diabetes.


Em virtude da queda da temperatura nesta semana, com as mínimas próximas a zero grau, a Secretaria de Educação de Santa Helena decidiu cancelar as aulas presenciais. Elas seriam retomadas hoje, após o período de recesso. Conforme a secretária da pasta, LAÍS TELEKEN, a queda brusca da temperatura impossibilita o cumprimento do Plano de Contingência, que prevê manter janelas e portas das salas de aulas abertas, para ventilação, o que não seria possível neste frio. LAÍS comenta que várias famílias já entraram em contato com a escola e com a Secretaria de Educação, informando que não vão mandar os filhos para o educandário com a previsão de temperaturas baixas se concretizando. A secretária pontua que haveria um alto índice de abstenção escolar nesse período, por isso a opção por manter o remoto nessa semana e voltar para o híbrido na segunda-feira. Ainda nesta quarta ou quinta-feira os estudantes devem retirar atividades na escola para fazer em casa enquanto aguardam as aulas presenciais. LAÍS TELEKEN compreende que é uma situação atípica, mas defende que o cumprimento do Plancon não pode ficar apenas no papel.


O projeto de renovação da frota e redução de custos de manutenção terá uma importante etapa nesta sexta-feira, em São João do Oeste. O Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, VANDERLEI PASOLINI, destaca a realização de leilão com venda de veículos e máquinas. Serão 14 lotes com diversos itens de bens inservíveis. O orçamento inicial estabelece valor mínimo com soma de pouco mais de 300 mil reais. O município espera arrecadar até 500 mil reais com base nos reajustes que ocorreu após a avaliação feita por uma comissão e boas condições de alguns veículos. PASOLINI salienta que estará à disposição veículos de várias secretarias, ambulância, rolo compactador, escavadeira hidráulica, retroescavadeira e ônibus escolar. O secretário lembra que valores arrecadados com a venda de veículos das secretarias de educação e saúde devem ser aplicados para aquisições destinadas para estas pastas.


VANDERLEI PASOLINI informa ainda que nesta semana será lançado processo para compra de novos veículos. Este procedimento será realizado na modalidade, Tomada de Preço. Nesta condição o município efetua a compra e solicita os veículos conforme a necessidade de cada secretaria. O secretário de Administração, Planejamento e Finanças avalia que a situação financeira de São João do Oeste é boa e permite aquisições para a reposição da frota, contando também com valores arrecadados no leilão desta sexta-feira. PASOLINI destaca que alguns carros serão solicitados imediatamente, pois o leilão inclui veículos que ainda estavam em uso e somente serão vendidos devido ao custo de manutenção que inviabiliza na alta quilometragem que os serviços demandam na prefeitura.


De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste e responsável pelo grupamento de Mondaí, OLDAIR SCHMITZ, no último fim de semana houve um treinamento de força tarefa para os bombeiros, no intuito de aprenderem a utilizar tecnologias nas ocorrências, como é o caso do drone. O treinamento foi proporcionado pelo Batalhão regional, que conta com 11 quarteis. SCHMITZ frisa que o uso de tecnologias, através de satélites, auxilia em situações como incêndio florestal, entre outras que são muito comuns na região, como desaparecimento de pessoas com Alzheimer ou que inclusive tentam suicídio.


Conforme SCHMITZ, uma busca compreende vários estágios, desde o planejamento, coleta de informações, deslocamento e ação direta. Técnicas diferentes são utilizadas em diversos momentos dessa busca, por isso defende a importância do treinamento, para que na hora da execução isso funcione e a possibilidade de sucesso na operação seja maior. O comandante do grupamento de Iporã do Oeste salienta que os bombeiros estão se acostumando com novas formas de trabalho, que visam acompanhar países de primeiro mundo, com tecnologias para um trabalho mais eficiente. Em relação ao quartel inaugurado em Mondaí há mais de um mês, OLDAIR SCHMITZ comenta que neste município a média de atendimentos é igual e às vezes até superior a Iporã do Oeste. O comandante comenta que isso já era até esperado, pelo tamanho da área atendida, que também compreende Riqueza. Ele chama atenção para ocorrências de acidente de trabalho, principalmente no interior. Em alguns locais, antes da instalação do quartel, o deslocamento de Iporã do Oeste demorava quase uma hora. Agora os bombeiros conseguem proporcionar uma resposta mais rápida.


O Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (AEST) já iniciou a organização do Quinto Festival da Carne Suína. O tradicional evento que valoriza a carne suína foi cancelado no ano passado, em virtude da pandemia. De acordo com o coordenador do evento e integrante do Núcleo do Jovem Empreendedor, DIEGO DILL, uma reunião foi realizada nesta segunda-feira para formar a base que vai promover o próximo evento, que deve ocorrer em 2022. Esta base é formada por dez setores, cada um com dez pessoas responsáveis. Conforme DILL, várias ações precisam ser tomadas para que o evento ocorra da melhor forma possível, por isso a importância deste trabalho em conjunto. O Festival da Carne Suína já se encaminha para a quinta edição, e segundo o coordenador do evento, sempre existe algo a melhorar para que supere as expectativas da edição anterior.


DIEGO DILL explica que o Festival consiste num jantar com prato à base de carne suína, diferente do preparo habitual do dia a dia. Os pratos são desenvolvidos por chefes destacados na gastronomia regional, que utilizam ingredientes e iguarias que tornam os pratos requintados, diferenciados e bem elaborados, para agradar o paladar do consumidor. Segundo DILL, a degustação do prato precisa ser um momento único para a pessoa. Ele ressalta que a suinocultura representa 44,5 por cento do movimento econômico de Tunápolis, e praticamente 24 por cento da economia de Santa Helena. Direta ou indiretamente, a atividade gera empregos, movimenta negócios locais e produz retorno financeiro aos municípios. Além de valorizar a carne suína, de acordo com o coordenador do Jovem Empreendedor da AEST, o Festival promove uma integração com a comunidade e também a representatividade dos municípios de Santa Helena e Tunápolis.


O integrante do Núcleo do Jovem Empreendedor da AEST enfatiza que o Festival da Carne Suína possui cunho maior do que somente um jantar, tanto que empresas são parceiras do evento e colaboram com patrocínio. Em relação ao Núcleo, DILL pontua que a pandemia instigou a rever processos e replanejar ações. Os integrantes da entidade realizam desde reuniões remotas a assembleias gerais ordinárias, a nível estadual, de forma online. DIEGO DILL reitera que é preciso se adaptar à realidade, e até mesmo se reinventar e mobilizar os nucleados, para não parar no tempo. Dificuldades e momentos desafiadores, segundo ele, exigem maior motivação e dedicação para cumprir o calendário. O coordenador do Festival acrescenta que muitas atividades serão realizadas neste evento e conforme houver mais novidades, novas informações serão divulgadas.


-INCÊNDIO DESTROI RESIDÊNCIA NO CENTRO DE TUNÁPOLIS

-JOVEM COM HISTÓRICO DE OCORRÊNCIAS MOBILIZA POLÍCIA POR AMEAÇAR A MÃE


Incêndio destruiu totalmente uma casa de madeira, de 100 metros quadrados, na Rua São Miguel, centro de Tunápolis. Foi por volta das 3h da madrugada de hoje. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste utilizou aproximadamente 18 mil litros de água para o combate e rescaldo, mas não conseguiu evitar os danos na residência, que foi consumida pelas chamas. A proprietária já havia sido conduzida para a casa de familiares e não conseguiu salvar os pertences. Não houve vítimas e as causas estão sendo apuradas.


Perturbação por som alto gera conflito entre vizinhos. Um boletim de ocorrência por perturbações foi registrado ontem. Conforme relatório da Polícia Militar o desentendimento vem ocorrendo na Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. De acordo com a PM, vizinhos se queixam das recorrentes perturbações. O boletim foi encaminhado a Policia Civil e a Promotoria de Justiça juntamente com os outros registrado já realizados para mais apurações sobre os fatos. No último fim de semana a Policia Militar foi acionada duas vezes para atenderocorrência na mesma residência.


Jovem com histórico de ocorrências mobiliza a polícia por ameaçar a mãe. A ocorrência foi registrada por volta das 19 horas e 30 minutos, na Rua São Jacó, em Itapiranga. A Polícia Militar foi acionada em virtude de ameaças no âmbito da Lei Maria da Penha, onde um jovem de 19 anos ameaçou sua mãe de 43 anos. Ele também teria quebrado alguns objetos dentro de casa. A mulher não quis representar contra o filho. Foi efetuado o registro e encaminhado para a Policia Civil para apurações. O jovem tem histórico de ocorrências desde quando era menor de idade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.