ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 28/07/2020

GLOBO EM FOCO – 28/07/20

-MDB E DEM DEIXAM O CHAMADO 'BLOCÃO' NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

-SC TEM PRIMEIRA TRANSFUSÃO DE PLASMA SANGUÍNEO DE PACIENTE CURADO DA COVID

-IDOSO DE 86 ANOS É A PRIMEIRA VÍTIMA DA COVID-19 EM SÃO JOÃO DO OESTE

-FUNCIONÁRIOS ORGANIZAM ALMOÇO BENEFICENTE EM PROL DO HOSPITAL DE TUNÁPOLIS

-ITAPIRANGA GARANTE ECONOMIAS PARA NOVAS OBRAS

-SÃO JOÃO DO OESTE INICIA PROJETO FOTOS HISTÓRICAS

-IDOSO SEGUE DESAPARECIDO EM SÃO JOÃO DO OESTE

-AMBULANTE É PRESO EM GUARACIABA POR HOMICÍDIO NO CEARÁ

O Tempo em Itapiranga apresenta-se estável com chuva. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 22 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e sete centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O governo britânico lançou um plano de dois bilhões de libras, o equivalente a 13 bilhões de reais, para promover a prática da caminhada e do ciclismo na Inglaterra. As atividades ganharam popularidade desde o início da pandemia da Covid-19 devido ao temor do uso do transporte público. Além da construção de milhares de quilômetros de ciclovias, o governo pagará o conserto de bicicletas no valor de 50 libras. O governo explicou ainda que irá fomentar a realização de cursos para ensinar a prática do ciclismo. Em alguns bairros, os médicos serão incentivados a prescrever o ciclismo como prática esportiva e seus pacientes poderão usar bicicletas graças à intervenção de centros de saúde locais.


Agricultores familiares da América Latina e do Caribe relatam dificuldades para venda de seus produtos por conta da pandemia do novo coronavírus e acreditam que isso irá poderá afetar o fornecimento de alimentos básicos na região. É o que afirma uma pesquisa divulgada pelo Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola nesta terça-feira. A entidade realizou o levantamento entre maio e junho deste ano e ouviu 118 entidades, entre institutos de pesquisa, ONGs e organizações sindicais representantes da agricultura familiar em 29 países das Américas, incluindo o Brasil. Das Américas, ficaram de fora Bahamas, Barbados, Suriname, Estados Unidos e Canadá.


O presidente do Comitê de Relações Internacionais da Câmara dos Estados Unidos, ELIOT ENGEL, se manifestou nesta segunda-feira contra o apoio expressado pelo deputado brasileiro EDUARDO BOLSONARO à reeleição de DONALD TRUMP à presidência. Segundo ELIOT, isso é “vergonhoso e inaceitável”. Ele afirmou que a família BOLSONARO precisa ficar de fora das eleições nos Estados Unidos. Esta não é a primeira vez que EDUARDO BOLSONARO declara publicamente seu apoio à reeleição do presidente norte-americano, que disputará as eleições de novembro contra o democrata JOE BIDEN.


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, determinou que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro forme uma nova comissão especial para analisar o processo de impeachment do governador WILSON WITZEL. O governador é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal na Operação Placebo, em razão de supostas fraudes em contratos na saúde, firmados para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, mesma razão que motivou o processo de impeachment. WITZEL nega ter cometido irregularidades.


Líderes partidários do MDB e do DEM na Câmara dos Deputados informaram nesta segunda-feira que as bancadas vão deixar o chamado "blocão" de 221 parlamentares comandado pelo líder do Progressistas, ARTHUR LIRA. O parlamentar é também o principal articulador do Centrão – grupo informal de partidos que, recentemente, passou a integrar a base do governo na Câmara. As legendas já calculam o impacto de decisões desse tipo na sucessão do posto, atualmente ocupado por RODRIGO MAIA. Oficialmente, os partidos argumentam que o "blocão" foi formado para garantir o comando da Comissão Mista de Orçamento e que o objetivo já foi alcançado.


O ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores SILVIO JOSÉ PEREIRA, o ex-diretor de Serviços da Petrobras RENATO DUQUE e o empreiteiro CÉSAR ROBERTO SANTOS DE OLIVEIRA, administrador da GDK, foram condenados por corrupção nesta segunda-feira em processo da Operação Lava Jato. A acusação é de que eles acertaram uma propina de sete milhões de reais em contrato de 469 milhões da empreiteira GDK com a estatal, para fornecer materiais e serviços nas obras da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, no Espírito Santo, entre 2004 e 2005. PEREIRA foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, DUQUE foi condenado a três anos e 11 meses em regime aberto e OLIVEIRA pegou quatro anos e cinco meses em regime semiaberto.

A Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, anunciou na tarde desta segunda-feira o cancelamento da Oktoberfest 2020 e da festa de Réveillon por causa da pandemia do novo coronavírus. Para tentar diminuir o contágio da doença, a administração municipal também divulgou que serão mantidas restrições atualmente em vigor e impôs mais medidas de isolamento social a partir desta terça. As novas regras terão duração de 14 dias. Conforme o último boletim do governo do estado, Blumenau tem quase quatro mil e 400 casos de Covid-19, incluindo 41 mortes, e integra uma das regiões estaduais em situação gravíssima por causa do novo coronavírus.

O corregedor Nacional do Ministério Público, RINALDO REIS, vai propor a instauração de pedido de remoção por interesse público do promotor de Justiça HENRIQUE LIMONGI, do Ministério Público de Santa Catarina. O servidor público atua na Promotoria de Justiça de Florianópolis, responsável pela fiscalização das habilitações de uniões civis, e contesta o casamento entre pessoas do mesmo sexo, sob o argumento de que age conforme o que diz a Constituição Federal. Do total de 46 habilitações de uniões entre casais do mesmo sexo em 2019, todas foram impugnadas pelo promotor HENRIQUE LIMONGI, mas depois foram autorizadas judicialmente.

A primeira transfusão de plasma sanguíneo de um paciente que se recuperou da Covid-19 foi feita em Santa Catarina há 10 dias. O procedimento é estudado como forma de tratamento contra a doença. O método ainda não tem eficácia comprovada, mas é autorizado pelo Ministério da Saúde para pacientes graves. O plasma é uma parte do sangue. Ele já foi usado em outras doenças para o tratamento dos pacientes. Em Santa Catarina, até agora quatro pacientes receberam o plasma convalescente como uma possibilidade de ajudar no tratamento à Covid-19. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Encerra nesta semana o prazo para inscrição no programa de certificação de propriedades. Exames são realizados com foco na erradicação de brucelose e tuberculose. Conforme o assessor de programas da Secretaria de Agricultura de Itapiranga, MANUEL ARBO, os produtores rurais precisam comparecer na prefeitura até sexta-feira para aderirem aos incentivos oferecidos pelo município. Certificação faz parte do programa Cidade Empreendedora em parceria com o Instituto I-FAI que colocou Itapiranga em destaque no estado de Santa Catarina como o município de maior número de certificação de propriedades livres de Tuberculose e Brucelose. MANUEL ARBO salienta que é preciso apresentar o inventário atualizado de animais da propriedade, documentos pessoas e senha da Cidasc.

Melhor preço pago pela produção de leite estão entre as vantagens da certificação de propriedades. O assessor de programas da prefeitura reforça que laticínios e cooperativas oferecem gratificação para produtores que possuem certificação livre de Tuberculose e Brucelose. MANUEL ARBO informa que a procura por inscrição é boa e ainda é possível aderir ao programa. Itapiranga possui várias etapas com certificação e retificação de propriedades. O grupo que está sendo formado no momento deve ser o último neste ano. MANUEL ARBO lembra que no primeiro semestre já ocorreu outra etapa esgotando as vagas disponíveis.

Vereadores aprovam cinco projetos do Executivo. Sessão ordinária foi realizada na noite de ontem por meio de sistema remoto. Os vereadores apreciaram cinco dos sete projetos protocolados pelo poder executivo na semana passada. Com o parecer do assessor jurídico da Câmara e das comissões permanentes, as cinco matérias foram aprovadas, por unanimidade. O primeiro projeto colocado em discussão no plenário virtual autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do Fundo Municipal de Saúde no valor de um milhão 365 mil reais. O valor foi repassado pelo Governo Federal ao município para o combate a Covid-19, além do valor de 11 reais proveniente de doações em favor do Fundo Municipal de Saúde, também por conta da Covid-19. Outro projeto autoriza convênio de cooperação técnica e financeira com o Estado de Santa Catarina no valor de 17 mil reais com finalidade a implantação de cercas e portões de acesso aos quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Na sessão de ontem os vereadores também autorizaram o município celebrar convênio entre o Fundo Municipal de Saúde e o Instituto Santé, Hospital Sagrada Família. Objetivo é de efetivar a transferência de 200 mil reais para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Outros projetos apreciados pelos vereadores, autorizam a abertura de crédito adicional especial no orçamento para viabilizar os convênios da área da saúde e de investimentos no quartel dos bombeiros e do pelotão da Polícia Militar.

Funcionários organizam almoço beneficente em prol do hospital de Tunápolis. Segundo a enfermeira ANDREIA PAULUS, a macarronada será realizada no dia oito de agosto, e será servida em forma de marmita. Ela destaca que o objetivo é arrecadar recursos para manutenção e investimentos no hospital. A enfermeira ressalta que este ano, em função da pandemia, não será realizada a tradicional galinhada no tacho, para evitar a aglomeração de pessoas. Ela explica que a macarronada será servida com molho de frango, e o objetivo é vender cerca de mil marmitas. ANDREIA comenta que as fichas serão vendidas somente de forma antecipada ao valor de 15 reais, e para a retirada das marmitas serão respeitadas as normas de isolamento e uso de máscara e álcool 70.

Os pontos de venda das fichas para a macarronada são no hospital, com os funcionários, nos mercados Veneza, Cooper A1, Spies e Sicoob e em Santa Helena na Cooper A1, Sicoob e mercado Encanto. A enfermeira lembra que a retirada das marmitas, no dia oito de agosto, deve ser feita no lar dos idosos, das 11 e 15 até as 12 horas e 30 minutos. No mesmo horário, haverá ponto de entrega de marmitas nos pavilhões em Santa Helena. ANDREIA PAULUS reforça que a obtenção de recursos se justifica ainda mais neste momento em que o hospital precisa realizar investimentos na compra de materiais e equipamentos importantes para o enfrentamento da pandemia. Além de Tunápolis, a entidade atende também pacientes de Santa Helena. Na ala psiquiátrica de saúde mental são atendidos pacientes de toda região.

Idoso de 86 anos é a primeira vítima de Covid-19 em São João do Oeste. O município registra primeira morte por Covid-19, por volta das 16 horas de ontem. O homem que residia na cidade, estava internado no Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste. O médico atestou como causa da morte a doença causada pelo novo Coronavírus. A informação foi divulgada no boletim oficial da Secretaria de Saúde. Conforme o secretário de Saúde de São João do Oeste, VITUS RITTER, o idoso já possuía histórico de problemas de saúde e com a Covid-19 acabou falecendo. Já o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou o sexto óbito por COVID-19 confirmado na Unidade. O paciente é um idoso de 87 anos, morador da cidade de Caibi.

São João do Oeste mantém rigor nos protocolos e alerta população para cuidados na prevenção. O secretário de Saúde VITUS RITTER lembra que o município possui 54 casos confirmados, oito permanecem com a doença e 45 já estão recuperados. 62 exames tiveram resultado negativo para a Covid-19. RITTER informa ainda que no momento São João do Oeste não possui nenhum paciente internado por decorrência do novo Coronavírus. No Hospital Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, a ocupação, atualizada nesta segunda-feira, é de cinco pacientes confirmados na UTI. Na Enfermaria são mais sete pessoas com resultado positivo e um suspeito.

Município ajusta as contas e garante realização de obras na cidade e interior. Período eleitoral preocupa devido a necessidade de iniciar obras para justificar investimentos. Conforme o secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga a data limite para iniciar obras respeitando o período eleitoral é 14 de agosto. JAIME HENKES, destaca que vários recursos estão sendo liberados pelos governos estadual e federal e a equipe técnica luta para superar entraves burocráticos. O desafio é de agilizar licitações e o início de obras para estar dentro do prazo legal. Cita que os setores ligados a secretaria de Fazenda e Planejamento estão com o máximo de empenho para agilizar os projetos e toda a documentação necessária. O secretário observa que o município também possui limitações por depender de atos dos órgãos que possuem convênios na liberação de recursos.

JAIME HENKES afirma que importantes empreendimentos estão garantidos e outros ainda aguardando confirmação. Salienta ainda que a incerteza sobre o futuro na arrecadação, foi preciso suspender algumas obras e cancelar investimentos, em nome de equilíbrio nas contas públicas. Para o secretário as medidas adotadas surtiram efeito positivo com economia significativa nos gastos da prefeitura. O secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga destaca pavimentação asfáltica de ruas na cidade e ainda nos centros comunitários de linha Conceição e Santo Antônio. JAIME HENKES afirma que o município já possui garanti de recursos para obras no complexo educacional em Santa Fé Alta. Ele considera que o cenário atual está mais animador permitindo investimentos com a garantia de honrar os compromissos.

São João do Oeste desenvolve projeto de resgate histórico e cultural. Uma comissão foi formada por membros da comunidade para mobilizar a população. O projeto ocorre em parceria com museu, Conselho Municipal de Turismo e o departamento de Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura. Conforme o professor de história, DOUGLAS FRANZEN, o projeto Fotos com História está sendo elaborado há várias semanas e durante o mês de agosto será colocado em prática. Destaca que as pessoas que possuem registros sobre diferentes épocas do município e temas variados, podem contribuir para o resgate histórico de São João do Oeste. As fotos antigas devem ser levadas ao museu do município para serem digitalizadas e devolvidas aos donos. FRANZEN ressalta que não é intenção ficar com as fotografias, mas apenas ter um registro para o trabalho que está sendo realizado.

O professor chama atenção para a importância de preservar a história do município e organizar de forma digital momentos que foram eternizados no passado. A casa da cultura do município vai ser o centro de coleta destes registros. De acordo com DOUGLAS FRANZEN, o projeto também visa fomentar o turismo cultural em São João do Oeste que ganha força em várias temáticas germânicas e o trabalho com fotos históricas vai contribuir. Salienta que o turismo cultural cresce na região, motivado pelo interesse das pessoas em conhecerem o cotidiano, a culinária e a forma de trabalho na cidade e interior. FRANZEN elogia a riqueza da cultura preservada pelos corais, grupos de danças e a identidade cultural da rotina diária. O professor avalia que muitas fotografias que não recebem a devida atenção podem ser registros importantes sobre a colonização e outros aspectos do município.

De acordo com DOUGLAS FRANZEN, é preciso que as pessoas valorizem a cultura, as comunidades e os grupos culturais. O professor aponta os municípios da microrregião com grande potencial também na culinária germânica e São João do Oeste procura preservar aspectos simples e importantes. Ele cita como exemplo a prática de fazer cuca, um conhecimento histórico e que não pode se perder e que tem grande importância para a cultura e o turismo. A prioridade é desenvolver o projeto durante o mês de agosto para garantir acervo que possibilite a produção de vídeo a partir das fotografias. FRANZEN ressalta que a coleta destes registros prossegue e não tem prazo estabelecido para encerrar. Segundo o professor, a cultura local é muito rica pela colonização germânica e precisa ser preservada.

Idoso com esquizofrenia segue desaparecido em São João do Oeste. Familiares de JOSÉ JOÃO VIER, de 64 anos, morador de Beato Roque, interior de São João do Oeste, pediram ajuda ontem após o homem desaparecer. Ele sofre de esquizofrenia e saiu de casa na madrugada de ontem vestindo casaco listrado nas cores branca e vermelha, calçando pantufas. A polícia foi acionada e realizou buscas de Beato Roque até a cidade de com auxílio do cão farejador do Canil de São Miguel do Oeste. Na manhã de hoje foi solicitado auxilio do Corpo de Bombeiros de Itapiranga. Uma guarnição foi até a residência do idoso para coleta de informações e buscas.

PM flagra diversos bares com aglomerações no final de semana. A Polícia Militar flagrou dois bares em São Miguel do Oeste, um na rua 15 de novembro no centro e outro no Bairro Progresso com aglomeração de pessoas. Em Guaraciaba foi fechado um bar por descumprir as medidas de isolamento e foi flagrado duas festas, sendo que em uma delas havia 17 pessoas e na outra seis pessoas. Devido a perturbação do trabalho e do sossego alheio foi recolhido o som e apreendido o veículo. Em Mondaí um estabelecimento comercial também foi flagrado descumprindo as regras de funcionamento. Os responsáveis pelas aglomerações e descumprimento das regras de funcionamento responderão judicialmente.

Polícia Civil prende autor de crimes de violência doméstica. Na tarde da última quarta-feira a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, DPCAMI, de São Lourenço do Oeste, cumpriu mandado de prisão preventiva de um rapaz de 18 anos, investigado por crimes de lesões corporais, ameaça e extorsão, todos cometidos no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. No curso das investigações, a Polícia Civil representou pela decretação da medida restritiva da liberdade do investigado, que já respondeu a diversos procedimentos em razão da prática destes crimes. O homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Vendedor ambulante é preso em Guaraciaba por homicídio cometido no Ceará. O fato ocorreu no sábado, às 16 horas, quando a Polícia Militar cumpriu mandado de prisão na Rua 13 de Maio em Guaraciaba. A Polícia Militar viu dois homens vendendo produtos ambulantes e efetuou a abordagem. Em consulta ao banco nacional de mandados de prisão foi possível constatar de que um deles possuía mandado de prisão da comarca de Iracema, no estado do Ceará, com data de expedição em 12 de maio de 2018 e validade de 12 de janeiro de 2047 por diversos crimes, entre eles homicídio. O homem foi preso e conduzido a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Polícia Civil prende homem investigado por dupla tentativa de homicídio. Na tarde de ontem a Polícia Civil de São Lourenço do Oeste prendeu um homem, de 27 anos, investigado por dupla tentativa de homicídio ocorrida no início da madrugada de sábado. Foi por volta da meia-noite no bairro Brasília, em São Lourenço do Oeste. Um homem efetuou diversos disparos de arma de fogo contra outros dois homens. As duas vítimas, de 28 e 36 anos de idade, foram atingidas, sendo que o último ainda está hospitalizado em estado grave. Após o crime, o autor dos disparos fugiu. Já no início da manhã, poucas horas após o crime, a Polícia Civil prendeu a pessoa investigada. Ontem, no momento do cumprimento do mandado de prisão, o investigado levou os policiais até sua casa, onde, segundo ele, estava a arma do crime: um revólver calibre 38, que foi apreendido. O preso foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Ciclista fica ferido ao ser atingido por picape no centro de Dionísio Cerqueira. Um acidente de trânsito deixou uma pessoa ferida na rotatória da Avenida Washington Luís com a Rua Rio Grande do Sul, no centro de Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu por volta das 13 horas e 50 minutos, desta segunda-feira. O condutor de uma Fiat Strada transitava pela rua Rio Grande do Sul e atingiu o ciclista quando ele cruzava a Rio Grande pela Washington Luís pela contra mão. Socorristas do Corpo de Bombeiros foram acionados e encaminharam o homem de 58 anos com suspeita de fratura na perna direita até o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira. O motorista permaneceu no local prestando os socorros.

Seguem buscas por homem desaparecido em São José do Cedro. De acordo com os Bombeiros nesta segunda-feira, os trabalhos foram realizados em busca de pessoa desaparecida na Linha Derrubada Baixa ao qual já havia sido realizado coleta de informações necessárias e busca no local. Também auxiliaram a equipe de buscas do Batalhão de Bombeiros de Xanxerê, cão e um drone. Também de São Miguel do Oeste quatro bombeiros e drone, de Anchieta um bombeiro, totalizando 19 Bombeiros, 16 Militares e três Comunitários. No local equipes deslocaram realizado buscas em matas fechadas e também ambientes abertos, buscas com apoio de drones sobrevoando locais com boa visibilidade e o Cão Iron. As buscas seguiram até às 18 horas e 30 minutos. Nas buscas não foi localizado vítima nem vestígios. Nesta terça-feira, serão retomados os trabalhos. JOÃO SIDINEI VEDOY, desapareceu no sábado em Linha Derrubada Baixa, interior de Cedro.

Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio em Descanso. Na tarde de segunda-feira, um homem, de 39 anos, indicado como sendo autor de tentativa de homicídio ocorrido na noite de sexta-feira no Distrito de Itajubá, se apresentou acompanhado de advogado. Segundo apurado pela Polícia Civil, o autor entrou em uma residência arrombando uma janela, e no local desferiu golpes com um objeto, ainda não identificado, na cabeça de um homem. A vítima foi socorrida e permanece internada no Hospital Regional de SMOeste. Na residência também foi vítima uma mulher, a qual foi atingida na cabeça, mas já liberada pelos médicos. Ela possuía medida protetiva de urgência porém havia pedido a suspensão das medidas no dia anterior ao crime. Ao ser interrogado o autor alegou ter agido sob violenta emoção.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.