ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-05-2019 Terça-Feira

-MINISTRO DO STF SUSPENDE VENDA DE SUBSDIÁRIA DA PETROBRÁS

-ESTADO VAI OFERECER QUASE DUAS MIL BOLSAS DE GRADUAÇÃO E PÓS EM 2019

-AMEOSC ORGANIZA PRIMEIRO CONGRESSO DE AGROPECUÁRIA INOVADORA DA REGIÃO

-DESCANSO AGUARDA LIBERAÇÃO DA LICENÇA DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS

-POLÍCIA MILITAR IMPLANTA REDE DE VIZINHOS EM PARCERIA COM COMERCIANTES

-LIONS CLUBE DE IPORÃ DO OESTE REALIZA SOLENIDADE DE POSSE NESTA QUARTA-FEIRA

-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA FURTO DE GADO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

-ACUSADO DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO EM JOALHERIA É CONDENADO A MAIS DE 28 ANOS DE RECLUSÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


Um porta-voz do corpo diplomático da Coreia do Norte chamou o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, JOHN BOLTON, de um "maníaco da guerra". O norte-americano havia dito que os norte-coreanos violaram sanções da Organização das Nações Unidas com o lançamento de mísseis de curto alcance no início de maio. A Coreia do Norte afirma que são parte de seus exercícios militares regulares, embora as análises dos especialistas tenham mostrado que são mísseis balísticos de curto alcance.


O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou nesta segunda que está pronto para participar das negociações em Oslo entre o governo da Venezuela e a oposição, caso todas as partes achem produtivo. A Noruega informou no sábado que representantes do governo da Venezuela e da oposição retornariam a Oslo em continuidade a uma rodada de conversações. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores russo declarou que recebia bem a notícia de que as negociações continuariam, mas alertou contra quaisquer forças exteriores que tentem impor ultimatos à liderança da Venezuela.


A delegação dos Estados Unidos decidiu abandonar nesta terça-feira a Conferência de Desarmamento, um fórum internacional da ONU que se reúne em Genebra, depois que a Venezuela assumiu a presidência rotativa. O embaixador americano ROBERT WOOD afirmou que a Venezuela é um "Estado pária". Ele saiu da sala imediatamente depois que o embaixador da Venezuela na ONU em Genebra, JORGE VALERO, começou a discursar após assumir a presidência. Estados Unidos e outros 50 países reconheceram o líder da Assembleia Nacional da Venezuela, JUAN GUAIDÓ, como presidente interino.


O Ministério da Justiça informou nesta segunda-feira que enviará ao Amazonas integrantes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária e transferirá para presídios federais alguns dos presos no estado. O órgão irá disponibilizar vagas em presídios federais para os líderes envolvidos nos massacres ocorridos em três casas prisionais amazonenses. A confirmação foi dada pelo ministro da Pasta, SERGIO MORO. De acordo com o governo do Amazonas, 15 homens morreram nesse domingo e outros 40 foram encontrados sem vida nessa segunda-feira em celas de três presídios, totalizando 55 mortos em apenas dois dias. De acordo com as autoridades locais, a situação está controlada "neste momento".


O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a venda da Transportadora Associada de Gás, subsidiária da Petrobras. A TAG atua no segmento de transporte e armazenamento de gás natural. Com uma rede de gasodutos de quatro mil e 500 quilômetros, a companhia tem capacidade de movimentação de 74 milhões de metros cúbicos por dia. A petroleira havia acertado a venda de 90 por cento da TAG por oito bilhões e 600 milhões de dólares para o grupo francês Engie, do ramo de energia. Segunda FACHIN, a venda exige licitação, conforme decisão anterior do ministro RICARDO LEWANDOWSKI, também do Supremo.


O Senado analisará nesta terça-feira a medida provisória editada pelo presidente JAIR BOLSONARO que reestruturou o governo federal. A MP está em vigor desde primeiro de janeiro e precisa ser aprovada pelo Congresso e sancionada por Bolsonaro até o próximo dia três de junho, quando perde a validade. Não há, contudo, consenso entre os parlamentares sobre o texto a ser aprovado. Com isso, deverá ser decidido no voto, por exemplo, o destino do Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Responsável pelo combate à lavagem de dinheiro e a fraudes financeiras, o Coaf está subordinado ao Ministério da Justiça desde a edição da MP, mas a Câmara aprovou transferir o conselho para o Ministério da Economia.


Santa Catarina registrou cinco mortes por causa da gripe A H1N1 em 2019, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta segunda-feira. Todos os pacientes tinham algum fator de risco associado. A campanha contra a doença vai até esta sexta-feira. Os pacientes que morreram são moradores de Blumenau e Brusque, no Vale do Itajaí, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, no Norte, e Tubarão, no Sul. Duas vítimas tinham mais de 60 anos. Em todo o estado, 66 pessoas tiveram gripe A ou B no período entre 30 de dezembro de 2018 e a última sexta-feira.


A Justiça Eleitoral divulgou nesta segunda-feira o relatório com o número de eleitores que tiveram os títulos eleitorais cancelados por não terem comparecido para votar nos últimos três pleitos. Cada turno é contabilizado como uma Eleição. Em Santa Catarina, 64 mil 866 títulos foram cancelados. A cidade que registrou a maior quantidade de títulos cancelados, em números absolutos, foi Florianópolis. Ao todo, foram sete mil 992 cancelamentos, que correspondem a dois vírgula quatro por cento do eleitorado. Em segundo lugar está Joinville, com sete mil 938 títulos cancelados. Blumenau vem logo atrás, com quatro mil 638 cancelamentos.


O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina receberá investimento de 204 milhões em 2019. O anúncio foi feito pelo governo do estado nesta segunda-feira. A verba deve ficar disponível para cursos presenciais de graduação, licenciatura, especialização, mestrado e doutora. A medida não está relacionada aos cortes anunciados pelo governo federal. A lista de bolsas pode ser consultada no site do governo do estado. O Uniedu foi criado em 2005 por meio do artigo 170. De acordo com o secretário de Estado da Educação, NATALINO UGGIONI, serão mil 986 novas bolsas no segundo semestre e que elas serão disponibilizadas também para comunidades quilombolas e indígenas.


-AMEOSC ORGANIZA PRIMEIRO CONGRESSO DE AGROPECUÁRIA INOVADORA DA REGIÃO

-DESCANSO AGUARDA LIBERAÇÃO DA LICENÇA DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS

-POLÍCIA MILITAR IMPLANTA REDE DE VIZINHOS EM PARCERIA COM COMERCIANTES

-LIONS CLUBE DE IPORÃ DO OESTE REALIZA SOLENIDADE DE POSSE NESTA QUARTA-FEIRA


Sindicato completa 52 anos de atividade em prol da agricultura familiar. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga atende também os agricultores de Tunápolis e São João do Oeste. Para o presidente da entidade, o movimento sindical é responsável por benefícios que contemplam além do setor agrícola e impactam de maneira positiva na indústria e comércio. NESTOR HAMMERSCHMITT diz que o sindicato influencia no desenvolvimento da região ao longo de 52 anos de atividades. Salienta que 28 de maio é uma data especial para ser comemorada pela agricultura familiar e outros setores produtivos. De acordo com HAMMERSCHMITT, o surgimento ocorreu por incentivo da Igreja Católica que viu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais uma forma direta de apoio nas causas da agricultura familiar.


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais não vai promover festa, mas terá atividades especiais em prol dos associados. NESTOR HAMMERSCHMITT informa que o trabalhador rural que estiver com anuidade quitada até hoje ganha desconto e ainda participa nesta terça-feira da distribuição de sementes orgânicas de variedades de hortaliças, arroz e milho em um total de mais de 80 tipos de sementes crioulas. O sindicato também mantém até esta hoje os pedidos de mudas frutíferas e ornamentais em prol de produção de alimentos saudável. HAMMERSCHMITT destaca outra campanha que inicia nesta terça-feira, é a venda de sementes de milho hibrido, mas sem transgenia. Serão disponibilizadas as variedades Catarina e Colorado, com embalagens de 10 quilos.


Secretário de agricultura de São João do Oeste aponta alternativa para produção de pasto e redução de custos no trato dos animais não produtivos. De acordo com o vice-prefeito e secretário de agricultura, GENÉSIO ANTON, a cana de açúcar é uma fonte de alimentação mais barata para o gado, mas que tem sido deixada de lado pelos produtores. Ele avalia que os agricultores precisam buscar outras alternativas levando em conta que as últimas três safrinhas de milho para silagem tem sido bem complicadas em função das condições do tempo. O secretário comenta que na safra atual as pastagens também tem sido prejudicadas pelas chuvas frequentes. ANTON diz que nos últimos anos as pequenas propriedades, com áreas reduzidas de terra, tem deixado a cana de açúcar de lado. Ele afirma que é um pasto recomendado não para os animais em produção, mas sim, um alimento para as vacas secas, novilhas e bezerros.


O custo de produção tem sido elevado nas propriedades na medida em que o agricultor precisa tratar a silagem, alimento de alto custo destinado aos animais em produção, para os demais animais do rebanho. O vice-prefeito e secretário de agricultura de São João do Oeste destaca que a recomendação de trato da cana de açúcar é picar o pasto na forrageira, considerando que é um alimento rico em fósforo, potássio e ferro. GENÉSIO ANTON comenta que são nutrientes importantes para o complemento na alimentação de animais no final da gestação e bezerras. Ele orienta que os agricultores comecem com uma área pequena de cultivo da cana, sendo que este pasto quando bem adubado rende bastante por hectar, principalmente no período de inverno. Entre as variedades de cana, ANTON cita a cana pelada, que produz bem, mas é sensível a ferrugem, principal doença que afeta este tipo de pasto na região.


Prefeitura de Descanso lança editar para vender terrenos para investir no ginásio de esportes. O edital trata da venda de imóveis não utilizados pela municipalidade, que devem garantir os recursos necessários para investir no ginásio. Após a Câmara de Vereadores ter aprovado o projeto neste ano, o Executivo, por meio de uma comissão e empresa contratada fizeram a avaliação dos lotes. Se os oito forem vendidos deve resultar em um milhão 570 mil reais, no valor mínimo estipulado. Para reiniciar e finalizar as obras, conforme projeto do setor de Engenharia, devem ser usados cerca de um milhão 150 mil. Se houver sobras, recursos serão destinados para infraestrutura. O prefeito SADI BONAMIGO ressalta que uma pesquisa feita pelo governo municipal indica que mais de 70% do povo de Descanso espera pela recuperação do ginásio de esporte.


A entrega dos envelopes de documentos e proposta da concorrência pública deve ser feita até às oito horas e 30 minutos do dia 24 de junho. A abertura da sessão pública será às nove horas do mesmo dia no prédio da prefeitura. Os vencedores também devem apresentar o documento que comprove o depósito de 5% do valor mínimo do imóvel, como forma de caução. Para mais informações, os interessados devem acessar o site da prefeitura, no ícone licitações, ou entrar em contato com a secretaria de administração.


Sebrae aponta crescimento no número de formalizações de micro empreendedores em Iporã do Oeste. O gerente regional do Sebrae de SMOeste, UDO TRENNEPOHL, destaca que o município de Iporã do Oeste tem contribuído de forma positiva no número de formalizações de Micro Empreendedores Individuais, principalmente quando comparado a outros municípios. Hoje são cerca de 600 MEIs formalizados no município. Em comparação ao ano passado, o gerente regional comenta que em Iporã do Oeste e nos municípios da região de maneira geral, houve um aumento de cerca de 15% na formalização dos micro empreendedores. UDO TRENNEPOHL avalia que isso mostra a força empreendedora que existe em Iporã do Oeste.


Na última semana o gerente regional do Sebrae ressalta que foram realizadas ações em todo o país para auxiliar na formalização dos MEI,e também na oferta de capacitações. Em Iporã do Oeste foram realizadas duas oficinas, sobre controle do fluxo de caixa e outra sobre marketing digital, com a participação de cerca de 80 pessoas. UDO TRENNEPOHL lembra que muitas empresas que hoje são multinacionais começaram o seu negócio como MEIs, por isso a importância do auxílio prestado pelo Sebrae. Hoje quase 400 atividades podem ser formalizadas através do MEI.


Associação dos Municípios do Extremo Oeste e entidades parcerias organizam primeira edição do Congresso de Agropecuária Inovadora da Região. O evento será realizado nos dias três e quatro de julho na Câmara de Vereadores de SMOeste. De acordo com o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, o congresso objetiva analisar o cenário da atividade na região e discutir técnicas de gestão eficiente e conhecimentos inovadores para o desenvolvimento da agropecuária. FONTANA disse que os temas e palestrantes foram definidos para contemplar diferentes aspectos do setor considerando a sustentabilidade econômica, social e ambiental das propriedades. Ele afirmou que a Ameosc vai promover o evento para fortalecer o setor que é responsável pela maior parte do movimento econômico dos municípios da região.


O congresso de agropecuária inovadora terá oito palestras, seis casos práticos envolvendo agricultores da região e quatro mesas redondas. A palestra de abertura do congresso será sobre o ‘‘Uso e Conservação de Solos para o desenvolvimento da região’’, com engenheiro agrônomo LEANDRO WILDNER. A segunda temática será produção orgânica e desenvolvimento rural com agrônomo da Epagri CIRIO PARIZZOTTO. Entre os temas que serão debatidos nesses dois dias estão alimentação do rebanho leiteiro, sanidade animal, os desafios da agricultura familiar, estratégias e processos de inovações na pecuária, tecnologias no campo, gestão da propriedade e produção de energia no meio rural. O secretário executivo lembra que o evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas no site da AMEOSC. AIRTON FONTANA explica que o congresso vai abordar a realidade atual e também as novidades.


Demora na liberação de licença pelo IMA prorroga início do funcionamento da unidade de tratamento de dejetos humanos em Descanso. Conforme o secretário de administração, PAULO LAUXEN, com os oito municípios, os quais assinaram o termo de cooperação, as tratativas estão avançadas na regularização das fossas para a coleta dos dejetos humanos. Mais de cinco mil unidades serão beneficiadas com a coleta a tratamento do esgoto. LAUXEN ressalta que somente em Descanso, o levantamento apontou que mais de 230 famílias destinam o dejeto para o rio Macaco. A principal dificuldade para o início do funcionamento da unidade, localizada na linha Campinas, tem sido a morosidade na liberação da licença pelo Instituto do Meio Ambiente, o IMA.


O projeto da unidade de tratamento foi encaminhado há mais de seis meses ao IMA, mas conforme o secretário, até o momento não houve retorno. PAULO LAUXEN explica que o município aguarda retorno do instituto se algo precisa ser adequado na unidade, ou se há autorização para iniciar as atividades na fase experimental de dois anos. Para o secretário, a análise da licença da unidade deveria ser uma prioridade do IMA, por se tratar de uma obra pública, em benefício ao meio ambiente e envolver um número significativo de famílias da região. LAUXEN recorda há alguns dias, a operação que apurou a liberação de licenças em poucos dias, enquanto em Descanso o projeto encaminhado em novembro não teve retorno. Caso sejam necessárias adequações, o secretário cita a necessidade de nova licitação, o que vai atrasar mais ainda o processo. Enquanto isso, a orientação é que os municípios continuem trabalhando na regularização das fossas.


Polícia Militar implanta Rede de Vizinhos em parceria com comerciantes de Iporã do Oeste. O comandante da policia militar, sargento MILTON WOLF, enfatiza que o objetivo principal deste trabalho voluntário é que os comerciantes cooperem com o trabalho da PM, com a troca de informações sobre atitudes suspeitas que os empresários percebam ou no caso de algum crime. Segundo o sargento, foi criado um grupo pelo aplicativo WatsApp, e por este meio são trocadas as informações e também repassadas orientações de segurança aos comerciantes. MILTON WOLF cita também a possibilidade de realizar campanhas educativas, palestras ou outras ações para melhorar a segurança dos empresários, dos seus estabelecimentos, dos clientes,e da cidade como um todo.


As 25 empresas que fazem parte da Rede de Vizinhos estão identificadas com uma placa do programa. O sargento MILTON WOLF destaca que o grupo está aberto para novas adesões, e interessados podem entrar em contato com o comando da PM, ou com a associação comercial e industrial. Para aderir a Rede de Vizinhos a empresa não precisa ser associada à ACIIO, e também não há custos para participar do programa. MILTON WOLF enfatiza que a partir da implantação do grupo com o comércio, a PM recebeu também sugestões de munícipes para implantação da rede de vizinhos nos bairros, o que ele afirma ser possível mediante a iniciativa dos moradores na formação deste grupo.


Membros fundadores do recém criado Lions Clube de Iporã do Oeste serão empossados nesta semana. O Lions, criado recentemente, é apadrinhado pelo Lions Clube São Miguel Faculdade de São Miguel do Oeste. O presidente do Lions, FRANCIEL KAISER, explica que a solenidade de posse será realizada nesta quarta-feira, dia 29, no Iporã Piscina Clube, a partir das 19 horas e 30 minutos. Ele comenta que o evento segue os padrões do Lions Clube Internacional, e foram convidadas autoridades do município, com a presença do governador e vice do distrito LD8, além de vários Lions da região que já confirmaram presença. A Rádio Oeste fará a transmissão da solenidade de posse a partir das 20 horas. FRANCIEL KAISER comenta que serão 28 membros empossados como sócios fundadores. Após a cerimônia, aberta ao público em geral, será servida janta, com confirmação antecipada.


O presidente do Lions Clube de Iporã do Oeste ressalta que o retorno que o integrante terá com o trabalho voluntário prestado por meio da entidade será o auxílio à sociedade onde está inserido. FRANCIEL KAISER ressalta que por ser uma organização internacional, o Lions deve seguir alguns critérios de trabalho para o ano, e a partir disso são planejadas as ações. Ele cita que o Lions de Iporã do Oeste terá como base trabalhos já realizados por outros Lions na região, levando em conta o ano Leonístico que inicia na metade do ano. FRANCIEL KAISER lembra que ao menos uma vez ao ano serão abertas inscrições para novos interessados em participar do Lions. O presidente enfatiza que todos os sócios fundadores já estão envolvidos na sociedade e no trabalho voluntário do município, e são pessoas mais experientes e também jovens do município dispostos a se dedicar a função.


-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA FURTO DE GADO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

-ACUSADO DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO EM JOALHERIA É CONDENADO A MAIS DE 28 ANOS DE RECLUSÃO


Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atende dois acidentes na região. O primeiro acidente ocorreu por volta das 14 horas de ontem, na SC 163, em Descanso. A colisão traseira envolveu um Ecosport, de São Miguel do Oeste, conduzida por uma mulher de 37 anos, e uma Montana, também de São Miguel do Oeste, que tinha como motorista um rapaz de 20 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos. Outra acidente ocorreu por volta das 14 horas e 30 minutos na SC 283 em Riqueza. No local, uma motocicleta CG 160, de Mondaí, acabou tombando. O piloto, de 34 anos, teve ferimentos graves.


Exército encerra Operação Ágata na região. A operação foi realizada na faixa de fronteira no Oeste de Santa Catarina. Com o emprego de aproximadamente 800 militares, as Forças Armadas reuniram tropas de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Curitiba (PR), além da região de São Miguel do Oeste sob a coordenação da décima quarta Brigada de Infantaria Motorizada. As ações contaram com a parceria das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, além de Bombeiros e agências fiscalizadoras estaduais e federais como o IBAMA, a CIDASC, e as receitas Federal e Estadual além de cães farejadores. Em cinco dias ininterruptos de ações operativas, foram montados dezenas de postos de bloqueio e controle de estrada, realizando o apoio ao cumprimento de mandados de busca e apreensão de drogas e armamento, patrulhamento de estradas e diversas missões aéreas que permitiram o reconhecimento da faixa de fronteira e de vias terrestres.


Ao final da operação Ágata, o comando divulgou os resultados das ações em toda a faixa de fronteira. Ao todo, cerca de mil e 500 veículos leves, 60 motos, 50 caminhões e 40 ônibus ou van foram vistoriados. Aproximadamente 50 quilos de droga, 60 mil dólares em espécie, oito celulares, 270 garrafas de bebidas e 29 mil maços de cigarros contrabandeados e três armas de fogo foram apreendidos. Na área ambiental, fiscais do IBAMA aprenderam dez metros cúbicos de madeira cerrada, de espécie nativa, com documentação inválida para o transporte.


Motociclista fica ferido em colisão no centro de SMOeste. O acidente ocorreu na noite de ontem, por volta das 18 horas, na Rua Padre Aurélio Canzi próximo ao hotel San Willa's. A vítima conduzia uma Suzuki EN125 de Guaraciaba que se chocou com um Fusion de Cascavel, PR, conduzido por um homem de 30 anos. O motorista do carro disse que seguia pela Padre Aurélio Canzi quando tentou fazer uma conversão à esquerda a fim de acessar uma via secundaria, momento em que não percebeu a aproximação da moto e acabou obstruindo sua passagem. Com o impacto da batida os airbags do veículo foram acionados. O piloto foi lançado contra o para-brisa e posteriormente veio ao chão. Ele foi socorrido pelos Bombeiros consciente e orientado, com diversas escoriações pelo corpo, e depois encaminhado ao Hospital Regional. Moradores cobram a sinalização do local, com pintura das faixas de segurança e a instalação de um redutor de velocidade.


Delegado relata avanços no combate aos crimes de exploração sexual juvenil. JOÃO WESTPHAL destaca ainda grande volume de ocorrências nos três municípios da comarca. A delegacia de Itapiranga possui em médias 225 registros mensais envolvendo ainda os municípios de São João do Oeste e Tunápolis. Conforme o delegado da polícia civil, JOÃO WESTPHAL, são registros de crimes e fatos atípicos sem ilícitos penais. Informa ainda que atualmente Itapiranga possui 610 registros pendentes, Tunápolis 212 e São João do Oeste pouco mais de 300. Segundo o delegado, algumas situações são simples de serem resolvidas sem providencias de polícia judiciária por não ter crime para ser apurado. Destaca ainda registros que demandam investigações de cunho preliminar para constatar a veracidade. Ocorrendo necessidade, as diligências são aprofundadas.


JOÃO WESTPHAL comenta ainda que Itapiranga possui índice elevado de registros criminais que envolvem violência sexual contra crianças e adolescentes. Pondera que a resolução também apresenta índice elevado e cita a recente operação que resultou na prisão de seis pessoas por violência sexual infantil. O delegado elogia a parceria com o Conselho Tutelar, Ministério Público e Judiciário. Outra situação que preocupa é referente aos delitos de trânsito que também merecem destaque. O delegado JOÃO WESTPHAL aponta principalmente o registro de embriaguez ao volante. O delegado diz que é bastante comum o flagrante de motoristas imprudentes que não respeitam a legislação de trânsito e penal. A delegacia possui grande volume de procedimentos que apuram embriaguez ao volante. WESTPHAL considera necessário ações rigorosas para mudar as estatísticas preocupantes em Itapiranga e região.


Polícia Civil de Itapiranga prende homem e apreende arma de fogo de uso restrito. Foi por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem, no interior do município. A equipe do Setor de Investigação Criminal da Polícia Civil de Itapiranga, coordenada pelo delegado JOÃO WESTPHAL, realizou a prisão em Sede Capela. A ação foi em decorrência de uma ordem judicial de busca e apreensão determinada pelo judiciário da comarca. Segundo o delegado, foi encontrado no interior de uma residência, uma arma de fogo modificada e adaptada com acessórios de uso restrito, como uma mira laser e silenciador. Conforme WESTPHAL, o proprietário da residência, um homem de 36 anos, natural de Itapiranga, confessou a posse da arma. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Unidade Prisional de São Miguel do Oeste. O delegado informa que não estabeleceu fiança devido a relevância do crime. O preso possui diversas passagens pela polícia.


Polícia Civil de Itapiranga investiga furto de gado no interior do município. A ocorrência de abigeato foi no final de semana na propriedade de ERNANI KREUZBERG, em Linha Beleza. Um animal de cerca de 300 quilos foi morto dentro da propriedade e teve a carne levada. Os ladrões deixaram apenas a cabeça e a buchada do animal. KREUZBERG procurou a Rádio Itapiranga relatando o fato para que sirva de aviso e alerta aos proprietários rurais. Ele diz que no sitio existem outros animais e que uma novilha Nelore sofreu ferimentos provocados possivelmente por pauladas. Menciona que provavelmente essa não foi morta, pois é brava e deve ter avançado contra os ladrões. KREUZBERG conta que já têm suspeitos e que na tarde de ontem registrou Boletim de Ocorrência na delegacia.


Acusado de tentativa de latrocínio em joalheria é condenado a mais de 28 anos de reclusão. CLEVERTON COSTA MARIANI DALLA PORTA, de 34 anos, acusado de alvejar o gerente de uma joalheria e óptica no centro de SMOeste foi condenado a 28 anos de reclusão em regime fechado, três meses de detenção em regime semiaberto, além do pagamento de indenização por danos morais, em favor das vítimas, no valor de 160 mil reais. A sentença foi publicada nesta segunda-feira. O crime ocorreu na manhã do dia 25 de março. O autor entrou na loja, munido de arma de fogo, e anunciou o assalto. Uma das vítimas entrou em luta corporal com o réu e acabou sendo atingida com disparo de arma de fogo. Além da tentativa de latrocínio, o autor também foi condenado por receptação, porte de arma de uso restrito e ameaça a um policial. Ele já foi condenado outras seis vezes. O acusado está detido desde o dia do crime e deve aguardar preso o julgamento.


O homem condenado na justiça havia escrito um livro dentro da cadeia falando sobre o cárcere privado. A obra “Pelicano de Gaiola” foi lançada oficialmente na Faismo de 2017. O livro foi escrito dentro da cadeia por CLEVERTON COSTA DALLA PORTA condenado a 28 anos ontem pelo assalto e por alvejar o gerente da relojoaria em março. Na época da elaboração da obra ele estava preso por 12 anos e demorou quatro meses para redigir o texto. O livro é totalmente manuscrito e as ilustrações também são dele. CLEVERTON disse que produziu o material para contar os erros que cometeu e como é a vida dentro do cárcere. Na época do lançamento, há menos de dois, anos, ele dizia que produziu o livro para atingir principalmente os jovens e evitar que eles sigam o mesmo caminho dele. DALLA PORTA foi condenado em outras seis oportunidades.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.