ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 28 04 2025

-MINISTRO LUPI LEVOU QUASE 1 ANO PARA AGIR CONTRA FRAUDES NO INSS

-INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS CATARINENSES CRESCE EM ABRIL

-SÃO MIGUEL DIZ QUE VACINAÇÃO INFANTIL NÃO É OBRIGATÓRIA PARA MATRÍCULA

-CÂMARA PROMOVE HOJE AUDIENICA PÚBLICA SOBRE SITUAÇÃO DA WILLY BARTH

-MUNICIPIO PODEAGILIZAR EMISSÃO DE MULTAS A MORADORES QUE NÃO COMBATEM A DENGUE

-COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR 282

-PM FECHA DOIS PONTOS DE VENDA DE DROGAS E PRENDE QUATRO PESSOAS

A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 20 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0049 centavos.

Um apagão de energia elétrica atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira. Por causa da falta de luz, vários serviços foram interrompidos. Aeroportos e estações de trem foram afetados. A empresa ferroviária espanhola, Renfe, anunciou a interrupção dos serviços no começo da manhã. A operadora de aeroportos do país, a Aena, afirmou que houve alguns atrasos, mas que geradores foram ativados. Várias companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também falam em restrições ou reduções de tráfego no aeroporto de Lisboa. Segundo o jornal espanhol "El País", ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia, e nenhuma opção foi descartada, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético.

O Vaticano fechou a Capela Sistina nesta segunda-feira para a visitação do público e passa a preparar o local para receber o Conclave. Os cardeais se reúnem nesta segunda e podem definir a data para o início da escolha do novo papa. O papa FRANCISCO foi sepultado no sábado. Um período de luto de nove dias está em andamento antes do Conclave, que tem previsão para começar entre 5 e 10 de maio. De acordo com um cronograma determinado pela lei da Igreja, o Conclave só pode começar após o período de nove dias de luto. Apesar de haver uma estimativa para que o Conclave comece no início de maio, ainda não há uma previsão oficial de quando a Igreja Católica terá um novo papa.

Várias pessoas morreram e outras ficaram feridas após um motorista atropelar uma multidão durante um festival, em Vancouver, no Canadá. Segundo a polícia de Vancouver, pelo menos 11 pessoas morreram – entre elas, uma de nacionalidade brasileira – e mais de 20 ficaram feridas. O incidente ocorreu por volta das oito horas da noite de sábado, horário local de Vancouver, o que corresponde a meia noite de domingo, horário de Brasília. O motorista que atropelou e matou 11 pessoas foi indiciado por oito acusações de homicídio em segundo grau durante audiência judicial neste domingo. Além dos oito indiciamentos, ele ainda poderá ser formalmente acusado de mais crimes.

Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação de 2025 pela segunda semana consecutiva. As projeções, fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana, constam do relatório "Focus" divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Para a inflação de 2025, a estimativa do mercado passou de cinco vírgula 57 para cinco virgula 55 por cento. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2025, a projeção do mercado ficou estável em por cento. Para o fechamento de 2025, a projeção do mercado para o juro básico da economia permaneceu em 15 por cento ao ano. A taxa atual é de 14 virgula 25 por cento.

O rombo das contas externas brasileiras avançou cerca de 60 por cento no primeiro trimestre deste ano, ao mesmo tempo em que o investimento estrangeiro direto no país recuou. A informação foi divulgada hoje pelo Banco Central. De acordo com a instituição, as contas externas, isto é, transações correntes, registraram um déficit de 19 bilhões 670 milhões de dólares nos três primeiros meses deste ano, em comparação com 12 bilhões 390 milhões no mesmo período do ano passado. Um déficit nas transações correntes significa que o Brasil enviou mais dinheiro pra fora – importando bens e serviços e transferindo lucros, por exemplo – do que recebeu dinheiro do exterior. O Banco Central costuma explicar que o tamanho do rombo das contas externas está relacionado com o crescimento da economia.

A Polícia Federal começou analisar os celulares e equipamentos eletrônicos apreendidos na operação Sem Desconto, realizada na última terça-feira, e que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social. A Direção-Geral e a Diretoria Técnico-Científica da Polícia pediram aos peritos prioridade na análise dos equipamentos eletrônicos. As investigações estão descentralizadas nos Estados. Assim, cada equipe vai conduzir a própria análise. O ministro da Previdência Social, CARLOS LUPI, foi alertado em junho de 2023 sobre o aumento de denúncias de fraudes em descontos de mensalidades de aposentados, mas levou quase um ano para tomar as primeiras providências. O alerta a LUPI sobre o problema foi feito em uma reunião do Conselho Nacional da Previdência Social, em 12 de junho de 2023, mas não gerou nenhuma consequência prática para coibir as fraudes.

O deputado estadual MAURO DE NADAL sugeriu a criação de um grupo nacional de trabalho com representantes das assembleias legislativas para discutir a participação dos parlamentos na trigésima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP 30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém do Pará. A sugestão durante o encontro do colegiado de presidentes dos legislativos estaduais, realizado na última semana na capital paraense. A Assembleia catarinense foi representada pelo deputado MAURO DE NADAL, que é o coordenador da Frente Parlamentar de fortalecimento da COP 30. A proposta, segundo De Nadal, é trocar experiências sobre o que cada assembleia tem feito visando a participação na conferência. Para ele, além dos desafios, a COP 30 pode representar oportunidades para Santa Catarina.

O secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, apresentou um panorama das contas públicas catarinenses e mostrou a evolução da arrecadação tributária catarinense na última década durante o encontro mensal da diretoria da Fiesc em Florianópolis. Ele informou que em 2024 o valor foi de 53 bilhões de reais. Cerca de 95 por cento das receitas do Estado são de origem própria, como ICMS, IPVA, ITCMD. Só cinco por cento são repasses da União. Ele destacou que a reorganização das finanças públicas viabilizou o investimento de quatro bilhões e 400 milhões de reais em projetos estruturantes em 2024. O secretário também citou, entre os resultados, a economia de cerca de um bilhão nas despesas públicas obtidas com a implementação de medidas previstas no Plano de Ajuste Fiscal, o Pafisc.

Após dois meses de retração, a intenção de consumo das famílias voltou a crescer em abril. O crescimento foi de um vírgula dois por cento, o terceiro maior avanço do país no período. Os dados foram divulgados pela Fecomércio de Santa Catarina. O presidente da federação, HÉLIO DAGNONI, destaca que o dado é bastante positivo, pois indica que a intenção de consumo dos catarinenses foi na direção oposta da média nacional, que registrou uma retração de zero virgula quatro por cento. Em termos absolutos, a intenção de consumo das famílias catarinenses atingiu 114 virgula dois pontos, segundo o indicador criado pela Confederação Nacional do Comércio. Valores acima de 100 pontos indicam que as famílias estão satisfeitas com o seu nível atual de consumo.

A Rádio Itapiranga completou 62 anos de atividades neste domingo. A emissora, que integra a Rede Peperi de Comunicação, tem uma programação com espaços destinados aos conteúdos jornalísticos, culturais e musicais. A rádio trabalha na linha de notícia e entretenimento, destacando-se na informação, com entrevistas e prestação de serviços. A programação é bastante diversificada, atendendo a todos os estilos e preferências, em especial, o germânico. A Rádio Itapiranga entrou no ar em 27 de abril 1963. A partir de 30 de abril de 1986 passou a integrar a Rede Peperi de Comunicação.

O Centro Cultural Unoesc, em São Miguel do Oeste, vai receber, amanhã e quarta-feira, quatro sessões do espetáculo Cirandar, que traz à tona a magia das cantigas e brincadeiras de roda. As apresentações acontecem às nove e meia da manhã e as duas da tarde e são abertas para toda a comunidade. Segundo uma das diretoras do espetáculo, PAOLA ZONTA, o projeto tem como proponente a Catavento Produção Cultural de Pinhalzinho e é realizado por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. No total, o projeto prevê 20 apresentações em sete cidades do Oeste catarinense, entre elas, São Miguel do Oeste.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina está alertando os produtores rurais sobre a obrigatoriedade da realização do exame de tuberculose em rebanhos de propriedades que produzem e comercializam leite. A exigência está prevista na Portaria 44 e deve ser cumprida por todas as propriedades fornecedoras para laticínios. De acordo com a médica veterinária da Cidasc em Iporã do Oeste, TATIANA ALBUQUERQUE, o exame é obrigatório e deve ser renovado a cada três anos. Ela alertou que diversos produtores estão com os exames vencidos, especialmente aqueles realizados em 2022, e precisam renovar a testagem para continuar atendendo às exigências legais. TATIANA orienta que os produtores busquem um médico veterinário habilitado para a realização do exame o quanto antes, a fim de evitar notificações e penalidades.

O prazo para inscrições de chapas para a eleição da Federação das Indústrias de Santa Catarina terminou na sexta-feira com apenas uma inscrita. O candidato a presidente é o industrial de Caçador, GILBERTO SELEME, atual primeiro vice-presidente da instituição. O empresário ASTOR KIST, mais uma vez, está na chapa única como candidato a vice-presidente regional do extremo-oeste. A eleição vai ocorrer no dia 27 de junho e a posse está prevista para o mês de agosto. SELEME vai suceder a MARIO CEZAR DE AGUIAR, que está à frente da FIESC desde 2018.

A administração de São Miguel do Oeste vai abrir, nesta semana, o período de inscrições para o Programa Bônus Agrícola 2025, iniciativa que tem como objetivo incentivar a emissão de notas de produtor rural e, ao mesmo tempo, fomentar as vendas no comércio local. O programa oferece um valor em crédito para ser gasto em estabelecimentos locais, como forma de reconhecimento ao trabalho do agricultor e estímulo à economia. O benefício varia entre 50 e dois mil e 500 reais, conforme o volume de movimentação econômica do produtor rural no ano de 2023, período de referência para esta edição do programa. O prazo para inscrições dos agricultores começa dia primeiro e vai até o dia 31 de agosto.

Somente agricultores que tiveram alteração ou movimentação no cadastro em 2023 precisa se inscrever para o Bonus Agricola deste ano. Os demais estão automaticamente inscritos na iniciativa. Neste ano, há uma novidade importante: os agricultores que emitiram notas de venda eletrônica em 2023 deverão apresentar, juntamente com o requerimento, um relatório do movimento econômico para que o valor do bônus possa ser calculado corretamente. Os valores serão creditados em cartões magnéticos na segunda quinzena de outubro. O recurso poderá ser utilizado até o dia 30 de novembro exclusivamente no comércio local, incluindo agropecuárias, mercados, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção e empresas prestadoras de serviços com máquinas pesadas, entre outros.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Agricultura, a opção por fazer o protocolo presencial na prefeitura tem como finalidade garantir a segurança e evitar fraudes. De acordo com a pasta, o aumento de golpes virtuais e mensagens fraudulentas, a Prefeitura optou pelo atendimento presencial para proteger as informações dos produtores e assegurar que os dados estejam sendo tratados com responsabilidade e de acordo com a legislação. O Bônus Agrícola é uma ação anual, sempre com base na movimentação de dois anos anteriores. O ciclo segue o mesmo calendário: inscrições entre maio e agosto, e utilização dos créditos nos meses de outubro e novembro. A prefeitura reforçou que a iniciativa é uma forma de valorizar quem movimenta a economia rural e ao mesmo tempo injetar recursos diretamente no comércio, fortalecendo o desenvolvimento local.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste vai realizar, nesta segunda-feira, uma audiência pública para discutir os problemas e os investimentos necessários na Avenida Willy Barth. O encontro está marcado para às sete e meia da noite deve reunir lideranças políticas, representantes de entidades, moradores e autoridades federais. O evento foi solicitado pelos VEREADORES ADILSON PANDOLFO e ANA FLÁVIA MOREIRA, ambos do PT. Segundo PANDOLFO, o principal objetivo é cobrar o governo federal e o DNIT por soluções concretas para a avenida, que há anos sofre com falta de manutenção e estrutura. Estarão presentes o superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALYSSON ANDRADE, e o deputado federal PEDRO UCZAI, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília.

Além da Willy Barth, outros temas importantes estarão em pauta, como a conclusão da BR-163, o trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, e a recuperação da BR-282 entre Maravilha e São Miguel do Oeste. A informação é do vereador, ADILSON PANDOLFO. Ele explicou que a presença das entidades e da comunidade de forma geral é fundamental para legitimar a cobrança sobre as medidas necessárias para a avenida Willy Barth. Na semana passada, os vereadores aprovaram uma moção pedindo um projeto completo para a revitalização da avenida. A expectativa da câmara de vereadores é que a comunidade participe ativamente da discussão desta noite.

Com 451 casos confirmados de dengue e um óbito registrado, São Miguel do Oeste enfrenta uma epidemia da doença. A secretária de Saúde, CAMILA BERNARDI, esteve no Peperi Rádio Repórter deste sábado e explicou que o município já é considerado área infestada pelo Aedes aegypti há mais de uma década e que o número de casos deste ano teve aumento de cerca de 40 por cento em relação a 2024. A maior concentração de casos está nos bairros São Jorge, São Luiz e Centro. CAMLA explicu que apesar do trabalho dos 23 agentes de endemias, que atuam de forma educativa e preventiva, a principal dificuldade é encontrar os moradores em casa durante o horário comercial.

A prefeitura de São Miguel do Oeste está estudando a criação de uma lei municipal que permitiria a aplicação mais rápida de multas nos moradores que não colaboram para eliminar o mosquito da dengue. A afirmação é da secretária de saúde, CAMILA BERNARDI. Ela disse que atualmente, o processo é demorado, passando por diversas notificações e pela Vigilância Sanitária. A ideia é que, após duas notificações sem solução, a multa seja aplicada automaticamente. Além do desafio com a dengue, Camila ressaltou que a Secretaria de Saúde também enfrenta falta de pessoal e deficiência na oferta de exames mais complexos, como ressonância e colonoscopia.

A Prefeitura de São Miguel do Oeste divulgou um comunicado nesta sexta-feira,reforçando que não exige comprovante de vacinação como condição para matrícula ou permanência de alunos na rede municipal de ensino. Segundo a nota oficial, a apresentação da carteira de vacinação é apenas uma solicitação para conferência. Se alguma vacina estiver em atraso, os pais ou responsáveis devem assinar um termo de ciência, mas isso não impede a matrícula nem o acesso às aulas. O município também destacou que não aplica sanções a quem optar por não vacinar seus filhos e reafirmou o compromisso com o respeito às famílias e ao direito à educação. Na semana passada, um grupo de pais reclamou dessa situação.

Não há necessidade de retirada dos alunos da rede municipal de educação, visto que não existe coação ou obrigação relacionada à vacinação nas escolas. A informação está em nota publicada neste sábado pela administração de São Miguel do Oeste. No documento, o Município reiterou seu compromisso com o respeito às famílias, ao direito à educação e à transparência em suas ações. Na semana passada, a mãe de um aluno da rede municipal, CÁTIA PELEGRINI, disse que essa situação está deixando os pais pressionados e com medo. CÁTIA e o marido, FABIANO WILLMS, optaram por transferir o filho para uma escola particular, onde, de acordo com ele, a exigência ainda não é feita com a mesma rigidez.

Um acidente envolvendo uma carreta deixou um homem ferido na manhã deste domingo na BR-163, em Guarujá do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão Volvo FH-12, seguia no sentido São José do Cedro para Guarujá do Sul quando acabou tombando às margens da rodovia. O acidente aconteceu por volta das 10 horas da manhã. A carreta estava carregada de cebolas. O motorista, foi encontrado fora do veículo, com escoriações pelo corpo e dores nas pernas. O homem foi encaminhado ao hospital.

Uma colisão frontal registrada na noite de sábado deixou duas pessoas feridas na BR-282, em Iraceminha. O acidente aconteceu por volta das seis e 45 nas proximidades do trevo de acesso a Flor do Sertão. Equipes do SAMU e dos bombeiros de Maravilha foram mobilizados. O motorista de um dos veículos, de 47 anos, ficou preso às ferragens e precisou ser desencarcerado. Ele estava consciente, orientado e apresentava ferimentos leves no rosto, além de dores no pé e no quadril. A passageira também sofreu ferimentos e se queixava de dor no braço esquerdo. Ambos receberam atendimento pré-hospitalar no local e foram encaminhados ao Hospital São José de Maravilha.

Uma carreta bitrem carregada com cereais tombou por volta das nove horas da manhã desta segunda feira, na SC-163, entre os municípios de Descanso e Iporã do Oeste. O acidente aconteceu na Linha São Valentim, na localidade conhecida como "curva da morte". A carga ficou espalhada às margens da rodovia. O condutor da carreta de 38 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. O trânsito não precisou ser interrompido. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste esteve no local e fez o registro da ocorrência.

A Polícia Militar desarticulou dois pontos de venda de drogas e prendeu quatro pessoas por tráfico durante o fim de semana em São Miguel do Oeste As ações ocorreram nos bairros Progresso e São Luiz entre sábado e domingo. Segundo a Polícia Militar, a primeira ocorrência foi registrada na noite de sábado, por volta das oito horas, na Rua Ervino Imhoff, no Bairro Progresso. Durante patrulhamento de rotina, a guarnição recebeu denúncias de moradores sobre movimentação suspeita de pessoas e veículos em uma residência. No local, os policiais abordaram um homem de 33 anos, que usava tornozeleira eletrônica. Com o apoio de um cão farejador, foram encontradas nove porções de cocaína, totalizando 38 gramas, escondidas na costura de uma calça, além de 10 gramas de maconha já fracionadas para venda. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

A segunda ocorrência de prisão por tráfico de drogas do final de semana ocorreu no final da tarde deste domingo no Vila Nova Dois, no bairro São Luiz. De acordo com a Polícia Militar, usuários abordados afirmaram ter adquirido drogas em uma casa da região. No imóvel, foram detidas duas mulheres, de 23 e 25 anos, e um homem de 50 anos, todos com passagens anteriores por tráfico. Dois deles usavam tornozeleira eletrônica. Nas abordagens, foram apreendidas pedras de crack escondidas em roupas e em uma embalagem de brinquedo, além de porções de maconha prontas para venda. Todos os envolvidos foram presos e encaminhados, junto com os materiais apreendidos, para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.