ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 28 03 2020

-GOVERNO ANUNCIA 40 BILHÕES PARA FINANCIAR SALÁRIO DO TRABALHADOR

-MOISÉS PROJETA QUEDA DE UM BILHÃO DE REAIS NA ARRECADAÇÃO ENTRE MARÇO E ABRIL

-SÃO MIGUEL TEM TRÊS CASOS SUSPEITOS DA NOVA DOENÇA EM ISOLAMENTO HOSPITALAR

-COMITÊ DO CORONAVÍRUS PEDE QUE PESSOAS PERMANEÇAM EM CASA

-PRESIDENTE DA FCDL PROJETA BAIXO MOVIMENTO NA REABERTURA DO COMÉRCIO

-MOTORISTA DE CAMINHÃO FICA FERIDO EM SAÍDA DA PISTA E CAPOTAMENTO NA SC 305

-POLÍCIA MILITAR PRENDE FUGITIVO DA JUSTIÇA ACUSADO DE FURTO QUALIFICADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Passou de 600 mil o número de pessoas infectadas com a Covid-19 no mundo, de acordo com levantamento da universidade Johns Hopkins, neste sábado. São 614 mil 884 infectados, com 28 mil 687 mortes registradas até as 10 horas da manhã. Já se recuperaram da doença 135 mil 671 pessoas. Neste sábado, a África do Sul deu início a um bloqueio de 21 dias aos seus 57 milhões de habitantes em uma tentativa de conter a expansão da Covid-19. O país registrou suas duas primeiras mortes e mais de mil casos de infecção por Sars-Cov-2.

A Espanha registrou as piores 24 horas no país desde o início da pandemia do novo coronavírus. No total, em apenas um dia, foram 832 mortos, totalizando cinco mil 690 até agora, de acordo com o Ministério da Saúde local. O país, que é o terceiro com mais mortes e o quarto com mais casos, já soma 72 mil 248 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Além disso, a Espanha tem quatro 575 pacientes nas UTIs de hospitais. Entre tantos números negativos, um positivo: cresceu o número de espanhóis curados do novo coronavírus, um total de 12 mil 285, quase três mil só nas últimas 24 horas.

Os Estados Unidos têm mais de cem mil casos positivos do novo coronavírus. O número representa 17 por cento de todos os pacientes com a doença em todo o mundo. Nos Estados Unidos a quantidade de casos positivos cresce em velocidade. Na última quinta-feira, o país da América do Norte ultrapassou a China se tornou a nação com mais casos positivos da doença. O número de mortes também cresce rapidamente. Nesta sexta-feira, em um intervalo aproximado de 24 horas, foram 366. No total, são mil 544 óbitos nos Estados Unidos.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 11 horas deste sábado, três mil 512 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 93 mortos, 68 deles em São Paulo. O Piauí registrou a primeira morte provocada pela doença. A vítima foi o prefeito da cidade de São José do Divino, ANTÔNIO NONATO LIMA GOMES, de 57 anos. Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença. Pernambuco já registra quatro mortes pela Covid-19. O Paraná registrou dois mortos na cidade de Maringá. O Distrito Federal havia confirmado a primeira morte pela doença, mas novos testes deram negativo para Covid-19. O Rio Grande do Norte chegou a 28 casos, e o estado de Minas Gerais divulgou nesta manhã que alcançou o número de 189 infectados no estado.

A primeira Vara Federal de Duque de Caxias no Rio de Janeiro suspendeu a aplicação do decreto do presidente JAIR BOLSONARO que inclui igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais durante a quarentena para o combate ao coronavírus. A decisão vale para todo o Brasil. O juiz federal MÁRCIO SANTORO ROCHA escreveu na decisão que “o acesso a igrejas, templos religiosos e lotéricas estimula a aglomeração e circulação de pessoas. Segundo o juiz, é "nítido que o decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento da curva de casos da covid-19”. O juiz ainda reforçou que a atividade religiosa pode ser feita em casa e também pela internet.

O governo federal anunciou nesta sexta-feira uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas e que vai financiar salários pelo período de dois meses.

Anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO, o programa vai disponibilizar no máximo 20 bilhões por mês. O dinheiro para pequenas e médias empresas vai financiar, no máximo, dois salários mínimos por trabalhador por dois meses. O financiamento estará disponível para empresas com faturamento entre 360 mil e 10 milhões de reais por ano. O dinheiro será exclusivo para folha de pagamento e a empresa terá seis meses de carência e 36 meses para pagar o empréstimo. Os juros serão de três vírgula 75 por cento ao ano e as empresas que aderirem não poderão demitir funcionários por dois meses.

O prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO, decidiu manter a quarentena no município até o dia oito de abril, mesmo após anúncio do governo do Estado que libera atividades dos setores da economia a partir da próxima quarta-feira. Dessa forma, as atividades seguem suspensas na capital catarinense por mais sete dias. LOUREIRO disse que é uma medida impopular, mas que ele tem responsabilidade por 500 mil vidas e vai seguir o que a equipe de inteligência e saúde está orientando como o mais correto. O próprio governador disse ontem que os municípios não descumprem decreto estadual quando eles determinam regras mais restritivas, porque eles têm autonomia para isso.

Santa Catarina atinge a marca de 184 casos confirmados do novo coronavírus neste sábado, informou o governo do Estado em coletiva de imprensa. O aumento foi de 12 por cento em relação ao boletim anterior. São 11 novos diagnósticos em menos de 24 horas e 33 municípios com pessoas positivadas para a doença em todas as regiões do estado. Dessas, Florianópolis é a cidade com o número mais alto de infectados, com 30 confirmações, seguida de Itajaí, com 18, além de Blumenau e Criciúma, com 12 cada. Chapecó já tem cinco casos. Em relação ao fim do período de duras restrições, CARLOS MOISÉS disse que o Estado vai primeiro completar aquinzena em quarentena, para mensurar o resultado do decreto de situação de emergência em Santa Catarina, no dia 18 de março. Depois disso, se necessário for, traçará novas regras.

O governador CARLOS MOISÉS se reuniu nesta sexta-feira com os prefeitos dos 15 maiores municípios catarinenses e que pretende repetir o encontro semanalmente, porque "as prefeituras são parceiras do governo do estado". Sobre os recursos estaduais, o governo prevê "prejuízos gravíssimos" na arrecadação estadual referente a março e abril. A estimativa do governador CARLOS MOISÉS é que os cofres públicos recebam um bilhão de reais a menos neste período. Ele comentou que isso ter um forte impacto na economia dos municípios que recebem recursos através do estado. Durante a coletiva, o governador também falou novamente sobre a retomada de alguns setores a partir da próxima semana e afirmou que o governo deve lançar na segunda um aplicativo para tirar as dúvidas sobre as regras de como cada estabelecimento irá funcionar.

A secretaria de saúde emitiu um alerta para a população em relação ao avanço da dengue na cidade. São Miguel do Oeste tem cerca de 250 focos do mosquito aedes aegypti e 49 casos confirmados da doença. No material distribuído ontem, a secretaria cita que o Combate à dengue não pode parar” e que é preciso prestar mais atenção aos focos do mosquito. De acordo com a nota, os moradores devem manter calhas e quintais limpos e não deixar água parada nos pratinhos de plantas. O sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça e vômito excessivo. A recomendação é que as pessoas que apresentarem esse quadro devem entrar em contato com a Unidade de saúde mais próxima.

O poder judiciário de Mondaí liberou 50 mil reais para auxiliar nas ações de combate ao coronavírus. O recurso, que deve ser liberado já na próxima semana na conta dos municípios, irá beneficiar as três cidades da comarca: Mondaí, Riqueza e Iporã do Oeste. Serão destinados 10 mil reais para cada um dos hospitais de Mondaí e Iporã do Oeste e 10 mil para cada secretaria de Saúde de Riqueza, Mondaí e Iporã do Oeste. A verba faz parte da conta única proveniente das penas de prestação pecuniária e deve ser utilizada exclusivamente para o combate à pandemia do coronavírus. A prestação de contas deve ocorrer em até 120 dias do recebimento das verbas.

O décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste emitiu nesta semana um aviso alertando a população para algumas mudanças na forma de atendimento prestado através da corporação nesse período de pandemia em virtude do Coronavírus. A informação é do tenente e chefe do serviço de segurança em incêndio, DANIEL MASSAROTTE. De acordo com ele, o Corpo de Bombeiros está sempre presente auxiliando toda a comunidade regional e nesse momento não é diferente. Ele lembrou que o batalhão presta atendimento desde os casos mais simples até os casos mais complexos.

As mudanças realizadas no modo de trabalho do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste visam proteger e também conscientizar as pessoas. A afirmação é do tenente e chefe do serviço de segurança em incêndio do décimo segundo batalhão, DANIEL MASSAROTTE. Conforme ele, enquanto o país vive esse momento de pandemia, os profissionais farão uma espécie de triagem dos atendimentos. Ele explicou que nesse período as pessoas só devem acionar a guarnição em casos de urgência e emergência. MASSAROTTE comentou que os casos que envolvam apoio e transporte para unidades de Saúde devem ser evitados nesse momento.

Os contribuintes de São Miguel do Oeste que já imprimiram os boletos para pagamento dos impostos municipais com vencimentos entre os dias 20 de março e 24 de abril devem reimprimir os documentos. A orientação é do secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI. Ele explicou que todos os impostos e taxas municipais foram prorrogados para o dia 25 de abril e por isso os boletos precisam ser impressos novamente para efetuar com a nova data. Foram abrangidos nesta medida impostos como o IPTU e ISS, cujos boletos podem ser impressos diretamente pelo site da prefeitura: www.saomiguel.sc.gov.br. Já as novas guias de dívida ativa, devem ser solicitadas presencialmente junto ao setor responsável, na prefeitura. BARBIERI disse que a mudança da data de vencimento é mais uma medida para o enfrentamento dos efeitos da crise gerada pelo coronavírus.

A prefeitura de São Miguel do Oeste vai contratar quatro médico para reforçar os trabalhos de enfrentamento do coronavírus. O Edital de Chamamento Público Simplificado para contratação dos profissionais que atuarão na situação emergencial de prevenção e combate ao vírus foi lançado na tarde de ontem. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na segunda-feira em horário comercial na Secretaria de Gestão de Pessoas e Transparência, localizada no prédio da prefeitura. Os documentos exigidos constam no Edital, publicado no site oficial do Município. O critério de seleção será a qualificação profissional. O resultado será divulgado já na quarta-feira, com contratação imediata. A remuneração pode passar de 18 mil mensais, no caso de 40 horas de trabalho semanais.

O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste se reuniu na manhã desta sexta-feira e discutiu os próximos encaminhamentos a serem tomados no município em prevenção aos efeitos da Covid-19. As orientações do Governo Estadual serão seguidas, com retomada gradual das atividades, mas o Comitê chama atenção para a necessidade de manutenção dos cuidados. O Centro de Triagem, por exemplo, que já está montado no Salão Paroquial da igreja matriz, deve entrar em funcionamento na segunda-feira. O prefeito WILSON TREVISAN informou que deverão ser repassados mais de 450 mil para o Fundo Municipal de Saúde já na próxima semana. Os valores estarão disponíveis para aplicação em materiais, insumos e ações de combate ao coronavírus. O atendimento na prefeitura deve ser retomado a partir de quarta-feira, mas com ressalvas para evitar a aglomeração de pessoas.

As atividades econômicas e serviços públicos serão retomados de forma gradativa para combater a crise financeira, mas é preciso entender que o vírus está circulando e que os riscos são sérios e reais. A afirmação é do médico coordenador do comitê do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele pediu que as pessoas, na medida do possível, permaneçam em casa. O comitê também reforçou que as pessoas podem obter informações e orientações pela Central de Informações Covid-19, implantada pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo número 3631-2010. Outros canais de informação não presenciais são o número 136, do Ministério da Saúde e o contato de WhatsApp (48) 3181-0480, da Secretaria de Estado da Saúde.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, emitiu um novo decreto nesta sexta-feira permitindo que estabelecimentos que vendem alimentos retomem os horários normais de funcionamento a partir de segunda-feira. O decreto que determinou que supermercados, mercados, mercearias, conveniências e padarias passariam a funcionar com horário reduzido de segunda a sábado e teriam que permanecer fechados no domingo segue em vigor até amanhã. A partir de segunda-feira, de acordo com o novo decreto publicado pelo governo municipal, os estabelecimentos desses segmentos podem retomar o funcionamento normal. A decisão leva em conta o plano estratégico de retomada das atividades econômicas que o governo do estado anunciou na quinta-feira. Além disso, o horário de funcionamento restrito provocou uma aglomeração maior de pessoas nesses estabelecimentos.

A Vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA encaminhou um oficio ao prefeito WILSON TREVISAN pedindo a manutenção do decreto municipal que orienta a população a permanecer em isolamento social. Ela justificou que essa medida é fundamental para evitar a contaminação em massa da população pelo coronavírus. No documento, ela cita a celeridade e a precisão com que a equipe de governo, incluindo o Comitê de

Gerenciamento de Crise está atuando. Para a vereadora, as medidas adotadas no município é um alento para todos. A vereadora pediu que o prefeito mantenha o decreto e que tome todas as medidas para que as pessoas permaneçam em isolamento social.

A decisão do governador de reabrir as empresas a partir da semana que vem é equivocada. A posição é da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela afirmou, no oficio enviado ao prefeito WILSON TREVISAN que, embora a decisão do governador tenha o objetivo de priorizar o desenvolvimento econômico do Estado, essa posição ocorre em detrimento da saúde da população. Na visão da vereadora, a medida coloca em risco a coletividade e as estruturas de saúde pública municipais, já que é no município buscam socorro em primeiro lugar. Ela disse ainda que a retomada das atividades neste momento vai contra as orientações da Organização Mundial da Saúde.

A retomada gradual da economia, com a reabertura das empresas em Santa Catarina é uma iniciativa necessária. A posição é do presidente da federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, IVAN TAUFFER. Ele disse que este ainda é um momento de cautela e que se a curva da epidemia não for controlada, de nada vai adiantar ter os negócios abertos. Ao mesmo tempo, o fechamento total vai aumentar ainda mais os prejuízos econômicos. Ele citou que essa crise pode levar muitas empresas ao colapso e por isso é importante reabrir, mas com cuidados para evitar a transmissão do vírus. Para TAUFFER, a retomada com restrições foi uma decisão acertada do governo do estado.

O comércio ainda vai levar um tempo para retomar o movimento normal de consumidor. A projeção é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. De acordo com ele, mesmo com a reabertura das empresas na próxima semana, o consumidor estará retraído e as vendas vão ficar em um ritmo bem abaixo do volume normal.

O impacto financeiro no comércio já existe e deve aumentar nos próximos dias. O comentário é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que ainda não é possível mensurar o tamanho do impacto do coronavírus nas empresas, mas o prejuízo já bastante expressivo. TAUFFER citou inclusive que algumas empresas já começaram a demitir e o risco de novas demissões é grande. Para ele, os lojistas precisam rever o planejamento, reorganizar as contas para enfrentar um período que será difícil para todos. Ele também cobrou ações mais pontuais do governo e uma facilidade maior para os micro e pequenos empresários na hora de buscar crédito nos bancos.

A vigilância epidemiológica divulgou, no final da tarde desta sexta-feira, os números atualizados do coronavírus em São Miguel do Oeste. A cidade tem seis casos suspeitos e três deles já foram descartados. Outros três, que estão internados em isolamento hospitalar, ainda aguardam o resultado dos exames do Lacen, o Laboratório Central do Estado. O município tem 74 pessoas em isolamento domiciliar. Ontem foram registrados 13 novos casos e 13 foram liberados. Desde quinta-feira, as coletas para exame de casos considerados suspeitos são realizadas apenas em pacientes sintomáticos respiratórios com internação hospitalar. Profissionais da saúde que apresentarem estes sintomas, mesmo sem internação, também serão testados para coronavírus.

O primeiro caso de coronavírus no extremo-oeste foi confirmado nesta sexta-feira em São Lourenço do Oeste. A informação foi divulgada pela secretaria municipal de saúde e confirmada no final da tarde durante coletiva de imprensa do governado CARLOS MOISES. A paciente é uma mulher de 59 anos que apresentou os sintomas da doença e buscar atendimento no Hospital da Fundação. O material para análise em laboratório foi coletado na terça-feira e o resultado positivo para coronavírus foi emitido ontem pelo Laboratório Central do Estado. A mulher continua internada em estado estável e está em isolamento no Hospital da Fundação.

A guarnição do Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio em veículo na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das três e meia da tarde na Waldemar Rangrab. De acordo com a corporação, o fogo destruiu parcialmente uma Saveiro. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram o veículo com a parte interna do motorista queimada. As chamas já haviam sido contidas pelo proprietário e vizinhos. Ninguém ficou ferido. As causas do incêndio não foram divulgadas.

Um motorista de caminhão sofreu ferimentos leves em um acidente de transito no começo da tarde de ontem na SC 305 em Anchieta. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um caminhão leiteiro placas de Guarujá do Sul saiu da pista e capotou em uma ribanceira de cerca de 15 metros. O caminhão parou perto de uma casa. O veículo era ocupado apenas pelo caminhoneiro, de 25 anos. O homem sofreu apenas hematomas provocados pelo cinto de segurança. O rapaz foi atendido e levado ao pronto atendimento para avaliação médica.

A Polícia Militar prendeu um foragido da justiça nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. O homem foi localizado por volta das dez horas da manhã na rua Salgado Filho no Bairro Agostini. Ele tinha um mandado de prisão emitido pela justiça pelo crime de furto qualificado. O homem foi preso e encaminhado para a Unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.