ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-03-2019 Quinta-feira

-TROCA DE INSULTOS ENTRE BOLSONARO E MAIA AUMENTA CRISE POLÍTICA

-DIVE CONFIRMA PRIMEIRO ÓBITO POR FEBRE AMARELA NO ESTADO

-IPORÃ DO OESTE INICIA PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA AMANHÃ

-APAE DE DESCANSO É CONTEMPLADA COM RECURSOS PARA MELHORIAS NO EDUCANDÁRIO

-PASTORAL DA SAÚDE PROMOVE CELEBRAÇÃO E PALESTRA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

-PREFEITURA DE BELMONTE RENOVA EQUIPE DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

-ACUSADO DE MATAR HOMEM COM PAVERS É CONDENADO A MAIS DE 16 ANOS

-CAMINHONETE COM TRÊS OCUPANTES CAPOTA NO CENTRO DE ITAJUBÁ


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos e meio para venda.


Em uma votação de opções a saída do Reino Unido da União Europeia, o Parlamento britânico rejeitou nesta quarta-feira todas as oito propostas apresentadas. Após a divulgação dos resultados, os parlamentares iniciaram um debate sobre os próximos passos, mas não chegaram a uma conclusão. A primeira ministra THEREZA MAY disse que iria considerar o que fosse determinado, mas se recusou a garantir um compromisso com o resultado. O Reino Unido tem até 12 de abril para informar o Conselho Europeu sobre o que pretende fazer em relação aos seus planos para deixar o bloco.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse na quarta-feira que os soldados russos precisam deixar a Venezuela dias depois do anúncio da chegada de um contingente militar russo a Caracas. Quando perguntado sobre o que ele faria para as forças russas saírem, TRUMP disse que todas as opções estão abertas. O vice-presidente dos Estados Unidos, MIKE PENCE, afirmou que eles enxergam a chegada dos aviões como uma "provocação indesejável".


A Justiça da Argentina condenou nesta quarta-feira o ex-presidente CARLOS MENEM a três anos e nove meses de prisão por fraude na venda de um imóvel. No entanto, por ocupar o cargo de senador, MENEM tem imunidade parlamentar e só será preso caso os colegas de Senado aprovem a detenção. O ex-ministro da Economia, DOMINGO CAVALLO, também foi condenado a três anos e seis meses de prisão por participação em crime de peculato. Ele também foi inabilitado para exercer cargo público pelo resto da vida.



O plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, o texto-base da proposta que livra de punição partidos políticos que redirecionaram os recursos que deveriam ser investidos em programas de promoção da participação política das mulheres para o financiamento de candidaturas femininas. Pelo texto, partidos nessa situação "não podem ter suas contas rejeitadas ou sofrer qualquer outra penalidade". Os deputados analisam ainda os chamados destaques do texto, que podem alterar a proposta.


O ministro da Economia, PAULO GUEDES afirmou nesta quarta-feira , em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que a "bola" da reforma da Previdência "está com o Congresso". O ministro disse que a proposta de reforma da Previdência do governo busca assegurar uma economia de, ao menos, um trilhão de reais por ano. De acordo com ele, se a proposta não for feita “vamos condenar nossos filhos e netos”. Questionado sobre a possibilidade de não aprovar o projeto, ele disse que não tem apego ao cargo, mas que não é de sair na primeira derrota.


O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA disse nesta quarta-feira que enquanto o país tem milhões de desempregados e registra milhares de assassinatos todos os anos, BOLSONARO está "brincando de ser presidente". Em resposta, BOLSONARO afirmou que "não existe brincadeira, muito pelo contrário". Nos últimos dias, a relação de RODRIGO MAIA e JAIR BOLSONARO se deteriorou porque os dois passaram a divergir publicamente sobre a quem cabe a articulação para aprovação da reforma. Enquanto o presidente tem dito que a responsabilidade é do Congresso, MAIA afirma que o governo não pode "terceirizar" a articulação política.



A Secretaria de Educação de Campos Novos vai investigar a conduta de uma professora de educação física que colou uma fita adesiva na boca de 19 alunas com idade entre oito e dez anos. As crianças são do terceiro ano. O caso ocorreu no último dia 20, na escola municipal André Rebouças, no distrito conhecido como Barra do Leão. Em nota, a secretaria disse que explicou aos pais que a professora não teve intenção de reprimir as crianças, mas sim estimular o silêncio na aula de xadrez. A docente continua trabalhando na unidade, enquanto as investigações ocorrem.


A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Ponte Hercílio Luz, localizada em Florianópolis, começou a análise de contratos da reforma da estrutura. Os dados foram apresentados durante reunião da comissão nesta quarta-feira. Mais de 30 contratos foram feitos entre o estado e empresas desde 1982, quando a ponte foi interditada pela pela primeira vez. O objetivo da comissão, feita pela Assembleia é esclarecer os gastos com a reforma da ponte, que segundo os deputados, já passam de 700 milhões de reais, e o tempo dessa obra, considerando que a estrutura está totalmente fechada desde 1991.


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou a primeira morte por febre amarela no estado. O diagnóstico laboratorial de febre amarela para o óbito de um paciente de 36 anos, residente em Joinville, ocorrido no último dia 12 de março foi confirmado pelo Instituto Carlos Chagas – Fiocruz do Paraná. Santa Catarina não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966. O homem não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.


-IPORÃ DO OESTE INICIA PROGRAMAÇÃO DE PÁSCOA AMANHÃ

-APAE DE DESCANSO É CONTEMPLADA COM RECURSOS PARA MELHORIAS NO EDUCANDÁRIO

-PASTORAL DA SAÚDE PROMOVE CELEBRAÇÃO E PALESTRA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

-PREFEITURA DE BELMONTE RENOVA EQUIPE DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS


Seara de Itapiranga realiza hoje a noite evento do SuperAgro. A informação é do gerente de agropecuária aves da Seara, ANDRÉ CHIAMOLERA. De acordo com ele serão feitas homenagens aos produtores destaques do ano passado, sendo premiados os três primeiros na produção de ovos, recria e corte. Segundo CHIAMOLERA, a empresa mantém o mesmo sistema das últimas edições e vai distribuir 48 mil reais entre os produtores. Em toda a Companhia noBrasil passa de um milhão e 500 mil reais em prêmios aos produtores. Entre os destaques do ano na unidade de Itapiranga foram convidados 80 produtores de 17 municípiosno Extremo Oeste. O evento será realizado a partir das 19 horas, na Associação Seara de Itapiranga.


Secretarias municipais de educação participam da Jornada das Licenciaturas do Centro Universitário Uceff. O evento promovido pelo Curso de Magistério iniciou na noite de ontem. Conforme um dos coordenadores, KURLAN FREY, foram feitas parcerias com diversos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Objetivo é proporcionar capacitação aos professores. FREY destaca que na noite de ontem ocorreram apresentações culturais e artísticas na Sociedade Imigrantes. Também teve palestra com o tema: "Deixemos as crianças em paz". KURLAN FREY salienta que a décima quinta Jornada das Licenciaturas prossegue na próxima segunda-feira com Oficinas sobre Yoga, Cultura Digital, Educação para bebês, Dançando a vida, Método Montessoriano e Metodologias ativas. Também estão previstos minicurso e mesa coordenada.


Secretaria de Obras de São João do Oeste alerta para cuidado com cerca próximo a estrada. Situação cria dificuldades para o patrolamento e conservação das vias públicas. Conforme o secretário de Transportes e Obras, LEANDRO BOHNEBERGER, o problema ocorre principalmente em questões de pastagens. Alerta que o Plano Diretor do município estabelece quatro metros e meio do centro do leito da estrada até o limite para cercas. De acordo com o secretário, no momento do patrolamento as máquinas vão derrubar as cercas irregulares. A equipe do município trabalha ainda em acessos a propriedades e troca de tubulação. BOHNENBERGER cita ainda o trabalho com máquinas terceirizadas para o alargamento de estradas e rompimento de rochas.


Obras vão causar fechamento total do acesso a comunidade de Fortaleza. Serviço vai ocorrer nas próximas semanas. Conforme o Secretário de Transportes e Obras, LEANDRO BOHNENBERGER, objetivo é fazer o preenchimento no leito da estrada e retirada de curvas visando dar maior segurança no trânsito. O Secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste chama atenção para a grande demanda de patrolamento em diversas estradas do interior. Em período de menor umidade o foco principal está nas estradas secundárias que não registram grande movimento de caminhões e possibilitam eficiência no serviço. Segundo LEANDRO BOHNENBERGER segue a recomendação para os proprietários de áreas rurais contribuírem com roçada e limpeza de bueiros.


Avenida Gustavo Fetter recebe nova iluminação com lâmpadas led. Conforme o assessor de gabinete, NEREU BARTH, as lâmpadas e a mão de obra para a instalação foram licitadas por meio do Conder. Ele explica que ontem 64 novas lâmpadas led de 180 watts foram instaladas ao longo da avenida, substituindo as lâmpadas de sódio de 250 watts. NEREU enfatiza que além de melhor eficiência na iluminação, as lâmpadas led geram maior economia ao município devido ao menor consumo de energia. O investimento foi de 48 mil e 900 reais. Os munícipes pagam uma taxa de iluminação pública junto com a conta de luz. A prefeitura também investe na manutenção da iluminação. O assessor de gabinete enfatiza que também já foram adquiridas lâmpadas para a praça Reinoldo Ruschel, e que devem ser instaladas nos próximos dias. As luminárias de led também serão instaladas no parque da feira FAIC, que será realizada em setembro.


São João do Oeste disponibiliza mudas de hortaliças para a população. Há vários anos São João do Oeste mantém um programa que incentiva o plantio de hortaliças, tendo como objetivo a qualidade de vida e a alimentação saudável da população. O programa Horta Familiar é desenvolvido pela secretaria de agricultura. De acordo com o secretário e vice-prefeito GENÉSIO ANTON, todas as famílias de São João do Oeste têm direito a receber gratuitamente 200 mudas de hortaliças, de diversas variedades, ao longo do ano. Para ser contemplada, a família deve solicitar uma autorização no setor e posteriormente retirar as mudas na empresa credenciada por licitação.


Associação Hospitalar de Tunápolis prepara Assembleia com eleição da nova diretoria. Após cinco mandatos e 10 anos no cargo, ALCIDES HOFER vai deixar a função de presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis. Nesta sexta-feira, às 19 horas, no auditório municipal, ocorre a Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova diretoria. Destaca a importância da presença da população de Tunápolis e Santa Helena. Lembra que o Hospital não possui sócio contribuinte e a população participa ativamente das decisões e manutenção com doações que possuem origem em diferentes eventos promovidos por várias entidades.


Abertura da programação de Páscoa será realizada nesta sexta-feira em Iporã do Oeste. A diretora de cultura, LUCIANE FLACH TREIN, comenta que o local definido inicialmente para sediar a programação era a praça central, mas em função das obras no local o evento será realizado no pavilhão católico, com início às 19 horas. LUCIANE cita que haverá apresentações do coral infanto juvenil e talentos locais, a apresentação de um teatro “a coelinha preta, e o verdadeiro sentido da Páscoa”, encerrando com a chegada do coelho. Nos dias 10, 11 e 12 de abril, haverá uma programação especial para os alunos, na biblioteca pública com teatro e contação de história. No dia 17 de abril, com início às 19 horas e 30 minutos, será realizada a “Caminhada da Paixão”, da Rua Sete de Setembro até a praça central, onde haverá a encenação da Paixão de Cristo, apresentação musical e a chegada do coelho. A cidade também já está sendo ornamentada para a data.


Sargento cita principais ocorrências atendidas pela PM de Descanso. O sargento ADEMIR LUDWIG assumiu o comando da Polícia Militar de Descanso no início de março, cargo até então ocupado pelo sub-tenente ILIONEI MANFROI que foi para reserva remunerada. O sargento já atuava no efetivo do município. Ele comenta que além do sub-tenente MANFROI, o efetivo perdeu também o sargento CLAUDIR que da mesma forma foi para reserva remunerada. Para suprir ao menos parte da demanda, na última semana um novo policial integrou o efetivo. Conforme o sargento ADEMIR LUDWIG, as principais ocorrências atendidas pelo efetivo dizem respeito aacidentes de trânsito e perturbação do sossego. O comandante comenta que muitas infrações, como dirigir falando ao celular, não usar cinto de segurança ou calçado adequado, são flagradas pelas câmeras de videomonitoramentoem toda cidade.


APAE Maurício Dalla Vecchia é contemplada com recursos para melhorias no educandário. Conforme a diretora da escola especial de Descanso, ADRIANA BALBINOT, no ano passado a APAE encaminhou um projeto para o instituto Guga Kuerten, e foi contemplada com recursos para melhorias no banheiro feminino do educandário. Ela explica que os investimentos foram para melhorar a acessibilidade do banheiro, com a ampliação das rampas de acesso. A diretora enfatiza que para ser contemplada a escola precisa ter um projeto bem elaborado e justificado, porque APAEs de todo o estado concorrem para serem contempladas com os recursos.ADRIANA lembra que a escola também obteve recursos do fórum para custear as consultas com neurologista, que emite o laudo após avaliação dos alunos.


Ainda no ano passado a APAE de Descanso concluiu o projeto da horta suspensa. A diretora explica que o investimento foi feito com recursos da própria escola, e o auxílio da comunidade, a exemplo da mão de obra de pedreiro que teve um custo abaixo do praticado no mercado. ADRIANA BALBINOT enfatiza que a horta suspensa garante maior acessibilidade aos alunos que usam cadeira de rodas, ou que devido a idade, tem maior dificuldade de locomoção. Ela explica que a horta suspensa facilita o trabalho destes alunos, integrando eles aos demais estudantes da APAE que já desenvolvem as atividades na horta da escola. O projeto teve a contribuição da Epagri e prefeitura. ADRIANA lembra que a preparação da terra, o plantio e a colheita são feitos pelos próprios alunos, levando em conta a capacidade de cada um e com acompanhamento dos professores.


Pastoral da saúde de Iporã do Oeste promove celebração e palestra alusiva ao dia mundial da saúde. A data é comemorada no dia sete de abril. A integrante da pastoral VERENE CEOLIN, explica que no dia sete será realizada uma missa voltada a saúde e na sequência, os interessados se dirigem para o horto medicinal próximo a igreja matriz, onde será feita uma explanação sobre as espécies de plantas, seus usos e benefícios, e o resgate dos métodos naturais para o tratamento e prevenção de doenças. A coordenadora da pastoral, CLEUSA LUDWIG destaca que no dia dez de abril será promovida uma palestra com o padre PAULO WENDLING de Novo Hamburgo, com o tema redescobrir o poder das ervas medicinais. A palestra inicia as 19 horas, no auditório Paulo Apóstolo, sem cobrança de ingresso. Neste dia também haverá venda de livros sobre plantas medicinais aos interessados.


A pastoral da saúde definiu em seu planejamento para o ano, a realização de reuniões mensais de estudo sobre plantas medicinais. VERENE CEOLIN explica que o objetivo é que os integrantes da pastoral se aprofundem mais sobre os efeitos colaterais, nomes científicos e uso das plantas. Ela cita que também foi definido no planejamento a realização de visitas a paróquias de outros municípios para conhecer a forma de trabalho em relação aos hortos medicinais. VERENE comenta que o objetivo é ampliar o trabalho realizado em Iporã do Oeste com a produção de xaropes e pomadas, além do fornecimento de plantas medicinais a população.


Prefeitura de Belmonte renova equipe de secretários municipais. O prefeito GENÉSIO BRESSIANI destaca que dos seis secretários, quatro já foram definidos e anunciados e os outros dois serão anunciados na próxima semana. Ele cita que VOLMIR GIUMBELLI assumiu a secretaria de saúde, RAFAEL REVERS responde pela assistência social, IVANIR VALCARENGUI assumiu a secretaria de esportes, SERAFIM TONSAQ responde pela secretaria de transportes e obras, e SONIA MOROSINI responde pela secretaria de administração. Resta ainda o anúncio dos nomes que irão ocupar as secretarias de educação e agricultura. O prefeito afirma que a nova equipe dará continuidade ao trabalho iniciado pela gestão, ainda no primeiro mandato.


Novo CRAS de Belmonte deve ser concluído em abril. De acordo com o prefeito GENÉSIO BRESSIANI os detalhes com a empresa contratado pelo estado para a obra devem ser resolvidos dentro dos próximos dias, para que no mês de abril seja feita a mudança para o prédio novo do Centro de Referência de Assistência Social. O prefeito explica que o atraso na conclusão da obra ocorreu em função de uma alteração no projeto ainda no final do ano passado, e havia necessidade da adequação para obtenção do laudo de conformidade do engenheiro do governo do estado. As adequações tratavam da fossa e da acessibilidade na parte frontal do prédio. BRESSIANI comenta que o prédio do CRAS teve um investimento de cerca de 400 mil reais, recursos do estado. O município cedeu o terreno para a obra, de 170 metros quadrados. A sede atual do CRAS é própria, e vai ser adequada para a secretaria de agricultura e Epagri, que hoje pagam aluguel.


Em relação aos serviços no interior, o prefeito GENÉSIO BRESSIANI, destaca que os serviços foram retomados após a manutenção da escavadeira hidráulica. Ele comenta que a máquina estava com problemas desde o mês de outubro, mas as oficinas especializadas não estavam conseguindo encontrar a solução. BRESSIANI explica que na linha Tabajara o serviço de recuperação da estrada está sendo concluído, e no momento os trabalhos se concentram na estrada da linha Santo Isidoro com o cascalhamento do trecho. Os serviços seguem posteriormente para linha Peperi. O prefeito enfatiza que o objetivo é concluir os cascalhamentos das estradas antes do inverno. BRESSIANI lembra que além do investimento em máquinas, a administração trabalha na aquisição de meio hectare de terra para ampliar o cemitério municipal. O projeto que trata da aquisição da área já foi enviado ao legislativo.


-ACUSADO DE MATAR HOMEM COM PAVERS É CONDENADO A MAIS DE 16 ANOS

-CAMINHONETE COM TRÊS OCUPANTES CAPOTA NO CENTRO DE ITAJUBÁ


Polícia do Rio Grande do Sul deflagra Operação Jogata. A informação é do delegado VILMAR SCHAEFER. De acordo com ele, a Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar, cumpriram ontem quatro mandados de busca e apreensão em Tenente Portela. Objetivo foi o combate aos jogos de azar na cidade. O delegado informa que foram apreendidas 27 máquinas caça-niqueis, três máquinas de jogo do bicho eletrônico, uma máquina de bingo clandestino, farto material ligado ao jogo do bicho, dinheiro e anotações diversas vinculadas aos jogos ilícitos. Quatro pessoas foram presas em flagrante. Segundo o delegado VILMAR SCHAEFER, participaram da ação oito policiais civis e sete militares.


Policiais brasileiros e argentinos desenvolvem Operação Fronteira Blindada. A área da fronteira catarinense é uma das possíveis rotas de passagem de contrabando, descaminho e outros crimes transfronteiriços. Para garantir a segurança e coibir estas atividades, o décimo segundo Batalhão de Polícia Militar de Fronteira participou ontem da Operação Fronteira Blindada. A operação é realizada em conjunto com a PM do Paraná, Gendarmeria Argentina e com a Policia da província argentina de Missiones, com ações nos dois lados da fronteira. A Operação iníciou em Dionísio Cerqueira. No lado brasileiro, a PM realizou barreiras para identificar pessoas e veículos. Em alguns pontos foram realizadas barreiras conjuntas com a PM do Paraná. Foram abordados 60 automóveis e 12 motos, além de serem vistoriados ônibus oriundos de Foz do Iguaçu. A PM de Santa Catarina empregou 14 policiais, não sendo constatadas irregularidades.


Piloto sofre ferimentos graves em colisão de veículos na SC 305. O acidente ocorreu às oito horas e 20 minutos na SC 305 em Campo Erê. Foi uma colisão traseira, envolvendo a moto CG 150 Titan, de Guaraciaba, conduzido por um homem de 35 anos, e um outro veículo que se evadiu sem ser identificado. O piloto sofreu ferimentos graves. Na tarde de ontem, próximo as 16 horas, a Polícia Militar Rodoviária registrou outro acidente em Campo Erê, na SC 160. Foi uma saída de pista seguida de choque em barranco e capotamento, envolvendo um Ka de Pato Branco - PR, que era conduzido por um homem de 22 anos. Ele não se feriu e houve apenas danos nos veículos.


PM de Descanso recupera celular furtado e identifica autor pelas câmeras de videomonitoramento. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira, em uma obra no centro de Descanso. De acordo com a vítima, o furto foi entre 10 e 15 e 11 horas. O proprietário relatou à PM que o autor entrou na obra em construção e furtou o celular, que estava sobre uma bancada. Ele só percebeu o furto ao retornar para casa. O aparelho é avaliado em mil e 300 reais. O proprietário acionou a Polícia Militar, que pelas câmeras de videomonitoramento conseguiu identificar o autor do furto entrando na obra e em seguida saiu manuseado o celular. O homem, que já possui passagens na polícia, foi localizado no seu local de trabalho e confessou o furto. O autor foi conduzido à delegacia e o aparelho devolvido ao dono.


Caminhonete com três ocupantes capota no centro de Itajubá. O acidente ocorreu por volta das sete horas e 30 minutos desta quinta-feira, no distrito de Itajubá, em Descanso. O Corpo de Bombeiros de SMOeste foi acionado para atender as vítimas. No carro, uma caminhonete Duster placas de Assis Chateaubriand - PR, estavam três pessoas, mas ninguém se feriu e não houve necessidade de condução ao hospital. Quando os bombeiros chegaram ao local os três ocupantes já estavam fora do veículo. A Duster seguia no sentido São Miguel do Oeste a Iporã do Oeste. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência. Segundo a PMR, o motorista perdeu o controle do carro, saiu da pista e depois capotou sobre o asfalto.


Acusado de matar homem com pavers é condenado a mais de 16 anos de reclusão. Foi realizada nesta quarta-feira, na sala de júri do Fórum de Campo Erê, o julgamento de ITAMIR GALVAN, acusado de matar CRISTIANO RIBEIRO DOS SANTOS, 31 anos, no dia 12 de maio do ano passado, no Bairro Cohab. No dia do crime, a Polícia Militar foi chamada por volta das cinco horas da madrugada e ao chegar ao local o Corpo de Bombeiros já havia constatado o óbito. Cristiano sofreu ferimentos graves na cabeça, causados por pavers, que estavam sujos de sangue. O corpo do homem foi achado ao lado do Centro Comunitário, seminu, e sua carteira com documentos pessoais, localizada nas proximidades. A pena foi de 16 anos e quatro meses em regime inicial fechado. O réu está preso, desde a época do crime, em Xanxerê, e é onde deve cumprir o restante da pena. A defesa disse que não deve contestar a sentença.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.